Internet lenta? Envie uma mensagem para a Anatel

Tempo de leitura: 2 min

ANATEL: GARANTA A QUALIDADE DA INTERNET!

do Idec

A sensação de que a conexão que você compra não é a que chega até você é a mais pura realidade. As operadoras de banda larga só garantem 10% da velocidade contratada e algumas nem se comprometem com uma capacidade mínima! Apesar das inúmeras reclamações, não há regulação que garanta a qualidade da internet que pagamos.

Isso pode mudar dentro de algumas semanas. Para isso, dependemos de quatro pessoas: os membros do Conselho Diretor da Anatel. Eles se reúnem toda quinta-feira e, em breve, votarão uma resolução sobre a qualidade da internet. Infelizmente, há uma enorme pressão dos provedores de banda larga pela aprovação de uma regulação fraca. Precisamos nos manifestar para que a agência não atenda apenas aos interesses das empresas.

Vamos pedir para a Anatel aprovar mais controle e transparência para o consumidor. Para isso, a proposta de regulamento traz, entre outros pontos,  o direito dos consumidores a uma ferramenta que mede a qualidade da conexão, dando a todos nós uma ferramenta capaz de cobrar um serviço justo.

Quinta-feira é o dia de reunião do Conselho. Envie  agora a  mensagem abaixo e repita toda quinta!

Conselheiro Ronaldo Sardenberg,
Conselheira Emília Ribeiro,
Conselheiro João Rezende e
Conselheiro Jarbas Valente

Como um Internauta consumidor, estou extremamente preocupado com a qualidade da banda larga no Brasil. Precisamos de padrões firmes de qualidade da conexão para que os nossos direitos prevaleçam sobre os abusos das empresas prestadoras do serviço. Por isso, peço a aprovação dos seguintes pontos na regulação:

– regras de qualidade de atendimento ao consumidor, com prazos máximos para reparo, instalação, resolução de reclamações, atendimento no SAC, entre outros;

– definição da variação máxima permitida da velocidade de modo a garantir qualidade, como previsto inicialmente pela Anatel;

– abatimento na conta proporcional à velocidade não entregue;

– ferramenta certificada para o consumidor medir a qualidade da sua conexão;

– metas de rede ligadas à disponibilidade do serviço e transmissão de pacotes nos moldes da proposta que foi à consulta pública

– capacidade máxima de ocupação da rede, no limite de 80%, evitando sobrecarga.

Atenciosamente,

Para enviar a mensagem, clique aqui.

Leia também:

Elói Pietá: “Nós ainda devemos ao Brasil o marco regulatório dos meios de comunicação”


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Comentários

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Lucas Marques

moro em itaipuaçu,usa a internet da comsinal é muito lenta pago pelo plano de 1mb não chega a isso, todos os moradores reclama do mesmo

Morvan

Boa noite.

Atenção Azenha / Conceição e demais participantes do Blog: o Avaaz continua com a sua Campanha Internet de Qualidade para Todos!

Acesse o Atalho:

http://www.avaaz.org/po/internet_para_todos/?cl=1352094609&v=10816

e envie uma mensagem para os membros da ANATEL. Esta Campanha do Avaaz, juntamente com a do IDEC, podem e devem pressionar os Conselheiros da ANATEL a fazerem alguma coisa em prol da qualidade da Internet no Brasil, reconhecidamente uma das piores e mais caras do mundo ("presentinho" dos privatistas).

Envie para o máximo de pessoas que você puder. Faça a sua parte.

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

Nelson

Em se organizando, a população pode intervir na gestão das empresas públicas/estatais. Mais que isso, a população não só pode como deve fazê-lo, afinal, essas empresas são suas.
Então, espertamente, para fugir da influência da população – má, na visão deles – os neoliberais pregaram, a privatização de tudo o que é estatal/público. E conseguiram que se privatizasse quase tudo.
Assim, tiraram o povo da jogada, pois, numa empresa privada, se você quiser interferir na gestão, eles vão mandar a polícia “acalmar” teus ânimos e anseios.
E, para completar o serviço, eliminando definitivamente as influências políticas más (do povo), os neoliberais resolveram tirar os governos da jogada. Para ficarem sozinhos como “donos do campinho”, eles inventaram as tais de agências reguladoras.
E essas agências são apenas isso: “raposas cuidando do galinheiro”.

FrancoAtirador

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O atual Presidente da ANATEL, Ronaldo Mota Sardenberg,

foi ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (1995-1998)

e Ministério da Ciência e Tecnologia (1999-2002)

nos (des)governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB/PFL).
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Aliás, a ANATEL também foi criada por FHC:

Criada pela Lei 9.472, de 16 de julho de 1997 – mais conhecida como Lei Geral de Telecomunicações (LGT) –, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi a primeira agência (des)reguladora a ser instalada no Brasil, em 5 de novembro daquele mesmo ano.

