Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Você escreve Utilidades

Ahmadinejad: "A era dos armamentos acabou"

Atualizado em 24 de novembro de 2009 às 20:36 | Publicado em 24 de novembro de 2009 às 18:34

Para Ahmadinejad, época do armamento nuclear acabou e começa a era do pensamento

Ivanir José Bortot e Lincon Macario
Repórteres da Agência Brasil e da TV Brasil

Brasília - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que a era dos armamentos nucleares acabou. Segundo ele, se tais armamentos fossem úteis, estariam sendo usados pelos americanos, israelense e russos.

"Começou a era da humanidade, do pensamento: o poder dos povos é o pensamento, e não os armamentos nucleares”, disse Ahmadinejad, em entrevista à TV Brasil e à Agência Brasil na suíte presidencial de um hotel de Brasília, antes de deixar o país.

Ele informou que o Irã vai continuar suas pesquisas sobre enriquecimento de urânio e que pretende comprar o combustível pronto de outros países para uso na indústria de remédios, em um gesto de boa vontade. Disse também que espera do Brasil uma cooperação, na área nuclear, naquilo que seja semelhante, sem que isso signifique alterações de visão sobre os objetivos de cada país.

“Certamente a democracia no Brasil e no Irã é mais avançada quando comparada com o resto [do mundo”, afirmou Ahmadinejad. Para ele, o Brasil é uma espécie de modelo de democracia. "Nos lugares em que o dinheiro define a participação [no governo], onde está o lugar do povo?", indagou, referindo-se ao processo eleitoral nos Estados Unidos. Ele defendeu, porém, a restrição existente no sistema iraniano, em que apenas algumas religiões, ditas "divinas", podem participar da política.

Veja a seguir a integra da entrevista, que será exibida hoje, às 21h, no programa Repórter Brasil, da TV Brasil:

Empresa Brasil de Comunicação (EBC): Presidente Mahmoud Ahmadinejad, no seu longo encontro reservado com o presidente Lula, o que foi tratado?

Mahmoud Ahmadinejad: Em nome de Deus, o clemente, o misericordioso, eu apresento as minhas saudações ao povo brasileiro: um povo culto, um povo simpático, um povo muito amável. É muito natural que, quando dois grandes países conversam, essa conversa seja longa. Nós fizemos uma revisão sobre nossas relações bilaterais e os campos livres em que podemos buscar novos entendimentos. Fizemos uma avaliação sobre a conjuntura mundial e também nos perguntamos sobre os esforços que podemos fazer para a paz mundial. Concordamos que tanto a minha visita como a do presidente Lula ao Irã, em 2010, poderá fortalecer as nossas relações bilaterais.

EBC: O que ficou decidido sobre a atuação dos dois países nos conflitos do Oriente Médio?

Ahmadinejad: As causas dos conflitos do Oriente Médio constituem uma das questões mais complexas do mundo. Temos que identificar as raízes e assim tratá-las. Vamos continuar nossas conversas com o presidente Lula nesse sentido. E espero que, baseados na Justiça, possamos chegar a uma solução, porque o presidente Lula deseja Justiça e nós, também. Pode ser que nossas informações sejam diferentes e até nossas atitudes e nossos comportamentos. Se intercambiamos nossas opiniões e ideias, pode ser que isso coincida e criaremos uma opinião. Estou muito “esperançado” e espero que Deus ajude nisso.

EBC: Com o conjunto dos acordos assinados hoje o que vai representar em termos de balança comercial entre Brasil e Irã?

Ahmadinejad: O Produto Interno Bruto (PIB) iraniano é da ordem de US$ 800 bilhões (paridade de poder de compra), isso num momento em que os preços no país estão muito baixos em termos internacionais. É muito natural que as relações entre os dois países sejam feitas em torno do desenvolvimento econômico – nós temos potencialidades e também necessidades. E  Brasil, o mesmo. Podemos trabalhar em um sistema de complementaridade na atividade produtiva e comercial para que os dois países se desenvolvam economicamente com mais aceleração.

EBC: O presidente Lula conseguiu mudar a sua visão sobre a questão nuclear?

Ahmadinejad: Será que ele queria fazer isso?

ABr: Havia uma expectativa de que o Brasil e o Irã poderiam estabelecer um caminho comum na questão nuclear?

Ahmadinejad: O caminho comum não significa alteração das visões. Nós estamos caminhando por um caminho e isso quer dizer que também estamos fazendo cooperações naquilo que é semelhante entre os dois países.

EBC: O Irã assinou o tratado de não proliferação, e existe inclusive uma lei rigorosa religiosa que proíbe armas nucleares. Por que o resto do mundo tem dificuldade de acreditar no Irã?

Ahmadinejad: Não é o mundo, são alguns países que tem hostilidade conosco, eles querem monopolizar a energia nuclear. Até são contra o desenvolvimento do Brasil e também são contra o desenvolvimento do Irã. Inspecionaram atividades [nucleares] iranianas e foi divulgado pela Agência Internacional de Energia Nuclear que não houve desvio no programa nuclear iraniano.

EBC: De onde vêm os fundamentos das críticas?

Ahmadinejad: Aqueles que estão contra o Irã não são pessoas que estão contra os armamentos nucleares; porque eles têm. Se alguém está contra um ato ilegal, inaceitável, em primeiro lugar, não tem que fazer isso. Como eles estão praticando isso e querem que outros não pratiquem? Nós pensamos que a era dos armamentos nucleares já chegou ao fim. Se esses armamentos nucleares fossem úteis, teriam ajudado a União Soviética e também o governo norte-americano a vencer no Afeganistão e no Iraque. O regime ocupacionista de Israel também poderia ganhar algo em Gaza. Sabemos que isso não ajuda. Tanto pelos regulamentos como pelos pensamentos sobre o uso desses armamentos. Pela religião, é proibido, e no pensamento lógico isso também não funciona. Nós achamos que aqueles que estão à procura de armamentos nucleares são pessoas politicamente atrasadas. A era dos armamentos já acabou. Começou a era da humanidade, do pensamento: o poder dos povos é o pensamento e não os armamentos nucleares.

