Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Você escreve Utilidades

Caleiro e o rancor de FHC

Atualizado em 05 de novembro de 2009 às 18:04 | Publicado em 05 de novembro de 2009 às 17:58

FHC vs. LULA

Ex-presidente ataca pelos jornais

Por Maurício Caleiro em 4/11/2009


De um ex-presidente é esperado comportamento discreto, respeitoso para com seus sucessores, que paire acima dos ódios políticos e colabore para o avanço do país. Se eventualmente discordar do modo como o país é conduzido e não quiser guardar para si tal discordância, deve manifestá-la de forma polida, racional, colaborativa, sem qualquer laivo de agressividade ou ataque pessoal.

Os EUA têm dado, ao menos nesse quesito, uma demonstração de civilidade democrática. Em sua grande maioria, seus ex-presidentes mantêm uma postura respeitosa para com os chefes de Estado que os sucedem. Alguns, como Jimmy Carter e Bill Clinton, continuaram servindo ao país em fóruns internacionais mesmo quando governado pela oposição. Até na fase terminal, lame duck, do pior mandatário da história norte-americana, George W. Bush, quando as críticas se fizeram inevitáveis, elas não deixaram de obedecer, no mais das vezes, a certos protocolos e de manter o respeito pela Presidência enquanto instituição. 

"Autoritarismo popular"

Tais digressões vêm à tona no contexto da repercussão do artigo "Para onde vamos?", escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e publicado no domingo (1/11) pelos jornais O Globo, O Estado de S.Paulo e Zero Hora, entre outros. Nele, o ex-mandatário destila acusações contra o "autoritarismo popular", o "subperonismo lulista," o "poder presidencial com aplausos do povo, como em toda boa situação autoritária, e poder burocrático-corporativo, sem graça alguma para o povo".

Para FHC, "diferentemente do que ocorria com o autoritarismo militar, o atual não põe ninguém na cadeia. Mas da própria boca presidencial saem impropérios para matar moralmente empresários, políticos, jornalistas ou quem quer que seja que ouse discordar do estilo `Brasil potência´". O ataque ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva é direto: "decisões governamentais esdrúxulas, frases presidenciais aparentemente sem sentido".

Não que a conduta de FHC fuja à regra dos ex-presidentes pós-ditadura militar. Sarney procura preservar uma certa liturgia em relação ao cargo que um dia foi seu, mas como a utiliza para a manutenção da imagem de homem cordial e para a satisfação de seus interesses políticos comezinhos, é questionável sua validade ética. A Collor, chamuscado pelo processo de impeachment, não foi cedido o devido espaço midiático para dar vazão a seus humores pós-Presidência, enquanto Itamar Franco não perdeu chances de destilar ressentimentos e críticas ferinas aos que o sucederam. 

Altas doses de rancor

Nenhum deles, porém, o fez com a freqüência, a virulência e a dose hiperbólica de rancor utilizadas por FHC – e também não lhes foi franqueado tanto espaço na mídia para divulgação das próprias idéias nem, sobretudo, foram estas tão repercutidas posteriormente por terceiros.

Relevemos o erro crasso de concordância no primeiro parágrafo ("A enxurrada... talvez levem") e a atribuição a Hamlet de uma fala que é, na peça de Shakespeare, de Polônio (dirigindo-se ao personagem-título: "– Apesar de ser loucura, revela método. Não quereis sair do vento, príncipe?"). Se Lula incorresse em tais erros, seria evidente sinal de ignorância; cometidos pelo príncipe da sociologia brasileira, em meros erros de revisão se tornam.

Concentremo-nos, pois, em três dos aspectos que mais se evidenciam artigo. O primeiro é a acusação difusa e imprecisa de autoritarismo, a qual não é sustentada por nenhum ato institucional ou prova material produzidos pelo governo de turno, constituindo, portanto, mera estratégia retórica de choque empregada pelo dublê de articulista. "Poder presidencial com aplausos do povo, como em toda boa situação autoritária", escreve FHC, como a sugerir, numa lógica torta, que só os governos sob vaias seriam democráticos.

Faça o que eu digo, não o que eu faço

O segundo aspecto diz respeito ao quanto a maioria das acusações ao governo de turno, justas ou não, se mostrariam procedentes se aplicadas à Presidência do próprio FHC. O blog O Hermenauta oferece uma boa revisão crítica nesse sentido, cuja leitura eu recomendo. Ele demonstra, por exemplo, com o auxílio do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil – 2003 (IPEA/PNUD), que a referência à "riqueza fácil que beneficia poucos", presente no artigo de FHC, nunca foi tão recorrente como na administração do agora acusador, e que alguns dos projetos ora por ele criticados – como o reaparelhamento da Força Aérea, tiveram início em seu próprio governo.

Examinemos, de nossa parte, duas dessas acusações-bumerangue: é no mínimo contraditório que um dos líderes tucanos acuse Lula de ter escolhido Dilma Rousseff candidata à sucessão no "dedazo", quando o próprio PSDB escolheu Geraldo Alkimin candidato à Presidência em 2006 em um jantar para quatro convivas, regado a vinhos finos, em um dos mais elegantes restaurantes paulistanos.

