Adilson Filho: O preconceito do presidente do São Paulo

Tempo de leitura: 2 min

por Adilson Filho, do E agora?

“ O Problema do Andres é um Mobral inconcluso, a hora que ele concluir isso com certeza vai dar uma melhorada, por enquanto fica aí falando ..ele precisa é estudar um pouco mais”

Nesse caso específico – frise-se – manifesto todo meu apoio ao presidente do Corinthians. As palavras preconceituosas de Juvenal Juvêncio agrediram não só a Andres Sanchez , mas uma grande parcela da torcida daquela clube, e por extensão toda a sociedade brasileira que está dando um passo importante pra se libertar de velhas amarras que já duram séculos.

Temos que bradar contra isso sempre. Chega desses “senhores de anéis ”, destilando seu preconceito e falando o que querem publicamente; está ficando cada vez mais duro de ouvir isso calado aqui no Brasil.

É impressionante como a Casa-Grande tenta sempre atingir um símbolo, como faz sistematicamente com o presidente Lula, na tentativa (consciente ou não, não importa) de mexer com a estima de uma enorme parcela da população que nele está identificada.

No caso agora a torcida desse clube e outros tantos brasileiros podem se sentir sim atingidos por extensão. Principalmente depois das piadas que vão começar a surgir – como sabemos que acontece no futebol – corroborando para o clima de animosidade e violência. Esse senhor foi de uma irresponsabilidade muito grande.

O jornalista Antero Greco, em seu programa da ESPN, fez uma admoestação com muita propriedade e firmeza; no ato, assim que Juvenal pronunciou sua frase. Greco falou sobre o preconceito de classe, sobre o ar arrogante e a mentalidade de Senhor de Engenho, que infelizmente ainda existe em muita “gente boa” aqui no Brasil. Disse ainda que é esse mesmo tipo de pensamento que povoa a mente de uma certa elite que zomba “daquela gente diferenciada..”

Parabéns a Antero Greco por sua coragem de falar sobre isso. Suas palavras foram muito necessárias, principalmente por terem sido proferidas quase que de imediato. Creio que temos a obrigação de se manifestar contra toda a sorte de preconceito, principalmente contra esse que caçoa da linguagem, da falta de estudo e da cultura do nosso povo – como o feito agora de forma infeliz pelo presidente do São Paulo.

Leia também:

Gilberto Maringoni: Rafinha dançou por mexer com gente rica


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

will

desaprovo jj.tentou desqualificar a pessoa do andré.
escolheu uma verdade dentre tantas outras muito mais chocantes.

Joao Barbosa

Em um momento como esses…nada melhor do que ouvir um Racionais MC's:
http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/resources
http://www.vagalume.com.br/racionais-mcs/negro-dr

Hey,

Senhor de engenho,
Eu sei,
Bem quem é você,
Sozinho, se num guenta,

Sozinho,
Se num guenta a pé,

Se disse que era bom,
E as favela ouviu, la
Também tem
Whiski, e red bull,
Tênis nike,
Fuzil,

Admito,

Seus carro é bonito,
Hé,
E eu não sei fazer,
Internet, vídeo-cassete,
Os carro loko,

Atrasado,
Eu to um pouco se,
To,
Eu acho sim,

Só que tem que,

Seu jogo é sujo,
E eu não me encaixo,
Eu sou problema de montão,
De carnaval a carnaval,
Eu vim da selva,
Sou leão,
Sou demais pro seu quintal,

Hey bacana,
Quem te fez tão bom assim,
O que se deu,
O que se faz,
O que se fez por mim,

Eu recebi seu tic,
Quer dizer kit,
De esgoto a céu aberto,
E parede madeirite,

De vergonha eu não morri,
To firmão,
Eis-me aqui,

Voce não,
Cê não passa,
Quando o mar vermelho abrir,

Eu sou o mano
Homem duro,
Do gueto, browm,

Obá,

Aquele loco,
Que não pode errar,
Aquele que você odeia,
Ama nesse instante,
Pele parda,
Ouço funk,

E de onde vem,
Os diamante,
Da lama,

Valeu mãe,

Negro drama,
Drama, drama.