EBC: O Irã vai continuar sua experiência com enriquecimento de urânio ou vai comprar no exterior o urânio enriquecido de que precisa?

Ahmadinejad: Continuamos o enriquecimentos de urânio para combustível em nossas usinas. O que nós queremos comprar é combustível para um reator que ajuda na produção de medicamentos. Nós propomos isso para que se desenvolva a cooperação em nível internacional. E deixamos uma oportunidade para que aqueles que estavam contra o Irã possam estabelecer uma cooperação com o programa nuclear iraniano.

EBC: Há uma minoria judia no Irã que relata ser muito bem tratada, acolhida, respeitada pelos iranianos, mas há outras minorias que enfrentam certas dificuldades, como, por exemplo, 18 líderes Baha'is presos recentemente e outras pequenas minorias que reclamam por direitos humanos. O Irã, que sofreu com o autoritarismo de outros países, pode se permitir condições autoritárias para parte de sua população?

Ahmadinejad: Pela Constituição iraniana, todas as religiões divinas são livres para praticar suas tradições, como judeus, cristãos, muçulmanos.  Essas religiões podem praticar seus costumes e cultos e ter representação no governo e no Parlamento. A nossa Constituição não considera Baha'is como religião. Não é uma religião, é um grupo político e, por isso, não é reconhecido pela Constituição. No Irã, na convivência pessoal, eles (Baha'is) estão livres, mas não podem estar presentes na governança do país ou ter um centro para seus cultos. Isso é lei.

EBC: Essa resposta provocou uma dúvida: O que é democracia para o senhor?

Ahmadinejad: Hoje democracia tem mais de 50 aspectos diferentes. Um conceito e uma definição, por exemplo, é o governo do povo para o povo. E os meios para atingir isso são diferentes, mas só sabemos que o grau de democracia no Irã é muito alto. Cerca de 70% das pessoas participaram das eleições, isso mostra alta participação e alta liberdade, podemos dizer. É que no Irã não existe obrigatoriedade de voto nas eleições. Isso acontece em plena liberdade. Os candidatos também estão livres para expressar suas ideias, uma liberdade plena, em todas as instituições do Irã.

EBC: E qual é o melhor exemplo?

Ahmadinejad: Nós achamos que a democracia que terá sucesso é a que for baseada em aspectos bons. A democracia que está sustentada no domínio do poder e da riqueza, essa não é democracia. Basta olhar para Estados Unidos – são dois partidos que participam. Será que toda a população americana se divide entre esses dois partidos? E eles estão obrigados a votar nesses dois grupos, não têm outra opção. Porque tanto a mídia quanto a riqueza estão nas mãos desses grupos, se aparece um independente, certamente não vai ganhar, porque o sistema eleitoral lá é muito custoso. Quem pode ganhar é o que gasta muito, milhares... E o resto da população? Qual é a sua posição? E na Europa também é o mesmo. Só dois partidos que normalmente ganham mais votos. Certamente a democracia aqui no Brasil e no Irã é mais avançada quando comparada com o resto do mundo.

EBC:  O senhor acha que democracia do Brasil pode servir de modelo?

Ahmadinejad: Acho. Acho que existe liberdade no Brasil, existem muitos partido,s e o poder não está dividido em grupos específicos. Nos Estados Unidos, o poder durante os últimos 100 anos está dividido entre dois partidos apenas. Como isso pode acontecer? Isso quer dizer que a democracia lá é muito limitada, mas, no Irã, até as pessoas independentes, sem filiação partidária, podem participar das eleições. O dinheiro não é definição para participação. Mas nos lugares em que o dinheiro define a participação, onde está o lugar do povo? Desejamos que chegue um dia em que possamos aplicar a vontade dos povos. Desejo mais uma vez prosperidade e desenvolvimento para a nação brasileira e para todas as nações.


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Leo (03/12/2009 - 14:38)
Afinal, de onde surge fanatismo? fanático é aquele que defende seus principios e valores, tem a sua opinião formada ou é aquele que naão tem opinião própria, os valores que defende são aqueles que lhe são incutido? Está na hora do ocidente entender que existem "outros" e que eles hão de aparecer e serão percebidos como tal.
Há quem diz: "o mundo mudou e precisa mudar" passou o tempo de conservadorismo, a mudança é condição das coisas na época que vivemos.
uma abraço

Tiago Lima (27/11/2009 - 13:41)
É o que há de mais relevante para se dizer>>
Então para Ahmadinejad religiões que estão fora do padrão monoteísta (ou o que ele acredita que seja monoteísmo) não são divinas? Seriam diabólicas? Seja como for, seus seguidores devem ser tratados como cidadãos de segunda classe? Mas a Fé Bahá'í é monoteísta, mesmo se fosse o oposto também mereceria um lugar ao sol. É uma religião recente, criada na Pérsia do século XIX,como o espiritismo fundado por Allan Kardec na França. Naturalmente uma pergunta mais melindrosa a respeito da situação da mulher, dos homossexuais ou dissidentes políticos seria logo rechaçada como a de um maldito comparsa da PIG, do imperialismo ianque ou do sionismo querendo aparecer e desviar o foco da atenção a respeito de assuntos mais "relevantes".

Azaghal (26/11/2009 - 18:18)
Mas, complementando, todos os mulçumanos seriam hostis aos Bahá'í? Sei que o Egito criou, em 2006 dificuldades para os Bahá'ís conseguirem documentos como certidão de nascimento, atestado de óbito e carteira de identidade, arranjar emprego, estudar e demais acessos a serviços públicos.Entretanto não sei como está a situação atualmente.