Já a acusação contra os fundos de pensão, de sua concentração nas mãos do funcionalismo público, sob alegada hegemonia do PT, vinda do ex-governante que mais incentivou a formação, vitalização econômica e decorrente fortalecimento institucional de tais fundos, soa mais como o lamento de um político derrotado num ponto-chave de sua estratégia de poder do que como uma crítica coerente.

Ora, conquista hegemônica de poder, respeitadas as regras democráticas institucionais – e FHC não fornece evidência alguma de que estas não estejam sendo seguidas –, é o jogo jogado. A leitura de seus arrazoados acaba por dar a impressão de que a ambição – no caso, da aliança liderada por PT e PMDB – de continuar no poder tem algo de intrinsecamente autoritário. Mas não foi Sérgio Motta quem anunciava aos quatro ventos que o projeto do PSDB era de 20 anos na Presidência? Dois pesos e duas medidas? 

Rancores mal dissimulados

Mas o aspecto mais evidente do artigo do ex-presidente – que não contém qualquer proposta programática – é seu subtexto, pleno de rancores mal dissimulados e que deixa entrever que o que move o peessedebista não são os ditames da razão e as alegadas preocupações com o futuro do país, mas os humanos, demasiadamente humanos sentimentos figadais da inveja, do despeito e do orgulho ferido.

Bastariam para atiçar tais rancores o sucesso da política econômica – com o Brasil sendo o primeiro país a sair da crise mundial –, das políticas sociais que beneficiam mais de 30 milhões de pessoas, da diplomacia que colocou o Brasil efetivamente como player mundial (um feito que FHC se esforçou por lograr e não conseguiu) e, talvez acima de tudo, a projeção internacional de Lula, reconhecida tanto pelos principais órgãos da mídia mundial como por governantes de modo geral, à frente Barack Obama – que o quer na presidência do Banco Mundial.

Mas há mais: FHC começa, finalmente, a ser preterido e renegado por seu próprio partido, o qual tenta manter sob seu controle desde que deixou a Presidência. Vinha sendo bem sucedido até então, apesar do ônus que impôs a José Serra e a Geraldo Alckmin (SP), respectivamente nas eleições presidenciais de 2002 e 2006 – em que, pesando como uma pedra no lombo dos candidatos peessedebistas, colaborou sobremaneira para o duplo naufrágio. Nesta semana, porém, o PPS do camaleônico Roberto Freire (PE) impôs como condição ao apoio a Serra na próxima corrida ao Planalto que o PSDB se desvencilhe do fardo FHC. Ele acusou o golpe. 

Papel constrangedor

Se FHC fosse o grande intelectual e a personalidade política superior que seus acólitos e a mídia de forma geral apregoam, poderia ter evitado o papel constrangedor e pleno de empáfia que vem há tempos desempenhando (e que atinge o ápice no artigo citado), pelo qual será fatalmente julgado pela História. Tivesse mantido uma postura serena e madura – ainda que eventual e respeitosamente crítica –, o tempo encarregar-se-ia de envolver em um véu de esquecimento sua Presidência de raros acertos e colossais erros, entre eles os que – sem enfrentar uma crise mundial sistêmica – levaram o país à insolvência três vezes e legaram um índice altíssimo de desemprego, que ora atinge seu menor nível histórico.

Substituindo os ataques pessoais e a manifestação de sentimentos ao rés do chão por uma atitude urbana, civilizada, condizente com a de um ex-mandatário máximo do país, conseguiria, com o apoio das forças comunicacionais das quais dispõe, preservar a contento sua própria imagem através dos tempos.

Para assim agir, no entanto, é necessário ser um estadista. Coisa que Fernando Henrique Cardoso, pondo sempre seu ego ferido à frente dos interesses do país, já deu mostras evidentes de que nãoé.


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Ubaldo (09/11/2009 - 12:06)
Alcindo:
Vocês do governo não tem oposição política porque compram alguns dos adversários políticos e porque outros políticos da oposição se sentem intimidados com a alta popularidade do Lula. Você não pode deixar de admitir que a popularidade do Lula está fundada no Programa Bolsa Família, um desastre assistencialista qual se revelará pernicioso brevemente e por Lula representar um igual no poder, principalmente. Agora quem vem a este Blog parcial, partidário, tendencioso e critica é neo-fascista e quer ganhar o poder com a força bruta?
Analise as críticas, receba-as com neturalidade e as rebata com argumentos, discorrendo sobre os pontos formulados. Isso é pedir muito?

Alcindo (06/11/2009 - 23:27)
O blog do Azenha é cheio de surpresas. Agora apareceu este Ubaldo. Gozado é que com suas meias verdades e mentiras que ignoram desmentidos e se consagram como verdades, usa a mesma tática da extrema direita. É indubitável que a direita em redor de lideranças como FHC está procurando uma aliança com a extrema direita brasileira, de inspiração (ou não apenas inspiração) neo-fascista americana. Talvez estejam aderindo à tese neo-fascista de que, se não podem mais ganhar eleições, o período da democracia está encerrado na história da humanidade. Chegou a hora dos neo-fascistas e neocons darem golpes por toda a parte e se imporem pela força bruta.

