De Khamenei para Lula

Tempo de leitura: 2 min

Aiatolá Khamenei, para o presidente Lula:
“O que incomoda os EUA é a cooperação entre países independentes”

16/5/2010, Al-ManarTV, Beirute – http://www.almanar.com.lb/NewsSite/NewsDetails.aspx?id=137806&language=en

Tradução de Caia Fittipaldi

O presidente do Brasil Luiz Inacio Lula da Silva está em visita nesse domingo ao Irã, em visita considerada a “última chance” para um acordo com a República Islâmica a respeito de seu programa nuclear, antes que a ONU imponha a quarta rodada de sanções contra o Irã.

Lula esteve reunido com o Líder Supremo do Irã, aiatolá Sayyed Ali Khamenei, que comentou “o barulho” que os países ocidentais estão fazendo em torno da visita do presidente do Brasil ao Irã. “Os poderes dominantes, os EUA à frente, não estão gostando de ver surgirem relações de cooperação entre países independentes” – disse o Líder Supremo, em material divulgado pela televisão estatal.

O aiatolá Khamenei elogiou o Brasil como país que não cedeu à chamada “hegemonia” dos EUA e reforçou a importância de se criarem relações mais próximas entre países independentes e não-alinhados.

Para Sua Eminência, o fato de os EUA estarem incomodados com a aproximação entre os países independentes foi a causa da onda de propaganda que se viu, em todo o mundo, antes da visita do presidente do Brasil ao Irã. Nas palavras de Sua Eminência, o caso do Irã mostra que é indispensável resistir à “hegemonia dos EUA e jamais desacreditar do desejo de Deus e da força do povo.”

O presidente Lula disse que estava feliz por ter podido visitar o Irã, e começado a preparar o terreno para a promoção de laços bilaterais. Para o presidente do Brasil, atual ordem mundial é “excludente e opressora” e repetiu que é preciso introduzir mudanças na própria natureza do Conselho de Segurança da ONU, sobretudo no direito de veto de alguns membros. Para Lula, países como o Irã contribuem para a construção de um novo bloco econômico e político, e a República Islâmica tem o direito de defender a própria independência em todos os fóruns de negociação.

A mídia estatal iraniana registrou que, nos primeiros contatos entre os presidentes do Brasil e do Irã, todos falaram sobre ampliar laços comerciais e diplomáticos, mas não discutiram a questão nuclear.

O presidente Ahmadinejad “agradeceu ao presidente do Brasil o apoio à defesa dos interesses iranianos e a posição do governo brasileiro, de trabalhar para um mundo melhor e mais justo”, lê-se em postado na página Internet da presidência do Irã. “A verdade é que alguns países, que dominam a ‘mídia’ mundial e os centros econômicos e políticos, não querem que o resto do mundo avance. Mas, juntas, as nações independentes podem vencer essas condições injustas e construir meios para que todos possamos progredir”, disse o presidente iraniano (em http://www.president.ir/en/?ArtID=21860).

Lula sempre teve posições favoráveis à atividade nuclear iraniana para fins pacíficos e várias vezes declarou que Teerã tem direito de usar a energia nuclear e que mais sanções econômicas ou não terão efeito algum, ou serão contraproducentes. Em Moscou, a caminho para Teerã, Lula disse a repórteres que está “otimista” e que espera conseguir construir um acordo que satisfaça todos os interesses.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

francisco.latorre

[ revolução. mundial ]

..

edivan

os tucanos já era, bém entendido os tucanos politicos, pois os verdadeiros que habita as matas brasileiras precisam ser protegidos.

edivan

e dei-lhe dilma, pois em time que tá ganhando não se mexe

Julio Silveira

Aqueles que torcem para o Brasil estão vibrando.

Oliveira

Se o acordo não fosse assinado já estaria satisfeito. Pois o nosso país, muito bem representado, teria feito a sua parte. Imaginem com um resultado desse. Brasil-Irã-Turquia, PARABÉNS! Próximo objetivo, criação do Estado Palestino. Não duvidem.

    mariazinha

    ISTO! iSTO!
    No dia em que libertarem os palestinos de sua desdita, eu cantarei e louvarei ao meu DEUS, de todo coração.

Leonidas de Souza

Lula dá proteção ao Presidente constitucional de Honduras.
Lula participa das negociações para libertação de prisioneiros das FARC.
Sarkosy agradece Brasil pela participação nas negociações para libertação de cidadã francesa presa no Irã.
Lula participa ativamente nas negociações para acordo com Irã na questão nuclear.
Depois tem gente que não entende porque o Obama disse que o Lula é o cara.
Nossa "Mídia" esta fazendo o possível para minimizar a importância do acordo, sem se dar conta que o Brasil sai ganhando em qualquer hipótese.
Se o Irã cumprir o acordo, sepulta o desejo americano de impor novas sanções econômicas, o que poderia prejudicar nossos lucrativos negócios com aquele país.
Se o Irã não cumprir, o Brasil fica livre para votar como quiser na ONU, sem prejudicar sua imagem junto aos demais países, principalmente os emergentes.

flavio cunha

O PIG faz higiene mental com papel higiênico, rsrsrsrs.

