Plínio (12/11/2009 - 22:30)
Caro Louzada, Não sou funcionário público, portanto não sou um privilegiado, ao contrário sou psicólogo educacional de formação do famoso 3Ms do Estadão, isto é Mobral, Madureza e Mogi das Cruzes, dos três estive penas no terceiro; talves hoje pertenceria ao primeiro M, por ter estudado em escolas públicas. Bem fico satisfeito em saber que o teu salário esta na faixa, por você identificada como privilegiada, na minha humilde opinião o salário básico, de um professor deveria estar entre R$ 3.000,00 para o ensino fundamental, então você pode calcular que um professor universitário deveria estar muito próximo do montante recebido pelos professores das universidades federais. O que representa este valor em termos de investimento. A atividade educativa não representaria um bico complementar de salário,condição universal da grande maioria dos professores das "faculdades e/ou Universidades" Privadas se assim sendo vemos uma geração de professores do 3º grau equiparados em termos de "inteligêcia" aos seus alunos, entenda-se: As condições de evolução educacional eles estão reproduzindo o conhecimento adquirido no passado, não estudam,não pesquisam ou no mínimo não se atualizam, com relação a este último item, pode-se afirmar que é uma inverdade,considerando as informações existentes na internet,reproduzir informações não é conhecimento e neste sentido se equiparam aos seus alunos. O desvio não está nos salários das Univs.Públicas, mas na negação social da Inteligência
Hefaistós (12/11/2009 - 01:37)
Estudei em escola superior federal, certamente a melhor do país, onde professores ali também formados em sua grande maioria, com doutorados nas mais notáveis universidades americanas ou européias, se orgulhavam de voltar para sua escola e ali lecionar em regime integral, dedicando-se à pesquisa pura e aplicada.
Com alegria e orgulho recordo que todos constituiam ícones, paradigmas de competência, dedicação e integridade, tão necessários não só à formação técnica mas à formação de cidadão.
Onde erramos para o ensino ter se transformado nesse lixo? E ainda se diz que estamos evoluindo?
louzada (11/11/2009 - 16:00)
Ensino privado de 3º grau defendo Sim
Agora me ajude a não ser tão panaca
Me responda quanto custa um aluno publico de 3º grau
Fico no aguardo francisco e demais comentaristas
louzada (11/11/2009 - 09:49)
Alguém que defenda o ensino público aqui neste blog podem me dizer quanto custa um aluno de um curso de geografia de uma escola federal?
Desafio a TODOS me responderem, inclusive o Sader e o Azenha.
Pra ficar mais fácil, um aluno qualquer, de qualquer universidade federal, de qualquer curso.
Aceito como resposta o valor do orçamento anual dividido pelo número de alunos.
Curso caro não é privado é federal.
É escrito aqui que cursos privados de qualidade são caros, se comparados com o custo público é baratíssimo.
Exemplo: Pegue o MELHOR curso de direito de uma instituição privada de SP verifique quanto custa seu curso e sua nota no ENADE.
Agora pegue um aluno de instituição federal que curse direito calcule seu custo e verifique sua nota no ENADE.
Vocês cairão na REAL, o privado é mais barato e forma melhor, mesmo com material humano docente e discente de inferior qualidade.
Geniberto Paiva Campos (10/11/2009 - 20:54)
acho que essa discussão está fora de foco.
o que está em jogo é o "caso do vestido" e o brutal constrtangimento de que a moça foi vítima e depois punida.isso num ambiente "acadêmico"
deslocar o eixo dessa discussão para a qualidade do ensino público x privado? não dá. é um outro tópico.
vamos pensar melhor no assunto...
jose carlos lima (10/11/2009 - 20:25)
Didi Danied, vai pelo Azenha. Esta dúvida a respeito do que cursar na universidade trago até hoje. Fiz Direito, não me empolguei muito. Empolgação com o Direito eu teria tido se, ao terminar o curso, tivesse me dado de me aprofundar no assunto, ou seja, fazer pós, mestrado, doutorado, etc. Ao invés de aprofundar-me resolvi fazer uma nova graduação, Artes Visuais. Foi bom porque aprendi sobre a arte, tive contato com pessoas da área, após ser selecionado expus no Prima Obra/Funarte, na Bienal de Artes Visuais da UNE, no Museu das Bandeiras da cidade de Goiás, em eventos performáticos, participação em eventos no RJ com Ricardo Basbaum, etc. No entanto não me empolguei, resolvi interromper também. Sempre gostei de História, eu deveria ter cursado História, talvez hoje, ao invés de estar-me aprofundando no Direito sem empolgação, estaria fazendo isso na área de História com muito tesão. Vai pelo Azenha.
