Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Você escreve Utilidades

A tradução da entrevista de Lula à Newsweek

Atualizado em 24 de setembro de 2009 às 13:12 | Publicado em 24 de setembro de 2009 às 12:42

No Vermelho, a tradução da entrevista de Lula à revista Newsweek:

23 de Setembro de 2009 - 23h00

O que disse 'o político mais popular da Terra', na Newsweek?

O original, em inglês, está aqui

A mídia brasileira deu grande repercussão à reportagem da revista americana Newsweek sobre o presidente Lula, sob o título O político mais popular da Terra. O Google Notícias, na noite desta quarta-feira (23), indicava 540 conteúdos sobre o tema. Mas por que ninguém mostrou o longo duelo que foi a entrevista de Lula à Newsweek? Veja aqui a entrevista e tire suas conclusões.

A revista, que publicou a entrevista no seu site, desmancha-se em elogios ao "espetacular trabalho" do presidente do Brasil. Não faltam as referências de costume ao pobre menino nordestino que até os sete anos não sabia o que era um pão.

O título é tirado da hoje famosa tirada do presidente Barack Obama numa reunião do G20 em abril, em que o chefe da Casa Branca chamou Lula de "o cara". O "gancho" foi a presença do governante brasileiro em Nova York, onde ele abriu a Assembléia Geral da ONU.

Porém a revista, que serviu de modelo para Victor Civita criar a Veja no Brasil, não está mudando de "lado", para usar uma expressão cara a Lula. Basta ler a entrevista, a cargo do premiado jornalista Mac Margolis, correpondente da Newsweek no Rio de Janeiro, escalado para espremer "o cara" com perguntas espinhosas, em busca de respostas de cedência ou pelo menos de contemporização.

Lula foi inquirido sobre os méritos do mercado na crise econômica, as excelências das privatizações do governo Fernando Henrique, o "controle estatal" sobre o pré-sal, os compromissos do Brasil na cúpula climática em Copenhague e, no fim, claro, o "estridente" presidente venezuelano Hugo Chávez, acusado de inimigo da democracia ligado a gangs de vândalos.

Veja a íntegra da entrevista publicada. Julgue as perguntas. E confira como foi que Lula se saiu.

Newsweek: Quando o senhor tomou posse, o Brasil era enxergado como uma promessa não realizada, e a última das nações do Bric. Agora o Brasil é considerado uma estrela entre os mercados emergentes. O que aconteceu?


Luiz Inácio Lula da Silva: Ninguém respeita ninguém que não respeita a si mesmo. E o Brasil sempre se comportou como um país de segunda classe. N ós sempre dissemos a nós mesmos que éramos o país do futuro e o celeiro do mundo. Mas nós nunca transformamos essas qualidades em algo concreto. Em um mundo globalizado você não pode ficar parado. Tem que pegar a estrada e vender o seu país.

Então nós decidimos fazer do fortalecimento do Mercosul (o bloco comercial sul-americano) uma prioridade, e aprofundamos nossas relações com a América Latina em geral. Priorizamos o comércio com a África e entramos agressivamente no Oriente Médio. Hoje nossa balança comercial é altamente diversificada.

Isso nos ajudou a amortecer o impacto da crise econômica. Sofremos bem menos que todos esses países que concentraram todo o seu comércio em um ou outro bloco econômico. Tudo isso criou um laço entre o Brasil e outros países e hoje estamos em pé de iigualdade nas relações internacionais. Ao mesmo tempo eu acredito qu e as nações desenvolvidas começaram a entender que a situação mundial era tão séria que elas não seriam capazes de resolver todos os problemas sozinhas. O Brasil foi convidado pela primeira vez para o G8 (o grupo dos países ricos) em 2003. Agora estas são relações instituídas. Estamos pedindo uma reforma do Conselho de Segurança da ONU. Isto nós ainda não conseguimos, mas vamos conseguir.

Newsweek: O sucesso do Brasil em pilotar a crise econômica mudou o enfoque dos investidores?


Lula: Eu vou lhe dar um exemplo. No início da crise, as matrizes da indústria automobilística mandaram todo mundo reduzir a produção, reduzir os estoques e remeter recursos. Mais tarde eles chamaram os brasileiros para que explicassem que milagre eles haviam realizado, ao recuperar tão depressa os seus mercados.

Não houve milagre. Tínhamos um mercado interno forte. Tínhamos consumidores que queriam comprar carros. Reduzi mos parte dos impostos sobre as vendas e pedimos Pas empresas que oferecessem crédito em condições favoráveis. O resultado é que estamos batendo recorde atrás de recorde em vendas de carros no Brasil.

O mesmo acontece com geladeiras, fogões, máquinas de lavar, e com computadores e a construção de moradia. Se todos os países tivessem feito isso tão rápido como o Brasil e a China fizeram, certamente o mundo poderia emergir da crise mais depressa. Já estamos começando a ver sinais de recuperação. Se eu lhe disser que este ano vamos gerar um milhão de empregos você provavelmente não vai acreditar. Mas espere só os números em dezembro sobre quantos empregos vamos criar no setor formal.

Newsweek: Quais são as lições para outros países?