Ubaldo (06/11/2009 - 21:33)
Zuleica,

Procuro comentar baseado em fatos e números de fácil verificação. Vc pode me cobrar agora mesmo, me corrigindo no que vc achar que não procede ou que te afronta. A cobrança faz parte da democracia e talvez alguns possam achar que se assim o fazemos é porque somos membros do PIG ou partidários do PSDB. Não é o meu caso. Estou gostando, nessas minhas férias forçadas por um pé quebrado, de trocar idéias e contrapor para acalorar o debate. Tenho entrado em outros sítios, que não são adptos do governo, como esse aqui, e lá, uso os seus argumentos que aqui aprendo para opositar. Quem sabe vc tb não brinca um pouco para se rejuvenescer!!!

zuleica jorgensen (06/11/2009 - 20:35)
Jornalistas supostamente "conhecedores" da situação política e econômica (tipo Miriam Leitão e Sardemberg) falam as sandices que querem e nunca se retratam quando suas previsões dão água! Por que um carinha que comenta um post não pode falar as bobagens que quer? O tipo de previsão comum - Lula pretende se candidatar em 2014 e por isso faz isso e aquilo, o Bolsa família é só eleitoreiro, essas besteiras - nunca vão poder ser cobradas. Em 2014, se tudo for diferente do que o Ubaldo diz, quem poderá cobrar retratação? Ninguém. Então, deixa o cara falar as besteiras que quiser. Acabo de ouvir o Gilmar Mendes, esse sim não pode, pelo cargo que ocupa, falar besteira. No entanto é só o que ele faz, o tempo todo. Ainda bem que vivemos numa democracia e, nela, até os bobos e os malucos têm direito a voz. Salve, salve!

Ubaldo (06/11/2009 - 20:23)
Carlos,
é uma boa notícia o Nordeste crescer e o resto do país encolher. Por coincidência, o Programa Bolsa Família, qual transfere renda e gasta em doações R$ 1,3 bilhão por mês, só para o Nordeste, transfere mais da metade desses recursos. Tem município do nordeste que 94% da população recebe o benefício e teve seu PIB diversas vezes multiplicado. No Estado do Maranhão, 62% da população recebe o BF. Como infelizmente o PIB nordestino não é muito grande, o crescimento do PIB foi fortemente afetado pelas transferências do BF. Na reportagem qual vc se refere, provavelmente o pessoal do governo esqueceu esses detalhes.

sergio (06/11/2009 - 20:01)
A China é realmente uma maravilha... alguém ai se candidata a trocar o emprego no Brasil e ir trabalhar na China???

Carlos. (06/11/2009 - 19:29)
http://www.ailtonmedeiros.com.br/o-crescimento-do-nordeste/2009/10/11/

O CRESCIMENTO DO NORDESTE
Boa notícia para o Nordeste no "Estadão" deste domingo.

O jornal revela em reportagem de Eduardo Nunomura que a região cresceu enquanto o Brasil parou no primeiro semestre. Puxada por Pernambuco, Ceará e Bahia, seu PIB cresceu 2,2% enquanto o do país encolheu 1,46%", afirma a reportagem. Confiram trechos:

O Nordeste saiu vitorioso da crise econômica e cresceu 2,2% no primeiro semestre. A estimativa surpreende em um Brasil que encolheu 1,46% no período.

Ubaldo (06/11/2009 - 19:25)
Sérgio,

Seria o amigo Sarney ?

Carlos. (06/11/2009 - 19:15)
Lula é um "ditador populista". Nossa!

Carlos. (06/11/2009 - 19:13)
Ubaldo, eu não sou petista, mas depois que eu li em um comentário seu a expressão "programas sociais eleitoreiros" eu estou certo de que você foi destacado pelo PFL para frequentar o site do Azenha.

Tenha dó, rapaz.

Carlos. (06/11/2009 - 19:09)
"Programas Sociais Eleitoreiros". Pelo visto o PFL nomeou um representante para o site do Azenha.

sergio (06/11/2009 - 18:56)
A mumia transloucada, cadaver que insiste em não se deixar sepultar, o fracassado amnésico-pseudo-intelectual, o principe do entreguismo, o rei da inveja, o eterno pior ex-presidente do Brasil, a besta que fala e escreve, o doutor honoris-causa-alguma, bastião da imoralidade, o mercador de votos, o sociólogo charlatão, aquele que o que escreve é para ser esquecido, o letrado que tanto estudou para ser burro ... isto e algo mais define quem foi, quem é e quem sempre será, este cujo nome me reservo o direito de não pronunciar.

