Esquenta o debate sobre o Muda Mais; faltou dinheiro ou coragem?

Tempo de leitura: 3 min

muda

Da Redação

O debate sobre o fechamento do site Muda Mais, que funcionou durante a campanha eleitoral de Dilma Rousseff, está esquentando. Há quem argumente que o PT não tem condições financeiras de manter uma estrutura parecida com a que funcionou 24 horas por dia no período da campanha; há quem enxergue outros motivos.

Ivo Pugnaloni, por exemplo, informa que o PT recebe mensalmente cerca de R$ 4,2 milhões do Fundo Partidário e poderia destinar parte disso à manutenção do Muda Mais.  Reproduzimos abaixo dois textos que estão circulando na rede:

Caros:

“Os tempos são outros”, sei dirão aqueles que são jovens há menos tempo, frente a esse post sobre a “Radio Rebelde” fundada pelo Che.

Os tempos são outros mesmo…

Antes, sob as mais adversas condições, de falta de liberdade, de condições financeiras, procurávamos construir nossos meios de comunicação de massa. Hoje, os que se propõe a isso, são combatidos sem argumento, como “visionários”, “sonhadores”, “rebeldes”, “xiitas”…

E meios próprios, independentes, mesmo que absolutamente limitados como o MUDA MAIS, são fechados.

Por quem? Por nós mesmos. Pelo nosso PT. Sem explicações. Sem alternativa. Sem discussões.

E os que ousam pensar em construir algum, reprimidos, excluídos e sabotados.

Frente a essa brutalidade, frente a esse autoritarismo, essa censura à liberdade de expressão de todos e não apenas de uma cúpula dirigente, confesso que não entendo a abordagem, às vezes muito ego-centrada, de alguns de nós que em vez de oporem-se ao autoritarismo, teimam em discutir as questões técnicas, a endeusar os meios e não a discutir a mensagem.

Mensagem de autoritarismo. Mensagem de sectarismo. De força do poder e de poder pela força.

Distorções que no passado destruíram as mais belas aspirações humanas na República Francesa e nas jovens experiências socialistas.

Não consigo entender essa tendência em sobrevalorizar o relativo conhecimento técnico (acima da média) que muitos companheiros tem sobre os meios, infelizmente em detrimento da discussão da mensagem. E da pluralidade de meios que devemos prever e construir, necessária à ampla difusão dessa mensagem.

E que deveria ser ela, a mensagem, o objeto dos meios. E não o contrário. E não, o crescimento em si da influencia de um determinado meio, que use apenas como “gancho”, uma determinada mensagem. E qual é nossa mensagem?

— “Democratização da Mídia”, dirão alguns…

Mas, será que só isso resolve?

Para quê? Como? Quando? De que maneira? Por quem?

E o mais importante: Para quem?

Ivo Pugnaloni

***

Prezado Ivo,

Não é de hoje que a direção do PT usa esses métodos covardes, para atingir os mesmos objetivos políticos. Nos anos 90, dissolveram as estruturas de formação política e, em 1998, criaram a Fundação Perseu Abramo com a única finalidade de exterminar a Fundação Wilson Pinheiro, cuja seção no Rio vinha realizando um trabalho independente.

Responsáveis? José Dirceu e a Articulação. Seu propósito? Calar a crítica marxista dentro do Partido. Para quê?

Para exercer a política de aliança com o Centro e de conciliação de classes, com tudo o que isso significa.

Não tenho dúvidas que a não criação de uma mídia forte pelo PT e a não promoção à organização dos movimentos faz parte de uma “Carta aos Brasileiros”, só que secreta, não escrita.

Agora que ganharam as eleições, vão dar um pontapé na bunda de quem os ajudou quando estavam no sufoco. Não querem ser pressionados a ir para esquerda e não vão facilitar a vida de vocês.