Rodolfo (10/11/2009 - 19:55)
Eu sou a favor de faculdade publica apenas para estudante de faculdade pública. Assim, haveria apenas duas alternativas: o surgimentos de boas faculdades particulares para atender as familias ricas e maior pressão da classe média por escolas públicas de bom nível."
Corrigindo: faculdade pública para alunos de escola pública.
Moacir Simples Assim (10/11/2009 - 19:33)
Olá, Azenha e amigos leitores,
Historicamente, essas "universidades" de fundo de quintal são originárias do sucateamento do ensino público elementar e secundário, desde a época da gerência militar da ditabranda, que propiciou o surgimento dos famosos cursinhos pré-vestibulares que visavam compensar a má formação oferecida pelas escolas estaduais.
A seguir, os mercadores do conhecimento expandiram seus negócios fundando suas próprias faculdades, reconhecidas pelo MEC, dirigidas a alunos pobres que não conseguiam ser admitidos nas Universidades públicas, mas que gostariam de ter um diploma para melhorar sua situação econômica.
Como essas faculdades estavam às moscas, justamente porque os estudantes pobres não conseguiam pagar as pesadas mensalidades, sob o pretexto de "democratizar" a educação, foi criado o financiamento público do ensino privado, por meio do crédito educativo oferecido pela CEF, que o aluno pagaria depois de formado.
Hoje, o crédito educativo sofisticou-se para o Prouni, dinheiro simplesmente doado a essas instituições picaretas, com a vantagem que o "diplomado" não precisa pagar mais tarde.
Isso para não mencionar as bolsas de estudo, em dinheiro vivo, oferecidas por algumas prefeituras.
Estando bem para ambas as partes, então está tudo bem para todo mundo.
Abraços
Luciana (10/11/2009 - 19:30)
O que estou chocada é que li um texto, intitulado "Conexão Parque da Laje" de Walter Maierivitch, e fiquei perplexa.
Li também o texto publicado dia 7 aqui no blog.
Numa democracia universidade deveria ser gratuita a todos, assim como o acesso à saude, moradia.
Marcantilizar a educação, e donos de universidades receberem isenções, beneficios do Estado é lamentavel.
Uns pagam com tanto sacrificio a faculdade e os donos enriquecem com a educação. É uma loucura.
Na agenda global será considerado país de primeiro mundo os que possibilitarem que seus cidadãos tenham acesso à saude, educação e moradia, sem tragédia.
Rodolfo (10/11/2009 - 19:15)
Josué (10/11/2009 - 17:40)
Sem entrar no mérito, como escreve mal esse cara. Ele deveria contratar um revisor. "
E a verdade nos libertará!
Rodolfo (10/11/2009 - 19:08)
"Almir (10/11/2009 - 17:02)
Rodolfo (10/11/2009 - 15:53
Neobabaca bisonhamente globo-manipulad"
Não entendi. No clima do tópico, disserte sobre o porquê de eu ser um neobabaca.
Rodolfo (10/11/2009 - 19:06)
"Milton Hayek (10/11/2009 - 16:29)
Aprende aí Rodolfo Sem ET:
http://www.e-educador.com/index.php/notas-mainmenu-98/5138-ensinosuperior06"
Aprender o que, que o governo está incentivando o ensino superior? Quem disse que eu sou contra isso? Acho que o governo tem que ajudar, mas tem que cobrar resultados, mesmo no ensino publico, como a secretaria de educação paulista está fazendo. Melhores notas, mais dinheiro.
BNDES ajuda com R$ 1 bi as instituições particulares de ensino superior PDF Imprimir E-mail
Rodolfo (10/11/2009 - 19:03)
"Quem disse que Harvard,Stanford e outras daqui dos EUA são completamente privadas,meu filho??Você leu na Veja foi??
Da mesma forma que o Pentágono(que vai mamar para empresas privadas da sua corriola mais de 700 bilhões de dólares agora em 2010) as universidade "privadas" daqui são ajudadas pelo governo por meio de isenções fiscais,contratos de prestação de serviços ao governo,bolsas de estudo,etc.