Ubaldo (06/11/2009 - 18:51)
Ana Maria,
Sou realista e não posso deixar de mencionar que diversos fatores contribuíram para que nosso Nordeste ficasse menos desenvolvido, dentre os quais, o clima, os coronéis, a seca e a falta de programas eficientes de desenvolvimento. Não se reclama que SP, por exemplo, deixa com a União 75% dos impostos que ele arrecada em SP. Se reclama do aumento da carga tributária que subsidia os programas sociais eleitoreiros. No Maranhão, do amigo Sarney, 62% da população incluindo a capital, recebe o Bolsa Família. Nas Alagoas, do amigo Collor, 59%. Muitos municípios multiplicaram seus PIBs e mais de 94% da população recebe o benefício. É uma dependência indesejável, estrategicamente e humanamente. A saída é elaborar e seguir à risca um programa de desenvolvimento para o Nordeste. Quanto à marola da crise econômica, eu não a subestimaria porque ela ainda está viva. O PIB, segundo estimativas oficiais mais otimistas deverá ficar 0,8 % maior. Mas não podemos esquecer (os do governo sempre esquecem) que devemos descontar o aumento populacional. O aumento da população é estimado em 1,27% para este ano . Assim, teremos um PIB real de (-)0,47%. Ficaremos mais pobres. A China, que está comprando todas as nossas riquezas naturais, inclusive petróleo que vai ser produzido em 2015, crescerá 8,5%.
Como vc percebe, o Marketing é muito forte. Infelizmente, adiante teremos uma visão mais clara do que representou a era Lula.

João Luiz M. de Mello (06/11/2009 - 18:39)
Vocês ficam aí perdendo tempo com esses replicadores de argumentos contratados pelos tucanos. Já repararam que esses caras postam a toda hora aqui no Viomundo? Não fazem mais nada o dia inteiro. Trabalham em uma dessas empresas de "produção de conteúdo para internet" contratada pela direita retrógada para ficar aqui discutindo. Até porque o PIG conseguiu uma proeza: uma geração de midiotas que foram tão despolitizados que agora nem se mexem para defender os interesses dos barões da mídia, ficam encantados com seus iPods e carros zero-quilômetro que receberam de presente por passar no vestibular e não dão a mínima para a política. Até soltam suas verborragias preconceituosas e conservadoras, mas não são militantes, como nós. Eu posto aqui quando posso, quando tenho tempo. Esses caras ficam aí o dia inteiro. Não percam tempo.

Tenório (06/11/2009 - 18:18)
O papagaio Ubaldo comprova totalmente minha teoria.

Sonia Santana (06/11/2009 - 17:59)
Perfeito o texto que coloca o FHC em seu devido lugar e esclarece as razões de tanta maldade no coração. INVEJA é o que vai matar o FHC. Mas o texto dele deixa claro que o PSDB realmente não está interessado no futuro do Brasil e sim com a retomada do poder.Poder a qualquer preço !! Este é o jeito do PSDB governar!!
Mas o que surpreendeu hoje foi ler que o pai dele, o General Cardoso, esteve ligado na fundação da Petrobras!! Se confirma o dogma: uma geração faz e outra destroi !!
FHC queria destruir o sonho do pai dele !! Freud explica??
O fato é que Lula, a despeito do nivel da sua educação, fala a lingua do povo .
É o melhor Presidente que este Brasil já teve !
Para os lulistas pouco importa o que pensa , ofez , deixou de fazer FHC. Ele é pagina virada,cachorro desdentado. Tambem não me incomoda os ranços dos Ubaldos da Vida.
Eles são os derrotados. E votarei em quem o Lula indiocar para lhe suceder. Eu e milhões de brasileiros pensam igual. Para despero desta oposição de 5ª categoria.
E tenho medo do Serra.

José Orlando (06/11/2009 - 17:37)
Alô Ubaldo, câmbio! acorda pra vida camarada, vc tá parecendo discipulo do homem do chapéu "reinaldo azevedo" arrrrg fhc quebrou o país 03 vezes, vendeu várias estatais, e queria fechar com chave de ouro o seu governo vendendo a Petrobrax ou quer dizer Petrobrás. E tá dito. Direto do interior da Bahia.

Ana Maria (06/11/2009 - 17:30)
UBALDO, eu nao sou petista, sorry. E se fosse teria muito orgulho de ser. Eu gosto de argumentos e nao de esteriotipos.Nao quero ganhar briga e se ganhar nao vai ser no grito oco. Use seus argumentos. Sabemos que a Ministra Dilma nao tem o carisma do Presidente Lula. Mas ela sem duvida nenhuma esta melhor preparada do que qualquer um outro que se apresenta como candidato agora. (Nos aqui votamos pelo melhor para o nosso Pais). Basta ver o desastre da administracao de Serra em Sao Paulo.E o povo brasileiro, mesmo sem conhecer o carisma do candidato Lula, frente ao fascinio messianico de Collor, ja lhe deu expressiva votacao em 1989 e a diferenca pro-Collor de 3.mi de votos saiu exatamente de Sao Paulo e nao do "Nordeste atrasado" que no seu entendimento vive do bolsa-familia. Tem umas ideias suas ate bastante interessantes.Fica aqui a sugestao para a equipe da presidente Dilma, porque certamente nao seriam aproveitadas pelos neocons.Para terminar amigo, sabia que a crise economica foi uma marolinha? Que aqui no Nordeste nos estamos crescendo bem mais do que as outras regioes?E se foi o bolsa-familia, bendito seja.Para a gente nao precisar ir embora construir Sao Paulo e ainda aguentar desaforo. E sabia que Sao Paulo nao estah tao bem assim? Eh uma pena porque para nos tudo eh Brasil. Ateh.



george (06/11/2009 - 16:47)
Ubaldo
Ah,tá! Só porque você quer! Acorda, meu!

