Leandro Fortes: Tucano faz mais sucesso que Marcelo Madureira

Tempo de leitura: 3 min

Serra precisa de amigos

Por Leandro Fortes, no Brasília, eu vi

Ao acusar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter transformado o Brasil em uma “república sindicalista”, José Serra optou por agregar a seu modelito eleitoral, definitivamente, o discurso udenista de origem, de forma literal, da maneira como foi concebido pelas elites brasileiras antes do golpe militar de 1964. Não deixa de ser curioso ouvir essa expressão, “república sindicalista”, vinda da boca de quem, naquele mesmo ano do golpe, colocava-se ao lado do presidente João Goulart contra os golpistas que se aninhavam nos quartéis com o mesmíssimo pretexto, levantado agora pelo candidato do PSDB, para amedrontar a classe média. Jango, dizia a UDN, macaqueavam os generais, havia feito do Brasil uma “república sindicalista”. Ao se encarcerar nesse conceito político arcaico, preconceituoso e, sobretudo, falacioso, Serra completou o longo arco de aproximação com a extrema-direita brasileira, iniciado ao lado de Fernando Henrique Cardoso, nos anos 1990. Um casamento celebrado sob as cinzas de seu passado e de sua história, um funeral político que começou a ser conduzido sob a nebulosa aliança de interesses privatistas e conveniências fisiológicas pelo PFL de Antonio Carlos Magalhães, hoje, DEM, de figuras menores, minúsculas, como o vice que lhe enfiaram goela abaixo, o deputado Índio “multa-esmolé” da Costa.

Pior que o conceito, só a audiência especialmente convidada, talvez os amigos que lhe restaram, artistas e intelectuais arrebanhados às pressas para ouvir de Serra seus planos para a cultura brasileira: Carlos Vereza, Rosa Maria Murtinho, Maitê Proença, Zelito Viana, Ferreira Gullar e Marcelo Madureira – este último, raro exemplar de humorista de direita, palestrante eventual do Instituto Millennium, a sociedade acadêmica da neo UDN. Faltou Regina Duarte, a apavoradinha do Brasil, ausente, talvez, por se sentir bem representada. Diante de tão seleta platéia, talvez porque lhe faltem idéias para o setor, Serra destilou fel puro contra as ações culturais do governo Lula, sobretudo aquelas levadas a cabo pela Petrobras, a mesma empresa que os tucanos um dia pretenderam privatizar com o nome de Petrobrax. Animado com o discurso de Serra, o humorista Madureira saiu-se com essa: “Quero que o Estado não se meta na cultura e no meu trabalho, como está acontecendo”. Madureira trabalha na TV Globo, no “Casseta & Planeta Urgente”. Como o Estado está se metendo no trabalho dele, ainda é um mistério para todos nós. Mas, a julgar pela falta de graça absoluta do programa em questão, eu imagino que deva ser uma ação do Ministério da Defesa.

O que José Serra não confessou a seus amigos artistas é que a “república sindicalista” saiu-lhe da boca por despeito e vingança, depois que as maiores centrais sindicais do país (CUT, CGT, CTB, CGTB, Força Sindical e Nova Central) divulgaram um manifesto conjunto no qual acusam o candidato tucano de mentiroso por tentar se apropriar da criação do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e por “tirar do papel”, seja lá o que isso signifique, o Seguro-Desemprego. “Serra não fez nenhuma coisa, nem outra”, esclareceram as centrais. O manifesto também lembra que, na Assembléia Nacional Constituinte (1987-1988), o então deputado federal José Serra boicotou inúmeros avanços para os trabalhadores e o sindicalismo. Serra votou contra a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, a garantia de aumento real do salário mínimo, a estabilidade do dirigente sindical, o direito à greve, entre outras medidas.

Desmascarado, Serra partiu para a tese da “república sindicalista” e, apoiado em apenas uma central que lhe deu acolhida, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), chamou todas as outras de “pelegas” e as acusou de receber dinheiro do governo federal para fazer campanha para a candidata Dilma Rousseff, do PT. Baseado nesse marketing primário, ditado unicamente pelo desespero, Serra mal tem conseguido manter firmes seus badalados nervos de aço, que logo viram frangalhos quando defrontados por repórteres dispostos a fazer perguntas que lhe são politicamente inconvenientes, sejam os pedágios de São Paulo, seja sua falta de popularidade no Nordeste.

Sem amigos e, ao que parece, sem assessores, Serra continua recorrendo ao tolo expediente de bater boca com os jornalistas. Continua, incrivelmente, a fugir das perguntas com outras perguntas, a construir na internet, nos blogs, no youtube e nas redes sociais virtuais uma imagem permanente de candidato à deriva, protagonista de vídeos muitíssimo mais divertidos que, por exemplo, as piadas insossas que seu companheiro de artes cômicas, Marcelo Madureira, insiste em contar na televisão.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Edison Filho

Discordo dessa de "raro exemplar de humorista de direita", a direita no Brasil só tem humoristas. Os poucos pensadores sérios ou estão mortos ou estão calados de vergonha de seus pares há muito tempo..

doutormario

Bem, a opção do Marcelo Madureira mostra que nem "todo artista vai onde o povo está" como dizia Milton Nascimento.
Alguns vão na direção contrária do povo. Deixemos que a diversidade se manifeste e que o povo decida quem é melhor para ele.

