Fátima Oliveira: Vaticano arde nas labaredas do inferno

Tempo de leitura: 2 min

por Fátima Oliveira, em O Tempo
Médica – [email protected]

“Papa convoca bispos da Irlanda para discutir escândalos de pedofilia”; “Papa diz a bispos irlandeses que pedofilia é crime hediondo”; “Vaticano cria ‘muro de silêncio’ sobre abusos, diz ministra alemã”; “Igreja holandesa anuncia investigação sobre abusos contra menores”; “Arquidiocese nega que papa tenha ajudado padre acusado de pedofilia”; “Vaticano critica ‘tentativas agressivas’ de envolver papa em escândalo”; “Líder católico da Irlanda pede perdão por proteger padre pedófilo”; “Papa pede desculpas às vítimas de padres irlandeses pedófilos”; “Vaticano ignorou caso de padre que molestou mais de 200″…

Eis uma pequena amostra de manchetes sobre pedofilia clerical de 15.2 a 25.3.2010, data em que outra bradava: “Escândalos podem forçar papa a abrir arquivos secretos, diz vaticanista”. É esperar para ver o balancê da nau de São Pedro no mangue em que se encontra a credibilidade moral do Vaticano. Um chamado à responsabilidade não absolverá o papa Bento XVI, que foi prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) – antigo Tribunal do Santo Ofício, ou Inquisição, que zela “pela ortodoxia da Igreja Católica e pelas questões disciplinares” – de 1981 até 2005, quando foi eleito papa.

Conforme o vaticanista Marco Politi, “o monsenhor Charles J. Scicluna, promotor de Justiça da CDF, afirmou que houve 3.000 denúncias de abusos contra menores nos últimos dez anos. O que aconteceu com essas denúncias? Quantas foram julgadas? Quantos religiosos foram considerados culpados e quantos foram punidos? É preciso dar explicações e não admitir mais que os casos sejam ocultados…

O papa está numa encruzilhada e terá que abrir os arquivos secretos da CDF se quiser ser coerente com a transparência que defende… O papa disse que deve haver punição e que as vítimas não foram ouvidas. Deve então ser coerente com essa linha e abrir os arquivos. Tendo feito uma carta tão rigorosa e transparente, ou volta atrás sobre a transparência ou deve ir até o fim… O furacão da pedofilia, depois dos Estados Unidos e da Europa, chegou na Alemanha, pátria do papa, depois na diocese do papa, agora dentro do Vaticano, na Congregação da Doutrina da Fé, onde o cardeal Joseph Ratzinger foi prefeito, apontando para a sua responsabilidade direta”.

Há impeachment de papa? Renúncia? Ou só nos resta lavar as mãos, dando uma de Pilatos?
Durante 24 anos, o cardeal silenciou sobre a pedofilia clerical! Agora, que é infalível, não pode ser responsabilizado? É um alento que na declaração, divulgada após o encontro com os bispos irlandeses, conste que, “de sua parte, o santo padre observou que o abuso sexual de crianças e jovens não apenas é um crime hediondo, mas também um pecado grave que ofende a Deus e fere a dignidade da pessoa humana criada à Sua imagem”. É um discurso significativo. Mas palavras são palavras. Faltam os gestos para demonstrar ao mundo que rompeu com um dos malditos signos da dupla moral sexual: dar guarida a crimes clericais de natureza sexual. É o mínimo esperado, já que a pedofilia clerical e a omissão do Vaticano diante dela sempre andaram de braços dados.

No prefácio do meu romance “A hora do Angelus” (Mazza Edições, 2005), digo que “é uma história que acontece com mais frequência do que se pensa. Ainda que o roteiro que estrutura a história seja uma imaginação da autora, o relato está entremeado de reflexões pontuais sobre omissões do clero romano diante do assédio e do abuso sexual, assim como da pedofilia – milenarmente praticados por padres”.

