VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Marcos Coimbra: Povo começa a perceber manipulação da Lava Jato; 68% acham que procuradores erram ao acusar Lula sem provas

19 de abril de 2017 às 13h42

CUT/VOX POPULI: Cai interesse pela Lava Jato

Para 68% dos entrevistados,procuradores erraram ao acusar Lula sem provas

 Marize Muniz, da Assessoria de Imprensa da CUT Nacional 

Pesquisa CUT/Vox Populi mostra que está caindo o interesse dos brasileiros pela Operação Lava Jato e aumentando o percentual de pessoas que acham que Lula e os petistas são perseguidos pelos procuradores.

Entre novembro de 2015 e abril deste ano, caiu de 44% para 25% o percentual de brasileiros que se interessavam muito pela Lava Jato no inicio e continuam muito interessados. O percentual dos que se interessavam muito, mas agora acompanham com pouco interesse ficou estável, variou de 19% para 18%, no mesmo período. E o percentual dos que nunca tiveram interesse aumentou de 13% para 22%.

Depois de três anos de manchetes sensacionalistas, vazamentos seletivos, muita distorção e perseguição a Lula, os brasileiros começam a perder o interesse pela Operação Lava Jato.

Para Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, os teóricos e estudiosos da comunicação de massas, que acreditavam ser mais fácil manipular aqueles que se informam apenas por meio da mídia tradicional – jornais e revistas, televisão e rádio –, precisam revisar seus conceitos. “Hoje, com as redes sociais e os blogues progressistas, as pessoas se informam por meio de diversas fontes. Enganam-se aqueles que acham que podem manipular a notícia como no passado”.

Segundo ele, o povo começa a perceber a manipulação, o espetáculo midiático, o excesso de notícias e tratamento diferenciado dado aos políticos delatados na Operação lava Jato.

Lula não é culpado e procuradores não são isentos nem justos

Caiu de 55% para 49%, entre dezembro do ano passado e abril deste ano, o percentual de brasileiros que acham que Lula é culpado; e aumentou de 28% para 34% o dos que acham que Lula NÃO é culpado. Apenas 17% não responderam.

Mais pessoas também estão tendo a percepção de que os procuradores atacam mais Lula e os petistas e de que não são justos: de 37% em dezembro para 42% em abril. Até entre os que consideram os procuradores justos, que tratam todos os políticos da mesma maneira, a adesão aos métodos da Lava Jato vem caindo: Em dezembro, 51% acreditavam na justiça e isenção da Força Tarefa, em abril eram 45%.

Mais brasileiros querem que procuradores provem antes de acusar

Para 68%, os procuradores erraram ao acusar o ex-presidente sem provar que ele cometeu algum crime. É importante destacar que 92% dos entrevistados ficaram sabendo que Lula foi indiciado pelos procuradores da Lava Jato.

Mesmo entre os que acham certo acusar Lula sem provas está caindo a aprovação ao modo de atuar da Força Tarefa da Lava Jato: em dezembro 30% aprovavam a injustiça. Em abril, o percentual caiu para 28%.

A pesquisa CUT-VOX POPULI entrevistou 2000 pessoas, em 118 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%. Foram ouvidas pessoas com mais de 16 anos, residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os Estados e do Distrito Federal, em capitais, Regiões Metropolitanas e no interior.

Leia também:

Requião: “Juiz não é o substituto de Deus, que é onipotente, que não precisa de texto legal”

 

7 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Reginaldo M. Pinheiro

23/04/2017 - 09h28

Faço das palavras de Edmilson as minhas, povo idiota….