Ubaldo (06/11/2009 - 15:49)
Luiz Reis,

Responda SIM ou NÃO, se for capaz, e analise a a sua resposta:

Faz tempo que você mama nas tetas do governo?

Ubaldo (06/11/2009 - 15:22)
Ana Maria, Carlos e outros petistas:
A oposição está contente com a candidatura da Dilma. Comemora sem alarde, para não haver mudanças na indicação. Indicação do Lula, sem contestações dos aliados, nem dos adversários. É o ditador populista tentando passar o bastão para a escolhida.
De bom esse governo vai deixar a diversificação do comércio internacional e de haver seguido as bases econômicas e de desenvolvimento estabelecidas pelo antecessor. A pior herança que esse governo vai deixar é o Programa Bolsa Família. Onde vai dar um trabalho danado para retirar as doações dos conterrâneos nordestinos. O PBF vai ter de ser descontinuado gradualmente e ser substituido por um programa que alavanque o desenvolvimento do nordeste ao invés de agravar a cultura de que é obrigação do Estado o envio de doações e benesses para lá. Como já mencionei neste espaço do Azenha, um PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL PARA TODAS AS CRIANÇAS, COM FORNECIMENTO DE 3 REFEIÇÕES DIÁRIAS E CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES deveria substituir o Programa Bolsa Família,pois estaríamos investindo no futuro das crianças e gerando desenvolvimento. O Bolsa Família, nos moldes atuais, transfere renda, dos impostos para os pobres. Transfere também O VAZIO DO ESTÔMAGO PARA A CABEÇA. Gera mais acomodação e mina o espírito e a vontade de trabalhar. Além do que os recursos do PBF vão quase que diretamente para consumo (alimentos, hopefully)não ganhando o efeito multiplicativo que os investimentos em prédios,merenda..

Tenório (06/11/2009 - 15:05)
Na minha infância tínhamos um papagaio, o Louro. Falava bastante, inclusive palavrões, ensinamento de um tio. Certo dia o tio deu pinga pro Louro, o coitadinho caiu do poleiro e morreu. Sempre que leio alguns comentários postados aqui no Viomundo lembro-me do meu papagaio. Assim como o Louro esses comentaristas não têm poder de discernimento, apenas repetem o que ouvem.
Podemos chamá-los de "papagaios do PIG".
Exemplificando:

1- "O Lula é popular por causa do Bolsa-Esmola";
2- "O sucesso da economia deve-se ao FCH, que arrumou o país";
3- "A Dilma é terrorista e mentirosa";
4- "Precisamos fazer as reformas";
5- "O governo gasta muito e gasta mal";
6- "O regime militar livrou o país do perigo do comunismo";
7- "O Lula quer censurar a imprensa";
8- " Mensalão do PT";
9- "Valerioduto mineiro";
10- "As privatizações foram um sucesso. Com o dinheiro abatemos parte da dívida externa".

Obviamente não há seqüencia cronológica, mas é exatamente assim que agem os papagaios.
A lista está aberta a sugestões.

Abraços



Carlos. (06/11/2009 - 14:56)
Desculpem ter voltado a comentar, mas eu não resisti.

Resumo da ópera: Em 98, encerraria-se o mandato de FHC. Para não correr o risco que Lula ou um outro tucano com disposição de rever os rumos tomados pelo governo a partir de 1/1/1995 se elegesse, a direita e demais interessados na manutenção do projeto privateiro-neoliberal mudaram a constituição. Em 2002, vacilaram. Devem ter achado que a maioria dos brasileiros nunca elegeria presidente uma pessoa sem diproma, que falava errado, de origem pobre e ex-operário. Deram com os burros n'água. O governo fhc foi tão ruim que foi o melhor cabo eleitoral de Lula. Ainda assim, a direita deixou o país em frangalhos e achou que isso seria garantia de retorno em 2006. Quando viram que o plano tinha falhado, correram a inventar mensalões,caseiros, CPIs do fim do mundo, dolar engarrafado e atiraram os próprios partidários na fogueira (vide Azeredo) na tentativa de detonar a reeleição de Lula.

Tucano escaldado teme água fria. Se a direita voltar, vai tratar de garantir a própria eternização no poder. Lula deve saber.

Portanto, Ubaldo, a teoria de que Lula indicou Dilma para perder é meio esquisita. Assim como é bom para o Brasil livrar-se dos que praticam o modo udenista de fazer política, será bom que as eleições passem a girar em torno de projetos, não de pessoas. Eu não sei se Lula quer voltar a ser presidente ou não, mas não acho crível que ele não imagine que por este caminho -indicar alguém para perder 2010- será difícil.

Luiz Reis (06/11/2009 - 14:46)
Ubaldo, existem provas irrefutáveis que és um provocador embasado em "informações" de veja, globo, folha ou estadão, e nem por isso eu direi que é um ignorante inútil... ih, falei! Foi mal...