Jorge Zimbábue

Casseta e Planeta sem graça, humor de baixo quilate, no lixo, assim como o neo-demo-tucano Jô Soares, que mente em seu programa depurta fatos, atacou covardemente um presidente saido do meu do povo, sem direito de resposta, com suas pulgas amestradas, Liliam Quibebife, Lúcia Hipólito e outras "urubólogas" insignificancias de plantão que felizmente não lembro mais o nome pois aqui em casa eles não entram há muito tempo,,,,,

Marcelo Ramos

Uma coisa é certa: propaganda é a alma do negócio, mas marketing não faz mágica. Como até agora Serra não tem um programa de governo, e nem tem sugestões construtivas, o que lhe resta fazer? Como bem disse o Leandro, é muito primário. Parece até aquela música do Cazuza, Beth Balanço, sobre aqueles rostos vazios. Porque o Cansei! não me sai da cabeça?

voxetopinio

Leandro sempre com textos caprichados. Já serra? Dá sono…

Edisilva64

Parabéns ao Leandro, mais uma vez!

malu

Então a culpa é do Lula, que deve censurar todo o Casseta. Desde que o Bussunda morreu, virou um lixo, vai ver que eles fazem outro programa engraçado, aí o malvado Lula corta todo e eles colocam aquilo no ar. Bem, faz tempo que eu não assisto, nesta temporada, não assisti nenhuma vez, agora então, sabendo que além de sem graça, são sem noção, é que eu não vejo mesmo. Quanto à Rosamaria Murtinho, é ela mesmo? Eu pensei que estivesse morta, pois quando eu era criança ela já era uma senhora. Quanto ao Ferreira Gulart, ele é muito parecido com o Roberto Freire nas idéias, o Carlos Vereza fez recentemente um artigo (recebi de uma petista indignada) onde destila muita inveja e ódio pelo Lula. Meu Deus, que platéia! Até a Regina Duarte tem medo…

    Milton Hayek

    O Ferreira Gullar,Malu,é um imitador de Bento Carneiro,o Vampiro Brasileiro.Reparou como eles se parecem?
    Abraços!!

Leandro Fortes: Tucano faz mais sucesso que Marcelo Madureira « Geddel – Governador

[…] como o vice que lhe enfiaram goela abaixo, o deputado Índio “multa-esmolé” da Costa. AQUI Deixe um […]

ARTUR 75

Numa eventual eleição do José Serra (que Deus nos livre) o Bôbo da Côrte será o Marcelo Madureira. Mas como está em franca decadência com as piadinhas repetitivas no Casseta & Planeta Urgente. vai acabar sendo mandado para a guilhotina. Do jeito que o Serra anda "neuvôso"….o "humorista tucano" nem será lembrado.

Erigutemberg Meneses

ZÉ SEROX

O cara que não é o que parece
O povo escracha com um apelido:
– É Denorex este atrevido,
Mentiroso que fala e o nariz cresce.

Se o Serra diz que faz e acontece,
Finge ser alguém, sem nunca ter sido,
A ele este título é cabido,
E ninguém mais do que ele merece.

Mas tendo tanto apodo o Nosferatu
Precisa de mais um? Sim. E do fato
De tudo copiar como Xerox,

Ganhou novo apelido que é a luva
Perfeita para este mandachuva,
Que copia o alheio: Zé Serox.

Erigutemberg Meneses

(Intertexto de citação de Júlio Silveira, publicada em 16.07.2010 na sessão Pitaco do blog Conversa Afiada de Paulo Henrique Amorim: "Doravante vou chamar o Serra de Serox, o cara copia tudo".)

Emerson Sousa

Kd o livro do Amaury?

Fernando Oliveira

“Quero que o Estado não se meta na cultura e no meu trabalho, como está acontecendo”.
Pode ficar tranquilo, Marcelo: Nem o Estado, nem ninguém vai mais se meter, sequer chegar PERTO do seu trabalho… Principalmente, o espectador…
Mas quanto a CULTURA… Aí são OUTROS quinhentos!… Admiro ATÉ a tua "solidariedade" em relação aos que fazem CULTURA. Mas acho mais democrático que cada profissional opine acerca daquilo que realmente conhece: os Médicos, devem falar de Medicina, e os Engenheiros, de Engenharia; Da mesma maneira que os Músicos, devem opinar sobre Música, bem como tão somente aos Ambientalistas, deve caber opinar sobre questões que dizem respeito ao tratamento, armazenamento, e sobretudo reciclagem de Marcelo Madureira. É assim que tem que ser… Cada um na sua, cada macaco no seu galho…

    Carlos

    "tratamento, armazenamento, e sobretudo reciclagem de Marcelo Madureira."
    Entonces, seu Marcelo? Alguma piada a cometer?

Asclépio

A política cultural, pelo projeto do governo federal, prever mecanismos de suporte ao áudio visual brasileiro com algumas semelhanças com os que praticados pela França. Os franceses, com toda perseguição da indústria cultural americana, ainda produzem 200 filmes por ano, isto num país de 60 milhões de habitantes. O Brasil deveria produzir, em termos proporcionais, 600 filmes. Mas a cultura brasileira está empastelada na fixação do gênero único "das novelas" globais.
Nas TVs a cabo brasileiras não há a presença um único país latino-americano!

Fabio_Passos

hã… é verdade.
O marcelo madureira tenta ser engraçado e não consegue… já o serra tenta bancar o sério e só faz rir.

Hélio Jacinto

Marcelo Madureira, tenta a todo custo fazer alguma piada, que possa justificar seu titulo de humorista.
José Serra, ao contrário de Madureira, não precisa se esforçar. O modo de Serra fazer politica e responder a perguntas de Reporteres, tornaram Serra uma piada pronta.

Esperança

Azenha, o livro do Amaury sai quando. Estou doida para comprar.

DECO

Dilma Rousseff concedeu hoje, por telefone, uma entrevista à rádio Banda B, do Paraná. Companheirada, o que foi aquilo? A candidata de vocês trinca de vergonha. Ouçam a entrevista, que interessa muito aos professores, e em seguida vamos colocar a fala de Dilma em debate.

    Leider_Lincoln

    Quer vergonha? Veja isto: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010… . O público simplesmente foi embora quando o Serra chegou e nem comício houve… O que acha disso, troll? Digno de orgulho?

    Homenagem ao troll que ri: hehehehehehehe

DECO

Gostaria de bater um papo-cabeça com os DimaBy"s frequentadores desse blog.

    dukrai

    trollzinho, vai dormir

    Renato Lira

    Fique a vontade.

    Estamos aí.

    Se for debate de alto nível, pode começar.

    É comigo mesmo.

    Só não me venha com as farofadas que a mídia-gambá inventa.

    Poerque aí, cê vai ter de aguentar , camarada.

    DECO

    Então vamos lá. Explique o que Dilma Rousseff disse na entrevista à rádio Banda B, do Paraná?