Otaciel de Oliveira

O ACORDO SAIU (Está no blog do Nassif)

Por Antônio Carlos Viard

Nassif,

O Opera Mundi deu o “furo”, às 2:30

16/05/2010 | Lamia Oualalou | Rio de Janeiro

Cúpula de Teerã : fechado acordo nuclear entre Brasil, Turquia e Irã

Atualizada à 02h30 de 17/5

O Assessor especial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marco Aurélio Garcia, acabou de confirmar ao Opera Mundi a assinatura de um acordo entre o Brasil, o Irã e a Turquia, às 2h13 da madrugada, horário de Brasília.

“O acordo foi fechado. Houve algumas resistências de ultimo minuto, mas o acordo acabou de ser decido. O urânio do Irã será enriquecido na Turquia, antes de voltar ao país”, afirmou ao Opera Mundi. “Neste momento exato, os três chefes de governo estão assinando o acordo”, precisou.

Vi a manchete do Estadão, distorcendo o fato de que os turcos teriam “atropleado a diplomacia brasileira”, enquanto – na verdade – o premier turco foi às pressas para o Irã, para pegar “carona” nessa vitória de nossa diplomacia.

Estou certo que o Barão do Rio Branco ficaria feliz com esse resultado.

Lembro, ainda, a entrevista do ex-ministro Lampréia, ridicularizando Lula, assim como uma entrevista ao Globo, de um tal de Fareed Zakaria, da Newsweek, rindo às gargalhadas da pretensão de Lula em fazer qualquer ação em prol da paz, no Oriente Médio.

Talvez fosse útil montar um arquivo sobre os prós e os contra da ação brasileira junto ao Irã.

Quão tristes as nossas elites, com seu complexo de vira-latas!

P.S: Todo brasileiro que odeia Lula deve porcurar um consultória de um psiquiatra/psicólogo pois ele também tem complexo de vira-latas. A ccomeçar pela família e pelo dono do jornal que deu o mérito do acordo à Turquia. Não é que este país não tenha sido importante nas negociações. Mas o crédito deste feito extraordinário feito diplomático se deve a esta dupla de habilidosos negociadores: o grande LULA e o grande Ministro das Relações Exteriores, CELSO AMORIM. Os dois deveriam ganhar o próximo NOBEL da Paz.

Uélintom

Ou as universidades começam a formar jornalistas capacitados para fazer análises de conjunturas internacionais, ou os jornalões estarão perdidos. Essa turma de comentaristas que está aí não faz a menor idéia do que acontece mundo a fora. Falam uma besteira atrás da outra, e logo logo a opinião pública vai ficar mais exigente. Muitas questões econômicas, técnicas, científicas, culturais e religiosas estarão em pauta no nosso dia a dia, o que vai exigir análises mais informadas. Para ouvir senso comum, esteriótipos e dados inconsequentes, eu prefiro que seja na mesa do bar, tomando cachaça, não na CBN ou na Folha/Estadão.

    Carlos

    Redações deveriam ser constituídas yambém por médicos, historiadores, geógrafos, geólogos, advogados, engenheiros,… e quem mais saiba escrever e se dedique a relatar fatos, sem distorcer, deturpar, sonegar informações.

Jairo_Beraldo

O site do Estadão, já desqualificou o sucesso da empreitada da diplomacia brasileira no Irã.
Vejam só o título da reportagem –
"Turquia se antecipa e anuncia acordo sobre programa nuclear iraniano…(…)O anúncio atropelou autoridades brasileiras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma agenda cheia em Teerã, mas não mencionou a questão nuclear em seu discurso.(….) Até o momento o Itamaraty não havia confirmado a informação. Mas Erdogan – bem como seu chanceler, Ahmet Davutoglo, e fontes turcas que falaram ao Estado em condição de anonimato(HEIN?) – garantiram que o pacto já está selado."
Ou seja, quem selou o acordo foi a Turquia….

    Marat

    O Estadão tá poderoso, hein??? – rsrsrsrs

Milton Hayek

http://www.voltairenet.org/article165379.html

Neocolonialismo militar por los recursos naturales
El Pentágono trocea África en zonas militares
por Rick Rozoff*

Nuestro mundo y la historia de la Humanidad es en gran parte el resultado de fuerzas o ideas contrapuestas que se combaten. Por un lado sectores humanistas de cooperantes internacionales que luchan por una mayor justicia social y hermandad solidaria entre los pueblos —ayudando por ejemplo el desarrollo del continente africano—, por otro lado obscuras fuerzas que sólo persiguen mayor poder, dominación y riqueza. Lo que está ocurriendo en África en pleno siglo XXI, por el control de sus recursos naturales, pone de manifiesto esta lucha secular.