Carlos. (06/11/2009 - 14:10)
Pô, o John Bastos sumiu, mas apareceu outro no lugar dele! O mais legal é a história de que Lula escolheu Dilma pra perder e assim poder voltar em 2014. Como se o Lula fosse bobo a ponto de não saber que se a direita se apoderar do governo novamente, começará a tratar de garantir a manutenção no poder desde o primeiro dia de governo. Como já escreveu o próprio Azenha, instalar-se-á uma central de dossiês contra Lula e de reprodução das estratégias que foram usadas na cidade de SP para bombardear a possibilidade de Marta retomar a prefeitura em 2008. Até manipulação de contas foi feita para fazer parecer que as contas da prefeitura estavam muito piores do que era a realidade. Em 97, até a constituição a direita mudou, a peso de compra de votos, para que o FHC continuasse no governo.

O estado de SP está em caos após sucessivos desgovernos tucanos, mas a mídia manipula as informações de tal maneira que os paulistas continuam elegendo tucanos um após outro. Vão aplicar a receita no plano federal, caso se concretize a desgraça para o Brasil e América Latina que seria a volta da direita ao governo. Será que o Lula é bobo a ponto de não saber dos enormes prejuízos políticos e pessoais que a volta da direita representaria? Repetindo Azenha, esta gente vai montar no dinheiro do pré-sal e se perpetuar no poder.

Não vamos negar que todos tem ambições pessoais, mas acreditar que absolutamente tudo gira em torno disso é exagero. Menos com o Serra e o Maluf...

Ana Maria (06/11/2009 - 14:09)
Desculpe Ubaldo,mas a sua retorica muito pobre nao conseguiu me convencer.Tem que ter muito mais alem de preconceito azedo e de chavao batido e repetido. E contraditorio.A proposito,que tal comecar chamando de Ministra Dilma e nao de "a Dilma"?Daqui a pouco voce vai dizer que Dilma ajudou Ademar de Barros a fazer lavagem de dinheiro com essa historia de assalto, recebendo ate participacao.E que as acoes da Petrobras foram "leiloadas" por ela.Que ela pariu Judas.Nao sabia que voce era comunista e que sua magoa da Ministra era porque ela nao conseguiu implantar o comunismo e nem que voce considera ela tao poderosa ao ponto de poder sozinha(com pouco mais de 19 anos)conseguir a mudanca do modo de producao e do sistema politico do Brasil.Mulher poderosa essa...Fale mais para ver se convence.Vamos exercer a dialetica, pseudo-camarada.Voce se deu conta como repete os mesmos chavoes preconceituosos como o de insinuar que ela foi amante e cozinheira de Lamarca?No proximo post vai insinuar que ela tambem seria lesbica?O que tem isso a ver com politica e administracao?Preconceito puro somente.Sera que ela mente realmente?Ao ponto de enganar um poligrafo?Socorro, CSIs em alerta.Voce foi torturado, meu anjinho?Sabe como foi isso?Quanto ao PAC,nem em cem anos-talvez sem anos-neste Pais surgira um projeto dessa natureza.Se voces deixarem a sociedade brasileira prosseguir em sua marcha para a grandeza que lhe reserva,andando e olhando para gente como voces e cantando "apesar de voces"

francisco.latorre (06/11/2009 - 12:09)

esse ubaldo é o doido mais lelé que já apontou na área.

será o próprio paranóico?...

brrr...


Ubaldo (06/11/2009 - 11:32)
A popularidade do Lula está alicerçada em três pilares:
1. Beneficiários do Programa Bolsa Família
2. Fator "um igual no poder"
3. Carisma
A Dilma poderá se beneficiar em parte dos beneficiários do PBF, pois outros candidatos também prometerão manter o Programa. Quanto ao fator "um igual no poder" ela não emplaca. Muito menos fator carisma.
O Lulaa escolheu já pensando em sua tentativa de se eleger em 2014. Se o Lula indicasse um candidato forte, ele correria o risco de se eleito o candidato pudesse querer ser reeleito, frustrando suas pretensões. Após a derrota da Dilma, que é certa, pois ela tem mais de 50% de rejeição, o Lula vai dizer que fez tudo o que podia, inclusive se aliar ao diabo (Sarney,para ganhar o apoio do PMBD e alguns minutos na TV). Podem esvrever!!!!!

nivaldo (06/11/2009 - 10:54)
Concordo com a maioria dos comentários: trata-se de um canalha que deveria estar atraz das grades se este País
fôsse sério. Infelizmente, continua impune e destilando seu veneno contra todos! Também acho que há um componente de senilidade provocada pelo isolamento politico-social a que foi relegado até pela própria familia.

Carlos. (06/11/2009 - 10:36)
Ana Maria, sabe o que "abona" ou "desabona" o caráter de uma pessoa? O PIG. É, o sîlêncio ou manifestção do PIG é que abona ou desabona as pessoas. Por exemplo: o sujeito é uma porcaria de governante, é autoritário, é dado a ligações com pessoas suspeitas, é truculento e desleal, mas se o PIG pintá-lo como brilhante administrador, firme, bem relacionado, decidico e prático, tem gente que acredita.