 Publicado em: 30/03/2010
FONTE:
www.otempo.com.br/otempo/colunas/?IdColunaEdicao=11255


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Hélio Jacinto

Recentemente, Soninha Francine andou mostrando a Perereca para fotografos de revistas que tem forte apelo sexual.
Soninha, administradora da Regional da Lapa , não foi criticada por isto. Ai eu pergunto por onde andam as pudorosas senhoras Católicas de Santana, ligadas a Opús-Dei e militantes da TFP, que não se manifestam?
Sera que os escandalos da Santa Sé as deixaram inibidas? No caso dos Padres o Papa se porta como o Gilmar Mendes Católico.

paulooliva

Os cães latem enquanto a caravana passa e será sempre assim até que tudo se acabe, inclusive, os cães!
Quem estiver na caravana sairá ganhando, quanto aos cães…nem latirão mais…

Nascimento

Nos anos 70 eu ouvia a seguinte frase: "comunistas comem criancinhas"… é tenho que rever meus conceitos

Gerson Carneiro

Há um filme, do Pedro Almodovar, chamado "Má Educação" que trata exatamente desse assunto.
Recomendo-lhes.

Maria da Glória

"Está marcado para esta quarta-feira em Belém o terceiro julgamento do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura. Ele é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da freira americana Dorothy Stang, morta com seis tiros em fevereiro de 2005 aos 73 anos na zona rural do município de Anapu, sudeste do Pará. A religiosa foi assassinada a queima roupa pelo agricultor Rayfran das Neves, já condenado a 27 anos de prisão em dois julgamentos".

Queima essa freira! Deve ser pedófila, também.

    Daniela V. Bacelar

    Glória, deixa de ser a boba da corte. Se manca, mulher. Pudor de vez em quando faz bem. O assunto é a pedofilia clerical e a omissão milenar do Vaticano. O mundo é outro, portanto se a Igreja pretende não submergir deverá adotar outras posturas éticas e justas em relação aos pedófilos. Ninguém normal concorda com acobertamentos de criminosos sexuais, quanto mais quando são pedófilos. Mas parece que há gente que os defende. Lamentavelmente você não se envergonha de defender o indefensável. Alguns dos seus comentários deixam bem claro a sua compaixão pelos pedófilos e seus acobertadores. ABAIXO A PEDOFILIA. PUNIÇÃO PARA OS PEDÓFILOS!!!!

    francisco.latorre

    é…

    hipocrisia é mato no mundo cristão.

    ridícula.

    quanto esforço pra defender o natzinger opusdei.

    um conselho…

    não comprometa mais … a sua igreja já tá mal na fita.

    não precisa ajudar.

    Rosko

    Dona Maria, com todo respeito, fizeram em ti uma bela lavagem cerebral. Talvez um dia a sra. caia na real, isso se existir algum resquício de capacidade de raciocínio.

    Assim como a Sra. existem milhões por aí que não dão a mínima para estaS notícias e é por isso que as coisas vão continuar assim até o fim dos tempos.

    Na minha opinião, a igreja católica está acabada. Sigo apenas meus princípios, baseados na minha fé interior e na moral. CHEGA DE ILUSÕES!!!

Fabio_Passos

A humanidade precisando de justiça e os cara nomeia o ratzinger… um medieval que protegia os pedófilos.
um papa filho do cão.

Roberto Locatelli

A Igreja Católica queimou gente viva na Idade Média. Milhares de pessoas foram queimadas vivas!

E agora vem a público os casos de pedofilia. Como foi dito em outros comentários, não é de se estranhar que o catolicismo esteja encolhendo mui rapidamente.

Maria Dirce

na escola que lecionava, lecionava tb um padre que dava aula de filosofia.Padre Claudio.Na sala dos professores, sempre muito agradável simpático e ficava vermelho com facilidade qdo faziam alguma piada,Certo dia, sua faxineira encontrou em sua casa fotografias pornográficas com alunos da escola.O padre Claudio era pedófilo.Ficamos sabendo que foi para outra paróquia, e nada mais aconteceu com ele.

Maria Dirce

Se fossemos fazer uma volta no tempo com o cristianismo até hoje, perguntamos o que sobrou de verdade?Cristo pode ser tercerizado?

Gerson Carneiro

Quando eu era criança diziam para mim que os comunistas comiam criancinhas, daí eu cresci e fiquei sabendo que o pessoal da igreja católica é quem faz isso.

