Frei Betto: A Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hétero

Tempo de leitura: 2 min

Os gays e a Bíblia

por Frei Betto, em Amai-vos

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos.

No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as “pessoas diferenciadas”…).

Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc).

No 60º aniversário da Decclaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela “despenalização universal da homossexualidade”.

A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu Catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos.

Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hétero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina.

São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil. A urgência de uma lei contra a homofobia não se justifica apenas pela violência física sofrida por travestis, transexuais, lésbicas etc. Mais grave é a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a cultura da satanização.

A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que “quem ama conhece a Deus” (observe que João não diz que quem conhece a Deus ama…).

Por que fingir ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre, como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?

Ora, direis ouvir a Bíblia! Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita seria estranho aprovar o homossexualismo. Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os “eunucos de nascença” (Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe para verdadeiramente seguir a Jesus.

Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão e censurava o empréstimo a juros. Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos?

Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados.  A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

marcia

Quem não tiver pecado atire a primeira pedra!!

julgar e descriminar isso é que é pecado

juh

Meu,eu fico assustada com tudo que vejo por aqui.Aonde a humanidade vai parar com tanto 'achismo' com tanta teoria de tudo?
Tudo na teoria fica bonito e fácil de praticar.Eu sou Cristã amo a Deus acima de tudo.E fico pensando o que Deus deve pensar a respeito de gente tão vazia e tão fútil?
Deus nos AMA independente de cor,raça,opção sexual,credo,crença ou se não cre em nada.
Quando Jesus morreu na cruz,Ele não morreu pelos brancos,ou pelos héteros,ou pelos católicos,Ele morreu pela humanidade como um todo,engloba TODOS.Não há um único povo a ser escolhido.
É bom lembrar que Deus ama o pecador e não o pecado,mas Ele não te exclui por pecar,ou pelo que a sociedade julga pecado.
Quem disse que há um padrão a ser seguido?'Você tem que ser de determinada doutrina ou não vai pro céu,vc tem que ser assim ou assado se não vai pro inferno'…
Quem vai julgar isso um dia é Deus,nós somos leigos por mais que leiamos a Bíblia e vivemos o evangelho sempre vamos ser falhos,é da nossa natureza humana.
Será mesmo que Deus na sua infinita misericórdia condenaria um filho dele ao inferno eternamente por ele amar alguém do msm sexo que ele?
Sendo que Deus É amor?
Todas as opiniões aqui são mt tendenciosas.Prefiro a imparcialidade e pensar que Deus nos ama com todas as nossas limitações.
Que mal há em amar?Não está fazendo mal a ninguém…a não ser pras pessoas pré-conceituosas.
Porque será que tem gente q se sente tão ofendido com um homossexual?Será que no fundo ele não quer ser igual,mas sente esse repúdio por não ter coragem?!
Acho que as pessoas tinham que se amar mais,se respeitar mais
Ama teu próximo como a ti mesmo.!!!E pronto,o mundo seria bem mais facil de se viver.

Victor

Louváveis as intenções do Frei Beto.
Mas honestamente, por ser homossexual e não-religioso, soa-me anacrônico o discurso bíblico e a defesa da diversidade sexual.
Não consigo perceber que seja positivo o fato da Igreja, na catequese de suas ovelhas, não mais instruir seus fieis a discriminação e, ao mesmo tempo, se omitir frente a atos tipicamente homofóbicos?
Qualquer omissão, a meu ver, é consentimento!!
Precisamos retornar à História e perceber o quanto as perseguições à homossexuais e lésbicas foram alimentadas pelo discurso religioso cristão.

Marcos

Se o cara é homosexual é opção dele e deveria ser algo particular e pessoal sem exposição ou alardes excessivos.Agora fazer passeata,gritar,espernear,querer que as pessoas aceitem isso na marra e mostrar pra crianças que isso pode ser bom e completamente saudavel,ai é querer demais num Pais católico preconceituoso e sem educação como esse.A população daqui é muito ligada a religião e ai é um ponto que destrói o pensamento livre.Se vc ver um Gay,lésbica ou alguem diferente daquilo que te ensinaram quando pequeno que é normal,ai as pessoas já olham com olhos de reprovação e até nojo,sim nojo!!!!!! Quantas vezes ja ouvi isso….''nossa que coisa nojenta''…Todo mundo diz que é normal ser diferente,mas só pra quem é,não pra quem diz,porque na minha familia não..mas na dos outros tudo bem..isso é verdade e todos sabem disso.O que não pode é deputado brigar pelas minorias que interessam a sua (re)eleição e deixar as outras pessoas e assuntos importantes de lado,isso sim é discriminar quem não concorda com seu pensamento.Todos sabem que a igreja é a maior empresa do mundo e a maior mafia tambem,não sei porque estranhar a reprovação dela,se os que a comandam não podem ganhar nenhum centavo com o homosexualismo,até porque sempre demonizaram essa pratica e agora não podem voltar atras.O que não pode tambem,é Gay querer que suas preferencias sejam aceitas na marra e essa exposição toda seja vista como comum.Se eu gosto de azul,porque alguem vai me forçar a gostar de vermelho na marra,vai dizer que vermelho é ótimo..que tenho que usar,pintar minha casa,comprar meu carro dessa cor.Eu não vou as ruas fazer passeata pela cor azul,simplesmente porque todo mundo tem direito de gostar daquilo que agrada a si mesmo.Não é impondo um opinião e opção que todo mundo vai ter que aceitar..esse assunto ja ta demais…ja passou do limite..temos coisas mais importantes pra nos preocupar…

    Matheus

    Acho que você não entendeu a proposta do texto, tampouco a da Parada Gay! Elas pedem o fim da violência e o apoio à igualdade de direitos entre os casais, ninguém quer transformar ninguém em gay, apenas permitir uma existência pacífica e de igualdade de direitos e possibilidades. Por meio da visibilidade é que a Parada do Orgulho LGBT busca isso, se as pessoas verem que somos muitos, somos iguais, estamos em todos os cantos e segmentos da sociedade, podem nos ver com menos pré-conceitos e com mais simpatia, a fim de que conquistemos leis que protejam-nos de ódios fundados em ignorância.
    Deputados não me parecem estar brigando por minorias, mas contra elas, no intuito de manter seu já sedimentado eleitorado, que em sua maioria são contra a homossexualidade. Você, por mais que pareça criticar o pensamento bitolado dos cristãos, não age de forma diferente, apresentando os mesmos preconceitos.

Polyanna

A verdade é que não dá pra perder tempo falando o que Deus acha sem ter conhecimento da biblia.
Se querem saber sobre Deus e o q ele diz sobre homossexualismo, LEIA A BIBLIA primeiro! Depois tirem suas proprias conclusõess antes de falar q os cristão são homofobicos!
Que na biblia descreve como reprovação de Deus é fato mas compreender as coisas de Deus é só pra quem lê a biblia e crê naquilo q ela tem como verdade absoluta.

Leider_Lincoln

Esse pessoal todo que está aqui despejando homofobia "cristã" foi o trolleiro que trouxe do Montfort?

george

a igreja precisa encarar e um espelho, e vera a podridao em que se encontra, ja a muito tempo.
padres, bispos, cardeais homosexuais, pedofilos,
papa usando o pretenso peso de sua autoridade, ou representatividade para negociar com governos, eleger presidentes, mas sempres com interesses escusos.
nao se ve trativas convicentes e praticas, para ajudar paises na africa, questionar paises poderosos a negociar com paises pobres, e invadidos , onde sao levada a morte e a miseria.

Jorge

Quem vê os comentários dos que condenam a homossexualidade podem até pensar que eles não têm um ente querido homosexual né?
Qual náo seria o choque ao saber que um filho, um irmão, um tio, um pai, uma mãe, um melhor amigo é gay?
Tenho normalmente "medo" dos mais radicais, pois geralmente são estes, os mais enrustidos!

Jorge

Nas portas dos banheiros masculinos, é verdade, têm muitos gays se expondo, colocando o nr de cel para sexo casual, mas, tbm vejo, ao lado desses anuncios, outros de homens heterosexuais oferecendo suas mulheres para outros homens, dizendo que curtem o esquema.
Ninguém, na verdade, sabe da sexualidade de ninguem.
Conheco um ex-policial, atual guarda-costas que praticamente, numa conversa em que ele estava alto, assumiu que pratica swinge (é assim que se escreve?) pois, é, frequenta clube de swingues e disse que os clubes vivem lotados, disse que atualmente os homens, sabendo que serão "cornos" resolveram "assumir" e participar" (palavras dele)
Não digo que condordo com nada disso, somente acho muita hipocrisia querer dizer que somente os gays são promíscuos.

Jorge

O amor VERDADEIRO a Deus só poderá vir e tão somente dos heterosexuais?

    Naor

    Sim.

Jorge

Um homosexual não pode, então, amar Jesus e ser cristão?

    Naor

    Não.

    Olegário

    Só quando abandonar as práticas sodomitas e viver em castidade.

OLegário

Meu Deus! O que estou lendo por aqui ! Convém lembrar que os homossexuais são filhos do demônio e que a sodomia é um pecado terrível que clama aos céus a vingança de Deus.
Fiquem com Deus e divirtam-se

    Charles

    Outro exemplo de pregação que, em um estado realmente Laico, deveria ser proibida por lei de ser difundida por organizações religiosas.
    É como dizer:
    "Meu Deus! O que estou lendo por aqui ! Convém lembrar que os negros são filhos do demônio(…)"
    Novamente repito:
    Homofobia tem que ser crime assim como o racismo é crime.

Marduk

Mais um excremento teológico do dito "frei".

    Polyanna

    O frei precisa ler a biblia direito ou ele esqueceu do q a biblia diz explicitamene sobre homosexualismo?
    Temos sim o direio de n concordar agora diz q é cero perante Deus? isso é heresia! Deus ama a tds sim e ele diz: vinde como esta, mas quando mais as pessoas se chagam a deus mas ele as transforma, as pessoas n permaneciam como estavam depois de encontrar jesus. Ele dizia: Seus pecados estão perdoados, vá e não peques mais. Ou seja laragr td q a biblia condena. "tome a sua cruz, negue -se a si mesmo e depois me siga". Isso são palvras de jesus. Amar n é concordar mas corrigir!

Jorge

Uma vez assisti uma matéria na Tv australiana de um casal homosexual que contratou uma mãe de aluguel na india para gerar os filhos deles (gemeos)

Quem será SALVO:

A mãe que gerou dois filhos no ventre por puro comércio, pois sabia que nem podia ao menos ver o rosto das crianças, sendo que era casada, saudável e não era miserável (materialmente falando);

ou

Os dois homens, casados, que queriam constituir uma família verdadeira, com seus próprios dnas e não viverem uma vida de superficialidades.