Responder

João Reis

22/04/2017 - 15h40

Por alguns comentários furibundos de algumas cabeças envenenadas fica claro que enquanto as pessoas não forem informadas e entenderem que a mídia noticiosa (TODOS os jornais, TODAS as revistas noticiosas, TODOS os jornais das TVs, TODAS as rádios, etc,) não são confiáveis, este País não tem jeito.
Enquanto as pessoas não forem informadas que banqueiros e mega investidores estrangeiros saqueiam o Brasil e os brasileiros permanentemente, este País não tem jeito.
Enquanto as pessoas não forem informadas como o Brasil e os brasileiros são permanentemente pilhados e saqueados (riquezas minerais enviadas para as matrizes no exterior subfaturadas em valor e peso, não pagamento de impostos, inclusive imposto de renda, não pagamento do INSS, e muitas outras formas de pilhagens e saques) este País não tem jeito.
Enquanto as pessoas não forem informadas que a Mídia é obrigada a trabalhar para “eles” por bem (participam das pilhagens).
Ou por mal (são levadas à falência se urinarem fora do que for estabelecido publicar, ou omitir, não noticiar, esconder) este País positivamente não terá jeito.
Enquanto as pessoas acreditarem irrestritamente na Mídia, te-la como amiga confiável, terão as cabeças sempre envenenadas e enganada pela Mídia.
Fazendo-as odiar aqueles que deveriam ser reverenciadas como heróis do Brasil e dos brasileiros.
Jamais ficarem sabendo das ações dos verdadeiros bandidos lesa pátria.
Bilhões e bilhões de dólares anualmente. Em favor “deles”.
Mais de 80% de pobreza e miséria dos brasileiros. Que levam todas as classes sociais, das mais baixas às mais altas, a sofrerem com os consequentes violência e horrores.
Que dai se originam.
Embora seja este um fato não comentado, omitido e escondido pela Mídia,

Responder

Lukas

20/04/2017 - 10h25

Quanto a dependência das exportações de commodities para o crescimento, não disse nada que o Azenha não tenha dito por aqui ao longo dos anos.

O que difere um pouco, é o reconhecimento da corrupção nos governos de esquerda latino-americanos.

https://www.democracynow.org/2017/4/5/chomsky_leftist_latin_american_governments_have

Responder

Edmilson

20/04/2017 - 08h18

Muito estranho, o Moro desde o começo ficar focando em 3 milhões do apartamento da AOS e ficar focando em 700 mil do sitio, enquanto os delatores a uma ano atras, ficam falando dos 30 milhões do Aécio em Furnas, 32 milhões do Serra em delações, dos 10 milhões que o primeiro delator diz ter recebido do Proprio Temer o pedido em um jantar junto com o Padilha. Porque este senhor Moro não sai dos Estados Unidos? Porque a midia, não informa em nenhum momento que o pré-sal ja esta na mão dos americanos, franceses e ingleses, graça a quadrilha que esta no poder.. Agora povo Burro, o Lula se pegou ou não pegou, não interessa, o que interessa é que negro foi para faculdade, que pobre pode comer carne, mesmo com papelão, que o Gilmar Mendes, recebeu um aumento de 1740% do FIES, em sua faculdade em Brasilia, enquanto as outras só tem um vaga com este financiamento, que 7,7 milh]oes de pessoas ficaram sem o médicos cubanos que foram mandados de volta para Cuba (medico filinho da papai no Brasil, não vai nos sertões cuidar de pobre, que o Temer esta acabando com a Farmacia popular, ACORDA POVO MEDIOCRE. NÃO MERECEMOS ESTE MARAVILHOSO E RICO PAIS, SOMOS OMISSOS SOMOS BBB, SOMOS ASSISTIDORES DE LUCIANO HULK, SOMOS APRECIADORES DE JORNAL FALCIONAL, SOMOS IDIOTAS.

Responder

Lukas

19/04/2017 - 15h54

Caramba, vocês realmente acreditam que só o Lula não levou uns trocados nesta história toda. Todo o resto é verdadeiro. Nem se o Lula confessar vocês vão acreditar.

Bem, melhor não contrariar, né?

Responder

    Edmilson

    20/04/2017 - 08h35

    Se levou não sei, mas que 40 milhões de Brasileiros sairam da pobresa absoluta sairam, que pobre foi para faculdade foi, e tem mais. Tiram a Dilma como idiotas, agora ficam tremendo e com raiva das reformas dos golpistas, vamos morrer trabalhando sem aposentadoria, O Temer vai dar UM BILHÃO E OITOCENTOS MILHÕES PARA OS DEPUTADOS VOTAREM AS REFORMAS, falta dinheiro para previdencia.?????? acorda Brasil

    Lukas

    20/04/2017 - 14h19

    Edmilson, é o velho “ROUBA MAS FAZ”. Você sabe quem é Ademar de Barros?

Deixe uma resposta