VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Altamiro Borges: Fogo amigo atinge Aécio e Eduardo

28 de fevereiro de 2013 às 00h24

por Altamiro Borges, em seu blog

A direita midiática e partidária antecipou o debate sobre a sucessão presidencial de 2014. Ela se apressou em lançar Aécio Neves, que cambaleava no PSDB, difundiu futricas sobre Lula e Dilma e ainda apostou na divisão no campo governista. O efeito é que vários nomes pipocaram no noticiário. Mas nada ainda está definido. A antecipação do debate só serve para atiçar a cizânia e revelar as dificuldades nos vários campos. Nos últimos dias, por exemplo, Aécio Neves e Eduardo Campos foram alvos do famoso “fogo amigo”.

Apesar dos apelos do “guru” FHC pela unidade partidária, não há consenso no PSDB em torno do nome do mineiro. Em entrevista ao jornal Valor, o paulista Aloysio Nunes Ferreira, aliado canino de José Serra, explicitou a crise no ninho tucano. Eleito líder da bancada no Senado, com base num acordo pragmático para ajeitar as divergências, ele criticou a precipitação do lançamento de Aécio Neves e elogiou o grão-tucano paulista. “Não vejo ninguém que poderia ter um desempenho eleitoral melhor do que o Serra teve”.

“Quem tem pressa de se lançar candidata é a Dilma, porque ela tem dois fantasmas que rondam a reeleição: o pífio desempenho do governo e a hipótese Lula”, despistou o paulista. Para ele, o PSDB precisa resolver seus problemas internos. “Primeiro temos de eleger uma direção que reflita uma unidade real do partido”, o que evidencia que ele discorda das manobras para eleger Aécio Neves presidente da sigla na convenção marcada para maio. “Não sei. A presidência do partido é resultante de um processo de unificação”.

Hábil no jogo do cretinismo parlamentar, Aloysio Nunes disse não que não tem nada contra Aécio Neves, “com quem tenho uma relação muito boa, cordial, amiga”. Mas foi explícito. “Agora, a candidatura tem de ser construída, dentro e fora do partido. Como político que conhece como ninguém a importância do tempo, [Aécio] não haverá de querer precipitar as coisas”. O novo líder do PSDB também deu uma alfinetada em FHC, o intocável. “Eu não ficaria cutucando o Aécio para ser candidato criando um falso problema”.

Menos diplomático, o deputado sergipano Mendonça Prado, dirigente do DEM, também mostrou que as coisas não serão tranquilas na costura das alianças para 2014. Em entrevista ao sítio Brasil 247, o demo bateu duro no discurso de Aécio Neves no Senado. “Ele só fez um discurso de alguém que pleiteia ser candidato. Não teve nenhuma ação que demonstre que ele está realmente com apetite para ser candidato… Para ele ser presidente só visitando Minas Gerais e passando o fim de semana no Rio de Janeiro, fica difícil”.

O “fogo amigo”, porém, não atingiu apenas o trôpego tucano. Outro que teve dores de cabeça nos últimos dias foi Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB. Até agora ele não garantiu que será candidato em 2014, rachando a base governista, mas alguns mais afoitos no seu partido insistem em dizer que ele é “candidatíssimo”. Com isso, destampam os problemas na própria legenda – uma frente que reúne desde lideranças sérias de esquerda até muitos políticos pragmáticos e fisiológicos.

Como é do seu feitio, Ciro Gomes foi o primeiro a se rebelar contra a candidatura própria do PSB. Para ele, Eduardo Campos “não tem estrada” e não possui “nenhuma proposta, nenhuma visão” do Brasil. A legenda tenta estancar a crise interna, mas as declarações do ex-ministro evidenciaram que não há unidade na legenda para trilhar um caminho dissidente contra a reeleição da presidenta Dilma. A mídia demotucana, que aposta na divisão do campo governista, não deve ter gostado desta polêmica legítima e democrática no PSB.

 

30 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Marcos Coimbra: A eleição de 2014 parece resolvida « Viomundo – O que você não vê na mídia

21/03/2013 - 12h56

[…] Altamiro Borges: Fogo amigo atinge Aécio e Eduardo […]

Responder

italo

06/03/2013 - 14h43

A midia demotucana ou PIG não faz muito barulho quando envolve crimes, delitos, prevaricação ou rachas em partidos amigos. A direita unida, tv, revista, impressos, à caminho da Presidência.

