A polêmica Jair Bolsonaro

Tempo de leitura: 6 min

Em entrevista ao programa CQC, segunda-feira à noite, o deputado federal  Jair Bolsonaro (PP-RJ), fez várias declarações polêmicas, ofensivas, que podem lhe custar até o mandato.

Ao ser perguntado sobre a hipótese de ter um filho gay, respondeu: “Isso nem passa pela minha cabeça, eu dei uma boa educação, fui pai presente, não corro esse risco.”

Questionado por que é contra as cotas raciais, disse: “Eu não entraria em um avião pilotado por um cotista nem aceitaria ser operado por um médico cotista.”

Indagado pela cantora Preta Gil sobre o que ele faria se um filho dele se apaixonasse por uma negra, respondeu: “Ô Preta, eu não vou discutir promiscuidade com quer que seja. Eu não corro esse risco. Meus filhos foram muito bem educados. Não viveram em ambiente como, lamentavelmente, é o teu.”

Preta Gil vai processar Bolsonaro: “Racismo é crime! E ele assume que o é!”, escreveu no Twitter, ao anunciar o processo. “Não farei somente por mim e pela minha família, que foi ofendida e caluniada por ele, mas também por todos os negros e gays deste país”.

O presidente da Ordem dos Advogados no Brasil (OAB)- seção Rio de Janeiro, Wadih Damous, oficializou  abertura imediata de processo por quebra de decoro parlamentar conta o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Para Damous, as declarações do deputado são inaceitavelmente ofensivas, pois tem cunho racista e homofóbico, comportamento incompatível com as tradições parlamentares brasileiras.

Também nessa terça-feira, 29, deputados protocolaram, representação para que o deputado Jair Bolsonaro seja investigado pela Corregedoria da Câmara por quebra de decoro parlamentar. Os deputados acusam Bolsonaro de ter feito comentários racistas feitos durante o programa CQC, da TV Bandeirantes, exibido na segunda-feira (28).

A representação, assinada por 20 deputados, pede ainda que Bolsonaro seja destituído da Comissão de Direitos Humanos pelo seu partido. “Não cabe uma pessoa que não defenda esses direitos atuar em uma comissão voltada para esse fim”, disse a presidente da Comissão, deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS).

Íntegra da representação dos deputados contra Bolsonaro

Os parlamentares infra-assinados vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência representar contra o deputado JAIR BOLSONARO pelas razões de fato e de direito na seguinte:

REPRESENTAÇÃO DOS FATOS

Na noite de 28 de março de 2011 foi ao ar o programa da TV Bandeirantes entitulado CQC – Custe o Que Custar, no qual foi veiculada uma entrevista com o Deputado Jair Bolsonaro no quadro do CQC denominado “O povo quer saber”.  No decorrer da entrevista, o referido parlamentar, ao ser indagado pela artista e promotora Preta Gil “se seu filho se apaixonasse por uma negra, o que você faria?” Eis a resposta literal do entrevistado: “ô Preta, eu não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja, eu não corro esse risco porque meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o seu” (!).

Esta resposta caracterizada por evidente cunho racista culminava uma série de afirmações em desapreço a diversos grupos sociais e em apologia a graves violações de direitos humanos, no decorrer de toda a referida entrevista.

Na realidade tem sido recorrentes as manifestações de cunho racista proferidas pelo Sr. Jair Bolsonaro nesta Casa e fora dela, contra diversos grupos sociais e organizações defensoras de direitos humanos, dentre as quais a própria Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da qual ele é membro suplente por designação do partido a que é filiado, o PP.

DO DIREITO

A difusão de conteúdos ideológicos por meio da mídia eletrônica é de conhecido poder de multiplicação, principalmente quando se trata de programa que conta com significativa audiência, como o CQC.  O Sr. Jair Bolsonaro ao utilizar-se de um espaço midiático para propagar atos que configuram crimes, extrapola a liberdade de expressão para ofender a dignidade, a autoestima e a imagem não só da pessoa que fez a pergunta naquele momento, mas de toda a sociedade, uma vez que os direitos e princípios constitucionais ofendidos pertencem à toda a sociedade.

A Lei 7.716, de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, inclui, no seu Art. 20, “que praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” é crime passível de reclusão de um a três anos e multa.

