Fátima Oliveira: QI emocional e os mil leitos da Santa Casa

Tempo de leitura: 3 min

QI emocional & coisas e loisas de biscuit, de papel machê…

FÁTIMA OLIVEIRA

Médica – [email protected]

“Há um tempo pra tudo.” Aprendi, aos trancos e barrancos, nas estradas da vida, que há. Sem fatalismos. E saber ler nas entrelinhas, que é um aprendizado custoso, que há coisas que acontecem que independem de nós, favorecem conforto mental, que é uma coisa que aprendi a prezar. Eu não ligava muito pra isso, mas adquiri a sabedoria de me importar, pois, se eu não zelar por ele, não restará mais ninguém no mundo que possa fazê-lo por mim.

“Que diacho é isso de conforto mental?”, foi o que indagou uma amiga, certo dia, quando eu filosofava sobre o assunto. “Na intimidade, você é de uma zenzice que assusta. Não parece, com toda essa energia com que faz tudo, mas seu estilo é zen”. Disse-lhe que, a rigor, não sei muito bem, mas é um conceito que fui construindo ao longo da vida para sobreviver com dignidade. Uma espécie de fortaleza e de oásis. Um lugarzinho onde mato a minha sede. “E refrigera a alma? Será? Mas você não acredita em alma… Paz espiritual também não é porque quem não crê em alma também não acredita em espírito… Nem no inferno. No inferno, talvez, pois, como disse Sartre, ‘O inferno são os outros’”. Era pra rir.

Enveredamos pela inteligência emocional, coisa quase indefinível e multifacética, muito em moda. E tricotamos até ela soltar: “Taí! O que explica Lula é a sua extraordinária inteligência emocional? Ele possui algo que o torna tão especial e carismático. E é isso que os quatrocentões e os de cultura quatrocentona não suportam! E alguém já testou a inteligência emocional do Serra? Da Dilma? E da Marina? QI emocional é da maior importância na escolha presidencial porque meu votinho não vai engalanar burrice emocional de jeito maneira… Imagina o que será de nós com esse Brasilzão de meu Deus tocado por asnice emocional…”.

“Viemos jogar conversa fora ou falar do de sempre: política, doença, doentes, prontos-socorros entupidos e gente saindo pelo ladrão? Temos de falar disso o tempo todo? Passa!” Concordou. Mas, antes, queria entender por que insisto em dizer que a arrogância da classe média vira bolha de sabão quando chega ao SUS e não há leito. Agora, indaga pelos mil leitos da Santa Casa. “Disseram que tenho de vir aqui pra pegar uma vaga na Santa Casa”. Uma paranoia que ocorre porque, pro azar do povo, a Santa Casa não tem mais entrada de urgência. E faz tempo. E faz falta. E é um absurdo.

“A prefeitura de Beagá fez uma propaganda pesada dizendo que ‘disponibilizou’ novos mil leitos – milzinho mesmo – e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e os pronto-socorros continuam superlotados… Novos mil leitos só de enfeite?” Perplexa, retruquei: “Acreditou? Errou de santa! Você e toda a Grande Beagá. O ‘Santa Casa 1000 Leitos SUS’ é a conta-gotas. Nada de novos mil leitos. Ela já possuía 757; serão ativados 343 para totalizar mil: cem em 2009; mais cem em 2010; e o restante em 2011! Vai demoraaaar…”.

Foi então que, numa tarde amena de outono, cunhamos a terminologia de “mil leitos de biscuit” (ou de papel machê?), algo assim como mil leitos decorativos, que gente não pode usar, pois se desmancham no ar… “Faz sentido! São objetos de decoração…”.

E, já sem conforto mental, cá com meus botões murmurei: “Até lá a prefeitura talvez tenha resolvido, sem parábolas, essa equação político-administrativa, pois de fato o número que ficou na cabeça do povo não bate com a realidade. Deve haver uma explicação razoável, fora dos limites do marketing, para tamanha confusão”.

Publicado em: 18/05/2010
FONTE: www.otempo.com.br/otempo/colunas/?IdColunaEdicao=11696


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Vanessa Leite

O artigo vai na jugular da prefeitura de Belo Horizonte, por ter divulgado uma publicidade que deu margem a dúvidas. Realmente, até em revistas mineiras de circulação nacional a publicidade diz que são mil novos leitos, então é preciso dar um jeiro de a prefeitura se retratar. Não é que eu seja contra a qualquer número de novos leitos que forem abertos, mas sou contra a faltar com a verdade.

francisco.latorre

qi emocional?..

conforto mental?..

delenda serra. sutilmente.

rede neural.. poética.