Alexandre Felix

Sou corinthiano e isso não me dá o direito de ofender ninguém. Esse Andrés é uma mala sem alça. Marketing pra cá, marketing pra lá…uma camisa do Timão custa quase 200 Reais. Isso é time do povo? O povo pode pagar 40 paus por um ingresso? Esses clubes são todos iguais e seus dirigentes também. Esses caras são parasitas, buscam um lugar no cenário político através dos clubes. O tal Juvenal é outra mala. Futebol que é bom, e o povo gosta…tá em falta!

    Maria Libia

    ALEXANDRE FELIX: "i…..isso não me dá o direito de ofender ninguém. Esse Andrés é uma mala sem alça."
    O que vc escreveu está dando o direito de ofender?

    Alexandre Felix

    Tens razão, Maria. Foi um erro meu . . .Abs.

    Adilson

    Tens razão sobre os dirigentes, Alexandre, são raras as exceções..

    O futebol mercantilizou de vez: Estádios gelados, publico domesticado, torcidas pausterizadas, jogadores- outdoors, João Sorrizão…Um refri custa 5 contos no Engenhão!!! Adeus aquele pai de família que levava seus filhos…Agora é so pra quem tem grana e não é pouca não..

    Aquele Maraca, da arquiba de concreto e da geral, que era o palco da irreverência, da espontaneidade do povão acabou, está destruído! quem viu, viu, quem viveu, viveu..

    E a Dona CBF, sob o comando de Mr. Teixeira e sua sórdida aliança com a Globo, é a grande responsável pela destruição dos clubes brasileiros.

rodrigo.aft

Adilson Filho: a arte de escrever TUDO sobre o NADA!!!

por mim, o corinthians e o são paulo q se explodam, junto com todos os outros, pois nem "curto" futebol…

Adilson, falar de futebol como torcedor, e ainda mais de um lado só da polêmica, é banal e tbém não é honesto intelectualmente, além de quere parecer "politicamente correto"…
nossa q falta de alcance intelectual e filosófico!!!

Azenha, please, isso é uma não-notícia… faça-me o favor!!!

Muito bem lembrado por outros comentaristas, qdo falam "bambi" do são paulo ou "porco" do palmeiras, tudo bem?
não é preconceito?

ou se brinca com o tema, todos com todos, ou ninguém deveria falar do outro… não é gambazada???
ou é proibido para um só fazer críticas? corintiano falar bambi e porco é normal?

é o mesmo caso do estádio Lulão… tá na cara q é superfaturado, até o próprio xanxes já disse q custa menos q o valor declarado para a imprensa… mas…
se for pro time, pode "mentir", pode "desviar", pode "superfaturar", q isso não lesivo aos cofres públicos, pois é pro "curintia"… se fosse pro são paulo, palmeiras ou santos, seria desvio, roubalheira, corrupção…

pessoal, COM Q DIREITO, VCS RECLAMAM DOS NOSSOS POLÍTICOS SE AQUI NA BASE FAZEMOS A MESMA COISA?
fazendo um paralelo do futebol à política, se os políticos são corintianos, então pode fazer tudo, desde um argumento totalmente desprovido de honestidade intelectual como este do Adilson ao superfaturamento descarado, como no novo estádio, e NINGUÉM tem o direito de reclamar, pois é do timão… né?

aha! matei a charada!
este artido é da seção "Humor", só q o Azenha esqueceu de classificar… ou não esqueceu, e colocou como um artigo "sério" para ver a reação dos comentaristas ou para ver o "pau comer solto", né AZENHA??? rsrs

Klaus

Andrés Sanches, Juvenal Juvêncio e Zezé Perrella no mesmo dia em Viomundo. Trágico!

