Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Você escreve Utilidades

Battisti: Ministro recebe apoio

Atualizado em 27 de janeiro de 2009 às 12:04 | Publicado em 27 de janeiro de 2009 às 12:02

César Battisti: quando o governo brasileiro é um exemplo de democracia

    26 de janeiro, 2009

    Em decisão corajosa e coerente com seus princípios democráticos e progressistas, o governo brasileiro, por meio do Ministério da Justiça do Brasil, concedeu asilo político a Cesare Battisti, ex-militante do movimento italiano dos anos 1970.

    Como o próprio Ministro Tarso Genro declarou, trata-se de decisão jurídica que considera o estatuto político da perseguição da qual é objeto um ex-militante, mais de 30 anos depois dos acontecimentos pelos quais foi condenado em julgamento sumário, sem direito a plena defesa e por sentença baseada unicamente em informação obtida por "delação premiada". Naquele julgamento e sob essas condições, um acusado de crimes políticos foi condenado a pena de prisão perpétua (que, inclusive, não é admitida pela Constituição Brasileira).

    A decisão do governo brasileiro é ato de justiça, que reconhece e reafirma, ao mesmo tempo, jurisprudência relativa a pedidos de extradição de outros ex-militantes italianos – extradição que o STF nunca concedeu, reconhecendo a dimensão política dos atos acusatórios.

    A concessão de asilo político a esse ex-militante respondeu também às demandas de amplo movimento de solidariedade, que mobilizou vasta rede internacional de intelectuais, partidos políticos e movimentos sociais em todo o mundo. No Brasil, o asilo para Cesare Battisti foi pedido pelo MST, Via Campesina, por ONGs e vários segmentos da sociedade civil e por figuras políticas, dentre as muitas, o Senador E. Suplicy e o Deputado F. Gabeira.

    A grande mídia brasileira – sem que se entenda por quê – empenha-se em amplificar e dar voz ao ponto de vista do governo italiano. Curiosamente, diante dessa decisão do Ministro Tarso, a grande mídia brasileira tem um posição diametralmente oposta à que teve quando o mesmo Ministro pediu a revisão da Lei (brasileira) de anistia para a tortura praticada durante o regime militar. Paradoxalmente, para a grande mídia brasileira, a tortura da ditadura faz parte do passado e deve ser esquecida, enquanto a luta armada de esquerda deve ser objeto de uma persecução perpetua.

    É de estranhar-se muito essa 'adesão' monolítica da grande mídia brasileira ao ponto de vista do governo italiano, posto que a posição do governo italiano manifesta acentuado tom neocolonial e eurocentrista (para não dizer pior), que visa a desqualificar a decisão democrática do governo do Brasil, tomando-o como governo dito "periférico", a ser desqualificado por ter "ousado" tomar decisão política independente.

    Não se ouviu o mesmo tom por parte do governo Berlusconi quando, muito recentemente, o Presidente francês Sarkozy negou-se a extraditar Marina Petrella, ex-militante das Brigadas Vermelhas.

    Se outros motivos não houvesse para qualificar como democrática e progressista a decisão do governo brasileiro, basta considerar a reação do governo Berlusconi e de toda a classe política italiana, e facilmente se perceberá a justeza e o equilíbrio democráticos da decisão do governo brasileiro.

    O revanchismo punitivo com relação à década revolucionária de 1970, na Itália, não é democrático e é retrocesso político. Esse mesmo movimento de retrocesso antidemocrático, na Itália, já levou um ex-fascista (Alemanno) à Prefeitura da capital (Roma) e um pós-fascista (Fini) à presidência do Congresso (Câmara dos Deputados). Ao mesmo tempo, a adesão a esse  revanchismo punitivo é um fator fundamental  do quase desaparecimento da esquerda parlamentar italiana: porque se transformou em centro ou porque não soube se articular com os movimentos sociais.

    Mais preocupante, contudo, é ver que hoje, na Itália, ressurge a política fascistizante de discriminação dos migrantes estrangeiros. Essa política já está levando à multiplicação de atos racistas. A Itália, país de emigração, de onde vieram centenas de milhares de imigrantes para o Brasil, está se transformando em pesadelo para milhões de trabalhadores estrangeiros ou italianos não brancos. A Itália foi onde se viu a mais violenta e vergonhosa repressão às manifestações populares contra o G8, em Genova.

    A perseguição aos militantes políticos de ontem é parte do movimento para calar as vozes democráticas de hoje. Não por acaso, o prefeito (pós)fascista de Roma, Alemanno, acaba de declarar que “o movimento estudantil italiano (seria) dirigido por 300 criminosos da universidade La Sapienza”.

    APOIAMOS a decisão do governo brasileiro no caso Battisti, porque apoiamos a solução política e jurídica para as questões da década de 1970 (a anistia) na Itália.

    APOIAMOS a decisão do governo brasileiro no caso Battisti, também, porque estamos preocupados com o crescimento da xenofobia, do racismo e dos processos de criminalização dos jovens e dos movimentos sociais que se constata na Itália de Berlusconi e em quase toda a Europa.

