Dr. Rosinha: Chico Caruso ajuda a construir o ódio contra Dilma, PT e petistas

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2015-03-10 às 22.06.27

Caruso prega a violência

Dr. Rosinha, especial para o Viomundo

Posso dizer, sem constrangimento, que até tempos atrás era um fã do humor de Chico Caruso. Tempos atrás significa mais ou menos dez anos. E posso afirmar que, nesses dez anos, acompanhei-o quase que diariamente.

Um bom cartunista tem que captar a realidade, a conjuntura e fazer deste momento um humor critico e inteligente. O humor inteligente e crítico faz a cabeça das pessoas. Faz tanto para o bem como para o mal. O Caruso, pelo que tudo indica, já esteve nas duas pontas.

O humor inteligente dá consciência política. Na recente história do Brasil, creio que o Pasquim fez esse humor e não só criticava a ditadura, mas com inteligência criava consciência política.

Na época do Pasquim, eu não tinha dinheiro para comprá-lo. Parava nas bancas e começava a ler, até que o dono da banca dava a bronca: “se quiser ler, compre!”. Fechava o jornal e, com vergonha, saía de mansinho.

Na próxima banca tentava continuar a leitura. Quando sobrava qualquer trocado, o que era raro, comprava um e o devorava do começo ao fim. Os poucos que comprei os tenho guardados até hoje. Guardo porque o Pasquim fez a minha cabeça contra a ditadura e a favor da democracia.

Chamo de humor que “faz a cabeça” aquele que é crítico em relação à política, à economia e aos costumes, sem pregar o preconceito, o machismo, a violência e a intolerância.

Vivemos um tempo de destruidores da tolerância e criadores de ódio e preconceito. E esses criadores elegeram como vítima o PT, os petistas e, como Dilma é petista e mulher, é o alvo preferido. Chico Caruso infelizmente entrou nessa de construtor do ódio e do preconceito.

A charge que ele desenhou em O Globo do último domingo, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, contribui para a construção do ódio. Ou a charge representa o desejo final desta construção?

Sei que Chico Caruso conscientemente negará que o desejo dele em relação à Dilma esteja retratado na charge que fez, mas ele, se não sabe, tem que saber, que o que ele fez atiça o ódio e o desejo dos insanos de fazerem isto.

Ele também sabe que o mundo está cheio de insanos, ou não é insanidade fazer a decapitação como o Estado Islâmico (EI) faz de suas vítimas? O Chico Caruso deveria, através de sua inteligência e de suas charges, criticar o EI, e não fazer apologia dos crimes praticados por eles e querer o mesmo para a Dilma. Depois somos nós, petistas, que pregamos a violência.

Paulo Nogueira escreve no Diário do Centro do Mundo que baixou sobre Caruso o “espírito da Globo”. E o espírito da Globo é golpista. Ajudou e deu todo apoio à última ditadura. Ou melhor, foi um instrumento criado e construído pela ditadura.

O Brasil é um país de gente violenta, onde se pratica violência contra jovens, principalmente pobres e negros, contra a mulher, contra os homossexuais. Neste dia 8 de março, deveríamos todos criticar essa violência, principalmente contra a mulher, e não estimulá-la.

Caruso, que é um homem inteligente, sabia e sabe quando é o Dia Internacional da Mulher. Sabia e sabe que a “elite branca” (assim taxada por Cláudio Lembo, branco como eu) do Brasil não suporta o pouco de igualdade econômica que os pobres conquistaram nos governos de Lula e Dilma.

Chico Caruso sabe tudo isso, então por que fez a charge com a Dilma de joelhos prestes a ser decapitada por um extremista (tucano?) do Estado Islâmico?

Fez porque este é o desejo da “elite branca” brasileira, e queria agradá-la.

Como disse nos últimos 10 anos venho paulatinamente perdendo a graça nas charges do Chico Caruso. Agora, ele também perdeu o respeito.

Na charge deste dia 8 não há graça. Se alguém achou graça é porque apoia a decapitação que membros do EI estão fazendo e seriam capazes de fazer o mesmo aqui no Brasil.