Lucas R Chianello

Santo nesta história é o que não tem. Andrés Sanchez e Juvenal Juvêncio vivem trocando farpas atacando um ao outro e vice-versa. A extrema ligação entre o Andrés Sanchez e o reputação ilibada Ricardo Teixeira ninguém questiona…

    Adilson

    Então a partir de agora quando alguém for agredido, vitima de preconceito ou coisa que o valha, antes teremos que olhar pra ficha da pessoa. Se for Santo, não pode, agora se cometeu alguns pecados tá liberado.

    Viva o seu conceito de justiça.

j.felix

Homofobia e preconceito contra homossexuais,xenofobia contra determinada naturalidade,racismo contra alguma raça e preconceito contra analfabetos como vai se chamar????

beattrice

Essa atitude do presidente do SP é repetida ad nauseum pelo jornalismo esportivo, explicita ou implicitamente, até porque o PiG esportivo age tal qual o PiG político, o que foi visto e revisto no episódio DUNGA na Copa passada.

Zé Abobora

Toda generalização é preconceituosa, em todas as torcidas há todas as classes sociais, economicas e intelectuais, futebol é dentro de campo, esse é o verdadeiro conceito, fora dele é coisa pessoal, e aí problema dos interlecutores

    Adilson

    Ledo Engano.

    Fora de campo só é pessoal e problema de interlocutores se o Zé abóbora , por exemplo, discutir com o "Zé das Coves"..

    A partir de momento que expõe suas declarações, dependendo do que falam, podem ter que se explicar até na justiça, e como figuras públicas devem arcar com as consequências sociais daquilo que falam, o que se dá no mínimo no campo da repercussão.

@luuizfelipe94

Quando o Sr. Vampeta em 2002 chamou o São Paulo e seus torcedores de "bambi", a mídia deu risada e curtiu o apelido, mas ninguém foi ao Morumbi perguntar para a própria torcida se aquilo foi "legal". O Juvenal Juvêncio só disse o que era a mais simples verdade, o próprio Andrés se orgulha aos 4 ventos que não tem formação superior e aliás, o Andrés não pode falar nada a respeito de "preconceito". O cara tá construindo um estádio com o meu dinheiro, com o dinheiro de quem comenta esse texto, com dinheiro do povo.

Em questão de ética, Juvenal pode ter falado "asneira" (não considero asneira, mas sim uma verdade em que não podia ser dita naquele momento), mas o Sr. Andrés ofende, inventa boatos, tenta colocar uma crise no São Paulo quando seu time está se dando mal.

Comprar Lula com Andrés Sanches não dá né? Lula foi o homem do ano em 2009, superou o Obama. O Andrés tá aí, pegando seu dinheiro e construindo um estádio sem fundamento.

    Adilson

    Realmente o que vc fala tb é ruim, embora tenha outra dimensão, já que esses apelidos de "bambis", "mulambadas" , "fru-frus" etc_ são dados pela massa e direcionados a massa. Algo difícil de controlar. No caso acima trata-se de uma agressão pessoal.

    E não houve comparação nehuma com Lula (releia), apenas mostrei um mecanismo semelhante.

    abraços

    Pietro

    se a agressão foi pessoal, porque extendê-la ao "povo brasileiro" e ao Lula?

    Adilson

    Existe a possibilidade de extensão..mas não ao Lula. Por favor, leia com mais calma, amigo…

    @luuizfelipe94

    Desculpa meus caros, a comparação com o Lula foi através de alguns comentários que foram feitos aqui, nada em relação ao texto.

    Julio Silveira

    Concordo contigo, a reprimenda saiu pior que o soneto.