Lula: A grande lição para todos é que o Estado tem um importante papel a jogar, e tem grande responsabilidade. Não queremos o Estado para gerir negócios. Mas ele pode ser um indutor do crescimento e pode trabalhar em harmonia com a sociedade. No Brasil, graças a Deus, temos um sistema financeiro sólido e bancos públicos com um importante papel na oferta de crédito. Estes foram os bancos que garantiram que a crise não fosse tão ruim quanto foi em outros países.

Newsweek: Não foi também porque o mercado brasileiro era forte?

Lula: Foi um mérito do trabalho duro, por parte do setor privado e do governo. Eu não aceito a ideia de que quando as coisas vão bem o mérito vai para o setor privado e quando as coisas vão mal a culpa é do governo. Ninguém neste país teve um papel mais ativo que eu tive em vender produtos prasileiros. Ninguém impulsionou as empresas brasileiras mais do que eu impulsionei. É assim que construimos uma grande nação.

Newsweek: O senhor frequentemente critica o processo de privatização. Porém graças à venda das empresas estatais até os brasileiros mais pobres têm celulares, e as ex-estatais como a Vale se tornaram vencedoras sob propriedade privada.


Lula: Mas o Estado poderia ter feito a mesma coisa.

Newsweek: Só que não fez.


Lula: Não fez porque a elite brasileira usava as empresas públicas para seus próprios fins. Quando você faz assim, qualquer companhia quebra, em qualquer lugar do mundo. Eu penso que as privatizações foram um erro. Antes de eu tomar posse, a Petrobras estava investindo R$ 250 milhões (US$ 139 milhões) em prospecção. Hoje estamos investindo cerca de US$ 560 bilhões. A descoberta de petróleo na camada do pré-sal , nas águas profundas do oceano, não foi um golpe de sorte. Foi o resultado de investimento. Só foi preciso investir corretamente.

Mas eu não sou de ficar remoendo o passado. Você nunca vai me ou vir falar em reestatizar uma empresa. O que está feito está feito e vamos seguir adiante.

Newsweek: O Brasil consegue manter seu compromisso com uma energia limpa, com todos os pesados investimentos necessários para extrair o petróleo do pré-sal?

Lula: Iremos usar o dinheiro do petróleo para ajudar a explorar energia limpa. As duas (a petrolífera e a renovável) não são incompatíveis.

O Brasil é um dos poucos países com um enorme potencial de energia limpa, renovável. A Petrobras no ano passado criou uma empresa de biodiesel. Estamos trabalhando no desenvolvimento de plataformas hidreléticas que irão simplesmente usar o fluxo do rio para gerar energia. Os trabalhadores irão de helicóptero para a estação geradora, como vão para uma plataforma petrolífera no mar. As plataformas serão rodeadas pela floresta, para reduzir o impacto ambiental. O Brasil tem a responsabilidade de mostrar ao mundo que é cad a vez mais viável usar uma energia que não polui o mundo. Nossa matriz energética vai se tornar firmemente mais limpa.

Newsweek: O Brasil concorda com reduções na emissão de gases do efeito estufa na próxima rodada da mudança climática, em Copenhague?

Lula: Queremos construir com outros países uma proposta que seja compatível com a capacidade de cada um, encontrar compromissos apropriados a cada país. O Brasil apoiará a criação de um fundo para estimular o sequestro de carbono pelas nações mais pobres, mas o Brasil também vai querer que o mundo rico reduza suas emissões de gases do feito estufa. Precisamos medir as emissões históricas de cada nação, para que cada um de nós pague de acordo com sua própria responsabilidade.

New sweek: Mas o Brasil vai se comprometer com metas de redução?

Lula: O Brasil vai se comprometer a alcançar um amplo acordo, e se esse acordo contiver metas de emissão o Brasil deseja cumprir. Mas quer ver se as outras nações vão também encontrar as suas metas de redução.

Newsweek: Por que o senhor deseja aumentar o controle estatal na indústria petrolífera, quando o atual sistema de concessões ao setor privado está funcionando?

Lula: Este novo modelo de partilha de produção que estamos propondo ao Congresso é o sistema dominante no mundo de hoje. A única razão para manter o sistema de concessões, que é um tipo de contrato de risco, é quando um país não tem certeza de que vai se achar petróleo e quer partilhar o risco (da prospecção). Mas quando sabemos que o petróleo está ali, e esse óleo é um recurso estatal, por que iríamos entregar concessões (às empresas estrangeiras)? Mas pode apostar que as maiores empresas petrolíferas do mundo vão se interessar em investir nos projetos do pré-sal no Brasil, sob estas novas normas.

Newsweek: O bloco comercial do Mercosul, que o Brasil lidera, só admite como membros democracias plenas, que respeitem os desejos humanos. A Venezuela está qualificada?

Lula: Dê-me um exemplo em que a Venezuela seja antidemocrática.

Newsweek: Trinta e quatro estações de rádio fechadas pelo governo em um fim de semana. Repressão a sindicatos independentes e perseguição do governo a rivais políticos. Gangs ligadas ao governo de Hugo Chávez vandalizando a única rede de TV independente.


Lula: Esta não é a versão do governo.

Newsweek: Existe alguma dúvida?