Abs,

SP

PS do Viomundo: Em nossa opinião duas questões relevantes merecem ser levantadas neste debate. A primeira é a crença majoritária entre os petistas de alta hierarquia no poder da velha mídia. Estamos certos de que 90% deles vibrariam com a possibilidade de dar uma entrevista para as páginas amarelas da Veja. São pessoas que cresceram lendo jornais e ainda valorizam o impresso como se vivessemos no século passado. A segunda questão diz respeito ao tradicional comportamento do partido antes e depois das eleições. O PT certamente dará uma guinada à esquerda. Isso em 2018, alguns meses antes da eleição.

Leia também:

Internet das coisas: Até o mau humor terá valor de mercado


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Roberto Locatelli

O deputado Brizola Neto mantinha o site tijolaco.com. Assim que foi indicado a Ministro do Trabalho, fechou o site. Muito tempo depois, o jornalista Fernando Brito abriu o tijolaco.com.br. Na época, pensei: Ué? Ministro não pode ter site?

O PT não tem presença na internet. O Muda Mais seguiu a linha de comunicação do PT: em período eleitoral, o PT fala. Passadas as eleições, o PT se fecha e apanha calado.

    Roberto Locatelli

    Obs.: Brizola Neto é do PDT, mas agiu como se fosse do PT.

CARLOS MOREIRA-MACEIO/AL

O PT, na oposição sabia latir e morder, agora no Governo, perdeu sua lingua, seus dentes cairam. A Dilma Odarelou, Hibernou,como seu ministro das Comunicações, e o PT, colocou o rabinho entre as pernas , com aquilo amarelo, virou um partido que esqueceu seus ideais.Tenho pena do POVO, e do LULA, que em 2018, irá sofrer uma derrota, e manchar sua linda trajetória politica. Subir a Selic pra 11,75%, quando isso já mostrou, que subindo os juros, a inflação não caiu. o que irá acontecer e o arrocho de que tanto a Dilma, dizia que nunca iria haver. Votei no PT, e me arrependi. Trocou uma visita ao Mino Carta, e recebeu aas caladas , o filho do R.Marinho, que deve ter rasgado em sua frente o DARF, que nunca pagou e que nós pobres trabalhadores, e quem pagamos impostos. Cansei do PT e da presidenta do PSDB.

AT

Postei numa outra oportunidade um comentário e ele foi vetado por este site que eu acreditava dar voz aos que tivessem opinião diversa da maioria… Não havia termos chulos, ofensas, nada grave,…
Pois bem, não irei repeti-lo totalmente porque o assunto era outro, mas em suma, um coisa é certa e eu irei dizer de novo: a direita venceu… O tucano, se eleito, faria as mesmas coisas que Dilma está a fazer, mas de muito bom grado, sem pressão nem chantagem.
Agora, me digam: golpe? Para quê? Golpe estamos sofrendo os que votamos e confiamos no PT e suas historinhas pra boi dormir… A Obs. do Viomundo é perfeita.

Edir

Eu usei muito os textos, vídios e as transmissöes ao vivo do comícios e passeatas da candidata do Muda Mais com compartilhamento no face e enviando via e.mails para amigos e desconhecidos.
Foi mesmo uma pena este seite sair di ar.

Edgar rocha

Alguma coisa me diz que, depois de uma derrota eleitoral, o PT acabará de vez. Quem vai apoiar um partido que só tem como oxigênio o fato de estar no poder? Meu medo é de que, pelo andar da carruagem, pra evitar uma derrocada, próprio PT se veja – pragmaticamente – obrigado a apoiar um golpe. Não que eles gostem, não que sejam golpistas. Oh, não, companheiro! É pra manter a causa, preservar a democracia e prosseguir nas mudanças. Já pensou, que ironia?

Depois de tanto tempo cozinhando a esquerda, adiando conflitos, recusando-se a implementar as mudanças que, de fato, garantiriam a durabilidade das medidas sociais, as quais o PT tanto se orgulha de ter implementado, o partido isolou-se de tal forma dos movimentos sociais, que depende exclusivamente dos acordos com a direita mais conservadora pra governar, manter os avanços e o lugar na vida política do país.
Quando os “aliados” disserem basta, quero ver quem vai sair pra rua em defesa do partido. Das duas, uma: ou se assumem conservadores de vez e entregam os pontos, apoiando um auto-golpe ao estilo Jânio; ou dissolvem a “marca” PT pra criar um velho-novo, como fizeram os fundadores do PSDB no passado e, assim, manterem-se na vida política do país eternamente.