A criação da Anatel fez parte do processo de desestatização das telecomunicações brasileiras iniciado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, com a promulgação da Emenda Constitucional 8/1995, que eliminou a exclusividade na exploração dos serviços públicos a empresas sob controle acionário estatal, permitindo a privatização.

A Agência é administrativamente independente, financeiramente autônoma, não subordinada hierarquicamente a nenhum órgão de governo. Última instância administrativa, as decisões da Anatel só podem ser contestadas judicialmente.
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Tá tudo dominado!
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Polengo

Só vi agora à noite porque à tarde a internet aqui estava fora do ar, então nem lenta estava.

Uma vez escrevi à ANATEL, porque estavam garfando minha conexão apenas em alguns tipos de programas (P2P), e o provedor tinha 5 dias pra responder.
Não tive resposta, mas às 11h55 do último dia de prazo, a conexão voltou ao normal.
Santa coincidência.

Armando do Prado

A família Sardenberg está em todas: na Globo, na Febraban e na… Analtel? Fala sério!

Ivan

E para quem se reclama quando o cadastro no site da Analtel não funciona?
Fui tentar me cadastrar e dá erro quando informo o meu CEP e solicito a busca do endereço.
Como também não permite que eu digite o endereço, fiquei nunca sinuca de bico.
Como querem controlar a comunicação no Brasil se não conseguem nem fazer um simples cadastro funcionar?
Vão ser ruins assim lá na casa do chapéu!

    M_Helena_Correa

    Mesma coisa me aconteceu, perdi meu tempo preenchendo uma maçaroca de formulários mas qdo cheguei ao CEP travou. Com isso, nao pude me cadastrar para postar minha reclamação. É DE PROPOSITO, PARA BLOQUEAR AS QUEIXAS, CLARO.

eujasabia

tentei enviar… mas minha internet é lenta! kkkkkkkk

eujasabia

Desde de quando ANATEL se lixa para usuário do que quer que seja?!

    Pitagoras

    Mero órgão pago pelo contribuinte para defender os interesses das concessionárias a quem deveriam fiscalizar e punir.
    Uma das heranças malditas de fhc, o execrável. E Lula fez que não era com êle. Dilma idem.
    O consumidor que vá reclamar ao bispo.

Ze Augusto

Eu sou um privilegiado porque moro a metros da Central e os problemas são zero, mas apóio a iniciativa.
A internet brasileira é uma das mais caras e de qualidade duvidosa.
O plano (PNBL) do governo é rídiculo.
A privatização tucana foi mal feita e pagamos caro por isso.
São verdades absolutas.

Antonio

Em casa, a internet é movida a 10315. Toda vez que ela cai é só ligar 10315 da Telefónica que ela volta a funcionar. É automático.

    GilTeixeira

    hehehe, exatamente o que acontece comigo, e já testei esperando por uns cinco minutos, então é automático: digito 10315 a conexão volta antes do robozinho atender! e como acontece sempre tenho certeza que não é coincidência!

    pedro

    Internet LIVRE?Envie já email para o parlamentar em quem voce votou e exija que ele derrube o AI-5 DIGITAL que o Azeredo vai tentar aprovar amanha, quarta feira, nao deixe pra depois, faca envie sua mensagem agora antes que instaurem a ditadura na internet como quer o vendido Azeredo.

holmes

amigo, nao existe mágica. se fizerem isso, o preco da internet OBVIAMENTE sobe. eles nao vao trabalhar de graca, e menos usuarios por mais banda, significa maiores precos, impreterivelmente.
se sua net estiver ruim(a minha de 35 megas funciona a 40 megas sem problemas!), reclame, troque de operadora…faca a sua parte. mas por favor, nao faca a besteira de ficar falando isso. se seguirmos seu conselho, vamos ter uma ótima conexao, 80% de 4 megas, por muitos e muitos anos ainda! e o pior, deixando ela sem ser utilizada por 95% do tempo.

    Pitagoras

    Santa asneira. Qual é, meu? És membro do Conselho da maldita? Ou das concessionárias ?
    Onde moro, 12 km do centro de capital, não tem opção, só tem uma; 300 Kbps à 120 reais ao mês mas quando muito dá 200 Kbps, e é ligação "comercial" (30% de garantia, só que não há definição de disponibilidade nem um instrumento certificado para medi-la).
    Tenho parentes na Itália onde conexão de 1 Mbps custa aprox. 25 euros, dão um notebook, fone fixo. Outros ainda dão acesso à TV por assinatura.
    Temos de brigar para ter acesso de qualidade com preços módicos como o resto do mundo civilizado. E vale também para celular, outra vergonha da privataria.

    cronopio

    Elementar, meu caro Watson!