Azaghal (26/11/2009 - 18:07)
"Vinícius Aires Staub (26/11/2009 - 17:00)
Quando o nego vira muçulmano, precisa jurar: "Não há deuses senão Deus e Maomé é o seu último profeta". A fé Baha´i defende que seu criador é o último de uma linhagem que vem de Buda até Jesus e Maomé e que ainda haverão outros profetas no futuro. Eis a heresia que dirige a ira dos islamitas conta o Baha´i."

De fato o islamismo é exclusivista, além do mais a religião não é separada do Estado, mas isso não significa que se deva criar exclusões e constrangimentos para aqueles que não compartilham a mesma fé (ou não possuem nenhuma). É necessária uma coexistência possível.

Vinícius Aires Staub (26/11/2009 - 17:00)
Quando o nego vira muçulmano, precisa jurar: "Não há deuses senão Deus e Maomé é o seu último profeta". A fé Baha´i defende que seu criador é o último de uma linhagem que vem de Buda até Jesus e Maomé e que ainda haverão outros profetas no futuro. Eis a heresia que dirige a ira dos islamitas conta o Baha´i.

Pedrinho (26/11/2009 - 14:46)
José Espare (25/11/2009 - 22:20)
A democracia no Irã está longe de ser perfeita. O que consola um pouco é saber que ela é muito melhor do que a etnocracia racista que existe em Israel e a plutocracia dos Estados Unidos. Por isso, é muito cômico ver defensores do sionismo e do imperialismo botando a boca no trombone pela falta de liberdade no Irã. Que bom seria se em Israel e nos Estados Unidos houvesse pelo menos o mesmo nível de liberdade que há no Irã. Acho que nem os palestinos estariam lutando contra Israel. "

HAHAHAHA. Só se for a perfeição da cabeça de um comunista cego.

Pedrinho (26/11/2009 - 14:45)
euheim (26/11/2009 - 08:49)
E na Inglaterra como é o sistema de saude?
O cientista Stephen Hawkings disse que so esta vivo graças ao sistema publico de saude inglês. "

Na Inglaterra, toda pessoa física paga 15% de impostos apenas à saúde. existem clínicas particulares, mas estas recebem do governo pelas consultas prestadas. Remédios, quando receitados pelo médico, são gratuitos.

euheim (26/11/2009 - 08:49)
E na Inglaterra como é o sistema de saude?
O cientista Stephen Hawkings disse que so esta vivo graças ao sistema publico de saude inglês.

. (26/11/2009 - 08:45)
Obama é laranja de branco amarelo.
60 milhões para um pais IMPERIO, O MAIS RICO DO MUNDO, é DEMAIS!

José Espare (25/11/2009 - 22:20)
A democracia no Irã está longe de ser perfeita. O que consola um pouco é saber que ela é muito melhor do que a etnocracia racista que existe em Israel e a plutocracia dos Estados Unidos. Por isso, é muito cômico ver defensores do sionismo e do imperialismo botando a boca no trombone pela falta de liberdade no Irã. Que bom seria se em Israel e nos Estados Unidos houvesse pelo menos o mesmo nível de liberdade que há no Irã. Acho que nem os palestinos estariam lutando contra Israel.

Pedrinho (25/11/2009 - 21:59)
Que democracia é essa? (24/11/2009 - 21:48)
No país que se diz o mais DEMOCRÁTICO do mundo, na politica, ou se é branco rico(REPUBLICANO) ou se é branco amarelado rico(DEMOCRATA). E desde que se tenha dinheiro para ser...Os pretos, vermelhos, amarelos, azuis não têm direito de ser...
No país que se diz o mais democratico do mundo, se elege um presidente por MINORIA DO VOTO e se admite uma FRAUDE eleitoral para empossar esse governo...
No país que se diz o mais democractico do mundo 40% do povo não possuem assistencia medico, hopitalar e morrem a mingua porque não têm dinheiro para pagar plano de saude..."

O Obama é branco ou amarelo?

40 milhoes de 300 milhoes são 40% aonde?

Azaghal (25/11/2009 - 19:41)
Então para Ahmadinejad religiões que estão fora do padrão monoteísta (ou o que ele acredita que seja monoteísmo) não são divinas? Seriam diabólicas? Seja como for, seus seguidores devem ser tratados como cidadãos de segunda classe? Mas a Fé Bahá'í é monoteísta, mesmo se fosse o oposto também mereceria um lugar ao sol. É uma religião recente, criada na Pérsia do século XIX,como o espiritismo fundado por Allan Kardec na França. Naturalmente uma pergunta mais melindrosa a respeito da situação da mulher, dos homossexuais ou dissidentes políticos seria logo rechaçada como a de um maldito comparsa da PIG, do imperialismo ianque ou do sionismo querendo aparecer e desviar o foco da atenção a respeito de assuntos mais "relevantes".

Marduk (25/11/2009 - 19:20)
Não Maria Dirce (24/11/2009 - 19:34), o que eles querem é nos converter à única religião verdadeira: o islã fundamentalista / integrista, cerceando a liberdade das mulheres, apedrejando adúlteras em praça pública, enforcando homossexuais, cobrando tributos para que as minorias tenham o direito / ou misericórdia de continuar vivendo fisicamente e por aí vai...

Athos (25/11/2009 - 16:12)
Excelente entrevista.

Bom saber o que pensa o líder da maior democracia do oriente médio.