    O Brasil – e a maioria dos governos sul-americanos – apesar de todos seus graves problemas e violentas injustiças, pode sim estar na frente no processo de radicalização democrática, de abertura do horizonte dos possíveis, de afirmação dos princípios éticos de uma nova globalização: aquela que se constitui desde baixo, pelos movimentos sociais.

    ASSINAM

    Giuseppe Cocco – Professor, UFRJ

    Eduardo Viveiros de Castro – Professor UFRJ

    Augusto Boal – Diretor artístico do Centro do Teatro do Oprimido
    Oscar Niemeyer – Arquiteto
    Emir Sader – Professor, UERJ
    Marcelo Cerqueira – Advogado
    Leandro Konder – Filósofo
    Paulo Saboia – Advogado
    Renato Guimarães – Editor
    Nilo Batista – Professor, UFRJ
    Emerson Elias Merhy – Médico sanitarista, prof. aposentado da Unicamp
    Peter Pal Pelbart – Professor, PUC-SP
    Paulo Henrique de Almeida – Professor, UFBa
    Daniel Aarão Reis – Professor, UFF
    Antonio Lancetti – Psicanalista
    Arnaldo Carrilho – Embaixador e homem de cinema
    Pablo Gentili – Professor, UERJ

    Grupo Tortura Nunca Mais/Rio de Janeiro

Seguem outras 505 assinaturas


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
simone (21/06/2009 - 21:44)
não vou nem comentar o texto mais a situação em si
facil pessoas desoladas serem pegas demência manipuladas
com a fins de que pessoas a serem usadas por fim a movimentos de pessoas a qual não consigo nem catalogar
mais ao popular espertalhões ... doentes
acusar manipulando enlouquecendo é fácil dificil é contruir educar fazer a diferença ...

demata (20/02/2009 - 09:03)
Nel'77 eu estava lá, dissidente, perdido cão, Vamos nos encontrar, eu tenho uma boa memória e não tenho um par de perguntas e respostas para o Sr. Cesare Battisti, se alguém os mandou para ele.

Brasil sabe que os terroristas não italianos nunca levou un'attacco contra a Máfia ou a Camorra, mas isso é história alianças na prisão e de logística, especialmente quando falamos sobre a Coluna Senzani ou a NAP?

Quem foi com a lógica da a ruptura, da "tanto pior, melhor"?
A jovem Itália democomunista do '70s ou a "heróica" revolucionários que, para "ajudar o povo", fogo e disparar o melhor, não o pior, como Moro, ou Casalegno ou D'Antona?

Tem sido cada vez perguntou, Senhor Battisti, como ele iria se alguns milhares de pessoas (comunistas), não tinham tido o capricho de arraste no sangue e violência em um movimento (radicais), que representou uma geração inteira?

E 'por isso que pessoas como você, Battisti, deve pagar por ter deliberadamente arrastado uma nação inteira para o abismo do seu ódio.

Espero que Brasilani estão melhor informados e refletir mais.
Atenciosamente, ciao.

http://minimamoralia.blog.lastampa.it/minima_moralia/2009/02/lettera-a-cesare-battisti.html

http://www.sottolalente.net/




Renato Lira (06/02/2009 - 19:39)
Rapaz, esse artigo mexeu com o ego dos reaças do blog.

O Leme, O Grão-Mestre da KKK-Brazil John Bastos e outros lambe-botas dos assassinos fardados e do atraso tão esperneando de verdade.

Vixe!!!

***EdUaRdA*** (06/02/2009 - 17:14)
eU TaMbEm ASsiNo Em BaIxO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Claudio Soares (06/02/2009 - 09:45)
Esse pessoal do "abaixo assinado" poderia e deveria se manifestar a respeito dos boxeadores cubanos.Inclusive o Sr Azenha. Por que se escondem nesta hora?

gabriele, Italia (06/02/2009 - 06:24)
vergognatevi. In Italia non c'è un regime fascista, e Battisti è un assassino. Prima di giudicare gli altri paesi pensate alla storia del vostro grande paese.

Fiorella Veronese (04/02/2009 - 23:05)
Assino embaixo! Admiráveis palavras, fico feliz em saber que existem tantas pessoas coerentes, inteligentes e pensantes neste mundo.Obrigada Senhores!

carlos (31/01/2009 - 22:06)
mas porque se fala sempre dos fascistas quando também os comunista incluindo o napolitano são favoráveis a extradição

carlos (31/01/2009 - 21:43)
A esquerda caviar francesa esta se formando aqui no Brasil também a esquerda da moda da boa comida e das belas palavras que fala só para se sentir mais humana mas que de humano nada faz a bela esquerda que gosta da vida boa e das belas palavras mas que jamais dividiria o proprio patrimonio a Carla Bruni recentemente deu uma entervista para uma tv italiana o entervistador perguntou cosa sinhificava para ela ser socialista a Carlá ficou confusa como se nunca tivese pensado nisso apos um bom tempo pensado respondeu que para ela ser socialista era ajudar os necessitados ..tao simple assim ....agora que se saiba parece que do patrimonio dela que e bastante nunca tenha dado nada para nenhum necessitado .A Italia nos anos de chumbo sofreu muito assim como o Brasil na ditadura so que quem perpetuava o terror nao eram os militares mas os cara como esse Battisti no meio ia gente inocente que nada tinha a ver com ideologias os assim chamados burghes qual unica preocupaçao era levar comida para os filhos agora esse burghese estao ai vendo o carrasco na boa o que e o tempo porque o cara ficou se safando por trinta anos agora já tudo passou ???