    O que você achou a performance do DilmaBoy? Aquilo foi invenção de Marcelo Branco, ou é apenas um eleitor que representa o eleitora intelectualizado do PT?

    Leider_Lincoln

    Agora quem faz a pergunta sou eu: por que o público sumiu quando o candidato chegou? http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

    P.S. Chuva não foi, por que o comício da Dilma no Rio foi embaixo do maior toró…

Klaus

Leitores de Viomundo, em especial aquelea que assina Beatrice, já que querem se lambuzar na tragédia alheia para fazer política partidária, se lambuzem completamente:

"Desde muito cedo Maitê tem defesas para os percalços da vida. Aos 12 anos, prestava declarações a um juiz sobre a morte da mãe, assassinada em 1970, aos 37 anos, pelo próprio marido, pai da atriz, tomado de ciúmes por uma suspeita de adultério. Dezenove anos depois, seu pai, acometido de câncer, atirou duas vezes contra o próprio coração. "

    Leider_Lincoln

    Ainda bem que você, Klaus, o ético, jamais fez isso, não é mesmo? E em relação à loira de direita, parece que as tragédias pessoais não fizeram muito pelo próprio caráter, não é mesmo? Os portugueses que o digam…

    klaus

    Tragédias nao fazem nada por nosso caráter, taí o Lula que perdeu a mulher no parto e não tem nenhum.

    Renato Lira

    Não sei se você já sofreu alguma tragédia pessoal, Klaus.

    Mas de uma coisa tenho certeza.

    Caráter quem não tem é você.

    klaus

    Você baseia minha falta de caráter pelo metro que vocês analisam todas as pessoas e todos os fatos do mundo: Lula. Uma pessoa que não goste do Lula, um fato que não sirva para glorificar o Lula, não pode ser bom. Fico imaginando vocês diante de uma situação da vida (comprar um sorvete de limão ou de chocolate; matricular o filho na escola A ou B; casar ou comprar uma bicicleta) se perguntando: o que o Lula faria numa situação desta?

    Jairo_Beraldo

    As vezes tenho que concordar com voce Klaus…mesmo imaginando que voce é um troll..e deve ser, senão teria se cadastrado e mostrado sua cara…..

    Leider_Lincoln

    É por que a coragem e a transparência não fazem parte do caráter dele, prezado concidadão…

    Carlos

    Avida ainda tem muito a ensinar-lhe, Klaus.

    klaus

    Na sua cabeça, o meu fim será igual ao do Winston Smith, personagem principal de 1984 de George Orwell: no fim eu amarei de todo o coração o Big Brother, no nosso caso o Big Father, Lula.

    luiz pinheiro

    Tem caráter quem vive e luta ao lado do povo, como o Lula. Não tem caráter quem faz acusações vazias, como voce, klaus.

    Leider_Lincoln

    Não é o que pensa a maioria da população brasileira.

Julio Silveira

Pode se dizer tudo desses artistas, mas não que estão a procura de emprego federal, já que o Serox só terá emprego na FSP. Essa fidelidade canina a seu dono e algo de fazer lagrimas.

Carlos

(Parte 1/3)

Já que FHC e ACM foram citados…
Aloysio Biondi escreveu, em 2000:

Apelo a ACM, Lula, Maluf, Sarney…

No ano passado, o governo FHC/FMI planejou monstruosa reforma para o Banco Central, que, entre outras distorções, extinguia a fiscalização contra a lavagem de dinheiro, o narcotráfico, o contrabando, em várias regiões do País. A aberração era tamanha que o Congresso Nacional aprovou um projeto especial suspendendo a reforma — com o apoio de todos os partidos. Neste momento, está em marcha outra aberração ainda mais monstruosa, crime de lesa-pátria que comprometerá o futuro do Brasil e do povo brasileiro, e que exige idêntica união dos partidos. A opinião pública ainda não entendeu a gravidade da monstruosidade, mas lideranças políticas como (respeitando a ordem alfabética) ACM, Lula, Sarney, Maluf, Simon e tantos outros homens públicos sabem o que está ocorrendo e não podem permanecer de braços cruzados. É preciso agir, mobilizar todas as bancadas, imediatamente.(…)

Íntegra em http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article1

    Carlos

    (Parte 2/3)

    Alerta aos democratas

    (…)
    Agora, todos os dias, o Jornal Nacional exibe pencas de reportagens sobre corrupção envolvendo, como se sabe, figurões das elites municipais, estaduais e nacionais. Isto é, as “elites” que a TV Globo sempre festejou. Até ACM… A súbita conversão da TV Globo é altamente intrigante. Paira no ar a sensação de que algo obscuro está ocorrendo nos bastidores do poder, no País. Principalmente porque, coincidentemente, o presidente Fernando Henrique Cardoso, em várias aparições públicas, vem repetindo que “a sociedade brasileira está cansada de corrupção”.

    Íntegra em http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article3

    Carlos

    (Parte 3/3)

    As terras (nossas) evaporaram
    (…)
    Já as doações de terras públicas às elites, por parte de governadores, tiveram seu auge há apenas 20 anos, no começo dos anos 80… Nesta semana, os jornais foram investigar as denúncias feitas pelos índios pataxós, da Bahia, que acusaram o senador ACM de ter doado, com escritura e tudo, as terras das reservas indígenas quando ele foi governador do Estado, de 1978 a 1982. Descoberta, resultante das investigações: a própria Funai, organismo federal que cuida dos índios, abriu 300 processos na Justiça contra essas doações, procurando recuperar as terras para os pataxós. No caso da Bahia, o assalto veio à luz. Mas em vários outros Estados essas mesmas doações se repetiram: Goiás, Maranhão, Tocantins… (…)

    Íntegra em http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article2

    Carlos

    A nau Capitânia….

