Fátima Oliveira: As meninas nigerianas abandonadas pelo mundo

Tempo de leitura: 3 min

As sequestradas nigerianas abandonadas pelo mundo

Um caso similar já ocorreu no Brasil em 1901, no Maranhão

Fátima Oliveira, em O TEMPO
Médica – [email protected] @oliveirafatima_

No dia 14 de abril, o mundo deveria ter se abalado com o sequestro de entre 230 e 270 garotas estudantes de um internato feminino na cidade de Chibok, no Estado de Borno, na Nigéria, pelo grupo islâmico Boko Haram – que em língua hausa significa “a educação ocidental é proibida” –, cujo líder, Abubakar Shekau, assumiu o rapto: “A educação ocidental deve parar. Vocês, meninas, devem deixar a escola e se casar”, e, por Alá, ameaçou vendê-las! Cerca de 50 das raptadas conseguiram escapar e relataram que “cada menina estava sofrendo 15 estupros por dia, e estariam sendo vendidas para casamento por US$ 12 cada uma”.

Mesmo tendo por foco o ataque às escolas, o Boko Haram tem cometido crimes em série: cerca de 3.000 assassinatos desde 2002, quando foi fundado; o abandono de lares por cerca de 300 mil pessoas; um atentado com carro-bomba em prédio da ONU; a explosão de um ônibus em Abuja, que matou 75 pessoas; e a destruição, em 2013, de 50 escolas, impedindo que 10 mil crianças estudassem!

A indignação mundial, após quase um mês, é débil contra mais um crime abominável do patriarcado – sem falar que são garotas africanas negras –, mas está tomando vulto, inclusive com a participação de Michelle Obama, que disse: “O que aconteceu na Nigéria não foi um incidente isolado. É algo que vemos todos os dias, uma vez que meninas de todo o mundo arriscam suas vidas para perseguir suas ambições”. Ela também tuitou uma foto de si mesma na Casa Branca segurando um cartaz com a hashtag #BringBackOurGirls (Traga as nossas meninas de volta).

A paquistanesa que criou o Fundo Malala para apoiar a educação das meninas no mundo, sobre quem escrevi em “Malala Yousafzai: uma menina que queria apenas estudar” (O TEMPO, 29.10.2013), declarou: “Quando soube que essas meninas haviam sido sequestradas na Nigéria, me senti muito triste, pensei que minhas irmãs estavam na prisão e que deveria falar em seu favor”.

Sequestro de tal monta, numa ação única, é algo sem precedentes no mundo!

Um caso similar, que relato em meu romance “Então, Deixa Chover” (Mazza Edições, 2013), já ocorreu no Brasil em 1901, no maior massacre de índios contra brancos do país, acontecido no Maranhão: “Eram cinco horas da manhã de 13.3.1901, quando 400 índios guajajaras invadiram a Missão de São José da Providência do Alto Alegre. Padres, freiras e dezenas de meninas índias e brancas do internato rezavam quando a capela foi invadida pelo batalhão, usando espingardas, facas, facões e tacapes”. Mataram quatro padres, sete freiras, 40 crianças, e, das 43 famílias de colonos, apenas dois escaparam!

Conforme o jornalista Antonio Carlos Gomes Lima, em “O Massacre de Alto Alegre”: “Dos dramas pessoais, o da adolescente Maria Perpétua dos Reis Moreira, a Perpetinha, é o mais presente na memória e no imaginário das populações de Barra do Corda e de Grajaú. Ela e duas outras meninas internas do convento das freiras em Alto Alegre, filhas de comerciantes de Barra do Corda e de Grajaú – Úrsula e Isabel, que foram resgatadas – foram poupadas da morte e conduzidas pelos guajajaras em fuga… Jauarauhu levou Perpetinha… Tiveram filhos. Anos depois, um seringueiro reconheceu-a naquela região e quis trazê-la para a companhia dos pais. Ela não quis. Muitos dizem que, após aqueles acontecimentos, encontravam, entalhada em árvores de casca grossa, na floresta, a seguinte inscrição: ‘Por aqui passou a infeliz Perpetinha’”.

É uma história que ouvi muito contada por mamãe, que faleceu no dia 09 de maio.

Leia também:

Lula à CartaCapital: A mídia foi contra o meu governo e o de Dilma


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Hildete Gomes

Acho que além do pouco sentimento há muita ignorância e racismo da parte de muitos, as pessoas e os países. São meninas negras, não valiosas. A falta de envolvimento do mundo para lamentar e resolver o caso comprova muito de racismo.

renato

Não acredito nisto…

FrancoAtirador

.
.
23/05/2014 16h37 – Atualizado em 23/05/2014 16h37
G1 AM

Mulher é denunciada pelo MPF por traficar jovens de Manaus para Suíça

De acordo com investigações, jovens traficadas conseguiram fugir.

Casos ocorreram entre 2005 e 2009; denúncia será encaminhada à Justiça.

Uma mulher, que não teve a identidade revelada, foi denunciada pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) por suspeita de ter agenciado duas jovens para exploração sexual fora do país.