    Leider_Lincoln

    Será salvo, animal, quem DEUS quiser que seja. Ou acha que Ele lhe deve satisfação? Ou o caso é você achar que sabe o que DEUS pensa? É por gente como você que o ateísmo cresce!

    Paulo

    "Animal"!? É por gente como você, Leider_Lincoln, que a as reações violentas (não somente físicas) se espalham, isso sim. E qual o problema do ateísmo crescer!? As pessoas têm o direito de pensar ou será que "nenuma folha sequer se move sem que Deus queira"… aí fica a situação é mais grave. Condenar aqueles que fazer o que Ele (?) quer? Então eu posso dizer que sou ateu graças a Deus. Lembremos que a maioria das grandes tragédias da humanidade ocorreram "em nome de Deus"…

    Alexandre Soares

    Não, é por gente como você que o ateísmo cresce. Eu não gostaria de ser confundido com pessoas da pior espécie, nem por um decreto.

Jorge

Gostaria de saber qual casal será SALVO:

1 . O casal homosexual que adotou uma criança?

ou

2 . O casal heterosexual que a abandonou?

    Leonardo Ribeiro

    A salvação é pessoal.
    Cada um prestará conta de si, acredite ou não.
    Um dos benefícios da verdade é ela prevalecer, independente de que se dê crédito a ela – ou de quantos o façam.

    Jorge

    Neste caso vao depender da "verdade" do casal 1 e do casal 2, é isso?

    Leonardo Ribeiro

    Hum.., não.Penso que depende da decisão de se acreditar e aceitar as implicações da fé professada.
    Claro, por definição, tal fé não acolhe qualquer modo de se proceder.

    Polyanna

    A salvação vem pela fé naquilo q Deus nos deixou e por aquilo q fazemos. No caso da sua perg, se n houver mudança de condua diante do q a biblia tem como verdade, nenhum dos dois. A salvação não é por obras.
    Efésios 2:8, 9: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."
    Marcos 16:16­ "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado."
    João 3:5­ "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus."
    Atos 2:38­ "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo."
    Romanos 6:23: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Não podemos fazer-nos "dignos" da graça de Deus. Salvação é um dom gratuito ao indigno, ao que não merece, e todos nós estamos nesta categoria.

    Não cito esses textos como afronta aos homossexuais, mas como exemplo p tds, pois homossexualismo é pecado porem tem mtas outras coisas q heteros fazem q desagrada a Deus e q tbm não são aceitas pela biblia.

    Mário SF Alves

    Aí, Jorge, se depender de mim, salvo os dois do inferno, o que não significa dizer que concordo com um dos dois. Viver, meu caro, conscientemente falando, viver com consciência de que a morte ou a tragédia em sua multiplicidade de formas nos espreita a cada esquina, isso, por si só já é um ato heróico. Condenar… só se for a reação dos que se submetem ao esquemão conservador do casamento, gay ou hetero.
    Em tempo: Aviso aos navegantes: saiam da sombra, pois Deus (admitindo a hipótese da existência) estará sempre acima de toda a mediocridade que permeia nossa história e jamais se curvaria a quaisquer de nossos esquemas/ideologias presunçosos, mercantilistas e moralistas.

Jorge

E se os ingleses do Monty Phyton e o cientista Stpehen Hawking estiverem certos?

    Leonardo Ribeiro

    Mas a que declarações deles você se refere?
    Em Universo numa Casca de Noz, Hawking não desconsidera o Absoluto, ele está muito próximo de um deísta, embora se expresse agnosticamente.
    Agora, ele optou por polemizar.

Elizeu

Ah tá… Então quer dizer que eu, sendo hétero, não posso ter amigos héteros, é isso? Pq a amizade entre Davi e Jonatas é uma prova de homosexualismo e não de fraternidade? E pq frei Beto não citou a passagem bíblica sobre Sodoma e Gomorra?!?!

Leonardo Ribeiro

Sobre o que Carlos Alberto escreve dos costumes sociais da época de Jesus: deixou de citar que os órfãos e as viúvas formavam a “ralé” da sociedade de então. Jesus foi acolhedor com todos os marginalizados quer pela condição social, quer pela hipocrisia religiosa dominante. Mas não houve um gesto acolhedor que não tenha sido sucedido pela recomendação: “Vá e não peques mais.” Embora acolhedor, Jesus admoestava quanto ao que realmente importava: a saúde espiritual, a volta a uma relação com Deus.
Não sei que Evangelho Carlos Alberto tem em mente quando escreve que devemos encarar (todos) como filhos de Deus. Esse pensamento universalista choca-se com a compreensão de um Deus todo justiça e amor. Jesus veio para os seus (judeus) e eles não o receberam. Mas a todos os que o receberam (creram nele e reconheceram seu valor) deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus (conforme o Evangelho de João, capítulo 1, versos de 1 a 12). A salvação proposta em Jesus, embora suficiente para salvar a todos, só é eficaz para quem crê. Ora, obviamente que aquele que crê produz frutos dignos de arrependimento. As boas obras que seguem a fé. (Mas isso é outro assunto…)
Ou Carlos Alberto tem olhos malévolos ou desconsidera que a homoafetividade em discussão implica no coito carnal, a relação física entre homem e homem ou mulher e mulher. As citações quanto à amizade de Davi e Jônatas e ao centurião que apela por seu servo são exemplos genuínos de amor não carnal, sem o interesse do contato físico. É a opção de entendimento, pois não há qualquer respaldo, tanto no contexto das Escrituras quanto da doutrina que nela se encerra, para pensar o contrário. Quanto aos eunucos de nascença, Jesus está a falar sobre o casamento e que nem todos estão aptos para essa condição. Quer por volução, quer por condição imposta, quer por natureza. Ora, de onde se pode asseverar da sinonímia entre eunuco e homossexual?!
Em seguida, Carlos Alberto incorre em erros grosseiros para um frei. Faz referência sobre o Velho Testamento, desconsiderando as ordenanças específicas para o povo judeu quanto à pureza do culto e à separação das fés politeístas. E sobre odiar pai e mãe, Carlos Alberto não quer entender que seguir a Jesus, não raro, implicará no conflito doméstico (principalmente nos países onde há intolerância vilã contra o cristianismo, veja, se desejar: http://www.portasabertas.org.br), pois pai e mãe poderão ser contrários e passar a perseguir filhos. Se o amor a Jesus não for de tal sorte intenso, será impossível superar tão acerba situação.
Uma pena Carlos Alberto ter escrito isso. O movimento a favor da homoafetividade não precisa de respaldo bíblico para fazer e acontecer. Ir por esse caminho é naufragar a razão desnecessariamente. Quem deseja ser homossexual – ou apoiar tal comportamento – que o faça, mas se valer da Bíblia para tanto é perda de tempo e só faz suscitar de fatuidades esdrúxulas a manifestações vilãs e ignóbeis.
Feliz cada novo dia….

Jorge

Continuando…

4 Falam da Bíblia, Pois é, se seguirmos ao pé-da-letra, então deveríamos voltar à escravidão, por exemplo;
5 Li um comentário sobre gays no banheiro de shoppings, realmente é verdade, existe sim um certo assédio, agora alguém parou para perguntar por que eles (homosexuais) agem assim, às "escondidas" dentro dos banheiros para exercer sua sexualidade, se eles fossem livres como são os heterosexuais, se não sofressem preconceitos, será que agiriam assim, na marginalidade?
Última:
Voce aí Heterosexual, ESCOLHEU ser hétero?

    Leonardo Ribeiro

    E deveríamos arrancar o olho fora, quando este nos escandalizar!
    Cara, larga esses grilhões da ignorância!

    Feliz cada novo dia…

Jorge

É incrível como os ânimos se alteram quando o assunto é homossexualidade:
1 Os chamados "cristãos", em sua maioria, são os primeiros a condenar tal atitude (homossexualidade) como se eles tivessem este direito de julgamento;
2 Ainda tem gente que vem com aquele história de "não é natural" , como se não existissem atos sexuais entre animais do mesmo sexo;
3 Falam em OPÇÃO.
Seriam todos os homosexuais então super masoquistas por escolherem sofrer tanto?
(pois sofrem preconceito em casa, na escola, no trabalho, na igreja, no esporte e violencia física na rua)

    Jãozinho

    É verdade no reino animal é comum os coitos dos animais do mesmo sexo, porém é muito mais comum também, eles fazerem sexos com seus ascendentes e descendentes, então, o incesto é permitido?

Investigações sobre Máfia das Licitações tem quer aprofundadas | Paraná Blogs

[…] http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/frei-beto-a-igreja-nao-tem-o-direito-de-encarar-ninguem-como… […]

Charles

Afff… Ridículo, Eugenio.
Ninguem escolhe ser Homo! Assim como ninguem escolhe ser Hetero.
Ou um dia você parou e pensou
"É… acho que vou ser hetero mesmo. Esse negócio de ser Homo da muito trabalho. Gozação na escola, meus amigos cristãos não-preconceituosos que vão para o céu olhando estranho pra mim como se eu fosse um pervertido. É… vou ser hetero mesmo. Deixa esse lance de ser Homo para a viadagem"…
Alias, hoje estreia a nova propaganda "Seja Gay" no horário nobre da Globo. Vai lá assistir. O Slogan é: "Torne-se gay hoje e concorra a uma passagem para a Disney"

Ridículo!

Os gays e a Bíblia « Olho Turco

[…] http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/frei-beto-a-igreja-nao-tem-o-direito-de-encarar-ninguem-como… By olhoturco, on 30 30America/Sao_Paulo maio 30America/Sao_Paulo 2011 at 11:45, under Política. […]

priscila presotto

Camargo ,
Vá de Retro Satanás!
Vc tem que ser exorcizado meu filho.
Conheço estórias verídicas de religiosos gays ,ou com amantes,até com filhos .
Chega de hipocrisia em pleno século XXI.

william

Qual a diferença entre Islã, Catolicismo, Judaismos e Protestantismo? … O nome por que a Radicalismo é o mesmo, em Países Islamicos matar Homo é permitido aqui Malafaia, Feliciano, Bispo de Aparecida só não matam por que é crime.

joao gomes

Se somos a imagem e semelhança de Deus, como fica o homossexual? Imagem e semelhança do diabo? Vc que é hetero, fez a escolha pela heterossexualidade ou apenas se descobriu sentindo atração física pelo sexo oposto?! ja parou para refletir? Não existe escolha na orientação sexual, sendo assim não deveríamos descriminá-los ou dizer que é OPÇÃO sexual.
Cabe a Deus nos julgar, afinal só ele conhece o coração do seu filho. Privar um ser humano do carinho, amor, companheiro/a é discriminá-lo e negar a ele o direito de sua felicidade.
Se eu quero seguir a Biblia é escolha minha, mas não me dá o direito de exigir do próximo o mesmo, afinal Deus nos deixou o LIVRE ARBITRIO.
Não devemos confundir os ensinamentos de CRISTO e o da Igreja que é dirigida por homens. A igreja católica não é nenhum exemplo de vida, ja cometeu atrocidades contra seres humanos e quer ter moral para dizer O QUE? Alguém tem idéia da porcentagem de HOMOS dentro da Igreja católica? Qtos são sexualmentes ativos? Mas sabemos que as minorias são massacradas, a história nos mostra isso, Sempre tem alguém que serve de bode espiatório. HOJE são os homossexuais! Será que a corrupção nao causa mais mal a sociedade do que o HOMOSSEXUAL? E as crianças abandonadas, filhos de sexo casual? e por ai afora. Então podemos ver como existem pessoas mesquinhas nesse nosso mundo!!!