Responder

Urbano

02/03/2013 - 19h26

Bem que o multicara eduardo moita e o cambaleante aéreo never poderiam chegar a um acordo e formar uma chapa presidencial para concorrer em 2014, pois só assim a idéia de 2010 do “vote em um e leve dois” dos demos-tunganos se concretizaria.

Responder

Isidoro Guedes

02/03/2013 - 18h18

Rememorando Miguel Arraes (avô de Eduardo) os de cá (do lado esquerdo, democrático, popular e progressista) não tem que se preocupar com o desespero dos do lado de lá (o lado direito e anti-povo) temos que lutar “pela unidade do povo” para que o país continue a avançar (como diria Arraes) e para isolar cada vez mais os que querem um programa de regressão social (tal como o modelito neoliberal que está conduzindo a Europa ao caos e os jovens europeus a desesperança). Não queremos e nem precisamos disso por aqui.

Responder

Euller Elias

01/03/2013 - 16h15

Nunca na história desse país vimos um governos com tanta enganação! Propagandas distorcidas da realidade e ações maquiadas… tudo para o povo cair no espetáculo do crescimento do PT… Senador Aécio Neves, por favor.. ganhe esse eleição para endireitar nosso país!!!!

Responder

    Márcio Martins

    01/03/2013 - 23h11

    Valeu a tentativa, Euller! Tentei até rir, mas sua piada foi pouco inspirada. Tenta novamente, quem sabe uma hora, você acerta a “mão”.

    RicardãoCarioca

    02/03/2013 - 08h08

    Destruir o Brasil como ele fez com Minas? Você consumiu tanta propaganda distorcida da realidade produzida pelo governo do Never que chegou a conclusão que esse embriagado, boêmio, cheirador, galinha, mentiroso, elitista e sem habilitação é bom! Que piada…

    Morei em MG de 95 até 2006 e sei muito bem o que os governos do PSDB fizeram com aquele estado que carrego no coração.

Elizete Arruda

01/03/2013 - 16h12

Gente! Até parece! FHC falou em uma de suas palestras que não existe mais brigas e desacordos no PSDB! O partido sabe que tem que estar unido e coeso para 2014! Eu acredito que o senador Aécio Neves vai chegar com tudo para as eleições de 2014!

Responder

Marcos Coimbra: Analistas vendendo gato por lebre « Viomundo – O que você não vê na mídia

01/03/2013 - 14h29

[…] Altamiro Borges: Fogo amigo atinge Aécio e Eduardo […]

Responder

Eduardo Raio X

01/03/2013 - 11h17

Agora falar do playboy carioca Aecim Never, é fácil ele somente vai a MG ou Belô para sondar seu curral eleitoral, para dizer a verdade se perguntar para ele onde começa e termina Minas, é bem capaz de dizer na Savassi!

Responder

spin

01/03/2013 - 11h10

O blog do Nassif fora do ar, falta de liberdade de expressão só em Cuba, então tá! Foi só mostra os podres do Serra o trem pipocou
http://luisnassif.com/profiles/blogs/pagina-luisnassifonline

Responder

Eduardo Raio X

01/03/2013 - 11h02

Quem te viu quem te vê hem senhor Eduardo Campos quer dizer que a sua pessoa esconde um serrista dentro de si! Será você mais um traíra do povo!?!? Vai cair de braços para cima e de joelhos diante da elite racista, preconceituosa, separatista e excludente que odeia e tem pavor do povo, principalmente do nordeste??? GALO QUE ACOMPANHA PATO MORRE AFOGADO!

Responder

Marcelo de Matos

01/03/2013 - 09h58

O PSB colocou o governo numa sinuca de bico: querem emplacar o Eduardo Campos como vice de Dilma. Será que o PMDB aceita? Será que é só isso que eles querem? Qual será o pedido dos irmãos Gomes?

Responder

    carmen silvia

    02/03/2013 - 01h05

    Marcelo,a meu ver você matou a charada.

Marat

28/02/2013 - 23h02

Texto muito interessante.
Primeiro, nao podemos negar que Aloysio é inteligente e articulado, características que o colocam como um bom cabo eleitoral para o Serra. Parece que ficou para o Senador o papel de “atacante” contra os adversários políticos (dificilmente os caciques do PSDB não dão boas cortadas às bolas alçadas pela imprensa aliada…), e, por tabela, ficou também com o cabo eleitoral, ou melhor, com o Senador, o papel de freio aos adversários internos de Serra, que é um político muito, digamos, hábil. Lembremos do caso Chalita… Portanto, Aécio, como diria um funcionário do PSDB, ou melhor, um jornalista do Estadão: “Pode parar, Governador, pode parar”… E é melhor a imprensa também decidir qual é seu candidato. Creio que as reuniões entre eles estejam plenas de ruídos!