Lula:Vamos ser francos sobre uma questão. Primeiro, cada paí s estabelece o regime democrático que convém a seu povo. Isto é uma decisão soberana de qualquer nação. Eu nunca questionei o fato de que, num sistema parlamentarista, o primeiro ministro pode ficar no poder por 15 ou 18 anos. Agora [Álvaro] Uribe está apoiando [uma emenda constitucional para permitir] um terceiro mandato. Eu não ouvi ninguém criticar a Colômbia por isso.

Por que eu não quero um terceiro mandato? Porque o que vale para mim vale para meus opositores. Se agora eu quero três mandatos, amanhã eles vão querer quatro. Por isso eu digo que você não pode brincar com a democracia. Dois mandatos e oito anos é um tempo razoável para se governar um país.

E vamos ser honestos: a elite venezuelana não era exatamente um jardim de flores. Lembre que Chávez foi vítima de um golpe. Você não pode esperar que ele esqueça disso tão cedo. Eles sequestraram o homem exatamente como sequestraram [o presidente hondurenho, Manuel] Zel aya. Não podemos deixar que isso continue a acontecer na América Latina. Chávez terá de se submeter às regras do Mercosul. O Mercosul tem normas definidas.

Newsweek: Sim, mas as normas do Mercosul dizem que para um país ingressar no mercado comum precisa respeitar as regras da democracia e dos direitos humanos.


Lula: Chávez foi testado em quatro eleições nos dez últimos anos, e o povo venezuelano está aprendendo. Nós somos um continente colonizado. A maioria dos países da região passaram o século 20 na pobreza. O petróleo da Venezuela enriqueceu meia dúzia de pessoas enquanto o resto do povo continuava pobre. Esta é a primeira vez que este [dinheiro do] petróleo está sendo usado para aumentar a participação do povo. Se está certo ou errado, o povo venezuelano vai julgar.

Newsweek: A democracia é só eleições?


Lula: Eleições são um grande indicativo de democracia . A democracia na prática significa instituições que funcionam devidamente, e estou trabalhando para defender a democracia brasileira. Cada país tem de construir a democracia que quer. Eu não tenho dúvida de que os latino-americanos estão em um dos mais ricos momentos da gestão democrática em nossa história.

Newsweek: Com o Brasil assumindo um maior papel internacional, muita gente se pergunta por que o país permanece tão silencioso em relação a países cujos regimes não são democráticos...

Lula: Se oilharmos para os direitos humanos literalmente, então todas as nações cometem erros, inclusive os Estados Unidos. Onde estão os direitos humanos em Guantânamo? Todos os países têm problemas. Só a paz e a democracia serão capazes de garantir o crescimento econômico necessário a uma vida melhor para a maioria.

De vez em quan do as pessoas me perguntam: Lula, você é o líder da América Latina? Eu digo que não. Ninguém me escolheu para ser líder. Mas estou absolutamente convencido de que as relações do Brasil com a América Latina nunca foram tão claras, transparentes e honestas como hoje. Quando o Paraguai fica nervoso com o Brasil, eu tenho que compreender o Paraguai. Não posso ser agressivo se o Paraguai grita comigo. O Brasil tem muito mais poder e recursos. É como a relação entre pai e filho. Um pai não bate no seu filho toda vez que o menino grita. Ele tenta argumentar. É assim que os países grandes devem agir.

Fonte: Newsweek


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Baruck Obama (26/09/2009 - 03:40)
Reinaldo (25/09/2009 - 09:23)
A RCTV não foi aquela rede de TV da Venezuela que, a exemplo da Globo do Brasil incitava os venezuelanos ao golpe de estado?
----

Mais ou menos, caro Reinaldo.

A RCTV é (ênfase no é) aquela televisão que é (ênfase novamente) co-participe de golpes. Ela não apenas incitou. Assim como a Rede Globo, historicamente, por mais de uma vez.

A RCTV é (ênfase) aquele grupo midiático que possui negócios com, adivinhe quem? A Rede Globo!

Agora, há de se dizer também o que ela não é.

A RCTV não (ênfase no não) é aquela TV que foi fechada pelo presidente da Venezuela.

Sua concessão pública venceu e assim como é prerrogativa do presidente dar a concessão, por lógica simples, concluí-se que também é dele a prerrogativa de não dar.

De modo que -- por mais que seja triste que os alexandres-garcia e mervais-pereira venezuelanos estejam a minguar na fila do desemprego -- nada de errado houve no fechamento daquele bueiro.




francisco.latorre (25/09/2009 - 15:04)

os robozinhos conseguiram impregnar... tirar o foco.

___

lula arrasa. de novo.

lula 100%.

dilma é lula.

bye-bye século vinte. foi.

___

foco. pra não alimentar os grelins. praga.


Dvorak (25/09/2009 - 14:07)
"Carlos VII (25/09/2009 - 12:43)
Sra Dvorak

Democracia é só poder votar mesmo, você está certíssima!!!
Ela não reflete em outros aspectos da sociedade!!! "


Você agora me deu a certeza de que faltou às aulas de interpretação de texto, acertei Carlos VII???

Dvorak (25/09/2009 - 14:06)
"Dvorak, me desafia? Desde quando eu aceito desafio de moleques? Já até vejo: você é o tipo do gordinho chamado de Monkey Boy quando fez intercâmbio nos EUA ou lavou pratos lá e tenta esquecer tudo isso dando uma de estadunidense, para se sentir um "deles"...
"Desafio você" é tão infantil que nem merece resposta, só piedade. Você nem é um midiota adulto, afinal. "


Falou, falou, mas o desafio do "moleque" continua...Vamos lá cara lady, deixe de lado o orgulho e a agressividade!!!