    JOSE DANTAS

    A homossexualidade dentro da igreja católica é o produto de um absurdo chamado celibato.
    O padre antes de tudo é um ser humano e tem a sexualidade como qualquer outro. Uma vez proibido o casamento, base da família, sagrado e reconhecido pela própria igreja, só resta o caminho dito "por baixo dos panos".
    Aí tem os dois lados: ou o cara começa a crescer os olhos pra cima das beatas, ou procura a homossexualidade. Em cima do muro pelo resto da vida não consigo acreditar que seja uma regra, talvez existam exceções, pois é uma situação não condizente com a realidade em torno do ser encarnado.
    Que Deus me perdoe se estiver pecando, porém se ele me concedeu a cabeça foi para ser usada e a realidade pra mim é o manual.

    Mário SF Alves

    Pera aí, "por baixo dos panos" seria igual a "por debaixo das batinas"…

    @_taw_

    Ainda que a atitude homossexual seja a mais perfeita, a mais santa, a mais pura, ainda assim acho justo e democrático que se deixe as pessoas livres para opinar sobre a atitude, ou o que pensa da atitude, sem qualquer retaliação, a não ser que ofenda alguém em específico.

    Mário SF Alves

    João,
    A questão é: qual a razão histórica da discriminação/perseguição aos gays… é essa a raiz/cerne do problema para o entendimento e enfrentamento de toda a presente (e futura) situação.
    Abaraços, (fraternos),
    Mário.

Luiz Fortaleza

A verdade é que a religião cristã virou um comércio da fé… sobretudo, as evangélicas que fazem pastores milionários… repudio todas elas… Deus não ker meu dinheiro, ker a minha bondade… o resto é lorota de pastor que se aproveita da ignorância alheia para guiar ovelhas, ou melhor, boiada.

    Polyanna

    SE vc le-se a biblia teria bons argumentos e teria tbm fé. Nem tds pastores são iguais assim como nem tem homo é baixo.

ricardo

Não é só a igreja católica que condena a homossexualidade, mas todas as religiões baseadas no evangelho. Portanto, a igreja tem o direito legítimo de dizer que não aceita uma prática que vai contra sua doutrina, afinal vivemos tempos de liberdade de expressão.
O que não é aceitável é que as igrejas interfiram na política, pois esta é para todos e não apenas para os cristãos. Ou seja, a lei deve garantir direitos iguais a todos e, para isso, não se deve misturar política com religião.

    Charles

    "vivemos tempos de liberdade de expressão"
    A liberdade de expressão termina onde começa a Dignidade do indivíduo. A Igreja não pode pregar a homofobia. Não pode tratar o homossexual como um indivíduo marginal por ser homossexual. Assim como não pode fazer isso com negros, por exemplo.
    "Ou seja, a lei deve garantir direitos iguais a todos e, para isso, não se deve misturar política com religião."
    Direito igual é tratar a homofobia como crime no mesmo nível que o racismo é crime.

Elton Ribeiro

Frei Betto deve ter tomado poucas e boas, quantas distorções das sagradas escrituras…

    José Ricardo

    Frei Betto conhece muito bem as escrituras. Elton, porventura, você conhece as escrituras melhor do que ele? Conhece bem o contexto histórico-cultural em que elas foram escritas? Você leva as escrituras ao pé da letra ou as relativiza à luz do atual conhecimento da vida e do universo? Levantar suspeita de alguém esteja alcoolizado ao exercer seu labor é coisa séria, vide aqueles que tem chamado Lula de alcoolatra tão somente por que toma uma pinga no fim de semana. No caso da tua opinião, trata-se de preconceito puro, disfarçada de respeito às escrituras.

    Mário SF Alves

    Perfeito, José! Pois é por aí mesmo que bandinha deveria tocar.

    abiliosl

    Distorções?! Caro amigo, trata-se de interpretação. E interpretação dempende sempre dos olhos quem vê.

JOSE DANTAS

Na verdade já existe punição para todos os crimes e abusos a respeito desse assunto e apenas pretende-se criar mais uma Lei para favorecer a indústria dos danos morais.
Sinceramente não consigo avaliar qual seria o maior crime entre o cara pegar na genitália do outro sem o seu consentimento ou sofrer um tapa no escutador de conversa em seguida.
Difícil é diante de um rebolado exagerado em público todo mundo ficar de cara fechada.
Essa é a realidade e não se pode puni-la com uma Lei, pois a própria já é a maior Lei que se conhece no mundo.
O livre arbítrio foi concedido ao humano para ser usado segundo sua vontade e poder, porém as consequências sobre cada ato praticado têm seu preço tanto aqui nesse plano como lá na frente de acordo com a justiça divina.
Essa é a lei universal.

flavio jose

Frei Beto tem se comportado como dono da verdade absoluta. A narcissimo dele atingiu este ponto. Observa Frei Beto quando o sr. se julga dono da verdade absoluta você está agindo como qualquer ditador. Cada dia que passa você destila seu odio contra a Igreja Catolica e não cita outras religiões ou pessoas com posições mais fortes.
Pare e analise, se é que sua consciencia permite. Volte a ler Sodoma a Gamorra. Volte a ler a Biblia e se reencontre com a Verdade de DEUS. Será que você não leu nada a respeito da campanha para desmoralizar as religiões?. Será que vc vai continuar fazendo o jogo sujo dos cavalheiros do apocalipse?

    Charles

    E vamos voltar a ter escravos:
    “E, quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das gentes que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas…” – Levítico 25:44-46

    E apedrejar as pessoas (em especial os Espíritas)
    “O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles…” – Levítico 20:27

    Quem aboliu a escravidão? Aposto que foram os cavalheiros do apocalipse tentando desmoralizar as sagradas escrituras!

    Leonardo Ribeiro

    Cara, se liberta dessas citações descontextualizadas.
    A escravidão era uma necessidade da época, era uma classe trabalhadora pertencente a uma família ou a um senhor. Se você leu Levítico sabe que lá não há uma insinuação ao tratamento abominável que se praticava à época do Brasil colônia, por exemplo.
    O povo de Israel teve instruções específicas para o modo como deveria tratar seus escravos, tudo com uma razão de ser.
    Quanto ao apedrejamento, Deus propôs a pureza no culto. O culto politeísta da época implicava em passar crianças pelo fogo (ao deus Moloque e outros). Você escolhe: prognostificadores, feiticeiros que matavam infantes e pessoas como oblação, ou matá-los para que tal prática não se tornasse comum entre o povo.
    E antes que você cite a "pérola", mas não está escrito: "Não matarás"? Saiba que há um hiato imenso entre matar e assassinar (ter prazer em matar alguém), conforme se pode entender pelos originais disponíveis do decálogo.

    José Ricardo

    Flavio José, Frei Betto fala do que lhe é próprio, pois conhece a Igreja Católica e o cristianismo. Preconceite é pra ser combatido sim, inclusive o seu, claramente transcrito nessa sua declaração: "Será que vc vai continuar fazendo o jogo sujo dos cavalheiros do apocalipse?". Será que você nada leu sobre a campanha para desmoralizar os que combatem o radicalismo e a discrimanação? (mais uma teoria da conspiração).

Leonardo Câmara

O que o bispo de Roma decide e o que defendem os seus seguidores é assunto que diz respeito só a eles. Não me parece que isso seja tema a ser discutido nesse espaço.

    José Ricardo

    Ledo engano, caro Leonardo. Parafraseando dito alheio: "O que dizemos em vida ecoa por toda a eternidade". Digo mais, o que a Igreja Católica e outros cultos cristão fazem com suas palavras e posioes é alimentar a discriminação e o preconceito (nesse tema específicoi, isso é muito claro), Dessa forma, servem de munição ideológica a desequilibrados que, por vezes, chegam às raias da violência física contra os homossexuais (a psicológica e emocional é mais sutil, mas não menos brutal). Se não sigo sua religião, por que tenho que sofrer devido ao que você pensa e acredita?

Caçador de burros

O rapaz do banheiro…Um rapaz acima de qualquer suspeita, bem vestido, nível superior. Ele disse que chegou a ter 6 encontros lá dentro, num único dia, não é encontro para se conhecer, é para sexo mesmo, principalmente sexo oral, sem camisinha. Alguns clientes reclamam, pois alegam que foram assediados por eles. A conclusão que eu chego é que eles são doentes da cabeça, não tem outra explicação. Com as lésbicas nunca tivemos problema, mais os gays, esses atacam até o pessoal da limpeza. Eu faço uma pergunta: Vocês conhecem algum banheiro de supermercado, cujas portas estão limpas, sem nenhum dano? Banheiros dos homens? Só se foi recentemente inaugurado. Todos os dias aqui no Shopping o pessoal da limpeza limpa as portas, apagando os números de celulares que eles deixam. Pessoas normais? As mensagens deixadas são muito loucas, sempre exaltando o tamanho do órgão sexual masculino.

    Luiz Fortaleza

    Sei… e as orgias ou bacanais heterossexuais? Vc não fala? Sobretudo de empresários ricos ou políticos?

    Santa Paciência

    E é isso que é ser gay.. Badernar banheiros, corromper crianças e só pensar em sexo. Nossa! Que visão clara e profunda de mundo essa! Como nunca pensei nisso antes?

    Eduardo

    Sim, todos os homossexuais masculinos são assim. Fora que todos eles falam fino e se vestem como mulher.

    Há exibicionistas e tarados tanto homossexuais quanto heterossexuais. Então todos os homens heterossexuais são tarados?

    E VIVA A GENERALIZAÇÃO!

    priscila presotto

    Caçador de Burros ,muito bom seu nickname ,deve ter sido inspiração de si mesmo.

