Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha
Não dá pra mostrar tudo na tv.
Home Receba as últimas notícias via RSS [ Leia + ] Fale Comigo
Você escreve Utilidades

CHICO ALENCAR E OS PATRIOTAS DE OCASIÃO

Atualizado em 09 de maio de 2008 às 20:34 | Publicado em 08 de maio de 2008 às 17:56

por Chico Alencar, na Caros Amigos

Houve tempo em que a presença de uma nave bélica dos Estados Unidos da América fundeada em nossas águas territoriais provocava toda sorte de protestos, pois simbolizavam - e, creio, ainda simbolizam - o poder imperial de quem, desde a doutrina do big stick de Teodoro Roosevelt, tem se notabilizado pela ingerência e violência contra os povos que lutam por sua liberdade.

Houve tempo em que naus estadunidenses aqui estiveram para dar cobertura a um golpe militar (Operação Brother Sam) que infelicitou nosso país durante mais de 21 anos.

Sou do tempo em que se queimava a bandeira dos EUA não para afrontar seu povo, mas para protestar contra governos que estiveram por trás das ditaduras militares – e que, recentemente, tentam impor sua pax americana aos povos do Iraque e do Afeganistão.

Por isso, saber que está fundeada em nosso mar territorial a belonave mais poderosa da armada mais poderosa do mundo, com todo o seu arsenal de armas nucleares, helicópteros, bombardeiros, causa mais repulsa e estranheza. Estranheza porque se trata de uma operação de exercícios navais na qual participa o nosso país, ao lado da Argentina, com o nosso vizinho do Norte. Estranheza porque o comandante estadunidense, almirante Cullom, diz que a presença do "George Washington" traz uma mensagem política: "a de união entre os países que são responsáveis pela segurança da região", colocando o Brasil numa posição subalterna de auxiliar do país que se pretende xerife do universo.

Estranheza, porque, nesse momento, a não ser a voz solitária do Secretário do Ambiente do meu estado, Carlos Minc, não tenha ouvido nem lido nenhuma palavra de protesto ou de estranheza quanto a esse fato.

Onde estão os "patriotas" que, aparentemente preocupados com nossas fronteiras, se insurgiram contra a demarcação de terras indígenas em Roraima?

Que são dos nacionalistas que reclamam contra a posição do novo presidente do Paraguai, que quer uma revisão do tratado de Itaipu?

São valentes contra índios e paraguaios, e covardes diante do poderio da águia americana?

Ou é um patriotismo de ocasião que fecha os olhos à nossa posição de subalternidade frente ao império?

É por isso que apresentamos requerimento solicitando aos Ministros de Estado do Ministério da Justiça, do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores, informações relativas à presença do porta-aviões USS George Washington - CVN 73 em águas territoriais brasileiras, no que tange:

a) à autoridade que liberou a presença do referido porta-aviões em águas brasileiras e a base legal da referida autorização;

b) ao tempo em que o porta-aviões permanecerá e território brasileiro;

c) às informações de quantitativos de armas existentes no porta-aviões, inclusive de armas atômicas e da realização de aferição, pela autoridade brasileira, das informações prestadas pelo comandante do referido porta-aviões;

d) à constitucionalidade das atividades que serão desenvolvidas em território brasileiro pelo referido porta-aviões;

e) às medidas de segurança nacional adotadas, inclusive as relativas à preservação do meio-ambiente em razão de eventual vazamento de carga radioativa.

Nosso requerimento se justifica, fundamentalmente, nos termos da Constituição Federal, tanto em seu art. 21, inciso XXIII, alínea "a", quando expressamente dispõe que "toda atividade nuclear em território nacional somente será admitida para fins pacíficos e mediante aprovação do Congresso Nacional", como pelo art. 4º., que estabelece, dentre os princípios que regem as relações internacionais da República Federativa do Brasil, estão: IV - a não- intervenção; VI - a defesa da paz; e VII - a solução pacífica dos conflitos.

Abaixo o imperialismo de George W. Bush. Fora o George Washington das águas brasileiras.

Chico Alencar é professor de História e deputado federal (PSOL-RJ).