Julio_De_Bem

BOm, eu ja tive todas conexões de todas operadoras até chegar a GVT na minha rua. Não sou lobista da GVT, nem trabalho pra eles, nunca vendi 1 fio de cabelo pra eles. Mas tenho que admitir que a internet é ótima, tenho-a a 2 anos. 15mb custando 59,90 (só internet, eles me cobram telefone tbm q nem uso). Baixo arquivos em torrent a 1,4mb/sec. Ping pra sites internacionais nao passa de 40ms. Desde que mudei não tenho o por que reclamar. Agora eu me incomodei muito com a Oi. Me roubaram horrores.

ricardo silveira

A participação não custa nada, mas é para o Planalto que a manifestação tem que ser dirigida.

Fabio Silva

Azenha,
Não sei onde incluir a mensagem abaixo. Então, decidi colocar nesse post aqui. A nota foi retirada do site do MP-AP e trata-se de uma notícia bem curiosa. Apropriação de recursos do crédito consignado por dois ex-governadores do Estado, que já deveriam hj estar presos por outras falcatruas.
Abrs
Fabio

Ministério Público ingressa com ação contra ex-governadores

A ação foi ajuizada contra Waldez Góes, Pedro Paulo Dias e três ex-secretários de Planejamento

O Ministério Público Estadual concedeu nesta segunda-feira (24) entrevista coletiva à imprensa, para divulgar a ação de improbidade ajuizada contra os ex-governadores Antônio Waldez Góes da Silva e Pedro Paulo Dias de Carvalho, referente aos valores de consignações, que não estavam sendo repassados às entidades financeiras, no período de novembro de 2009 a dezembro de 2010.

A Mesa, formada pelo subprocurador para Assuntos Institucionais e Administrativos Márcio Augusto Alves, e os promotores de Justiça Afonso Guimarães, André Luiz Araújo e Alexandre Flávio Monteiro, declarou que a Comissão Especial, conseguiu identificar que R$ 68 milhões deixaram de ser repassados para quatro instituições financeiras, no fim do ano de 2009 e 2010. “O Governo recolhia esses valores, para depois repassar aos bancos, funcionando como mero intermediário, já que essa verba era descontada nos contracheques dos servidores públicos”, frisou o promotor de Justiça Afonso Guimarães.

Segundo o promotor de Justiça, Alexandre Monteiro, as investigações começaram depois de denúncias feitas na Promotoria de Amapá, por duas professoras que tinham, em seus contracheques, o desconto de consignado. “De acordo com as informações prestadas pela Secretaria de Planejamento, o prejuízo pelo não repasse da verba destinada ao consignado totaliza mais de seis milhões de reais, sendo que o atual governador teve que arcar com essa dívida”, acentua o promotor.

Segundo os membros do MP-AP, além dos ex-governadores Waldez Góes e Pedro Paulo Dias, a ação também foi ajuizada contra três ex-secretários de Planejamento, acusados de peculato, Haroldo Victor de Azevedo Santos, Sebastião Rosa Máximo e Nelson Américo de Moraes. “Lembrando que esse dinheiro nem pertencia ao Estado e sim aos servidores que pagavam o consignado. Esse valores são referentes ao prejuízo causado a quatro instituições financeiras”, complementa o promotor de Justiça André Luiz Araújo ao responder às perguntas da imprensa.

O promotor Afonso Guimarães informou que “existem várias ações por danos morais de pessoas que estiveram com seu nome negativado, por causa do não repasse da consignação. Diante do prejuízo causado, os dois ex-governadores irão responder solidariamente pela improbidade administrativa”.

Os membros frisaram à imprensa presente que o Ministério Público requereu liminarmente a indisponibilidade dos bens dos ex-gestores, para garantir o ressarcimento ao erário.

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Fone: (96) 3198-1616. Email: [email protected]

    eujasabia

    Domínios do Sarney pai

José Ruiz

Eu não consigo simplesmente mandar uma mensagem para a Anatel.. preciso cadastrar uma reclamação (solicitação) direcionada contra uma operadora, conforme o tipo de serviço (telefonia móvel, fixa ou TV por assinatura), e prá isso preciso ter o protocolo de contato com esta operadora… o que estou fazendo errado? Não consegui enviar o email…

    M_Helena_Correa

    Também tive a mesma experiencia irritante. É feito para a gente nao conseguir entrar. Quando chega na hora de preencher o endereço, mais ou menos no 5º ou 6º formulario, a coisa trava.

Morvan

Boa tarde.
Já participo [ativamente] da campanha; inclusive, toda a quinta-feira, eu "abelho" os meus colegas de trabalho, através do mensageiro eletrônico, com o "link" e lembrando a eles sobre a necessidade de enviar, sempre.
Também envio emails a vários amig(o/a)s.

Tem que fazer esta turminha da ANATEL mexer com a região glútea, fazer alguma coisa.
E o ministrinho Paulo Bernardo também.

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

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