VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Altamiro Borges: Nem helicóptero, nem transmissão ao vivo. É Fernando Henrique Cardoso depondo na Polícia Federal

03 de maio de 2016 às 12h28

Captura de Tela 2016-05-03 às 12.23.24

O contrato, o “professor” e torcedores do Vasco, que se juntaram aos dos Corinthians e Santa Cruz: central do golpe, a Globo protege FHC

FHC presta depoimento na PF. Mídia abafa

Por Altamiro Borges, em seu blog

Nada de helicópteros, batalhões de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas ou histeria na mídia.

Na sexta-feira (29), o ex-presidente FHC prestou depoimento na sede da Polícia Federal em São Paulo na investigação que apura a remessa ilegal de grana ao exterior para financiar as despesas da sua ex-amante Mirian Dutra, jornalista da TV Globo por 35 anos.

Da mesma forma como no passado a imprensa amiga escondeu o caso extraconjugal do “príncipe da Sorbonne” – que na época mantinha um casamento de conveniência com a antropóloga Ruth Cardoso –, agora ela tratou de abafar o depoimento.

A PF também agiu com discrição. Nada de vazamentos seletivos ou cenas cinematográficas. Mesmo sem ter foro privilegiado, o grão-tucano foi ouvido na sede da instituição.

Os jornalões evitaram escandalizar o assunto – afinal, FHC foi tão generoso em seu reinado com anúncios publicitários, subsídios e outras benesses. A Folha tucana publicou um relato frio e diminuto.

“O ex-presidente FernandoHenrique Cardoso (PSDB) foi ouvido nesta sexta-feira na Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo, sobre as acusações de que ele teria usado uma empresa concessionária do governo federal para repassar dinheiro a jornalista Mirian Dutra para custear as despesas de educação de seu filho Tomás. FHC manteve um relacionamento com a jornalista nos anos 1980 e 1990 e, em 2009, decidiu reconhecer oficialmente a paternidade de Tomás – então com 18 anos”.

Ainda de acordo com a matéria, assinada pelo jornalista Walter Nunes, a Polícia Federal “investiga a suspeita de evasão de divisas desde que Mirian afirmou que os repasses eram feitos por meio de um contrato fictício de trabalho com a empresa Brasif, que explorava os free shops (lojas com isenção de impostos) de aeroportos brasileiros na gestão do tucano. O ex-presidente foi ouvido pelo delegado João Thiago Pinho, da Delegacia de Repressão aos Crimes Financeiros e Desvio de Verbas Públicas, de Brasília, das 14:20 até as 17:20 horas. O teor do depoimento está sob sigilo, já que o caso corre sob segredo de justiça. O ex-presidente foi acompanhado pelo advogado Sérgio Bermudes”.

Já o oligárquico Estadão foi mais recatado na descrição do episódio.

Informou apenas o depoimento à PF tratou de dois inquéritos envolvendo FHC.

O que investiga a remessa ilegal de dinheiro para a ex-amante Mirian Dutra e o que trata da suposta propriedade de imóveis no exterior, que não teriam sido declarados pelo ex-presidente à Receita Federal. A matéria registra ainda que o grão-tucano não saiu da PF pela porta da frente.

Usou a prerrogativa de ser ex-presidente para poder sair de forma mais discreta do prédio.

O jornal da famiglia Mesquita também destaca a defesa do advogado Sérgio Bermudes, que negou as acusações contra o seu cliente e garantiu que os recursos enviados ao filho provêm de “rendas legítimas”, depositadas em contas legais e declaradas à Receita.

Já o jornal O Globo, a rádio CBN, a Globo News e o Jornal Nacional – todos pertencentes à famiglia Marinho – prefeririam evitar confusão.

Afinal, a repórter Mirian Dutra trabalhou na empresa e – segundo afirmou em várias entrevistas – foi enviada ao “exílio” para evitar causar prejuízos à carreira política de FHC – o queridinho dos barões da mídia.