LEONIDAS (25/11/2009 - 15:09)
Leider
Grato pela atenção
Mas vê se nao sai do assunto, rs
Parece criança que nao tem o que dizer é começa a ficar birrenta...rs
Admito nao primo no digitar e vai as vezes do jeito que falo ou vem acabeça no primeiro momento.
acho que errar todo mndo erra principalmento se vc digita no trampo numa minuscula janela...rs
mas normal
alias espero que vc escreva melhor do que pensa rs
pois sua visão das coisas é muito embaralhada
como todo mundo que é tolo mas gosta de se dizer de esquerda por achar moderno sei lá
vc generaliza qualquer assunto para tentar defender absurdos.
Mas repito sua atenção e preocupação comigo me emociona.rs
Bjos me liga...kkkkkkkkkkkkkk

Luiz Paulo - Vitória/ES (25/11/2009 - 13:29)
Não adianta, o Ubaldo é fundamentalista e com esses não há diálogo. Características que critica nos seus opositores, fácil assim. Com gente desse nível não dá para dialogar, portanto me calo diante dessa porta de preconceito e burrice.

leonidas (25/11/2009 - 13:29)
Bia
Ja que pelo visto sua mente é incapaz de fazer a distinção entre contextos eu vou desenhar pra vc.
No Irã as mulheres e os homossexuais são coagidos e se for o caso mortos com amparo legal, ou seja institucional.
Ao passo que aqui o estado nao apoia e coibi atos assim.
Percebe a diferença ou ainda é muito complexo pra vc?
Afff tem gente que abusa do direito de ser ignorante.
querem monopoliza-lo...rs

Leider Lincoln (25/11/2009 - 13:13)
leonidas: "esses lunatico me faz rir"?
Tomara que sua capacidade de análise seja melhor do que a sua habilidade em escrever no idioma português, não é mesmo? Senão poderemos pensar, e muito justamente, que você não tem habilidades nem qualificações intelectuais para opinar, de modo tão peremptório, sobre um povo e um dirigente estrangeiros...
De toda forma, ele não veio aqui com o intuito de nos converter ao Islã, nem de _ao contrário dos dirigentes dos Estados Unidos, muito amiúde_ no vender seus princípios como se fossem os únicos aceitáveis. O nível agora é o do respeito, compreende isso?
Azenha, fica uma sugestão: crie o quadro "você desenha", para que possamos explicar as coisas de forma que todos tenham a possibilidade de compreender o que aqui se discute e que ninguém faça, neste sítio, o triste papel de um elefante ensandecido em uma loja de cristais...

Renato (25/11/2009 - 12:41)
Khadaffi, não é o presidente Libio, cujo o país reconheceu que derrubou um avião da Panam em uma cidade da Escócia? E teve que pagar indenização? Que modelo de um democrata, ótimo.

Renato (25/11/2009 - 12:40)
Deixa eu perguntar para a esquerda.
Você mora na sua casa, onde tem a esposa e quatros filhos (Dois meninos e Duas meninas). A tua esposa tem o rendimento dela maior do que o seu, portanto Trabalha. Um dos filhos é homosexual assumido. E uma das meninas é lesbica assumida. E você aceita a diferença, e todos vivendo uma maneira democrática em relação aos assuntos da casa. Agora, você aceitaria conviver com um vizinho que não aceita e não pratica o seu modo de vida, pois para ele a esposa tem que ficar em casa. Filhos homossexuais é motivo para mata-los?
Resposta Renato: Eu mudaria de casa.

Martin (25/11/2009 - 12:11)
EXCELENTE "conversa" entre Jô Soares e Wlllian Waack/Programa do Jô/noite de ontem (terça-feira, 24/11/2009) sobre detalhes da entrevista exclusiva daquele jornalista/âncora/Jornal Globo com o líder político iraniano Ahmadinejad !!!

Willian Waack estava LÁ em 1979 quando da Revolução Iranaina e tomada da embaixada americana em Teerã...

Claro que Willian é bem mandado p/ Ali Kamel e segue a doutrina...Mas VALE ASSISTIR !!!...Qdo estiver disponível na WEB !

Att.

Martin

bia (25/11/2009 - 11:35)
As mulheres no Brasil são SUPER BEM TRATADAS, não é por acaso a LEI MARIA DA PENHA.
Já os HMOSSEXUAIS não têm o que reclamar, ou têm? com a palavra ubaldo, dvorak, sagarana e cia.

www.guilhermescalzilli.blogspot.com (25/11/2009 - 11:06)
O pretexto Ahmadinejad

A camada mais visível das críticas à visita do presidente iraniano remonta à política de "fatos consumados" financiada por Israel junto aos meios de comunicação internacionais. Resumindo, trata-se de utilizar o Holocausto como salvo-conduto para as pretensões expansionistas do governo israelense.
No substrato dessa novela muito reprisada, esconde-se o atribulado contexto geopolítico americano, talvez no momento mais delicado desde as redemocratizações nacionais. Não há qualquer coincidência, muito menos condenação possível, no fato de os interesses estadunidenses serem contrariados quando o governo Obama permite um golpe de Estado no continente e instala bases militares para policiá-lo.
O discurso dos direitos humanos serve a conveniências hipócritas. Se observado o sofrimento das minorias e de inocentes, nenhum governante do planeta seria recebido em qualquer país. Transformar diplomacia em panfletagem étnica esconde interesses que, estes sim, podem levar a consequências muito desastrosas.

Robson Luís (25/11/2009 - 10:52)
Klaus (25/11/2009 - 08:40)

Desculpe,Robson Luís, mas é paranoia sua achar que o governo Lula trata tão mal as mulheres e os homossexuais como o governo iraniano. Pode-se dizer qq coisa deste governo, menos que ele não se preocupra com as minorias. Aqui o tratamento é mil vezes melhor que no Irã.


Não se faça de desentendido... Não estave me referindo a políticas governamentais. É muita hipocrisia querer achar que a cultura do mundo ocidental trata melhor as minorias do que a do mundo islâmico.

Fabio Passos (25/11/2009 - 10:26)
Soube que o PIG tentou demonizar Ahmadinejad com uma cobertura que foi um completo lixo. Nenhuma surpresa.

A mídia-lixo-corporativa - rede globo / quadrilha veja / estadão / fsp - são ponta de lança dos interesses ianques no Brasil.