Se um sujeito pula a cerca, faz um filho bastardo, mas o PIG esconde, o caráter desta pessoas não será desabonado.

Se um lunático faz uma ficha polícil fraudulenta e o PIG publica sem verificar a autenticidade, tem gente que acredita e o caráter desta pessoa está desabonado.

Se o cara foge do Brasil com medo de ser perseguido ou preso pela ditadura, ele se "auto-exilou"; se uma pessoa permanece e luta pelo que acredita e contra a ditadura, ela passa a ser terrorista.

Se os diretões de Honduras dão um golpe de estado, eles se tornam governo interino; o Chavez foi eleito, referendado, reeleito, mas mesmo assim ele é um ditador.

O que abona ou desabona é o que o PIG publica. Enquanto tiver gente que acredita, tudo bem. Até quando?

Pedro Dias (06/11/2009 - 10:25)
Vocês se lembram do personagem do saudoso Henfil: UBALDO O PARANÓICO?,, pois ele voltou agora em 2009 e escreve nesse Blog.

Roberto Weber (06/11/2009 - 10:16)
O Ubaldo nasceu fora da nossa galáxia: confunde inverdades colocadas pela mídia golpista como fatos consumados. Mas, a pérola com que ele nos brinda é tremenda:"não há provas de que ela tenha sequer levado um tapa" (quando presa e torturada). Ubaldo parece "não saber" que com a "anistia", até agora, nenhuma investigação ou inquérito foram feitos para prender sequer um torturador. E ele ainda quer provas...

Ubaldo (06/11/2009 - 07:46)
A Dilma também faz parte do Conselho de Administração da Petrobras. Ela além de ganhar uma boa graninha, ajuda a controlar o caixa2. Todo brasileiro adora a Petrobras. Há até um medo, colocado pelos que mamam em suas tetas, dela ser privatizada. Mas pense bem: 61% das ações da Petrobras estão com estrangeiros, principalmente americanos. 7% com poucos brasileiros e 32% com o governo. O governo tem o controle, que serve para plantar os políticos na administração e fazer o Caixa2. A Petrobras necessita de recursos da União e empréstimos com nosso aval, para explorar petróleo. Assim, os lucros vão para os gringos e a nós cabe pagar o maior preço do mundo pela nossa gasolina. E os políticos dizem: A Petrobrás é nossa!
Nisso eles tem razão. A Petrobras é dos políticos.
Tá certo que hoje acordei meio azedo. Mas vocês não acham que, ao menos um pouco de razão eu tenho quando digo que o povo é manipulado pelos políticos?

Ubaldo (06/11/2009 - 07:25)
Para Ana Maria:
O que desabona o caráter da Dilma?
Como terrorista fracassou. Tentou implantar o Comunismo. Foi íntima e cozinheira do Lamarca. Planejou diversos atentados que resultaram na morte de pessoas inocentes. Delatou colegas de guerrilha e porisso se safou de ser toturada. Mente sistemáticamente. Ela diz que mentia para se safar das torturas, mas nunca ficou comprovado que ela levou um tapa ao menos. Planejou o assalto ao cofre do Adhemar de Barros, qual rendeu US$ 2,5 milhões. Hoje, quando o governo precisa mentir para encobrir algo, logo a especialista é chamada. Nem pisca, nem desvia o olhar. É capaz de passar até no polígrafo. Atualmente tem um desempenho pífio ao tocar as obras do PAC. Não consegue fazer as coisas andarem apesar do dinheiro e da vontade política de todos do governo. Já se declarou sem carisma e sem flexibilidade, qualidades essenciais dos políticos. O fato de ser mulher não a desabona, mas sim sua antipatia e seu projeto político, que é tentar seguir o mestre e para tal, até falar errado de propósito já se dispos a fazer. Acha que o fim justifica os meios. Já imaginou o que ela é capaz de fazer no poder? Desculpa Ana Maria, mas foi vc que perguntou.

jean goutard (06/11/2009 - 00:19)
vitoria.
a direita esta se retorcendo na lama.
no foi eu q desejei, eles mesmos se colocaram la.
finalmente.
lembremos q a roda gira.
parabens pelo seu artigo. cada vez fica mais claro.

Neyde Helena Castro (06/11/2009 - 00:12)
Ô gente, vamos esquecer essa escória da história.
DILMA-2010.

verusca (05/11/2009 - 23:35)
quanto mais chamam o lula de analfabeto pior fica para o fernando henrique,porque isso o coloca como diplomado atrás de um anlfabeto...kkkkkkk

Marco Vitis (05/11/2009 - 22:35)
Eu sempre disse e reafirmo: FHC foi o pior presidente do Brasil, desde o Marechal Deodoro da Fonseca.
Esta última manifestação desse indivíduo é apenas mais uma comprovação.

