Gilson Caroni Filho: Sem saída, José?

Tempo de leitura: 3 min

Sem saída, José?

A sabedoria do senso comum já aprendeu que a pior imoralidade é condenar o povo, depois de séculos, a continuar a ser explorado, a não ter onde morar, o que comer, a viver em um estado de miséria e ignorância.

Gilson Caroni Filho
, na Carta Maior

Para enfrentar a batalha por espaço político a partir das eleições de outubro, quando serão escolhidos, além do presidente, novos governadores, senadores e deputados, a direita brasileira, sem projetos ou discursos, ensaia a repetição de arrazoados desmentidos pela história recente. Não sabendo como fazer oposição a um governo que completa seu oitavo ano cercado por popularidade recorde, e sem idéia de como restabelecer o prestígio de seus mais ilustres quadros, ao tucanato restaram os factóides na imprensa e a esperança no ativismo judiciário.

Insistindo em ignorar que um novo paradigma econômico reclama um novo paradigma político, com um Estado forte, dotado de poder econômico e capacidade, para fazer cumprir as leis e regulamentações que estimulem o crescimento econômico com justiça social, sobra a José Serra a defesa de um “Estado musculoso que não se pareça com um lutador de sumô”. A direita, convenhamos, já foi bem mais feliz em metáforas.

O que o leitor lerá, até outubro, nas colunas da imprensa corporativa é tão previsível quanto a sucessão de dias e noites. O desequilíbrio do setor público será apresentado como resultante do modelo de intervenção do Estado na economia. O único problema é que, ao contrário da gestão neoliberal, não há qualquer evidência de exaustão macroeconômica. Na linha inversa do que afirma o credo conservador, o Estado não perdeu força como agente de desenvolvimento em uma economia complexa. Quem se mostrou um estorvo ao progresso, em razão de uma interferência caótica na vida das pessoas e das empresas, gerando privilégios para setores improdutivos, foi o mito do mercado como mecanismo capaz de regular-se a si mesmo.

Como repete incansavelmente o presidente Lula, a mudança na orientação da política econômica salvou o capitalismo brasileiro dele mesmo, democratizando seu funcionamento, a fim de sair de uma crise que parecia interminável. Manter as linhas mestras do atual governo corresponde a seguir o desafio a que se propôs Keynes, e ao qual devemos dar continuidade agora devido ao caráter cíclico das crises capitalistas.

Serra sabe que é herdeiro de um legado assustador. O governo ao qual se opõe foi capaz de ultrapassar o modelo supostamente modernizante e concentrador de rendas, herdado do consórcio liderado pelo PSDB, para uma etapa caracterizada pelo trinômio “crescimento-distribuição-participação”. Os critérios de escolha, em outubro, estão dados pelos êxitos obtidos pelo campo democrático-popular: retomada do desenvolvimento econômico e tomada de medidas voltadas para a redistribuição de renda e riqueza entre classes e regiões. Tudo isso realizado por atores políticos capazes de hierarquizar adequadamente as prioridades e de tratá-las dentro de um arcabouço de legalidade. Será de pouca valia argumentações que desconsiderem situações políticas novas e completamente distintas das que existiam em 2002.

A situação piora quando José Serra chama o Mercosul de farsa e ataca a ações diplomáticas levadas a cabo no atual governo. Fica claro que seu projeto de política externa seria guiado pela subalternidade aos desígnios estadunidenses e não pela realização mais plena da convivência internacional soberana. Só mesmo uma miopia conservadora, colonizada, de caráter quase religioso, pode justificar esse posicionamento.

Se a direita acredita ter alguma chance no terreno da moralidade abstrata, incorre em outro um equívoco colossal. Há algum tempo, com a inclusão crescente de amplos setores da população na esfera do consumo, o brasileiro compreendeu que toda a campanha contra o governo petista envolveu apenas um moralismo de fachada.

Sob o espetáculo midiático, a defesa de valores abstratos é feita por pessoas que sempre foram coniventes com a injustiça social. A pedagogia do cotidiano removeu argumentos que não passavam de cortina de fumaça para encobrir outros interesses. A sabedoria do senso comum já aprendeu que a pior imoralidade é condenar o povo, depois de séculos, a continuar a ser explorado, a não ter onde morar, o que comer, a viver em um estado de miséria e ignorância. E agora, José? Qual o próximo dossiê a ser apresentado como substituto a um projeto de país?

Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, colunista da Carta Maior e colaborador do Jornal do Brasil


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Yacov

O Çerra tem que QI de OSTRA e não merece nada menos que o OSTRACISMO.

"O BRASIL DE VERDADE não passa na gLOBo – O que passa na gLoBo é um braZil para TOLOS"

Yacov

Nos responda sr. Çerra: Por acaso a Prefeitura e o Governo de São Paulo não são cabides de empregos de simpatizantes e filiados do PSDB e DEM, ou todos os cargos importantes aí, são preenchidos por pessoas capacitadas, independente do partido ao qual pertencem o Prefeito e o Governador??? Não precisa responder não, sr. Çerra, nós já sabemos muito bem a resposta.

"O BRASIL VERDADE não passa na gLOBo – O que passa na gloBo é um braZil para TOLOS"

Yacov

O Zé Burranha discutiu com o Heródoto??? Agora o Heródoto subiu um pouquinho no meu conceito, pensei que ele só batesse boca com o pessoal das esquerdas. Mas o Çerra agora deu para falar que "o PT faz loteamenteo de cargos, é o seu novo mote. Ele esquece que o PT recuperou as agências reguladoras (ANATEL, ANA, ANEEL, etc), os fundos de pensão e os bancos públicos, além das empresas energéticas e da Petrobras, com nomeações políticas, é obvio, mas de dirigentes qualificados e com experiência e capacidade técnica. Basta ver o resultado". Quando o PT faz isso, eles chamam de "loteamento e aparelhamento", quando eles fazem é preenchimento de cargos de confiança. (cont.)

"O BRASIL VERDADE não passa na gLOBo – O que passa na gloBo é um braZil para TOLOS"

alex

SERRA: FARRA DOS PEDÁGIOS É "TROLOLÓ" PETISTA
http://www.youtube.com/watch?v=zSg3lhAim3g&fe

Jairo_Beraldo

O Zé diz que Dilma deveria pedir desculpas pelo suposto "dossiê". Qual dossiê? O Zé estaria senil?

Jairo_Beraldo

Pena que meu primeiro comentario não fora aceito…mas tudo em ordem….agora findando o segundo bloco, o Zé disse que a materia prima vai para os chineses processarem…quem vendeu a Vale? Quem?

Jairo_Beraldo

O frigorifico quebradoao qual fora comprado por um brasileiro, é o SWIFT…usaram dinheiro do BNDES….mas por outras vias, dizem investigadores da PF!

Jairo_Beraldo

O Zé disse em letras garafais…LULA VENDEU BANCOS…pelo amor de DEUS,,,quais bancos ele vendeu?..LULA, vossa excelencia vendeu algum banco em CAETÉS? Por favor, me esclareça!

Jairo_Beraldo

Ver o Heródoto bater boca com o Zé, foi demais…ainda vou voltar a ter respeito pelo herodoto quando era junto ao Nassif e PHA?

Jairo_Beraldo

Finalizou o primeiro bloco..ele pode mais…muito mais…disse que fora ministro da saúde e do planejamento, que pode seguir MUITO MAIS o que fez Alcenir Guerra e Adib Jatene, no PSF…mas AGORA? Não fez nada pelos alagados do Jd Romano, fara á quem?

José Paulo

Dos “argumentos” contra Dilma que o tucanato irá usar, o que eu mais gosto é o de que ela não tem experiência anterior. Querem transformar a Dilma numa espécie de universitária recém formada que não tem nenhum registro em carteira para se candidatar um bom emprego. No entanto, o presidente Lula, no alto dos seus 80% de aprovação na condução do executivo federal, é a melhor prova que não é exatamente a experiência anterior que conta, mas a sensibilidade para escolher a política econômica, social, estratégica (áreas onde a ex-ministra até hoje cansou de deitar e rolar) e, claro, sensibilidade política e intuição para a escolha das pessoas certas para os lugares certos. De que adianta a experiência anterior do Serra na área da privataria, na área de repressão a movimentos sociais legítimos, na brutal falta de sensibilidade humana e política de um sujeito que se notabilizou por dividir o próprio partido, a ponto de não ter hoje nem um Aécio Neves, nem sequer um coroné Tasso Gereissati como vice?! Ele fala que esta é a sua última chance, mas pelo jeito o caso está mais para um último e agonizante suspiro…