Anormal

Trabalho com segurança ha muito tempo, principalmente em shopping center, sou supervisor. O fato é o seguinte um dos maiores problemas que enfrentamos, são causados pelos os gays. Eles vivem pelos os banheiros assediando os clientes, vivem furando as portas e paredes para brechar os clientes, atacam os adolescentes, principalmente os mais carentes, com promessas de dinheiro. É incrível, mais alguns passam o dia por lá, sempre rondando os banheiros, teve um que pegamos no final do ano passado que confessou que marcava encontro por lá mesmo, nos banheiros.

Marcelo Fraga

Sou ateu, mas me sinto bem sabendo que ainda existe gente inteligente e de boa índole no meio religioso.

@edwifeitoza

Vou comentar o assunto na visão de ateu que sou. Pouco estou me lixando para o que a igreja acha ou deixa de achar. Não preciso dela para nada. Quanto ao homossexualismo, nada tenho contra as pessoas que o praticam. Cada um é dono da sua vida. Viva como quiser e com liberdade, DESDE QUE ESTA LIBERDADE NÃO INTERFIRA NA LIBERDADE DOS OUTROS! E é aí que começao o problema. Eu não considero a prática do homossexualismo boa. Isso é OPINIÃO MINHA! Não agrido homossexuais, não os convenço a se tornarem heteros, não os mato. Apenas a prática me incomoda. O que ocorre é que ao externar que não concordo com determinada coisa (dentro da liberdade de expressão garantida a todos e todas) eu posso ser criminalizado! Isso é INACEITÁVEL! E é por isso que sou TOTALMENTE CONTRA o projeto de criminalização da homofobia. Confundem homofobia com opinião. Querem ser respeitados? Dêem-se o respeito. É simples! Querer ser tratado como igual fazendo estrapolias em público, andando quase nu e com adornos totalmente desproporcionais é meio complicado =/

    Antônio Lange

    É bom ver um pouco de luz no mar de escuridão intelectual que estamos mergulhados. Parabéns Feitoza.

    Polyanna

    Perfeito! Falou td! :)

Nostradamus

Isso aqui parece o mundo dos homo. Quem discorda não tem razão. Mas isto está escrito – o diabo virá de várias formas para conquistar adeptos. Outra: muitos serão chamados, poucos os escolhidos. O frei faltou com a verdade. Ele quer só se sair bem.

    Lucas

    Também está escrito "Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo. "

    E também está escrito "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?"

    Eu não sou cristão, mas já que você é, que tal começar a praticar o que seu livro ensina?

    Scan

    Ai que meda!
    Chamem os machos selvagens para nos salvar!
    Sei não, ô seu Nostra, mas o senhor tá escrevendo de dentro do armário, né?

    Antônio Lange

    Que diabo meu filho, vc tbém acredita em papai noel, em lobisomem e bruxas… vc pode discordar, como o feitoza escreveu acima, mas não venha com esses bordões baseados puramente na fé, pois a fé é invocada pelos igonorantes e para os ignorantes.
    As discussões baseada nos livros dos judeus (bíblia) são infinitas, pois para cada argumento encontramos outro contrário no mesmo livro.
    Se tá escrito "muitos serão chamados, poucos os escolhidos" também está escrito "de meu rebanho nenhuma ovelha se perderá".

ana db

Parte de interessante Carta de Deus ao Homem Todo-Poderoso que peguei na internet. Não sei a autoria:

"Não me usem para justificar suas ambições, seus desejos, seus interesses, seus excessos ou suas atrocidades. Por isso Homem Todo-Poderoso te dirijo esta carta te rogando que me liberes das tuas correntes, das tuas crenças, da tua ignorância e dos teus medos.
Cada vez que sintas tentação de crer em mim te pergunta quem tem criado quem, se deus ao homem, ou homem à deus?
Por isso Senhor, Homem Todo-Poderoso, te peço, me libera dessa escravidão a que me tens submetido, deixa que me dissolva no nada de onde um dia me criaste, nos criaste, à tua imagem e semelhança.'

Deixem Deus em paz!

    Leonardo Ribeiro

    Ué, mas o caput não é "Carta de Deus ao Homem Todo-Poderoso"?!
    Como você escreve não sabe da autoria?!
    É de mais um deus inventado.

Vergonha

Este frei, assim como grande parte da Igreja Católica, tem medo de enfrentar esta gente. Não é o que diz a Bíblia. Nela não tem esta de homem deitar com homem e mulher com mulher – pelo menos é o que está escrito. Sou católico e fico pensando qual o motivo de uma atitude destas. Jesus perdoou a prostituta, e outros pecadores, mas eles deveriam se arrepender e não voltar a pecar. Não voltar a pecar. Não voltar a pecar. Entendeu frei moderninho e omisso.

    Luiz Fortaleza

    Ainda bem q religião nenhuma domina minha mente… nem dou dinheiro $$$$$ para pastores mercenários… é mais fácil Deus ser uma invenção da neurose humana do que o homem ser uma invenção de Deus. Viva Feuerbach e Freud, ou Nietzsche, que desmascaram as religiões humanas. Se Deus ou Deusa existe, tenho certeza está longe de ser aquilo q o homem patriarcal falou sobre ele/ela. Q viva os ateus são muito mais tolerantes do que esses cristãos hipócritas que vendem a palavra de deus.

    Lucas

    Por que a Igreja teria medo de enfrentar os gays? Você acha que eles são mais poderosos que a Igreja?

    Além disso, a única parte que a bíblia fala que homem não pode se deitar com homem (não menciona mulheres) é em Levítico, conjunto de leis para o povo judeu. Você é judeu(ia)? Não conheço nenhum judeu que ainda obedeça às leis levíticas. Não tenho certeza qual é a base teológica pra isso, mas eles não obedecem.

    Você quer obedecer às leis de Levítico? Saiba então que você tem que sacrificar uma cabra ou um boi sempre que tiver um filho ou outras ocasiões especiais (ou duas pombas se não puder pagar uma cabra). Não pode comer porco, lebre, camarão, nem lagosta, nem quaisquer moluscos. Tenha certeza de não dar seus filhos ao demônio Moloch, porque senão terá que apedrejá-los. Mulheres menstruadas que fazem sexo devem ser exiladas. Homens devem fazer circuncisão. Mulheres não podem entrar em templos sagrados até sete dias depois de ter um filho ou duas semanas depois de uma filha, pois são imundas. Durante esse tempo não podem se limpar, nem da placenta pós parto. Se tiver qualquer mancha na pele, deve ir a um sacerdote pra ver se é lepra. Leprosos também são imundos.

    Existem várias outras regrinhas difíceis de decorar, eu recomendo que você pegue sua bíblia e dê uma olhada pra ter certeza de que segue elas todas. Ou, melhor ainda, para com o fanatismo e deixa os gays viverem a vida como bem entenderem.

    David

    tem mais passagens. Tem passagens no novo testamento também. Procurem em Romanos, fala algo como de homens cometendo com outros homens a torpeza (nesse caso uma palavra usada para o ato sexual anal entre homens) e deixando o uso natural de suas mulheres. Há também uma passagem do mesmo S. Paulo, dizendo que os homossexuais não herdarão o Reino dos Céus.
    Portanto não está somente no levítico. Não entendo por que cargas d'água o frei Betto continua formalmente dentro da Igreja, e só formalmente mesmo, pq suas ideias não são as da Igreja, e ele sempre se jactou disso. vá entender a mente do homem

    Charles

    Esse é um exemplo de preconceito religioso que tem que acabar: o que leva as pessoas a considerarem o homossexual como algum tipo de pecador que tem que se arrepender de algo que é.
    Repito: é como considerar um negro como pecador, e exigir que ele se arrependa de ser negro.
    Homofobia tem que ser considerado crime assim como o racismo é crime.
    É uma questão de cidadania.

    Antônio Lange

    Vocês religiosos deveriam se envergonhar pelas desgraças que causaram e causam ao mundo, em primeiro lugar, e depois deixar de dizer que a bíblia é um livro sagrado. É só um livro judeu.
    Ora vejam o que fez o grande rei Davi, que dizem ser da árvore genealógica de Jesus: assassinou o marido de Salomé para a tornar uma de suas amantes. Desse adultério nasceu o grande rei Salomão. E por aí vai a história…
    Cristãos hipócritas!!!! Vocês já mataram as idéias de Jesus e se acham donos da verdade.

    David

    Por que cita se não sabe do que fala?
    Salomé nada tem com Davi.
    Outra pessoa, outros tempos, outra história. A mulher de Urias era Betsabé.
    Uma pequena googleada te ajudaria.
    Ele não a matou para se tornar sua amante, ela já era amante e havia engravidado, antes de colocar Urias na linha de tiro.
    Salomão não nasceu dessa união.
    Caramba, quanto erro em tão poucas linhas.

aurica_sp

Adoro Frei Betto. A Mãe das Inquisições deveria pedir desculpas por seu passado de matança em nome de sua crença etc, etc, etc e parar de se meter onde não deve. Não estamos mais na Idade Média!!!!

george vidipo

Concordo com a maioria dos comentaristas, não confundir o estado com a igreja (cristã e católica). Obrigar a igreja a aceitar a união dos homos e um ofensa sem igual aos cristãos. Esta ultima eleição demonstrou que a sociedade vê com reservas este posicionamento, lembrem-se que parte dos votos da Marina e do Serra foi a incorporação deste inconformismo, logo que o Estado Laico libere e oficialize a união sim é a manifestação dos direitos civis, mas incorporá-lo a fé e uma demeridade!!!

    Charles

    Olha…
    Desculpa….
    Mas pastores, bispos, padres e todas as demais autoridades religiosas tem que ser proibidas por lei de pregar contra a homossexualidade ou contra homossexuais. Assim como são proibidas de pregar contra negros, pro exemplo. A lei tem que igualar a homofobia ao racismo.
    É uma questão de cidadania.
    E para seu governo, existem MUITOS gays cristãos.

Almeida Bispo

A Igreja Católica, como toda e qualquer religião é uma sociedade com fins específicos, um grupo de pessoas de supostas afinidades. Não tem que aceitar ninguém que não se enquadre dentro das suas exigências; de "seus estatutos", vamos assim dizer. Direito de associação, é constitucional. E isso tem que ser respeitado da mesma forma que se deve respeitar o que faça qualquer grupo ou indivíduo, desde que não esteja a praticar atos lesivos à sociedade e à sua civilidade. O que não pode, não deve, nunca mais poderá haver é um grupo se assenhorar de tudo e por isso ditar como "todos" devem se comportar, segregar, perseguir, banir e até matar como a Igreja Católica fez em alguns momentos e locais, mesmo que eufemisticamente, quem tenha queimado e torturado tenha sido os respectivos estados onde se deram tais atrocidades. Querer impor à Igreja Católica que realize casamento de véu e grinalda de dois supostos homens ou supostas mulheres é o mesmo que querer impor que a maçonaria abra seus segredos e admita mulheres em seus quadros; ou que a torcida do Flamengo aceite a torcida do Vasco e do Fluminense comemorando dentro da Gávea.
Tudo tem limite. É por isso que desenvolvemos a civilização. Do contrário seria a barbárie.

