Cyro M. Furtado (10/11/2009 - 17:54)
Os comentários são incomentáveis (com o perdão do neologismo). Bando de ignorantes que não enxergam um palmo na frente do nariz. Deveriam sentar por algumas horas e ler algo sério sobre economia e depois sobre o que foi o plano real e o plano de desestatitações, antes de abrir a boca pra falar mal do verdadeiro responsável da atual bonança.
victor ferreira (06/11/2009 - 17:15)
FHC NÃO ACREDITA MAS EM NADA, ELE SE RENDEU A MISERIA MORAL E INTELECTUAL,ELE E SEUS CUMPICHAS DO PIG ESTAÕ DESACREDITADOS E AGORA DESANCA OS PROJETOS DE LULA POR PURA INVEJA
Eibel (06/11/2009 - 14:06)
É Sr Farol FHC/FDP, estaria mais lúcido ao lado de sua finada esposa.................
francisco.latorre (03/11/2009 - 21:45)
helio marcos (01/11/2009 - 13:37)
ENTREVISTAS DE LULA
Um gênio que não se compreende?
Por Eugênio Bucci em 28/10/2009
___
merece um post.
pra contrapor.
Afonso (03/11/2009 - 15:42)
Esqueçam o que ele escreveu.
Leila Araujo (02/11/2009 - 23:55)
coroa de flores para FHC que resolveu no seu dia(finados)se rebelar contra o seu estado fúnebre. Deu um tiro no pé e morreu de novo!
Herminio (02/11/2009 - 20:27)
Esse ja era, essa é a grande agonia do invejoso FHC, um texto totalmente sem sentido, não sei como o editor de um jornal por mais que seja contrario au governo permite tamanha transgressão contra seus leitores.
Fabio Passos (02/11/2009 - 18:52)
O Gilson Caroni vai fundo na análise do "manifesto de finados"...
"Um réquiem para FHC"
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16223
Saca só...
"O texto mal escrito, sem sentido em muitos parágrafos, revela um erro de cálculo político sem precedentes..."
"Mas não é de hoje que o sonho do "príncipe dos sociólogos" é ser um Carlos Lacerda redivivo. Vê a si próprio como um panfletário versátil e demolidor, capaz de usar as palavras como metralhadoras giratórias nas mãos de um guerrilheiro. O problema é que seu estilo é tosco e seus escritos ininteligíveis. Não é capaz de açular os medos da classe média, mesmo usando os velhos ingredientes que vão da ameaça de uma república sindicalista a um quadro incontrolável de corrupção."
O final é demolidor...
"O que se pode depreender das linhas escritas pelo tucano que queria ser corvo? FHC se especializou na arte do embarque em canoas onde o lugar do náufrago está antecipadamente destinado ao canoeiro de ocasião. Julgava estar redigindo um artigo que funcionaria como divisor de águas. Mas afundou junto com ele. Escreveu o seu próprio réquiem, levando junto velhos próceres do PSDB. Um trabalho e tanto. Extremamente apropriado para leitura no dia 2 de novembro."
Fabio Passos (02/11/2009 - 18:30)
discordo do júnior... que veio em socorro do defunto.
Lula é muito mais inteligente que fhc.
Credito ao preconceito e ao racismo a tentativa de negar a superidade de Lula sobre o finado.
Junior (02/11/2009 - 17:22)
Fico impressionado com a total falta de respeito a opiniao alheia. Seja ela do nosso ex-presidente ou quem seja. Temos o direito de criticar qualquer governo e ninguem deveria sequer considerar a possibilidade de se calar a um critico sob pena de calar a todos.
Nao quero fazer apologia deste ou daquele governo, tanto FHC quanto Lula tem suas qualidades e defeitos mas e' inquestionavel a superioridade intelectual do primeiro em relaçao ao segundo. Quem ainda acredita na capacidade do segundo de decidir por si soh os destinos deste pais democratico deve ser tao intelectualmente limitado quanto o mesmo.
Acordem!! Socorram a democracia antes que seja tarde demais. O ditadura popular eh tao degradante quanto a ditadura militar. Defendam a liberdade conquistada por nossos pais. Nao permitam que se estabeleca o culto a um individuo que na verdade esta aih apenas pra traduzir a vontade da maioria em um projeto de pais.
Deixem de acreditar em milagres e acreditem no trabalho duro, no respeito a liberdade de se expressar o que se pensa.
Respeitem sobretudo o ex-presidente que iniciou o projeto que hoje da frutos que o governo atual colhe e que sobretudo soube respeitar uma transiçao de poder jamais vista na historia recente de nosso pais.
Respeitem a experiencia de quem estudou e viveu muito mais do que a grande maioria dos que os criticam com palavras de nivel baixo por nao terem nem verbo e nem o conteudo para faze-lo.
wilson (02/11/2009 - 13:40)
fhc, vc é contraditório e seu governo foi péssimo. Uma vergonha! Cale-se!
Janes Rodriguez (01/11/2009 - 23:01)
Você, Fernando Henrique, não sei aonde vai. Melhor eu não dizer pr onde eu quero que vc vá. Mas poderia começar indo cuidar do filho que vc escondeu com a ajuda beneplácita dessa mídia farsante e fraudulenta. Vai lá, tira o seu filho da sombra, vai criá-lo à luz do sol. E esqueça a política. Já disseram pela Europa que vc não é um político nem de direita nem de esquerda: vc é um político decadente. E bate no Lula pra ver se ele te responde e faz de vc um interlocutor alçado a legitimidade. Lula vai te ignorar porque vc é poeira da estrada. Vc é um NADA!
Messias Franca de Macedo (01/11/2009 - 19:40)
MAIS BAIXARIA tucanoDEMoníaca!:
No Blog do Juca Kfouri
Covardia de Aécio Neves
Aécio Neves, o governador tucano de Minas Gerais, que luta para ter o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014, em Belo Horizonte, deu um empurrão e um tapa em sua acompanhante no domingo passado, numa festa da Calvin Klein, no Hotel Fasano, no Rio.
Depois do incidente, segundo diversas testemunhas, cada um foi para um lado, diante do constrangimento geral.
A imprensa brasileira não pode repetir com nenhum candidato a candidato a presidência da República a cortina de silêncio que cercou Fernando Collor, embora seus hábitos fossem conhecidos.
Nota: Às 15h18, o blog recebeu nota da assessoria de imprensa do governo mineiro desmentindo a informação e a considerando caluniosa.
O blog a mantém inalterada.
Por Juca Kfouri às 12h09
apoena (01/11/2009 - 17:38)
Ai ai ai ai ai...Pobre Farol de Alexandria,será que ele nunca vai se curar dessa diarréia mental que o assola há tantos anos?!E porque insiste em evacuá-la em palavras totalmente sem nexo.Pergunto a direita: esse é o grande intelectual de vocês?!Aí não tem nem graça!Essa próxima campanha vai ser muito divertida.
graciliano (01/11/2009 - 17:34)
"Está na hora de dar um basta ao continuísmo", diz o decrépito amigo de Fujimori e Ménem. "Basta" foi a manchete de importante jornal na véspera do golpe de Primeiro de Abril de 1964.
Será este artigo uma senha do FHC para suas tropas? Que ele deseja um golpe está claro desde 2003, já que vem falando em "crise institucional" quase semanalmente. A Abin deve ficar de olho neste perigoso elemento, cheio de ódio e muito bem financiado dentro e fora do Brasil.
A direita já sabe (porque tem pesquisas mais sérias do que as que manda o PIG publicar) que pelo voto, não dá. E ela não pode sperar por quatro ou oito anos para entregar o que resta de público no Brasil. Já prometeu e deve ter recebido adiantado...
Caio HIga (01/11/2009 - 17:05)
Ah, o melhor de tudo é o trocadilho com o poema de Olavo Bilac! A faça-me o favor...
Daniel Weber (01/11/2009 - 16:13)
O tom do discurso não lhes parece o do editorial de O Globo de 64?
"Em nome da democracia vamos acabar com ela."
"Ele é um ditador e o povo não percebe. Nós, a elite, temos que dar um basta."