paulo Santos (31/01/2009 - 00:50)
Moro nos USA 25 anos, conheci italianos como sao arrogantes. Brasil acima de tudo. Ferro nestes italianos facistas, racistas

Marco Antônio Milk (30/01/2009 - 16:08)
O ativista Battisti tornou-se um quadro de artista renomado. O Brasil quer mantê-lo na parede para expor ao grande público como peça rara. Já o governo Italiano, através do proprietário do Milan quer mantê-lo como troféu de um campeonato entre seleções do primeiro e terceiro mundo, hoje chamado de país que se eleva como tivesse saído das ondas, caso especifico do Brasil. Porém, nesse jogo o juiz é ladrão, pois esta tentando roubar o jogo para os Italianos, os quais não tem time para tanto. A seleção do Brasil tem um técnico muito competente para manter o jogador no quadro de atletas estrangeiros, que por um motivo ou outro não jogou muito bem na seleção de seu país de origem.

Franceso (30/01/2009 - 06:48)
potete dire quello che volete, un assassino è un assassino. Provate a giustificare le azioni di Battisti guardando negli occhi i parenti delle vittime.

Marco Antônio Leite (29/01/2009 - 18:43)
Senhor Clóvis, admiro vossa posição ao usar palavras chulas para ofender o meu moral. Matar burguês não significa apoiar este ou aquele grupo de pessoas que se opõem ao sistema vigente. Não se esqueça que a escol, através de seu Exército mata milhares de Iraquianos e Afegãos, bem como, mata através da fome. Somente no Brasil morrem de inanição 300 mil crianças em todo o país, culpa exclusiva da elite que desemprega aleatoriamente os trabalhadores, que infelizmente não tem outro meio de vida. Ninguém tem dó de você, verdade ou não!

Marco Antônio Leite (29/01/2009 - 17:35)
Dvorak venho através de este espaço democrático dizer que você é quem esta perdendo seu precioso tempo escrevendo bobagens sem sentido e nexo. Já lhe disse, volte a estudar quem sabe você conseguirá escrever pelo menos duas linhas daquilo que esta posto no artigo, haja vista que você tenta apenas desqualificar os comentários daqueles que escrevem com seriedade.

Jonas (29/01/2009 - 15:40)
Concordo totalmente com a decisão do Ministro Tarso Genro e do Governo Lula. Assino embaixo.

gaúcho (29/01/2009 - 14:36)
Como dizia a propaganda: ver Berlusconi e sua gangue, europeus racistas e fascistas, meia dúzia de puxa-sacos, que mesmo sendo esbofeteados nos aeroportos dos "civilizados", adoram adular gringos terem que engolir nossa decisão NÃO TEM PREÇO!!! hehehehehe

Clóvis (29/01/2009 - 14:27)
Muito me surprende como os ditos defensores dos direitos humanos e dos tratados internacionais com o Marco Antonio Leite (acrescente-se ditos de esquerda) podem fazer a estupidez de defender qualquer forma de assassinato de um grupo político ideológico, social ou étnico! Quer dizer que matar burgues é a solução para um mundo melhor? Nesse caso ainda devem extraditar esse cara, só matou 1 burguês (só se carcereiro for rico agora e o outro vendesse a carne mais cara do mundo).
Desculpe, não gosto de ofensas aos interlocutores, mas quando defendem genocídio (extermínio de um grupo social) tenho de considerar de uma imbecilidade sem limites!

Dvorak (29/01/2009 - 12:45)
Caro Marco Antonio Leite,
é sabido que você não nutre muito apego em escrever em bom Português.Agora vejo que você também tem sérias deficiências em História.O tempo que você passa neste blog poderia ser melhor utilizado, lendo bons livros,assistindo bons filmes, fazendo um bom curso de Português e de História...Não desista!!!

francisco.latorre (29/01/2009 - 11:54)
fiat. pirelli. parmalat.

pra começar.

Marco Antônio Leite (29/01/2009 - 11:11)
Gênio Dvorak, o maior assassino que o mundo já conheceu chama-se Bush, ex-rei do decadente império Norte-Americano. Os comunistas somente fizeram bem para o proletariado matando algumas centenas de burgueses que nunca tiveram dó do trabalhador do mundo, aquele que carrega as empresas nas costas.

Eduardo Souto dos Reis (29/01/2009 - 11:10)
O apedeuta e seu poodle Tarsino, valha-me Deus. Mas tudo bem, vamos aproveitar e trazer os boxeadores cubanos também.