..

Urbano

Sem estabilização do magnetismo espiritual, dar-te-ei um doce, se conseguires inteligência emocional. Procurem prestar atenção em algumas figuras da facção nazi-fascista demo/tucanalha/pig/villenium, que vez por outra estão olhando pro nada, pois se encontram no vazio, face a sua própria perniciosidade. Para explodirem, basta uma pergunta que eles não gostem, feita por um jornalista, por exemplo.

Carlos

Conceição
E o incêndio no Butantã? http://www.viomundo.com.br/denuncias/serra-e-as-v

Glecio_Tavares

No metro de SP hoje vi um anuncio assim: O governo de São Paulo tirou do papel 17 novas estações. Ai pensei,: Ué, todas as estações de mtero não foram construidas pelo governo de São Paulo? Que vantagem Maria leva? O dinheiro saiu de meu bolso, foi parar no bolso da ALSTOM e dai saiu uma merreca e foi parar onde mesmo?
A propaganda enganosa do "governo de sumpaulo" chega a ser ridicula. Na estação do sacomã, a mais moderna da america latina, segundo a propaganda, mas que não tem nem banheiro e que as escadas rolantes estão sempre em manutenção, tem uma foto dos trabalhadores que construiram a dita estação, e nela esta o Serra. Ué ele acorda as 11:00 da manhã e acha que é trabalhador? Mas não engana ninguém. Ta precisando de alguém entrar no ministerio publico e resolver essa propaganda mentirosa e antecipada. Ou alguém podia ir la e desenhar uns chifrinhos naquela carequinha.

    Glecio_Tavares

    Esqueci um detalhe, as 17:00hs o terminal de onibus que fica do lado da estação ja fica entupido de gente, pois faltou planejamento para colocar mais onibus visto que com o metro mais pessoas se encaminham para la. Voce ganha 20 minutos indo de metro e perde uma hora para entrar numa lata de sardinha coletiva.__O pessoal da campanha do Mercadante precisa dar uma chegadinha la e gravar umas cenas para o horario politico, so que tomem cuidado pois gravar imagens la é proibido. Temos censura e o pessoal que é contra a censura apoia o censurador mor da nação e finge não saber de nada.

    carlos costacurta

    Glecio, fiquei um tempo desaparecido. Volto e vejo que Você continua de plantão permanente aqui no VIOMUNDO>
    Uma pergunta. Andas de ônibus ou de metro? 68 participações. Pô, meu, o Azenha, não te aguenta mais. Sempre com essa de dar cassete no Serra ou ""liberais". A quem Você acha que engana? Por favor, dê um tempo.´Aproveite e faça o caminho da estrada real ou então a das missões. Seria bom para Você. Insisto, raiva dá câncer.
    Atc.
    CC

    Glecio_Tavares

    Mudou de nome. Que coisa feia. O Serra é que vive dando cacete nos outros. Quanto ao Azenha se quisesse me barrava nos comentários. Que coisa feia voce faz colocando palavras na boca dos outros, parece coisa da midia tucana. Va plantar coquinho.http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/marcio-po… Voce chamava Aliberto Amaral o boçal. Agora chama carlos costacurta mas continua fazendo o mal. Lembrar do Pedro Collor chega a ser ridiculo. Lembre de coisas boas voce mora no melhor país do mundo, depois da era Lula é claro.

    Barreto

    Das 14 novas estações uma é Jurubatuba (inaugurada pela E.F. Sorocabana em 1958 e a outra é a Cidade Universitária inaugurada pela FEPASA em 1979. Quanto a tal foto eu juraria que o Serra foi adicionado ali com photoshop, mas eu não sou especialista no assunto.