Quando megalômanos são ridicularizados podem se tornar perigosos. Relembro aqui, Azenha, que publicastes um artigo sobre a ascensão do fascismo nos EUA. O PSDB que era um partido de esquerda agora dorme na cama da direita. Quando a esquerda vai para o centro o centro vai para a direita. Agora eles dependem dos neocons. Acho isso preocupante. Não vamos rir, como muitos judeus diante do hitlerismo: "Ah, esses alemães cervejeiros não serão capazes de entrar na onda desse baixinho ridículo!!!"
O golpe se anuncia!
Jair Fonseca (01/11/2009 - 14:41)
Além de muito mal escrito e mal intencionado, o texto, metido a besta, faz uma citação "erudita", errada, no segundo parágrafo: "Como dizia o famoso príncipe tresloucado, nesta loucura há método".
Essa fala não é de Hamlet, mas de Polônio sobre Hamlet: "É loucura, mas há método nela".
O príncipe (tresloucado) dos sociólogos não é assim tão culto quanto poderia parecer aos desavisados.
rodrigo (01/11/2009 - 14:18)
fhc esqueceu de perguntar"onde estamos" e "de onde viemos"
viemos do governo dele um governo cuja incompetência nos deu o primeiro apagão elétrico nacional em 5o anos em 2001,que quebrou a economia do país 3 vezes,isso para não falar no resto(a corrupoção que ele nunca deixou a sua base de apoio no congresso fazer cpi(o procurador era conhecido até como engavetador geral da república.
e ele ainda fala no mensalão como se no governo dele não houvesse corrupção(e olhe que o mensalão ainda nem foi comprovado pois a investigação ainda não foi concluída).
enfim é um cínico mesmo,receio que esteje bem próximo da loucura.
enfim
M. Luis (01/11/2009 - 14:13)
Vejam no Blog da Jussara Seixas:
"OS 45 ESCÂNDALOS DO GOVÊRNO FHC"!
Messias Franca de Macedo (01/11/2009 - 14:08)
... Os representantes golpistas e convidados dos programas bacanais do PIG estão reiterando, em alto e mau(!) som, que o Brasil não tem apreço à democracia... Que a inserção da Venezuela ao Mercosul comprova este desprezo do país à democracia ["democracia" 'delles', óbvio!] e tome-lhe blá-blá-blá golpista e esfarrapado... Estão doidos para que apareçam barris de pólvora... Não aparecendo, criar factóides muitas vezes significa dizer impropérios e asneiras!...
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas
sergio (01/11/2009 - 14:04)
Tudo bem que essa massa pardaenta já foi presidente do Brasil.
Eu, brasileiro, o vejo como lixo.
Mas ter que aguentar esse fracasso piando asneiras é demais.
Fernandinho, vá prá Barcelona e cuide do seu filho.
Quem sabe ele um dia te defenda.
Cala a boca fenandinho!
cleuton bonfim (01/11/2009 - 13:53)
o dia que um humano virou capivara roeu roeu roeu e morreu empanzinado.... eita enveja grande faz pena ver um ex presidente chegar a esse ponto logo esse ai um intelectual da elites, meu deus, meu deus tende compaixão de vós
Wilson Senhorinho (01/11/2009 - 13:44)
Dar um basta no atual governo? Fala em democracia e minado pela prenhez da inveja, prepotencia, preconceito, quer induzir a desgraça de um golpe? Faz a apologia da derrubada de um governo eleito por duas vezes por mais de 64 % do eleitorado brasileiro? Com mais de 80% de apoio do seu governo? Estás tramando um GOLPE FHC? É isso que assisti no final do desabafo imoral? Ou estou indo além?
Ugo (01/11/2009 - 13:40)
Epitáfio do FHC e suas senís cosiderações no Globo como crepúsculo: " REQUIESCAT IN PACEM" aliás os dois!
helio marcos (01/11/2009 - 13:37)
ENTREVISTAS DE LULA
Um gênio que não se compreende?
Por Eugênio Bucci em 28/10/2009
** Dois sentidos convergentes
O título deste artigo tem dois sentidos óbvios - são distintos, mas não são divergentes. O primeiro é mais imediato: refere-se a um gênio que não compreende a si mesmo, que não sabe dizer como é que ele próprio funciona, como pensa, quais máximas guiam suas ações - e, não obstante, ele funciona, pensa e age com maestria. O segundo sentido indaga se o suposto gênio não carece da compreensão dos seus contemporâneos. O interessante é que um e outro sentido nos servem. Por um ou por outro, chegaremos ao mesmo lugar. Pode ser um bom lugar, desde que essa condição que se vai associar à figura do presidente da República, a condição de um político genial, seja posta, por enquanto, sempre diante de uma interrogação. A genialidade não é algo que se afirme assim, sem mais nem menos. Mas, na altura em que nos encontramos, já é algo que se pode ao menos perguntar.
Fora isso, há ainda outros sentidos nesse título, mas desses não nos ocuparemos agora.
** Da genialidade como defeito
A percepção de que Lula tem um quê de genial começa a ser falada por aí, embora um tanto timidamente, com parcimônia. Com um toque curioso: ela aparece mais em discursos que criticam e menos naqueles que elogiam o presidente. Por exemplo: há poucos dias, o articulista José Nêumanne Pinto anotou com todas as letras: "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um gênio da política e disso não dá para duvidar." ("Banzé brasuca em Tegucigalpa", O Estado de S. Paulo, 30/9/2009)
Os aliados preferem não se manifestar sobre a poderosa intuição de seu líder, talvez para não passarem por bajuladores - embora, não raro, sejam pouco mais que bajuladores. Já os adversários lhe reconhecem os dons de raríssima acuidade política. Como eu disse, aqui e ali esse reconhecimento já se faz notar. Alguns, no entanto, ao se permitirem admitir o brilho político de Lula, adotam não o tom de elogio, como fez Nêumanne, mas um tom de admoestação. É gozado. Eles não o aplaudem: eles o acusam de ser um virtuose no jogo do poder. Eles o acusam de ganhar todas, de driblar os adversários a ponto de fazê-los perder o rumo, eles o acusam de ser um craque. A sua eventual genialidade, portanto, vira uma espécie de vantagem indevida, uma forma de concorrência desleal. Se dizem que ele é um craque, dizem-no apenas para pedir que se comporte, para exigir dele que não abuse de sua superioridade individual. É quase como se pleiteassem que o presidente fosse considerado hors-concours logo de uma vez, já que, contra ele, os normais não conseguem competir.
Repito que não é esse o caso de José Nêumanne Pinto, mas, em geral, o discurso daqueles que tentam desqualificar o presidente passou por uma transição particularíssima. Antes, eles o atacavam porque ele não tinha diploma, não era poliglota e não lia cinco livros por semana. Agora, atacam-no por ter inteligência, sensibilidade e capacidade de liderança acima da média, mesmo sem ter pós-doc, mesmo sem saber recitar de cor, e em alemão, A crítica da razão pura.
Atacam-no porque seus talentos se converteram agravantes, que encobririam seus defeitos e os vícios presentes em seu governo. O raciocínio desses opositores é elementar: o fato de Lula ser um exímio articulador melhora o governo - o que, vejam bem, é péssimo, pois vem camuflar a incompetência que o cerca. O fato de Lula saber se comunicar com todas as camadas sociais, e isso de forma espontânea, sem ter de chamar os marqueteiros para "traduzir" suas mensagens, torna seu prestígio incontestável, dentro e fora do Brasil - o que é terrível, tenebrosamente terrível, pois mascara os interesses escusos que o sustentam. Segundo essa visão, que se expressa como um resmungo, teria sido melhor para a democracia se Lula fosse apenas mais um medíocre. Mas ele não é. Oh, Deus, ele não é medíocre.
Lula enxerga três, quatro lances adiante e sabe levá-los em conta quando realiza o movimento presente - o que em xadrez é banal, mas em política representa um dom bastante incomum. Para aflição dos antagonistas, é assim que Lula é. E não há o que fazer.