Carlos J.Ribas (29/01/2009 - 10:43)
Azenha, essa é de lascar!! O "soberano" Tarso Genro, nosso Ministro da Justiça, não é jurista!! E mais: o Procurador-Geral da República, deu parecer favorável à extradição de C.Battisti. Assim como o Conselho responsável pela análise de pedidos de refúgio.

Luiz Paulo - Vitória (29/01/2009 - 09:26)
Luiz Gonzaga, você deve ser novo por aqui por não conhecer o John Bastos, até mesmo a sua piada já fora utilizada antes...
Continuo contra a decisão do ministro, por razões diversas vezes já expostas neste, mas acabei de assitir o Alexandre Garcia pressionando o Tarso Genro... fiquei com uma contade danada de mudar minha opinião!!! Mas continuo contra a decisão. Deixem a Itália cuidar dos seus, nós já temos problemas demais por aqui. E se é questão humanitária, vamos para Dafour!

Horacio M. Pires (29/01/2009 - 09:19)
Assino igualmente o manifesto contra essa palhaçada toda feita pela midia em apoio ao berlusconi. O Cidadão Batisti está aqui e pronto. Tanto o PRESIDENTE LULA quanto o MINISTRO TARSO ESTÃO CERTOS EM APLICAR A LEI. sr.berlopsconi, se o sr. não quer isso (estou sendo diplomático), que ele fique aqui, reuna um "comando" de resgate (armado) a globo vai fornecer a infra-estrutura necessária e, sequestrem ele, como foi (acho e vcs. sabem melhor que eu) a operação "Condor". Parem de encher o saco e passem bem.

Dvorak (28/01/2009 - 18:59)
Em um artigo recém-publicado na Folha de S.Paulo, Niemeyer fez uma defesa contundente de um dos maiores assassinos da história da humanidade:Stálin. Precisa dizer mais alguma coisa?



Marco Antônio Leite (28/01/2009 - 18:40)
O Ministro tem que defenestrar para o fim do mundo, se é que o mundo tem fim, o Gilmar Mendes, Daniel Dantas, Pitta, Maluf, malandros deste ou daquele calibre. Despachar todos os especuladores e espertalhões que enganam o povo e, metem a mão nos cofres Públicos, transferindo para paraísos fiscais espalhados pelas periferias do planeta.

Luiz Gonzaga Simões (28/01/2009 - 18:28)
Pintou um comentarista neste blog que só diz merd...aliás,
ele só quer contrariar!
Fique sabendo seu Jhon, vamos inverter as duas vogais do seu sobrenome, assim ficaria melhor!

Rogério Leonardo (28/01/2009 - 17:30)
Não vou falar muito não... a Itália está querendo retaliar uma decisão soberana do Brasil... retaliar com o quê caras-pálidas. Será que a Itália tem noção do que o Brasil representa em seu comércio exterior? Será que é uma boa para a FIAT esta histeria italiana? Quem precisa de quem? Acho bom a italianada ir baixando o tom de voz, senão periga do governo brasileiro ficar realmente nervoso, aí mermão, quero ver que vale mais, se é este país subdesenvolvido aqui ou aquela bota de merda!!!

Marco Vitis (28/01/2009 - 17:24)
Uma coisa me incomoda: por que somente o tal de Battisti é que deve ser preso ? Por que todos os outros podem ficar livres, inclusive os brigadistas que mataram Aldo Moro ? Estranho, muito estranho...

Dydy Coelho (28/01/2009 - 16:33)
http://www.sebastiaonery.com.br/visualizar.jsp?id=1406
NEGRI E BATTISTI
A "Operação Mãos Limpas" não teria havido se um punhado de bravos jovens valentes e alucinados, das Brigadas Vermelhas e dos Proletarios Armados pelo Comunismo (PAC) não tivesse enfrentado o Estado mafioso.
O governo, desmoralizado, usava a máfia para elimina-los. Eles reagiam, houve mortos de lado a lado, e prisões dos lideres intelectuais, como o filósofo De Negri (asilado na França) e o romancista Cesare Battisti (asilado na França). Estava lá, vi, escrevi, acompanhei tudo. Foram eles, os jovens rebeldes das décadas de 70 a 80, que começaram a salvar a Italia. Se não se levantassem de armas na mão, a aliança Democracia Cristã, Partido Socialista, Liberais e máfia, estaria lá até hoje. Berlusconi é o feto podre que restou, mas logo será expelido.
O corrupto Chirac, a pedido de Berlusconi, retirou o asílo politico de Battisti, que o Brasil agora lhe deu. Tarso Genro e Lula estão certos. O problema foi, era, continua político. O fascista Berlusconi (primeiro-ministro)é apoiado pelo desfrutavel velhinho comunista Giorgio Napolitano (presidente) que se escondeu quando o juiz Falcone (assassinado) e o procurador Pietro(hoje no Parlamento) fizeram a "Operação Mãos Limpas"
Não têm autoridade moral nenhuma. Por que não devolveram Caciolla, o batedor de carteira do Banco Central, quando o Brasil pediu? As Salomés de lá e cá querem entregar a cabeça de Battisti à máfia

Asha Nair (28/01/2009 - 16:08)
Me acuerdo de los boxeadores Cubanos, que el simpatico Lula regreso' en las manos de los verdugos castristas, amiguitos lengua-en-boca de vuestro querido Presidente Rojo-Rojito, desde ahora exemplo de mal disimulado doble juego.