Segundo as informações divulgadas pelo MPF/AM, nesta sexta-feira (23), os casos ocorreram entre 2005 e 2009. A denúncia, que tramita em sigilo, será encaminhada à Justiça Federal.

Conforme consta nos autos, a mulher teria financiado as passagens para explorá-las na Suíça sob a promessa de emprego, possibilidade de aprendizagem de uma nova língua e melhores oportunidades de vida na Europa.

De acordo com as investigações, as jovens traficadas conseguiram fugir. Uma delas retornou a Manaus, e a outra se casou e mora no país europeu. O MPF/AM afirmou ainda que as duas vítimas eram vizinhas e amigas da denunciada.

O crime previsto no artigo 231 do Código Penal prevê pena de três a oito anos de prisão para quem “promover ou facilitar a entrada, no território nacional, de alguém que nele venha a exercer a prostituição ou outra forma de exploração sexual, ou a saída de alguém que vá exercê-la no estrangeiro”.

Segundo o MPF/AM, dados do Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas: Consolidação de dados de 2005 a 2011, elaborado com o apoio da cooperação entre a Secretaria Nacional do Ministério da Justiça do Brasil (SNJ/MJ) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), apontam que o número de mulheres a traficar outras para explorá-las sexualmente é cada vez maior.

Ainda segundo o levantamento, a Suíça tem sido apontada, entre outros países, como destino usual de brasileiras traficadas.

(http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2014/05/mulher-e-denunciada-pelo-mpf-por-traficar-jovens-de-manaus-para-suica.html)
(http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/01/sejus-revela-que-36-casos-de-trafico-de-pessoas-sao-investigados-no-am.html)
.
.
Leia também:

21/05/2014 12:19 Última modificação: 22/05/2014 12:05
Portal Brasil

Dilma sanciona lei que torna exploração sexual de menores crime hediondo

Violência contra menor
Condenados por este tipo de crime não terão direito à anistia
ou qualquer tipo de indulto e não poderão pagar fiança

(http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2014/05/dilma-sanciona-lei-que-torna-exploracao-sexual-de-menores-como-crime-hediondo)
.
.
Casos de Tráfico de Pessoas no Brasil

(https://sites.google.com/a/desaparecidosdobrasil.org/desaparecidos-do-brasil/procuro-minha-mae/simone-borges-traficada-e-morta-na-espanha)
(https://sites.google.com/a/desaparecidosdobrasil.org/desaparecidos-do-brasil/procuro-minha-mae)
.
.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Adoção e Sequestro Internacional
(http://www.sdh.gov.br/assuntos/adocao-e-sequestro-internacional)
.
.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES
(http://migre.me/jBGPf)
.
.

Lorena Maciel

É impressionante como o mundo não se comoveu. Estou acompanhando.

Mesmo após resgate, pesadelo vivido por meninas sequestradas na Nigéria pode estar longe de acabar

Autoridades terão que dar assistência médica e psicológica às dezenas de vítimas

O sequestro das mais de 200 meninas nigerianas pode estar perto do fim. Na última segunda-feira (26), o Exército declarou que já localizou o local onde as jovens estão sendo mantidas em cativeiro e que o governo já está trabalhando para trazê-las de volta. No entanto, mesmo após o resgate, o pesadelo dessas meninas pode estar longe de terminar.

Segundo o depoimento de uma menina que conseguiu escapar do cativeiro, as jovens estavam sendo vítimas de até 15 estupros por dia e eram constantemente ameaçadas por membros do Boko Haram, o grupo radial islâmico responsável pelo sequestro, ocorrido há um mês e meio.

Diante dessa dramática situação, as autoridades de saúde da Nigéria terão que se preparar para dar assistência médica de emergência para dezenas de meninas que, caso tenham sofrido de fato violência sexual, podem ter contraído doenças sexualmente transmissíveis ou voltarem grávidas de seus sequestradores.

http://noticias.r7.com/internacional/mesmo-apos-resgate-pesadelo-vivido-por-meninas-sequestradas-na-nigeria-pode-estar-longe-de-acabar-01062014

Cético

Ficavam incensando o relativismo cultural de forma acrítica, romantizando grupos e ideologias terceiro-mundistas sabidamente reacionárias só porque eram antiamericanas. Agora eles mostram sua verdadeira face. Toma que o filho é seu!

Véio Zuza

Com toda a razão a articulista. Mas já li gente “de esquerda”, escrevendo em blog “de esquerda”, que tudo não passa de uma armaçãodos estaites e da união européia para invadir a nigéria – o tal boko haram seria um grupo revolucionário e progressista…
Haja inguinorância (!), revisionismo dos fatos e paranóia…
Saravá!

Gina

Gostaria de saber notícias mais reais dos últimos dias. Aparece de tudo na internet. Até que elas já foram encintradas. Mas acho que não é verdade

Urbano

Esse tipo em forma de gente ainda não se desvencilhou do rastejo dos vermes…

Deixe seu comentário

Leia também