InfoMoney agita bolsa vazando notícia “que vai agitar o mercado”

Tempo de leitura: 4 min

Viés de baixa?

Datafolha: temos direito a dúvidas – parte 1

Do Muda Mais

Voltamos à pesquisa Datafolha anunciada por “Pai Infomoney”, porque nós meio que entendemos a epifania dele. Clicamos no link fornecido pelo post do Infomoney, que nos leva ao questionário do Datafolha registrado no TSE. E descobrimos que prenunciar que a pesquisa vai agitar o mercado é mole.

Se você quiser consultar com seus próprios olhos, aqui está o link pro site do TSE com o questionário do Datafolha. Trata-se de um calhamaço de 14 páginas (seis de pesquisa e oito de cartões de opções para os entrevstadores do instituto dos Frias).

Ou, como diz o Tijolaço, uma prova do Enem.

Vamos analisar as seis primeiras páginas desse PDF.

A primeira pergunta é pesquisa espontânea, ou seja, o entrevistado diz o nome do candidato em que vai votar. OK.

As perguntas dois a seis são pesquisa estimulada, ou seja, os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado. Não vamos criar celeuma com a ordem dos candidatos na lista, porque será apresentado ao entrevistado um cartão redondo com os nomes.

*****

Parte 2

O Muda Mais resolveu conferir as previsões de Pai Infomoney e descobriu por que as previsões do esotérico editor do site em questão levam a crer que o mercado seria agitado com a pesquisa Datafolha.

O documento disponível no site do TSE foi chamado pelo Muda Mais de calhamaço, e de prova do Enem pelo Tijolaço . Mas, brincadeiras à parte, é um conjunto de 47 perguntas e subperguntas, divididas da seguinte maneira:

A intenção de voto para presidente da república é abordada em 8 questões; mais 4 sobre a percepção do governo Dilma; 3 sobre a percepção do país atual; 7 sobre a percepção da economia; 4 sobre violência; 2 sobre a copa do mundo, uma (sim, apenas uma) sobre os protestos, 5 sobre a questão da refinaria Petrobras, 3 sobre a falta de chuvas e o abastecimento de água e energia; 5 sobre a percepção sobre emprego e as outras 5 de identificação e de enquadramento em perfil socioeconômico.

Não encontramos perguntas sobre o escândalo (ou, como chama a velha imprensa, suposta formação de cartel) do Metrô de São Paulo ou sobre o helicóptero do senador mineiro Zezé Perrella, apreendido pela Polícia Federal com 500 kg de pasta-base de cocaína. Mas as perguntas sobre falta d’água servem para atingir o governo federal, da maneira como foram apresentadas. Percebemos perguntas escancaradamente tendenciosas, e resolvemos conversar com um especialista em Linguística para conferir nossas suspeitas.

Dioney Moreira Gomes, professor de graduação e pós do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília, nos mostrou que a análise não só de cada pergunta, mas principalmente da sequência em que as questões são apresentadas, mostra o nível de tendenciosidade da pesquisa Datafolha. Vejamos o que diz o professor:

PS do Viomundo: Ao contrário do que se diz por aí, a pesquisa Datafolha começa com as perguntas sobre a opção eleitoral dos entrevistados e SÓ DEPOIS faz perguntas que poderiam ser interpretadas como tentativa de evocar o “caos” do governo Dilma. Acima de tudo, a verdade factual!

Leia também:

STF: Barrando a doação de empresas a campanhas eleitorais


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

O bocó é um sakul…

FrancoAtirador

.
.
COLIGAÇÃO MARIARDO & EDURINA

PSB/REDE
.
.

Lucas Gomes

editores do Viomundo, esse PS aí merecia estar no começo do texto, não? Se não muito leitor “comum” vai continuar achando que a pesquisa foi feita para desestabilizar o governo, e este post parece colaborar com isso mediante um excesso de timidez.

De Paula

O que pode esclarecer a inversão de datas e conteúdo das questões , colocadas aos entrevistados pelo Datafolha, na divulgação da pesquisa eleitoral e de nível de satisfação com o governo Dilma; a segunda produzida antes da primeira. Teria alguma coisa a ver com orientações e sugestões derivadas do encontro dos representantes dos institutos de pesquisa, na busca de fórmulas para derrotar Dilma, realizado no World Trade Center em 25 de março último?

Lukas

Parabéns, encontraram pelo em ovo.

    João Alexandre

    Pelo em ovo? Meu caro, para quem conhece só um pouco de interpretação de texto, essa pesquisa é um manancial de tendenciosidades desonestas e maquiavélicas.

Deixe seu comentário

Leia também