    Adeus às enganações de FHC

    A truculência na repressão aos índios em Porto Seguro e, logo depois, contra os sem-terra em todo país foi um sintoma de que o governo FHC finalmente se sente frágil, desnudado em sua mentirologia, com o navio fazendo água por todos os lados – e confirmando a procedência de todas as críticas e alertas das oposições. Dólar em alta, juros em alta, dívida interna em franca explosão desemprego crescente, recessão agravada, mortalidade infantil duplicada, privatizações desmascaradas e até os pobres mais pobres, e os ricos mais ricos, desmentindo assim o mito mais caro do Real, aos olhos do eleitorado, a tal redistribuição de renda. Todas as “bolhas de enganações” de FHC estão estourando ao mesmo tempo.
    (…)

    Íntegra em http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article2

    Outros artigos de Biondi na “era FHC” em que ACM foi citado: http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?page=rec

Moacir

Amigos:
E a série de reporcagens que ele fez para o "Fantástico" antes da Copa nos países do "eixo do mal". Uma vergonha sem tamanho. Consegui assistir apenas à da Coreia do Norte, um nojo, nunca vi tanta mentira e preconceito juntos em uma só série. Parecia aqueles filminhos que a CIA produzia. Chegou ao ponto de afirmar que as crianças que brincavam na praça estavam fingindo alegria para ele e que, depois que fossem embora, o Estado as recolheria de volta às suas casas. Enfim, um lixo digno de quem lhe mantém no quadro de funcionários. E é neste tipo de gente que Serra está se agarrando. Bom para nós!

simonebh

Político decadente + estrela cadente = escuridão total

gigio27

Esse cidadão não deveria ter o nome de um belo bairro carioca em seu nome. Madureira é lugar de gente decente, divertida e carinhosa!

    Ricardo Moreno

    Belo time Gigio, viva o SAnta Cruz!!! e abaixo o Serra, é claro…rssss

beattrice

Muito importante e valoroso seu depoimento, mostra a realidade do Brasil e do GOVERNO LULA.

Marcio

Não é o Estado (Lula) que impede o trabalho de Madureira. Vamos por partes:

1. A falta de graça do programa. É uma droga.
2. Madureira cômico? Essa é de doer.
3. É um programa cômico sem ser cômico. É uma tragédia, sem talento.
4. E, finalmente, na minha casa não se liga na Globo, ainda mais no "programinha" do Madureira. É que somos culturalmente adiantados e sabemos separar o joio do trigo.

beattrice

Até ninho de pulgas amestradas faz mais sucesso que o Madureira.

José Carlos

Faltaram o Caetano Veloso e o Jô Soares, o primeiro deve estar se bandeando para o lado da Marina Silva.

    Karkará

    Faltou Ivete Sangalo, Zizi Possi, Gugu Liberato e Luciano Huck…

Raphael Bezerra

Vou falar, fico puto de raiva – desculpem a palavra – quando vejo o Serra não responder as perguntas. Se eu fosse o jornalista, antes de comecar a pergunta, eu já avisava logo: "não vim aqui para pegar lição de jornalismo ou responder onde eu trabalho, vim foi escutar suas respostas". Estou ancioso pelos debates, porque lá vai estar Dilma, que não vai ficar com medo de ser demitida do seu emprego, e vai fazer as perguntas que todos querem ouvir as respostas.

bissolijr

Ferreira Gullar, que tanta emoção trouxe à sensibilidade dos "desadequados" como eu; que prima por um texto, um tema, uma frase. Aquele que precisa ser lido hoje e amanhã pelo que escreveu. Gullar, o poeta do indefectível Poema Sujo, para sempre encravado como resposta ao tempo histórico (sempre repetido) no qual foi escrito; o bardo que se indignou pelas mesmas mazelas produzidas diuturnamente pelo sistema capitalista e pela democracia representativa (representativa?). O Grande Ferreira Gullar, agora me ensina a conviver também com a decepção, quiça com o erro que cometemos ao colocar mais além de nós um reles mortal, sujeito igualmente a erros…

DUDU

Bem, o casseta e planeta, como programa humorístico, acabou com o falecimento do Bussunda.
O resto é o resto!
Realmente, como humorista o serra é melhor.
As imbecilidades ditas, de tão ridículas, tornam-se piadas.
Quanto a maité proença, deveria fazer um passeiozinho em Portugal. Eles a adoram…

Armando do Prado

Além de grosso, está se revelando um "X9". Que decadência!

Ronald CURY TIBA

Sonho que se sonha só….
É só um sonho que se sonha só….
Mas sonho que se sonha junto é realidade…..
RAUL SANTOS SEIXAS……
meu sonho é DILMA primeira mulher presidente do BRASIL…..e sonho junto com muitos…….será realidade…..
Quanto ao vice do serra….codinome…..ÍNDIO QUEM O RIDÍCULO…….

    Luiz Ferro

    Antes do Raul a citação é de outro revolucionário: Lenin.

Carlos

“Quero que o Estado não se meta na cultura e no meu trabalho, como está acontecendo”.
Se o poder público (administração direta e indireta, federal e estaduais) deixasse de anunciar, como a Globo iria pagar os salários do Marcelo Madureira e trocentos outros?

    Daniel

    O mais interessante é que não quer que se meta, mas são os primeiros a choramingar patrocínio das estatais pra produções de teatro, cinema, video, música. Sou empregado concursado (antes que apareça algum toll desocupado e com a genitora, a avó, a irmã, a esposa e a filha no prostíbulo pra dizer asneiras) de uma das poucas estatais que sobreviveram a Fernando I – o cheirador e Fernando II – o louco e suas privatarias e ainda é sinonimo de eficiência para mundo, e desde que comecei a trabalhar, há 8 anos, é uma romaria de pilantras, ops, intelectuais e artistas pedunchos querendo extorquir, ops, conseguir dinheiro público na forma de patrocínio pra seus espetáculos e obras. E são os mesmos que puxam o coro pedindo privatização e a ascenção de Serra ao p(h)oder… Muito curioso isso…: quer o dinheiro pra montar suas coisinhas, mas não quer que continue existindo Estado?

Marat

Na veia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Adilson

CONTINUANDO…
Por oportuno, esse discurso de “república sindicalista”, está ultrapassado, mas mesmo que fosse verdade, não seria de todo ruim, pois serviria de contraponto à república midiática que descaradamente apoia os demotucanos.
PS: É coincidência ou foram todos convocados para ouvir o Serra, já que a maioria dos “artistas e intelectuais” trabalham para o PIG?
PS 2: É verdade que o Vice do Serra contratou um amigo como assessor parlamentar, pago com dinheiro público, mas não aparece para trabalhar? Dizem que o tal assessor é amigo de voo do Índio.
PS 3: Muitíssimo obrigado ao Demo por ter feito o Serra engolir o Índio, afinal já era tempo de fazer algo em prol da nação.