Leider Lincoln (25/09/2009 - 13:24)
Dvorak, me desafia? Desde quando eu aceito desafio de moleques? Já até vejo: você é o tipo do gordinho chamado de Monkey Boy quando fez intercâmbio nos EUA ou lavou pratos lá e tenta esquecer tudo isso dando uma de estadunidense, para se sentir um "deles"...
"Desafio você" é tão infantil que nem merece resposta, só piedade. Você nem é um midiota adulto, afinal.
Agora se me permite, eu que rirei de você:
Hehehehe.... Trouxa!

Carlos VII (25/09/2009 - 12:43)
Sra Dvorak

Democracia é só poder votar mesmo, você está certíssima!!!
Ela não reflete em outros aspectos da sociedade!!!

francisco latorre (25/09/2009 - 12:19)

willian dvorak leonidas.

não li. e gostei.

digo... de não ler. recomendo.

e não alimentem os gremlins. eles vivem de citações.

praga virtual. pior que pombo.

não leiam. campanha de saúde publica.

destrollando o ambiente.


Dvorak (25/09/2009 - 11:37)
"Pegue a nossa democracia formal e compare com a sueca por exemplo. Ambas democráticas, mas a distribuição de renda e qualidade de vida bem diferentes."


O que é que isso tem a ver com democracia, caro bloguiado Carlos VII? A questão de distribuição de renda e qualidade de vida têm a ver com políticas econômicas e sociais, não tem nada a ver com "tipos" de democracia como você faz crer.É cada um que aparece!!!

Aharon (25/09/2009 - 11:09)
Essa entrevista de LULA e o CIRO no canal livre (sic!) da BANDA(?) nos dá uma sensação que nem tudo está perdido no confronto entre o PIG e os políticos legitimamente eleitos. Jornaistas como o MITRE, o ROUCO, o BÓRIS e seus congêneres são uns impostores que querem pintar de gatão diante dos desinformados. Com raríssimas exceção jornalistas fazem que sabem sobre o que tratam. Ciro mostrou isso quando confrontados com aqueles apedeutas da BANDA(?). E sem necessidade de diploma agora é que lascou tudo!

Carlos VII (25/09/2009 - 10:58)
Sra Dvorak!!!

Lula: cada país estabelece o regime democrático que convém ao seu povo...

Pegue a nossa democracia formal e compare com a sueca por exemplo. Ambas democráticas, mas a distribuição de renda e qualidade de vida bem diferentes. Seu pensamento colono-midiatico não permite enxergar que o que ocorre na AL é o rompimento de uma estrutura concentradora de renda. Por isso o alarde de quem sempre teve o poder nas mãos. Hoje a propaganda ainda limita essa percepção por não fazer uma reflexão sobre a estrutura da AL, seu passado e seu presente.



Erlédio Pering (25/09/2009 - 10:54)
Leônidas tens uma cabeça imperialista, norte- americana.
Daqui a pouco você vai dizer que o Brasil é responsável pela violência em Honduras e que os golpistas são democráticos. Golpe, ditadura, perseguição, mortes....Quem é o responsável? Zelaya e Lula. Ou a ditadura militar?
Certamente você não foi contra a invasão do Iraque, do Afeganistão, do Vietnã, de Cuba ... elas "eram em nome da democracia". Cria juizo e vá estudar um pouco de História.
Graças a DEUS e ao povo brasileiro que Lula é o nosso presidente. Ador de cotuvelo deve ser extraordinária.
A inveja do presidente operario deve ser dolorosa.
Ver um retirante nordestino ser aplaudido pelo mundo deve ser insuportável para aqueles que sempre pensaram o Brasil com colônia.

leonidas (25/09/2009 - 10:44)
sim foi ela mesma, alias é coisa de golpista com golpista pois Chavez tambem tentou o dele.
Mas de todo modo, nao falo disso, falo que o povo queria e gostava de ver as novelas ( se isso é bom ou nao é outro assunto ) afinal nao é a vontade popular que deve ser levada em conta?
pois nao houve consulta pq ele sabia que perderia, é aquela velha cantilena, o povo é soberano até o momento que se torne inconveniente...rs

Dvorak (25/09/2009 - 09:59)
"Athos (25/09/2009 - 00:38)
Dvorak, você não precisa ir longe. Aqui mesmo no site há um escrito que diz que de 2002 pra cá, 1200 conceções a emrpesas de mídia(rádios principalmente) foram cassadas
Sabe onde:::: nos EUA. "


Pode sim terem sido cassadas as concessões por não obedecer a legislação daquele país ou por qualquer outro problema, mas garanto que nenhuma o foi por ter feito críticas à política do Governo Americano como acontece na Venezuela, meu caro.