A questão não é se Lula age certo ou errado, se ele é virtuoso ou não. Quando se fala em "genialidade" do presidente, ao menos no sentido que isso vem aparecendo, o que se tem em mente é o fato de que suas jogadas políticas são, cada vez mais, coroadas de êxito. Ele é um animal político eficaz, como poucas vezes se viu. Não importa se para o bem ou para o mal: ele é eficaz. O que ele encasqueta de levar adiante acaba dando certo. É nesse contexto que, agora, os adversários deram de xingar o presidente de genial, mesmo que à boca pequena. É bem isso: eles o xingam de genial. Com inconformismo, com cara feia, reconhecem em Lula essa superioridade relativa. E assim, xingando-o de genial, eles se reconciliam internamente com uma atitude que, em si mesmos, julgam ser generosa.
Além disso, xingar o presidente de brilhante, de inteligente, de genial tem lhes servido de cobertura para que, por meio de um aparente elogio, reafirmem extemporaneamente preconceitos antigos. Eles continuam acreditando que quem não tem diploma não pode governar, mas, em vez de dizer isso, afirmam apenas que o caso de Lula não é parâmetro, não conta, pois ele afinal de contas é um tipo excepcional, é a exceção que não revoga, mas confirma a regra antiga. Dizer então que Lula é um gênio, um tipo único, é um modo de dizer que não surgirão outros iguais. Mais cedo ou mais tarde, as coisas voltarão ao "normal".
É fascinante como se tecem as teias dos sentidos. Concedendo o título de "genial" ao presidente da República, os adversários dizem o que querem e, provavelmente sem notar, denunciam de si mesmos o que gostariam de dissimular. De novo, é o caso de alertar: também no discurso desses que se opõem a Lula há outros sentidos divergentes, além dos que realcei aqui, mas por enquanto não vamos nos ocupar dos demais. Já temos um bolo de sentidos mais do que suficiente.
**...e por falar em sentidos contraditórios
Do mesmo modo, há toneladas de sentidos divergentes e mesmo contraditórios nas profusas declarações de Lula à imprensa. E também nos comícios ou, como se prefere oficialmente, nos atos de governo para fiscalização ou inauguração de obras. Pululam frases que rendem panos e mais panos para mangas e mais mangas na prosa dos comentaristas políticos. A elas se dedicam os exegetas hodiernos, intrigados com o fato de que as palavras desajeitadas do presidente contrastam com a precisão inacreditável de seus movimentos na arena política. De que modo elas os explicariam? Por meio de que charadas, de que cifras, de quais enigmas? Como interpretá-las? Como, por meio delas, entender um pouco melhor o personagem?
A fala de Lula sobre os atos de Lula é fraca, é insuficiente. Sempre. A fala de Lula é constrangedoramente inferior à performance de Lula. Mesmo assim, espera-se dela que ilumine os milhões de pontos escuros de seu estilo prático. Espera-se com razão. Fora seu discurso, não há muitos outros lugares de onde tirar a chave para os movimentos que ele faz. Por isso, suas entrevistas e suas declarações se revestem de tão grande interesse. Não só por ele ser o maior político em atividade hoje no Brasil. Não só por ele ser a autoridade máxima no Estado. Também porque existe esse descompasso enervante entre a clareza premonitória de seus atos na disputa política - quase sempre bem sucedidos - e a precariedade de suas palavras, que só são mais expressivas quando são mais desastradas. É esse desacerto e essa imprevisibilidade, aparentemente fora de controle, que tornam tão atraentes as declarações de Lula.
(Um parênteses. Há aqui uma distinção necessária. Quando fala para os eleitores ou para os públicos internacionais, Lula é claríssimo. Sua comunicação é quase impecável. O ruído acontece quando dele se quer ouvir a teoria sobre a política que ele faz. Aí é que o sentido se bifurca sucessivamente. Quando fala de seu modo de agir, a fala de Lula é sempre insuficiente e refratária.)
Enfim, das declarações de Lula à imprensa não se conseguem extrair explicações cristalinas sobre sua ação política. No entanto, quando ele escorrega, quando erra no jeito de falar, acaba revelando involuntariamente o que talvez preferisse manter invisível. Lula se explica melhor quando se trai pela fala. Por isso é que, também nas suas entrevistas e nos seus pronunciamentos, os sentidos cruzados aparecem. E, nesse caso, são muito, mas muito mais interessantes do que os sentidos arrevesados dos que o criticam duramente por ser genial.
Não que Lula não tenha consciência de seu lugar na História. Passados já sete anos de governo, é indiscutível que ele domina bem o papel que lhe cabe. Tanto para o que é bom, modernizante, justo etc., como para o que não é tão bom assim - como os pactos com o fisiologismo e o pragmatismo excessivo, que ele dá sinais de firmar por não enxergar alternativas. O ponto é que sabemos que Lula tem essa consciência de si não pelo que ele diz, mas pelo que ele faz. São os seus gestos que transmitem essa consciência. A sua fala apenas confunde o observador.
O Lula orador não é um bom intérprete do agente Lula - daí a sensação de que, talvez, ele mesmo não se compreenda muito bem. Talvez por isso mesmo, sua fala segue tão irresistível. Por baixo dos sentidos aparentes, insinua-se um riquíssimo acervo de revelações inadvertidas. Vale repetir: também as entrevistas de Lula têm seus múltiplos sentidos - e alguns deles nos interessam aqui.
** Alhos, bugalhos e atos falhos
Vez por outra, as declarações do presidente enunciam o oposto do que ele talvez pretendesse proclamar. Isso acontece com todos nós, não há dúvidas, mas, em se tratando de Lula, o processo chega a ser clamoroso. Mais ou menos assim: ao se referir a um atributo positivo que julga ter, o presidente expõe outro, negativo, que gostaria de ocultar. Não que ele esteja mentindo quanto ao primeiro - o atributo positivo que ele acredita ter. Ele diz a verdade. Mas o outro aspecto, o segundo, o que ele gostaria de sonegar, é também verdadeiro e contradiz o primeiro, sem, contudo, anulá-lo. Assim, o presidente deixa que seu interlocutor lhe veja as contradições - que por enquanto são insolúveis.
Vamos a um exemplo. No dia 12 de agosto de 2009, uma quarta-feira de manhã, Lula compareceu ao culto de comemoração de 150 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil. A celebração aconteceu na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro. Logo depois, a notícia estaria nos jornais, como na reportagem que Luciana Nunes Leal e Alberto Komatsu escreveram para O Estado de S. Paulo no dia seguinte.
Na ocasião, Lula reclamou da qualidade da programação de TV, a pretexto de defender os valores da família - que, em nosso país, são valores bastante associados à tradição e à família. Segundo o relato dos dois repórteres, o presidente criticou o excesso de violência e afirmou que, se houvesse aferição de "quantos filmes falam de integração familiar, de amor, de paz", viria à tona que o porcentual "é infinitamente menor do que a quantidade de filmes que começam atirando, terminam atirando e no meio matam pessoas que a gente nem consegue entender por quê".
Lula prosseguiu: "Muito mais graves que os problemas econômicos, sociais, tem um problema crônico que é a degradação da estrutura familiar deste país. Quantos momentos de bons ensinamentos temos na televisão, nacional e importada?"
De saída, já existe, aí, uma fratura no discurso: ao reclamar da TV, Lula acaba declarando que vê muita TV, o que não lhe cairia bem, já que, segundo o seu próprio juízo, a TV é tão ruim. Mas essa fratura não é central para o que este artigo pretende focalizar. Por isso, será deixada de lado. Passemos adiante.
Ainda segundo a reportagem do Estadão, Lula disse que está na Presidência "por obra de Deus", no que contou com a anuência do reverendo Guilhermino Cunha, segundo o qual o presidente foi "eleito pelo povo e abençoado por Deus". Entre todas, a frase mais reveladora só viria quando o presidente se retirava da catedral. Na despedida, ele declarou aos jornalistas: "Valeu a pena viver meu cristianismo por algumas horas".