Basta ler a entrevista acima para perceber que trata-se de um líder que precisa ser respeitado.

O "crime" que o Irã comete é o de não se curvar diante da asquerosa ditadura ianque.

E Ahmadinejad foi no ponto certo: os eua não são democracia coisa nenhuma.

Qual o exemplo de democracia dos ianques?
O Iraque. Um genocídio com mais de 1.000.000 de mortos.

Estes malditos "comedores de hamburguer" que peguem todo seu dinheiro e suas armas... e introduzam no próprio...

Tomudjin (25/11/2009 - 10:04)
Os EUA precisam de guerra para vender as suas armas.
Até o Discovery e o National Geografic precisam dessas guerras, pois diariamente vemos documentários dessas redes de tv exaltando a tecnologia americana de seus Submarinos, Porta-aviões, Caças.. etc.
É a industria do armamento que gera milhares de empregos naquele país, sejam eles diretos ou indiretos. O que importa mesmo é que haja sempre uma Hiroshima de plantão, que os sirva de laboratório.

leonidas (25/11/2009 - 09:56)
esses lunatico me faz rir, quando diz apreciar o povo brasileiro.rs
Na concepção dele nos somos um bando de infiéis passiveis de serem condenados a morte por profanar as palavras do " profeta ".
95% das mulheres brasileiras seriam presas e agredidad no Irã por serem prostitudas no entender deles...rs

Klaus (25/11/2009 - 08:40)
Robson Luís (24/11/2009 - 21:51)
Klaus (24/11/2009)
"Parabéns Emilia, vc está certa. Pesquise como as mulheres são tratadas no Irã. E como são tratados os homossexuais. E também as minorias. Vai fundo, a informação está aí a disposição."

E como é que os referidos são tratados por aqui, mesmo?

Desculpe,Robson Luís, mas é paranoia sua achar que o governo Lula trata tão mal as mulheres e os homossexuais como o governo iraniano. Pode-se dizer qq coisa deste governo, menos que ele não se preocupra com as minorias. Aqui o tratamento é mil vezes melhor que no Irã.


Klaus (25/11/2009 - 08:36)
jade (24/11/2009 - 22:31)
Ahmadinejad, o novo lider da esquerda burra!!!

Jade, vc está errada. No Irã esquerdista fica quietinho, senão leva bala na cabeça. Assim como os homossexuais, mulheres e algumas minorias religiosas. Na verdade, Ahmadinejad é apenas o líder do anti-americanismo. Ele não tem nada de esquerda.

euheim (25/11/2009 - 07:04)
Ahmadinejad tem que ser INTELIGENTE e pegar ISRAEL e USA no contrapé mostrando a HIPOCRISIA dos argumentos do IMPERIO. País que possue o MAIOR ARSENAL DE BOMBA ATOMICA DO MUNDO e que já usou DUAS em cidades com grande população não pode querer impor regras para quem não possui nem uma BOMBINHA. O DISCURSO DEVE SER PELA EXTINÇÃO TOTAL DO ARSENAL ATOMICO NO MUNDO. Ou ninguem tem, ou TODOS têm.

É O PETRÓLEO, ESTUPIDO!!! (25/11/2009 - 06:59)
Acima de qualquer outro motivo, Chaves e Ahmadinejad são lideres de países produtores de PETROLEO.

Leider Lincoln (25/11/2009 - 06:49)
Robson Luís, você deixou o filisteuzinho tedesco nu! Meus mais sinceros parabéns!

Leider Lincoln (25/11/2009 - 06:47)
Jade, há um novo líder da direita inteligente? Quem seria, o Avigdor Lieberman? Ou o Berlusconi? Aliás, há um dirigente da direita inteligente, que não seja ou golpista (Micheletti), ou entreguista (García e Uribe), ou etnicida (o pessoalzão do Likud) ou não comprometido com profundos interesses empresariais (Sarkozy)?

Roberto Locatelli - São Paulo (25/11/2009 - 05:13)
Respeitosamente discordo de Ahmadinejad.

Acho que o Brasil deve, sim, ter a bomba.

Eli Velloso (25/11/2009 - 04:56)
Ora, se Obama pode encontrar-se com Hu Jintao, o líder supremo de uma república popular que de república e popular tem quase nada, por que Lula não pode se encontrar com Mahmoud Ahmadinejad?

E os ataques israelenses com bomba de fósforo contra palestinos?

E o holocausto católico na idade média (será que um dia se concederá a Hitler, ainda que de maneira póstuma, o mesmo poder que o mundo hoje concede a um papa)?

E o holocausto contra os ameríndios, contra os negros extirpados da África para forjarem com sangue, suor e lágrimas a democraticíssima civilização européia, nos moldes nos quais a conhecemos hoje?

E o sangue das dezenas de milhares de afegãos mortos pelo Exército Vermelho, quem há de pagar a conta?

E quem entre os cristãos americanos há de rezar pela alma de Sadam Hussein, este que outrora lhes foi tão útil contra os xiitas do Irã?

E quando se deu o congresso para se estabelecer o que é o mal e o que é o bem e quem está de qual lado?

Até onde eu sei, o que existe é o Congresso Internacional do Medo, como bem nos relatou Drummond:

"...não cantaremos o ódio, porque este não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro..."

Entendeu? É o medo, estúpido!

O resto é cinema...

Elizeu de Lima (25/11/2009 - 04:07)
Esse Mahmoud Ahmadinejad não é nada confiável, acreditem! Mas no cenário político mundial quem o é?

Não dá pra levar a sério um regime teocrático em pleno século XXI. Ainda mais quando há um infindo de crenças e ritos espalhados pelo mundo e um apelo geral pela liberdade e pelo respeito aos direitos individuais.

Da mesma forma que não dá pra legitimar o modelo de estado da China, da Arábia Saudita e (principalmente) dos EUA, por exemplo!