Essa Lei decorre de tratados internacionais de que o Brasil é signatário. A Constituição Cidadã é explícita ao repudiar o racismo como prática social, considerando-o como crime imprescritível e inafiançável.  O Art. 1º da Carta Magna, que define como um dos fundamentos da República Federativa do Brasil “III – a dignidade da pessoa humana.”

O Art. 3º, que enumera os objetivos fundamentais da República, contempla “IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Já o Art. 4º , que estabelece os princípios pelos quais se regem as relações internacionais do país, VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo (…).

O Art. 5º da Constituição Cidadã, por sua vez, define que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (…). O mesmo Artº 5º, em seu Inciso XLII, prevê que “a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, com base no Recurso Especial 157805/DF, prevê que “Incitar, consoante a melhor doutrina é instigar, provocar ou estimular e o elemento subjetivo consubstancia-se em ter o agente vontade consciente dirigida a estimular a discriminação ou preconceito racial. Para a configuração do delito, sob esse prisma basta que o agente saiba que pode vir a causá-lo ou assumir o risco de produzi-lo (dolo direto ou eventual).”

Por sua vez, o Código Penal, define o crime de injúria no Art. 140, estabelecendo que se trata de injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. O § 3º da mesma lei,estabelece que “se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, a pena é de reclusão de um a três anos e multa.

Ante o exposto, requerem os representantes se digne V. Excelência determinar, em respeito aos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Carta Magna de 1988 e da Lei vigente, a instauração do devido procedimento contra o Deputado JAIR BOLSONARO, para que seja:

1)    Avaliada se a conduta do Deputado Jair Bolsonaro configura efetivamente a prática do crime de racismo;

2)    Determinadas providências para requisição de vídeo tape do programa CQC à TV Bandeirantes exibido na noite de 28 de março de 2011 para melhor exame do caso;

3)    Determinadas providências para requisição de transcrições de discursos do referido deputado nos quais se demonstram as práticas recorrentes de injúrias, ofensas à dignidade e incitação da discriminação e preconceitos, inclusive contra a Comissão de Direitos Humanos e Minorias;

4)    Encaminhe à Corregedoria e, posteriormente, ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar abertura de processo sobre eventual quebra de decoro parlamentar.

Brasília(DF), 29 de março de 2011

Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) – presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Brizola Neto (PDT-RJ)

Chico Alencar (PSol-RJ)

Domingos Dutra (PT-MA)

Édson Santos (PT-RJ)

Emiliano José (PT-BA)

Érika Kokay (PT-DF)

Fernando Ferro (PT-PE)

Ivan Valente (PSol-SP)

Jandira Feghali (PCdoB-RJ)

Jean Wyllys (PSol-RJ)

Luiz Alberto (PT-BA)

Luiz Couto (PT-PB)

Marina Santanna (PT-GO)

Perpétua Almeida (PCdoB-AC)

Para apoiar a manifestação, escreva para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara:  [email protected]

Diante da forte repercussão das declarações ao CQC, Bolsonaro alegou ter se equivocado na resposta. Disse ter entendido que a pergunta era se seu filho namorasse uma pessoa do mesmo sexo.

“Foi um mal-entendido, eu errei. Como veio uma sucessão de perguntas, eu não ouvi que era aquela pergunta, foi um equívoco. Entendi que a pergunta era se meu filho tivesse um relacionamento com gay, por isso respondi daquela forma”, disse. “Na verdade, quando eu vi a cara da Preta Gil eu respondi sem prestar atenção.”

Questionado sobre qual seria sua resposta à pergunta feita pela cantora, o deputado voltou ao ataque: “Eu responderia que aceito meu filho ter relacionamento com qualquer mulher, menos com a Preta Gil.”

Jair Bolsonaro divulgou esta nota de esclarecimento.

A respeito de minha resposta à cantora Preta Gil, veiculada no Programa CQC, da TV Bandeirantes, na noite do dia 28/03/2011, são oportunos alguns esclarecimentos.

A resposta dada deve-se a errado entendimento da pergunta – percebida, equivocadamente, como questionamento a eventual namoro de meu filho com um gay.

Daí a resposta: “Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Não corro esse risco porque os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu.”

Todos aqueles que assistam, integralmente, a minha participação no programa, poderão constatar que, em nenhum momento, manifestei qualquer expressão de racismo. Ao responder por que sou contra cotas raciais, afirmei ser contrário a qualquer cota e justifiquei explicando que não viajaria em um avião pilotado por cotista nem gostaria de ser operado por médico cotista, sem me referir a cor.