Marcos

O lado dos São Paulinos Ninguem da imprensa quer ver, diariamente ofendidos pelo corinthians com filmes e charges feitas pelo clube contra o SP. Onde esta o outro lado:??? a observação foi infeliz??? e a do Gangster na festa do Corinthians com filme de BAMBI vestido com camisa do SP????

gilson sampaio

Sou vascaíno e ando de saco cheio da "globalização" do futebol brasileiro, a mídia' decidiu que Flamengo e Corinthians são maiores que os outros e merecem todas as proteções. Tem PIG esportivo também. O texto abaixo está na Carta Capital:
"As críticas em relação à falta de transparência das obras do Itaquerão, o futuro estádio do Corinthians, colocaram o ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior em clima de guerra com a torcida alvinegra.

Conselheiro do clube, ele diz temer por sua integridade física após ler uma declaração atribuída ao presidente Andres Sanchez, segundo quem Tuma Júnior terá de “se explicar” para a torcida caso as obras do estádio sejam prejudicadas (ou interrompidas)". Veja o título da matéria: "Corinthians usa tática do crime organizado"
Não seria democrático expor o assunto? Afinal, é o presidente do Corinthians que está incitando a torcida a trucidar um conselheiro. Isso é incitação ao crime.
O Corintians por ser time do povão, porisso é inatacável?
O que pior? Ameaça de linchamento ou ser chamado de analfabeto?

Marat

Para um clube elitista, que numa dada época mandava seus jogadores mais escurinhos passarem pó de arroz, para parecerem mais brancos; Para um clube que, no auge da II Guerra Mundial tentou encampar o Clube Palestra Itália, não estranho tais comentários. Faz parte do discurso de uma elite tola e totalmente ultrapassada!

Klaus

Estes bambis são muito mal-educados mesmo.

Adilson

Não se trata da PESSOA e sim do conceito.

Andrés Sanchez, ou a figura mais execrável que se possa achar, deve ser combatido com argumentos e não de forma apelativa e preconceituosa.

A fala irônica do presidente do São Paulo que, como disse Greco , é a de “muita gente boa por aí”, traz uma contradição que se encerra nela própria.

Mais infeliz, só mesmo o Zé Jacaré que morde o próprio o rabo no desenho do Pica-Pau, joga Ketchup e por uns 5 segundos ainda se delicia com aquilo ..ts ts..

Portanto, é a prova viva que o fato de ter nascido em berço dourado, estudado em bons colégios e adquirido luzes ao longo da vida não está diretamente relacionado a formação do bom caráter, da boa cidadania e a noção básica de respeito ao próximo.

Pardalzinho

Infeliz a colocação de Juvenal. Lula não teve educação formal e nem por isso deixou de ser o maior Presidente que esteve país já teve. Deveria ter se referido à Sanchez, já que a idéia era desqualifica-lo, pelo que ele de fato é, um gangster perigosíssimo, cercado de marginais por todos os lados.

roberto almeida

Esse negócio de politicamente correto tá enchendo o saco. Ñão se pode falar mais nada. O Andres mesmo disse que não estudou porque era preguiçoso. Aí vem meio mundo defender o cara que disse que não desenvolveu seus conhecimentos porque era preguiçoso. Tudo tem um limite. E reconheça-se: a piada foi boa.

    Klaus

    Vai piorar. Acostume-se.

    Adilson

    Caro, procure se informar melhor: não foi uma piada foi uma agressão e bem clara.

    Agora, se ele, figura controversa, merece ou não ser agredido aí já é abrir uma outra discussão, concorda?

    Acho que essa é a confusão que muitas pessoas fazem.

    dukrai

    véi, o juvenaljuvencio atirou no que viu e acertou o que não viu porque estava encoberto pela capa de capataz, apesar de que "se acha" senhor de engenho por morar num quartinho da Casa Grande. o preconceito, arrogância e estupidez naturalizada por essa pseudo-elite são desmascarados passo a passo e tudo a ver se serve como espelho.

EUNAOSABIA

"Nós vamu matá os bambi…. nós vamu matá os bambi."""…

Cadê a tua indinação com essa incitação a violência e pre-conceito sexual rapaz???