Julio Silveira

Infelizmente o partido deixa de usar suas iniciais na esquerda, Partido dos Trabalhadores, para dirigi-la ao centro oPorTunista.

Cláudio

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
Sonhando com uma Ley de Medios e postando:
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
****
*************.
* . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

vilasboas

Ainda tem o gilmau querendo barrar as contas da presidenta e há uma pressão do juiz moro para achar alguma falta de DILMA/LULA com as delações…Como é possível governar assim, em uma panela de pressão?

vilasboas

Quem consegue governar com uma pressão destas? Se já não bastasse o aécius a atormentar achando que ganhou a eleição, tem um bando de gente estranha que, sem mais, quer governar no lugar de DILMA. Eu, hem, parece desembarquei no inferno.

vilaboas

Credo! Será que entrei em um espaço da oposição sem querer?

FrancoAtirador

.
.
A Cúpula do PT sucumbiu ao Mentirão II

que vem aí ‘a toque de caixa’… dois.
.
.
PS: Apenas uma Correção ao texto do Viomundo:

Conforme Tabela apresentada por Ivo Pugnaloni,
foi de R$ 4,2 (QUATRO VÍRGULA DOIS) milhões,
em média, o valor MENSAL destinado pelo TSE
ao PT, via Fundo Partidário, até Novembro/2014.

Para todo este ANO a Dotação Total ao Partido
é de cerca de 46 milhões de reais, como segue:

Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Distribuição do Fundo Partidário

Dotação Orçamentária ANUAL 2014
[Provisão para os 12 MESES do Ano]

Partido = Valores em Reais (% do Total)

PT = 46.135.002,28 (14,72)

PMDB = 32.950.524,78 (10,51)

PSDB = 31.172.489,54 (9,94)

PR = 18.767.770,04 (5,99)

PP = 18.615.103,95 (5,94)

PSB = 17.140.997,71 (5,47)

PSD = 17.034.828,29 (5,43)

DEM = 13.647.331,01 (4,35)

PDT = 11.215.137,06 (3,58)

PTB = 10.968.173,68 (3,50)

PV = 8.864.626,29 (2,83)

PCdoB = 7.913.883,69 (2,52)

PSC = 7.774.076,46 (2,48)

SDD = 6.503.406,15 (2,07)

PPS = 6.307.592,55 (2,01)

PRB = 5.200.412,09 (1,66)

PSOL = 3.638.432,18 (1,16)

PHS = 2.394.765,76 (0,76)

PMN = 2.328.216,68 (0,74)

PTdoB = 2.217.584,68 (0,71)

PTC = 2.067.170,80 (0,66)

PSL = 1.737.421,09 (0,55)

PRP = 1.272.794,52 (0,41)

PRTB = 1.211.292,64 (0,39)

PSDC = 969.213,41 (0,31)

PTN = 961.705,28 (0,31)

PEN = 831.658,29 (0,27)

PSTU = 737.345,56 (0,24)

PCB = 498.056,49 (0,16)

PPL = 514.599,30 (0,16)

PCO = 471.594,85 (0,15)

PROS = 453.054,05 (0,14)

Subtotal = 282.516.261,15 (90,12)

Saldo da Dotação = 30.978.560,85 (9,88) [*]

Total = 313.494.822,00 (100,00)

[*] O Saldo da Dotação contempla, inclusive,
os valores bloqueados com base na Ação Cautelar
nº 0000026-04.2014.6.0000 (PROS – R$ 4.853.992,34)
até decisão final da Petição nº 76693.

(http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-distribuicao-do-fundo-partidario-duodecimos-2014)
.
.

    Luiz Carlos Azenha

    Desculpem a nossa falha. Faltou uma vírgula. 4,2 e não 42 milhões, em média, mensalmente. abs e obrigado aos que nos chamaram a atenção.