Por que você acha que os maiores cargos de empresas em Wall Street e no governo dos EUA são preenchidos por membros de irmandades acadêmicas como Skull an Bones(Yale) e outras???Você acredita que esses caras vão impedir que dinheiro dos taxpayers estadunidenses flua para elas??"
Independente de receberem dinheiro governamental para desenvolverem pesquisas (no brasil as públicas recebem, em menor escala)e se beneficiarem de isenção fiscal (instituições de ensino brasileiras também pagam menos impostos, essas faculdades ainda são privadas.
Deixa ver se eu entendi, então você defende que o país com as 70 das 100 melhores faculdades do mundo, com um património intelectual inestimável, pare de dar incentivol governamental para produzir cérebro, só porque uma parte desproporcional dos beneficiados fazem parte da elite?
Rodolfo (10/11/2009 - 18:50)
"Rodolfo, você deve ser um humorista. Por acaso as duas unversidades supracitadas são aqui? Vá estudar na Unip, na Uninove ou em qualquer uni duni tê.
Vê se isso ocorreria na FVG (privada e com qualidade), ou na PUC-SP?
O Emir está falando das uniesquinas, que realmente são horríveis. E se você não sabe, há "faculdades" funcionando literalmente em shopping centers. "
E a culpa disso é do sistema? Obviamente existem faculdades-boate. POr maior defensor do capitalismo que eu seja, concordo que faculdade com ações na bolsa é o fim da picada. Agora, se sugirem boas faculdades e bons cursos técnicos, essas faculdades-boates vão falir, por falta de aluno. O problema não é a possibilidade de existirem faculades particulares e sim as particulares que existem. Como vc mesmo afirmou, PUC e FGV são excelentes instituições, assim como a souza marques e a Gama Filho não deixam a desejar no curso de medicina.
Remindo Sauim (10/11/2009 - 18:24)
Caro Rudolfo
É claro que estas instituições privadas estão entre as melhores do mundo. Este negócio de mulher do mundo não existe em educação, o que precisamos é de um ensino apenas bom para milhares de brasileiros. O que o VIOMUNDO alerta é que no Brasil o dinheiro público isenta de impostos e ainda financia bolsas nestas instituições em vez de colocar essa grana em cursos públicos. Deves ter estudado numa destas instituições de primeira e nem sabes entender um texto.
Carlos Marques (10/11/2009 - 18:01)
"Harvard, Stanford e outras dezenas de faculdades particulares, que estão entre as melhores do mundo, são privadas."
Tem sempre um papagaio a repetir a velha ladainha "o que é bom para os EUA, é bom para o Brasil" né seu Rodolfo?
Essas que você citou estão entre as maiores responsáveis por difundir essa visão mercadológica do mundo e formar gente que vai enfiar essa visão no resto do mundo goela a dentro. O senhor faz alguma idéiua de como funciona a diunâmica de captação de recursos desses centros? Sabe por acaso da enorme participação de fundos de empresas, via de regra associadas ao Estado? E que o discurso de que o Estado é ruim é só pra angariar o apoio de idiotas úteis pelo mundo, mas que todas as grandes corporações de lá não seguem em nada?
O problema do Emir é achar que basta ser alfabetizado pra entender um ponto. Ficou tão difícil assim entender que ele não questionou a qualidade, e sim o princípio mercadológico que rege uma instituição privada? Que isso é uma raiz bem forte de que se veja selvageria onde deveria ser um centro de ensino superior??
CHARLYE (10/11/2009 - 17:52)
Essas empresas são todas elas sem fins lucrativos.
Será que não lucra? Prestão serviços sociais? Quais?
Isso sim BORIS "é uma vergonha"
Negritude Bandeirante (10/11/2009 - 17:45)
Universidade privada no Brasil é sinonimo de caça-niqueís. Existem em todo os estados .floresceram a na época da ditadura.havia um mercado paralelo de autorização de funcionamento de faculdades.Época de ouro dos atravessadores.Um exemplo do mercantilismo histórico do MEC,é a infiltração das organizações globo através do "tele curso segundo grau", "fundação Roberto Marinho" e outras modalidade de saquear a bolsa da viúva.Que permanecem há pelo menos 20 anos. Fora o oligopólio das "gráficas" fornecedora d de didáticos para o MEC.Também pertencentes as " quatro famílias".O duro ´e extinguir essa boquinha de centenas de milhões de reais.
mércio (10/11/2009 - 17:35)
Uma escola privada para ter ensino de excelente qualidade precisa ter muito dinheiro, além é claro, de competência. Então, numa escola desse naipe só poderão estudar quem tiver muita bufunfa, ou seja, a classe média alta. E os pobres, como é que fica? Daí que essa comparação com Harvard não tem o menor cabimento aqui entre nós. Vejamos como ficará Harvard pós-quebra do império.
