Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Você escreve Utilidades

MANIFESTO PELO IMPEACHMENT DE GILMAR MENDES

Atualizado e Publicado em 18 de julho de 2008 às 11:52

Manifesto de autoria de EDUARDO GUIMARÃES

Cidadãos brasileiros, estamos aqui hoje para pedir o impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, de acordo com o artigo 39, item V da Constituição Federal, combinados com os artigos 41 e 52, II, da Carta Maior, pois, conforme dispõe a Constituição, qualquer cidadão, de posse de seus direitos políticos, pode solicitar o impeachment de um membro do Supremo. É o que fazemos aqui hoje.

Neste exato momento, porém, quem se manifesta não são, tão-somente, os que aqui estão fisicamente. Um abaixo-assinado que tem os mesmos propósitos que os deste ato pulsa na internet e amplifica nossos pleitos. Essa petição na internet pelo impeachment do ministro Gilmar Mendes tinha cerca de dez mil assinaturas virtuais no fim da última sexta-feira.

Ao mesmo tempo, em tantas capitais das unidades federativas da Nação, tais como Belo Horizonte, Blumenau, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio e São Paulo,  homens e mulheres, cidadãos brasileiros em pleno gozo de seus direitos políticos recorrem ao Poder Judiciário, ao Congresso Nacional e à própria Presidência da República, aos Poderes Constituídos do Estado, para que ouçam o clamor das ruas, dos corações, das almas daqueles que em si já não cabem mais de indignação com uma Pátria em que há uma Justiça para cada estrato social.

Vejam a mulher pobre de São Paulo que roubou um vidro de xampu em um supermercado e, por esse crime, passou um ano de sua vida na prisão, tendo sido vilmente seviciada por outras almas enlouquecidas pelas masmorras medievais que são as prisões brasileiras. Tais sevícias roubaram-lhe a luz de um dos olhos, do qual ficou cega.

Vejam os garotos assustados, levados no Rio de Janeiro às garras pútridas de feras assassinas, de chefes impiedosos do crime organizado, por agentes do mesmo Estado ao qual ora apelamos.

Vejam as crianças fuziladas no mesmo Rio, de tantos horrores, na Candelária, num passado não tão distante.

Vejam os sem-terra sendo fuzilados numa estrada do Pará por pedirem terra para dela subsistirem.

Vejam o jovem desorientado, sem educação, sem esperança, sem futuro, que, aliciado pelo canto da sereia do crime, vende o veneno do traficante sediado nos Jardins ou em Ipanema e, por isso, é pendurado nos paus-de-arara da Nação para que confesse, até a última gota de sangue, quem lhe roubou a inocência.

Para esses brasileiros empurrados à criminalidade pela iniqüidade vil desta Pátria, pelo descaso daqueles todos que contribuíram por gerações para dividir o país em uma microscópica Bélgica e uma incomensurável terra de ninguém, para esses não se tira o presidente do STF da cama na calada da noite pedindo que passe por cima das instâncias inferiores da Justiça, que atropele as leis para mitigar-lhes o sofrimento.

Para aqueles brasileiros que o Estado tratou com tanta severidade, muitas vezes pisoteando seus direitos constitucionais, não haverá um doutor Gilmar Mendes para resgatá-los do inferno das prisões que os ricos, no Brasil, jamais irão pisar, cometam o crime que cometerem.

E não poderíamos deixar de apoiar a decisão do juiz federal Fausto De Sanctis sobre as prisões de Daniel Dantas e seus asseclas. Continuam sendo necessárias para que se realize a instrução criminal, conforme estabelece o Código de Processo Penal em seu artigo 312 (Art. 312 - A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria. ).

Toda a Nação Brasileira viu a "montanha" de dinheiro acumulada para ser subornado um agente da lei. Todos sabem em benefício de quem a tentativa de suborno foi cometida, pois o nome do beneficiário está em prova gravada com autorização judicial e anexada à peça de investigação da Polícia Federal produzida pela Operação Satiagraha.