A explicação mais plausível para esta charge é que ela foi encomendada pelo patrão com o principal objetivo: ajudar a construir e aumentar o ódio contra Dilma, o PT, os petistas.

Assim como o Pasquim fez a minha cabeça contra a ditadura e a favor da paz e da democracia, a charge de Chico Caruso pode fazer a cabeça de alguns a favor da ditadura e da violência.

Dr. Rosinha, médico pediatra e servidor público, foi deputado federal (PT-PR).

Leia também:

Leonardo Boff: Crise é dramatizada por O Globo, TV Globo, Folha, Estadão e a “perversa e mentirosa Veja”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

:
Chi(ri)cu Curaso

lidia virni

Infelizmente, há muito tempo alguns de nossos conhecidos cartunistas, como Caruso, Aroeira e outros, vêm comprovando que, para manter o emprego e agradar os patrões,internos e externos, pode-se jogar para o alto a dignidade e o amor pela Pátria e pelo povo. Dresrespeitam abertamente nossos grandes mandatários, Lula e Dilma, sobretudo ela, a seu ver machista um alvo mais fácil por ser mulher, ignorando solenemente que desrespeitam e ofendem profundamente a Presidenta,a ex-lutadora aguerrida pela libertação do Brasil das garras de uma Ditadura sanguinária e a continuadora da grande obra iniciada pelo Lula de resgate do Brasil como uma grande Nação, soberana, admirada e respeitada em todo o mundo.

Felipe

O Caruso é anti-PT há vários anos. Quem não se lembra da capa que ele fez para a Veja no dia das eleições de 2006 com o Lula com a faixa presidencial sobre os olhos?

Uma vergonha um homem dessa idade se prestar a isso.

Molina

Quando convém para os petralhas o trabalho do cartunista é excelente. Quando ele incomoda, é um assecla da extrema direita…

Plutarco

Galera, menos.

A charge do Caruso é uma alusão ao fato da Dilma ter, em Nova Iorque na Assembléia da ONU, pregado o diálogo com os cortadores de cabeça do Estado Islâmico, o que pelo que temos visto realmente não faz sentido.

Quem estaria por trás da burca não tem importância. Na minha opinião é o Congresso Nacional, ou o Eduardo Cunha. Mas o foco é a comparação entre o que a Dilma disse naquela ocasião e a situação pela qual ela passa agora.

Simples assim.

    Molina

    Até que enfim alguém compreendeu a charge!

Marinho

Ué, o Caruso não fez também aquela charge em que a Dilma aparecia dizendo Santa Maria, fazendo uma alusão ao incêndio de uma boate daquela cidade? que espanto é esse agora?

Leo V

É muito triste ver a esquerda brigando contra uma charge.

Tempos sombrios esses, como já vimos no caso Charlie Hebdo.

Essa esquerda tem que brigar com chargista porque está muito distante das pessoas comuns para influencia-las. Só resta choramingar

tiao

Chico Caruso me convenceu que é um grande sabujo,e um grande filho da puta.Pronto falei!

Liberal

Os desenhinhos do Maringoni postados aqui e outras bandas são um convite ao diálogo…

Daniel

Caruso acertou na mosca (mesmo sem querer?) quando colocou a elite brasileira no lugar do Estado Islâmico: intolerantes, antidemocráticos, violentos…

Molina

Não vejo nada de mais na charge. Afinal, a presidenta não disse que o caminho era dialogar com os psicopatas do Estado Islâmico?

baader

tenho a impressão que o caruso tem mais traço (ótimo) do que idéias, mais forma que conteúdo. talvez isso esteja se revelando nos últimos tempos por conta da radicalização que não existia no reinado fhc, afinal um artista bom naquilo que faz, permanece bom…pelo menos em outros países…

Marcia Sara

Chico Caruso nunca me enganou. Jamais o vi com bons olhos nem acho graça nos seus desenhinhos. É um manipulado pelos “patrões”.

Deixe seu comentário

Leia também