Adilson

Azenha,

De início, o Marcelo Madureira é tão engraçado quanto o Serra. Esse papo do Madureira de dizer que “Quero que o Estado não se meta na cultura e no meu trabalho”, presumo que ele estava se referindo à concessão pública que a Globo recebe do Estado, já que Marcelo é serviçal da Globo.
No que diz respeito à Regina Duarte até o ignóbil político não aceita a sua companhia, depois do papelão que ela exerceu em desfavor da democracia. Já o Serra, ele é assim mesmo, se não for por meio de manipulação ele não anda. Ademais, por qual razão só uma sindical é correta na avaliação do Serra?
CONTINUA…

amores

Madureira quem ?

agahjohtaehrre

Não me surpreende,pois,esse encontro de "notáveis", pq, com a exceção de Zelito Viana e Ferreira Gullar,um há anos é funcionário efetivo da GLOBO e os outros eventuamente prestam serviços nessa emissora,numa clara demonstração de engajamento pró-ativo à José Serra do nefasto grupo de comunicação.

    Daniel

    E eu que sempre tive a ilusão de que Gulllar era comuna, e não reaça… Triste fim. Vai pro cemitério das celebridades…

Polengo

Quando passar outubro, bem que o serra, então desempregado, podia ocupar o posto que atualmente é de galvão bueno.

Já pensou ele brigando com o arnaldo cesar coelho, que não foi gol, apesar da bola ter furado a rede?

Assim, a gente se divertia mais uns meses, e ele ajudava a globo a conseguir mais audiência pras outras emissoras.

mauricio dos passos

cala a boca casseta e planeta ou seja madureira

ELLEN

Maercelo Madureira e os new bobos do cqc só querem mesmo os cobres que estqs emissoras fajutas lhes pagam!!!

o Estado me persegue….menos, bem menos, fruta verde!!!!!

Urbano

Agora vejam as figuras prosaicas presentes: carlos vagareza, matitaperê (os portugueses a procuram e faz tempo), o poeta espantalho e um dos sem-graça. Sem se falar no pachola zé contra-rampa, o mitômano, que encabeçou a pantomima.

Maria

Muito bom ver excelentes escritores a "falar" por nós. Realmente esse tal de Madureira é ridículo. Alguém tem que abrir os olhos dele e dizer em alto e bom som: o seu pseudo programa humorístico já era. Resolvi assistir outro dia e arrependi: qta bobeira…Lamentável.
O governo do Lula nem precisa se preocupar com determinadas críticas… basta apenas analisar de onde partem e ignorar.

Allan

É sempre um prazer ler um texto tão bem escrito como esse, aliás, característica dos textos de Leadro Fortes. Muito bom mesmo!

marcia

AZENHA DIVIRTA-SE

#Dilmaboy é hit na internet #ondavermelha http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2010/07/1

Marcos Freire

Fica a dica para quem é jovem e não sabe muito bem o que significou a “república sindicalista” na época do Golpe Militar no Brasil, assistam ao documentário do Sílvio Tendler Jango – 1984, que explica muito bem o atraso que significou para o Brasil o Golpe Militar apoiado pela direita e pela imprensa.

Maria José

Primeiramente, se Serra afirmou, deveria provar; quanto às Centrais Sindicais, deveriam processá-lo. Sobre os artistas citados, são bons, só podemos questionar sua falta de discernimento. Se ele pesquisassem mais, veriam quão pífio foi o governo Serra em SP (há tantos episódios que demonstram isso) e quão blindado ele é pela mídia. O caso mais espantoso é o do Marcelo Madureira, pois exatamente por ser humorista, deveria ter discernimento, até para enxergar a realidade e fazer humorismo que faça sentido. Infelizmente, ele demonstra um preconceito absurdo (a meu ver, "se acha") e pessoalmente, não o acho mais engraçado, deve ser contaminação. Olho para ele e penso: é um bobo.

    Marcilio G

    O preconceito acaba contaminando os outros "cassetas". Como eles fazem humorismo em equipe muito voltado para a classe média, se o Marcelo Madureira se expressa de forma preconceituosa (e ele tem feito isso), a imagem do grupo perde. Pelo menos a metade da audiência (em baixa; aliás, este é um fenômeno mundial) toma antipatia do grupo. Penso que os cassetas deveriam conversar com o Marcelo, pois ele os prejudica. O programa já deu uma caída forte com a perda do Bussunda (grande humorista). Atualmente, eles só sabem fazer a sátira da novela da Globo e outras bobagens. A fórmula não se esgotou, mas acho que eles precisam dar uma reciclada e segurar as bobagens do Marcelo Madureira.

    Heitor Rodrigues

    O grande malabarista, que mantinha o Casseta e Planeta nos eixos era o Bussunda. Com sua morte, os sobreviventes perderam o rumo e tornaram-se uns mortos vivos. É natural que tenham procurado a companhia de uma assombração, como o Serra.

    LuizCarlosDias

    Pois é ja vi e li textos absurdos de artitas da globo falando, ou vomitando como se fossem intelectuais que devemos respeitar, mas na verdade não passam de falantes de textos mal escritos de autores mediocres.Se acham, globais. kkkkkk viva Dilma

Luciano Prado

É por essas e outras que o PIG odeia a blogosfera e os blogueiros progressistas. Com uma teclada só o Leandro deu no cachaço dessa direitona despudorada. Impagável.

    Jairo_Beraldo

    Leandro e Emir, são mestres em desmontar o PIG.