Fixemo-nos então nesse arremate. Ele nos interessa mais de perto. Segundo a frase presidencial, "cristianismo" é algo que se "vive" dentro de uma igreja, durante a cerimônia religiosa, por "algumas horas". Por decorrência lógica, quando o sujeito está fora da igreja, vive outras condições de sua existência, mas não o seu "cristianismo". Surge aí a contradição entre aquilo que o autor da declaração se apressa em manifestar de si (que ele tem dentro de si o "cristianismo") e aquilo que o incomoda, ou seja, o fato de ele não viver seu "cristianismo" durante todas as horas do dia.
Sendo assim, cabe perguntar: que tipo de coisa ele estaria "vivendo" nessas outras horas? Uma crítica fácil seria dizer que Lula não compreende o significado da palavra cristianismo. Ele parece não entender que ou bem o sujeito tenta viver o cristianismo durante as 24 horas do dia, ou bem o sujeito não é cristão. Claramente, essa seria uma crítica possível. Ocorre que, além de fácil, ela seria falsa. Não é por aí. Lula não deixa de saber o que se entende por essa palavra, cristianismo. Não é bem de ignorância teológica que ele padece, mas de uma dor subjetiva. Uma lâmina o espreita e, dela, o presidente se sente instado a dar conta - como se precisasse confessar que tangencia o fio da navalha. Essa lâmina é o pragmatismo violento que a política vem exigindo de seus praticantes no Brasil.
Na fala oblíqua do presidente, essa lâmina tem parte com o pecado. Lula não se vê como um não-cristão, ele sequer deixa de ser cristão segundo seu próprio juízo, mas, de vez em quando, é obrigado a rezar fora do catecismo, quer dizer, é obrigado a se pautar por outra cartilha, e isso o aporrinha (um pouco, apenas um pouco, mas aporrinha). Ele não chega a se ajoelhar para outros deuses, mas vai até eles e, diante deles, procede às confraternizações necessárias. Não vê como escapar disso e, nesse sentido, lamenta-se.
O que nós temos aqui não é uma mentira oposta a uma verdade. Temos duas verdades. Podemos tomá-las como duas verdades porque elas são perfeitamente verdadeiras para aquele que as enuncia. Mais ainda: duas verdades que se opõem, mas nenhuma tem força suficiente para anular a outra. Então, ambas coexistem, em permanente contradição.
Lula quis dizer que é um cristão (o que é verdade) e acabou dizendo que, nas outras horas do dia, é outras coisas além de cristão (o que também é verdade). Entre essas outras coisas, encontra-se a profissão de político, que lhe impõe um preço alto. Ao que se pode deduzir de suas palavras, o preço que lhe é cobrado é um custo de consciência. Ou, pelo menos, um custo que ele desejaria ver computado como um custo de consciência.
De novo, é preciso dizer: há mais sentidos nisso tudo, mas, por agora, esses aí nos bastam. Mesmo porque prosseguiremos aqui com os conflitos religiosos mais íntimos de Lula, pois eles continuaram habitando a sua fala por mais tempo.
** O ato falho que reincide
Mais recentemente, em entrevista exclusiva a Kennedy Alencar, da Folha de S. Paulo, o mesmo político soltou uma afirmação que virou a principal manchete do jornal de quinta-feira, 22 de outubro de 2009: "`No Brasil, Jesus teria que se aliar a Judas´, diz Lula". Outra vez, emergem aí dilemas da consciência cristã. Outra vez, brotam os sentidos contraditórios.
FOLHA - Ciro disse que o sr. e FHC foram tolerantes com o patrimonialismo para fazer aliança no Congresso. Ou seja, aceitaram a prática de usar bens públicos como privados.
LULA - Qualquer um que ganhar as eleições, pode ser o maior xiita deste país ou o maior direitista, não conseguirá montar o governo fora da realidade política. Entre o que se quer e o que se pode fazer tem uma diferença do tamanho do oceano Atlântico. Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão.
Consta que alguém da CNBB logo cuidou de ralhar elegantemente com o presidente acerca da correta interpretação dos evangelhos. Falou-se em fariseus e saduceus, alianças, traições e um pouco mais. Mas não é isso o que vem ao caso - aqui, no caso deste artigo. O que clama no discurso, agora, é que o entrevistado tenta se comparar a Jesus Cristo, não por julgar-se ao nível dele, mas porque não enxerga, de fato, alternativas a um jogo político que o força a buscar o apoio dos patrimonialistas. Nem Cristo faria diferente, ele diz. Assim, expondo-se em um sacrilégio brando, busca uma branda expiação da culpa. Lula não se considera melhor do que Jesus. Lula não se considera igual a Cristo. Apenas confessa, humildemente, que, nessa matéria, a política brasileira, da qual ele entende muito bem, nem Cristo poderia montar uma base aliada mais limpa do que a que ele mesmo construiu.
O encerramento da entrevista também nos interessa:
FOLHA - É o que explica o sr. ter reatado com Collor, apesar do jogo baixo na campanha de 1989?
LULA - Minha relação com o Collor é a de um presidente com um senador da base.
FOLHA - Dá aperto no peito?
LULA - Não tenho razão para carregar mágoa ou ressentimento. Quando o cidadão tem mágoa, só ele sofre. Quando se chega à Presidência, a responsabilidade nas suas costas é de tal envergadura que você não tem o direito de ser pequeno.
Assim como os adversários que se sentem generosos quando elogiam o presidente da República por sua notável competência de articulador, Lula parece sentir como uma grandeza de sua parte a capacidade de tolerar os vícios pré-históricos dos que lhe dão sustentação. Ao declarar indiretamente sua grandeza ("você não tem o direito de ser pequeno"), o entrevistado se outorga o perdão que a ele tanta falta faz. A outros, a expressão "você não tem o direito de ser pequeno" poderia significar "você não tem o direito de ter princípios", mas não é isso que conta agora. Para Lula, o fundamental é que o sujeito não tem o direito de ser inflexível. E não vamos discutir aqui se ele tem ou não tem razão nisso, pois aí a discussão seria política, e sairia dos registros estritos dos sentidos que se descolam do discurso concreto.
Só o que se quer demonstrar aqui é que, também agora, o discurso fala pelo avesso. Diz o contrário do que aparentemente pretende dizer e, também aí, diz a verdade - mas uma verdade invertida. Lula diz a verdade quando afirma que o sujeito não tem o direito de ser pequeno. Como isso, diz - o que é incontestável - que precisou sacrificar suas "pequenezas" para conseguir fazer política. Tanto assim que nem Jesus Cristo poderia fazer diferente. Ele fala como quem está convencido de que não pecou, mesmo que ninguém o tenha acusado de pecado.
Prosseguindo, outra vez é preciso afirmar que, também aqui, há ainda outras verdades (invertidas ou não) dentro do mesmo discurso. Outra vez, não vamos delas nos ocupar.
** Eles não sabem o que fazem
Falando em Jesus Cristo, que entrou nessa história mais ou menos como Pôncio Pilatos entrou naquela outra, a que chamam "Credo", ele talvez dissesse ao que chamava de "Pai": "Perdoai-os, eles não sabem o que fazem". Ou: "Perdoai-os, eles não sabem o que falam". Não sabem mesmo. Não sabemos. Ninguém sabe inteiramente, por definição, o que comparece à sua própria fala. A fala é falha, amalgamada de erros, saltos, atos falhos. Somos seres ideológicos não por acalentarmos uma carta de valores que pretendemos traduzir em realidade, não porque queiramos "mudar o mundo" (por favor, não é por isso), mas porque não sabemos o que fazemos ou falamos. Ou por que fazemos. Ou como falamos. E, no entanto, fazemos. E falamos.
Ao falarmos, deixamos no ar as nervuras abertas do manto de palavras embaixo do qual gostaríamos de nos esconder. Queremos nos esconder de quem?
Falemos ainda um pouco da genialidade posta como interrogação.
Há aqueles que se destacam porque parecem ter parte com as leis da natureza e realizam proezas impossíveis aos comuns. Lula sabe o que não sabe que sabe e, por sabê-lo, age como um craque. Age, talvez, por não se preocupar em saber - porque o saber, talvez, o aprisionasse. Seu espírito político sabe - sua fala apenas rasteja ao redor do que seu espírito sabe.