Eduardo Coutinho

Estou rezando para que o Aécio aceite ser vice do Serra…
Imagine, os 2 desempregados em 2011, será o maior feito do governo Lula…mais do que gerar milhões de empregos, desempregar quem trabalha contra

    Paulo

    kkkkkkkkkkk!!!!
    Eduardo, essa foi de matar!
    Acho que vc deve repetir esta tua tese outras vezes e em outros sites!

    luizCarlosDias

    Por favoir lembrem ao $erra que o cesarMaia, o mala, tb poderia ser o vice e desaparecer pra sempre da vida politica. eu ate dfirei o Brizola levou ele, merecidamente.

    Beto Crispim – BH

    Essa foi o máximo, Mais um motivo para nós mineiros gostar do Lula, derrubar o Serra e o Aécio numa tacada. Vamos fazer o enterro dos dois juntos e nada de joga-los no tietê ou arruda. Chega de poluirmos nossos "esgotos".

    Valmont

    Será que não tem uma vaga de subsuplente para o Paulo Souto demo da Bahia?

Marat

Esse é o principal motivo de eu votar na Dilma: Teremos independência! O PSDB e seu assecla, o PFL, adoram curvar-se diante de seus senhores colonizadores: EEUU, Inglaterra e Israel!!! Esses partidos, apoiados maciçamente pelo PIG e pelos especuladores internacionais, numa hipotética vitória, levariam o Brasil para o buraco, e ai teriam a "ajuda" desses tubarões!

Edmar C. Lima

Aquele carinha que foi entrevitado ontem á noite nunca mais volta á G-loboNews. Hoje, num em cima da hora desses, já tava outra figura, concordando com a apresentadora em todas as restrições feitas por esta à visita do LULA ao Irã. Essa estória da bomba iraniana não é o mais importante da visita. O mais importante são os negócios que podem resultar dessa visita, tanto que a comitiva do LULA é de cerca de 300 pessoas, a maioria empresários. O PIG, no entanto, vai tentar restringir tudo à questão nuclear, que mesmo que encaminhada levará tempo pra ser concluída, pra dizer que o LULA fracassou. Alguém informe-nos sobre o montante de U$ que venderemos pro persas a partir dos contatos de hoje.

Alberto

Caro Azenha,
A indústria de armamentos mundial não deve estar nada satisfeita com a atuação do presidente Lula, bem como a mídia corporativa que a apóia. Dessa forma, a crise do Irã deve permanecer diuturnamente na mídia, da mesma forma que a ojeriza da imprensa brasileira, leia-se PIG, para com o governo trabalhista do Governo Lula. Ora Dilma, ora Lula, Irã, Chavez ou qualquer outro que os apoie. Não darão trégua enquanto restar qualquer póssibilidade de derrubar os governantes e/ou provocar uma nova guerra.
Sabendo que são e vindo de onde vem, o presidente Lula deveria reforçar sobremaneira a sua segurança. O desespero gera loucura.

    Wendel

    Realmente Alberto, é interessante sua sugestão para que o Lula reforçe sua segurança!
    Com este acordo, muitos interesses foram contrariados, os quais envolvem bilhões de dolares (armamentos/petróleo/monopólio de urânio/fracasso da diplomacia das grande potências, enfim são muitos interesses em jogo.
    Sem querer cair nos jargões da "teoria da conspiração", diria que muitos outros, por muito menos que isto, "dançaram"!
    E os poderosos, não gostam de serem contrariados, e a eles não importam o grau de popularidade de governantes!Mesmo com grande aprovação popular, veja o que aconteceu com Lyndon, Kennedy, Gandhi, Rabin, Nasser, e muitos outros que se opuseram a estes e outros interesses.
    Todo cuidado é pouco!

mariazinha

Estou orgulhosa do PRESIDENTE BRASILEIRO.
Deixou os EUA/Israel com cara de tacho. Tem uma mulher muito alcoviteira lá, que adora uma guerra.
Os que querem implodir o Mundo, não vão conseguir seus intentos DANTESCOS.
VIVA LULA!

    augustinho

    Exato, mariazinha. Porem teremos que ir consolar essa mulher lá na terra dela, minimizando as coisas e fazendo um acordo qualquer com a propria sobre quaquer outra coisa. É bom pra todos e o barbudo Amorim tem boas relaçoes com ela e ele é do ramo.

    mariazinha

    É. Mas eu não tenho nenhum acordo que aquela cara de broa, né?
    Ainda bem que tem os dois barbudos para abaixarem as armas da belicosa, né?
    Ela já até ameaçou o Brasil, qdo. da última aparição por aqui; não conseguiu convencer.

