Dilma atinge 56%; tracking desmente “teoria da estagnação”

Tempo de leitura: 4 min

Os números do tracking do Vox Populi para este 7 de setembro mostram que os votos estão migrando de José Serra para Dilma Rousseff, já que o número de indecisos permanece estável.

Se considerarmos que o tracking do Vox Populi merece confiança, não é verdadeira a análise segundo a qual a candidata do PT bateu no teto e José Serra, no piso. É a “nova” teoria disseminada pela mídia brasileira, a “teoria da estagnação”, que precede a virada espetacular de José Serra.

Essa foi a premissa da seguinte reportagem do jornal português Público:

04.09.2010 – Público.Portugal

Por Maria João Guimarães

Brasil: Dilma Rousseff mantém 24 pontos de vantagem sobre José Serra

A candidata do PT (Partido dos Trabalhadores), Dilma Rousseff, continua com 51 por cento das intenções de voto – venceria na primeira volta se as eleições fossem hoje – e mantém a enorme vantagem de 24 pontos percentuais sobre José Serra, o seu mais directo concorrente, segundo a última sondagem do Instituto Ibope divulgada na sexta-feira.

A sondagem parece confirmar o comentário do jornalista José Roberto Toledo, autor do blogue sobre sondagens Vox Publica no site do jornal “Estado de São Paulo”, que indicava que os números de Dilma estão já “a bater no tecto”.

“Ela já se aproximou muito do máximo conseguido por Lula. Por outro lado, está a ir buscar votos a Serra, e Serra também já bateu no seu fundo”, explicou José Roberto Toledo por telefone ao PÚBLICO, ainda antes da divulgação da última sondagem, notando que a candidata do Presidente já não teria muito mais margem para crescer.

Quanto às pessoas que ainda não sabem que ela é a candidata do Presidente Lula e onde teria ainda margem para crescer, o jornalista nota que “há 10 a 15 por cento de pessoas que ainda não sabem que ela é a candidata do Lula”, mas há que descontar as que já indicam que votam nela mesmo sem saber que é ela a preferida do Presidente.

Ainda há dois factores que podem fazer reverter a vantagem de Dilma Rousseff, considera o analista: “Há o factor da campanha negativa que o Serra começou, e que não se consegue ainda ver se teve algum efeito, e pode sempre haver um facto político ou económico”, um escândalo que mude o curso da campanha. A primeira volta é no dia 3 de Outubro.

Tem havido menções a uma quebra de sigilo fiscal da filha de Serra, mas este não é um caso suficientemente forte para mudar o quadro de vantagem.

O jornalista sublinha ainda que a divisão entre os votos no PT de Dilma Rousseff e no PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) de José Serra tem uma base geográfica (e não socioeconómica, como se poderia pensar). Mas começa a haver uma alteração na geografia do voto: “O PT conseguiu descer muito” no mapa do Brasil, chegando cada vez mais a Sul, território do PSDB.

Dilma Rousseff está à frente de José Serra na maioria dos estados e há mesmo uma hipótese de conseguir uma vitória em todos os estados, o que é para José Roberto Toledo um dos dados mais surpreendentes destas sondagens.

*****

Do IG:

Violação de sigilo não mudou escolha

De acordo com cientistas políticos ouvidos pelo iG, o movimento apresentado pelo tracking evidencia que a violação do sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB e de Verônica Allende Serra, filha do presidenciável tucano, não interferiu na escolha do eleitor. “A Dilma ficou uma semana sob fogo cruzado, mas a crise (da quebra do sigilo) não colou na campanha”, afirma Marco Antônio Carvalho Teixeira, cientista político e pesquisador da PUC-SP e da Fundação Getúlio Vargas.

Para Murilo de Aragão, cientista político e presidente da Arko Advice Consultoria, “a maioria esmagadora dos eleitores já optou pela candidata do Lula e o episódio do sigilo, em que pese a gravidade do assunto, não teve repercussão para o eleitorado”. Segundo Aragão, os eleitores tendem a enxergar o mundo político como uma realidade à parte. E, por isso, o escândalo da violação do sigilo está distante do eleitorado.

“A tendência das eleições está dada”, afirmou o presidente da Arko Advice. Ele diz que desde o ano passado já esperava uma vitória da candidata petista no primeiro turno, mas a grande surpresa no processo eleitoral “é a tamanha vantagem da Dilma”. Com relação ao candidato tucano, Aragão vaticina: “Serra está perdido. Hoje ele é um passageiro da campanha”.

Ainda em relação ao escândalo do sigilo, Teixeira diz que “Serra deu um tiro no pé” ao atribuir a Dilma a quebra do sigilo e, logo no início, pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a impugnação da candidatura petista. “Ao negar o pedido, o TSE sinalizou que o problema pode ser do PT, mas não é da campanha da Dilma”, diz o cientista político. Segundo ele, os tucanos também caíram em uma saia justa com as denúncias, no Rio Grande do Sul, de que um sargento que atuava na Casa Militar responsável pela segurança da governadora Yeda Crusius (PSDB) teria acessado dados confidenciais do candidato Tarso Genro (PT).

Murilo de Aragão também busca no passado uma explicação. “A derrota de Serra começou a ser escrita oito anos atrás”. De acordo com ele, o PSDB não traçou uma estratégia para voltar ao poder. “O PSDB se organizou apenas em torno do prestígio dos seus cardeais e não soube explorar as falhas do governo Lula”, afirma. Segundo ele, as únicas ocasiões em que os tucanos tiveram alguma chance de ganhar eleições aconteceram em “episódios fortuitos”, como o mensalão.

O presidente da Arko Advice faz uma analogia para ilustrar em que situação está a disputa eleitoral. “Imagine uma luta de boxe. A Dilma está vencendo por seis a três e falta apenas um último assalto para terminar o embate. O que ela tem que fazer é evitar o choque. E o Serra só pode vencer por nocaute”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Tolerância Zero

Azenha, a bala de prata quem está usando é a Dilma. Afinal, como nos filmes de vampiro, a bala de prata é a única coisa que pode matar de vez o Zépinóquionosferatu. Quem deu a bala de prata a Dilma? O Lula e o povão deste brazilzão!!!

JRB

E ademais, há um componente estrutural ausente ou não mencionado, mas que tinha sido determinante em todas as eleições em que a esquerda perdeu desde 1989: o voto antilula! Onde ele foi parar?
Não vi nenhuma analise da rejeição ao atual presidente e a seus acólitos até o momento; chego até a suspeitar, como fez Jorge Kajurú em um popular programa vespertino de auditório dois sábados atrás, que o Sapo Barbudo (tal como os Beatles!) de fato tenha se tornado mais popular do que Jesus Cristo foi em vida (Este é um questionamento para futuras ponderações…)

JRB

"O céu é o limite…!"
Nessa trajetória ascencional ela pode romper a barreira dos 2/3 dos votos válidos até o dia da eleição, e, assim quebrar um tabú que nem o proprio Lula fora capaz até então: ganhar a eleição em primeiro turno!
A analise do Azenha é relevante, contra os prognosticos da Veja e do Estadão, dentre outros veículos rotulados pelo P H Amorim pelo acronimo PiG***, mas ainda nos obscurece o fato de que os petistas somente passaram a crer publicamente em pesquisas eleitorais depois da virada dos índices.

francisco.latorre

sou pela teoria do desmanche.

vampiros desmancham sob o sol.