Eutímio Pimentel

Outra coisa: Desde que Lula assumiu o poder,a mendicancia nesse país não acabou,mas diminuiu 90%,lembro quantas e quantas pessoas batiam em minha porta pedindo comida,remedio e outras coisas de primeira necessidadde.As estradas,não são as oitavas maravilhas do mundo,mas tem melhorado sensivelmente,quando estraga,tem sempre alguém recuperando-as. Viajo pelo nordeste,outrora esquecido,abandonado a seca e a fome,e vejo canal de transposição do São Francisco,que fará a redenção do nordeste,que levará àgua,vida e esperança a um povo tão castigado e sofrido durante decadas(e ainda tem fdp que ficou contra !). A transnordestina,obra vital para a economia nordestina,uma ferrovia barateia os custos com transportes,atrai empreendimentos em todo seu percurso e adjacentes,gera empregos,gera renda,gera melhoria de vida,progresso para as cidades e seus cidadãos!! Bastava só isso pra ser Lula,e votar em Dilma !

Paulo Marcel

O encontro de Serra com artistas globais como Maitê Proença (a que ofendeu o povo português no programa Saia Justa) e Marcelo Madureira (uma das estrelas presentes no Forum promovido pelo Instituto Millenium: "Democracia e a Liberdade de Expressão") é marcado por críticas aos setores da cultura e infraestrutura. E acusou o governo de transformar o país em uma "república sindicalista".

Este Instituto tem como um de seus patrocinadores a Rede Globo, a qual detém o monopólio quase total da "informação" no Brasil.
O que prevê a Constituição com relação à Monopólios e Oligopólios dos meios de comunicação?

Art 221, § 5º – Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

Qual o comprometimento que estas pessoas poderiam ter com a cultura, desde quando são ligados direta ou indiretamente a uma TV cuja programação é toda voltada e feita em função de novelas? Não que isto não seja um tipo de cultura, mas, com certeza, não é o único.
Toda programação da Globo, tirando os telejornais (de seriedade duvidosa), os filmes ("inéditos!!!!"), giram entorno das novelas. O compromisso desta TV é, única e exclusivamente, com a audiência. E cultura, infelizmente, não dá "IBOPE".
http://todeolhomalandragem.blogspot.com

    FatimaBahia

    "O encontro de Serra com artistas globais como Maitê Proença (a que ofendeu o povo português no programa Saia Justa) "

    E a mesma que mama nas tetas do estado de São Paulo uma pensão de R$ 13000,00,herdada dos pais falecidos.Ela tinha perdido ese direito porque apesar de não ter se casado oficialmente,teve comprovada relação estável por mais de 10 anos,mas acabou de recuperar esse direito.Tinha que comparecer ao evento e apoiar Serra,né não?!

    beattrice

    A biografia ostenta outras pérolas, como o papel desempenhado pela moça na tragédia da morte da mãe.

Eutímio Pimentel

Eu tenho 46 anos,passei dois terços,ou mais,desse tempo,tentando sobreviver com dignidade e honestamente. Sou um brasileiro,como muitos devem existir por ai,de uma geração sacaneada,sem chance de progresso,sem oportunidade de mudar de vida,sem acesso a universidade,sem nenhuma formação profissional. Sou um sobrevivente,um empreendedor da sobrevivencia. Consegui mesmo assim,graças a inteligencia que Deus me dotou,constituir uma pequena empresa e gerar alguns empregos,fato esse que muita me orgulha,apesar dos perrengues que passo pra segurar o rojão. Pela primeira vez na minha vida,estou pleiteando junto ao Banco do Brasil,um emprestimo pra capital de giro,outrora era impossivel,só tinha para os grandes ! Sou Lula, e muito me orgulha isso também ! Eu vejo nele,um brasileiro como eu !!

    Daniel

    Do que me lembro, de infancia e adolescencia, foi de passar necessdade em casa, nos governos do "Jão" Figueiredo, do Sarney, do Collor e do FHC. De meu nascimento até meus 18 anos… O interessante é que a partir de 2003, consegui meu primeiro emprego formal, cursar faculdade pública, ter emprego e renda de verdade… Se Serra eAlckimin e os outros incompetentes do mesmo quilate estivessem no poder, provavelmete seria mais um subempregado, vivendo, ganhando e morando mal, sem perspectivas, sem chance nenhuma de nada… Sou Lula e votarei Dilma. Serra que vá de retro! 45 é o número da besta!

Bonifa

O Serra é tão por fora que pensou, quando idealizou suas mentiras, que o PIG seria suficientemente poderoso para sustentar tanta lorota. O Zé não entende que o buraco agora é bem mais embaixo. Tanta alienação é até preocupante.

    Jairo_Beraldo

    É a mídia privada, trabalhando para obter lucro. Nada mais.

Alexandre Tambelli

Eu errei no significado da sigla DIAP – coloquei ao invés da palavra Parlamentar a palavra sindical.

carlos quintela

Alguem pode informar quando saem as novas pesquitas sensus e vox populi?

    MILA

    NO BLOG do Presidente Lula noticia de que sandra cureau pretende aprontar mais uma e quer caçar a candidatura de Dilma. Essa senhora cureau ta brincando com fogo.

    André G

    É mentira da PIG, na verdade ela entrará sim com ação contra Lula pela fala dele no lançamento do trem-bala, no que tange a impugnação da candidatura da Dilma, a PIG encheu tanto a paciência da procuradora sobre oa ssunto que, para fugir do assédio da PIG a mesma disse que "iria ver"…

    Pedro Tagua

    Quer dizer que é tanta vontade do PIG de impugnar a candidatura Dilma, que eles ficam sem noção total.
    Bom saber, estava começando a me preocupar. Mas como a doutora Sandra não é doida e tem que se recolher a sua insignificância, não vai atrapalhar o curso natural da história… Além disso, hoje depois do comício no Rio, aí que essas possibilidades desaparecem.

    Jairo_Beraldo

    Ela deveria caçar era um jeito de esticar a lata sem tanto botox, e não cassar uma candidatura legítima.

Alexandre Tambelli

Pelo estudo do DIAP ficou claro que o candidato SERRA não teve uma participação ativa nas votações de nossa Constituição de 1988. Muitas vezes ausente nas matérias polêmicas e favoráveis aos trabalhadores. Interessante perceber que ele votou contrário ao presidencialismo, ou seja, era parlamentarista na época. O que contradiz sua fala, atual, onde diz que sonhou a vida toda ser Presidente do Brasil! Mais uma ato falho?