Um país que interfere sordidamente me relações políticas alheias, que infama as resoluções da ONU, distorce fatos e cria guerras ao seu bel-prazer não é um exemplo de democracia a ser seguido!

A política externa dos EUA continua igualzinha à de 60 anos atrás, os interesses são os mesmos. Eles só ficaram menos poderosos, o que não significa menos influentes.

Não se pode deixar levar por tudo o que a mídia diz. Esta tem seus propósitos já bem definidos. O seu interesse é antagônico ao nosso, o povo.

E a democracia, a liberdade e a paz são princípios sublimes demais para servirem de meras bandeiras à facção A ou à B, e ainda por cima numa guerra onde se sabe que o objetivo não é nem a democracia nem a liberdade, muito menos a paz. Mas mais poder, poder de doutrinação, de persuasão e de perpetuação de domínio.

Além do mais, quem concedeu aos EUA, à China, à França, à Rússia, à Inglaterra e a outros países mais o direito de explorarem ao máximo a energia nuclear, inclusive na construção de bombas atômicas?

Jair de Souza (24/11/2009 - 23:57)
O imperialismo tem dois inimigos mortais na atualidade: um é o líder da Revolução Bolivariana, o outro é Ahmadinejad. E por que são eles os alvos principais do imperialismo? É fácil entender. Foi Hugo Chávez quem virou a mesa da brincadeira do imperialismo quando eles já pensavam que não tinha mais pra ninguém (Lembram-se de Fukuyama e o fim da história?). Antes da chegada de Hugo Chávez ao governo da Venezuela o neoliberalismo reinava absoluto em toda a América Latina (FHC no Brasil, Menem, na Argentina, Fujimori, no Peru, Salinas Gortari, no México, e por aí vai...) Todo o patrimônio público de nossos países estava sendo entregue de mãos beijadas às empresas multinacionais (garantindo-se a comissão "em off" para a tucanalhada daqui e seus similares nos demais países, claro). Y en eso llegó Hugo Chávez... Lá no Irã, o imperialismo viu ruir o regime de seu protegido, o Xá Reza Pahlevi, e o poder ser assumido pela cúpula clerical xiita. O imperialismo tratou de castigar o Irã por sua ousadia em depor um governante escolhido e imposto pelos EUA. Para tal, armou e instigou ao máximo as forças de um, para o momento, grande aliado e serviçal: Saddam Hussein. Mas, não funcionou, o Irã resistiu.
Depois de décadas sob o domínio total do clero xiita, o povo escolheu, pela primeira vez, um líder não vinculado ao clero e, para piorar as coisas para o imperialismo, com propostas de dar atenção prioritária às necessidades dos mais pobres. Se já não bastasse isso, ao assumir o governo, Ahmadinejad resolveu cumprir com suas promessas de campanha: atender em primeiro lugar a população mais carente. Não dava mais para tolerar isso. Nem o imperialismo, nem seu principal vassalo na região (Israel) poderiam continuar tolerando tanta insubordinação. Foi assim que Chávez e Ahmadinejad passaram a ser os demônios que perturbam o doce sonho do imperialismo e de seus vassalos.
Para combater esses dois, era preciso botar pra funcionar todo seu poder de fogo, real e midiático. Além da mídia corporativa, que está quase totalmente a serviço dos interesses do imperialismo e dos de seus vassalos, eles dispõem também de suas estruturas paralelas para atuar nos poucos espaços que não estão sob seu domínio (blogs como este). É para isto que servem órgãos como o já mencionado "Projeto Anne Franke". Os caras estão aí pra cumprir uma missão, por isso nunca vão dar descanso. Mas, quem quer que tenha imaginado que lutar contra o imperialismo e seus vassalos seria brincadeira deve ter clareza de que a verdade está longe disto. Por isso, devemos estar preparados, uma vez que, à medida que a briga vá se esquentando, o imperialismo e seus vassalos tratarão de desfechar golpes cada vez mais violentos. O criminoso de guerra Shimon Peres acaba de dizer que Chávez e Ahmadinejad não sobreviverão por muito tempo. A gente sabe o que eles querem dizer com isto.

Marko (24/11/2009 - 23:42)
Irã não é democracia, é Teocracia.
Israel não é democracia, é Etnocracia.

Simples assim, sem enrolações...

jade (24/11/2009 - 22:31)
Ahmadinejad, o novo lider da esquerda burra!!!

so queria etender (24/11/2009 - 22:18)
Por que so a RUSSIA, USA, FRANÇA, INDIA, ISRAEL, PAQUISTÃO podem ter BOMBA ATOMICA?
Qual o UNICO país possuidor da bomba atomica que a usou contra cidades populosas? Quem garante que não usará novamente?

Luciano Prado (24/11/2009 - 22:15)
"O que nós queremos comprar é combustível para um reator que ajuda na produção de medicamentos"

Não entendi. Alguém pode me explicar melhor? Azenha?

Marcelo José Gonçalves (24/11/2009 - 22:14)
Pra rir um pouco. Vejam esse video: http://www.youtube.com/watch?v=3pOEFEfTaEk

Pr favor, não é vírus!!

Robson Luís (24/11/2009 - 21:51)
Klaus (24/11/2009)
"Parabéns Emilia, vc está certa. Pesquise como as mulheres são tratadas no Irã. E como são tratados os homossexuais. E também as minorias. Vai fundo, a informação está aí a disposição."

E como é que os referidos são tratados por aqui, mesmo?

Que democracia é essa? (24/11/2009 - 21:48)
No país que se diz o mais DEMOCRÁTICO do mundo, na politica, ou se é branco rico(REPUBLICANO) ou se é branco amarelado rico(DEMOCRATA). E desde que se tenha dinheiro para ser...Os pretos, vermelhos, amarelos, azuis não têm direito de ser...
No país que se diz o mais democratico do mundo, se elege um presidente por MINORIA DO VOTO e se admite uma FRAUDE eleitoral para empossar esse governo...
No país que se diz o mais democractico do mundo 40% do povo não possuem assistencia medico, hopitalar e morrem a mingua porque não têm dinheiro para pagar plano de saude...