    Osmar

    Prezado senhor, então estas religiões não podem capturar JESUS para seus ¨estatutos ¨ ao qual o senhor se refere.
    JESUS é algo infinitamente maior, veio para todos e não para legitimar esta ou aquela religião. Esta é a questão!

    Almeida Bispo

    Dentro de suas óticas particulares elas podem capturar o que bem quiser; o que não podem é impor nada a ninguém que não de seus respectivos grupos – e enquanto neles permanecer – como já feito em muitas e muitas ocasiões.
    Acho que você entendeu que "tenho um lado". Mas, te digo, meu mundo é bem maior do que isso… dessa coisinha estreita de bem e mal, certo?

Palacius

Azenha,

É que muitos cristãos crêem que o homosexulismo é uma forma inconsciente de satanismo.

    Dotô Analfa

    E estão com toda razão.

    Charles

    Muitas autoridades religiosas pregam isso. Pregar esse tipo de pensamento tem que ser considerado crime.

    Charles

    E corrigindo: não é homossexualismo. O correto é homossexualidade.

monge scéptico

É uma questão ultrapassada e é melhor deixar, que as coisas se ajustem.
Temos que respeitar os homo sexuais e guardar nossa homofobia. Ser
homo fóbico, xenofóbo etc é um direito pessoal, desde que não expressa-
-do como incentivo a violência irracional. Não suporta? Evite intimidades
e siga em paz com seus(nossos) princípios.
À amazônia é mais importante tratar. Idem questões amorais de brasília etc.

flavio cunha

E quem deu à Igreja o poder de dizer o que é certo ou errado? Para fazer o bem, amar ao próximo(qualquer orientação sexual), e ter uma vida digna, não preciso de igreja e nem de religião. Cada confraria que limite-se a discutir as suas crenças e preferências no âmbito das suas hostes.

assalariado.

Jesus Cristo era(é) um cara inteligente,e as religiões vieram,pelas mãos da classe dominante da época. Por isso,e de propósito,limitam/emburrecem os nossos raciocínios.A igreja católica é a expressão viva e ideológica do Estado do Vaticano -que é um país,não se esqueça! Por que então,o Estado do Vaticano tem que meter o seu bedelho em outros paises/povos,sendo que,eles não conseguem resolver nem os seus casos de pedofilia,resultado este, da castidade imposto pela religião e não pelas escritas bilblicas. Alias,na biblia não é proibido os homens"a serviço de deus" se casarem,quem proibe é justamente o Estado capitalista,do partido único,chamado de Estado do Vaticano,e então?

Saudaçoes comunistas (na biblia,de acordo com Atos 4;32 até 37).

    Leonardo Ribeiro

    É, realmente, Pedro, seu irmão André, Tiago e João, Judas Tadeu eram donos de uma gigante companhia pesqueira que atuava no mar da Galiléia.
    Você deveria sentir asco de si mesmo por saudar como comunista e citar a Bíblia. Não sabe da história e da ideologia do comunismo?

    assalariado.

    Leonardo,uma coisa é o que esta escrito na biblia,outra é a escrita na prática.Ou seja,voce não leu a sugestão de leitura que indiquei ( atos dos apostolos 4;32 até 37).Por outro lado,voce esta certo! Tem muitas pessoas se dizendo comunistas(cristãos?) porém,na pratica são exploradores do povo e não querem viver em comum,amam mesmo é o deus dinheiro.Sugiro voce ler o indicado,concordando ou não,a vida é uma escola,aprendemos todos os dias,mas para isso temos que deixarmos os preconceitos de lado.

    Saudações Comunistas(por que não?)

    Leonardo Ribeiro

    Cara, Lucas descreve a comum união da proto-igreja. Não confunda com comunismo.
    Era a igreja nascente e abnegada que caiu na graça do povo com o qual relacionava. Movimento posterior e fruto do Pentecostes, que moldou o caráter de figuras petulantes e irascíveis como Pedro, tornando-o proeminente para estruturação da igreja que nascia ali.
    Tudo isso é muito estranho às bizarrices que se veem hoje no seio do cristianismo, fatais e nefastas a ponto de despertarem repulsa na geração atual.

    Mário SF Alves

    Fora as suas malditas saudações, tenho de concordar com você. E acrescento: a bíblia é nada mais nada menos que um código de conduta; um código adptado segundo as conveniências ideológicas dominantes de cada época. E, segui-la, francamente, camarada, nem sempre é um mal. Para uns indivíduos individualistas pode mesmo ser um bem!

Paulo Cavalcanti

Aos colegas que aqui comentam esse assunto,

Sugiro que leiam matéria postada no "Blog do Paulinho" – http://bogdopaulinho.blogspot.com – sob o título: "QUEM TEM MEDO DO CASAMENTO GAY?" – texto muito esclarecedor, desconstruindo o aspecto moral e religioso do tema, focando na legislação;

edmil

DEVEMOS RESPEITAR TODAS AS ESCOLHAS ,MAS NÃO PODEMOS NOS SUBMETE-LAS A ELAS SE NÃO CONCORDAMOS.

    Luciana

    Mas quem disse em se submeter, respeitar é não hostilizar, não agredir, não julgar caráter ou capacidade intelectual baseado na sexualidade. Nós não temos que concordar ou não, a sexualidade alheia não é da conta de ninguém que não seja ele mesmo.

    Dotô Analfa

    Desde que não afronte a moral e os bons costumes.

Julio Silveira

Tambem acho, afinal uns caras que são obrigados a ficarem sem sexo não podem falar sobre ele.
Apesar de muitos, mas muitos mesmo, burlarem isso as escondidas e praticarem tanto de forma hetero como homo, as vezes até escondendo pervertidos como temos visto. Hoje é essa a igreja mais farisaica dentre todas, adoram pregar moral de cuecas no joelho..

Antenor L. Moreira

Todos sabemos que o ser humano é uma trilogia: corpo, mente e espírito.
Acho que às igrejas lhes bastaria cuidar da parte espiritual do ser e não se meter onde não é da sua competência. E assim teríamos uma humanidade melhorada e o papel das igrejas seria reconhecido e respeitado por todos.

    Dotô Analfa

    Homossexualismo é Doença do corpo,da mente e do espirito.

    Leonardo Ribeiro

    Acho que você quis dizer tricotomia.
    Longe de Deus, não há homem espiritual.

max emerson rickli

posso concordar com a união homossexual civil, mas religiosa? o estado é laico, mas a igreja não é. não vamos misturar alhos com bugalhos, vamos ser inteligentes não intransigentes. justificar agressões em homossexuais pra aprovar um projeto de lei que amordassa quem não é homossexual, o código civil ja tem pena pra quem agride outra pessoa!! e as outras pessoas hetessexuais que são agredidas? mulheres e grupos religiosos menos expressivos? será que vamos ter fazer trocentas leis pra cada minoria? tolerancia é um dos sinais de inteligencia. mas tentar empurrar guela abaixo uma lei, capenga me deixa indignado. não sou preconceituoso mas estas pessoas que defendem tanto este projeto de lei ta me dando nojo! tenho amigos homoxessuais e estes tem medo desta lei pois pode acirrar ainda mais a intolerancia.

    Paulo Cavalcanti

    Caro Max Emerson Rickli,

    O eixo dessa matéria do Frei Betto, vai na linha que que: "Não existe instituição na face da terra, que tenha mais homosexuais que a "Igreja Católica Apostólica Romana" – observe atentamente, que aqui, não estou citando os PEDÓFILOS, inescrupulosos, quem em nome de sua "autoridade eclesiastica" abusam de crianças indefesas.

    Entendeu? O Frei Betto, é um cara justo, é por isso que merece o respeito de todo mundo, ele não é corporativista, ele expõe as mazelas da "santa amada igreja".

    Abraços fraternos

    Luciana

    Sentir nojo dessas pessoas mostra muito de quem você é.

Fábio Schenberg

O Frei Betto é contra a criminalizaão da homofobia. Parabéns, posição louvável num sacerdote da igreja católica. Agora, não nos esqueçamos do artigo do Freio intitulado "Dilma e a Fé Cristã", no qual ele diz que quem tortura está "praticando o ateísmo militante". Aparentemente a tolerância do Frei para com os gays só vai na medida em que estes possam ser arrebanhados, porque se for um gay ateu, é sinônimo de torturador. Nas palavras do Frei:
"Nossos torturadores, sim, praticavam o ateísmo militante ao profanar, com violência, os templos vivos de Deus: as vítimas levadas ao pau-de-arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte."

    José Ricardo

    Ateu que é ateu não profana os templos vivos de Deus, você está certo, Caro Fábio. Entendi essa declaração do Frei Betto de modo diferente, pois os muitos torturadores eram pais de famílias, tinham o maior carinho e afeto pelos seus, muitos torturavam durante a semana e no domingo iam para a igreja comungar. Quando Frei Betto diz "…Praticavam ateísmo militante"… Significa que eles praticavam o que esperavam dos ateus, tudo de mau que o ser humano é capaz de fazer. O ateu (comunista da época), não torturava, mas assim entendiam os sicários da ditadura (e tome prática de tortura nos ateus, que não militavam nessa causa). Espero ter me feito entender.

    Fábio Schenberg

    José, embora tenha entendido a sua contextualização, e seja também uma interpretação possível, a resposta do Frei as cartas dos leitores não deixa dúvidas, segue:
    "com a expressão “ateísmo militante” quis se referir às pessoas que violam os “templos de Deus” que seriam os corpos humanos. Assim, os torturadores seriam ateus militantes porque realizavam essa violação, mesmo se dizendo cristãos. Frei Betto diz que respeita quem é ateu, porque negar a existência de Deus, segundo ele, também é uma posição de fé. O que ele não reconhece (nem respeita) é quem tenta desmoralizar as concepções de fé de alguém."

    Como se vê, esta reafirmação deixa pouca margem para interpretação.

Luiz Fortaleza

Nesse caso se a sociedade fizesse o exercício da "indiferença" em relação aos homossexuais, ou seja, não ligasse para a sua expressão e a considerasse normal dentro de sua situação, seríamos mais tolerantes. Nesse caso a indiferença em relação à vida sexual alheia é positiva.