O próprio apresentador, Marcelo Tas, ao comentar a entrevista, manifestou-se no sentido de que eu não deveria ter entendido a pergunta, o que realmente aconteceu.

Reitero que não sou apologista do homossexualismo, por entender que tal prática não seja motivo de orgulho. Entretanto, não sou homofóbico e respeito as posições de cada um; com relação ao racismo, meus inúmeros amigos e funcionários afrodescendentes podem responder por mim.

Atenciosamente

JAIR BOLSONARO

Aqui, está o vídeo. Avalie você mesmo as declarações de Bolsonaro.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Leandro

Paiz de ladrao e vagabundos que querem acabar com o pouco da moral que ainda resta
Bolsonaro 17 neles estou junto com pessoas sérias que querem um futuro para seus filhos
Não uma zona para eles…

maia95

Força Jair! Está claro que ele não é racista e a resposta não se encaixa na pergunta da Preta Gil. E ninguém é obrigado a aceitar a prática homossexual.

dirceu

pois é minha gente! arrebentaram com os estados unidos, colocaram um negro la pra levar a culpa. arrebentaram com o brasil, colocaram uma mulher pra levar a culpa. a pl 122/06, vai ser chutada do congresso, e ja arrumaram o culpado. so como sujestão, porque não fazem um plebiscito sobre estas questões polemicas: cotas raciais, aborto, casamento gay e outras aberrações que querem impor ao povo brasileiro. aliás, desde que perderam feio no plebiscito do desarmamento, que esses populistas do psdb e do pt, não falaram mais em consultar o povo.e so pra lembrar o brasil é o unico pais do mundo que 46,91% de votos é maiora. isso somado aos 33,61% da (oposição), e subtraido aos mais de 135,000,000 de eleitores brasileiros, ficamos sabendo que 37,48 % dos eleitores não tiveram em quem votar ou se recusam em votar nessa turma, e tem em bolsonaro o unico refugio de alguem que pelo menos é sincero, e fala o que pensa.

    brendom

    Só tenho uma coisa pra te falar dirceu…posso naum concordar com oq vc fala, mas defenderei ate a morte o seu direito de falar.Ser livre (menos pra votar e a se alistar que somos obrigados pela constituicao que se diz livre e democratica).

    P.s.:Sou uma aberração de 18 anos, cursando faculdade de relacoes Internacionais,acredito em deus e na sua bondade eterna e sou homossexual com os memos direitos que voce tem q falar e pensar.

    deus te abencoe…e te de paz e sabedoria para que possa respeitar a mim que sou seu irmao em cristo.

Luci

Foi grave o que este "deputado" que louva a ditadura, mas foi eleito no regime democrático, ele deveria devolver o mandato ao povo.
É muito estranha esta "coincidência" de manifestação na semana do golpe civil mlitar – 31 de março -, onde Bolsonaro na entrevista começa elogiando presidentes do periodo diatorial e em seguida afirma que a presidente Dilma esteve envolvida em sequestro, roubo e que por ele não seria presidente.
Lamentavelmente esta resposta não foi considerada grave.Tem alguma aramação nesta entrevista.A Ministra dos Direitos Humanos, o Ministro da Justiça e o Ministro das Comunicações deveriam atuar para cooibir desrespeito tão acintoso que mais parece recado da oligarquia que está desesperada, porque a verdadeira história está sendo divulgada, a sociedade e sua movimentação está mais acelerada que o Poder público. Hoje é poossível conhecer fatos da ditadura lendo sites como o Vi O Mundo.

Elton Ribeiro

Azenha, os posts foram publicados sim, desculpe-me. Ontem quando fiz os comentários voltei a olhar eles e não tinham sido publicados, por isso fiz aquele comentário. Mas vi hoje e estão publicados. Foram para esclarecer alguns pontos sobre meu posicionamento. Não precisa publicar esse post.

Elton Ribeiro

Ok Azenha, por algum motivo não chegaram. Mas Publiquei e o site confirmou atraves daquela mensagem padrão. Pode ser algum problema das nossas redes. Esse não precisa publicar.