    Heitor Rodrigues

    Alexandre,

    A pretensão de serrista de presidir um Brasil parlamentarista faz todo o sentido. No parlamentarismo, quem carrega o piano é o Primeiro Ministro. Serra poderia acordar ao meio dia e gastar suas tardes em londres, tomando chá com a Rainha Elizabeth, se ela o recebesse, é claro.

    Alexandre Tambelli

    Entendi Heitor! Então, ele quer ser Presidente no Parlamentarismo (risos)! Ele pode ser Presidente sem ter que trabalhar muito! Afinal no Parlamentarismo quem toma decisões pra valer é o 1º Ministro!

    beattrice

    Assim fica claro como ele des-governou SP de vez, ele era SÓ o des-governador, mas então, quem era o primeiro-ministro.
    Melhor nem tentar responder.

Alexandre Tambelli

O candidato SERRA teve a nota 3,75 no estudo feito pelo DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Sindical – sobre o voto dos parlamentares a favor ou contra os trabalhadores na Constituinte de 1988. Ele votou CONTRA a estabilidade no 1º e no 2º turnos, 40 horas semanais no 1º turno, ausentando-se no 2º turno da votação, a comissão de fábrica, o monopólio da distribuição do petróleo, os 5 anos para o Presidente Sarney e o Presidencialismo . A grande marca dele na Constituinte de 1988 foi a AUSÊNCIA nas principais votações, como por exemplo: Turno de 6 horas (1º turno), salário mínimo real, férias com 1/3 de salário, aviso prévio de no mínimo 30 dias, 40 horas (que teve um 2º turno de votações), direito de greve, aviso prévio proporcional, estabilidade do dirigente sindical, aposentadoria proporcional, direito de greve/ servidor público, defensor do povo. Votou A FAVOR do turno de 6 horas (em 2º turno), prescrição de 5 anos, sindicato como substituto processual, trabalhadores/ participação orgãos de seus interesses, auto-aplicabilidade dos direitos sociais, Unicidade Sindical e reforma agrária.

    Carlos

    Pra confirmar o que Tambelli escreveu, vá em: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/04/2

    Onde está escrito "negou seu voto", leia: AUSENTOU-SE, OMITIU-SE NA HORA DA VOTAÇÃO DA PROPOSTA.

    Alexandre Tambelli

    Carlos! É interessante notar que o braço direito do ex-Presidente Fernando Collor, o Senador Renan Calheiros tirou 10 (DEZ) nesse mesmo estudo sobre a votação na Constituinte de 1988! Lembra do Luis Eduardo Magalhães, neto do ACM, que morreu precocemente e que queriam alça-lo à candidatura para Presidente da República? Tirou nota 0 (ZERO), votou contra os trabalhadores em todas as votações da Constituinte de 1988! O Ministro das Comunicações Hélio Costa tirou 9,5 (esteve ausente em 1 sessão por isto não teve 10). O Aécio Neves ficou com nota 5,25 e o FHC com nota 5. Nota-se que o trio mais conhecido do PSDB, aquele que tem a fama de ficar em cima do muro, SERRA, FHC, AÉCIO NEVES, não é por acaso que tem este apelido! e sim por que nas votações mais importantes, para não votar contra os trabalhadores se ausenta da votação.

Daniel

Só se associa com quem lhe parece. Nem preciso dizer mais da tropa de chique (chilique??) do Zé Pedágio, Zé Alagão, Zé gente que mente…

    Jairo_Beraldo

    Foi a partir daquele momento que a mídia passou a ser menos importante. O brasileiro notou que "pra ser jornalista, tinha que odiar o Lula".

Carlos Cruz

Serra desnuda o que era, é, e será os demo-tucanos e seus aliados no poder: ódio, perseguição, destruição do Estado, submissão a interesses externos, instabilidade política. Voltaremos a 1967. Voltaremos à década de 1930, na luta pelo "O petróleo é nosso!". Voltaremos a 1800, antes de nossa "independência ou morte", submissão a outros países . Voltaremos a guerras contra nossos vizinhos, Argentina, Paraguai e Uruguai. Será o "Exterminador do Futuro", repetindo os erros do passado. Os desgovernos SirNey, Collor e FHC-Serra nos motraram como interesses inconfessáveis podem nos arruinar e destruir nossos sonhos. Nossa verdadeira independência se dará com a eleição de um governo nacionalista e um Congresso Nacional voltados para todos.

DECO

Olá Dilmaboy!

    OCED

    olá, Serratroll!

Christian Schulz

Frase da "biografia" do Casseta e Planeta, na revista Superinteressante da Abril:

"era um grande jornalista, um cara especial, como o Dr. Roberto Marinho".

Na época, achei que era ironia, visto que se tratava de um personagem prepotente criado pelo Planeta Diário, emulando o dono do jornal do Superman.

Hoje, conhecedor do Ratzinger do Jd. Botânico, vejo que não.

Eduardo

Alguem poderia perder um tempo e levantar a os numeros do ibope do casseta e planet.

Antonio Silva

Diga um NÃO à Rede Lixo !
Diga um NÃO à Revista Lixo !
Diga um NÃO à Folha Ditabranda !

Amanhã no RJ às 16 :00 h na Candelária, caminhada com Dilma e Lula, e comício na Cinelândia às 19:00 h

Não percam !

    vladimir lacerda

    Se Lula for vão condená-lo por crime eleitoral.Acho até que vão decretar a sua preventiva.Aliás uma curiosidade.Sendo cidadão,vinculado a um partido político que tem inclusive candidato;Quando o Presidente vai poder fazer campanha sem cometer crime? Seria preciso afastar-se do cargo?Procuro respostas e não vejo.A única coisa que vejo são multas e mais multas.