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
CAIPORA (12/05/2008 - 03:23)
ACORDA BRASIL:A QUARTA FROTA VEM AÍ!DEPOIS DE DESTRUIR O ORIENTE MÉDIO ELES QUEREM A MADEIRA E O PETRÓLEO DA AMAZÔNIA,JÁ QUE AS CASAS LÁ SÃO FEITAS DE MADEIRA E O INVERNO E MUITO FRIO.

cid elias (12/05/2008 - 03:09)
Não sei o que é pior, Fernando: memória curta ou incapacidade de perceber que os posicionamentos tomados em relação à CPMF, pelos "dois lados", ocorreram em momentos e em circustâncias completamente diferentes, ou não? Há uma GRANDE diferença entre ter sido contra a CRIAÇÃO de MAIS um imposto - PT e PCdoB foram contra à da CPMF - quando o governo que a propôs se notabilizou pela maior elevação da carga tributária da história, e a dos criadores-perdedores, que retiraram uma receita considerada certa, de um imposto justo, e que dificultava a sonegação(seria um dos motivos?). Na época que o fhc assumiu o Brasil, a carga tributária representava pouco mais de 25% do Pib, mas quando passou a faixa pro Lula, ela havia aumentado brutalmente, alcançando 35% do Pib. Isso tudo depois de ter vendido mais de 70% do nosso patrimônio sem nos consultar, lembrando que o discuro "pré-privatarias" destes éticos cúmplices do pig, dizia que com o "caixa" proveniente das roubatizações NÃO haveria necessidade de aumentar a carga tributária. Póde? Agora, se tem gente capaz de achar que o fato dos oposicionistas àquele governo que quebrou o Brasil terem sido contra a criação de mais um imposto, a CPMF, é IGUAL ao fato recente, à derrubada dela pelos demotucanos, fazer o quê?..Não enxergar a hipocrisia clara que foi derrubar a própria criação, depois de terem desvirtuado a finalidade do imposto gastando sua receita sabe-se lá em quê, visto que os recursos nunca chegaram à Saúde(remember Adib), é dose!

Igor (11/05/2008 - 23:19)
Pena eu não mais morar em minha cidade natal para ter o prazer de votar no Chico Alencar. Excelente, oportuno, contundente o artigo, um puxão de orelhas em todos aqueles, fardados ou não, que fingem defender nossa soberania, vociferam contra ONG's as mais respeitadas e são os que mais desprezam a pátria, destruindo-a, dilapidando-a, preocupados de verdade somente com a própria burra. Pau neles, Chico, não merecem o país em que nasceram!

nEO-TUPI (11/05/2008 - 22:40)
Falta de ter o que fazer, do Chico Alencar (e do Minc também). O porta-aviões está em missão oficial conjunta com as FFAA brasileiras. O Chico Alencar precisa explicar sua conversão ao neoliberalismo demo-tucano, quando votou contra a CPMF, comungando a ideologia da FIESP, de corte sociais e menos impostos. A CPMF poderia estar reforçando o orçamento da saúde, no momento em que as unidades estão saturadas pelos casos de dengue.

Jeca Tatoo (11/05/2008 - 22:10)
Dá licença, mas o caso é o tal porta-aviões em nossas águas. Somos contra ou a favor dessa visita? Se o tal Chico deputado do PSOL não é do agrado geral - e nem conheço esse moço -, eu me ofereço para colocar a questão no lugar dele: Afinal, somos contra ou a favor dessa visita? De minha parte, não ligo para o lugar onde esse navio possa, um dia - quem sabe? - passar da ativa para a reserva.

IZAILDO MARQUES (11/05/2008 - 11:35)
O Chico Alencar, político profissional, já deve ter lido textos escritos pela e para a direita, pelos e para os liberais. E o faz, até mesmo, para poder posicionar-se corretamente. Similarmente, isso se repete quando forças armadas fazem exercícios em conjunto. Saber o que o outro país possui todos sabem de todos; o importante é saber como usam, como operam, como usam códigos, etc. Isso é o que se busca conhecer do grande império do norte. Exercício conjunto, Chico Alencar, não é subaltenice. Pois os objetivos menores sempre se subordinam aos maiores. Exemplo: eu acho que, quando o PSOL, a HH e o Chico Alencar, enquanto dirigentes partidários, fazem o joguinho da diretia ou fazem o joguinho do pig, eles estão subordinando objetivos menores, aos seus objetivos maiores, que são a tomada do poder e o exercício do poder. Jamais pensaria que o Chico e os membros do PSOL estejam sendo apenas subalternos da direita. Ainda que, atualmente, a falta de rumo do PSOL seja flagrante. Ou estou errado? Todos somos filhos da mesma Pátria.