Reinaldo (25/09/2009 - 09:23)
A RCTV não foi aquela rede de TV da Venezuela que, a exemplo da Globo do Brasil incitava os venezuelanos ao golpe de estado? Por que a mídia brasileira tem tanto medo da esquerda brasileira? Um dia chegará a hora de renovar as concessões daqui também!

leonidas (25/09/2009 - 08:21)
Bem como sempre para defender o indefensavel lula apela para o relativismo
Obvio que a democracia nao se limita a eleiçoes, como tambem numa prova que Chavez só ouve o povo quando lhe convem pq nao fez um plesbicito para saber se deveria ou nao renovar a licença da RCTV?
resposta!
-pq sabia que o povo nao iria concordar com isso!!! rsrsrsrs
Ou se é tão democratico e respeitador da vontade popular pq nao acatou o não que recebeu do povo sobre reeleiçoes indefindas?
resposta!
-Pq é totalitario, só acata e tem como legitima decisoes populares que vao ao encontro do que ele entenda ser justo ou " democratico "
Isso é obvio , so não vê quem nao quer rs
A Venezuela nao vive uma democracia pq democracia se faz com segurança juridica e independencia entre poderes.
Claro que antes de Chavez o que havia tampouco era democracia , lá tinha o que temos aqui um ancien regime onde a olicarquia domina e usurpa a democracia para perpetuar seus interesses.
Pena que o homem que apoia Chavez ( na sua falsa luta contra isso ) é o mesmo que pede respeito a trajetoria de Sarney e o defende com unhas e dentes.
Pessoas como Sarney destruiram a Venezuela e permitiram que um demagogo como Chavez pudesse representar paro o povo algo de bom, sendo apenas mais um para explorar o povo.
E toda defesa com relativismo barato sobre as escolhas do povo e a soberania das naçoes cmo Irã, Venezuela, Sudão , deveria ser usada para nao intervir de maneira escandalosa como faz com Honduras...

Gilberto Bastos (25/09/2009 - 03:21)
Essa entrevista me orgulha de ser Brasileiro. Tenho a sensação de estar participando ativamente da construção de um grande país. Lula consegue inspirar grandiosidade ao povo. Um grande estadista.
Meus parabéns a todos.

Rodrigo Moura (25/09/2009 - 00:56)
"Tínhamos consumidores que queriam comprar carros... Batemos o recorde em venda de carros no país." Mas também não podemos nos esquecer de investir em infraestrutura, afinal tanto quem mora em São Paulo como quem pega a Rio-Bahia percebe que mesmo com uma economia forte o país precisa melhorar e muito sua infraestrutura.

Athos (25/09/2009 - 00:38)
Dvorak, você não precisa ir longe. Aqui mesmo no site há um escrito que diz que de 2002 pra cá, 1200 conceções a emrpesas de mídia(rádios principalmente) foram cassadas
Sabe onde:::: nos EUA.

cicero (25/09/2009 - 00:00)
Extraordinario Deus no Ceu Salvando Lula Dos Critícos Atrasados filhos das elites de segunda .....

Willian (24/09/2009 - 22:57)
"Fernando (24/09/2009 - 18:40)
E a abertura do BB pros investidores gringos, aconteceu ou é lorota do PIG?

Não sei mais em quem acreditar."


É tudo mentira, Fernando. Lula não faria uma coisa destas

Geisa (24/09/2009 - 21:05)
O modelo de privatização deu tão certo que aqui em Volta Redonda privatizaram junta a CSN, o hospital, os melhores colégios da cidade, a maior parte dos terrenos no centro da cidade, clubes, ruas,...

Carlos Alberto (24/09/2009 - 21:03)
Esse jornalista é claramente bushista.

Dvorak (24/09/2009 - 20:39)
"Leider Lincoln (24/09/2009 - 18:10)
Dvorak, seu midiota: você sabia que a Espanha fechou muito mais emissoras de rádio do que isso, emissoras de TV, cassou partidos políticos, invalidou milhões de votos, derrogou candidatos eleitos e mesmo assim é considerada uma democracia?"


Desafio você, cara lady alienada, a mostrar um caso, um apenas, de alguma rádio ou TV "fechada" na Espanha por criticar o Governo espanhol nos dias atuais.Não me venha comparar uma nação de primeiro mundo com uma republiqueta de bananas, não, caro bloguiado.Quanto aos EUA é claro que cometeram abusos em Guantánamo, desrespeitando os direitos fundamentais dos detidos naquela base, e deveriam ser punidos, conforme o Direito Internacional.Nunca defendi tais absurdos, mas, apesar de tudo, ainda são, sim, uma das maiores democracias do mundo.Ah, ia me esquecendo, não sei por que tanto alvoroço apenas pelo fato do "divino" ter dado uma entrevista a uma revista de um país considerado por você e muitos bloguiados aqui, como "ditadura", imperialista etc.Imagino o que não diriam dessa mesma revista caso a mesma publicasse alguma crítica ao lula.Não seja hipócrita, meu caro...

augusto (24/09/2009 - 18:51)
Lula nao mudou de lado. Ele objetivou transformar seu pais e esta fazendo. A esquerda da esquerda é que pegou carona nele, para depois se queixar q ele NAo é bem do time deles. Vc é um dos queixosos tb. willian ?
Ele nunca foi esquerda mesmo. Perguntado, disse que e torneiro que joga no time dos mecanicos!
Mais tarde, alguns como a luciana genro e o Babá descobriram o auto-engano e...digamos, desembarcaram por si ou pela disciplina partidaria, né? Tem gente que reclama ate hoje e ainda não o fez.