Todos calladitos, eh, vosotros los democraas brasileiros.
Ningun profesor se indigno' por ellos, y vosotros mirando el ombeligo para no contradecir EL PADRE ASESINO ESPIRITUAL DE VUESTRA GENIA.

Este hombre mato' a 4, (haciendo robos, oiste?) hizo pedazos de famillas.
Punto.

Asesino es asesino, y quien lo apoja escupe en la cara de los familiares.
Punto.

Lula, su gubierno y todos los brasileiros que lo apojan partecipan en un FRENTE ROJO que no admite sus culpas, y financia, esconde y proteje a sus afiliados.
Punto.

Y si es soberano escupir en la cara a las famillas de las victimas, y con esta soberbia que vosotros demonstras, es para mi obligatorio escupir en cada una de vuestras caras, PERFECTOS IDIOTAS LATINOAMERICANOS.

João Sérgio (28/01/2009 - 14:03)
O Estadão publicou nossos nomes sem colocar junto o texto da moção http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,tarso-recebe-abaixo-assinado-a-favor-do-refugio-a-battisti,313915,0.htm

Lu (28/01/2009 - 13:27)
Do texto, só estranho a frase:

"A grande mídia brasileira - sem que se entenda por quê - empenha-se em amplificar e dar voz ao ponto de vista do governo italiano."

Caramba! "sem que se entenda o por quê"??, sério?

Ou o redator está sendo irônico ou excessivamente diplomático. Até as rodelas de pizza do Bixiga sabem os motivos da "grande" (tom irônico, aqui) mídia brasileira.

Daniel Carneiro (28/01/2009 - 11:55)
Assino o manifesto e defendo a posição corajosa, coerente e soberana do governo brasileiro

JOhn Bastos (28/01/2009 - 11:17)
Voce ve o apoio do Niemeyer no topo da lista, para mim eh dificil imaginar prova maior que o Battisti era uma assassino e um terrorista. Jah viram o Niemeyer movendo uma palha que nao seja para proveito proprio ou pela causa de destruir as liberdades que nos temos?

Dydy Coelho (28/01/2009 - 10:46)
Carta de apoio de Dalmo Dallari
http://cesarelivre.org/node/21
Carta em solidariedade a Cesare Battisti, por uma decisão justa e soberana do Estado brasileiro: a sua libertação. Assine a petição
http://cesarelivre.org/node/44



Rodrigo Leme (28/01/2009 - 10:45)
Demorou pra curriola de stalinistas deitar suas mal traçadas linhas a favor do comparsa italiano...

Villares (28/01/2009 - 10:36)
O Mino, de repente, não mais do que , de repente, tornou-se amigo de infancia do Berlusconi.
Estranho! muito estranho!

Luiz Paulo - Vitória (28/01/2009 - 09:36)
Meu Deus! Esse site está virando briguinha de rua... o que tem a ver o enforcamento do Saddan com o assunto? Valha-me Deus!!! Diante de tantas manifestações de apoio ao Ministro, embasadas no fato de que a Itália do Berlusconi não é um país democrático, que não tem poder moral para julgar seus cidadãos, poderia o Brasil propôr a invasão daquele país por parte da ONU a fim de reestabelecer o estado democrático e as liberdades individuais... poderíamos formar uma coalizão liderada pelo Brasil. Eu até me disporia a participar, desde que ficasse responsável por invadir Firenze...
Desculpem a brincadeira, mas li cada um dos posts e as pessoas estão muito mais preocupadas em defender o ministro do que ir até a questão prática e lógica (atentando para o futuro): a decisão pode ser legal, mas moral não é. Se o julgamento anterior não foi justo não é o ministro que vai dizê-lo. Certamente na Itália o Battisti teria apoio para um novo julgamento. Ou lá ele não tem ninguém que o apóie? Estranho, até a Carla Bruni pediu por ele, como o ministro pode afirmar que ele não seria tratado com justiça por lá? Insisto, ainda, num ponto que ninguém fala: quero isonomia para com os cidadãos brasileiros presos AQUI. Que o ministro tenha por eles os mesmos olhos do direito, que ele busque alternativas para revisão de processos dos perseguidos politicamente e pela justiça. Ou nossas instituições são melhores que as da Itália? Vai ver que o cidadão lá é melhor... na opinião do ministro.