A saída do Ministro Gilmar Mendes do STF é condição necessária para que se estabeleça novamente o respeito que os cidadãos brasileiros devem ter por seu tribunal supremo, que o ministro desrespeitou contrariando inclusive a jurisprudência do STF e o próprio rito processual.

Queremos também externar admiração pelo juiz  De Sanctis por seu trabalho. Tal admiração, extensiva ao trabalho do delegado doutor Protógenes Queiroz e a toda a sua equipe, bem como ao procurador do Ministério Público Federal doutor Rodrigo de Grandis, que, com maestria, souberam driblar toda sorte de dificuldades para encarcerar os meliantes.

Urgem o impeachment de Gilmar Mendes e o prosseguimento inabalável da investigação de crimes que afrontaram a sociedade não apenas pela ousadia e pela dimensão dos danos a ela causados, mas pela conduta imprópria daquele que deveria ser o guardião maior da lei, por ter estabelecido uma Justiça diferente para um único cidadão sem qualquer respaldo no Arcabouço Jurídico da Nação.


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Marcelo de Moura leite (19/08/2008 - 12:20)
É uma vergonha a suprema corte brasileira ser refém do poder econômico representado pelo capital finaceiro do país. A ladroagem, os corruptos, nãopodem ter assento na mais alta corte de justiça do país. O judiciário precisa de reformas urgentes para que o país elimine a corrupção em sua esferas mais altas. Doa a quem doer. O que não pode acontecer é a polícia federal prender e o nosso judiciário soltar por falhas internas. É inaceitável o presidente da nossa suprema corte passar por cima de procedimentos consagrados na nossa jurisprudência para liberar crimosos de colarinho branco, corruptor de policiais federais, que cometem crimes de lesa-pátria se beneficiando das falhas na lei. Enquanto o judiciário não cortar na própria carne, a justiça brasileira será sempre desacreditada pela população mais pobre e por todos os homens de bem que desejam ver um país mais justo para todos, não uma justiça para o pobre e outra para o rico. Esta clivagem estrangula as possibilidades da nossa nação se tornar um país desenvolvido com uma justiça única para todos, independente da sua origem social.

Athos Renan (07/08/2008 - 21:36)
Ele não tem estrutura para ser ministro do STF.É muito burro e positivista.

Marco Antônio Leite (21/07/2008 - 10:51)
Esperamos que a mídia não só ofereça migalhas, mas nos de um prato suculento e cheio de boas ou más informações sobre o restaurante Daniel Mendes e seus seguidores de um bom prato abarrotado de verdinhas. Esse nebuloso acontecimento não poderá ser varrido para debaixo do carpete do Palácio, nem cair no esquecimento, pois esperamos que os meios de comunicação continuassem a nos informar sobre a sujeira da louça do restaurante do banqueiro.

Marco Antônio Leite (21/07/2008 - 09:16)
CUT, Força entre outras Centrais Sindicais estão de rabo preso com o sistema capitalista neoliberal e seus governantes. Na época do não menos corrupto governo FHC, a CUT não dava descanso para o empresariado nacional, bem como para a situação governamental da época. Pois, ocorriam greves em profusão em todos os ramos de atividade laboral. Após a entrada do ex-metálurgico Lulla-lá principalmente a CUT não se houve mais falar, pois nesse período Lulla ela não fez um único movimento grevista sequer. O que poderemos esperar dessa gente no evento Gilmar Dantas o despachante mor de Habeas-Corpo dos capitalistas desonestos e malandros.