Eduardo Alex (10/11/2009 - 17:33)
Sr. Emir Sader, para não sair da rotina, mais mistifica que explica. Esqueceu de falar que é nas privadas - com ou sem trocadilho, a gosto do analista - que o governo Lula busca uma de suas propagandas de investidor na educação superior, via Pro-Uni. E não é sem uma reforma profunda em toda estrutura educacional do Brasil que se mudará o quadro de embrutecimento. Menos ainda com cotas, medidas paliativas q se tornam efetivas no Bananão.
Messias Franca de Macedo (10/11/2009 - 17:12)
10/11/2009 - 16h22
"Aécio é mais amplo politicamente que Serra", diz presidente do PSDB
Do UOL Notícias
Em Brasília
NOTA: "NUMDISSE" que [José] SerrAlston irá preferir SUMPAULO?!
"O conde francês", o presidente nacional do tal partido, está preparando o espírito do governador sem prenome das Minas Gerais, para encarar a incumbência de protagonizar o papel deplorável de "o candidato-bomba da DIREIRONA", "o candidato a primeira derrota para uma mulher a gente nunca [nunca!] esquece!"
Lembrem-se: apostem, e dividiremos o megaprêmio, com certeza!
IMPORTANTE: DILMA BRASILEIRA ROUSSEFF É LULA DE AGORA EM DIANTE!
Feira de santana, Bahia,... BRASIL - em homenagem ao ínclito pensador brasileiro mestre Emir Sader, exemplo de dignidade, honestidade intelecual, ética, sapiência e amor à pátria BRASIL!
Messias Franca de Macedo
Vera Pereira (10/11/2009 - 17:04)
E mais, Rodolfo, as grandes universidades americanas que você citou são financiadas por grandes famílias de milionários que têm orgulho, e ganham prestígio, por fazerem essas doações. E o Estado, em seus diferentes níveis financia através de bolsas alunos selecionados que se candidatem a bolsas. Aqui no Brasil, o sujeito enriquece e gasta seu dinheiro comprando mais iates, jatinhos e apartamentos no exterior do que investindo em doações, criando fundações de ensino superior. A ética altruista da criação de entidades mantenedoras não faz parte da cultura dos novos e velhos ricos no Brasil - com raras exceções.
Guilherme Novais (10/11/2009 - 16:59)
Como está escancarado a privatização e a falta de consciência acabam com todos os módulos universais democráticos. Concordo plenamente!
jucelino cecel peixoto (10/11/2009 - 16:37)
O que será mais curta: a saia da menina ou a visão educacional da Unitalebã?
Eleonora (10/11/2009 - 16:31)
Enquanto as universidades públicas continuarem sendo os antros da elite branca, as "fábricas de diplomas" serão as únicas alternativas para os mais pobres. "Esmolinhas" como o bônus na nota dos estudantes de escolas públicas no vestibular da Usp são ineficazes. Democratização do ensino superior público JÁ!
Milton Hayek (10/11/2009 - 16:28)
Quem disse que Harvard,Stanford e outras daqui dos EUA são completamente privadas,meu filho??Você leu na Veja foi??
Da mesma forma que o Pentágono(que vai mamar para empresas privadas da sua corriola mais de 700 bilhões de dólares agora em 2010) as universidade "privadas" daqui são ajudadas pelo governo por meio de isenções fiscais,contratos de prestação de serviços ao governo,bolsas de estudo,etc.
Por que você acha que os maiores cargos de empresas em Wall Street e no governo dos EUA são preenchidos por membros de irmandades acadêmicas como Skull an Bones(Yale) e outras???Você acredita que esses caras vão impedir que dinheiro dos taxpayers estadunidenses flua para elas??
Como Bush,um notório mau aluno,entrou em Yale???Mesmo pagando uma parte,meu filho,você tem que ser aceito.O pai dele era e é da Skull an Bones.