Ohhh, como eu queria ter a minha inocência de volta.

Williams/Bauru

"Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" Basta saber isto. As pessoas passam. Até o grande João Paulo II passou! E a Igreja continuou. E o seu fundador que foi Jesus Cristo há de zelar por ela, a única fundada por Ele.
Amém.

    francisco.latorre

    mitologia cristã.

    literatura fantástica.

    um barato essas bíblias….

    versão da versão da versão…

    como se fossem fatos.

    a bíblia… documento literário de origem incerta… desfigurado por traduções e traduções…

    tem quem acredite.

    Tomudjin

    Respeito o ponto de vista da Igreja quando usa a frase de Jesus para justificar o nascimento da, segundo a própria Igreja Católica, única Igreja fundada pelo próprio jesus.
    Mas peço que façamos uma análise de que "A Pedra" ao qual se referiu Jesus, na verdade não é a pessoa de Pedro em sí, mas que essa interpretação sobre a "pedra", uma analogia à firmeza e resistência, significa a verdadeira convicção de que "Jesus é o filho do Deus vivo", portanto, qualquer denominação sustentada por esta convicção.

    Gerson Carneiro

    "No meio do caminho tinha uma pedra
    tinha uma pedra no meio do caminho
    tinha uma pedra
    no meio do caminho tinha uma pedra" – No Meio do Caminho – Carlos Drummond de Andrade

    Parece que deixaram a pedra entrar no sapato.

Eduardo Brito

Já assistiram ao Filme "Amem" do Costa-Gravas ? É um filme de 2002 e foi muito contestado pelos católicos europeus na época. Fala sobre o silêncio da Igreja Romana durante a 2ª Guerra mundial durante o Holocausto Judeu e a ajuda que deu aos nazistas no final da guerra. Vale a pena. Muito bom.

Jacira

As religiões fizeram mais mal ao mundo do que bem.
Não falo apenas do Vaticano, mas de toda e qualquer instituição religiosa.
Falo do Estado que, mesmo o laicamente disfarçado, deixa transparecer por baixo dos panos das leis o insidioso conluio com os interesses de organizações religiosas. Essas que usam a boa-fé de seus fiéis (isso mesmo, redundantemente) para cooptar detentores de poder, sejam eles, reis, presidentes, primeiros-ministros, prefeitos, legisladores em geral, para seus propósitos de poder e enriquecimento. Nessa "geléia" toda, coitados dos crentes e da população desinformada, que se torna instrumento, quando não alvo dos interesses escusos de religiosos e políticos (ou confundidos um no outro).

Alcino

Atenção! Hoje e amanhã está sendo realizada pesquisa do Vox Populis. Esta pesquisa é patrocinada pela Band. A Band está até o pescoço comprometida com os postulados da Conferência do Milênio. Este vai ser um teste duro para o Vox Populis.

João Vargas

Pedofilia e homossexualismo sempre existiram na igreja católica, assim como sexo hetero entre padres e suas paroquianas. A igreja erra duas vezes: quando insiste no celibato e quando acoberta os crimes sexuais praticados pelos padres. Por estas e outras que o catolicismo vem perdendo terreno e fiéis para outras igrejas.

rafael

Certo é que esse abusos ocorrem sempre que há uma situaçãod e poder envolvida, a ICAR só entra nas manchetes devido a sua força, mas os mesmos crimes são cometidos em sinagogas, mesquitas, templos de toda espécie, escolas e etc.

    Leider_Lincoln

    Boa tese. Apoie-a com fatos? Alguma evidência de que isto ocorre em mesquitas, por exemplo. Não pço milhares, como no caso da Santa Madre Igreja, peço duas apenas, que tal?

    rafael

    Meu pequeno texto não fixa apenas em mesquitas, mas de modo geral, onde há alguem em situação de vulnarabilidade há a possibilidade sempre presente de abusos de toda ordem.