Fernando (24/09/2009 - 18:40)
E a abertura do BB pros investidores gringos, aconteceu ou é lorota do PIG?

Não sei mais em quem acreditar.

bentoxvi-o santo (24/09/2009 - 18:34)
AZENHA.

Quantas arvores destruidas para imprimir essa porcaria...novouisque...não serve nem pra um "goro"...

francisco.latorre (24/09/2009 - 18:19)


paulada do lula.

e o cara da newweek... direita inteligente e corajoso.

foi pro pau. e apanhou.

___

em homenageme ao lula... e pensando que direita com o mínimo de inteligência daria pra suportar...

vou ignorar os robozinhos.

ignorem... pra curtir melhor o momento.

que tá delícia.


Gustavo (24/09/2009 - 18:11)
"Dvorak (24/09/2009 - 17:04)"
"Alexandro (24/09/2009 - 15:17)"
Alexandro o verdadeiro comunista e esquerdista é o Dvorak, que só sabe encher o saco, pois não faz nada além do que um papagaio de pirata do contra....Tudo que o Lula faz, fez, falou ou simplesmente pensa, está errado. Tudo absolutamente tudo que o FHC, e o Serra, fizeram, fazem e tomara que nunca mais consigam fazer esta coberto de razão! Resumi em poucas palavras como funciona a mente do Dvorak, agora fica fácil argumentar....Lula = Satanás...ahahahahahah facinho facinho...ahahahah...caramba eu sinceramente nãoa credito que o Dvorak fale estas bobagens na rua, a não ser que goste de fazer papel de palhaço!

Leider Lincoln (24/09/2009 - 18:10)
Dvorak, seu midiota: você sabia que a Espanha fechou muito mais emissoras de rádio do que isso, emissoras de TV, cassou partidos políticos, invalidou milhões de votos, derrogou candidatos eleitos e mesmo assim é considerada uma democracia?
E os EUA "ganha mas não leva" aquilo lá é o que? A maior democracia do mundo?
Acaso não foram os meios de comunicação os que mais apoiaram um golpe de Estado na mesma venezuela? Isso é ser democrático?

Markito (24/09/2009 - 18:06)
e como a direita é nojenta... assim como seus pupilos!!

Rinaldo Reis (24/09/2009 - 18:03)
Genial!!!!!!!!!!!

rn (24/09/2009 - 17:29)
meu deus, como a direita é nojenta.. Gostaria dever uma entrevista com esse jornalista aí da newsweek, não do lula. Quais são os argumentos sobre guantanamo? ai ai ..

francisco.latorre (24/09/2009 - 17:24)

de novo...

todo mundo na onda do caça-piolho uílian...

psss...

micro.


Mar. (24/09/2009 - 17:10)
Por que todo o PIG tenta defender com a mesma ladainha as privatizações??? Que porcaria significa um celular que ninguém pode pagar. Será que ninguém vê o que acontece coma as teles????

Dvorak (24/09/2009 - 17:04)
"Alexandro (24/09/2009 - 15:17)
Se o Lula falou mesmo tudo que foi postado eu tenho que lhe dar os parabéns!!! Mas eu me pergunto, porque o Lula só é de esquerda quando está no exterior?"


O lula só é de "esquerda" na sua cabecinha, Alexandro...

Dvorak (24/09/2009 - 17:02)
"Lula: Dê-me um exemplo em que a Venezuela seja antidemocrática.

Newsweek: Trinta e quatro estações de rádio fechadas pelo governo em um fim de semana. Repressão a sindicatos independentes e perseguição do governo a rivais políticos. Gangs ligadas ao governo de Hugo Chávez vandalizando a única rede de TV independente.

Lula: Esta não é a versão do governo.

Newsweek: Existe alguma dúvida?



A revista ficou sem resposta.O lula deveria ter utilizado as palavrinhas mágicas:

"Eu não sabia..."

Não disse, aí falou bobagem:

"cada país estabelece o regime democrático que convém ao seu povo..."


Como é que é???

Rogerio (24/09/2009 - 16:33)
Azenha, acompanho há bastante tempo seu blog. Parabéns. Esta entrevista é realmente histórica e vale principalmente para quem acha que o presidente é sortudo ou esperto. Trabalho no mercado financeiro e sinto na pele o peso de admirar tanto um presidente e não poder expressar esse sentimento, porque "o mercado" não gosta.

William (24/09/2009 - 16:30)
Eu falei do pensamento econômico pq é sintomático.
Amo debater com gente que pensa diferente de mim, mas se o interlocutor vem com esta de "continuidade da política econômica do FHC", juro que desisto de cara, pq é uma falácia tão grande, que demonstra tanto desconhecimento do interlocutor, que falo "OK vc venceu, o Lula é um déspota pinguço ignorante". e encerro o papo ali

WilliaN (24/09/2009 - 16:24)
Markito (24/09/2009 - 14:48)
Valores Acumulados, seu imbecil !!! desde 2002 !!

mas que cara fingido !!!!

Ok. Markito, entendi que são investimentos acumulados desde 2003. Desta forma a gente tem que pegar os 560 bilhões de dólares e dividir pelo período Lula já governou. É isto? Quanto que vc achou?