Vamos comparar, porque é inevitável: parece que Garrincha também era um craque - mas que não lhe pedissem para explicar planos táticos, armações de meio campo, contra-ataques e polivalências. Ele seria incapaz de explicar. Sabia fazer, mas não sabia dizer nada das fundamentações do que fazia. Ele sabia, no corpo, que a bola obedecia aos seus comandos, mesmo que tivesse de desafiar a lei da gravidade. Ia lá e... fazia. Pelo menos é o que contam.
Bem, a metáfora esportiva é sempre a pior possível - sobretudo aqui, neste texto, onde não existe uma única letra que goste de futebol - e, não obstante, é com ela que caminharemos para o final. Penso que justamente por explicar tão mal o jogo político que conduz tão bem é que Lula se diferenciou dos concorrentes. Nele, a política é natural. Como se fosse pré-lingüística. Como se fosse infra-lógica. Isso é possível? Não sei - e não importa.
A sua fala cheia de ranhuras, de imperfeições, de quebras sintáticas e anacolutos abissais acaba servindo de comprovação do que nele começa a tomar a forma de uma genialidade atípica. É a prova cabal de que o melhor que ele sabe ele o sabe apenas intuitivamente. O que nos outros é cálculo estudado, nele é reflexo filtrado e refiltrado por uma sabedoria indecifrável. É assim que o que ele fala tem cada vez mais interesse. E é cada vez mais fascinante tentar decifrar. Mesmo quando a gente não consegue.
Emília (01/11/2009 - 13:29)
INVEJA:
Sentimento de pesar ou desgosto em face da felicidade, da SUPERIORIDADE de outrem.
DESEJO DE POSSUIR O QUE e´ de outrem.
Milton Hayek (01/11/2009 - 13:17)
Arrepia FHC!!!Tô enrolando um para gente curtir essa viagem!!!!!KKKKKKKKKKK!!!!!!!!
Expressao Regueira-Nhacoma
http://www.youtube.com/watch?v=kvQxulbaTeU
Milton Hayek (01/11/2009 - 13:15)
Tão dizendo que,depois que FHC começou a defender a turma do fumacê,ele puxa uma e escreve sob inspiração.Tá pra ele:
http://www.youtube.com/watch?v=caCCnu4rbOo
O mal é o que sai da boca do homem
Pepeu Gomes
Composição: Pepeu Gomes/Baby do Brasil/Galvão
Você pode fumar baseado
baseado em que você pode fazer quase tudo
Contanto que você possua
mas não seja possuído
Porque o mal nunca entrou pela boca
do homem...
Porque o mal é o que sai da boca
do homem...
Você pode comer baseado
baseado em que você pode comer quase tudo
Contanto que deixe um pouquinho
um pouquinho de fome
Porque o mal nunca entrou pela boca
do homem...
Porque o mal é o que sai da boca
do homem...
Você pode beber baseado
baseado em que você pode beber quase tudo
Contanto que deixe um pouquinho
um pouquinho pro santo
Porque o mal nunca entrou pela boca
pela boca do homem
Porque o mal nunca entrou pela boca
do homem...
Porque o mal é o que sai da boca
do homem...
Caesarea (01/11/2009 - 13:10)
Ler manifesto escrito pelo Ali Kamelo e Miriam urubolina!!! dá nisso...pobre aprendiz de mágico vc é FHC
Fernando d'Arribada (01/11/2009 - 13:06)
O artigo está também no jornal "O Globo" de hoje. É incrível a desfaçatez desse sujeito que levou o Brasil à bancarrota. Não consegui ler até o final por conta dos engulhos que me acometeram já nos primeiros parágrafos. Confesso que às vezes sou tomado por um certo pessimismo com relação às eleições de 2010, por ver o espaço que essa gente tem nos meios golpistas e por vislumbrar a campanha rasteira, suja, que será feita sistematicamente até o pleito. Essa semana recebi um vídeo por e-mail em que Cristiane Torloni desancava o governo petista e dizia à Ana Maria Braga que o FHC teve dois mandatos lindos, que era impossível entender a inércia da população mesmo com toda transparência e agressividade jamais vista da imprensa na apuração dos fatos... No que toca à agressividade ela tem toda razão. No mais, papo de analfabetas políticas...
Caio Borges de Almeida (01/11/2009 - 13:02)
FHC,a sua biografia como presidente do Brasil,é e será, irrelevante,sua administração pifía,um engodo de presidente,caracterizando-se pelo entreguismo, com um neo-liberalismo,que enriqueceu e benefíciou a sua "patota".Talvez são esses que possuem lembranças do seu desastroso governo, e conspiram pelo golpe.
Messias Franca de Macedo (01/11/2009 - 12:50)
... Estes golpistas de sanatório-penitenciária ainda vão aprontar poucas e boas!...
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas
Livio (01/11/2009 - 12:45)
FHC é uma porcaria.
João Sérgio (01/11/2009 - 12:36)
Esse texto do FHC mais parece um post do Prof. Hariovaldo
Fábio José de Mello (01/11/2009 - 12:33)
Discurso de quem sabe que novamente vai apanhar nas urnas.
Genghis Khan (01/11/2009 - 12:30)
Sua 'excrescência' deve estar acometido do mal de alzheimer. Ele esqueceu de todo o mal causado a esse país. Nós não esquecemos. Eu não sei porque essa revolta toda. Talvez seja pelo fato de o dia de finados ser dedicados a todos os que se foram e não apenas a Ele. Na verdade, esse ancião medíocre e cara de pau está pleiteando um dia de finados exclusivo, só para ele. Peroba nele.
Antonio (01/11/2009 - 12:27)
Aviso que abomino torturas e assassinatos cometidos nos tempos da ditadura -- inclusive porque os militares fizeram papel de dementes na época, atacando a quem não oferecia risco, por isso se encontram desmoralizados hoje.
Mas a escola pública e o hospital público funcionavam. à sua moda, mas funcionavam. Passei o governo anterior (1995-2002) dizendo que preferia aquela época. Após ler "O Brasil Privatizado" eu fui entender o porque.
Meu conselho: não leiam. continuem achando que o governo FHC foi apenas péssimo. Para quem leu este texto acima é insuportável de ler.
Luiz Almeida (01/11/2009 - 12:24)
E a ilustração deste artigo no O Globo? Nojenta.
O desenho tem o símbolo de STOP, onde o "O" é substituído por uma mão sem o dedo mindinho, assim como é a mão do presidente Lula, remetendo ao símbolo da campanha do FHC em 94 ou 98, que era uma mão espalmada. Preconceituoso e burro, pois na comparação, a mão com quatro dedos é muito melhor que a mão "completa".
franklin (01/11/2009 - 12:21)
FHC, voçê é o CARA, CARA,CARA,CARA,CARA,CARA,CARA,de "Páu".
Admar (01/11/2009 - 12:14)
É uma tristeza e uma melancolia só ouvir este Sr. FHC, ninguem tem saudades dele!!!
Marcelo Ramos (01/11/2009 - 12:01)
É, discursos como esse apenas reforçam a tese que fez com que o Paulo Henrique Amorim criasse, no site dele, a série "Agora FHC corta os pulsos". Despeito, mágoa e ciúme da pior espécie travestidos de discurso pseudo-institucional. Como também diz o PHA, a inveja é santa, mata o invejoso por dentro. A obviedade ululante é de doer. FH parece pensar como o Boner, que os brasileiros são todos burros. O mais engraçado também é que esse discurso poderia ter sido feito por qualquer um da oposição: é obvio demais. O Lula reduziu a oposição ao plano bidimiensional... e eles ainda não se deram conta.
Ricardo (01/11/2009 - 11:54)
Vale a pena assistir a entrevista concedida por esse farsante para o ótimo programa inglês chamado Hard Talk, o jornalista é exemplar, quando se compara com o pig, dá até tristeza. O boca de caçapa do fhc fica ridículo, pequeno...
Vale à pena mesmo.