    Bruno

    Rafael,

    até creio que existam problemas assim em outras religiões – em especial nos terreiros de religiões africanas isso é bem comum, com certeza são presos mais pais de santo do que padres – mas acho de verdade que as coisas são muito mais comuns na Igreja Católica mesmo. Não é que a religião seja ruim, mas a liturgia rígida, o celibato obrigatório, o discurso que se prende a absurdos do passado, tudo isso favorece o desvio de conduta dos sacerdotes católicos. Concordo completamente com uma certa perseguição da mídia, afinal é a única igreja de caráter mundial com poder centralizado (se você considerar o maior caráter "republicano" das igrejas protestantes, ortodoxas e até de outras religiões monoteístas, onde não existe um líder único. Mas não é desculpa.

Rundfunk Hörer

Bento XVI deveria ser indiciado por formação de quadrilha.

francisco.latorre

bando de idiotas sim.

eu trato a igreja como um bando de idiotas sim.

liderados por outro mais idiota, o idiota-mor, infalível na idiotia.

aí alguém diz… a igreja fez isso ou aquilo…

dominou a europa por milênio de forma absoluta.

tudo aquilo… universidades, medicina etc…

veio através dos árabes, que preservaram e desenvolveram o que sobrou da antiguidade.

a igreja. única. pra eles.

aí a imprensa de guttemberg abala suas bases…

e a mídia não é mais tão-só… bíblia, o livro, acrescido do masturbatio teológico.

imprensa. renascimento.

e hoje temos a rede. e bibliotecas.

inumeráveis bíblias.

sutras budistas, i ching, vedanta, yoga, pernalonga, xintoismo, deus morto, áfrica sagrada, kkk, sionismo, circo, bbb, internet, bíblias aramaicas, apócrifos legítimos e fakes, leonardo, godard, camões, nietzsche, heráclito, zeitgeist the movie, hendrix, yma sumac, milton santos, tem até pig pra quem gosta… tem beethoven, tem…

cansei, mais fácil ler a bíblia.

mal traduzida mesmo pra confundir mais.

ler a bíblia. legal, mais um livro.

sugiro os atos dos apóstolos… trambiques variados… muitas peripécias… sempre paulo a dizer… mandem dinheiro pra jerusalém – recomendo.

livro de josué – primeiro genocídio palestino.

levítico -regulamentos sacrificiais. descrição do templo e dos sacrifícios animais,

tem os quatro evangelhos – mitologia solar básica. mitos egípcios. aliás presentes em todo o oriente.

recomendo a biblioteca de todas as bíblias…

http://www.sacred-texts.com

e zeitgeist themovie.

    fabio cruz

    estraçalhou nesse poema comentário reflexivo

jackson

Quanta hipocrisia e preconceito, disfarçado de defesa de vítimas de pedofilia! Engraçado, quando a imprensa noticiou sobre Zilda Arns, ninguém dizia qaue ela era catoliquíssima da gema, quando se trata de escândalos ressaltam isso ao extremo. . A Igreja tem rejeições devido a erros históricos, mas ela é histórica e humana, sujeita aos erros de qualquer grupamento humano. Daí a se esconder atrás disso para defender toda sorte de preconceito… é uma patologia muito maior que qualquer pedofilia e um dogmatismo maior do que a aquele do qual acusam a Igreja. Confundir homossexualidade com pedofilia também é um erro gravíssimo e uma injustiça para com os homossexuais. A maioria dos casos de pedofilia é feito por héteros sexuais, até pais, casadíssimos e com mulher que molestam as própias filhas, sobrinhas e entiadas. Inclusive muitos casos de pedofilia hétero são aceitos pela sociedade, que põe as crianças para usarem ropinhas que as deixam seminuas e as põe para danças as danças das bundinhas e das garrafinhas numa erotização precoce. Todo esse estardalhaço em torno da pedofilia no fundo é uma cruzada homofóbica.

    francisco.latorre

    samba do carola doido.

    quer dizer que ser anti-clerical é pior que ser pedófilo?…

    ainda bem que esses pulhas perderam o poder.