..

zinguinha2009

Fiquem atentos, pois da cabeça do "coiso" e da fralda de um bebê podem sair cácas inimagináveis!!
Ele não se conformará em perder de forma humilhante!

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" 1Pedro 5:8

pedravila

Olha eu crio que estes, papa defunto de plantão, não são tão tontos de continuar se desgastando, tanto como disse o rapaz acima com este tal Pó de Serra Abaixo, pois a credibilidades que já não estão em alta, poderá ir serra abaixo tb.

Lucio

`Pesquisa ótima , claro. Mas Lula hoje fez um breve comentário sobre a baixaria. Achei bastante positivo.Já que ninguém sabe ao certo o que podem aprontar, a chamada "bala de prata", é interessante chamar a atenção mesmo que brevemente.Já que isso é esperado , antecipar essa possibilidade em rede nacional é interessante mesmo que não se precise entrar em detalhes ou responder acusações, claro..Quando a "bala de prata" vier, se vier, muita gente já estará de certo modo prevenida.Acho que isso pode funcionar bem na cabeça do eleitor desavisado ou com voto não consolidado.

Rafael

Esperto foi o FHC: afivelou as malas e Zuuumm. Não quis pagar mais esse mico.

Laet

Dilma e a curva do homem morto!
A mídia oposicionista está chegando a um “Dilema”. Com a subida nas pesquisas da candidata do PT, o PIG tem que usar logo a sua "bala de prata". Como a vantagem está muito alta, se continuar aumentando, pode não conseguir derrubar-la o suficiente a tempo da eleição. Tem que atirar a “bala de prata” no momento certo, caso não funcione, ter tempo de jogar a toalha, posar de boazinha e defensora da verdade e se vestir de imparcial e democrática. Se perder o tempo certo, sua farsa não vai colar, e o tombo será de morte. Na aeronáutica, a “curva do homem morto” diz respeito a uma faixa de altura tal onde acima permita uma manobra de emergência, e abaixo permite um pouso com poucas avarias. Muito antes, serão desmascarados, muito depois não resolverá a situação. Penso que neste momento, a mídia está entrando na “curva do homem morto”.

Wildner Arcanjo

E como eu gosto de dizer: Lá vai José, Serra abaixo. E para baixo, todo Santo ajuda!

Wildner Arcanjo

E eu que pensava que quem só votava no PSDB era "conservador" (para não dizer outra coisa). Me enganei… Acho que a turma conservadora cabe mesmo dentro de um Fiat Uno (uma Kombi é grande demais para eles!).

Renato Lira

BOMBA! BOMBA!

Já são conhecidos os fomadores de opinião que, segundo o Noblat, com suas "opiniões decisivas" fizeram Dilma sofrer uma queda de 10% de intenções de voto.

Eis o seleto grupo de "notáveis":

Diogo Mainardi, Arnaldo Jabor, Marcelo Madureira, Augusto Nunes,Boris Casoy, Reinaldo Azevedo, Otavinho, Danuza Leão, Maitê Proença, Lobão, Miriam Leitão, Bolivar Lamounier, Miriam Leitão, William Waack, Caetano Veloso, Daniel Dantas, Delegado Bruno, Merval Pereira, Gravataí Merengue, Ali Kamel, General Ulstra, o KLB, o próprio Noblat, Kleber Bam-Bam, Zina e Inri Cristo.

Os três últimos, os mais lúcidos.

Nota-se na incrível queda de Dilma no tracking Vox/ig/Band de hoje.

UIA!!!!

EVOÉ!!!

kimparanoid

O feitiço se volta contra o feiticeiro…
O "receitagate" já está tão desmoralizado que até o caseiro Francenildo está dizendo que o Serra é oportunista. Veja a notícia: http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/notici

juarez

No jardim botanico esta um boato que irão tentar intimidar o povo com a regina fazendo biquinho dizendo que esta com medo.

Miguel Baia Bargas

O Yahoo via Reuters também entrou na "teoria da estagnação".

7 de setembro de 2010 16:44
PT sofre uma agonia a cada dia com episódio da quebra de sigilo
Reuters
Por Natuza Nery

BRASÍLIA (Reuters) – O 7 de Setembro marca exatamente o início da reta final desta eleição e a data cabalística chega para os petistas com um sabor bem menos doce do que se supunha uma semana atrás.

O caso da quebra de sigilo de tucanos e da filha do opositor José Serra jogou a candidata governista, Dilma Rousseff, num canto do ringue levando golpes fortes de direita. O PT nega envolvimento da campanha no caso.

As pesquisas internas do partido já capturam oscilação para baixo da ex-ministra, e uma fonte do núcleo central da campanha diz que essa oscilação teria sido de 1 ponto percentual. Segundo a fonte, os dados de segunda-feira mostravam a candidata com 51 por cento e Serra com 23 por cento. Sondagens do tucanato, no entanto, trazem a petista no mesmo patamar há vários dias, em torno de 44 por cento.

Leia a íntegra: http://br.eleicoes.yahoo.net/noticias/2016/pt-sof

    Lucio

    Tinha visto no Terra também. Achei curioso a "fonte do núcleo central da campanha" dizendo que a oscilação negativa foi de 1 ponto. Que fonte é essa? Acho que nunca saberemos.Temos que aceitar o que está escrito ou não.Simples.rs

SérgioFerraz

O factóide do sigilo fiscal, lançado por Serra e pelo PIG, só serviu para alavancar, ainda mais, a candidatura de Dilma.
Enquanto isso, SP está virando.

    Fabio_Passos

    SP é fundamental.
    É a grande oportunidade de derrotar definitivamente a pior "elite" do mundo e arejar o debate político no Brasil.

    O fhc fugiu e o serra perde feio inclusive em SP… por que alckmin sustentaria a dianteira?

    Tá na hora de sepultar o atraso.

Guilherme Milani, SP

Amigos, boa noite. Postei o singelo recado abaixo no Blog do Reinaldo "Chapéu Falante Pitbull de Tucano" Azevedo. Por razões óbivias, acredito que não será publicado (rsss).