Agora, vou traduzir para o português o lulês: Lula comparou o que a Petrobrás investia em prospecção antes de seu governo com que vai gastar para extrair todo o petróleo do pré-sal nas próximas décadas. Com o barril de petróleo cotado hoje a U$66,00, seria como ter investido em seu governo em prospecção o equivalente a 8,4 bilhões de barris. É claro que o preço do barril variou muito neste período, mas mesmo que o preço médio dele tenho sido U$100,00 (mas não foi, foi bem menos), seria um investimento em torno de 5,6 bilhões de barris em prospecção. Este cálculo grosseiro é só para ilustrar o absurdo da declaração, sem contextualizar o prazo de investimento.

Em 2008, o investimento total da Petrobras (não só em prospecção, mas total) foi de R$53,3 bilhões (de reais, não dólares). Em 2007 foi de algo em torno de R$45,2 bilhões de reais. Duvido que nos anos anteriores tenham sido maiores.

Em seu blog, a Petrobras sempre dá uma resposta quando uma informação errada sobre a empresa é dada na imprensa. Vou lá olhar se há alguma coisa sobre a reportagem da Newsweek.

Renato de Campos (24/09/2009 - 16:11)
Que jornalista cretino, dizendo que o modelo de privatização está dando certo!!! Sim, está: para os DONOS.

hahaha Levou um banho sobre a venezuela...
nem o Bonner faria pior...

Luiz Paulo - Vitória/ES (24/09/2009 - 15:58)
Pessoal, podem juntar a essa surra que os babacas do PIG estão tomando uma entrevista que entrou ao vivo na CBN ontem à tarde na qual o Sardenberg (argh!) tentou pegar o presidente da Petrobrás de todas as maneiras e teve que ouvir, AO VIVO, que o que ele estava insinuando era mentira! Se alguém tem acesso, postem em algum lugar e me avisem, FOI SENSACIONAL! E vamos em frente, que o país é feito de brasileiros com orgulho do lugar em que habitam e fazendo cada vez mais para que seus filhos e netos também o tenham no futuro. Sujeitos como WilliaN, Dvorak, BigPhill, John Bastos e outros estão odiando esse momento pelo qual passamos, mas, honestamente, que caiam em depressão e vão chorar no colo do Reinaldo Azevedo!!!

Aldo (24/09/2009 - 15:22)
O nosso Presidente DE VERDADE simplesmente ARREBENTOU nesta entrevista, da mesma forma que o Ciro Gomes na entrevista do "canal livre" no qual ele foi atacado por 3 e ainda venceu a disputa de balaiada.

O Brasil está mudando para BEM melhor. Só não vê quem não quer, é muito preconceituoso ou é sistematicamente iludido pela mídia suja das "zelites".

Alexandro (24/09/2009 - 15:17)
Se o Lula falou mesmo tudo que foi postado eu tenho que lhe dar os parabéns!!! Mas eu me pergunto, porque o Lula só é de esquerda quando está no exterior?

severina (24/09/2009 - 15:16)
O Lula não tem canudo universitário mas tem conhecimento de mundo. E era dirigente sindical conhece os problemas do povo brasileiro diferente do outros.

João Luiz (24/09/2009 - 14:59)
Aécio? Esse cara não sabe o que se passa em Minas

Almir Pereira (24/09/2009 - 14:48)
O principal meio de comunicação que o Chávez fechou foi a RCTV, que era comprovadamente golpista e foi fechada dentro da lei. A Globovisión recebeu cerco fiscal do governo. A CTV é um sindicato golpista que participou do locaute de 2002 e fazia parte do pacto oligárquico anterior ao chavismo. É esse tipo de baluartes "democráticos" que Newsweek defende e o Lula não sabe atacar por medo da mídia. Realmente democracia não só eleições, também é participação na riqueza e nisso a Venezuala vai bem.

Markito (24/09/2009 - 14:48)
Valores Acumulados, seu imbecil !!! desde 2002 !!

mas que cara fingido !!!!

Fernando Mundim Veloso (24/09/2009 - 14:41)
A observação sobre Guantânamo foi brilhante!

WilliaN (24/09/2009 - 14:32)
Daniel (24/09/2009 - 13:52)
Estes devem ser os valores acumulados de investimento no período do governo Lula.

Aí tudo bem, seriam só 80 bilhões de dólares por ano.

P.S. Estou sendo irônico.

Milton Hayek (24/09/2009 - 14:22)
Outra coisa,Willian Sem M falador de besteiras.Aqui no Brasil se pleiteia uma auditoria no processo de endividamento interno porque os papéis da dívida externa sumiram do Senado durante os governos militares.Portanto,uma auditoria(que em si significa apénas saber se cumpriram com as normas de contabilidade pública) nos impediria de continuar essa política monetária desastrosa que entrega centenas de bilhões de reais para quem nada produz.
Além disso,meu filho,Lula não pagou a dívida externa.Ele apenas quitou as parcelas do desastrado empréstimo de 40 bilhões de dólares que o bill clinton mandou o FMI dar ao Brasil para poder eleger FHC e se apropriar de nossos recursos naturais e empresas a preço de banana com FHC mais 4 anos em Brasília(SIVAM,etc).
Nós é que pagamos a reeleição fraudada desse estrupício FHC até agora com essas empresas privatizadas,como aí em São Paulo,que usam PREÇOS PÚBLICOS COMO MEIO DE CONFISCO TARIFÁRIO nas estradas,telefonia,gás,etc.É engraçado...O Estado não pode usar tributo como meio de confisco.Está na CF88. Mas a iniciativa peidada,digo privada,pode e faz como nunca aí em São Paulo e vocês adoram,acham isso o supra-sumo da modernidade.Eita tucanada bandida!!!!!