    Barreto

    Glecio_Tavares

    Barreto, o Portela ta la também. Ridiculos. Quanto as estações estão sendo construidas algumas. A propaganda enganosa do expansão SP fala que em 2013 o tempo entre esta e aquela parte da cidade será de tantos minutos, porem não contam o tempo que voce leva para fazer baldeações com trens lotados. Os terminais de onibus não comportam o aumento do fluxo de passageiros e a linha verde da paulista ja esta sobrecarregada, imagina quando a estação tamanduatei for entregue e o pessoal que hoje vai de trem para o centro de SP, pegar este metro. A condição humana não importa para quem anda de helicóptero por cima das enchentes. O costume de se apropriar de obras dos outros é recorrente no neoliberalista biruta.

yacov

"Nada de novos mil leitos. Ela já possuía 757; serão ativados 343 para totalizar mil: cem em 2009; mais cem em 2010; e o restante em 2011! Vai demoraaaar…”. O "geito tucano de govenar", o seu "choque de gestão", em MG é igualzinho em de SP. Aqui também as obras do metrô, vias públicas, pontes, hospitais, etc, ficarão prontas, em breve (sabe-se lá quando, e algumas, absurdo total, são inauguradas na maquete) e quando isso acontecer a vida dos paulistas ficará muito melhor… Não percam as esperanças, paulistas e mineiros. Mas cuidado, pois, em se tratando de DEMO-TUCANOS, a esperança é a "única" que morre.

"O BRASIL DE VERDADE não passa na gloBO – O que passa na gloBO é um braZil para os TOLOS"

Janice Mendes

E eu acreditei! Como não acreditar se estava com os símbolos da prefeitura de Belo Horizonte? Errei mesmo de santa, como disse Fátima Oliveira no artigo.
Numa busca em casa encontrei o Pampulha de 17 a 23 de abril de 2010, com uma página inteira da publicidade da PBH:
SAÚDE EM BH A PREFEITURA ESTÁ FAZENDO CHECKUP COMPLETO.
“AUMENTO DA OFERTA DE LEITOS:
A Santa Casa passará a ser 100% SUS. Em parceria com o Governo Federal, serão abertos 1.000 novos leitos. O Hospital São Francisco foi reativado, reabrindo 103 leitos. Mais 19 leitos coronarianos no Hospital das Clínicas”.
(Página 5 do Pampulha de 17 a 23 de abril de 2010).

    Joseth Carvalho

    Janice, muito bem colocado. Se realmente a prefeitura fez a publicidade dessa forma, foi uma enganação. Caso de PROCON, de Promotoria de Justiça.

Jairo_Beraldo

O problema da saúde, começa já nos centros de formação (cursos técnicos, faculdades e universidades). A primeira tendencia para ser um profissional da saúde, apoiado por estes centros, é ser isento de ética e um ter um pouco de educação, mas para ser usado para com seus superiores. É deprimente, ser academico desta área.

Antônio Martins

Santa Casa faz acordo de negociação de dívida com a CEF
por Saúde Business Web
29/04/2010

Dívida de R$ 52,3 milhões será paga em 240 meses

A Santa Casa de Belo Horizonte, em Minas Gerais, assina nesta quinta-feira (29) acordo para negociação da dívida de R$ 52,3 milhões com a Caixa Econômica Federal referente ao pagamento de FGTS. O acordo faz parte do plano de estruturação do hospital, que tem como foco proporcionar fluxo de caixa.
O pagamento deverá ser efetuado em 240 meses, e será possível devido à gestão que prevê negociações de débitos e receita positiva.
De acordo com a Santa Casa, o projeto Mil Leitos SUS, acarretará em um aumento na receita proveniente do SUS em 47%, em 2010. Assim, a arrecadação de R$90 milhões em 2009, deve atingir R$133 milhões este ano.
E ainda, o hospital informou que somente neste primeiro trimestre já foram pagos R$10 milhões referente à sua dívida global com fornecedores e prestadores de serviço.

Antônio Martins

Fátima Oliveira tem razão de cobrar. Na publicidade da PBH, se não me engano iniciada em março último, passava a ideia de que os MIL leitos já eram realidade. Tanto na TV quanto nos jornais. Isso tem nome.

Gerson Carneiro

"…Imagina o que será de nós com esse Brasilzão de meu Deus tocado por asnice emocional…”.

Huuuummm… já passamos por essa experiência: um presidente na tv bufando de raiva, esbugalhando os olhos, socando a mesa.

Carlos

A propósito de Saúde:http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?page=rec

Atençã ao artigo "Governo fabrica anjinhos", de 22 de maio/2000.

Deixe seu comentário

Leia também