Carlos Correia (28/01/2009 - 09:08)
É apenas a direita italiana, os fascistas, que pedem a extradição de Battisti? Romano Prodi, Napolitano, entre outros, trabalham para o retorno do fascismo? Lá, então, é tudo farinha do memso saco? No Brasil, é apenas a grande mídia que se posiciona a favor da extradição; a Carta Capital é grande mídia? Battisti não foi julgado á revelia, apenas porque fugiu, embora citado e julgado com a defesa de seus advogados (igualzinho à Cacciola)? Delação premiada tornou-se, agora, instrumento jurídico inválido? No caso Marina Petrella, não havia a situação de extrema debilidade de sua saúde, a justificar questão humanitária? Que paralelo é este entre Dreyfuss e Batiisti, o que tem a ver coisa com outra? Não é vero que lá como cá prisão perpétua é apenas nominal, fica-se encarcerado no máximo por 30 anos? Não encontra-se embrulhada a questão do ativismo político de Battisti e a prática de assassinatos? Ainda que a decisão brasileira seja soberana, é bom não misturar alhos com bugalhos.

Osvaldo (28/01/2009 - 00:26)
Já que todo mundo apoia, eu lanço Batistti pra presidente, Beira Mar pra vice e Marcola pro ministerio no lugar do Tarso.Uma corda é pouco pra esse bandido, me chama que eu chuto o banquinho.

Cléverson Faria Costa (27/01/2009 - 23:33)
Caro Azenha.
Sou advogado e entendo que a decisão do Ministro da Justiça aplicou ao caso o melhor direito e, mais que isso,é compatível com a tradição brasileira. Ainda que assim não fosse, a decisão foi proferida em sede recursal,por autoridade competente, não comporta recurso e está sob o pálio da soberania nacional. A reação das autoridades italianas é desproporcional, desrespeitosa e afronta a nossa soberania. A posição até aqui adotada pelo STF é desarrazoada e violadora do direito aplicável à espécie. A postura da ``grande imprensa`` é a de sempre e traz o vício de origem decorrente de sua visão colonizada.Subscrevo integralmente o abaixo assinado.

Dydy Coelho (27/01/2009 - 23:29)
A cabeça de Battisti

Os que criticam, inteiramente sem razão, o presidente Lula e o ministro Tarso Genro, por terem dado asilo político ao italiano Cesare Battisti, deviam ler um livro imperdível: "Poteri Forti" ("Fortes poderes, o escândalo do Banco Ambrosiano"), do jornalista italiano Ferruccio Pinotti, abrindo as entranhas do poder de corrupção do sistema financeiro, de braços dados com governos, partidos, empresários, maçonaria, máfia.

Em junho de 1982, foi encontrado estrangulado em Londres, embaixo da "Blackfriars Bridge" ("a ponte dos Irmãos Negros"), o banqueiro italiano Roberto Calvi, presidente do Banco Ambrosiano, que acabava de quebrar, e tinha como diretores o cardeal Marcinkus, o conde Ortolani e o chefe da P-2 italiana (maçonaria), Licio Gelli.

Mãos Limpas
Nos dias seguintes, na Itália e na Inglaterra, apareceram assassinados vários outros ligados a Calvi. No meio da confusão estava Ortolani, um dos quatro "Cavaleiros do Apocalipse". Quando, a partir de 90, a "Operação Mãos Limpas" chegou perto deles, o conde, olhando Roma lá de cima do Gianiccolo, dizia:
- Isso não vai acabar bem.

Depende o que é acabar bem. O Ministério Público e a Justiça enfrentaram a aliança satânica, que vinha desde 45, no fim da guerra, entre a Democracia Cristã e a máfia italiana. Houve centenas de prisões, suicídios. Nunca antes a máfia tinha sido tão encurralada e atingida. Responderam com bombas detonando carros de procuradores e juízes. Mas os grandes partidos polític

Marcelo Sperling (27/01/2009 - 23:07)
apoiado!

francisco.latorre (27/01/2009 - 22:15)

a arrogância de mino carta tá pegando.

mino é grande figura.

mas erra com zé dirceu - julga sem dados que dirceu é da quadrilha dantas. fosse da quadrilha não seria cassado. evidente.

erra de novo com tarso. que merece críticas mas no caso cumpriu o dever.


francisco.latorre (27/01/2009 - 22:06)
apoio total.

a itália? fascio berlusca e racismo.

por mim vinho de atibaia e azeite português vão bem.

saudades de gramsci fellini e pirandello.

berlusconi é um palhaço. e a itália neofascista uma lástima.

Roberto Camelo (27/01/2009) 21:51 (27/01/2009 - 22:00)
Eu também apoio e assino,pois essa medida representa um ato de soberania do Estado brasileiro.
O Socialismo Vive!

Carlos M. S. Jr. (27/01/2009 - 21:41)
Apóio com veemência!!

Fátima-Bahia (27/01/2009 - 20:30)
Azenha e colegas do blog,

A essa altura,após presenciar inúmeras atitudes do governo italiano atropelando de forma desrespeitosa as vias diplomáticas e desafiando a soberania do NOSSO PAÍS,a Autoridade do NOSSO PRESIDENTE e do NOSSO MIN. DA JUSTIÇA, a mim não me importa mais se o Battisti deva ser ou não extraditado.Penso que o governo italiano encerrou qualquer possibilidade de negociação,ao menos por algum tempo.O caso,a meu ver deixou de ser Battisti e sim o desrespeito à nossa soberania,posto isso,nem me interessa mais saber se é justa ou não a extradição.
PS:por favor,cancele o coments. anterior que foi enviado antes de eu concluir.
obrigada e abs

M. Iack (27/01/2009 - 20:25)
Apoiado...

Carlos G.Filho (27/01/2009 - 19:43)
Eu não apoio!!