Em sete dias, Dilma sobe cinco pontos: Tracking Vox Populi/Band/iG aponta que candidata petista subiu de 51% das intenções de voto para 56% desde o início da medição, há uma semana. Serra caiu de 25% para 21%. CHORA, REINALDO. CHORA, ALCKMIN. CHOREM, TUCANALHAS! O Brasil realmente pode mais, mas sem vocês. Sem a Alstom. Sem os contratos entre o governo de SP e o do DF, que dispensam licitação, com a Abril. Sem um rodoanel cujo custo do metro construído passa de 75 mil reais. Sem uma marginal Tietê na qual as obras intermináveis carregam denúncias graves de trabalho escravo. Chorem, mas chorem muito. Daria tudo pra ver a cara de raiva cheia de baba de vocês. Tô que não me aguento. Que delícia. A direitassa brasileira tá mais perdida que cueca de cego em tiroteio no motel. Ah, ah, ah!!!

eduardodelarocha

O Serra seguirá o mesmo caminho de ouro correligionário Tucano, que encolheu em número de votos, o Eduardo Azeredo.

Jimes

Pelas curvas de tendência, Dilma 65% em 3 de Outubro. Ao jênio restarão 15%. Marina+nanicos 10%. Brancos/Nulos 10%.

Mineirim

Com todo respeito ao falecido Dr. Ulisses Guimarães, a continuar assim o Zé Serrágio terá desempenho pior que ele teve na eleição de 1989 (quando se pensava que ele teria um desempenho bem superior ao mostrado peloo resultado das urnas).

Paulo Costa Lima

A intenção da oposição e seus aliados do PIG é impedir que a base de apoio da Dilma se amplie. Dessa forma devemos estar atentos em quem votar para o Congresso.

Baixada Carioca

O único problema que vejo nesse tracking Vox-Ig é que ele tá derrubando todas as previsões. Inclusive as da oposição (?). Será que o tucano vai ficar abaixo dos 15?

Gerson S.

Caramba, o Pedágio nem consegue sustentar minhas "abalizadas" perquisas que indicavam DILMA 70% x 20 % ZéPedágio. Assim perderei meus leitores.
DILMA Presidente

O_Brasileiro

Na internet, onde se acredita que as pessoas são mais politizadas, a grande maioria dos comentários em portais e blogs é a favor da Dilma, até mesmo no PiG!
Logo, a "bala de prata", se vier pela internet, pode sair pela culatra!

    Uélintom

    Moçada. Cada vez mais encurralados e sem condição de construir uma saída honrosa, a direita, o PIG, o pacto PSDB/Demonícos, as viúvas dos Golpistas de 64, sejam lá quem forem, poderão direcionar sua frustração para sua penúltima chance de novo Golpe: inviabilizar as eleições usando as urnas. È preciso muita atenção dos partidos realmente democráticos em geral, e um dever do Estado em particular, acompanhar de perto como estão sendo tratadas as urnas eletrônicas neste momento, assim como toda a logística de sua distribuição e, posteriormente, seu recolhimento (ou de seus dados). Olho vivo contra esse tipo de atentado, e também contra armações que forjam atentados para inviabilizar o todo. Sabemos o quanto é complicado discutir isso, pois de forma absolutamente kafkaniana as autoridades eleitorais têm agido de maneira radical contra quem levanta dúvidas.

    Geraldus

    ei pessoal gostaria de saber se aquele papo que saiu .quando a facçao criminosa matou dezenas de policiais e o governador da epoca geraldo alkimim emprestou helicoptero para que advogada do lider da facçao criminosa fosse ate o presidio onde se encontrav a preso negociar com ele a paralizaçao da matança de policiais, gostaria de saber se procede .

J. Passos

Os caras foram buscar "informações" até num jornal portugês! Estou achando que depois da tentativa de colar no Lula, do "dossiê" e do guru de um milhão de dólares a próxima cartada do Zé Pedágio vai ser uma greve de fome.

Roberto

Azenha
Artigo muito interessante sobre o caso Dossie no blog do Nassif

Por falar em Estado de Minas, Daniel Florêncio (aquele do vídeo Gaged in Brazil) escreveu um post excelente no blog dele, vale a pena conferir: http://blog.danielflorencio.com/
Inclusive o Noblat ta devendo explicações a sociedade sobre o que reporta o artigo pra quem se intitula independente parece que quer agradar demais a familia Marinho.

Claudio Antonio

Sou professor estadual a pelo menos 29 anos. Desde que o governo do PSDB entrou na administração desse Estado, a educação só andou de marcha ré. Participei recentemente da greve do magisterio e senti a arrogancia e a truculencia do Sr. Serra. Fico contente que a pesquisa dá a ele 21 ( vou rezar para que ele dispute a 3² colocação com a Marina). e espero que aqui em nosso Estado a oposição tambem conquiste esta eleição. Fora PSDB!!

Fabio Silva

TEM MAIS AQUI. A MENSAGEM SEGUE, COM ESSE FINAL LAMENTÁVEL.

Pense bem e

REPASSE !!!!!!!! FORA PT!!!!

OUTUBRO VEM AÍ… LEIAM COM ATENÇÃO

É IMPORTANTE PARTICIPAR DO PROCESSO ELEITORAL!!!

Vamos relembrar

as “qualidades” do nosso Presidente :

-ele não estudou;

-ele NUNCA trabalhou, apesar de ser ” L?? ??der” dos trabalhadores;

-ele tem um belo salário como Presidente;

-ele tem um belo salário do Partido, sem trabalhar;

-ele também recebe pensão como ANISTIADO (????)

-ele tem aposentadoria;

-ele tem filhos estudando no exterior;

-ele não paga aluguel da mansão onde mora;

-ele desconhece os preços de supermercado, padaria ,farmácia, açougue, etc;

-ele viaja ( e muito ) de avião luxuoso comprado com nosso dinheiro só para
ele;

-ele tem carros;

-ele não fala inglês, espanhol ou outra língua, nem o português;

-ele tem ternos italianos;

-ele tem fazendas;

-ele não tem experiência administrativa ;

-ele não tem humildade;

-ele traiu todos seus compromissos de campanha;

-ele defende, hoje, tudo quanto atacava e era contra na política do
Presidente anterior;

-ele não te m vergonha em dizer que “é do povo”, mesmo vivendo como um rei .

Detalhe:

“O NOSSO PRESIDENTE”, se quisesse, não poderia ser um GARI DE RUA.

O concurso de GARI exige ensino fundamental.

“VIVA O POVO BRASILEIRO”

Não se esqueçam!!!!! ”

Foi a Internet que ganhou o plebiscito do desarmamento.

Portanto, podemos vencer essa eleição também, se nos concentrarmos em um
candidato melhor que o Lula.

Com ela: PODE FICAR MUITO PIOR.

Vamos fazer a nossa parte.

Encaminhe essa mensagem a TODOS que você conhece

“Pensamentos tornam-se ações,

ações tornam-se hábitos,

hábitos tornam-se caráter,

e nosso caráter torna-se nosso destino”.

    O_Brasileiro

    É funcionário do "indiano do Serra"???