    Mário SF Alves

    Fortaleza, meu caro, essa questão é mais uma das questões fundamentais que surgiram aqui. Levemo-la adiante.
    Abraços,
    Mário

renato lopes goulart

Esses religiosos têm que deixar de viver as custas de doações dos otários e arrumar emprego digno na construção civil, na roça, devem deixar de ficar disseminando ódio e preconceito entre as pessoas. Já imaginou que maravilha seria o mundo sem religiões?

Marcos de Almeida

Essa é a maior babozeira que li do Frei Beto.Ele deve ser um herege.A Bíblia Sagrada condena o homossexualismo tanto no Velho testamento como no Nova Testamento.No livro de Levítico diz que o homem que deitar com homem deveria ser apedrejado e no diz que os efeminados não entrarão no Reino dos Céus, isso são duas passagem.Esse Frei Beto parece que não conhece a Bíblia e nem a pl 122.A pl 122 quer criminalizar a opinião de quem é contra a prática como eu sou contra serei um criminoso.Eu posso discordar da presidente,dos deputados, dos juízes e STF, mas dos gays não posso.Querem criar uma super raça cheia de privilégios.A minoria dos gays podem tudo, mas a maioria da população tem o direito de ficar calada e se disser alguma coisa sobre os gays cadeia neles.A Bíblia diz que ai daqueles que chamam mal por bem e bem por mal.

    Alceu Gonçalves

    Marcos, o Frei Betto o citou somente passagens do Evangelho referentes ao Novo Testamento, a única parte da Biblia que merece respeito. Como todo fanático religioso, você cita mandamentos do assasino fanático e ególatra conhecido por muitos como jeová, javé e muitos outros nomes, o qual jamais orientou o seu bando de fanáticos terrenos pelos caminhos da tolerância, perdão e fraternidade. Acredito que nem preciso transcrever partes do antigo testamento para comprovar minhas afirmações. Aliás, um erro do Cristo foi o de não se desvencilhar do que é um tratado sobre como ser genocida, escravocrata, preconceituoso e assassino. Ao se Declarar filho do dono da escuridão ele deu aval para todos os crimes perpetrados em seu nome, ao longo da história do cristianismo.

    AlceuCG.

    Lucas

    Também não vamos exagerar. O Velho Testamento, conhecido também como Tanakh, é a "bíblia" do povo judeu. Merece respeito, sim.

    Obs.:Os judeus que eu conheço tendem a ser muito menos fanáticos que os cristãos que eu conheço, presumo então que o Velho Testamento não seja tão pior assim que o Novo (apesar de, como esquerdista, ter em Jesus um ídolo).

    Paulo Cavalcanti

    Babozeira, é vc acreditar que não tem homosexual dentro da igreja católica, o Frei Betto, não é corporativista, ele expões as mazelas internas, da intituição que tem mais homosexual e pedófilos no planeta.

    Católicos carolas, parem de hipocrisia, sua igreja é uma instituição absurdamente FALIDA MORALMENTE!!!

    Roberto SP

    As partes da bíblia, que o Frei Beto citou que ninguém mais leva a sério vc preferiu ignorar.
    Vc é só mais um intolerante e fanático religioso. E como segue só o que te interessa (se é que segue), não passa de um HIPÓCRITA.

    Vc e essa cambada de pastores que vivem de fomentar a ignorância e o preconceito das pessoas incultas.

    Dotô Analfa

    Poderia dar o Cap e ver citado pelo beto e que ninguem leva a sério.

@_taw_

Não entendo qual a diferença do cara ter nascido homo ou não. Ninguém é obrigado a concordar que o homossexualismo é um comportamento normal, doentio, opcional, "promíscuo", etc. Todos devem ser livres para opinar sobre o comportamento, independente de quem o pratica, seja a presidente, ou um político qualquer, seja um militar, um ateu, um islâmico, seja um juiz, um padre, um pastor, um frei ou mesmo um homossexual, por que não? Se não ofender ao indivíduo em específico, quem quer que seja, em um Estado democrático, todos devem ter o direito de falar o que pensa publicamente sobre qualquer comportamento, independente de ser por pré-disposição genética, psicológica, opcional ou que quer que seja.

O PL122/06 deixa brecha para que uma opinião sobre o comportamento seja considerada "vexatória" de ordem filosófica. Para mim, é como criminalizar todo e qualquer que disser que um determinado comportamento religioso é fanatismo, com todas as variáveis circunstanciais da analogia.

Infelizmente, do jeito que está, o PL122/06 é uma agressão ao multiculturalismo que conseguimos manter em nosso país. É possível combater a discriminação sem oprimir qualquer cultura.

Pensar diferente não pode ser crime. Não em um Estado democrático.

É o que eu penso.

Hércules

A vida é a unica certeza absoluta do homem. É eterna de acordo com a crença personalissima da pessoa. O certo e o errado são conceitos "relativos". O regime democratico da fundamentação a liberdade. Ser ou não ser é uma opção arraigada aos conceitos de certo e errado que tende a conflitar com a libertinagem exercida. Pontuar a libertinagem pode até ser salutar, porem, determinar unilateralmente de maneira imperativa o costume é um ataque frontal a liberdade e ao regime democratico, logo, se Deus é infinto em sua misericordia, porque catalogar heteros e homos e prover a exclusão deste ou daquele. Quer mais? Para onde foi a infinita misericordia?
A igreja catolica esta perdida em sua função de re-ligare. Assume função dubia de interpretação aos preceitos cristãos, valorando efemeridades. Isto é historico, já ocorreram outros fatos anteriormente. Money is money! Businesses is Businesses!

    Leonardo Ribeiro

    Tsc, tsc. Preso no próprio sofisma.
    Para que a "hercúlea" frase: "O certo e o errado são conceitos 'relativos'" tenha algum valor ela tem, por necessidade precípua, que estar certa.
    A misericórdia de Deus permanece para sempre. Nós é que falhamos, criando emendas e frivolidades.

    José Ricardo

    Caro Leonardo, você conhece alguns conceitos fundamentais da Antropologia, como o Etnocentrismo e a Relativização? Caso não, sugiro que estude esses temas, para não ver sofismas onde não existem. O modo como você tem expressado suas idéias e raciocínio sugerem um profundo etnocentrismo e incapacidade de relativizar.

    Leonardo Ribeiro

    Sinto, mas não tenho aptidão para trasladar conceitos antropológicos para a filosofia.
    Você se prende a uma visão inaplicável para a epistemologia da verdade.

    Feliz cada novo dia…

@_taw_

Não entendo qual a diferença do cara ter nascido homo ou não. Ninguém é obrigado a concordar que o homossexualismo é um comportamento normal, doentio, opcional, "promíscuo", etc. Todos devem ser livres para opinar sobre o comportamento, independente de quem o pratica, seja a presidente, ou um político qualquer, seja um militar, um ateu, um islâmico, seja um juiz, um padre, um pastor, um frei ou mesmo um homossexual, por que não? Se não ofender ao indivíduo em específico, quem quer que seja, em um Estado democrático, todos devem ter o direito de falar o que pensa publicamente sobre qualquer comportamento, independente de ser por pré-disposição genética, psicológica, opcional ou que quer que seja.

A PL122/06 deixa brecha para que uma opinião sobre o tal comportamento seja considerada "vexatória" de ordem filosófica. Para mim, algo assim, é o mesmo que criminalizar todo e qualquer que disser que um determinado comportamento religioso é fanatismo, com todas as variáveis circunstanciais da analogia.

Infelizmente, esse projeto de lei, do jeito que está, é uma agressão ao multiculturalismo que conseguimos manter em nosso país. É possível combater a discriminação sem oprimir qualquer cultura.

Pensar diferente não pode ser crime. Não em um Estado democrático.

    Leonardo Ribeiro

    A diferença é que se todos tivessem nascido homo, não estaríamos aqui para discutir ou para se debelar contra a verdade.

    José Ricardo

    O problema está em quando este pensar diferente leva à violência física e simbólica. A pensar como você sugere, deve ser livre defender o nazismo e suas práticas e incluir parte desse ideário na nossa legislação também deve ser permitido.

    Leonardo Ribeiro

    Na boa, mas você viajou e partiu sozinho. Eu não estou a endossar, nem mesmo tacitamente, qualquer vilania.

    Feliz cada novo dia…

Sandra Santos

Parabéns Frei Betto. Como sempre iluminado po Deus. Grande beijo

Gregório Grisa

Ser vanguarda entre reliigiosos há de ter um limite, inteligente como Frei Betto é ele sabe que ou antes de morrer admite que esse papo de deus é a maior fantasia da humanidade ou terá que sempre se apresentar como progressista no meio do conservadorismo católico. Como pode nos nossos tempos as pessoas levarem a sério essa história de "Jesus e ensinamentos ou palavra do senhor", que absurdo essa mitologia ter ainda tanto poder no imaginário das pessoas.

    Dotô Analfa

    Ô Coitado!

    Leonardo Ribeiro

    Tenho por maior disparate você reproduzir falas milenares, classificando a verdade irredutível como mito.

    José Ricardo

    Nenhum verdade é absoluta, assim pensam os radicais de toda sorte. A Bíblia é um livro sagrado como tantos outros, possui passagens divinamente inspiradas, mas foi escrita por homens, portanto é falha e, sim, contem mitos (como você define o Jardim do Éden/Adão e Eva? Serão estes uma "verdade irredutível").

    Leonardo Ribeiro

    De novo?!
    José, a verdade é, por necessidade irrefutável, absoluta.
    Para que ela não seja absoluta, a frase "Nenhuma verdade é absoluta" tem que ser absoluta! Tem que ser verdadeira!
    Você não percebe?

    Feliz cada novo dia…

    Mário SF Alves

    Ô, Leonardo.. apelação tem limites. E de onde mesmo você tirou a "sua" verdade absoluta (interrogação).

beattrice

Frei Betto como sempre presente nos momentos difíceis em que a alma brasileira se perde e a sociedade se desencontra dela mesma, de sua solidariedade.
Quantos aos diversos comentários homofóbicos,
há uma revoada de direita, que deve ser consequência ou do convescote tucano
ou da defesa do "inominável", vá entender.

operantelivre

Não me parece profícuo defender ou atacar modos de vida, sexuais ou outros, com base em doutrinas religiosas. Acho melhor encontrarmos nossos valores na realidade em que vivemos. O gostar ou não gostar não precisam de deuses, ainda que Eles possam existir. Ou resolvemos estas questões com a escritura própria de nossas histórias de vida ou estaremos condenados a nos calar diante de deuses oportunistas a cada tempo.

