Documentário desmascara a indústria do amianto, a fibra cancerígena, no Brasil; assista

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação, com Repórter Brasil

Estreou nessa sexta-feira (02/06), no Centro Cultural de São Paulo (Vergueiro), o longa-metragem Não respire — Contém amianto, documentário da Repórter Brasil.

Ele participa da competição latinoamericana da 6a. Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Banido em quase 70 países por causa de seu devastador poder cancerígeno  — o Canadá foi o último anunciar a proibição, a partir de 01/01/2018 –, o amianto ainda é vendido em 18 estados brasileiros.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que não há limite seguro de exposição a esse minério largamente utilizado na construção civil brasileira.

No documentário, o trio de diretores — formado por André Campos, Carlos Juliano Barros e Caue Angeli — investiga como a indústria do amianto no Brasil tenta vender a imagem de que o tipo de minério usado no bilionário mercado de telhas, chamado de “crisotila”, não é tão mau assim.

Investindo em marketing, financiando pesquisas acadêmicas e fazendo doações milionárias para campanhas políticas, a indústria tenta convencer a opinião pública de que é possível usar o amianto crisotila de forma segura e controlada.

Ao longo de 70 minutos, o filme conta as histórias de trabalhadores que, sem qualquer conhecimento sobre os perigos do amianto, desenvolveram graves doenças pulmonares e foram induzidos a assinar acordos irrisórios para silenciar ações judiciais contra as empresas.

Além disso, Não respire — Contém amianto também mostra a luta de ativistas e autoridades para revogar a legislação que ainda permite a utilização do amianto na maior parte do país sob a tese do “uso seguro e controlado”, defendida pela indústria.

Dentro da 6a. Mostra Ecofalante de Cinema, estão previstas mais duas apresentações do documentário:

06/06 Terça – 15h – Cine Belas Artes.

11/06 -Domingo -18h30 – Centro Cultural Cidade Tiradentes.

Para saber de futuras exibições, consulte o site oficial do Não respire — Contém amianto.

Veja também: 

Aécio manda Pimentel  “dar uma baixada na bola” de Rogério Correia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também