    Leider_Lincoln

    Jackson, você realmente sabe o que significa a expressão "hipocrisia", para começo de conversa? Significa fingimento, encenação. Significa dizer que as pessoas que se pronunciaram contra esta aberração não estão sinceramente enojadas e indignadas, mas só fingindo. Penso que isto não é verdadeiro.
    A Igreja, meu caro, é rica e poderosa e tem meios para se "defender". Mas estamos falando de crianças. Elas não têm muitos anônimos que falem por elas, não concorda?
    Essa história de que "no fundo todo mundo é pedófilo" e "pedofilia ocorre em todo lugar" penso que pode ser verdadeira para você, mas não é para mim e parece que ão foi para o mentor intelectual da sua igreja, Jesus, cognominado o Cristo, não é verdade? O que, meu caro defensor da pobre Igreja, você acha que Ele falaria sobre isso? Você acha sinceramente, que ele estaria do lado da Igreja ou das crianças?
    "Daí a se esconder atrás disso para defender toda sorte de preconceito… é uma patologia muito maior que qualquer pedofilia e um dogmatismo maior do que a aquele do qual acusam a Igreja. " foi para nos fazer rir, não foi?
    Eu, meu caro, não me escondo atrás de NADA, para acusar a Igreja de ser um antro de mau-caratismo, repleta de gente má, cínica e perversa, comandada por um boçal energúmeno e no mínimo, tolerante com muitas coisas que eu desprezo. Que tal, satisfeito?
    E você acha que, neste caso eu acuso a Igreja de dogmatismo? Aonde? Acuso-a, em alto, cristalino e lúcido bom som, de ser LENIENTE com pedófilos, SUBSERVIENTE ao interesse dos que cometeram CRIMES e muito mais preocupada em defender a sua imagem do que as crianças que Jesus deu como exemplo e mando irem até ele.
    E o "Confundir homossexualidade com pedofilia também é um erro gravíssimo e uma injustiça para com os homossexuais." é o que você tentou fazer não é? Do jeito que você diz, parece que as crianças queriam, não é mesmo? E não que foram abusadas, violentadas, não é verdade? Não estamos falando de homossexualismo entre adultos, entre iguais, prezado. Estamos falando de VIOLÊNCIA contra crianças, meu caro.
    É você que parece querer confundir o debate, com um discursinho oco e cínico, repleto de meias verdades e argumentos tão nojentos que chegam a ser obscenos. Verdadeiramente vergonhoso, mas bem ilustrativo sobre o tipo de gente que está do lado da Igreja.

    Augusto Gasparoni

    Meu caro Leider
    Parabéns pela clareza e pela atitude. Estou batendo palmas até agora para você.

Matheus Nahkur

O método utilizado pelo Vaticano para tratar de casos de pedofilia e abusos sexuais em geral é secular.

São Caetano do Sul, 1939. Minha avó conta que chegou à igreja com as colegas do coral para o ensaio. Encontraram uma menina de 9 anos aos prantos. Ela teria sido chamada à sacristia e assediada pelo padre. As coristas, então no fim da adolescência, confrontaram o padre, que prometeu excomungá-las se relatassem o ocorrido.

No mesmo dia procuraram os padres mais velhos, de uma paróquia vizinha. Eles consideraram absurda a ameaça de excomunhão e prometeram tratar do assunto. No dia seguinte o suposto pedófilo não estava mais na igreja, e foi visto somente uma vez, anos depois, de passagem pela cidade. Souberam que era responsável por uma igreja na Mooca.

A Igreja Católica não tem por tradição acusar, processar, cortar na carne ao entregar à Justiça. Afasta, abafa e fica por isso.

Elias São Paulo SP

Incrível! Esse Sr. Joseph Ratzinger, ex-soldado nazista, quando, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, condenou o pensador Leonardo Boff a um tal de "silêncio obsequioso". Revogou a condenação e ao ver que Boff continuava sua pregação por uma igreja voltada aos pobres, baniu-o em definitivo de toda escola católica. A Teologia da Libertação, para Ratzinger, é mais criminosa do que a pedofilia. E esse cara se diz representante de Cristo?

    vladimir lacerda

    Excelente colocação.A ideologia política direito do livre pensar é condenado,no entanto crimes são acobertados.É preciso no Brasil deixar de acusar a Igreja apenas e exigir das autoridades a prisão,o julgamento de pessoas que cometem crimes sexuais sejam eles padres,pastores ou satanás.

waleria

Alguém já ouviu falar da profecia de São Malaquias, um sacerdote medieval, sobre o fim do papado?