Responder

Aline Nunes ENSA

28/02/2013 - 19h52

Os tucanos estão indecisos porque desde que Lula foi eleito presidente do Brasil, o país tornou-se realmente para todos o que antes não acontecia, já que só os que tinha capital eram favorecidos no país. E essa confusão que os tucanos estão vivendo é devido ao bom governo do PT no Brasil.

Responder

Jotage

28/02/2013 - 17h29

O psdb mostra que é um partido muito unido em busca dos objetivos. O difícil é acertar por antecipação a repartição do butim.

Responder

tiagoPT

28/02/2013 - 17h23

O Miro é um excelente analista…mas dizer que o PSB não está unido em torno de Campos é mentira!!!

o Ciro é dissidente porque foi boicotado em 2010…porém o PT e LULA sempre quiseram que ele fosse o vice de Dilma!!

Responder

sandro

28/02/2013 - 16h59

No final vão todos cair na rede….dá Marina.

Responder

    Francisco Antonio da Silva

    28/02/2013 - 18h22

    Rede $ustentação da grana pigal.

    RicardãoCarioca

    01/03/2013 - 14h57

    Quantos centésimos de segundo de horário eleitoral o partido da bláblárina terá, para atrair o interesse dos demais partidos viáveis?

Alexandre Aguiar

28/02/2013 - 16h04

Bom quando os meninos da direita começam a mexer com seus brinquedinhos antes da hora. Quebram antes e no dia do aniversário ficarão chupando o dedo.

Responder

    Willian

    28/02/2013 - 18h39

    Eduardo Campos já de direita também?

    Abel

    28/02/2013 - 20h56

    Não, é liberal. É que no Brasil traduzem liberal como “de direita” ;)

Acácio

28/02/2013 - 15h18

O governador Eduardo Campos deveria cuidar da sua casa, o estado de Pernambuco, onde a COMPESA, empresa estadual de água e esgoto, não resolve nada. Grandes cidades do estado estão com brutal racionamento e a empresa, incompetente como é, não encontra solução.
Governador, Pernambuco não é só SUAPE, Copa do Mundo e outros grandes projetos de crescimento econômico. Pernambuco é principalmente o seu povo, que não tem segurança (vejam assaltos/arrombamentos a bancos), falta de água também nas cidades, transporte que não vale nada e por aí vai.

Responder

Manoel Teixeira

28/02/2013 - 13h00

Lula, mais uma vez, dá uma aula de política. De forma brilhante, fez com que o PSDB começasse a brigar hoje.
Ao antecipar o debate o presidente deixa Dilma livre, leve e solta e faz a oposição correr atrás do prejuízo.

Responder

Julio Silveira

28/02/2013 - 11h15

Essa disputa entre Aécio e Eduardo, é bem a cara do Brasil. É o direito de ser e ter por DNA. É o império se disfarçando de democrático.

Responder

Julio Cesar Montenegro

28/02/2013 - 09h44

o problema no ninho tucano
é que desde 1500 os brancos eurocêntricos cristãos
estavam desacostumados a entrar pelo cano
depois que o trabalhismo de getúlio ganhou
dos democratas sob eterna vigilância do golpista brigadeiro
as (nem sempre)democráticas eleições foram barradas em 1964
desmoralizada a dita branda
da globo apadrinhada
e da folha das kombis incendiadas
mexerem dinheiro espadas fuzis
pradiar DIRETAS JÁ!
e com a morte de tancredo
sarney saiu da ditadura pra LÁ
depois inventaram o supercollorido marajá
que foi defenestrado
e ficou o itamar que quis dar lugar pro fhc
que levou duas eleições
pra se desmoralizar
aí chegou o nordestino sem diploma
ou lingua estrangeira pratrapalhar
mostrando aos ‘ignorantes’
que também podiam chegar LÁ
foi quando a CASAGRANDE
começou a desmoronar
tanto que agora
luta menos pra ganhar
& sisforça mais pra DERRUBAR

Responder

    MarcIo

    28/02/2013 - 21h28

    SHOW!!!!!!

Agostinho José Soares

28/02/2013 - 02h11

Na roça, local sempre de muita sabedoria, se diz que terreiro que tem dois galos e poucas, galinhas não sai ovo galado.

Responder

Deixe uma resposta