    Mário SF Alves

    Bingo! Na mosca, opera.

Henrique

Ô Frei Beto! Peraí! De relativismo em relativismo vai avançar e chegar onde? Onde quer Jesus Cristo ou onde quer vossa ciência?

Carmem Leporace

Não esse Frei que metia o malho no Lula e no Fome Zeroe que disse que Lula trocou um projeto de governo por um projeto de poder???

Tchau rapaz.

    Paulo Cavalcanti

    Dona Carmem,

    Taí a grande qualidade de quem o Frei Betto, (não ser corporativista), fala sem censura, assim como fala das mazelas da igreja católica. O que não se pode aceitar, não é ser homo ou hetero, mas uma instituição falida como a igreja católica, que nenhuma outra instituição tem mais homesexual e pedófilos com tem na igreja, ficar fazendo discurso moralista, e encontrar eco.

Maria José Rêgo

Como sempre, Frei Beto acertou em cheio neste artigo. Perfeito. É preciso que as pessoas aprendam a conviver harmoniosamente com os diferentes, afinal, somos todos filhos do mesmo Pai. Seja hetero ou homosexual. Não consigo compreender nem aceitar tanta ira contra estas pessoas. Ao meu ver, não sobrecarregam serviços públicos tais como, saúde, segurança, justiça porque 99% deles estudam, trabalham e pagam impostos, entretanto, são as maiores vítimas de preconceito no país. Para reforçar a decisão do STF, que seja aprovada logo uma lei que os protejam.

Ivonete

Frei Beto, obrigada pelo seu esforço em fazer deste mundo um lugar onde se possa viver em paz e harmonia.

Almerindo

Olha o teu rabo, macaco!!!!!!!!!!!!!!!

Regina Braga

Humano…Frei Beto…muito humano! Que coisa boa…Se a religião divide, vc aproxima. Adoraria ser sua amiga,seria uma honra…Dignidade e sabedoria são para poucos.

Horácio Santos

Com todo respeito a trajetória de lutas sociais do "frei" Betto, quero opinar que ele ingênua ou propositalmente esta confundindo as coisas espirituais com as temporais…no novo testamento há ensinamentos explícitos a respeirto; o Apostolo São Paulo, em carta aos Romanos cap 1 ves 27,28 , deixa claro, de que os homossexuais não terão herança no reino dos céus, e explica o porque…assim como os homicidas…É obvio que não devemos nunca menosprezar, ter preconceitos, etc a quem faça uma opção sexual diversa da natural…ter fobias a respeito não é o amor pregado por Jesus…devemos compreendê-los e amá-los de um coração sincero..somos uma nação que 84% das pessoas se dizem cristãs…então porque querer impôr, como ocorre atualmente, a essa maioria um comportamento minoritário?…Ao capitalismo interessa incentivar a posição pro gay porque descobriram ser este segmento social um consumidor com maior potencial que o hetero…o consumismo abraçou a causa gay só por isso, a mídia mercantil e patronal é que foi a grande precursora e difusora da chamada homofobia… Mas devemos nos preocupar mesmo é com o maior e mais nefastos dos preconceitos e das fobias , que é a das classes…a exclusão a ignorancia, e a violencia decorrente das opressões sociais…o resto é mero desvio de foco principal…

    Alceu Gonçalves

    Marcos, o Frei Betto o citou somente passagens do Evangelho referentes ao Novo Testamento, a única parte da Biblia que merece respeito. Como todo fanático religioso, você cita mandamentos do assasino fanático e ególatra conhecido por muitos como jeová, javé e muitos outros nomes, o qual jamais orientou o seu bando de fanáticos terrenos pelos caminhos da tolerância, perdão e fraternidade. Acredito que nem preciso transcrever partes do antigo testamento para comprovar minhas afirmações. Aliás, um erro do Cristo foi o de não se desvencilhar do que é um tratado sobre como ser genocida, escravocrata, preconceituoso e assassino. Ao se Declarar filho do dono da escuridão ele deu aval para todos os crimes perpetrados em seu nome, ao longo da história do cristianismo.

    Werner_Piana

    Perfeito, Alceu! Jave é (era) um monstro pervertido, sem dúvidas. Jesus, pelo menos, pregou tolerância e amor. Coisa que não vemos os fundamentalistas pseudoCristãos pregando. São sanguinários até o osso com os diferentes, sejam homoafetivos, seguidores de religiões outras – em especial as de matriz africana, etc. Não faz sentido aguentar isto por mais tempo. Basta.

    joao gomes

    concordo com vc!

    Dotô Analfa

    vade retro cramunhão.

    joao gomes

    muito bom sua explanação, gostei

    Leonardo Ribeiro

    Depois escrevo sobre as "citações" de Carlos Alberto (muito convenientemente descontextualizadas, diga-se), mas você parece não saber que Jeová e Javé são variações de mesmo nome (impronunciável em nosso idioma).
    Como você generalizou os adjetivos, vou generalizar na explicação: Israel foi abençoado com o monoteísmo, em meio a nações politeístas que viviam sem leis limites. Não havia opção por sobreviver se não fosse a guerra e a defesa dos costumes e rituais prescritos ao longo dos anos, via tradição oral, mormente. Se você tiver o zelo de estudar o contexto histórico da época vai perceber o que digo.
    Sobre as afirmações do Cristo, bom, para salvar a sua consciência, sugiro que não dê créditos a ele, pois não lhe havia outra realidade senão a de se identificar com Aquele a quem chamava de Pai.
    Se você o considerar apenas um "mestre de moral elevada", sem crer nele como Deus, estará assassinando o seu intelecto. Não faça isso!
    Se não quer acreditar, não acredite por inteiro.
    A propósito, cite suas queixas vetero-testamentárias. O que está escrito tem uma razão para ter acontecido (mas, se você não crê no que está lá escrito, por que se importar? Também não faça isso, é o que eu sugiro.)
    Feliz cada novo dia….

    Polyanna

    PORQUE ANTES DE OPINAR VC NÃO LÊ A BIBLIA, VAI VER Q O FREI ESTÁ ENGANADO E ENGANANDO.
    MEUS RESPEITOS AOS HOMO E AO Q SE INTITULA "FREI".
    Gente não da pra criticar nenhum dos lados sem o conhecimento pleno da biblia e da constituição, só isso!

Sandoval

Sou contra qualquer tipo de preconceito e descriminação. Quando Deus criou o Universo e a Terra perfeita como nosso lar, junto com com todas as demostrações de amor que ele nos deu e nos dá. Ele nos presenteou com o livre arbítreo, que é direito de escolhermos por vontade própia, entre outras coisa, a quem e como devemos amar. Temos até mesmo o direito de amarmos e nos envolver com pessoas do mesmo sexo, e isso deve ser respeitado. Muita coisa mudou na humanidade ao longo dos séculos, só que as "cabeças pensantes" esquecem de algo muito importante: Deus não mudou. Quando criou a humanidade os fez macho e fêmea com um propósito. Até acho que os hossexuais têm o direito a um casamento civil, devem escolher com quem casar-se, agora; querer que Deus mude e aceite as suas opções! Isso é querer muito. Seria melhor para eles fingirem que Deus não existe e continuarem fazendo com suas vidas tudo o que tiverem vontade. Só não esqueçam de uma coisa, somos responsáveis pelas nossas escolhas. Vivam bem e sejam felizas.

    Dotô Analfa

    Engano seu.

    Deus criou Adão e Eva.

    Voces pederastas estão tentando criar o ivo.

    joao gomes

    gostaria de acrescentar que homossexualismo não é opção e sim orientação pois não escolhemos por qual sexo sentiremos atração física, apenas sentimos.

    Leonardo Ribeiro

    Cara, se você é tão subordinado assim aos sentimentos, coitado de você por abdicar aos benefícios do intelecto.

    Mário SF Alves

    Que me desculpe se eu estiver errado, mas, que Intelecto é esse Leonardo… não seria "fascismolecto"… ou "conservadolecto"….

zé eduardo

Parabéns, com sempre, Frei Betto, pela sua posição em defesa da diversidade. Só que as 'pressões' para evitar a criminalização da homofobia não revelam uma questão religiosa, e sim política, que tem pouco a ver com amor, acolhida e aceitação, e muito a ver com reconhecimento de direitos individuais e civís, e valorização da cidadania. A instituição Igreja Católica tem, desde sempre e ao longo de sua história, através de sua hierarquia impregnada de suntuosidade e ritualismo, assumido posições reacionárias, elitistas e, tantas vezes, criminosas. Cada vez mais, é uma caricatura grotesca de tudo aquilo o que o 'ungido' procurou revelar. Mas isso, é problema para os católicos (e outras religiões) resolverem: o Estado é laico, e tem que ser respeitado neste princípio contitucional.

Luiz Teixeira

É triste ver como o preconceito está irraizado nas almas das pessoas. Confundem o verbo amar com sexo. A igreja (seja ela qual for) como a qualquer pessoa não tem o direito de inteferir nas escolhas de cada um. A Bíblia não é o manual de instrução do ser humano. O engraçado é que qualquer religião, qualquer doutrina religiosa concorda com a expressão "não cai uma folha de uma árvore se Deus não permitir". Ora, se homossexualismo existe no mundo é porque Deus permite. O que diriam se um padre homossexual ou pedófilo fosse assassinado por ser assim? Será que iriam condená-los também? A igreja Católica condena nos outros o que ela pratica, ou seja, homossexualismo e pedofilia. Jesus dizia "aquele que não tiver pecado, que atire a primeira pedra". E se quiserem tem outro; "antes de julgar o seu irmão, retire a trave do seu olho". Deus nosso pai está mais preocupado é com os rumos que seus filhos estão tomando, cada vez mais distantes de um corportamento cristão digno.

    Dotô Analfa

    Seu raciocinio está completamente equivocado.há muitas coisas ruins que acontecem entre elas a pederastia.

    tentar justificar afirmando que é porque Deus permite.francamente.

    Nostradamus

    Não é que Deus permita… Ele nos dá a opção. Cada um escolhe a sua e pagará por ela. Não cunfunda as coisas. Agora, você prova tua falta de conhecimento ao afirmar que a Bíblia não é o manual de instrução do ser humano. Você não deve ler manual de nada pela sua declaração.

    Mário SF Alves

    Luiz, que legal,cara. Com esse "não cai uma folha de uma árvore…" você fez-me lembrar a minha mãe que, embora, de formação simples, era dotada de notável integridade. Obrigado. Valeu!