Que profecia interessante!

No creo en brujerías, pero que las ay, las ay.

Gilvan Miranda

Eis o exemplo do por quê ter surgido na história da Igreja um Martinho Lutero. O Catolicismo como sistema religioso não responde por toda cristandade. Se fosse um sistema cristão verdadeiramente bíblico deveria saber que Bispos, Pastores, Presbíteros devem ser casados para dirigirem uma congregação.

Unabomber

"Papa pede desculpas às vítimas de padres irlandeses pedófilos", como se isso adiantaria alguma coisa. Olha Papa, precisa cortar na carne logo, antes que a casa caia de uma vez. Se já não caiu.

Alberto

Bom seria se o dinheiro arrecadado fosse apenas a esmola na hora da missa… nas reuniões para evangelização o que mais se fala e pede é dinheiro… o ignorante do fiel é cercado por todos os lados… A polícia precisa dar uma batida nessa Cansão Nova, Rádio Imaculada Conceição, TV Aparecida… vai ser um tal de ladrão correndo pra todo lado…
Quanto à pedofilia, não tenho a menor vergonha de dizer que é caso para "justiça com as próprias mãos". Gostaria de ver um desses enforcado em praça pública, de batina e tudo, com a seguinte faixa: ESTUPRADOR.

Aldo Luiz

É o velho e útil sempre matreiro eufemismo, o grande escudo para tapar o sol com a peneira desses casos que APARECEM. Os que não aparecem e nem aparecerão? Últimos 50 anos?

Isto transcende a igreja católica do século XXI, está em toda parte, seja clérigo ou laico. É deformação imposta pela intencionalmente repressão institucionalizada ao sexo.
Este crime de imprescritível devastação é um cancro que atravanca e apodrece a humanidade há milênios… É o desamor da animalidade em desafeto. A barbárie cravejada de ouro e pedras preciosas de um cinismo asqueroso. Quando mais alto na pirâmide do sistema imposto pela velhíssima nova ordem mundial escravagista de repugnante hipócrita religiosidade, mais disseminado, invisível e impune. Uma fábrica de loucos e psicopatas em todas as classes.

Talvez você se interesse em saber os mecanismos geradores dessa violência e queira ler mais. Veja http://www.infinitoemexpansao.com/cobalto.php

Sou grato.

Sônia

É mesmo a "nau de São Pedro no mangue". Para um Chico Xavier, milhares de apóstolos comprometidos até o nariz nas igrejas históricas como a romana e recentes, onde os vendilhões vendem, sem nenhuma providência do Ministério Público e sociedade, vidros de águas "milagrosa" e desfiam seu discurso preconceituoso em relação aos cultos afro e espirutalistas. Qto. a I.Católica, um progresso essa inundação de denúncias. Algo está mudando a revelia da esclerose papal.

Maria da Glória

Azenha, é pena que eu tenha de mais uma vez revelar a parcialidade de alguns dos comentaristas e dos que escrevem no seu blog quando o assunto é a Igreja Católica. O "impichamento" do Papa é assunto para católico, unicamente. A responsabilidade civil do ente público quando tem conhecimento de uma ato ciminoso é clara;. Mas, separados Igreja e Estado, a Igreja é considerada ainda, ente público? A decisão e o julgamento do Papa como Sumo Pontífice só compete aos católicos e não àqueles que querem que a Igreja seja dissolvida para que as suas consciências fiquem em paz. Para essas pessoas a Igreja é uma presença mais forte do que para nós católicos. Essa presença está sempre viva no remorso de não ser católico. Paz, amigos! Católico só é quem quer. Vocês são livres para exercer a sua consciência plena, sem necessidade de fazer desaparecer a Igreja para aplacar o seu remorso. A orfandade não atinge aos católicos nesse caso. Nós sabemos que a Igreja é feita de homens e como tal, falíveis. Alguém sabe quantos padres existem na Alemanha e dentre eles, quantos são pedófilos? E nas outras religiões? Ainda ontem o seu articulista falava na participação de entidades de extrema direita da Igreja no Golpe de 64. Onde? Quais? E por que não fala na particpação da Igreja de fato na luta e proteção a quem lutou? É como um comentário que vi na semana passada – parece que nesse País a única coisa politicamente correta é execrar a Igreja Católica.