Stella (27/01/2009 - 19:35)
Só pela adesão monolítica da desmoralizada, anti-patriota e venal grande (???) mídia brasileira já merece o meu apoio total e irrestrito.

João Bravo (27/01/2009 - 18:59)
Vejo com grande preocupação as ameaças veladas da Italia.Sem duvida uma eventual retaliação Italiana,seria algo cruento.Cobrar Royalty das pizzas consumidas em São Paulo.Pagar a globo para reprisar todos os sábados e domingos,a final da copa de 1994.Não permitir mais que Mafiosos venham dar cursos de pós graduação em lavagem de dinheiro...aliás poderiamos fazer uma grande lista das sanções que a Italia poderia aplicar ao Brasil.

Amélia Nunes (27/01/2009 - 18:37)
Pois é! Os italianos dizem que não havia governo de extrema-direita na Itália, na década de 60, e que para combater o "terrorismo" não tiveram de mudar um artigo sequer da sua constituição, e estão certos. O que eles não dizem, aliàs escondem, são as ligações incestuosas entre o Estado italiano, a igreja católica(banco Ambrosiano) e a máfia. A repressão que no Brasil era feita pela polícia e/ou o exército, lá era feita pela máfia, a serviço dos interesses escusos, (não democráticos)de elites que se aproveitavam do Estado, desde a segunda guerra.Comunistas que não se assumiam, fascistas, católicos, banqueiros!Será que foi lá que os nossos políticos socialdemocratas aprenderam?

ailton filho (27/01/2009 - 18:04)
Sorte que deu esse Battisti, hein... Se esse cara cai na mão do Gilmar Dantas (segundo o Ricardo Noblat), Berslusca já tinha comprado, ops extraditado ele de volta. Baratinho..

Maridalva Vilela (27/01/2009 - 17:33)
O meu apoio incondcional ao Ministro Genro e ao governo lula, Os contra sempre os mesmos devem ter se deliciado com a imagem de Sadan sendo enforcado pelos EUA.

Go Oliveira (27/01/2009 - 17:03)
Todo o meu apoio ao Ministro Tarso Genro e ao Governo Lula pela decisão.
A grande mídia desqualificada do Brasil é que deve ser posta no patíbulo. Quando o governo italiano negou a extradição de Cacciola, esses sabujos não gritaram. Agora esses laranjas dos vendedores da pátria, seus patrões, perderam completamente a cidadania brasileira (a étrica já perderam há muito tempo) e danam-se a advogar, não pela Itália, mas contra o Brasil. Agora já estão dizendo que isto vai repercutir nas relações comerciais Brasil-Itália. Leia-se: eles gostariam, profundamente, que este episódio repercutisse nas relações comerciais entre os dois países. Faltou dizer quem precisa mais de quem! Se pedirem para extraditar cada neofacistazinho que faz a grande mídia brasileira, conhecida como PïG, eu assino embaixo.

Carla (27/01/2009 - 17:02)
Finalmente alguém para fazer uma análise equilibrada da situação!
Só não vê, quem não quer!
Berlusconi, fascista!!!!

Luiz Paulo - Vitória (27/01/2009 - 16:53)
Reafirmo o que dissera antes: essa paixão quase clubística é que não pode ser a resposta adequada. Se o ministro agiu politicamente que venha a público manifestar-se dessa forma e não dizer o que disse. Daqui para frente vamos ver se todos que se manifestam favoráveis terão coerência, que é o que deve mover atos dentro de uma democracia. Não questiono o ministro nem tão pouco a decisão do governo brasileiro, mas que seja transparente e justo e promova a soltura de TODOS aqueles que aqui no Brasil são perseguidos polticamente ou pela justiça dos ricos. Crime comum é crime comum, e se os assassinatos cometidos há 30 anos podem ser tratados de forma diferente, que se faça então, numa questão de simples isonomia, a revisão de todo e qualquer processo em que o réu, cidadão brasileiro, tenha sido, mesmo que de modo suspeito, perseguido por razões políticas ou pela polícia ou pelo poder judiciário. Certamente existem MUITOS casos assim, dada nossa imperbe democracia. Se assim for assino embaixo qualquer manifesto em que o cidadão brasileiro tenha os privilégios, aqui dentro, que o italiano que ora acolhemos.

Bento de Abreu (27/01/2009 - 16:53)
Bom, para quem usa o Mino Carta e o Walter M. como exemplo, tanto negativo como positivo, saibam que os dois são parte envolvida e que o principal argumento é que Battisti foi julgado e condenado pela justiça italiana num Estado Democrático de Direito, portanto o Brasil afronta o EDD Italianao ao ir contra uma decisão sua.
Imaginemos agora um suposto terrorista islâmico, vivendo no Brasil (mas não brasileiro) que o finado governo Bush, pedisse sua extradição ao Brasil. Nós teríamos que mandá-lo para ser torturado em Guantánamo, pela lógica do Mino, porque os EUA são um Estado Democrático de Direito! É um absurdo!
Carta Capital está queimando o filme nesse caso, principalmente por sua arrogância e ofensas ao Ministro Tarso.

calos anselmo-engenheiro-fort/ce (27/01/2009 - 16:50)
eu, modestamente, apoio de "muitão"!
valeu, azenha.