Fernando (11/05/2008 - 10:41)
Até onde eu saiba a CPMF foi criada pelos tucanos e teve oposição ferrenha do PT. Memória curta do pessoal.

Flavio (11/05/2008 - 06:25)
Será o PSOL um PPS no futuro?

Flavio (11/05/2008 - 06:21)
Chico Alencar teve sempre meu voto e meu respeito quando era do PT. Assim que saiu do PT e foi a favor da palhaçada que a HEloisa HElena fez em 2006 e no 2° turno não apoiou a candidatura do PT, perdeu totalmente meu respeito e meu voto. Entrar em partidos de oportunistas como PSOL e PSTU da nojo

Nonato (11/05/2008 - 00:29)
Caro Elizeu, desculpe, mas não consigo entender lógica de galinas!

Thiago Dutra Vilela (11/05/2008 - 00:18)
Chico Alencar é um político muito bom e sério. Quanto ao PSOL, é um partido em formação, mas infelizmente vejo ele cometendo os mesmos erros do PT em seu começo. A tendência majoritário é a eleitoreira, por isso em muitos casos eles fazem o jogo da mídia. O PT precisa de uma oposição de esquerda sim, mas o psol não vem conseguindo tomar esse papel nem nenhum outro partido brasileiro.

Fabio Passos (11/05/2008 - 00:17)
Trecho excelente da carta de Ahmadinejad para George W Bush%u2026 "Existem prisioneiros na baía de Guantánamo que não foram julgados, não dispõem de representação legal, estão impedidos de ver suas famílias e obviamente estão presos em uma terra estranha e distante de seus lares. Não há monitoração internacional das condições em que vivem e daquilo que acontece com eles. Ninguém sabe se são prisioneiros comuns, prisioneiros de guerra, acusados ou criminosos. Investigadores europeus confirmaram a existência de prisões secretas também na Europa. Eu não correlacionaria o seqüestro de uma pessoa e sua detenção em prisões secretas com as disposições de qualquer sistema judiciário. Aliás, não consigo compreender de que maneira essas ações podem corresponder aos valores delineados no início da carta, ou seja, aos ensinamentos de Jesus Cristo, aos direitos humanos e aos valores liberais."

Fabio Passos (11/05/2008 - 00:14)
Aliados do Brasil? Aliados da tortura... isto sim. "No, Benito Bush deserves, if we had a functioning civil law in the world, to be condemned for crimes against humanity." Harold Bloom, que não errou o nome do patife%u2026

Elizeu de Lima (10/05/2008 - 21:40)
Caro Nonato, grande baboseira não seria dizer que "não há nada de mais [n]uma operação militar conjunta" com um país que, segundo você mesmo, todos sabem do perigo que representa? Não seria essa a mesma lógica das galinhas que, se julgando espertas, esquecem a qual espécie pertencem e se aliam à raposa?

marcelo - curitiba (10/05/2008 - 18:02)
honestamente, nesse particular, acho bobagem total. falta do que fazer pra uma esquerda órfã que se desiludiu com a mudança dos tempos. Sou de esquerda também, mas seria ridículo fazermos alarde, como faria um Chavez (de quem inclusive sou fã, mas não sou cego). O Brasil é outro e o mundo também. Vamos nos preocupar com o que precisa de preocupação, inclusive com a ingerência estadunidense, mas que nesse caso, nem se deu... eita mentalidade de PSOL...

Carlos Mangino (10/05/2008 - 16:04)
Quem gosta muito dos "armeiricanos" é a arena digo pds digo pfl digo DEMO ou seja os atuais aliados do Chico Alencar este estupendo radical de homericas batalhas verbais que combateu heroicamente a CPMF . Ou seja mais um oportunista que se diz de esquerda só isso.