    Phorasteiro

    No final de semana o Lula já avisou que trabalhará na campanha. É perfeitamente lícito, desde que ele não use a estrutura da Presidência. O problema é quando ele cita a Dilma em cerimônias oficiais, como presidente, usando a estrutura do Estado.

vladimir lacerda

Interessante disto tudo é que jornalistas não reclamam deste comportamento do candidato com a imprensa.Casos como de RA(Reinaldo Azevedo) que perde mais tempo analisando frases do Presdidente Lula ou então achaquilnando colegas de profissão ao invés de mostrar as qualidade do seu candidato.Por que não o faz? Simples:qualidades ele não as tem.
Quanto ao casseta é uma cassetada assistir. Tornou-se repetitivo e digamos menos inteligente,isto para não dizer idiota.
Creio que aconteceu(no meu caso) com o casseta o que ocorreu com a Revista Veja.Simplemente não VEJO.
E ainda digo para os amigos e para quem posso.VEJA, NÃO VEJA.

    Christian Schulz

    RA não defende seu candidato porque é indefensável.

    Mas RA responde a outro patrão, um que é todo orelhas…

    vladimir lacerda

    O correto é dizer "achincalhar os colegas" Errar é humano consertar o erro mais ainda.

    Augusto

    O melhor é não dar muita publicidade ao RA's, AN's e toda essa camarilha de fascistas covardes. Quanto menos se falar deles melhor, pois eles certamente vão ser engolidos pela realidade.

turmadazica

Quem lia Casseta Popular e o Planeta Diário, que fundiram-se no Casseta e Planeta, deve estar indignado… É como se o Pasquim apoiasse a ditadura…

Nelson Menezes

Joaquim Sivério do Reis, Marina, Gabeira, Gilberto Freire, José Serra, Aluisio Nunes, Alberto Goldmam e outros, tem tudo em comum, são farinha do mesmo saco.

    Nelson Menezes

    Descupe-me, em vêz de Gilberto o certo é Roberto Freire

rafael

Curiosamente, se passarmos os olhos nos sites e publicações da extrema direita brasileira, como o midia sem mascara, vemos também uma rejeição enorme ao Serra, dado por eles como comunista e, pasmem, militante do enigmático Fórum de São Paulo.

Ed.

Pois eu gosto e quero cada vez mais ouvir ele "falando":
Faala Serra! Faaaaaaaala!..
Hehe

    Jairo_Beraldo

    Ele perdeu uma ótima oportunidade de não se vangloriar por algo que não importa. Além de tudo, fica forçando. Acha que já que ninguém lhe reconhece o mérito, melhor é ele mesmo jogar confete para cima e entrar embaixo.

Orlando Bernardes

Falar deste Serra é como chutar cachorro morto. E esta turminha de " intelectuais ", todos com ligações " globais " é de morrer de rir.

    Jairo_Beraldo

    Nada mais daquele jornalismo romântico que surgiu nos Estados Unidos nos anos 60 e que derrubou Richard Nixon. Hoje a imprensa só publica o que lhes interessa, e que interessa àqueles que lhes pagam o salário.

Armando P. Silva Jr.

Fico imaginando um debate com esses intelectuais, Carlos Vereza e Ferreira Gullar, os comunistas arrependidos, Maitê Proença, Rosa Maria Murtinho, o sem graça, Marcelo Madureira e aquela senhora que tem medo, Regina Duarte..
Com certeza, esse encontro deve ser mais engraçado que o programa Casseta e Planeta.
Marcelo Madureira, aquilo que você faz, é cultura ?

    Sergjk

    O Gullar tá deprimido. Ele deu outro dia uma entrevista na Folha dizendo que ele não quer mais ter razão: quer ser aceito. Hoje, lamentavelmente, faz o que precisa para ser aceito pela midia poderosa. Gosto da poesia dele, mas politicamente se perdeu com a aproximação do fim da vida.

    beattrice

    A contruibuição da senhora proença é significativa, considerando a biografia que ostenta.

O Brasileiro

Depois do terreno da Berrini o Serra tem emprego garantido na Globo! Ódio por ódio, comédia por comédia, na Globo cabe mais um!
Sem contar seus "amigos" da Folha da Manhã e da Abril, que lucraram no seu mandato como governador de SP!

P.S.: Falando em comédia, o termo quase sempre trata-se do artifício usado pela humanidade para rir da desgraça de pessoas ou animais! Ou é sobre alguém burro. Ou sobre alguém que sofreu um acidente (mas não muito grave!). Ou sobre alguém que foi trapaceado. Ou sobre alguém feio.
Mais uma vez cito Dante: o inferno são os outros!

Beto Magalhães

"Tucanos são a UDN repetida como farsa e por isso mesmo, revestidos de cinismo."
Eis a mais sábia definição para os tucanos.Laerte Braga estava realmente inspirado…

Benito

Amigo? Elesbão não tem amigo…. (do tempo em que o Madureira e seus amigos ainda tinham graça)

Helcid

O mais bacana é saber que, com absoluta certeza, o mais eficiente aprendiz de neocon do Jardim Botânico, o feioso Marcelo Madureira, vai ler este texto. É o máximo!!!

vilarouca

Lamento,ver o Serra se desconstruir
dessa forma.

    beattrice

    O SERRA foi CONSTRUÍDO pela mídia conservadora e golpista.

goijacksons

Esse marcelo madureira é lamentável, chego a sentir pena quando vejo suas tentativas de fazer piada.
Dá uma sensação de que o cara perdeu a noção das coisas, do ridículo, está decadente e não se dá conta. É triste.

Ele tá fazendo um programa no Fantástico que é de chorar: http://fanfraria.wordpress.com/2010/06/01/panaca-

    Odete

    É verdade. Dá aquela sensação de "vergonha alheia". Fico com vergonha por ele, pelo vexame.

    LuizCarlosDias

    Na vedade o que ele diz não motiva nada, é vazio, é distante, inutil, consativo, irreal, mentiras e mentias

    Tania

    Aliás, o saudoso Bussunda apresentava-se como "inventor" de uma palavra justamente para exprimir essa "vergolha alheia": alipório. Não devia saber que estava inventando uma palavra que mais para a frente ia cair como uma luva para seu então amigo…

Benedito

A fraude se revela. A cada dia que se passa, fica mais evidente essa fraude política chamada José Serra. Fico a imaginar o que diriam Mário Covas e Franco Montoro acerca do comportamento político de José Serra e Fernando Henrique Cardoso.

    beattrice

    Também eram fraudes, diriam FOMOS PEGOS.

antonio

Genial.

Deixe seu comentário

Leia também