Fernando Silva (27/01/2009 - 16:40)
TAMBÉM ASSINO E VIVA A INDEPENDÊNCIA.

Jeca Tatu (27/01/2009 - 16:02)
Espero que não liberem os jogadores brasileiros (ou seriam italianos?) para jogar contra o Brasil. Fariam um favor enorme. rs. Estão reclamando do Brasil que já enviou tantos mafiosos para lá. Não poderíamos enviar o GM, DD, Serrágio, FHC, Demóstenes, Heráclito e Itagiba no lugar do Battisti?

Rosa Maria (27/01/2009 - 15:33)
Eu também apoio.

frederico (27/01/2009 - 15:33)
Assino também este manifesto de apoio, principalmente depois de ler o que o ultradireitista e membro mor do PIG, Merval Pereira, escreveu no jornal O Globo. Aliás, esses mesmos subscritores deveriam se manifestar contra a postura egocêntrica e perigosa de Gilmar Mendes à frente do desmoralizado STF.

Amaury (27/01/2009 - 14:58)
Eu também assino, pela soberania do povo brasileiro.

douglas martins (27/01/2009 - 14:53)
assino e apoio

Ze carioca (27/01/2009 - 14:23)
Genteeeeeeee, o governo italiano esta ameaçando cancelar o amistoso com a seleção brasileira! Agora é que eu não durmo mais kkkkkkkkkkkkkkkkk

Mauricio (27/01/2009 - 14:18)
Mais um exemplar da mais profícua produção intelectual da esquerda brasileira: os abaixo-assinados.

gaúcho (27/01/2009 - 14:18)
Tem meu apoio!

ana cruz (27/01/2009 - 14:17)
Concordo literalmente!

babi (27/01/2009 - 14:17)
Quer dizer que "o Presidente francês Sarkozy negou-se a extraditar Marina Petrella, ex-militante das Brigadas Vermelhas.", mas o BRASIL não pode exercer sua soberania na visão da direita. A mensagem é clara, a direita entreguita brasileira não acha que o Brasil(país subdesenvolvido) tenha o mesmo status da FRANÇA para enfrentar ROMA. A casagrande (PIG) ainda se acha "Oropa" e TEM DESPREZO PELOS DAS SENZALAS, QUE, PARA ELES, NÃO SÃO GENTE, PORTANTO, NÃO PODEM TER VOZ ATIVA. O PSDB e direita brasileira (PIG) já demonstraram diversas vezes qual o DESapreço que têm para o BRASIL e principalmente o povo brasileiro. ELEGER SERRA É O MAIOR ERRO QUE O BRASILEIRO PODERÁ COMETER EM EPÓCA DE DERROCADA DO NEOLIBERALISMO. OS TUCANOS SE CURVAM DE FORMA SUBSERVIENTE A QUEM PAGA MAIS E MELHOR E MANDAM ÀS FAVAS O POVO BRASILEIRO.

Dartagnhan (27/01/2009 - 14:06)
De mim, apoio total.

Marcelo (27/01/2009 - 13:58)
Azenha , bato na tecla mais uma vez.... Quero ver o chororõ de Mino e Walter para pedir a extradição de Posada Carrilhes e que seja julgado também em Cuba pelo seus atos ??? É muita HIPOCRISIA.. Até tu Carta..

obs: Sou assinante mas confesso que fiquei revoltado com essa gritaria da Carta com Batisti..

Válber Almeida (27/01/2009 - 13:49)
Eu também assino em baixo. Não podemos admitir esse ar imperialista de um giverno neo-fascista.

Rafael Dantas (27/01/2009 - 13:40)
Eu também apóio.

Heber (27/01/2009 - 13:40)
Modestamente....ibdem.

JULIO SILVEIRA (27/01/2009 - 13:35)
Eu tambem apoio.

Marco Antônio Leite (27/01/2009 - 13:05)
Desejo que meu nome seja colocado na lista dos apoiadores do caso Battisti, visto que o Ministro Genro não pode ser tripudiado por pessoas inescrupulosas que habitam nos Palácios lá em Brasília, como também a elite magoada por estar longe do poder por pura incompetência. Viva o Genro.

Maximiliano Marques (27/01/2009 - 12:56)
Azenha, há pessoas, como o Mino Carta, que informam que Battisti é um assassino e não um ex-militante de movimento italiano.

Noêmia (27/01/2009 - 12:28)
Eu também apoio. Mas Azenha, há um monte de comentaristas do teu site que vai chair. eheheheh

Renato Lira (27/01/2009 - 12:28)
ASSINO EMBAIXO!!!!



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design