Parte I
http://www.youtube.com/watch?v=g7jmH3v_h5o
Parte II
http://www.youtube.com/watch?v=yinTAhXcJ5I
eduardo ayrton (01/11/2009 - 11:51)
Para onde vamos...Boa pergunta...PARA um lugar melhor com certeza e FHC deveria ter ido para a França servir de bibelo lá. Texto doentio esse.O pior é que ele tem a coragem de aparecer ainda.
Gilson Weber (01/11/2009 - 11:45)
Manifesto escroto de um traidor canalha, que quebrou o país várias vezes, e que não se conforma em ver o país dar as costas para o projeto entreguista dele e da "élite" de m... do Brasil.
Fábio Sanchez (01/11/2009 - 11:37)
Os tucanos são personagens em busca de um discurso. Pintar o Lula como ditador funciona, mas só para quem já vota em qualquer anti-Lula que apareça. É mais um discurso para amigos. Não conseguem sair desse circuito. Não tivessem também seus rabos presos (só isso explica), podiam criticar o BC, os juros, a ausência de reformas políticas e tributárias, a pouca preocupação com o meio-ambiente e por aí vai. Os erros dos tucanos pairam como um fantasma sobre o futuro deles. Falta uma oposição séria neste país.
Antonio (01/11/2009 - 11:31)
kkkkkkkkkkkkkkkk....Ele escreve para a banda podre: 18% dos alienados que não aprovam um governo Lula. Que vá para a PQP e deixe-nos em paz. Au revoir, entreguista savado.
Kecmaster (01/11/2009 - 11:24)
Nossa! Deu vontade de chorar. Chorar de tanto rir. Quem viveu a época desse pária sabe que o que sai de suas palavras (escritas ou faladas) é simplesmente papo de vendedor. Tudo muito lindo, maravilhoso, mas quando abre o pacote, está tudo estragado. FORAM OITO ANOS DE MANDATO ESTRAGADO!!! FHC, PSDB, PFL/"DEMOS", NUNCA MAIS!!!
Hetero Sapiens (01/11/2009 - 11:20)
Ué?!... não foi esse canalha que fez o Congresso "engolir, sem tempo para respirar, uma mudança" na Constituição (aliás, várias mudanças na CF) para entregar bem baratinho a Vale além das outras estatais e ainda por cima aprovar o golpe da reeleição??? E olhem que essa foi uma "mudança que nem sequer pode ser apresentada como uma bandeira 'nacionalista', pois", de fato, era mudança genuinamente entreguista e anti-brasileira.
Vá assumir paternidade de seu filho bastardo, ô príncipe de titica, vampiro néscio, pseudo-intelectual, autêntico canalha e agente da CIA. Por que no te callas, pendejo???
Homero Freitas (01/11/2009 - 11:10)
Esse senhor está caminhando pra senilidade! Além da inveja, claro!
Saudosismo Malogrado (01/11/2009 - 11:01)
CARLOS LACERDA II
O grande sonho de FHC é ser comparado a Carlos Lacerda, o corvo. A principal dificuldade é a de que FHC é um "pseudo-intelectual" desprovido de senso de oportunidade para desencadear o processo que resultaria num golpe de estado. Com Lula com toda essa popularidade interna (80% de aprovação) e com um prestígio internacional avassalador, esta manifestação de "dia de finados" de FHC cairá no esquecimento das declarações vazias, no bolor das flores murchas. FHC escreveu para seus amigos, que são poucos e não querem que ele apareça na campanha de 2010 de maneira nenhuma. Rejeitado, não lhe restou outra coisa a não ser espernear.
Mesmo porque muita gente classifica seu discurso como dotado de um sentimento de inveja doentia, por um "analfabeto" que fez por esse país o que nem todos os "letrados" conseguiram fazer em 500 anos de história.
Mateus! (01/11/2009 - 10:53)
CLÀSSICO DA COMÉDIA!
Sério, quase inacreditável!!!
Não é possível, o Costinha aproveitou o dia de finados pra sacanear o FHC com esse texto!!!
Juarez Marques (01/11/2009 - 10:46)
Renato Lira (31/10/2009 - 23:42)
Que tal esquecermos o que esse zumbi escreveu?
EVOÉ!!!
Só estriamos fazendo o que ele pediu quanto do seu primeiro mandato.
Klaus (01/11/2009 - 10:43)
FHC venceu Lula. Duas vezes. As duas no primeiro turno. Jamais será perdoado por isto.
carlos saraiva e saraiva (01/11/2009 - 10:21)
Este senhor depois de vender o pais, entregar os fundos de pensão ao grande amigo Daniel Dantas, para as grandes falcatruas jamais feitas neste pais. Este senhor depois de ficar de joelhos para o grande capital e o império servindo à CIA. Agora perdeu completamente o senso do ridiculo. Patético, ver um fim de carreira assim. Conseguiu enganar uma parte de uma "elite" de esquerda por algum tempo mas nunca enganou o povo que o despresa. Goze o seu ócio ao menos com um resquicio de dignidade.
Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (01/11/2009 - 10:19)
Isso mostra a insignificância desse homem. É o ocaso do ex-FHC. Triste fim, triste memória.
Marcio Leandro (01/11/2009 - 10:17)
Como sempre muito Blah, blah, blah e nenhum conteúdo Nenhuma idéia nova, nada para ser aproveitado!!!!!Esse é o príncipe do sociólogos...ou talvez o príncipe dos invejosos.
ZUIS (01/11/2009 - 10:11)
Desculpe Azenha. não deu prá ler até o fim. Como um sujeito q sequer teve a hombridade de assumir um filho fora do casamento pode falar em desvios???? Como um cara q comprou o 2º mandato pode falar em atropelos???? Falar em facilitação de negócios qdo acha o bandido DDantas brilhante??? E pensar q votei nesse crápula para senador. è , vivendo e aprendendo.
César Mendes da Costa (01/11/2009 - 10:05)
www.filoczar.com
FHC com raiva e muita tensão. Cansei da pirotecnia textual utilizada por pseudos intelectuais, que só dizem nas entre-linhas o que querem: PODER.
As CPI'S no governo FHC foram engavetadas, assim como em São Paulo, já no governo Lula, aconteceram muitas CPI'S.
FHC tentou vender a PETROBRÁS e agora com uma linguagem voltada para intelectual, médio - que acredita no texto conforme densidade da escrita, em detrimento da verdade que pode ser expressa em vernáculo comum a todos, ou melhor em fatos- quer afirmar que a democracia brasileira esta sendo abalada pelo Presidente Lula, que tem se notabilizado na ONU, no mundo afora como representante da bandeira democrática nas diversas intervenç%u1E4Des diplomáticas.
FHC PERDEU O SENSO OU CONSIDERA-SE O ÚNICO BRASILEIRO CAPAZ DE SABER O QUE É CERTO OU ERRADO? Como diriam os muitos comentários a esta matéria a inveja mata.
P.S. O salário mínimo na gestão Lula Quintuplicou, na "jestão" FHC só o mandato duplicou, com auxílio de lobes gigantescos.
Igor Tkaczenko (01/11/2009 - 09:54)
É isto que eles têm para 2010?
Urias Macedo (01/11/2009 - 09:31)
O sujeito fumou maconha estragada...isso é mais uma tramóia do PIG para melhorar a imagem da tucanalha...o desespero tomou de conta dessa corja...Dilma neles!!!
daniel moreira (01/11/2009 - 09:17)
jà foi apagado faz um bom tempo!!!
Jorge (01/11/2009 - 08:47)
Sim, realmene os fundos de pensão são tão bons que este mesmo senhor, no final de seu mandato, interferiu administrativamente na PREVI para roubar para seus comparsas que mandavam no Banco do Brasil a módica quantia de R$ 3,5 bilhões.
Essa praga pensa que esqueçemos isso.
Mas é interessante: participei recentemente de uma reunião com os representantes da Associação de Funcionários Aposentados do Banco do Brasil do Espírito Santo, e o presidente da associação várias vezes foi enfático ao dizer: "Estão novamente de olho nos recursos dos fundos de pensão das estatais". Acho que algo agora começa a clarear....