    Fui3252

    E você a cha que existe alguém pior do que o SERRA ? Oravá se catar, você deve ser um dos pseudos intgelectuais que não sabe fazer absolutamente nada seu Fabio Silva. O pior será se o povo eleger esse ZÉ Pedagio. Deus que me livre e guarde.

    Luciano

    VC ESQUEÇEU ISSO, MANÉ:
    Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis e pobres
    à condição de consumidores;
    e que também não entende de economia; pagou as contas de FHC, zerou a dívida
    com o FMI e ainda empresta algum aos ricos.

    Lula, o analfabeto, que não entende de educação, criou mais escolas e
    universidades que seus antecessores juntos [14 universidades públicas e
    estendeu mais de 40 campi], e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do
    pobre à universidade [meio milhão de bolsa para pobres em escolas
    particulares].

    Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas, elevou o salário
    mínimo de 64 para mais de 291 dólares [valores de janeiro de 2010], e não
    quebrou a previdência como queria FHC.

    Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o
    Brasil está melhor que o mundo. Embora o PIG-Partido da Imprensa Golpista,
    que entende de tudo, diga que não.

    Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada,
    reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país à liderança
    mundial de combustíveis renováveis [maior programa de energia alternativa ao
    petróleo do planeta].

    Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais e colocou o
    Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e
    enterrou o G-8 [criou o G-20].

    Lula, que não entende de política externa nem de
    conciliação, pois foi sindicalista brucutu; mandou às favas a ALCA, olhou
    para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos da América Latina,
    onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista. Tem fácil trânsito
    junto a Chaves, Fidel, Obama, Evo etc.

    Lula, q ue não entende de mulher nem de negro, colocou o primeiro negro no
    Supremo (desmoralizado por brancos), uma mulher no
    cargo de primeira ministra, e que pode inclusive, fazê-la sua sucessora.

    Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha (a convite dela)
    e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.

    Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, criou
    o PAC; antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado
    investir; hoje o PAC é um amortecedor da crise.

    Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou a indústria
    automobilística a bater recorde no trimestre [como também na linha branca de
    eletrodomésticos.
    Lula, que não entende de português nem de outra língua, tem fluência entre
    os líderes mundiais; é respeitado e citado entre as pessoas mais poderosas e
    influentes no mundo atual [o melhor do mundo p ara o Le Monde, Times, News
    Week, Financial Times e outros…].

    Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, já tinha
    empatia e relação direta com George Bush – notada até pela imprensa
    americana – e agora tem a mesma empatia com Barack Obama.

    Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador;.. é
    amigo do tal John Sweeny [presidente da AFL-CIO – American Federation
    Labor-Central Industrial Congres – a central de trabalhadores dos Estados
    Unidos, que lá sim, é única…]e entra na Casa Branca com credencial de
    negociador e fala direto com o Tio Sam lá, nos "States".

    Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa é
    autor da [maior] mudança geopolítica das Américas [na história].

    Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará
    preparado, age com sabedoria em todas as frente s e se torna interlocutor
    universal.

    Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um locutor de
    bravatas; faz história e será lembrado por um grande legado, dentro e fora
    do Brasil.

    Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um
    pacifista ingênuo, já é cotado pelos palestinos para dialogar com Israel.

    Lula, que não entende nada de nada;.. é bem melhor que todos os outros…!
    Lula, que não entende nada de filmes, foi considerado pelo ator inglês Ben Kingsley que ficou “emocionado”. E emendou: “Esse filme é importante para o mundo todo. A história dele [Lula] é maior que a de Gandhi”. O ator interpretou o pacifista indiano nos cinemas. Kingsley disse que enviaria um e-mail ao presidente brasileiro.

    Rei Gino do Art

    Ai, que meda!!!

Morais

Acho que ainda o Serra não chegou no fundo do poço, ele ainda tem muito aonda afundar e nós muito a comemorar.

monge scéptico

Mais um tiquinho e chegariamos a oitenta por cento, mole,mole. Concordo com ambas opiniões dos
navegantes. Se de um lado elevou-se o grau de cidadania consciente, por outro lado a tentativa de
pernada do zé pernêta, fez o povo chegar a conclusão que o zé tava querendo dar uma de malandro
coca-cola, puxando o tapete deslealmente, além de estar do lado do diabo. Acara de tacho da globo
et PIG, que fizeram intensa campanha sem resultados práticos, demonstra que o eleitor mudou prá
caral…digo cacête. De bobão me sai esse eleitor novo que não quer ser mais enganado, como ainda
o fazem na campanha televisiva, esses bonecos com defeito de fábrica, prometendo e dizendo ter feito,
o que nunca fizeram. Se medissem o nível de audiência do horário eleitoral, constatariam muitas novi-
-dades. O povo se cansou de tse's tre's fazendo campanha , como se pudessem. Defenestremo-los!!.

Helcid

confrades, mais do que nunca, é urgente uma reforma política que possibilite que pessoas que não estejam ligadas ao Grande Capital possa se candidatar. O financiamento público da eleição, junto com um controle mais efetivo dos gastos de campanha, possibilitará que o poder econômico tenha menos influência.

Hoje o que se vê é uma briga imensa pelo poder, sem a menor preocupação de um projeto de futuro para o nosso país. O pensamento único (financiado pelo detentores do capital, que financiam os dois lados) prevalece, e impõe a sua verdade, e depois da eleição cobra um alto retorno para o investimento feito. Logo, apesar de muitos falarem que é um absurdo pagar a campanha desse ladrões, mas só assim, pessoas não comprometidas com o grande capital terá chances de se eleger.

    Baixada Carioca

    El Cid. Defendo uma Constituinte para isso. Os constituintes devem passar por um período de quarentena que perpasse por duas eleições consecutivas (assim desestimula os carreiristas). Essa Constituinte seria para além da Reforma Política, mas também pelas Reformas do Judiciário e da Previdenciária.

Ismael Sousa

Eu apostei, e espero ver: Serra vai chegar a 20%, como dizia PHA. Agora eu torço pra ele chegar aos 15%.

gilberto

Para que o Pais saisse fortalecido da disputa eleitoral atual , seria nescessário que a Dilma matasse de vez as pretensões de José serra e o povo paulistano e paulista que tanto fica dependente do PIG saisse das amarras que são impostas pelo PIG e votasse nos candidatos do LULA. Isso faria com que a midia tomasse vergonha na cara e parasse de querer ditar os rumos do pais. Não é nescessario a vergonhosa cobertura do PIG numa campanha politica. Eles estão querendo decidir . Graças a Deus que existe o Lula para afogar estes bastardos e nunca mais deixar eles voltar ao poder.

Raphael

Teoria da estagnação desmentida? Alguém duvida que terá uma pesquisa Datafolha e outra Ibope tentando provar que essa teoria está certa?