constantino kaváfis (10/05/2008 - 15:42)
Já que a discussão caiu sobre Psol e Heloisa Helena eis alguns motivos para se fugir dessa gente: 1) O Psol se formou porque não aceitou a reforma previdenciária. Nunca entenderam que sistema nenhum suportaria funcionários públicos se aposentarem com 40 anos ganhando 15 a 20 mil reais. Eu tive uma colega de trabalho que se aposentou com 42 e em seguida engravidou. É de se esperar que viva mais uns 40 ganhando um alto salário às custas do povo brasileiro. A reforma, ao contrário do que o Psol disse, ajudou os assalariados da área privada que tiveram seu teto aumentado. Foi muita vileza xingar o Presidente Lula e o PT por causa da reforma dizendo que eram contra os aposentados: negativo... eram contra os marajás da área pública, e a favor da grande maioria dos aposentados da área privada. 2) Todo mundo se lembra do juiz Nicolau, TRT de São Paulo e Ex-senador Luiz Estêvão do DF... Pois é, esse senhor é bilionário e certamente todo seu dinheiro foi ganho de maneira decente, ninguém tenha dúvida. Quando caiu naquela armadilha do juiz Nicolau e pisou em falso (por causa de alguns milhões de dólares), foi cassado (que injustiça!!!)e todos se lembram de ACM gargalhando, após quebrar o sigilo do painel e dizer em alto e bom som: a Senadora HH votou contra a cassação do acusado de corrupção. Pois é. Em Brasília até "o reino mineral" sabe que o bonitão Luiz Estêvão exercia o fascínio de sua beleza sobre a incorruptível HH. Que moral tem uma figura dessa para bradar contra o PT?

Nonato (10/05/2008 - 14:38)
Acho esta posição do Chico Alencar uma grande baboseira, pois todos sabemos do perigo que representam os EUAs, mas, oficialmente, são aliados do Brasil e, portanto, não há nada de mais uma operação militar conjunta.

Bernardo (10/05/2008 - 12:40)
Chico Alencar é a personalidade mais séria e lúcida dentro do PSOL. É uma pena ver ele disputar a prefeitura do Rio numa guerra fraticida contra outras lideranças como Jandira ou Carlos Lessa. Isso não é bom para nenhum deles, muito menos para a cidade.

Fernando (10/05/2008 - 12:20)
O Carlos Minc fez a mesma crítica que o Chico Alencar fez. Carlos Minc é filiado ao PT. Será que os lulopetistas vão pedir a expulsão do Carlos Minc do partido? Não, quem é do PT pode tudo, o errado são sempre os outros! O pessoal do Rio sabe que o Carlos Minc não perde a chance de ser entrevistado no RJTV ou no jornal O Globo. Carlos Minc é amigo do PIG? Não, ele apenas divulga para a população as ações da Secretaria do Ambiente! Façam-me o favor.

wilson cunha junior (10/05/2008 - 11:31)
"Abaixo o imperialismo de George W. Bush. Fora o George Washington das águas brasileiras.". É isso mesmo Chico. Mas, amigo, porque não tens o mesmo discurso em relação à Venezuela e Bolívia? E porque o teu partido se aliou aos Agripinos e Virgílios, verdadeiros e legítimos representantes dos interesses de Bush no país? Ok, Lula não anda fazendo o que os mais clássicos companheiros desejavam. E por isso tu és um ex-companheiro. Mas que diabos é essa aliança do PSOl com o PIG? HH terminou seu mandato comendo na mão dos demos-tucanos. Me intriga o fato de que, por ser um homem inteligente, tu não te importes com isso também. Ou talvez tu já esteja pensando como HH que disse, na ocasião do caso rctv, que preferia ter espaço na globo do que combatê-la. O duro é que esse espaço não sai barato. Já custou a alma de muitos.

Ramalho (10/05/2008 - 10:21)
O PSOL é um partido oportunista. Vive de acusações e não tem agenda positiva. Quanto ao Sr. Alencar, o que ele quer? Quer que saiamos pela Av. Rio Branco ou pela Paulista em passeata contra o porta-aviões americano? Ou quer que o ataquemos com paus e pedras? Ou que declaremos guerra aos EUA? Concordo com ele em um ponto, se foi isto mesmo o que disse, que não há sentido algum em o Brasil confrontar-se com Bolívia, Venezuela e Cuba, teses tão ao gosto de alguns à direita, até porque levaríamos um coça. Brigar com os americanos, então, só faria o jogo da direita americana e de canalhas brasileiros, aqueles que vendem a pátria a qualquer dominador. O Brasil precisa é propostas construtivas e de forças armadas melhor preparadas e equipadas. Entre países, passeatas e discursos - mesmo os discursos nos foros apropriados - pouco valem.

caipora (10/05/2008 - 01:39)
AS FORÇAS ARMADAS DO BRASIL SÓ SABE BATER NO SEU POVO MAS QUANDO OS AMERICANOS CHEGAM ELA BABA OVO.