O Brasileiro

O presidente Lula quer mostrar ao mundo que grandes guerras, como esta que está sendo travada pelo mundo contra o terrorismo, pode ser vencida sem que nenhuma bala seja disparada, como ele fez para governar para o povo brasileiro e ainda agradando as "elites".
A paz entre o Irã e os EUA só não é boa para a indústria de armas e para Israel, que alicerça sua existência na intolerância entre os povos!

    Jairo_Beraldo

    Intolerancia,ódio e desrespeito as fronteiras.Por serem um povo sem pátria,se acham no direito de desrespeitar terras alheias.

    luizCarlosDias

    SO PRA LEMBRAR, SADAM NEM PRECISAVA DE SER ASSASSINADO, E NEM DESTRUIDO O IRAC, BASTAVA UM DEDO DE PROZA DO LULA E O MUNDO SERIA OUTRO, SEM SANGUE E SEM ARMAS.

Urbano

A argumentação dos que se encontram armados até os dentes é sempre a da própria força bruta, e não a do verbo, da persuasão.

Qatar, Brazil sign a raft of pacts | Currency Trading Exchange Guide

[…] De Khamenei para Lula | Viomundo – O que você não vê na mídia […]

Tweets that mention De Khamenei para Lula | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Vinícius Borges . Vinícius Borges said: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/de-khamenei-para-lula.html?amp= […]

Danilo

Ontem no jornal das dez da globo news chamaram o "especialista" Pennaforte da Simonsem pra meter o pau no governo em relação ao Irã, só que pra surpresa do entrevistador que fazia as perguntas querendo induzir o entrevistado pra falar mal da atuação do Brasil, o cara dizia que essa atitude era correta e apoiava o Lula. Uma coisa é certa ele não vai mais aparecer na grobo

    mariazinha

    É verdade! Eu já estava pronta para mudar de canal; entretanto resolvi ficar e ouvir a sabedoria que saía da boca do Sr.Pennaforte.
    A entrevista acabou que foi ótima, graças à cultura e inteligência do entrevistado.
    ahahaha

    Milton Hayek

    Era o Charles Pennaforte??Meu amigo desde 1982!!!Se lascaram!!!!!!!!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

    luizCarlosDias

    É BEM VERDADE QUE O NOTICIARIO DO JORNAL DA GLOBO NA MEIA NOITE COMETE ERROS AO ELOGIAR OS OTIMOS RESULTADOS DO BRASIL, ELES TENTAM AFASTAR QUE ISSO FAZ PARTE DO EXITO DO GOVERNO DO LULA OU DO PT.É MUITO BOM VER OUVIR E RIR DA GLOBO.

Roberto Weber

Claro que já há comentários à respeito, basta ler o G1, o IG, o UOL, todos desabonando explícitamente a, conforme êles, "ingerência de Lula em assuntos que não nos dizem respeito".
Imaginem se o "cara" volta de lá com um acôrdo, hein? a mídia nativa cometerá o hara-kiri…

    Jade

    A midia nativa já cometeu o Hara-Kiri, está em estado morinbundo! Em outubro vamos enterrá-la.

setepalmos

Caso seja um sucesso esta visita, caso seja efetuado um acordo, Lula estará no caminho de receber o Premio Nobel…

Tweets that mention De Khamenei para Lula | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Nei Jobson, Lula Notícias. Lula Notícias said: De Khamenei para Lula http://bit.ly/baO1td #Lula #Dilma #PT […]

Leider_Lincoln

O aiatolá da Globo, Ali Kamel, deve estar botando fogo pelas ventas!

    Gerson Carneiro

    Olha a FATWA!

    Viverás na clandestinidade por ter proferido estes versos satânicos .

Jairo_Beraldo

Os comentários para esta matéria no site do estadão,são indignos.Parece que lá só tem viúva do FHC e DEMos.Não entender que o Brasil mudou,é muito para minha cabeça.

Milton Hayek

Servicios secretos detrás de los ataques terroristas
Un espía de EE.UU. involucrado en el atentado de Mumbai en India
por M. K. Bhadrakumar *

En noviembre de 2008, la ciudad de Mumbai, centro financiero de India fue atacado por un grupo armado que asesinó a 173 personas y dejó más de 300 heridos, todos civiles. La masacre fue reivindicada por un desconocido grupo que la prensa señaló como siendo los islamistas de los «Muyahidines del Decán». Hoy sin embargo, las investigaciones apuntan que detrás de todo esto se esconde la mano de algunos servicios secretos extranjeros, -como el ISI paquistaní, sucursal de la CIA- que tienen mucho interés en apoyar y fomentar estos tipos de ataques para poder seguir con su estrategia mundial de «Guerra al terrorismo».
http://www.voltairenet.org/article164649.html

Deixe seu comentário

Leia também