Ary

A servidora da Receita Federal de Mauá é filiada ao PMDB paulista, que apóia………………………………………o Serra. E agora?

    Baixada Carioca

    Isso não é para ser explorado assim. Esse negócio na Receita é antigo e o objetivo é arrumar um trocado extra. Pilantra tem em todo lugar e em qualquer instituição.

Ronaldo Caetano

Os mais velhos, e que gostam de futebol, irão lembrar-se de um episódio pitoresco e folclórico dos anos 60. Aconteceu no Rio e envolveu o saudoso Almir Pernambuquinho, um cracaço de bola, mas sem cabeça, já em final de carreira.

O ano era 1966 e iriam decidir o campeonato carioca daquele ano Bangu e Flamengo. O Bangu tinha um timaço na época que, comandado por Paulo Borges, e que posteriormente viria para o Corinthians (e de útil mesmo só ajudou a quebrar o tabú contra o Santos), fechou o 1o tempo com um sonoro 3 x 0 fora o show.

Em seu livro de memórias, Almir conta que chegando ao vestiário para o intervalo, chamou o técnico e o diretor de futebol do Flamengo e perguntou: Vai ter volta olímpica? E recebeu como resposta um sonoro NÃO.

Nem bem recomeçou o jogo e Almir, totalmente fora de controle, partiu para cima dos jogadores do Bangu na base da porrada, criou um tumulto inesquecível e, de fato, o Bangu foi coroado campeão daquele ano, mas… não houve volta olímpica.

Bem, o que Almir, o Bangu e o Flamengo tem a ver com o momento Serra/PSDB/Mídia golpista?

Tudo a ver…

Serra começa a se comportar exatamente como Almir Pernambuquinho. Transtornado, quer não somente levar um cartão vermelho e ser expulso de campo mas quer, principalmente, criar um enorme tumulto de modo a evitar a consagradora volta olímpica de Lula e Dilma.

Acredito que diante dos números avassaladores, ele e seu partido, com o apoio constrangido da mídia golpista, possam forçar um situação qualquer para tirar o time de campo.

À conferir…

érico cordeiro

Reproduzo trecho de um belo artigo do historiador Daniel Arão Reis, que pode ser lido na íntegra no blog do Faver (link: http://blogdofavre.ig.com.br/2010/09/uma-grande-i… )

"A hipótese que sustento é que a aprovação do governo Lula e a sua inusitada capacidade de transferência de votos residem num processo mais profundo: o acesso progressivo das classes populares à cidadania.
Lula é a expressão maior disso. Ele é visto como o político que promoveu como ninguém este acesso. Isto tem a ver com bens materiais, sem dúvida.
Mas há outros bens, simbólicos, mais importantes que o pão nosso de cada dia. E é isto que as direitas raivosas e as esquerdas radicais não percebem. As pessoas comuns, desde os anos 1980, e cada vez mais, começaram a achar graça nas instituições e nas lutas institucionais. Política, assunto de brancos ricos, começou a ser também de pardos, negros, índios e brancos pobres.
Esta é uma novidade óbvia, senhores e senhoras das elites brancas (a expressão é de Cláudio Lembo, líder conservador). Se Vossas Excelências puserem o ouvido no chão, talvez sejam capazes de ouvir o tropel que se aproxima. Se olharem para o mar, vão ver o tsunami que vem por aí. Na história desta república, só antes de 1964 houve coisa parecida com o que está ocorrendo agora. Entretanto, na época, os movimentos populares queriam muito e muito rápido. Não deu. Veio o golpe, paralisou e reverteu o processo. Agora, não. A multidão come pelas bordas, com paciência e moderação, devagar e sempre, mas a fome destas gentes é insaciável.
Quando as pessoas comuns compreendem os benefícios da democracia, querem para elas também. É raso imaginar que tudo se esgota no pão.
O pão quentinho é gostoso, quem não gosta? É mais do que isto, porém: os comuns querem a cidadania. Plena.
Querem jogar o jogo político como gente grande, como antes só os brancos ricos faziam. Uma grande inversão.
Vai dar? Não vai dar? Veremos. Mas uma coisa é certa: não vai ser tão fácil deter esta onda."

Marcelo do C Santos

Discordo veementemente com a afirmação de que o receitagate não interferiu nas pesquisas e eleições. Interferiu, e muito pró-DILMA. Ela ampliou uma vantagem de 24 pontos para 35 pontos. Se os tucanogates erraram, não foi problema da Dilma. Mas é claro e óbvio que pessoas que ainda votavam "de boa fé" em Serra, agora não votariam mais (ainda podem reverter o voto), pois parece mais que claro que o Brasileiro não acredita mais em "gates" e sim na realidade, no bolso e no supermercado…. Serra estaria ganhando muito mais (com certeza não teria caido a esta humilhação que se desenha) se suas propostas fossem: como aumentar ainda mais a renda do assalariado; como melhorar o sistema publico de saúde (de verdade); a educação está melhorando com o Prouni, mas em SP, Serra destruiu as ETECs (Escolas técnicas) e os professores do Estado de SP, mas, seriam bons debates. Como desonerar o transporte (os pedagios em SP que já foram o 3º mais caros do mundo, hoje são, um U$ os mais caros por Km rodado do PLANETA) e outras discursões que os eleitores mais politizados gostariam de ter. Mas até nisto o Serra errou… O eleitor mais humilde é Lula e DILMA e ponto final…. o de classe média, que ainda pensava nas opções, já não pensa mais, pois o Serra destruiu qualquer crença que o Brasileiro classe média ainda tinha na campanha de propostas. UMA PENA, de verdade! Pena que a Marina, como o Plinio bem definiu, não passa de uma ecocapitalista em seu programa, seus pronunciamentos e postura, senão….. poderia ser a segunda colocada.

Helcid

… hoje conversando com um amigo em casa, ele dizia que queria crer que possa haver pessoas de bem, que bem intencionadas acreditavam em Serra e pensavam em depoisitar em seu nome o voto. Tratando-se, porém, de pessoas de bem, estas perceberam que havia algo podre no reino da tucanália. A cada denúncia falsa, aparição de dossiês, Serra mexe em areia movediça e afunda mais,já que os fatos o desmacaram. e ele percebeu que em toda eleição de que Serra participa surge a enxurrada de baixarias. Isto é o que está fazendo o eleitor de bem migrar para Dilma. Cego pela ganância, Serra não percebe que o barco afundou e continua insistindo em afundar na lama o de dignidade que lhe resta. E arrasta consigo toda a sua familia.

Lucio

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/notici
"As pesquisas internas do partido já capturam oscilação para baixo da ex-ministra, e uma fonte do núcleo central da campanha diz que essa oscilação teria sido de 1 ponto percentual. Segundo a fonte, os dados de segunda-feira (6) mostravam a candidata com 51% e Serra com 23%. Sondagens do tucanato, no entanto, trazem a petista no mesmo patamar há vários dias, em torno de 44%."