Werner_Piana

CQC é LIXO da propaganda direitista.
Quem compra e crê na "independência" daqueles "humoristas"… bem… já se sabe a que vieram.
:/
#ForaBolsonaro

    Paulo

    O pior que quem está pagando para esse Deputado viver, comer educar seus filhos, em parte somos nós
    Gays, Negros, Mulheres e toda a gente honesta e sincera que vive nesse Brasil, que é livre e agora vem
    esse Deputado com essas acusações e perseguições contra as diferenças, discurso que dá vontade
    de vomitar na cara dele e todos aqueles que negam suas origens, somos todos diferentes!!! Deputado volta para o banco escolar e toma vergonha nessa cara, que deve ter muitos podres escondidos no mais intimo.

    Roberto Santos

    Errado não é ele , errado somos nós que colocamos um cara desses em Brasília!!!

SILOÉ

Só quero ver esse povo ficar calado quando ele começar a discriminar os judeus também.

SILOÉ

E o pior é que ainda tem gente que vota nesse" Boçalnaro".

Augusto Pinheiro

Esse Bolsonaro deve ter problemas de repressão sexual que nem o Freud explica.

Elton Ribeiro

Fiz dois comentários anteriores que não foram publicados, nenhum deles foi com tom arrogante ou discriminatório, mas como em outras vezes não foram publicados. Parece que só podemos postar algo conveniente ao assunto e principalmente quando é este tipo de assunto. Aqui a liberdade de opinião só prevalece para um dos lados quando se trata de homossexualismo.

    Luiz Carlos Azenha

    Não temos registro de seus comentários por aqui, Elton. abs

Pedro Luiz Paredes

Felizmente esse cara é burro, caso contrário poderia ser presidente do Brasil; ou será?
Tem ideias realmente progressistas em certas questões.
Por outro lado não usa a razão quando tomado pela fé.
Êta vício maldito da humanidade!

Paulo Couto Teixeira

E no Exército Brasileiro não existe um código de honra para seus oficiais, que os comprometam com boas maneiras e civilidade com os semelhantes, principalmente as senhoras?
Esse cara aí já ultrapassou todos os limites!

Lucas

O cara tem o Médici como ídolo mas "respeita a posição de cada um". Ah, ok. Ele "não entendeu a pergunta"…

Paulo Navarro

O seu comentário está aguardando moderação.

Está rolando uma petição on-line em repúdio ao deputado Jair Bolsonaro. A mesma pode ser acessada no Blog Saúde com Dilma, no endereço: http://saudedilma.wordpress.com/2011/03/30/petica
DIVULGUEM E ASSINEM!! Não podemos deixar impune essa figura abjeta da política brasileira!

Paulo

Eu não vou repetir o que já comentarm deste sujeitinho desqualificado. Mas o que dizer deste programinha de quinta, dirigido e protagonizado por playboyzinhos que se divertem às custas da esculhambar e desrespeitar as pessoas. Que dizer de um programa que dá espaço a um fascista destes e parece querer mostrá-lo como um engraçadinho?

    Cristiana Castro

    Tb achei de má-fé, para dizer, o mínimo, colocarem a Preta Gil para fazer o papel de " cutucadora" do Bolsa; O Brasil inteiro sabe que ele é doido e como ele responde a determinadas questões. Concordo com tudo o que foi postado sobre o psicopata Bolsonaro. Mas queria destacar a atitude do CQC. Qual era a intenção do programa? Pq não foram eles mesmos encarar o maluco? Até as pedras conhecem a postura dessa figura. O que não dá pra entender é como ainda tem votos. Mas tem, ou seja, um grupo de eleitores o escolheu seu representante, apesar de suas atitudes, púbicas, como a agressão a então deputada Mª do Rosário, ao Dep. Genoíno, suas declarações homofóbicas e reações violentas e grosseiras, discursos desancando a honra de outros parlamentares da tribuna da casa, etc… Vamos esperar que, agora, ele aprenda e que o Sr. Marcelo Tas, deixe de ser covarde e vá, ele mesmo produzir suas " entrevistas". Lamento pela Preta Gil, que não merecia passar por isso. De uma personalidade doentia como a de Bolsonaro,pessoas normais devem manter distância. Os playboyzinhos sabiam disso e por isso mandaram a Preta Gil.

navez

http://bit.ly/fHvz7l Olha só quem tá ali escondidinho no canto esquerdo da foto no comício do Serra.