    Leider_Lincoln

    "remorso de não ser católico "? Olha, as criancinhas que têm sua dignidade violada são filhas de católicos. A minha b* e a de meus irmãos eu sempre protegi, aconselhando-s a ficarem longe de padres e do antro onde eles agem, as chamadas "igrejas". E minha cara, a TFP, organizadora da famosa marcha que precedeu ao golpe militar, é católica até a medula. Duvida? http://www.tfp.org.br/pq_tfp.asp .
    Sem essa, minha irmã. Caia um padre na besteira de se aproximar de qualquer membro púbere da minha família que lho ensinarei o que eu penso do conceito de "problema dos católicos". De toda forma, se quer servir os seus filhos de repasto, problema o seu.

    Maria da Glória

    "Sem essa, minha irmã. Caia um padre na besteira de se aproximar de qualquer membro púbere da minha família que lho ensinarei o que eu penso do conceito de "problema dos católicos". De toda forma, se quer servir os seus filhos de repasto, problema o seu."
    Sem comentários. Nesse nível não dá nem para argumentar.

    Augusto Gasparoni

    Minha cara;
    Você podia ter ficado sem essa do Leider hein? Mas isso é que dá ao defender o indefensável.
    O caso da Teologia da Libertação se comparado à pedofilia presente, pode se dizer em "larga escala", na Igreja Católica, é emblemático.
    Concluindo, a política da Igreja Católica chega a ser nojenta.

    Maria da Glória

    Está marcado para esta quarta-feira em Belém o terceiro julgamento do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura. Ele é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da freira americana Dorothy Stang, morta com seis tiros em fevereiro de 2005 aos 73 anos na zona rural do município de Anapu, sudeste do Pará. A religiosa foi assassinada a queima roupa pelo agricultor Rayfran das Neves, já condenado a 27 anos de prisão em dois julgamentos.

    Pedófila, também?

    ana maria

    não, Maria da Glória, foi assassinato. pedofilia é quando um adulto obriga uma criança a praticar sexo ou "ato obsceno". entendeu criatura?

    francisco.latorre

    remorso é pra católico.

    e seguindo seu raciocínio…

    que tal a 'igreja' parar de encher o saco da sociedade.

    aborto é problema da sociedade… não da igreja.

    assim como o divórcio.

    e a eutanásia.

    e um enorme etcétera.

    o negócio da igreja é enganar velhinhas e torturar crianças.

    quer ser católico?… seja.

    mas deixe a sociedade em paz.

    mais…

    a igreja é a instituição que mais matou na história.

    viva fritz nietzsche.

    abaixo natzinger opusdei.

    Maria da Glória

    "aborto é problema da sociedade… não da igreja.

    assim como o divórcio.

    e a eutanásia."

    Certo. Mas a Igreja não impõe isso a ninguém fora dos seu rebanho. É um problema de consciência. A sua dói quando fala nisso? Não devia. A Igreja só fala para os seus fiéis. Você está livre para abortar quantos quiser, se divorciar outras tantas vezes. Agora eutanásia, é mais difiícil. Dá para fazer quantas vezes?

    francisco.latorre

    a igreja não impõe?…

    ora menina…

    não impõe?…

    tá bem mal informada.

    impõe sim.

    não impõe mais porque estamos livres.

    livres pra pensar.

    pra viver. pra negar a negação da vida.

    padres negam o sexo. negam a vida pois.

    quer dizer… negam de boca.

    porque de fato mesmo… caem de boca.

    ana maria

    impõe sim, maria da Glória, A sua igreja quer dominar cabeças, corpos e almas (se é que existem).