Curioso essa "fonte do núcleo central da campanha de Dilma" que alimentou essa matéria.
Será mentira?Será mais um vazamento?Não é novidade no PT.Aliás, em nenhum partido ou instituição, mas o PT tem um histórico maior.rsrs

Torquemada

O que eu acho mais impressionante nisso tudo é o estrago, a metástase que a candidatura José Serra está ocasionando praticamente no Brasil inteiro, levando por água abaixo, ou mais exatamente para o esgoto, as aspirações dos candidatos do PSDB/DEM e demais aliados.
E o curioso, é que os analistas do PIG, especialmente os da CBN agora resolveram culpar o Lula por estraçalhar a oposição (!), como se coubesse a ele recolher os despojos dos vencidos e edificar uma nova oposição…
Dizem que o Aécio está adorando, está tendo orgásmos múltiplos e incessantes com isso tudo, mas não sei se com razão, pois ao que tudo indica o PSDB se transformará num partido local, limitado a São Paulo. Como é que ele sairá candidato futuramente, nesse cenário de terra arrasada e mais do que nunca administrada por paulistas, é que não faço a mínima idéia.
Em todo caso, nesse ponto temos mais é que agradecer ao Serra por ele ter destruído, contaminado, arrazado com com a oposição. Aécio era, de longe, o mais simpático e perigoso adversário (em termos de popularidade e/ou aceitação pública) que a Dilma poderia enfrentar, não fora a arrogância e pretensão do Serra. Nem sequer com uma prévia no PSDB concordou!
Resolveram ceder aos caprichos, à prepotencia e ao blefe que desde sempre, desde os tempos de estudante o Serra sempre foi e será, e deu no que está dando, e se confirmará após 03 de outubro.
Estou boquiaberto, mas nem um pouco triste com a destruição que esse sujeito está ocasionando.

Marcelo Mantovani

Como alguém disse outro dia no Nassif: "Serra dispara e já ameaça Marina Silva em terceiro lugar".

p.s. não acredito que Serra chegou ao piso, tenho certeza que ouvi um chileno falando que viu um ser careca, com olheiras e olhos esbugalhados no fundo da mina…

HEITOR

O teto da Dilma são os 80% de aprovação do governo Lula. O chão do Serra é a saudade do FHC. Ainda tem muito voto a transferir.

    Franco Atirador

    .
    Aragão vaticina:

    “SERRA ESTÁ PERDIDO.
    HOJE ELE É UM PASSAGEIRO DA CAMPANHA”
    .

@stelles_13

21 x 8 = A virada do Serra rumo ao terceiro lugar tá ficando cada dia mais provável… ainda mais com 10% de indecisos e uma parte de eleitores "flutuantes" ainda escolhendo o Serra… ele ainda termina em terceiro pra ser mais humilhante!

Roberto

Notei que as inserções do Geraldo Alckimin na programação começaram a atacar o Mercadante.
Sinal de que começa bater o desespero também no Palacio dops Bandeirantes. Eu acredito piamente em 2 turno em São Paulo. Sinto isso claramente nas ruas e olha que sou do interior hein. Na capital pelo que falam o movimento é maior ainda.

    Morais

    Fiquei satisfeito em ler seu comentário, sou mineiro mas torço muito para que São Paulo acorde e dê uma chance para o Mercadante, pois com certeza será um grande governo para o estado.

    jose alexandre serra

    palacio dos inoperantes

    Baixada Carioca

    Bom sinal. Quando Lula voltar à Sampa ao lado da Dilma, aí você verá o que são ataques frontais ao PT paulista. E o PIG junto.

easonnascimento

Os tucanos esperam ansiosos pelo dia em que as pesquisas darão resultados positivos em função dos ataques à Dilma com este factóide de quebra de sigilo. Até agora nada. A mídia aliada de Serra intensifica os ataques e nada. Parece que a coisa está se complicando e a cada dia o barco de Serra caminha para o fundo a passos largos. Não será apenas a derrota pura e simples. Tudo caminha pra mais que isso. Caminha pra humilhação. Ou será que a "bala de prata" reverte?
http://easonfn.wordpress.com

rose

Como dizia nosso velho colunista, "os cães ladram, a caravana passa"- em glória.
Melhor do que isso, nem nos meus melhores sonhos.

Marco

Ainda acho que o Serróquio para evitar um vexame de proporções estratosféricas ainda vai renúnciar a sua candidatura antes do término do pleito. Vai querer criar um "fato político" artificial para tentar salvar sua carreira. Do Serra tudo podemos esperar. Vergonha ele não tem.

    BisaRio

    Com toda a certeza, o Serra é sem-vergonha!!! O FH o conhece bem, por isso se odeiam.

Gerson Carneiro

Eu já consigo vislumbrar o Obama, no ano que vem, sorrindo e dizendo: "Essa é a Coroa!"

Jarmil

Agora são 17:08. Na página principal do IG ainda está o resultado do tracking de ontem. Por que será???

    Conceição Lemes

    Jarmil, vale o mesmo que eu disse para o João. O IG ainda não chamou para a capa. E na página interna (o link abaixo) esta informação está no pé do texto. O título permanece o de ontem ainda. abs http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/tracking+….

    abs

    Reginaldo

    Acho que eles vao dar antes no Jornal da Band, costuma ser assim. Deve ser parte do contrato

Denise

Que beleza!!!!!!!!

João Carlos

Nos outros sites que costumo acessar informam que tracking Vox/Band/iG de hoje, 07/09/2010, é de 55% a 22% para Dilma. O próprio portal iG dá esse resultado.
De onde o Viomundo tirou 56 a 21?

    Conceição Lemes

    João Carlos, o IG ainda não chamou para a capa. E na página interna (o link abaixo) esta informação está no pé do texto. O título permanece o de ontem ainda. abs http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/tracking+

ZePovinho

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

terça-feira, 7 de setembro de 2010
E agora José Serra?Servidora da receita acusada é filiada a PMDB paulista que apóia José Serra

A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou na manhã desta terça-feira (7) que Ana Maria Rodrigues Caroto Cano, servidora da Receita Federal citada no inquérito que apura o envolvimento de funcionários do órgão na quebra de sigilos fiscais, é filiada ao PMDB paulista desde setembro de 1981 segue nos quadros do partido até hoje. . O PMDB paulista é dirigido por Orestes Quércia, ligado ao José Serra, que apóia Serra presidente. Ou seja.PMDB paulista está com Serra oficialmente!

E o que fez José Serra hoje quando tomou conhecimento dessa informação?

O candidato tucano José Serra procurou o diário oficial do PSDB, o jornal O Globo, e declarou "que não vê motivação política, mas não eleitoral, para quebra de sigilos"

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou nesta segunda-feira (6) ver motivação política, mas não eleitoral, vazamento de dados sigilosos da Receita Federal.