Isso é só um pouco sobre como funciona esse sistema de socialismo para os ricos que é os Estados Unidos.
Eu tenho pena desses paulistas.São mitômanos da iniciativa privada....
Rodolfo (10/11/2009 - 15:53)
Harvard, Stanford e outras dezenas de faculdades particulares, que estão entre as melhores do mundo, são privadas.
O curso de pós graduação do Pitanguy é um dos melhores do mundo em cirurgia plástica.
O problema do Emir é a sua visão maniqueista em público e privado, porém eu nunca o vi reclamar de patrocínio estatal em seu blog privado.
Daniel Campos (10/11/2009 - 16:26)
E complementando, Não é por ser uma universidade privada que automaticamente então ela é ruim. Mas a REALIDADE mostra que ela sai em desvantagem porquê uma universidade privada é um NEGÓCIO. E todo negócio têm por objetivo gerar lucro. Logo, o sucesso da mesma como universidade e não como negócio depende da capacidade do seu dono em conciliar ensino de qualidade e lucro. Capacidade é que privilégio de uma minoria.
Jeca Tatu (10/11/2009 - 16:16)
Rodolfo, você deve ser um humorista. Por acaso as duas unversidades supracitadas são aqui? Vá estudar na Unip, na Uninove ou em qualquer uni duni tê.
Vê se isso ocorreria na FVG (privada e com qualidade), ou na PUC-SP?
O Emir está falando das uniesquinas, que realmente são horríveis. E se você não sabe, há "faculdades" funcionando literalmente em shopping centers.
João Bastos (10/11/2009 - 16:13)
"Rodolfo (10/11/2009 - 15:53)
O curso de pós graduação do Pitanguy é um dos melhores do mundo em cirurgia plástica."
Esse curso ensina alguma forma de combater a malária?
Jorge (10/11/2009 - 16:07)
somente nos EUA há instituições particulares de nível - e apenas porque,lá, não há públicas. O ensino superior deve ser público e gratuito. O sistema privado do Brasil, com raras exceções, é um fracasso total.
Antenor Loula Moreira (10/11/2009 - 15:45)
Imoralidade é entregar o patrimônio do povo à exploração pelo capital internacional, sem nenhum escrúpulo com os costumes do povo explorado.
R/T (10/11/2009 - 15:13)
As Faculdades Modulo aqui do Litoral Norte de SP eram de um professor, gente boa e com carreira academica, contava com bons professores, alguns de Universidades publicas, tinha conceitos bons para uma Faculdade pequena e relativamente nova, mas só foi ser comprada por um grupo grande há uns 3 anos, que a coisa começou a ferrar, as notas cairem e a qualidade de ensino diminuir, hoje em alguns cursos eles enfiaram uma medida que suspendeu aulas nas sextas feiras, ou seja, o aluno paga caro e tem apenas 4 dias de aula por semana. É um exemplo do mercado que se tornaram essas Universidades, pois enquanto era uma Faculdade, tocada na raça e no empenho por gente da área, era boa
Plínio
Parabéns pelo excelente comentário.
"pois seu real valor está no investimento de inteligências"
Correto, concordo e nesse sentido apoio totalmente o ensino público de 3º grau.
O problema é que estamos em mundos diferentes, vc deve estar na França ou deve ter feito doutorado lá.
Aqui no Brasil R$ 1 500,00 corresponde a 7 dias de trabalho de um prof . doutor de universidade pública, se incluirmos outros benefícios como aposentadoria etc isso deve cair para uns 2,5 dias de trabalho , daí o seu desprezo por um salário desse valor, até porque esse deve ser o salário de quem limpa privada em uma instituição pública de ensino superior, ( nada contra absolutamente ), o que me deixa intrigado é que um faxineiro ganhe isso ou mais e tenha concurso público para Engenheiro de universidade pública oferecendo salário de R$ 1 670,00????
Caro Plínio, muito obrigado pelo respeitoso e educado comentário e antecipadamente me desculpo pelo meu, não entenda como desrespeito as suas posições, mas como uma defesa apaixonada daqueles que não conseguem acesso à única e verdadeira forma de transformação e engrandecimento de um cidadão a EDUCAÇÃO.
Do resto sou pragmático sim, a ponto de perceber que R$ 1 500,00 reais não é mixaria para 95% da população de meu País e de 99,99999% da população do planeta.