Guilherme Scalzilli

Medinho

Ainda não consigo enxergar a movimentação golpista que tentaria impedir a posse de Dilma Rousseff. Esse jornalismo panfletário que assusta alguns comentaristas apenas repete o padrão dos últimos oito anos. Sim, é antidemocrático e articulado; mas não é novo.
Golpes não se constroem com escorrimentos biliares de algumas famílias midiáticas em seus castelos mal-assombrados. Falta-lhes apoio popular, e elas sabem disso. Sua estratégia é consolidar uma minoria coesa e enraivecida, que sirva de “vanguarda” para futuras mobilizações, digamos, saneadoras.
Por enquanto, dossiês e tribunais são meros factóides para pautar os debates eleitorais com temas úteis às pretensões de José Serra. E o pior é que essa interpretação nos parece amena e até aceitável, perto das alternativas.

Jairo_Beraldo

Benditas sejam suas palavras…

Jairo_Beraldo

Deixa ele ganhar o dinheirinho sujo, Carneiro…não vai lhe servir para nada!

    Gerson Carneiro

    É que acho intrigante, a pessoa segue vários comentaristas, inclusive a mim, mas nunca falou nada, e colocou uma foto que lembra a figura do tal Onésimo. Daí eu pensei: mas será o Benedito?

Salomão

O JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO PUBLICOU UM ARTIGO SOBRE A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS SOBRE ARRECADAÇÃO DE DÍZIMOS QUE ULTRAPASSA AS CIFRAS DE R$1,4 BILHÕES DE REAIS AO ANO PARA A IURD(IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS). SÓ A IGREJA DE GUARULHOS-SP FATURA ALGO EM TORNO DE R$200 MILHÕES DE REAIS AO ANO. QUEREM BARRAR O PROJETO DA TV RECORD DE SER O 1º LUGAR NA TELEVISÃO BRASILEIRA!

voxetopinio

"O que o leitor lerá, até outubro, nas colunas da imprensa corporativa é tão previsível quanto a sucessão de dias e noites."

E esse leitor aqui odeia falta de inovação, de criatividade. O antigo repaginado, resignificado me faz bem, mas o antigo outorgado tal qual era, sem reflexão e crítica? Afata de mim esse cálice.

Ivan Moraes

Nessa encruzilhada em que se encontra, recomendaria ao candidato José S(ó)erra uma reflexão sobre esse belo poema de Carlos Drummond de Andrade (que poeta visionário!), na voz de Paulo Diniz (link do YouTube) : http://www.youtube.com/watch?v=R_4NS50okUc

PT Saudações,

Ivan Moraes

PS: Se quiser a resposta do Para Onde, posso dar algumas dicas…

    carmen silvia

    Quando li o texto do Gilson(brilhante como sempre)me veio a cabeça justamente esse poema do Drummond;"e agpra José José para onde….." Bem lembrado Ivan.

José Maia

A última frase é lapidar! Parabéns pela análise exemplar.

    Jairo_Beraldo

    Brilhante…sem retoques…afinal é essa a grande especialidade do Zé…dossiês! Projeto de país, nunca! Só o pessoal!

Salomão

A IMPRENSA MARROM GOLPISTA BRASILEIRA, SONEGA A NOTÍCIA, APOIA O CANDIDATO DE DIREITA COMO SERRA E TENTA ATACAR DILMA E O PT. A RAIVA DA IMPRENSA MARROM CONTRA O PT(PARTIDO DOS TRABALHADORES) É PORQUE O PT É UM PARTIDO POPULAR, DE ESQUERDA, DE CUNHO SOCIALISTA, MODERADO, QUE CHEGOU AO PODER DE FORMA DEMOCRÁTICA, PELO VOTO POPULAR DA MAIORIA DO POVO BRASILEIRO.