José Serra culpou a campanha da Dilma Rousseff e no nosso blog. Serra disse" Utilizar filha dos outros para ganhar a eleição eu só me lembrava do Collor ter feito isso com o Lula. Agora a turma da Dilma está fazendo a mesma coisa. Pegando minha filha… Isso é não é motivação eleitoral, seu Serra?

Em busca de poder e votos, José Serra está demoralizando a Receita Federal…

Em Mauá é PMDB. Em Porto Alegre é PSDB. Cadê as manchetes escandalosas nos jornais?

JA-BH

Azenha,

Mesmo estando dentro das Organizações Macedo, você poderia me dar notícias do porque o editor de Política do "Hoje em Dia" (BH) foi demitido poucos dias depois de uma visita de Andréia Neves ao jornal?

Evandro Souza

Dilma já tem 66% dos votos válidos. Ainda vem gente indecisa.

Se der 70% nas urnas, vamos poder dizer que nunca na história desse país, uma oposição saiu tão humilhada das urnas…

Fabio_Passos

"estagnação da Dilma" é o "salve-se quem puder" da pior "elite" do mundo.
O objetivo da rede globo, veja, estadão e fsp é impedir a hecatombe nas forças do atraso: psdb/ex-pfl

O piso de jose serra é 4%.
A candidatura da extrema-direita pode cair muito mais.
Podem perder em São Paulo e definitivamente sucumbir.

Estão em pânico e vão recorrer ao jogo mais sujo possível para salvar as penas dos tucanos.

    BisaRio

    Depois deste pleito catastrófico, podem migrar para o PP e extinguir o PSDB…vexame!

    Fabio_Passos

    A bancada da globo vai diminuir.
    Ótimo para o Brasil.

maria

E o IG ficou tão impactado com os numeros até agora 16:53 não atualizou ainda a noticia só o gráfico kkkkk

fábio

Não achei essa pesquisa de hoje no IG. Alguém tem o link?

Helcid

Será ?? putz, tomara que sim !!
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/provavel

Provável diferença de 36 pontos pró-Dilma
Enviado por luisnassif, ter, 07/09/2010 – 14:19

Há tempos, nosso Gunter Zibell tem se revelado o melhor analista de pesquisas eleitorais da mídia, despertando admiração mesmo entre os maiores especialistas, como Ricardo Guedes, do Instituto Sensus.

Hoje, no comentário publicado, ele traz uma informação preciosa para entender os rumos do tracking do Vox Populi. Os dados apresentados diariamente referem-se à média dos quatro dias anteriores. Quando ocorrem alterações (como a queda de Serra e alta de Dilma) a média tende a amenizar o ritmo das mudanças. (clique aqui para ler o comentário do Gunter)

Suponha que eu esteja no 10 degrau de uma escada e suba mais 4 degraus. Quando estiver no 14o degrau, a média dos últimos quatro degraus me mostrará ainda no 12o. Ou seja, na ponta o resultado é muito mais expressivo do que pela média.
ando em conta isso, cometi algumas simulações em torno dos resultados divulgados pelo Vox. Em suma, tento ver em que degrau Serra e Dilma estão hoje, para que a média dos quatro dias se aproxime dos resultados indicados pelo Vox Populi.

É uma simulação simples, sujeita a críticas por parte de vocês. Mas, pelos meus cálculos, é possível que a diferença entre ambos já esteja na faixa dos 36 pontos: 57 para Dilma, 21 para Serra.

A faixa verde, da tabela, refere-se aos números divulgados pelo Vox Populi. Para as pesquisas diárias, estimei os números prováveis, para chegar à média apontada pelo Vox Populi. Deu uma diferença danada.

Para quem quiser brincar com os números: http://sheet.zoho.com/public/luisnassif/sem-t%C3%

Emerson

Até agora o IG não atualizou o site…

    arthur

    Daqui a pouco o Zerra estará devendo voto.

Lucio

Alguém já fez uma análise sobre as consequências práticas de uma vitória no primeiro turno de Dilma como as pesquisas confiáveis indicam? Digo, sobre a mídia. Veja, Folha,Estadão, Globo. Muda alguma coisa ou eles tem o feedback dos que são fiéis leitores aprovando sua conduta e isso basta para eles?Claro que cai de vez a idéia de que esses veículos tenham qualquer influência sobre o eleitor, mas além disso há algo mais? Alguém saberia responder ou estão como eu apenas tentando compreender o que poderia acontecer, se é que vai acontecer algo além do que já conseguimos perceber.Se alguém tem algum link sobre o assunto agradeço também.

    Lucio

    Não confundir "consequências práticas" com medidas governamentais sobre a mídia.Falo de outro aspecto.rsrs

    V

    Cuidado, é bom lembrar do que ocorreu com a Marta em 2008 http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u4

    Lucio

    Boa lembrança.

    Lucio

    Só não posso fazer comparação com a atualidade porque não me recordo dos fatos relacionados em 2008, além de que era uma disputa localizada.

    Lucio

    Ps: Não moro em São Paulo.

    keko

    O povo ainda é manipulado pela mídia. Acontece que quando o estômago para de roncar, costuma-se confiar naquele que nos alimentou.

    Jairo_Beraldo

    Matou a xarada keko…a midia não "ceva" mais ninguém!!!

    ciro hardt araujo

    Keko,

    Creio que quando o estômago para de roncar, costuma-se começar a pensar…

    ciro araujo

    Glecio_Tavares

    Esse ano a globo vai sentir no faturamento: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

    terça-feira, 7 de setembro de 2010

    Record praticamente empata com Globo, no domingo
    No último domingo, a TV Record ameaçou o tempo todo a liderança da Globo, alcançando índices de audiência muito próximos.

    Pontos no Ibope:

    De 20h45 às 23h15

    Domingo Espetacular: 15 (com Paulo Henrique Amorim)
    Fantástico: 17
    Silvio Santos: 11
    Pânico na TV: 8 pontos

    Na sequência:
    Globo: 13
    Record: 12 (com o filme Tropa de Elite)

    De tarde:

    Globo: 15 (Futebol e Domingão do Faustão)
    Record: 13 (Programa do Gugu)
    SBT: 10
    Band: 5

    Lucio

    Grato pelo link. Já é alguma coisa.Muito interessante.Resta saber se isso realmente tem a ver com o papel lamentável da emissora ou é consequência apenas da competência da Record.Confesso que não posso avaliar programação de TV pois não vejo há muitos anos.

    Lucio

    Eu sinceramente não creio em medidas que partam de governo.Por isso nem considero nada sob esse aspecto.

    Lucio

    Obrigado por responder.Assim vou analisando até chegar a uma conclusão a respeito.