    Gregório Mendes

    Maria da Glória, menos. Bem menos minha senhora. Não lhe ensinaram que o mal feito é da conta de todo mundo, não? Pois é. E se todo mundo não ajudar os padres vão continuar comendo criancinhas impunemente e você não vai mexer nem uma palha contra, como não mexeu até agora. Aliás, está defendendo pedófilos. Defendo o direito de exist~encia de todas as religiões, mas não que elas fiquem acima da lei, como Vossa Senhora deseja.
    Mudando de assunto.
    Fátima Oliveira indaga: "Há impeachment de papa? Renúncia?"
    Pelo que já li um papa pode ser deposto, que é uma espécie de impeachment, mas não sei qual é o processo. E também pode renunciar.
    ………….
    PAPAS QUE RENUNCIARAM
    ´ Ponciano, em 235
    ´ Celestino V, em 1294
    Gregório XII, 1415 (havia sido deposto pelo Concílio de Pisa, depois renunciou espontaneamente).

    PAPAS QUE FORAM DEPOSTOS

    ´ Silvério, em 537
    ´ João X, em 928
    ´ João XI, em 935
    ´ João XII, em 963
    ´ Bento V, em 964
    ´ Leão VIII, em 964
    ´ Gregório XII, deposto ilegalmente pelo Concílio de Pisa em 1409, abdicou em 1415.
    ´ Bento IX, deposto três vezes, em 1044, 1045 e em 1047.

    vladimir lacerda

    Cara Maria da Glória não se pode punir a Instituição pelos erros dos seus membros,mas também não se pode admitir que a Instituição se cale e infelizmente muitas vezes esconda e proteja criminosos.A questão é de difícil análise,mas creio que deveriam os pedófilos e criminosos sexuais simplesmente serem entregues as autoridades civis e que lhes seja aplicada a Lei.
    Penso que em meio a todo este lodo nos esquecemos de lembrar sacerdotes que vivem sua missão de forma pura e consciente e estes são a maioria.
    Outra verdade é acusarmos a Igreja de apoio ao Regime Militar (setores do alto clero),mas nos esquecemos daqueles que inclusive pagaram com a vida (Frei Tito) a defesa da dignidade humana,ou mesmo,membros do alto clero que do alto da sua autoridade enfrentaram a ditadura e denunciaram os seus excessos.D.Paulo Arns,D.Aloisios Lorscheideir,e o extraordinário D.Elder Câmara e centenas de outros religiosos e religiosas.Vamos também enaltecê-los.
    Aos criminosos o cárcere e aos heróis a eternidade.

    francisco.latorre

    vou citar fredão…

    o prazer secreto dos virtuosos… é torturar os viciosos.

    hipócritas.

    pior mesmo que a pedofilia… é a hipocrisia.

    aliás essa história de igreja só existe mesmo calçada na hipocrisia.

    Ana

    Parabéns Maria da Gória.
    Precisamos de mais cristãos católicos como você. Com coragem para discordar das vozes rancorosas que sempre insistem em gritar contra a igreja católica neste blog. Sei como é difícil ler muitas respostas ofensivas e maus educadas de pessoas que julgam, condenam e se, pudessem, executariam pessoalmente o linxamento do outro, para esquecer dos próprios erros (talvez até piores). Aliás, é sempre muito oportuno para nós todos o ensinamento de Jesus sobre a mulher adúltera : "quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra…"

Tweets that mention Fátima Oliveira: Vaticano arde nas labaredas do inferno | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Diego Calazans. Diego Calazans said: Vaticano arde nas labaredas do Inferno. http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/fatima-oliveira-vaticano-arde-nas-labaredas-do-inferno.html […]

Luis Armidoro

É por agir assim que a Igreja católica encolhe. Eu deixei de ser católico há muito tempo, quando (no colégio) aprendi sobre a Inquisição e seu rastro de miséria e maldição; e aprendi porque a Itália se atrasou tanto em relação ao resto da Europa (nem vou falar de Portugal, que podia ser um país de ponta hoje em dia, mas foi dominado por talebans de batina por 200 anos). Agora, isto. Por isto que ensino a meu filho atravessar a rua quando passa em frente a um colégio católixco

    Almerindo

    Peraí! Rastro de miséria, maldição, torturas inomináveis e assassinatos que você quer dizer, né?

    Luis Armidoro

    Sim

Deixe seu comentário

Leia também