Guanabara

Dilma é candidata à Presidente. José Serra e Marina se candidatam ao cargo de Governador Geral.

Gerson Carneiro

Alguém saberia dizer quem é Leonardo Ramos, ou Leonardo_ra1805?
Tem 0 pontos; não comenta, mas há tempos segue um monte de gente.

Leonardo, dê o ar da graça. Não passe a impressão que você é um araponga e está a serviço do pessoal do gentequemente.

Zé Povinho

http://www.portalcorreio.com.br/noticias/matler.a

Segunda, 21 de Junho de 2010 – 09h33
STF julgará a legalidade do programa Acelera Paraíba

A lei que criou o programa Acelera Paraíba, no governo de Cássio Cunha Lima(PSDB-PB), será objeto de análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na sessão da próxima quarta-feira, os ministros da Corte vão analisar pedido de liminar para suspender os efeitos da lei.

O governo da Paraíba questiona o fato da lei ter sido criada para beneficiar uma pessoa apenas, no caso o piloto de automobilismo, na categoria Stokc Car, Valdeno Brito, amigo do ex-governador Cássio Cunha Lima e agraciado com R$ 1.000.000,00.

O relator do processo é o ministro Ricardo Lewandowski. O governo da Paraíba alega a quebra dos primados da impessoalidade, moralidade, igualdade e proporcionalidade. Sustenta que a norma questionada originou-se de medida provisória editada pelo ex-governador para beneficiar, preponderantemente, uma só pessoa física, seu amigo e piloto de automobilismo da categoria de stock car.

Para a Advocacia Geral da União ( AGU), constitui claro indício de desrespeito aos princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade administrativas, o fato de uma lei estadual direcionar a obtenção do incentivo fiscal, na forma de antecipação de ICMS, para piloto paraibano que obtiver a melhor colocação no campeonato de stock car.

“Sem maiores esforços constata-se que ao elaborar a norma o legislador tinha prévio conhecimento de que apenas um único competidor, na categoria stock car V8, preencheria os requisitos necessários para o recebimento dos recursos captados, por antecipação junto aos contribuintes do ICMS’, afirma a AGU em seu parecer.
Do Lana Caprina

Paulo Roberto

Sob implosão, Serra levará consigo o que tem de pior no cenário político nacional. Acho que esta eleição será uma verdadeira profilaxia desses políticos daninhos ao povo brasileiro, verdadeiros vermes, uma infecção.

Carlos

Esse Zé é mesmo uma simpatia !
Olhem só como ele é fotogênico.
Por isso, merece governar o Brasil .
Só por isso. Porque programa de gopverno ele não tem. Nem vice.

Dias Melhores

Muito, mas muito bom mesmo.
Parabéns Gilson.

Gerson Carneiro

E o que é pior: o PSDB fez de São Paulo sua cara e semelhança.

São Paulo precisa melhorar sua imagem. Urge renunciar ao pensamento de que é maior e mais importante do que o Brasil, ou permanecerá politicamente isolado. Essa ideia separatista ficou evidenciada quando o Serra, isoladamente, fez questão de promover evento para sua posse de governador no mesmo dia e horário da posse do presidente Lula.

Quando São Paulo se sentir integrante da Federação sim, São Paulo será grande.

    Jairo_Beraldo

    Mas o problema, é que paulista acha chique votar na direita!

Railan

Será um merecido fim de carreira né, josé?

André Luiz Alves

Parabéns Gilson Caroni pelo excelente artigo. É a mais pura verdade.

Antonio Lyra Filho

O incrível ´que ainda existam pessoas que desejam votar em Serra.

O que faz uma pessoa votar em Serra?

Porque mudar o que está indo bem?

francisco.latorre

pedagogia do cotidiano..

sabedoria do senso comum..

..

aí não tem pra ninguém. não mesmo.

..

Claudio

O José está sem saída no campo da realidade. Temo muito, porém, a cortina de fumaça que a mídia está criando. Nunca vi nada igual.

Se este sujeito ganhar montado nessas ideias, será um Deus-nos-acuda. Não quero nem imaginar…

    Jairo_Beraldo

    É mais fácil o urubú de baixo urinar na cabeça do de cima em pleno voo, Claudio.