Sérgio Vianna

Há um certo mal humor nos comentários dessa matéria que nos leva a pensar em estimuladores do fim do debate. Para inviabilizar a discussão sadia de um tema basta qualificar a decisão como atitude de quadrilha ou de gente de caráter duvidoso que tenta apenas golpear os canais democráticos.

Eu sou favorável à manutenção e até à ampliação do Portal Muda Mais, e fiz uma sugestão logo em seguida à medida burocrática onde apresentava a proposta de que o Portal deveria ser assinado por todos os partidos políticos que sustentaram a coligação vencedora das eleições com Dilma. E mais ainda, na medida em que outros partidos políticos adentrassem oficialmente o governo Dilma oferecendo sustentação e governabilidade, esses novos parceiros políticos deveriam participar desse conselho editorial do Portal Muda Mais.

Assim como na campanha o Portal foi muito importante, também seria importante a manutenção do veículo durante o próximo governo, decisão que ampliaria a sustentação política de Dilma; incluir apoiadores para que todos se representem e se façam representantes, essa é a lógica do jogo político.

E nele – no Portal – se garantir as opiniões e propostas de todos os atores políticos que participem da condução do governo. O Portal teve uma definição politica desde a criação, a de sustentar o governo e suas ações e demonstrar aos brasileiros que fatos foram omitidos de seu conhecimento por todo segmento de mídia. A continuidade do Portal teria exatamente o mesmo propósito, pois para outra coisa deveria ser criada outra ferramenta. Logo, não haveria desvirtuamento dos objetivos de informar e esclarecer e demonstrar ao povo brasileiro o que o atual governo fazia e faz pelo bem da maioria da população.

Mesmo que minha sugestão/contribuição ao debate não seja atendida não devo sair pelas ruas difamando pessoas e achando que todos são golpistas e charlatões. Golpistas e charlatões há em qualquer lugar, assim como corruptos. Se mantido o fim do Portal Muda Mais vou achar que perdeu-se uma importante e inteligente ferramenta para a comunicação de governo e dos partidos no governo com a população. Nada além!

assalariado.

erá que entendi errado? Observando a tabela sobre o Fundo partidário, está por volta de R$ 4.200.000,00 mensais, e não 42 milhões mensais.

Este ano eleitoral de 2014, foi a última eleição que resolvi “defender” o PT. Mesmo assim, misturei PT + Psol. Essa maquina de dinheiro está em dívida política com trabalho de base, e faz tempo. Dinheiro tem, estrutura tem, assessores tem de sobra, mandatos um montão. Então, o que falta mesmo é visão ideologica partidaria classista, a qual dizem defender de acordo a história e luta da classe assalariada. O resto é conversa de esquerda festiva, gabinetes e de militonos de casbresto.

Saudações Socialistas.

Edivar

Falta vontade política e coragem para enfrentar essa imprensa direitista, na última eleição já dei uma guinada maior para esquerda, só votei na Dilma por falta de opção.

Guillermo

Faltou agenda.

Francisco

Se era para cometer suicídio, porque o PT se candidatou outra vez?

Lucas

Votei no PT por falta de opção, mas espero que o campo da esquerda consiga produzir uma outra força politica significativa. O PT se acomodou de vez.

Maria Dilma

Estou assombrada, abobalhada, estarrrecida, boquiaberta com a guinada

da presidenta. Tanto a comparamos com Mônica que ela nos deu uma coelhada, ou uma banana.

Nas minhas contas ela não queria ganhar as eleições. Queria fugir. Se ganhou, a culpa é dos eleitores. Que se danem. Nem um recado merecem.

Acaso quermos recado? eEu não. Nem atenção. Quero é saber para onde caminha o meu Brasil.

paulo

Uma terceira possibilidade seria a ida do idealizador do Muda Mais, Franklin Martins, para algum ministério.

Lukas

Talvez o site MUDA MAIS não seja mais necessário: Dilma já mudou. colocou um banqueiro conservador na Fazenda, uma ruralista na Agricultura, um empresário na Indústria…

Deixe seu comentário

Leia também