Vão procurar o que fazer mano velho… não se pode mais nem soltar uma piada neste país que esses stalinistas do ar condicionado e da direção hidráulica saem com duas baoseiras ….

Vocês são seletivos, mentirosos, fasrantes e não enganam é ninguém.

Sabem quem disse a frase acima??? ora, todo mundo sabe, ele chegou a ser cotado para assumir o BC no governo Lula.

Hipócritas.

Sales

Mobral já foi. Agora é MOVA. Tá… talvez apenas um detalhe.
Agora não sei quem é mais arrogante, o Juvenal que diz ao Andres ou o próprio Andres que divulga aos quatro ventos que sofre por não ter terminado o ensino médio. Como se isso fosse um triunfo…

Helder

Hipocrisia!

Quando o Mobral ataca o SPFC e seus torcedores não há a mesma reação, porque? Porquê?

Ser analfabeto não lhe garante o direito de ofender, o mais esdrúxulo é comparar esse cara com o Lula, não insultem a nossa inteligência fazendo o Andrés de vítima, nem sempre quem é do PT tem razão em tudo.

Crianças estudem! Evoluam! Nos tirem dessas discussões oportunistas.

    Adilson

    Por isso que eu digo que há que se ter muito cuidado quando se FALAR DA FORMAÇÃO de alguém aqui no Brasil (geralmente sobra pra classe trabalhadora) Está provado que, independente da classe social, há uma carência enorme da EDUCAÇÃO CRÍTICA E CIDADÃ numa parcela considerável da população..

    Pessoas que estudaram em colégios e instituiçoes de nome mas que, no entanto, tem difciculdade em intrepretar um texto simples e insistem em perpetuar velhos preconceitos.

Mauricio Ceará

O que o SPFC sofre ninguém coloca. Andrés Sanches não é idôneo nem aqui e nem na China, literalmente…

Isaías

Senhores, gostaria de ter visto reção semelhante da mídia esportiva quando um jogador do Corinthians fez piada preconceituosa contra o time e a torcida do S. Paulo. Mas não, parte expressiva dessa mídia, cada vez mais parecida com o CQC e o Pânico, ficaram ecoando a piada, o que certamente ajudou a irradiar violência nos períodos seguintes.

Um pouco mais de coerência, por favor. Essas indignações de ocasião não pegam nada…

    P A U L O P.

    Corinthians e flamengo são 'sagrados' mídia em geral

    RIDÍCULO AO EXTREMO

    Cacau Vaz

    Concordo em partes com o texto. O preconceito odioso das elites contra o povo trabalhador é indiscutível, mas não contra "a nação corinthiana", ela não representa o "povo" brasileiro que seus marqueteiros querem convencer o Brasil, vamos devagar. São Paulino é trabalhador também, apenas a elite que dirige o clube é que representa esse horror de classe dirigente, e da pior espécie.
    Andrés Sanches, que não representa o povo brasileiro, poderia ser acusado de inúmeras coisas, falcatruas, esquemas, mal-caratismo, etc., menos por ter a escolarização que o país, dirigido, desde sempre, pelos comparsas deste senhor, lhe propiciou.
    Fora Juvenal Juvêncio! Fora Andrés Sanches!
    Vocês dois são os maiores responsáveis pela grave rivalidade estabelecida entre os torcedores, que em princípio, nada têm a haver com isso, afinal, trata-se apenas de uma rivalidade esportiva.

    Klaus

    O Corinthias é do povo; já o São Paulo é da elite racista, preconceituosa e tucana de São Paulo. Um terá o estádio em Itaquera, o outro no Morumbi. Entendeu?

    Adilson

    Pois a mídia está sendo coerente, está sendo mais "velha e boa mídia" do que nunca. Tratou o esse caso que vc faz referência de forma torta, corroborando com o preconceito e deu ao caso acima, que tb se trata de preconceito, o devido desprezo.

Deixe seu comentário

Leia também