Mauro

O jogo está em xeque, a mídia e o Zé não conseguem um discurso ou um programa que seja melhor ao que o Presidente Lula implementou no pais.
Os programas que levaram o pais a um novo patamar só serão continado com a eleição de DILMA,disso eu não tenho a menor dúvida.
O PSDB,sem o Serra deve reorganizar-se e fazer um profunda reflexão.
Dilma deve aproveitar o inicio de governo para realizar duas reformas: A politica e a tributaria.

Polengo

Mas…
será que o serra sabe mesmo o que é estado?
ele sabe o que é quintal, isso dá pra ter certeza.

    Jairo_Beraldo

    Claro que sabe…ele é ex-governador do estado de SP. O Zé não é um qualquer…amigo do FHC, Roberto Freire, …. ôxente…de quem mais?

renato colombo

Azenha. O grande temos que passa a assombras o povo brasileiro e de que: caso foi eleito presidente, o Serra vai cumprir o que Lula garantiu ao BRASIL – a realização da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpiadas do Rio de Janeiro, em 2016. A politicagem que o TUCANOS e os DEMOS estão fazendo em São Paulo, ao dizer que o Governo Federal está faltando com a palavra em não direcionar verbas públicas na remodelação do Morimbu é caso de não acreditar. Penso quwe você, comk formador de opinião deve, a partir de agora, alertar o público brasileiro desse golpe que estão tramando. Depois de São Paulo, a goram dizem o Curitiba e Porto Alegre até agora não aopresentaram projetos convincentes. Vamos denunciar toda essa maracutaia dos DIREITISTA. Ou seja, até pode acontecer esses dois eventos esportivos no Brasil, mas eles farão de tudo para que dê tudo errado, só para melar.

Anderson

Um quadro de baixo nível está sendo veiculado por aquele programa de quinta categoria chamado Pânico na TV.

Um quadro de baixo nível está sendo veiculado por aquele programa de quinta categoria chamado Pânico na TV.

Nele, os humoristas vão atrás de um camarada que machucou um dos membros da trupe.

Não defendo o que o cara fez; mas o humorista pediu ao ir à periferia de Buenos aires tirar sarro das pessoas que estavam por lá.

Reitero que não há justificativa para agressão física, mas esse quadro só serve para atiçar uma rivalidade incitada pela mídia serva dos interesses do capital.

Interessa a ela que a América Latina permaneça desunida.

Julgar 40 milhões de pessoas pela atitude de apenas um indivíduo é ridículo.

Se eu fosse a comunidade argentina no Brasil entraria com um processo contra esse programa de baixo nível por incitamento ao ódio.

Frases do tipo "como bom brasileiro, não confiamos nos argentinos" servem ao interesse de quem??

Alguém já fez-se essa pergunta??

José Martinez

Continuação. Tivemos, então a certeza, que a Bolsa Família se destinava a pessoas com reais necessidades e que o ato não era demagógico, pois, se assim fosse, qual político iria se importar com tão pequeno número de votos? Diante desse relato, só nos restou, felizmente, O ALEGRE choro da SOLIEDARIDADE.

José Martinez

Na linha do amigo João Marcelo sou testemunha de um fato acontecido comigo e minha mulher no interior da Bahia, antes das eleições de 2006. Perdidos numa estrada, paramos para perguntar a direção numa barraca que vendia bananas. Uma senhora humilde que esperava condução para o lugar que procurávamos, nos disse que ia prá lá. Nós, então lhe oferecemos carona. Ao entrar no carro e como gostamos de conversar com as pessoas do povo para sentir o que elas pensam (opiniões mais puras e sinceras que a de muitos letrados), lhe perguntamos em quem ela ia votar. Palavras da sra. Olha gente, tô doente, tenho dificuldade de caminhar, mas esteja como estiver, saio da cama pra votar no Lula. Esse homem é o responsável, que meus netos, pela primeira vez possam comer frango 3 vezes por semana, pois recebo a ajuda da Bolsa Família. Pensamos que a sra. vivesse em uma comunidade com muita gente. Mas pasmem, vivia numa ilha com não mais do que 15 famílias e todas recebiam a ajuda da B.Família. (continua)

Artur

O que faz um photoshop. O cara tá um bagaço e aqui parece um guri (careca é lógico).
Quantas horas de trabalho o artista gastou ?