No começo de abril, em depoimento de mais de cinco horas na Polícia Federal, a jornalista confirmou que recebia cerca de US$ 3 mil mensais do ex-presidente. Ela garantiu que a grana era repassada em espécie.

Ela também confirmou os pagamentos da Brasif. Na ocasião, porém, Mirian Dutra preferiu não incriminar o poderoso Grupo Globo.

Agora, a famiglia Marinho retribui a gentileza. É melhor não mexer no vespeiro!

Leia também:

Parceiro de Paulinho da Força que “condenou” Dilma faltou a quase metade das sessões do Congresso

 

11 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Silvio

04/05/2016 - 07h53

Quando o Rei FHC vai desapertar, os piniqueiros oficiais não deixam ninguém nem chegar perto da obra.

Responder

renato

03/05/2016 - 20h29

Vi no Sendo hoje a defesa ..
Em suma..
Votou sim…pelo Impichi…é golpista.porque o sabem.
Aqueles que não “SABEM”, serão chamados só de fascistas.
Votou não …pode ficar tranquilo que não cometerá crime,
nem será chamado de Golpista..
Tamanha é a claridade que foi posta na mesa dos Senadores..
Alguns discursaram, para ter o momento congelado para suas
bases os escutarem fora do contexto…alimenando os fascistas e golpistas.
Não querem por nada neste mundo, perderem os 48 milhoes de votos que
acham que tem..
Fizeram uma grande trapalhada…não sabem como sair…e serão registrados
na HISTÓRIA….
HISTÓRIA que ainda não terminou……
Lembrei de Maringuela..
Nosso dinheiro não esta protegido nos Bancos…estou convencido..

Responder

Cláudio

03/05/2016 - 19h13

:
: * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando: Viva o BraSil ! ! ! ! Viva a autodeterminação dos povos ! ! ! ! Viva o PT ! ! ! !
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Responder

Márcio Ramos

03/05/2016 - 18h55

E pensar que a Globo está até na padaria, ligadíssima. Muito loko.

Responder

Julio Silveira

03/05/2016 - 18h08

Mas a máfia sempre protege os seus.

Responder

DURVAL

03/05/2016 - 16h45

Ninguém vai pegar esse bandido?

Responder

Urbano

03/05/2016 - 15h40

Corrupção não, era ladroagem mesmo e das mais escroques.

Responder

Italo

03/05/2016 - 15h34

O GOLPE da globo consiste em preservar a corrupção sustentando, blindando o Congresso mais corrupto da história e semeando ódio contra Presidente sem crime. Em todo mundo o povo, sem voz, é defendido pela Imprensa, aqui a globo massacra o povo. É GOLPE.

Responder

Paulo Cezar Soares

03/05/2016 - 14h57

O fato em tela deixa claro a diferença de tratamento em relação aos dois ex-presidentes. É triste ver nossa imprensa agir de forma antiética, para dizer o mínimo. Desde 2003 a grande imprensa abdicou de fazer jornalismo. Criticar e acabar com o governo petista, eleito pelo povo, virou uma obsessão.

Responder

Italo

03/05/2016 - 14h21

A globo jamais vai admitir que existia corrupção antes de 2003, informando as atitudes de FHC poderia levar até mídiotas a questionarem. Globo esconde GOLPE sob o manto do impeachment. Preserva a corrupção que empobrece os cofres públicos em benefício de grupos já milionarios. Pautando informações que sabotam o senso crítico anulado por campanhas de tele jornal, estão tomando o País com uma proposta que vem pra massacrar a maioria, que qdo aperceber a roubada já será irreversível. Aposta no ódio para vencer. Conseguiram fazer acreditar que não existe mais ninguém honesto na politica à não ser os amigos flagrados na LJ, hoje pintados como solução. Ė GOLPE.

Responder

Deixe uma resposta