Pedro Luiz Paredes

Esse povo de igreja é covarde e burro. Inventam explicações que a razão desconhece e querem impor essas sandices às outras pessoas.
O mundo seria muito melhor sem eles.

Fabio_Passos

Frei Betto é ótimo.
Os religiosos homofóbicos são medievais.

    Leonardo Ribeiro

    Puxa! Quanta originalidade, não?!
    Você não consegue dizer nada mais veemente do que essa bobagem de "medievais"?

    Fabio_Passos

    e que tal então… uns babacas da santa inquisição?

    Leonardo Ribeiro

    É, percebo que suas asseverações são riscos n'água.
    Desfrute do seu lado arteiro e traquinas sozinho.

    Feliz cada novo dia…

    Fabio_Passos

    talvez… fascistas da opus dei?

    Mário SF Alves

    Fábio, Fábio, onde estás que sempre me escutas…

    Mário SF Alves

    A propósito, a questão é: civilização com ou sem bíblia…(interrogação).
    Abraços, Mário.

    priscila presotto

    Fabio ,muito bom seu comentário e bem lembrado.
    A Inquisição foi um dos períodos mais obscuros da humanidade.

Sônia Bulhões

Convivo no trabalho com homossexuais e tenho o devido respeito por eles, por sua opção. Geralmente são pessoas muito sensíveis, inteligentes e autênticas. São as que levam as tarefas mais a sério. Tenho observado isso desde muitos anos. O difícil de conviver é aquele indivíduo que ainda não se aceitou como homosexual. Fica, como dizem alguns, presos no armário. Esses sim são revoltados, rebeldes, desrespeitosos, mas é minoria. Tive um professor totalmente assumido. Um cara inteligentíssimo, poliglota, autodidata, costureiro, cozinheiro, enfim tudo que fazia era perfeito. Mas Frei Betto tem toda razão e estou com ele.

    marisa

    Sonia, será que posso corrigí-la? Ninguém 'opta' por ser homossexual, a natureza determina essa condição antes mesmo que saiamos do ventre de nossas mães.

    Lucas

    Estudos com gêmeos demonstram que as causas não são inteiramente genéticas. O mais provável é que o comportamento homossexual seja determinado por um conjunto de fatores genéticos e ambientais.

    De qualquer forma, está certo que não é opção. E também está certo que não pode discriminar pessoas. Todo mundo tem o direito de ser feliz.

    Antonio

    Isso não é verdade, me desculpe….

Maria Santiago

O amor de Deus é incondicional. Valeu, Frei Beto.

    Leonardo Ribeiro

    Se você entendesse as implicações do que escreveu, não estaria parabenizando Carlos Alberto.

    Mário SF Alves

    Caiu-lhe a máscara de bom retorquidor, caro Leonardo…. Esmerece-se por esgrimar com mais estilo, meu caro.

André

O frei esqueceu de citar as passagens biblicas onde Deus condena a pratica homossexual, assim todo aquele que crê na palavra da biblía não poderá aceitar a prática homossexual. Devemos amar qualquer ser humano seja como ele for mas temos que respeitar as opiniões. Acho que o MEC pode através da esola criar mecanismos que insina as crianças, respeitar cada individuo, mas descordo de querer dizer para as crianças que ainda não tem maturidade que ser homoxessual, travesits etc é algo normal. Eu nã oquero que meus filhos assistem esses vídeos, vai contra tudo que eu acredito.

    Nostradamus

    Eu não entendo qual é a deste frei. Deve ter passado para o outro lado.

Paulo Medeiros

PARABÉNS FREI BETTO. O SENHOR FOI PERFEITO. DEU NOME AOS BOIS…
"QUEM TIVER OUVIDOS, OUÇA" _ DISSE JESUS E O TERIA DITO NESTE CASO.
SER CRISTÃO É EXATAMENTE ISSO: AGIR COMO CRISTO AGIRIA.
NÃO COM A HIPOCRISIA DOS FARISEUS E DOS DOUTORES DA LEI.

ABRAÇOS E CONTINUE ASSIM,

PAULO.

    Conceição Lemes

    Paulo, letras minúsculas nos comentários, por favor. abs

    Antonio

    Jesus, ama os pecadores, mas não aceita o pecado, e ser homossexual e pecado diante de Jesus, acreditem ou não, e os que diz ser conhecedor da Biblia ou Cristão deve e tem a responsabilidade de dizer que isso não é certo, mas não discrimina-los, pois a biblia diz, muitos serão chamados mas poucos escolhidos.

luiz claudio

Me desculpe frei beto,mas na biblia cita amor,e realmente um homem pode amar outro ou uma mulher pode amar outra mulher,mas amor não tem nada a ver com sexo,e o homossexualismo diz respeito não a amor,mas a desejo carnal,ou atração pelo mesmo sexo e isto desvia da ordem natural,agora quem somos nós para julgar,devemos respeitar a opção dos outros,não é porque a pessoa é homossexual que não devemos ser amigos,eles são humanos,e não precisa pedir permissão para ser homossexual, é um direito universal,agora somente peço que respeitem o nosso direito como heterossexuais de achar que o homossexualismo é contra nossa natureza,discordar é diferente de discriminar,e acho que há um certo radicalismo de ambas as partes na defesa de suas idéias.Assassinar ,agredir,ofender é crime independente da opção sexual,do credo ,da raça,do sexo ou religião ,basta seguir a lei,e sou a favor do casamento civil em cartório,agora exigir das igrejas que aceitem,ai sou contra,deve-se respeitar as instituições e elas respeitar os outros.

    Abelardo

    Tomara que o "educativo" kit Bianca com nossas crianças, volte, que eu quero ver o tamanho da fogueira no pátio das escolas com os professores e os pais policiais olhando de longe. E aí vamos ver mesmo o que é um BULLYING!
    Os melhores lugares do mundo pra se empanturrar de drogas de todo tipo, é na Holanda e nas penitenciárias e cadeias brasileiras. Façam suas escolhas e deixem o que ainda resta das famílias com filhos amarrados de correntes no pé da cama, viverem com o que restou do pouquinho de paz.
    PRECONCEITO não tem nada a ver com IMORALIDADE E DESONESTIDADE. Perguntem ao povão decente!

    Nostradamus

    Falou e disse. É isso aí…

    Zé das Couves

    "…que eu quero ver o tamanho da fogueira no pátio das escolas…"
    Taí uma coisa da qual vocês fanáticos entendem bastante… Fazer fogueiras!

    edu marcondes

    O sexo, a atração carnal está sempre presente nas relações humanas. Ora controlada. ora reprimida, ora explicitada e cultivada. Inclusive na relação homem mulher. Ou v. pensa que não há sexo e desejo entre heterossexuais? Há até desjo sexual em relações dominadas pelo ódio. As Igrejas não devem aceitar a homossexualidade. Devem aceitar, sim, que homo e hetero tenham liberdade de exercer sua sexualidade. Afinal, nem todo mundo é cristão e católico.

    Abelardo

    E com vocês, Bianca e Frota! (tem que deixar rodar, olha o precomceito!), referênciaias sexuais para os nossos filhos. Segure o vômito, não sejam preconceituosos. Tudo agora é preconceito. Blindagem descarada, cínica, mau caráter.
    http://www.marcelinha.com/filme-porno/famosas/ale

    Maria Ines Azambuja

    Caro Luis Claudio
    Mas então achas justo que homosexuais se privem do prazer a que os heterosexuais tem direito? Por que?
    E se fosse o contrário? Digamos que em alguns séculos, graças a superpopulação do mundo, tenham emergido condições sociais e com elas novas religiões que privilegiem o amor homosexual, que não resulta em procriação. Tu serias o discriminado… Como te sentirias?

    luiz claudio

    Minha cara,não entendestes nada do que eu disse,eu como hetero vejo o homossexualismo como algo contra minha condição,agora o dia em que isto que você disse acontecer ,será o fim da raça humana,pois nossa perpetuação como espécie estará terminada,fezes e nem fluidos vaginais geram vida,somente esperma e óvulos.

    Nostradamus

    É isso aí, Luiz Carlos.

sérgio

Parabéns frei Beto, você sempre lucido em suas palavras!!!!!!!!!!!!!

J.C.CAMARGO

LCAzenha: O Frei Beto é um pobre padre herege/ apóstata, esquerdista, que vive às custas da SANTA ICAR ,
pelo uso do Substantivo Frei (*)i, que lhe dá uma autoridade que não tem, más, por outro lado, vive atacando
essa Instituição! É o que chamamos de sujar no prato que come! Vive atacando sua Igreja, que lhe dá o /
o pouco de credibilidade que ostenta, más não ousa sair definitivamente dela! Tal como as môscas trans-
missoras de doenças, precisa de um (a) hospedeiro (a) ! Êle age da mesma maneira que os esquerdistas
radicais que estavam hospedados no PT e depois foram expulsos, permitindo que êsse partido enfim che-
gasse à Presidência da República! Êsse pseudo sacerdote é de fato uma praga! Que Deus o ilumine, para
que possa vêr melhor!

    geraldo

    Eu AMO o Brasil, e exatamente por isso eu o elogio muito, mas também o ataco no que está errado. O mesmo com minha AMADA Igreja Católica. Isso não me fará sair nem de um nem de outro.
    Se você acha que por não criticar está contribuindo com alguém ou alguma instituição, meu AMIGO, não te quero como AMIGO. Bajuladores não levam ninguém a canto algum.

    O maior ensinamento de Jesus é AMAR o próximo como a nós mesmos. Você AMA? AMA Frei Beto? AMA a Igreja? Aponte então 3 erros atuais dela.

    Só te digo uma coisa: vá AMAR.

    Denise

    E se não AMAR, vc vai fazer o quê? Condená-lo?

    Eduardo

    Quanto ódio vc demonstra na mensagem.

    edu marcondes

    Quando ódio nessa sua alma atormentada Camargo. Procure amar e ser amado. Troque palavras e gestos com que v. ama e serão felizes.

    Denise

    Frei Betto vive às custas do seu trabalho de escritor e jornalista. Não seja injusto.

    Dotô Analfa

    Quem lê o que frei beto escreve?o lula?

    Nostradamus

    Estou contigo, Camargo. Este frei moderninho deve até aceitar padre que abusa sexualmente de crianças e adolecentes. Quando pecamos, devemos nos arrepender, pedir perdão e não voltar a pecar. Continuar no pecado não é correto e não haverá perdão. "Vai, e não peques mais". Não é isso que diz a Bíblia ?

    Alexandre Soares

    "Este frei moderninho deve até aceitar padre que abusa sexualmente de crianças e adolecentes."

    Não, quem aceita isso é o sr. Bento XVI e todos os que ele acoberta.

Deixe seu comentário

Leia também