    @francelino

    Quando vc fizer uma pesquisa no google e ele estiver fora do ar, já vai saber. O photoshop que o "artista" usa fica tão pesado pra dar um bom aspecto àquela fachada rança que rouba memória dos servidores do google… Só pode!

Sagarana

Como já diziam os fascistas…

Jairo_Beraldo

O Zé, que se considera um estrategista magistral, dará mais um tiro no pé. Quer trucar o DEMo, para que cesse a pressão pela cadeira de vice, mas só vai conseguir com isso, irritá-los ainda mais.
Os tucanos precisam do tempo de tv do DEMo. O DEMo precisa de tudo dos tucanos, já que está praticamente em extinção e conseguirá eleger apenas deputados e alguns senadores.

Benfica

Azenha,

Considero o texto uma verdadeira bomba atômica eleitoral praticamente não deixou pedra sobre pedra se fosse postado num site conservador seria sumariamente censurado sem demover uma palavra um verdadeiro nocaute argumentativo,

Vamos usá-lo na militância.

– Muito obrigado professor !

Marcelo Fraga

Não vai ter graça a Dilma ganhar por W.O…

IV Avatar

Que texto imperdível, vamos divulgar isso ao máximo
Mais um torpedo da nossa guerrilha internética contra estes brucutus demostucanos

Milton Hayek

Que tais os nossos amigos Dvoaraque ou Ubaldo como vices do Serra???

Fátima Sousa

Os funcionários públicos de SP estão rindo á toa a cada pesquisa. A vingança demorou mais chegou ! Chupa governo tucanalha.

nxradio webradio | musica & arte & design & mundo & pessoas & momentos » sempre foram coniventes com a injustiça social

[…] http://www.viomundo.com.br […]

silvia macedo

Os artigos de Gilson Caroni melhoram a cada dia que passa. E a cada dia que passa o bom escritor alia-se ao analista político inteligente .

Globo UM

Globo Um nasceu de uma vontade imensa de falar a verdade doa a quem doer.
No mundo da globalização estamos cercado cada vez mais com notícias mentirosas que nos levam ao pensamento único e tendenciosos.
No globo Um você fica sabendo da verdade e não mais do que a verdade.

http://www.globoum.com/

Marat

Serra está com a Globo, com a Bandeirantes, com o SBT, com o Estadão, com a Folha de São Paulo, com a revista Veja, com a TFP, com a Opus Dei, com o PFL, com o Cansei, com o Instituto Millenium, com os EEUU, com Israel, com os especuladores e com os fascistas de SP… ou seja, um cara assim, tão mal acompanhado não merece ser presidente de um importante país… Regina Duarte et caterva, agora sim, deveria ter medo de um sujeito assim!!!

Paulo Belem

do Site Vermelho

Favorecimento à TV Globo deverá ser denunciado à ONU

Por Helio Fernandes, para o Tribuna da Imprensa

Caminha para seus capítulos finais a mais espantosa novela da vida jurídica nacional: o caso da usurpação da antiga TV Paulista por Roberto Marinho, durante a ditadura militar, quando ele se sentia à vontade para fazer o que bem quisesse, acima da lei e da ordem.

Leia: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=6

Elton

O problema de Serra é que ele só pensa em si mesmo. Faz inimigos dentro de seu partido, por onde passa é desagregador. Seu único projeto é ser mais sobre os outros. Numa carreira corporativa já teria tantos inimigos que ficaria difícil arrumar emprego.

Sebastião Vannucci

O Pig continua atuante em favor do Serra e de maneira escandalosa. Vocês já devem ter visto a foto do sacripanta em uma revista de circulação nacional desta semana? E a Pose? Ele acha que ainda engana os outros! Só mesmo um trouxa é que não vê que aquilo ali é pura fachada. Ele e seus asseclas estão pouco se lixando para o Brasil. Vamos esperar Outubro e dar uma resposta adequada a este pessoal.

maria

É mais o PIG esta tão desesperado com isso que estão perdendo o senso do ridículo e esta cada vez dando mais medo que eles tomem ou apóiem soluções não ortodoxas para chegar ao poder

pereira

Mas ao serra oportunidade não faltaram, foi ministro, prefeito e desgovernador, falando assim é facíl, mais o cara foi prefeito e desgovernador da cidade e do estado mais rico do Brasil, e o que o serra fez, só mentiras na televisão.

