Altamiro Borges: Justiça obriga Ibope a abrir a sua sinistra “caixa-preta”. E agora, Globo?

Tempo de leitura: 2 min

ibope

Ibope derrotado na Justiça. Globo treme!

por Altamiro Borges, em seu blog

A Rede Globo acaba de sofrer mais um baque. Após 14 anos de disputa judicial, o SBT conseguiu finalmente vencer a ação movida contra o Ibope. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça recusou recurso do instituto de pesquisa e manteve, em decisão final, a sentença de 2003 que o obriga a revelar os dados confidenciais de sua metodologia de aferição de audiência – a sinistra “caixa-preta” que sempre foi acusada de beneficiar a TV Globo. “O processo acaba de ser declarado ‘transitado em julgado’, ou seja, não cabem mais recursos. O SBT aguarda apenas o cumprimento da sentença”, informa o jornalista Paulo Pacheco, do site especializado “Notícias da TV”.

A briga entre a emissora de Sílvio Santos e o Ibope – também apelidado de Globope – foi deflagrada em 2001. Na ocasião, o SBT questionou a medição de audiência do instituto e foi punido pelo Ibope com a suspensão de 24 horas do serviço, alegando violação das regras de sigilo. Sentindo-se lesada, a emissora processou o Ibope e exigiu o acesso aos dados confidenciais da medição. Em 2003, o SBT obteve a primeira vitória. O instituto foi condenado pela Justiça paulista a pagar R$ 30 mil por dia para a emissora caso não mostrasse a “forma, a metodologia e os elementos utilizados em todos os mecanismos para pesquisa de audiência e apuração de resultados”. O Ibope ainda recorreu a outras instâncias, mas agora foi finalmente derrotado, em definitivo, pelo STJ. Não cabem mais recursos!

Como relembra Paulo Pacheco, “enquanto brigava com o Ibope na Justiça, o SBT chegou a oferecer dinheiro a quem revelasse possuir um peoplemeter, aparelho que mede a audiência em tempo real. Em São Paulo, há cerca de 930 aparelhos instalados em sigilo em domicílios escolhidos pelo Ibope. No Brasil, são cerca de 6.000. Com a sentença, o SBT espera agora ter acesso à localização dos peoplemeters para verificar se a amostra do Ibope realmente representa as classes sociais e sua distribuição geográfica”. A medição da audiência – esta verdadeira “caixa-preta” – é decisiva para a obtenção de bilionários recursos em publicidade privada e pública. Aberta, ela poderá confirmar a manipulação dos dados e representar um duro baque para a Rede Globo. A conferir!

Leia também:

Antônio David: Estadão diz que falar em resistência à tentativa de golpe é ‘ameaçador‘; apologia de golpe, não

 

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

O Silvio vai negociar. Baseado numa chamada de seu programa ele faz tudo por dinheiro. Rsrsrsrsrs.

Luís CPPrudente

E agora Globope, digo, famiglia Marinho?

Euler

O pior mesmo é imaginar que o governo federal esteja distribuindo verbas publicitárias para emissoras de TV com base nesse republicano método Globope de aferição de audiência.

Luiz Aldo

1) É incrível o poder da grôbu! Esta década e pouquinho de protraimento desse processo só pode se dever ao MEDO de magistrados de serem queimados pela platinada!
2) Agora, no entanto, que o Acórdão transitou em julgado, e tem aquele instituto alemão entrando, será que não vamos ter algumas surpresas? Posso falar, em termos sociológicos, embora, é claro, minha amostra seja irrisoriamente pequena: é incrível a quantidade de gente com quem tenho falado que diz que não admite uma TV ligada na grôbu dentro de casa! Na minha casa, não ligo nesta rede do capiroto para ABSOLUTAMENTE NADA! Vejo a BBC, e concluo, pasmem!, que a TV pública de um ex-império francamente decadente consegue ser (bem) mais honesta e imparcial que um bando de nazistas empedernidos (dentre eles, os piores são os ex-comunistas!…)

Deixe seu comentário

Leia também