    Lucio

    Quanto à "pesquisas confiáveis" : Há muita consistência nas críticas sobre IBOPE e DATAFOLHA que permitem sim tê-las como não confiáveis nessa eleição.Nada mais.

mariaclaraps

Vai ver que o teto dela é o chão dele, hehehe.
Ai que 7 de setembro bom.

    Baixada Carioca

    Realmente ficou bom navegar na internet para obter notícias boas. No PIG é só desgraça…

Rodrigo Prado

Não vai existir mais nenhum fato novo que mude esse campanha. Toda sujeira que tinham para usar contra Dilma já a usaram.
A tão falada "vacina" já foi aplicada durante esses anos que apareceu a possibilidade da Dilma ser candidata a presidente. A própria mídia criou isso durante esses anos e agora não está mais fazendo efeito esse "veneno".
Cada golpe que a oposição deu na Dilma, teve um contra-golpe. Talvez não tenha sido devolvido do jeito que foi recebido, mas foi devolvido.
Essa história da Dilma ser mentirosa. Tentaram colocar essa pecha nela, mas só com boatos sem fatos concretos. O Agripino Maia tomou uma surra quando o fez em público em uma dessas CPI´s "da mídia".
E o principal, a oposição tem sido de uma incompetência sem tamanho…não conseguem fazer nada direito, apenas visam o próprio umbigo.

    Baixada Carioca

    Eu não me fiaria tanto. Esse turma do PIG não tem escrúpulos e são afinadíssimos com o Gilmar Mendes e com os militares saudosistas do regime autoritário.

Marat

Ou seja, desde que o Brasil livrou-se da ditadura, baixaria não dá voot!!! Nem a extema-direita consegue votos assim!!!

Carmen Pires

o Serra não cativa nem o próprio público, seu Azenha. Com sociólogos, marqueteiros e a mídia, mas ninguém conhece o povo como o Lula.

Glecio_Tavares

http://www.tijolaco.com/25506
Direto do tijolaço:
A “virada” é no gráfico?
Não tenho absolutamente nada contra o jornalista José Roberto de Toledo, especialista em pesquisas eleitorais do Estadão. Se ele quer enxergar semelhanças nesta eleição com a de 2006, quando o PSDB conseguiu chegar ao 2º turno com Geraldo Alckmin, tem todo o direito.Se quer dizer que “depende mais de Serra” uma mudança no quadro, que seja. A opinião é livre.
E se quer ignorar, também, que Ibope e Datafolha acabaram por “correr atrás” dos números do Sensus e da Vox Populi, que vem de registrar uma apmliação ainda maior da distância entre Dilma e Serra, que já superaria os 30 pontos, também pode, apesar de ter o dever de registrar os números e de explicar, com franqueza, porque não os acha confiáveis.
Mas, em nome da verdade e da lisura, tem de mandar corrigir o gráfico que está publicando no site do Estadão e que reproduzo na parte de cima da imagem que, alertado pelo comentarista Thiago, fui verificar. Ali, a ponta da curva dos dois candidatos tem uma inflexão: a de Dilma para baixo e a de Serra, para cima, como se vê no destaque. Ainda que pequena, esta inflexão não existe, segundo o próprio Ibope, cujo gráfico está reproduzido na parte de baixo e que registra, como se destaca, uma linha reta entre as últimas pesquisas.
Um analista de pesquisas, mais que qualquer outro, sabe que inflexões em curvas podem levar a interpretações.
Corrigindo o erro e esclarecendo seus leitores agirá bem. Não é crível que se vá expor a uma acusação de produzir uma “virada gráfica” na evolução da intenção de voto sem que haja números para sustentá-la.

keko

Tá na hora de chamar o Véi FHC “dotô pra nada”, kkkkk.
ele fala 6598432 idiomas e quem sabe a sua çabedoria salva o serra. kkkkkk
coloquem o véi na tv, falando em turco, bergamasco, árabe, italiano, sueco, canadês, oppps hahahahaha. nem o lula erra assim. hahaha
todo mundo quer ver a cara do Véi levando um couro do analfa Lula, como a juventude nazist… digo, PSDBista fala.

    Baixada Carioca

    Ele não quer se meter nisso. Já tá nas Oropas falando francês pra Alemão. A criatura está só, somente só.

M_Lucia

caracaaaaaaaaa!!!

Cancio

E ai, quando sair os porões do tucanic , então e que vai descer mesmo

ilustração dos porões

confiram http://charges24horas.blogspot.com/2010/09/os-por

Hugo Albuquerque

Incrível isso. Depois da trama do dossiê, Dilma passou a tirar pontos diretamente de Serra. Trata-se de um dos maiores tiros no pé da história eleitoral brasileira.

Jairo_Beraldo

Bem avisei ao Ronaldo Caiado em inicio de agosto…"não fica fazendo sala ao Serra"….ainda bem que ele me ouviu! E ele, como eu, não queremos o Perigo governador!

    MÁRIO rABELO

    "Não interrompa o inimigo quando ele esta cometendo um erro!"

    Jairo_Beraldo

    Até respeito sua posição, mas ele não é meu inimigo…e sim Serra e sua casta tucanalha.

mariazinha

qua, qua, qua…………………

ruypenalva

Nem ela bateu no teto nem Serra bateu no chão – há um amplo espaço para cima e para baixo.

    Jairo_Beraldo

    mas tanto um quanto outro haverá de atingir!

    Baixada Carioca

    O mais incrível é ver aquele que está caindo fazer de tudo para não ser amparado. Luta desesperadamente para chegar ao solo.

@Waender

O povo está percebendo a armação do PSDB contra a mulher do Lula!
O povo sabe que a imprensa (globo, sbt, band, folha, Estadão, Veja) é golpista!
Quero só ver a Dilma cortar a publicidade o governo nestes canais! Será a maior derrota!

    Jairo

    Eles vão ter que correr atras do Bolsa Família!!!!!!!!
    kakakakakakakakaka

    Douglas O. Tôrres

    Mas o governo vem diminuindo as cotas para as grandes mídias,democratizando a verbas,redistribuindo ,aumentando a participação das medias e pequenas midias,alem disso com a Telebras e a banda larga publica mais barata e acessivel,aumentara a concorrencia, outras midias crescerão em visibilidade com aumento do acessos a rede.E ainda tem o capital estrangeiro "doidim" para entrar neste "negoção".A velha midia,tem sim muitoa perder nesta eleição,dai o desespero.

Leonardo

Nestas eleições os colunistas da grande impresna não estão conseguindo seu objetivo de jogar o povo contra
a Dilma, isto é, manipulando as imformções.

    Jairo_Beraldo

    Hoje, no jornal local do almoço, a tchurma do Serra, leia-se Jordevá Rosa(Jornal do meio dia/SBT), defendeu Perigo com todo afinco contra o povo, em declaração de Lula….AHH…eles se dizem defensores deste mesmo povo…mas ADORAM viajar para a França às custas da nossa grana, com o Perigo!

Deixe seu comentário

Leia também