Rosângela Medeiros (20/07/2008 - 21:41)
É necessário que estejamos todos UNIDOS, não podemos aceitar que nossas INSTITUIÇÕES sejam DENEGRIDAS como estão fazendo em NOSSO PAIS.
CÂmaras de vereadores, Assembléias,Governadores,Prefeitos,DEPUTADOS FEDERAIS,SENADORES, trataram de DENEGRIR O NOSSO EXÉRCITO, TODOS NESTE BRASIL e em sua MAIORIA estão afogados em um mar de lama.Lutemos pois, IMPEACHMENT DE GILMAR MENDES, êle NÃO É INTOCAVÉL.
ÑÃO PODEMOS MAIS ACEITAR tudo isto.

duda (20/07/2008 - 09:43)
A CUT do Distrito Federal, como vocês sabem, protocolou, nesta sexta, na Mesa do Senado, o pedido de impeachment de Gilmar Mendes. O documento é assinado pelo presidente local da entidade, Cícero Batista Rola. Não há a menor chance de essa porcaria prosperar. O pedido teria de ser aprovado pela Mesa do Senado e depois enviado a plenário, onde precisaria de pelo menos 54 votos. CUT? É aquela entidade que passou a receber dinheiro do Imposto Sindical, mas que, a exemplo de outras centrais, se nega a revelar ao TCU onde emprega a bufunfa? Não é dali que saíram alguns dos aloprados do dossiê? Ela está preocupada com a impunidade, é? Agora contem a do papagaio...Rola sabe que esse seu pedido não dará em nada. O que os tontos-CUTs querem é constranger um ministro que entendem não ser "da turma"

Marco Antônio Leite (18/07/2008 - 21:26)
Aonde se lê presa - Leia-se pressa...

Horácio M. Pires (18/07/2008 - 21:21)
Não tem outra forma, a não ser da assinatura do pedido de IMPEDIMENTO do Grande Gilmarzinho. O Senado está acovardado, inclusive os Grandes Senadores Demostenes e Jarbas Vasconcelos (além de outros - claro), estão fazendo um esforço DO CAPETA (DEMONIOS) para votar a lei que impede escutas telefonicas e outras investigações que coloquem, evidente, a Elite Branquela no banco dos réus. Esses Senadores é que estão lá, não tem jeito infelizmente. TODOS TEM QUE ASSINAR, AINDA É TEMPO! Vejam aqui no AZENHA onde e ASSINEM. A CLASSE POLÍTICA ESTÁ ACOVARDADA. PORQUE SERÁ?

Marco Antônio Leite (18/07/2008 - 20:59)
Para que haja isenção do Judiciário faz-se necessário uma limpeza nos quadros do Judiciário. Uma solicitação de Habeas-Corpo não poderia ser analisando somente por um Juiz, visto que essa postura põe em duvida a honestidade do parecer favorável ao solicitante. A postura do Ministro Gilmar Dantes deixa muitas duvidadas com relação à presa em colocar o facínora fora da cela da polícia Federal. Sugiro uma limpeza geral nos quadros do sistema Judiciário começando pelos juízes corruptos, aposentar aqueles que já estão com calos na parte carnuda do corpo e demitir aqueles que colocam obstáculos para uma melhora no sistema.

ANF (18/07/2008 - 14:17)
Está na hora dos cidadão virtuosos levantarem sua cidadania, chega de impunidade, basta de privilégios aos poderosos.

Eduardo Patriota Gusmão Soares (18/07/2008 - 13:57)
Dou todo meu apoio e peço a todos blogueiros que por aqui passarem, a ajudar a espalhar o manifesto pela internet brasileira! Já assinei a petição depois de ler sobre o caso aqui, no PHA e no Nassif...

Eliane MS (18/07/2008 - 12:59)
Com certeza, não é corporativismo. É vergonha na cara mesmo.

Omar Ferri (18/07/2008 - 12:13)
È convicção ou Coorporativismo!
Juízes gaúchos apóiam Fausto De Sanctis
Um manifesto assinado por 165 juízes gaúchos reafirma a posição da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) em apoio ao juiz federal Fausto Martin de Sanctis, que decretou a prisão do banqueiro Daniel Dantas, e contra qualquer tipo de intimidação a um magistrado:



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design