Nilson Moura Messias (01/11/2009 - 08:38)
Caro Azenha, com o seu ressentimento e inveja, o cara esta idêntico ao Robert Freire. Deve ter visto a entrevista no Roda Viva, não diz coisa com coisa. Que triste fim. Ostracismo ja, p'ra este sujeito.
M.A.P (01/11/2009 - 08:22)
Prezado jornalista
Esse "calhorda" ainda tem coragem de propor o golpe.
Eles que experimentem ´pra ouvir o "ronco da cuica"!
Marcos Carvalho Campos (01/11/2009 - 08:13)
Não parece texto do FHC ...
Mas, se for, solicito-lhe que comente os governos estaduais do PSDB, tais como o do José Serra e da Yeda Crusius.
"Fala do cisco no olho do outro e não vê a trave no próprio".
Erich (01/11/2009 - 08:01)
É isso ai Azenha!!!!
Valeu!!!!!!!!!!!!!!
abmael (01/11/2009 - 07:44)
O ex é massante e chato principalmente quando escreve!!!! Miseeeeericordia!!!!!
Marcos (01/11/2009 - 07:22)
Li o primeiro parágrafo e não consegui ler mais. É muita cara de pau.
David Rodrigues da Silva (01/11/2009 - 05:33)
FHC fumou um baseado Estragado? Que Horror! Que medo do LULA!Afinal o que este resquício do Entreguismo quer? O PIG o abanou? Se tivéssemos JUSTIÇA,este entreguista estaria atrás das grades. Que LIXO HUMANO! Votarei em DILMA. de Belo Horizonte.
JapValla (01/11/2009 - 04:41)
Klabo disse tudo. Ele esqueceu de si próprio. Compara o período da ditadura (sabe lá onde ele estava nessa época, talvez com Pinochet) com o do governo Lula, e ignora totalmente o período do seu governo.
Agora ele está mostrando quem realmente ele é.
Gb (01/11/2009 - 03:39)
(cont.)
"Poder presidencial com aplausos do povo, como em toda boa situação autoritária, e poder burocrático-corporativo, sem graça alguma para o povo". Mas num foi o povo que deu esse poder presidencial a essa pessoa, e o está aplaudindo por 80%? Num era a democracia que estava em perigo? Alguém está se contradizendo aqui...
Interessantemente, FHC não fez menção à censura que Aécio promove aos meios de comunicação em MG, ao estilo truculento de Serra na "jestão" de qualquer coisa, nem no apoio incondicional da grande imprensa (a.k.a. PIG) às suas políticas privatistas e elitistas.
Já que FHC está, digamos, com essa bola toda (?), por que ele não sobe no palanque junto com Serra, Aécio, Jereissati, Daniel Dantas e Miriam Leitão, e vai defender o legado de seus 8 anos, como plataformas da Petrobras afundando, compra de votos para a reeleição, vazamento de gás natural, Celso Lafer tirando os sapatos para poder entrar nos EUA, Brasil batendo à porta do FMI por 3 vezes, desemprego recorde...
Ele se mostrou tão democrata quanto o PFL, que sempre o sustentou (ou seria o contrário?).
Marcus Vinicius (01/11/2009 - 03:37)
chego de madrugada e vejo que este "pulha" publicou algo... não li e nem quero ler! não vou estragar meu sono por isso...
vá te lascar, FHC!
Wildner Arcanjo de Morais (01/11/2009 - 03:15)
Esse cara foi realmente presidente do Brasil?
mac (01/11/2009 - 03:01)
Ele deve tá falando do Daniel Dantas !
Nando Netto (01/11/2009 - 02:34)
É muito cara de madeira!
Estou besta como ele pode ter o cinismo de falar sobre os fundos de pensão.
Parece que esqueceu totalmente como foi no (des)governo dele.
LM VP (01/11/2009 - 02:13)
FHCia
FHCia
Quem recebia grana da Cia para vender o país não tem direito à palavra
ricardo silveira (01/11/2009 - 02:08)
É inacreditável. Se contar ninguém acredita. Esse sujeito é uma mistura de muita coisa: um farsante, entreguista das riquezas do país, dilapidou o patrimônio nacional, sucateou as estatais e depois deu dinheiro público do BNDES para as empresas privadas "comprarem" as estatais, comprou voto para mudar a Constituição e se reeleger com a propaganda do PIG, é invejoso e, às vezes dá até dó do canalha, tamanha é a diferença em relação ao atual governo. Depois de passar oito anos na presidência da República, quebrar o país em três momentos e ter que pedir dinheiro ao FMI e sujeitar o controle econômico do país a esse organismo internacional, fazer um governo medíocre, o melhor que esse sujeito deveria fazer, depois de tanto mal que causou ao país, na infraestrutura, na educação, na saúde, na política externa, seria ficar quieto em casa. Mas, é inacreditável, é muita cara de pau, é muita soberba, e a crença de que é intocável. Uma auditoria, de pente fino, nas privatizações que esse cara fez, seria muito bom ao país, e também, uma forma preventiva para inibir governos de lesa-pátria, como foi o desse senhor.
Ana Maria Sales (01/11/2009 - 02:02)
Nao, ele nao pirou nao. Somente precisa destilar gotas de veneno para que seus seguidores alimentem a grande imprensa com as suas perolas que vao ser repetidas como arautos do apocalipse luliano, ateh que um novo fato se apresente. Sao tantas as conquistas do Presidente atual que o desespero comeca a tomar conta das hostes demo-tucanas. Mas se prestarmos bem atencao, ele nao disse nada.Juntou um monte de frases que servirao de mote para leitura de entrelinhas que cada um dos seus "filosofos" vai beber e babar ateh morrer. Mas na realidade nao vai nem chegar na feira da esquina da minha casa, onde a grande preocupacao do povo fica com o preco dos alimentos. Esse debate besta vai ficar com os pseudointelectualoides da veja e cia e com os mais bestas ainda da classe media que ainda acreditam que esse bando defende os seus interesses.E ainda por cima,tudo parece puro despeito.
joao batista (01/11/2009 - 01:47)
É triste entrar no blg do Azenha e deparar com um texto do FHC..Desperdicio de espaço... Por que?? Nao tinha nada melhor para postar??
Logo um texto que é copia fiel de um despeito e de uma inveja incomensuravel...A inveja póde nos levar ao ridiculo.. FHC está assim no ridiculo..
L'etat cest moi" é tudo que FHC gostaria de dizer. Mas a fila andou...
Bom..Li em leitura dinamica para minhas celulas não reclamarem.
Bola pra frente.
DiLMA 2010
João Batista (01/11/2009 - 01:38)
FHC ensandeceu de vez! Pode ser esclerose múltipla??
Pode ser remorso por causa do Tomás (aquele rapazote brasileiro que vive exilado na Espanha)?
Será que é por que o governo de um metalúrgico, que não tem sequer graduação, é melhor do que os 8 anos de FHC?
Será que é por que FHC é discípulo de Platão, e gosta da democracia das elites???
Ou será tudo isto junto.
FHC, um conselho: vai para casa, tenta criar o Tomás (ou ao menos fazer pouco mal à vida do menino) e esqueça do Brasil, que nós agradeceremos muito.
Vai para casa Fernando, seu tempo já passou, sua oportunidade de entrar para a história como um bom governo já passou...vá dar palestras que você ganha mais.
Christian Schulz (01/11/2009 - 01:29)
Passou uma ovelhinha do lado do FHC e pensou: "Imbecil"
Avisa pro Príncipe dos Sociólogos que a Somália fica do outro lado da África, no Índico e não no Atlântico. Se ele quer por uma groselha na boca do Lula, que o faça com noções elementares de Geografia.