Artur (24/11/2009 - 21:39)
Se acabou... o que farão os judeus ? Seus fuzis, mísseis e balas não servirão para mais nada.
Falirão. Que paz para o Rio de Janeiro.
Até onde se investigou, o massacre no Iraque foi em parte para desovar as armas e balas que estavam armazenadas há anos nos porões do exército americano.
Muitas já estavam com a data de validade vencendo.
E então ? Resolveu-se matar pessoas. Muitas inocentes.
Aumenta-se o ódio.
De certa forma a crise americana é uma resposta da humanidade aos seus produtos. BOICOTE chama-se isso.
Quando a guerra começou no Iraque, fui um dos que encheu murais com a sujestão de boicotarmos produtos americanos.
Assim pegaremos os judeus também, pois em seu país não produzem nada que não seja intolerância.
Eles só aprendem se for pelo bolso.
Ahmadinejad, faça uma boa viagem e volte logo.
No protesto haviam judeus, ciganos e gays em geral.
E o Obama ? Já ajoelhou-se. Já omitiu-se

Junior (24/11/2009 - 21:32)
Eu acho que as questoes religiosas daquele pai's devem ser analisadas internamente, se o cara persegue essa religia baha'i e' porque tem coisa por tras, se nao perseguiria judeus e cristaos coisa que eles nao fazem. E a questao da eleicao tem que levar em conta que as imagens que vimos de protestos e textos relatando o que acontecia vinham grande parte da grande imprensa golpista, tem que ter cuidado ao analisar. Quando a ditadura tomou conta os EUA nao falaram que aqui nao existia democracia, eles simplesmente viraram a vista dando gracas a Deus que os "comunistas" cai'ram.

É simples assim: (24/11/2009 - 21:32)
Não acabará nunca para quem LUCRA com os armamentos. E quem é dono da INDUSTRIA BELICA no mundo?
Os que são dono não têm interesse em acabar com a galinha dos ovos de ouro. Quanto mais guerra e mais conflito, MAIS LUCRO.

iguatemi (24/11/2009 - 20:40)
Milton Haiek
Diferente de voce, parece que o Ubaldo é mal informado e é chegado a uma propaganda neonazi.Êles , os nazis, podem tudo, os pretos, pobres e as putas, não podem nada a não ser dizer: sim sinhozinho!

julio Gomes (24/11/2009 - 20:32)
Se não fosse pela internet, estariamos ruminando as mentiras do PIG. Parabéns Azenha, PHA, RViana, Nassif.
Viva Lula, o maior dos presidentes!

José Batista (24/11/2009 - 20:27)
Mais uma vez Lula mostra sua força e sua personalidade. Mahmoud vem mostrando que é um político a frente de seu tempo. Muito bom para nós que recebamos a visita de homens do calibre intelectual de Ahmadinejad. Não subestimos a inteligência dos iranianos. Subestimar a inteligência e a soberania alheia é coisa que os EUA.

Maria Dirce (24/11/2009 - 20:18)
Concordo com Ubaldo que o lulismó é uma coisa e PT sera um partido extinto.jamais sera como é com Lula, que arrastou cadáveres e os ressuscitou com seu carisma e inteligencia.O mensalão mostrou os traíras do Pt que se achavam o máximo no partido, e depois de sairem ninguémmmmmmmmmmm sente falta deles.Não fazem a menor falta pro governo lula.Caíram no ostracisno que nem o FHC ta caindo.O povo não é burro sabe diferenciar caco de vidro de diamantes!!!!!!!!!!!!!

Leider Lincoln (24/11/2009 - 20:16)
Ubaldo, vá enterrar os seus, meu caro. Sabia que metade dos brasileiros não votaria de forma alguma em alguém que o Farol indicasse?
E outra, filisteu, você sabe o que significa alienação? Claro que não, não é mesmo? Te falta formação e nível intelectual... Já leu Marx, ou acha que basta "ouvir falar"? Mas acha que sabe de tudo, igual acha que está dizendo outra coisa que não besteira.
Você, em resumo, é ridículo. E é este o papel que você faz aqui!

Klaus (24/11/2009 - 20:08)
Emília (24/11/2009 - 19:59)
As pessoas deviam pesquisar mais, procurar mais e melhores informações antes de criticarem o Irã.

Hoje a boa informação está ao alcance de todos, desde que sinceramente interessados em saber e com vontade de aprender.


Parabéns Emilia, vc está certa. Pesquise como as mulheres são tratadas no Irã. E como são tratados os homossexuais. E também as minorias. Vai fundo, a informação está aí a disposição.

P.S. Este reporter da Rede Brasil devia jogar voley, como levanta uma bola...

Emília (24/11/2009 - 19:59)
As pessoas deviam pesquisar mais, procurar mais e melhores informações antes de criticarem o Irã.

Hoje a boa informação está ao alcance de todos, desde que sinceramente interessados em saber e com vontade de aprender.

http://infinitoaldoluiz.blogspot.com/ (24/11/2009 - 19:58)
Atenção caros comentaristas! No Irã democrático o voto não é obrigatório. 70% votaram a favor... Deu para entender?
Sinto muito, sou grato.

Ubaldo (24/11/2009 - 19:55)
Fico imaginando se fosse o FHC que fosse amigo desse ditador se os alienados petistas que aqui escrevem teriam essa mesma receptividade e reação. O lulismo é real. Só que tem data e hora para acabar.