Euler (05/11/2009 - 22:16)
Huummm, para mim o problema não é os ex-presidentes criticarem os presidentes de plantão, e cheira à formalidade e hipocrisia essa história de manter a pose de ex-presidente quando se observa divergências em relação ao atual governante. O grande problema é a canalhice de FHC de falar em autoritarismo, quando o governo dele perseguiu os movimentos sociais, confiscou salários, comprou e manteve a imprensa sob uma tutela consentida. Foram ele e sua turma que compraram a reeleição para continuar praticando a política neoliberal de entrega de estatais, desarticulação do estado no seu papel social e política econômica de transferência de riquezas para banqueiros e o agronegócio. Por isso, sem esse lero lero de que o ex-presidente não está mantendo a pose. Trata-se de um canalha que deveria estar atrás das grades pelo mal que fez contra a população pobre do Brasil. E ainda tenta dar lições de moral através dessa mídia anacrônica e com forte retardo mental (seus proprietários) e boa dose de imbecilidade e conivência em favor de interesses pessoais, privados, deles e do clube de amigos. Mais duas eleições sem essa turma e as novas gerações vão ouvir falar deles como se falam sobre gangsteres.

Julio Silveira (05/11/2009 - 22:01)
Lastimavel para FHC é que o presidente Lula encontra defensores e admiradores até dentro do partido do seu partido. Já ele, encontra defesores apenas entre consagrados cavaleiros do apocalipse.

jbmartins (05/11/2009 - 21:56)
Primeiro por ser educado, vou responder a este Sr. "Va a merda", segundo todo Brasileiro deve esquecer, o que este Sr.FHC-368, Falou, Escreveu, ou Fez, por que logo ele vem a publico pedir para esquecerem o que disse, não ler o que escreveu, e arrumem a merda que eu fiz.

Esperança (05/11/2009 - 21:22)
Vamos antecipar a história! Esqueçamos o referido artigo.

Dilson (05/11/2009 - 21:06)
A melhor resposta que Lula deu ao FHC não veio na forma de uma carta ou um artigo bombástico para a imprensa...veio na forma do prêmio Chatham House 2009 por sua atuação diplomática na América Latina,naturalmente logo após participar de um encontro formal com a rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham.

FHC deve estar verde de inveja agora.

O BEIJO (05/11/2009 - 20:47)
http://gargalhadademais.blogspot.com/

Ana Maria (05/11/2009 - 19:29)
UBALDO, o que desabona o carater da senhora ministra Dilma? O fato de ter lutado para voce poder falar livremente aqui? Ou o fato de ser mulher? Me explica que eu quero ver se mudo de opiniao...isto eh, se os argumentos forem consistentes...e forem alem do simples desaforo.

Ubaldo (05/11/2009 - 19:03)
Esse Maurício Caleiro é muito competente. Ele faz a lição de casa direitnho. Basta o veículo para qual ele trabalha dar as "diretrizes" que ele segue à risca. É a chamada imprensa isenta. Analisa os fatos, pondera os prós e contras e emite opinião isenta, sem paixões, nem partidarismo. Dá gosto a gente ler um artigo onde se pretende somente bem informar o leitor. Eu acredito na isenção desse Maurício caleiro. Também acredito que existe Papai Noel, nas boas intenções do Sarney e no caráter da Dilma.

M. Iack (05/11/2009 - 18:55)
Caetano diz preferir Marina e chama Lula de "analfabeto"
Quinta, 05 de Novembro de 2009, 13h37
AE

O cantor Caetano Veloso anunciou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, sua decisão de votar na senadora Marina Silva para a Presidência da República, que, segundo ele, é uma mistura de Barack Obama (presidente dos Estados Unidos) e Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou de "analfabeto". "Não posso deixar de votar nela. É por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar. Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem."Apesar de já ter divulgado sua preferência na eleição do ano que vem, Caetano afirmou que todos os nomes que têm se apresentado como possíveis sucessores do presidente Lula tem "nível bom". "Vou falar em Aécio (Aécio Neves, governador de Minas Gerais pelo PSDB), de quem eu gosto muito. Talvez seja meu favorito entre os gestores. Porque acho que o Serra (José Serra, governador paulista, também do PSDB) talvez ficasse mais isolado que o Aécio. E a (ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT) Dilma Rousseff talvez ficasse muito presa ao esquema estabelecido de ocupação dos espaços estatais pelo governo do PT."Ao falar sobre a capacidade da pré-candidata do PV de gerir o País, caso vença as eleições do ano que vem, o cantor afirmou que a senadora "é muito responsável e muito sensata". "Se empenhar as energias para ganhar e se tornar capaz disso, ela levará a sensatez ao ponto de poder gerir. Suponho que agora ela não parece ter essa capacidade (de gerir), com as coisas como estão", disse.

http://m.estadao.com.br/noticias/nacional,caetano-diz-preferir-marina-e-chama-lula-de-analfabeto,461681.htm

Ernando Peluso (05/11/2009 - 18:24)
Caro Maurício,

Perfeito o seu texto. Concordo em grau, número e gênero.
Certamente o país estaria melhor se todos, incluindo políticos, de oposição ou não, trabalhassem pelo país, pelo povo, e, não, pelo seus mesquinhos interesses.

Abraços.

Corisco (05/11/2009 - 18:17)
Parabéns pelo texto! Simplesmente na veia!

Madá (05/11/2009 - 18:05)
Prezado Maurício Caleiro, seu artigo é nota mil. Assino embaixo.



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design