Carlos Botelho Filho (01/11/2009 - 01:17)
Ai meu cotovelo!!!!
romério rômulo (01/11/2009 - 00:54)
azenha:
o amanuense fhc, que considera o daniel dantas genial,é um emaranhado de lugares comuns com umas penas de pavão fajutas.sei que o fh é um homem de posses e sempre quis entender como essas posses foram montadas.será que o sociólogo poderia explicar isso? bem como os dinheiros do
dd,do lara rezende e similares? e parar com essas enganações de jornal? e a fundação ford? quem financiava a mercedes azul que ele usava no chile? sugiro sempre a leitura do "cabeças de planilha" do luis nassif:há uma entrevista imperdível do fhc.
romério
lmvp (01/11/2009 - 00:51)
FHC e a cia
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/02/411798.shtml
É o FHCia
DARCI BORGES (01/11/2009 - 00:36)
Esta sexta-feira é aquela dos mortos-vivos? Se for estaria explicado tão assombrosa aparição. Esse cara não está vivo mais, ou está?
DARCI BORGES (01/11/2009 - 00:32)
Pelo amor de Deus! Eu lí muita gente chamando esse crápula de Senhor. Aí, eu não aguento!... É o tipo de gente que não merece qualquer respeito...
DARCI BORGES (01/11/2009 - 00:28)
Senil (caduco, lelé da cuca, doido varrido). Não diz coisa com coisa. Acho até que a maior obra do nosso Presidente LULA foi ter deixado esse pústula nessas condiçõs lastimáveis em que ele se encontra agora. Tomara qu ele tome as rédeas desse monte de b... que é o psdb e coordene a campanha. Vai ser barbada! Quem vai acreditar nesse cara que um dia pediu para que esquecêssemos o que ele escreveu. Esquecí.
Oh, boca de b... vá caçar sua turma. Talvez ela esteja na Sourbone. A turma toda aqui está com LULA.
DILMA 201O!
robson (01/11/2009 - 00:24)
Uai, não foi esse doido que deixou o Brasil às escuras? Não foi no governo desse idiota que os juros chegaram a 25%?
Fidel (01/11/2009 - 00:20)
Esse canalha deveria tá na cadeia ao invés de ficar escrevendo besteiras.
FHC=Traidor da pátria, entreguista safado.
Gilson Raslan (01/11/2009 - 00:13)
Não sei se o que este fantasma escreveu é cinismo ou caduquice.
Ricardo Montero (01/11/2009 - 00:08)
Aproveitando a deixa do tal "DNA do "autoritarismo popular"", registro aqui minha sugestão ao invejoso ex-presidente: por que não fazeru m DNA e reconhecer logo o filho com a Miriam Dutra? Eu sei que FHC está em idade mais adequada para netos que para filhos, mas quem sabe o reconhecimento do filho adolescente não traz um pouco de doçura a essa alma velha e amarga?
L mvp (01/11/2009 - 00:03)
Vocês viram que pouca vergonha do Governo Taxab? Os ônibus de Sum Paulu estão transmitindo drops da programação da Globomba. Isso é um desrespeito com o cidadão que tem de assistir a Globo quer queira, quer não.
O disque denúncia do "jornal do ônibus" 181
Já liguei lá e fiz minah reclamação
Zé Povinho (31/10/2009 - 23:54)
E aquelas maletas 007,marrons,FHC,usadas para comprar deputados para sua reeleição em 1997/1998 pelo Sérgio Motta???
Se disserem que eu vi uma delas é mentira....
pedro - bahia (31/10/2009 - 23:48)
A inveja, mata.
Agora algumas perguntas a ele, FHC.
1 - Quem, mediante compra de votos dos deputados a 200 mil cada, mudou a constitução para ganhar a reeleição?
2 - Quem, de forma irresponsável, veudeu a Vale do Rio Doce a preço e banana, enriquecendo ainda mais o conglomerado Bradesco?
3 - Quem, na pessoa do Ministro Mendoça de Barros se declarando "no limite da irresponsabilidade" privatizou o sistema de telecomunicações criando e henriquecendo o banqueiro condenado Daniel Dantas?
4 - Quem apoiou o projeto de reeleição do ladrão e agora preso Alberto Fugimori no Perú e depois viajou as escondidas para o país vizinho para testemunhar em favor dele?
5 - Quem tem moral para falar de Lula a respeito da indicação da Ministra Dilma Rouseff, se na época dele, depois de oito anos de mandato, tentou sem sucesso a eleição do seu Ministro da Saúde, o superfaturador de ambulâncias José Serra, para continuar mandando?
6 - Quem era o Presidente do Brasil na época que se tentou mudar o nome da Petrobrás para Petrobrax como primeira medida para privatizá-la?
7 - No mmandato de qual presidente se inventou um prejuizo semestral para o Banco do Brasil, por conta da equalização de taxas dos emprestimos autorizados pelo governo, como forma de tentar vender o banco para o grupo Bradesco?
FHC faça como Figueiredo. Peça aos brasileiros que o esqueça.
Marcio Ramos (31/10/2009 - 23:39)
Pessoal, o ex-presidente (esquecido e falecido na história do país) não pirou! Ele apenas está fazendo o seu papel. Preparando o GOLPE!!!
Luiz (31/10/2009 - 23:35)
Repetindo anterior comentário não publicado:
Azenha, cadê o post que transcrevia a reportagem da Caros Amigos sobre o filho do FHC? Sumiu ...?
André Paulo (31/10/2009 - 23:28)
He, he, he, o bicho tá apelando!
Esta vendo chegar o fim do jogo prá ele e seu time perde de goleada, a cabecinha do velho deve estar pirando, ele que vá lá prá europa com a Mirian Dutra...
Mario Adriano (31/10/2009 - 23:25)
Este texto é manifesto do dia de finados...
Sim, uma ode aos mortos políticos. Este senhor se acha realmente. Crê que fez algo maravilhoso para a nação. Criou uma confusão entre fim de monopólios e privatização. Vendeu a idéia de que as empresas prestadoras de serviço e telefonia sempre foram estatais e melhorariam nas mão privadas. Nada disso é verdadeiro. No Brasil tínhamos empresas de eletricidade e telefonia privadas, que foram absorvidas
pelo governo federal, cresceram, deram certo, até o dia que este senhor foi eleito presidente e vendeu tudo a preços de bananas... Seria melhor ele viver de aposentadoria e parar de, pelo fato de ser ex-presidente, se utilizar de vantagens na mídia para fazer propaganda política, nem sequer mascarada, a favor de um político que não claudica... Anda para trás.
Naofil (31/10/2009 - 23:15)
Tô achando que as pesquisas do Montenegro dizem coisas que só os tucanos estão sabendo. Esse artigo tá parecendo os estertores de um moribundo. O cara atira pra todo lado. Parece que até que foi atingido de morte e tá com o pé na cova.
alfeu (31/10/2009 - 23:14)
Se FHC é mesmo o autor dessa maluquice, então reserve para ele um quarto ao lado do de Olavo de Carvalho no sanatório mais próximo... do outro lado do mundo.
Célvio (31/10/2009 - 23:09)
Esqueceu das besteiras e roubalheiras que fez. Diagnóstico:piração total com traços de safadeza.
Tratamento: internamento atrás de grades de ferro.
Seus colegas de roubalheiras, na época, no Peru (Fugimore), na Argentina (Menem),na França (Chirac), dentre outros, já tiveram seus castigos.
FHC não passa de um cadáver político.
Martin (31/10/2009 - 23:01)
Sistema Político subserviente aos interesses dos Grupos Financeiros => "Compra-se" a maioria no Congresso e cada um consegue o que quer !
Origem ? Desmoralização da classe "política" desde o momento em que suas campanhas são pagas pelos Grupos Financeiros, aos quais obedecerão cegamente...
Novela monótona, essa !!
Att.
Martin
Marci (31/10/2009 - 22:50)
Se cinismo tem outro nome,ele atende pelo nome de FHC!!!
jose carlos lima (31/10/2009 - 22:46)
Dei uma olhada por cima e entendi isto, fácil fácil entender estes textos "complexos" do fernandismo
FHC NÃO ACREDITA EM NADA ELE EA TUCANALHADA,PIG GILMAR MENDES,OPORTUNITY FAZ O JOGO DA MISERIA MORAL E IUNTELECTUAL ESSE TEXTO NÃO PASSA DE UMA INFAMIA