(24/11/2009 - 19:52)
Anos e anos de politicas pro Israel ,intervenções militares ,e o que resultou em tudo isso ? mais odio contra o ocidente , a criação do Hamas ,Osama e inumeros grupos radicais espalhados pelo mundo . As torres , atentados em Londres ,Madri,são consequencias destas politicas. Tratemos de salvar vidas ,apaziguar animos , conquistar confianças para que acordos sejam efetivamente cumpridos . Porque se ficar selecionando com quem se conversa , não se resolve nada ,fica apenas posando de bom moço para a midia conservadora . Quanto a problemas internos de cada pais(direitos humanos em destaque),este ficam mais faceis de se equacionar quando estes paises estejam integrados a comunidade internacional e com isso se submeter a tratados e pressões legitimas .

Klaus (24/11/2009 - 19:48)
Do excelente blog do Andre Forastieri no R7:


"E porque pragmatismo tem limite, lembro aqui de uma minoria oprimida pelo governo do Irã.
São os iranianos que seguem a religião Baha"i. Já ouviu falar? Tem uns seis milhões de seguidores no planeta. Estão no Brasil também, 65 mil pessoas.
A religião Baha"i nasceu exatamente no Irã, no século 19, quando o país ainda se chamava Pérsia. Mas os seguidores da religião Baha"i no Irã não têm direito a curso superior, a aposentadoria, nem podem ser funcionários públicos no Irã.
Lá, a identificação da religião em fichas estudantis ou empregatícias é obrigatória. Os baha´is não são reconhecidos como minoria religiosa. Não podem praticar sua fé. O mesmo não ocorre com o judaísmo, o cristianismo e o zoroastrismo, que têm os direitos garantidos pela Constituição."

Fernando (24/11/2009 - 19:38)
Ahmadinejad é ótimo, gostei demais da entrevista com o presidente iraniano.

Milton Hayek (24/11/2009 - 19:36)
Ué,Ubaldo???Não foram os EUA que forneceram o gás com o qual Sadam Hussein(então aliado dos EUA em guerra contra o Irã) matou milhares de curdos em 1988???Me parece que o fanático,só que pelos EUA,é você......
E as ditaduras como Arábia Saudita,Paquistão,Afeganistão,Emirados Árabes Unidos,etc???São "ditaduras democráticas" não???Só porque estão do lado dos EUA.
Eu não entendo essa esquizofrenia que a direita tem.Sinceramente...

Ubaldo (24/11/2009 - 19:10)
Esse amigo do Lula é um fanático religioso e muito pernicioso para o Irã e para o resto do mundo. O Brasil perde muito mais so que ganha fornecendo Uranio para esse maluco. Incrível a areação que o Lula tem pelos líderes comunistas e ditadores como esse, Chavez, Khadaffi, Fidel e outros.

Maria Dirce (24/11/2009 - 19:34)
O que o presidente do Irã fala é uma coisa,mas o que realmente seu povo pensa dele, é outra completamente diferente.Se não fosse não haveria tanto tumulto nas eleiçõs duvidosas.na verdade ele veio pra ca querendo comprar terras , o que todo povo do oriente medio quer terras para plantação de alimento, pq na verdade o deserto os rodeiam mesmo irrigados não é qquer coisa que planta e dá como aqui no Brasil por ex.Àgua e terra é o que eles querem.

Mega (24/11/2009 - 19:34)
Incrível a areação que o Ubaldo tem pelos líderes incomuns e dito ditadores como esse, Chavez, Khadaffi, Fidel e outros..
Lula, 80%!

João Vieira (24/11/2009 - 19:28)
Tem gente que não consegue analisar sem parecer (ou ser) paranóico...

Leider Lincoln (24/11/2009 - 19:22)
Ubaldo, você leu o texto? Para que, não é mesmo? "Você" já formou sua opinião sectária e monolítica...
Agora para quem quiser saber mais, em vez de ficar repetindo a mídia pró-israelense e o pessoalzinho mentiroso do Projeto Anne Frank: http://virgiliofreire.blogspot.com/2009/09/tudo-que-voce-sabe-sobre-o-ira-e-um.html

Fabio (24/11/2009 - 19:14)
Que humanista!!! Quando voltar ao Irã, ele vai mandar reduzir em 50% a execução dos opositores...kkk

Ubaldo (24/11/2009 - 19:10)
Esse amigo do Lula é um fanático religioso e muito pernicioso para o Irã e para o resto do mundo. O Brasil perde muito mais so que ganha fornecendo Uranio para esse maluco. Incrível a areação que o Lula tem pelos líderes comunistas e ditadores como esse, Chavez, Khadaffi, Fidel e outros.

Zé Luis (24/11/2009 - 19:04)
Lula deu exemplo. É assim que se governa num mundo globalizado.
Isso já virou "jardim da infância" , mas insistem em criticar qualquer coisa que Lula faça. Isso sim é "odioso".

Gilberto Rocha Lula da Silva (24/11/2009 - 18:59)
Meu grande amigo do Irã,és sabio em demasia e espero que um dia o grande poder da midia para a ver as coisas na fonte e parar de ser um simples repeteco do que a midia americana diz....temos que tirar nossas próprias conclusões e ver que o Irão é mesmo um dos paises mais pacificos do mundo.

Marco (24/11/2009 - 18:55)
Faz tempo que não leio uma entrevista como essa. Perguntas inteligentes, sem "pegadinhas", e deixando o entrevistado falar. Nada de "comentários" e "análises" sobre o que o presidente do Irã realmente quis dizer. Perguntou, respondeu, e quem leu entendeu. Simples.

Wildner Arcanjo de Morais (24/11/2009 - 18:51)
Não me parece nem um pouco o Terrorista Fundamentalista que a imprensa nacional quer nos forçar a acreditar. Para mim, mais é um homem que tém seus princípios, tantos políticos como culturais, e que tem um bom conhecimento dos outros povos. Coisa que não é muito comum, no mundo ocidental. Não sou a favor de alguns princípios dele, mas respeito a sua forma de pensar.



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design