Marcilio Serrano (24/09/2009 - 14:17)
Willian,

Explica o restante e o verdadeiro motivo da carta, a realidade é que o Brasil estava quebrado em função da política implantada pelos Chicagos Boys e pelo vendilhão do FHC. Aliás todos os seus companheiros de ideologia (neoliberalismo) estão presos.

Acorda rapaz e seja menos tolo.

William (24/09/2009 - 14:10)
Xará William,
Se vc acredita na lorota que a politica economica do Lula é igual a do FHC, vc andou lendo veja demais, e tb acredita em papai Noel.
OLha que esta é minah area e qualquer primeiro anista honesto ve a diferença entre a Escola de Chicago e o pensamento Keynesiano

Milton Hayek (24/09/2009 - 14:10)
Por essa sua ótica,Willian Sem M,já que vc está doido para dizer que é tudo mérito de FHC,podemos dizer que o mérito é de Itamar Franco(O verdadeiro pai do Plano Real).

" Willian (24/09/2009 - 12:54)
Se a revista não mudou de lado, quem mudou? Se Lula seguisse a política econômica que o PT sempre defendeu qual seria o destino deste país e a opinião da revista? Lula é aplaudido em todo mundo por ter seguido a política econômica que o PT sempre combateu vide A Cartaq ao Povo Brasileiro). Ganhamos até o grau de investimento, ou seja, somos bons pagadores de nossa dívida. Caso aqueles que querem uma auditoria das dívidas externa e interna lograssem êxito, Lula não seria O Cara.

PS. E parem de babar ovo pra revista americana, gente. que coisa mais colonizada. Quando o Granma elogia Lula não há menção aqui. E olha que eu acompanho. "

Se vc tivesse se informado mais,Willian Sem M,saberia que toda a estratégia do Plano Real estava desenhada por técnicos do BNDES já na presidência de José Sarney(Idéias de John Williamson,com M viu???,do Consenso de Washington).O nome era "Inserção Competitiva" acerca da abertura da economia brasileira no nício dos anos 90.quando Collor entrou,colocou o povo da PUC que copiou as idéias dos funcionários de carreira do BNDES e até hoje posa de competente.Tá tudo nos livro "Os cabeças de planilha" do Nassif.

É por isso que eu digo que tucano tem o bico muito maior do que a cabeça.Escolheram o símbolo certo!!!KKKKKKK!!!!

Leider Lincoln (24/09/2009 - 14:04)
Willian, o uso do cachimbo faz a boca torta. Não é por que uma revista tem um nítido posicionamento político, que ela é obrigada a fazer como as Vejas, Épocas e Isto És da vida: mentir, manipular, não reconhecer, brigar com a verdade.
Então a Newsweek não mudou, é o seu costume com as revistas daqui que o faz crer que ela, por ter um viés de direita, deveria atacar o Lula, sem se preocupar com os fatos.
Daí sua afirmação equivocade de "deslumbre" com a imprensa estrangeira. É que, de fato, não é uma questão de ser colonizado, mas de ficar pensando como meios direitistas _acrescente o Figaro e o Guardian à lista, por exemplo_ podem, ao contrário dos daqui, se preocupar com fatos, ao invés de tentar doutrinar seus leitores.
O que agrada é que ainda existe mídia que informa, ainda que, por aqui, ela seja bem rara.

Daniel (24/09/2009 - 13:52)
Estes devem ser os valores acumulados de investimento no período do governo Lula.

Masc Selvagem (24/09/2009 - 13:16)
Lula, Ciro, Marina, Aécio, Cristovão Buarque etc, cada um a seu modo, dá-nos orgulho e esperança. Temos gente de excelente qualidade para qualquer gosto. Falta a Dilma afastar-se do Zéopata e teremos uma grande eleição e, como diz o Ciro em sua entrevista à Band, asseguraremos nossas últimas conquistas.

Willian (24/09/2009 - 13:00)
Como é que é?????????

"Hoje estamos investindo cerca de US$ 560 bilhões."

Ou o Lula, ou o tradutor ou alguém da revista tem que ser internado! Quer dizer que o investimento da Petrobras aumentou 4.028 vezes em seu governo? É isto mesmo, Azenha?

Willian (24/09/2009 - 12:54)
Se a revista não mudou de lado, quem mudou? Se Lula seguisse a política econômica que o PT sempre defendeu qual seria o destino deste país e a opinião da revista? Lula é aplaudido em todo mundo por ter seguido a política econômica que o PT sempre combateu vide A Cartaq ao Povo Brasileiro). Ganhamos até o grau de investimento, ou seja, somos bons pagadores de nossa dívida. Caso aqueles que querem uma auditoria das dívidas externa e interna lograssem êxito, Lula não seria O Cara.

PS. E parem de babar ovo pra revista americana, gente. que coisa mais colonizada. Quando o Granma elogia Lula não há menção aqui. E olha que eu acompanho.



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design