João

O Zé Pedágio quis tanto o poder que se esqueceu de:
a) Não se chega ao poder sozinho: logo, não é possível ser Presidente e ser um desagregador truculento como ele é;
b) Há que se ter um projeto de país para querer ser Presidente. Uma coisa é ser Prefeito e Governador de São Paulo (que fazem a Revolução de 32 todo dia), outra é ser o mandatário maior de uma nação continental, plural, contraditória como o Brasil.

Zé Serra tanto lutou que conseguiu: é candidato a Presidente de novo! E agora José?

Rosangela

Olá João Marcelo…é a primeira vez que ouço…ou melhor leio (rs) alguém que realmente tem o que falar sobre a Bolsa Familia…que vive e convive…muito embora um grande amigo, (Jairo Beraldo) já tentou me convencer que funciona…mas sempre relutei em acreditar…por não ser isso que vejo em sampa…
Fico imensamente feliz de saber sobre sua formação, garra e acima de tudo força de vontade.És orgulho p nós professores.
Sou muita grata a este aprendizado que vc me proporcionou.

william porto

A direita esta, me desculpem a expressao popular, como merda na agua, perdida, buscando factoides e tentando usar as tecnicas golpistas da UDN, o problema e que a UDN tinha Lacerda, Aliomar Baleeiro, Bilac Pinto,,,,, uma banda de musica extraordinaria, enquanto os tucanos so possuem o coronel tasso, o criador de cavalos guerra, o robusto ex-comunista e agora funcionario em sampa, freire, rodrguito maia, aquele que era intimo de arruda panetone, sir roberto jefferson eytc e coisa e tal. Um time mediocre e ridiculo. O lider desse time deve ser o impoluto Sir Roberto Jefferson, ele quer indicar o vice. Vai ser lindo.

Gerson Carneiro

A situação dele está tão complicada que todos estão se esquivando.
Nessa campanha ele já beteu o recorde de ter tido até agora 22 indicações para vice em sua chapa, mas nenhuma vingou. E pelo andar da carroça vai acabar sendo o vice de si.

    Francisco

    Do jeito que vai, o caminho para ele, na falta de projetos melhores para o País, será a criar o MSV – Movimento dos Sem Vice.

    Jairo_Beraldo

    E do MSP – Movimento dos Sem Presidencia

    Marat

    Quando aparecer o candidato a vice, de número 171 aparecer, ai sim, será o escolhido!

    Gerson Carneiro

    Ou o de número 45, que tem a mesma simbologia.

    Jairo_Beraldo

    Sim…sua sombra!

    Polengo

    Os que ele quer, estes não querem de jeito nenhum.

    Os que querem, não pega bem, porque um foi preso, outro passa bola, e por aí vai.

    Isso é que é um belo círculo de amizades, e de confiança.

João L. B. Penharvel

Serra me lembra o Salieri do filme Amadeus, invejoso e pérfido, mas acaba no ostracismo depois de uma suposta vitória, a de Pirro, claro.

Carlos Ribeiro

Minha nossa!! É de tirar o fôlego! Parabéns Gilson Caroni.

Fred Oliva

Mas, Professor… É isso mesmo.

Não é à toa que Serra e seus comparsas midiáticos, apelam para Bolivias e dossiês.