Daniel Reis (10/05/2008 - 00:36)
Quero entender uma coisa... Chamam a Heloísa Helena de radical e tudo mais... Mas todas as propostas que fizemos durante a campanha- sou filiado ao Partido Comunista Brasileiro, partido que junto com PSOL e PSTU formou a FRENTE DE ESQUERDA- Estavam estritamente dentro da constituição. Inclusive a proposta mais comentada e criticada - A SUSPENSÃO DA DÍVIDA EXTERNA E AUDITÓRIA DA MESMA! Quero um país soberano, prospero, igualitário e Feliz... Não quero um brasil de banqueiro e da bolsa-da-minha-família - os Bancos obtiveram os maioresw lucros da história

rique (09/05/2008 - 22:33)
PSOL e PSTU, têm em comum,além das proporções, o viés radical-extemporâneo,um tipo de "funk" ideológico:indigência na letra,ritmo e melodia,mas com som exagerado.

Diógenes Afonso (09/05/2008 - 22:17)
Pois é, caro Laércio Nunes, eu também não estou entendendo mais nada entendendo ao mesmo tempo um pouquinho do que se passa. O PSOL é a porra-louquice de uma esquerda por ser esquerda... sem rumo. Faço uma ressalva, apenas, à atuação de Chico Alencar. Acredito que um pouco de serenidade nos fará ver que ele é um político que pensa o Brasil... apesar de estar vinculado ao discurso Heloisahelenista. Abração!

Marta Polari (09/05/2008 - 22:06)
Chico Alencar é muito bom e sério

Nilson de Vix (09/05/2008 - 21:21)
O PSOL está mesmo precisando aparecer. Depois do triste papel a que se prestou a serviço da reação e dos reacionáios contra o governo, na ocasião neófito, do Grande Presidente Lula. Pode até ter razão o seu Chiquinho quanto à presença da pistola flutuante do Bush, mas estaria sendo muito mais útil nas trincheiras democráticas que combatem a desfaçatez da direita e do PIG. Seu Chiquinho tá mudando de assunto.

Fabio Passos (09/05/2008 - 20:54)
Chico Alencar está coberto de razão. Gostam de bancar o "macho man" contra índios e pobres, mas caem de joelhos diante do império. Falta de hombridade e coragem. Sobra covardia e submissão.

O Chris Almeida - BH (09/05/2008 - 09:33)
Nada contra "igrejeiros", muito contra quem tem horror a eles por serem igrejeiros e ainda se acham gente progressista. Quanto ao Chico Alencar, tem muita razão. E o PSOL está meio sem rumo mesmo...

cid eliasq (09/05/2008 - 01:16)
O chico alencar é um dos "izquierdas" que fazem o trabalho rasteiro a mando dos novos amigos da direita. Aliás, ele e todos que dizem Amém à "mandona hh", a presidente daquilo que chamam de partido. Lembro bem que à época da palhaçada Mônica Veloso/Renan, a mídia braço político psol do tal chico alencar, tudo fizeram até que derrubaram o "agora corrupto" Renan Calheiros - o mesmo que, quando ministro da Justiça do governo privateiro fhc, era considerado a própria reencarnação de São Francisco de Assis, tamanha pureza, né mesmo? Na ocasião, o chico psolero e seu exército psolistero a serviço dos novos amigos, leia-se: pig e oposição, tiveram o descaramento de entrar com duas representações contra o presidente do senado, BASEADO EM REPORTAGENS do tablóide marrom vejaqmentira!!! Preciso dizer algo mais sobre o rapaz?

Laércio Nunes (08/05/2008 - 22:24)
Não entendo mais nada... o PSOL, através de sua candidata a presidente, Heloísa Helena, defendeu uma postura agressiva do Brasil contra o presidente índio da Bolívia... Agora o Chico Alencar vem com esse discurso anti-imperialista? O PSOL só faz o jogo da direita.

Gina Freire (08/05/2008 - 22:04)
Gosto muito do deputado Chico Alencar, mas do PSOL não. É que heloísa Helena é muito igrejeira. Um horror



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design