Eles não tem o que falar. Simples assim…

João Marcelo

Sou filho de lavradores, meus pais vivem da roça e moram num povoado de cerca de mil habitantes, zona rural do pequenino município de Jatobá, interior do Maranhão. Assim como a maioria daqueles habitantes, todos votamos contra Lula em 2002, todos tínhamos medo das medidas que ele poderia tomar. Pouco tempo depois veio-nos o arrependimento por termos cometido tamanha asneira. O resultado das práticas do governo Lula eram visíveis naquele pequeno povoado. O pobre passou a consumir, levantar uma casa, comprar uma cabeça de gado, comprar uma motocicleta, a ser gente. E isso não foi apenas em função do bolsa família, foi sim em função de outros projetos do governo federal, como por exemplo o pronaf e outros que colocaram dinheiro pra investimento na mão do trabalhador. Com o governo Lula eu e meu irmão tivemos a oportunidade de fazermos uma faculdade através do Prouni, ou seja, daqui a 2 anos o Seu Pedro e dona Celina terão na família um advogado e um médico, coisa que eles nunca imaginaram. E isso foi graças ao Lula. Em toda a minha família não tem ninguém com curso superior, ninguém. Fico indignado quando vejo alguém fazer críticas ao bolsa família. Eu tenho 3 irmãs que recebem esse benefício. Meus cunhados, analfabetos, vivem da roça, e roça pode dar alguma coisa ou não, depende sempre da vontade de Deus em mandar ou não chuva. E com o dinheiro do bolsa família minhas irmãs podem alimentar seus filhos menores e garantir que eles vão pra escola de barriga cheia. Como ser contra a programas sociais como esse? Viva o novo Brasil do povo feito pelo Lula! Viva a Dilma, nossa futura presidenta!

    hugo werle

    João Marcelo, sua história é comovente. Conheço história semelhante, a diferença é que o João é o pai e o analfabeto, mora no Distrito de Nossa Senhora da Guia em Cuiabá Mato Grosso. Ele votava contra o Lula, seus filhos se formaram em agronomia e em Comércio Exterior com bolsa do PROUNI. Hoje ninguém na familia admite que alguém fale mal do Lula e todos votarão na Dilma. Não fosse o PROUNI, hoje seriam "sem terra" atormentando a vida de outros. Abraços e sucesso na vida.

    Roberto Decanine

    João Marcelo! parabéns prá vc. e família, peço que esse depoimento seja publicado em todos os blogs progressistas prá nossa população tomar conhecimento dessas maravilhas proporcionadas pelo Lulla. Passo a vc. alguns desses: blog da cidadania, blog do luis nassif, blog da dilma, blog do ricardo kotscho, blog do rodrigo viana, blog do paulo henrique amorim. blog do brisola neto e muitos outros que conhecerá acessando esses. abraços.

    Roberto Decanine

    João Marcelo! seu depoimento é muito importante prá nos, povo brasileiro, e precisa publicar isso em todos os blogs progressistas, a saber: blog do paulo henrique amorim, do mello, do kotscho, da dilma, dos amigos do presidente, do cidadania, do luis nassif, do rodrigo viana, do brizola neto e muitos outros que ao longo de sua navegação, conhecerá.

    Glecio_Tavares

    João, continue escrevendo, voce vai inspirar muitos.
    Eu criei uma frase para o bolsa familia.
    Existem dois tipos de miseráveis, os que passam fome e os que não ligam.
    Com o bolsa familia vamos exterminar o primeiro tipo, e votando na Dilma vamos deixar o outro tipo esperneando e rosnando. hahahaha. Viva o Brasil de Lula.
    Imagina quantos podem ainda ter chance de mudar a história de suas vidas? Graças a Deus a iluminação chegou ao Brasil, o povo acordou e descobriu os verdadeiros interesses da globo.
    Vamo que vamo, funhanhar essa oposição.
    Dilma 2010

    carlos anselmo

    salve, joão marcelo,
    parabéns pelo depoimento e dilma neles em outubro.

    abçs

    Jairo_Beraldo

    Espero que não tenham um retrocesso, votando no Zé, com medo da Dilma.

A. S. Braga

Professor,permita-me fazer minhas tambem a sua sabedoria expressa acima. Grande abraçco! A.S. Braga

Hélio Jacinto

"E agora,José"?
Serra perdeu o Bonde da história, esta embarcando em 2010, imaginando que ainda esta em 2002.
Serra vai ter um fim melancólico, melancólico e merecido para este Politico decadente, sem ideias, que sobrevive fazendo dossiês sobre adversários políticos, por não ter capacidade de combater nos campos das ideias.
A carreira politica de Serra se aproxima e junto com ela a de certos políticos manjadissimos, que irão acompanhá lo na derrota que se aproxima.

Deixe seu comentário

Leia também