Olga Primo

… Representante da Comissão de Direitos Humanos, que não é humano. O que esse cara pensa sobre as Pessoas? O que ele acha que é?!
Ele é o representante legitimo de uma turma que se sente "deuses" acima do bem e do mal, de uma turma de canalhas da pior categoria humana, que fazem parte da politica imunda de séculos que fizeram desse país esse curral de corrupção desumana … E o que mais me dói é saber que igual a ele tem muitos hipócritas que se dizem gente boa, de boa família … Ele mostrou a cara dele com toda a sua arrogância burguesa daqquela antiga monarquia … daquelas velhas idéias que rondam nosso país, ainda …

Julio_De_Bem

Esse imbecil mal sabe que 90% dos pilotos da aviação no brasil tem apenas o 2 grau completo. As faculdades de ciências aeronáuticas existem a menos de 10 anos.

Waldir Ferreira

Sejamos justos! Eu acho que Jair Bolsonaro faz parte de uma escória intragável. É nazifascista até a medula. Não deveria jamais estar numa casa como o Congresso Nacional. Mas deixando as paixões de lado, me parece claro, a quem quiser enxergar, que a resposta dele não foi de fato, referente à cor da pele. Não estou dizendo que ele não seja racista. Até acredito que seja sim. Mas no episódio da resposta à Preta Gil não acho que fez referência à cor da pele. Inclusive, o termo promiscuidade remonta exatamente à questão sexual. Que ele seja cassado pelo caminhão de bobagens que já proferiu aos quatro ventos, está perfeito e eu concordo. Mas esse fuzuê todo por causa dessa resposta me parece desmedido e está dando causa a manifestações de um bando de oportunistas. Ah, só de passagem: EU SOU NEGRO, mas detesto hipocrisia!

mello

Ocara é racista, criminoso. Não pode ser deputado! Vejamos como votam o psdb, o dem , o pps, o pv….

Gustavo Pamplona

Deixa eu mostrar a realidade mais uma vez aos leitores:

Isto não vai dar em "nada" (*), ninguém pode ser punido por que exerceu a sua "liberdade de expressão", mesmo que isto contrarie as regras de boa convivência da sociedade atual.

E conforme eu tinha dito: Isto foi apenas para elevar a audiência do programa e nada mais, só não entendi porque fui negativado apenas porque (e como se eu me importasse com isto)

E Elton, meu amigo: Eu tinha escrito a data errada e também esqueci de complementar que até o G1 estava falando disto.

(*) Querem um exemplo: Quem aqui ainda se lembra do caso da escrivã de polícia que foi despida a força numa delegacia da Polícia Civil de SP?

    Gustavo Pamplona

    Complementando novamente: só não entendi porque fui negativado apenas porque "eu estava falando a verdade"

    SôniaG.

    Embora nem o tenha 'negativado', penso, Gustavo que vc. não 'fala a verdade' você È A VERDADE. Este o seu problema, sempre.

Gerson Carneiro

Pois bem… questiono a responsabilidade do Marcelo Tas, apresentador responsável pelas materias apresentadas em seu programa.

Sabendo o que faz um pedófilo, é permissível alguém conceder espaço em seu twitter para o pedófilo agir e esse alguém não ser responsabilizado?

Pois é com esse olhar que enxergo a posição do sr. Marcelo Tas no episódio do Bolsonaro.

Entendo que há diferença entre noticiar um fato, e contribuir para que um fato ocorra.
E o Marcelo Tas contribuiu para o ato criminoso do Bolsonaro em troca de audiência do seu programa. Ele não noticiou o fato, foi conivente. Até porque não foi ao vivo. Foi editado.

Ou vocês acham que a RBS não era co-autora das falácias do Luiz Carlos Prates?

    El Cid

    Marcelo Tas sabia muito bem o "modus operandi" do Bolsonaro, Gersão…

    Gustavo Pamplona

    Caros Gargamel e El Cid: ;-)

    Eu como sou um CQCista e jamais perdi um programa… eu já perdi a conta das vezes que o Bolsonaro foi entrevistado no programa e a Preta Gil também…

    E sim "El Cid", é exatamente isto. O Tas sabe o quão reacionário o Bolsonaro é.

Armando do Prado

Fascista, burro e arrogante. Faz jus aos seus ídolos.

SILOÉ

Coitado!!! Não é à toa que ele é apaixonado pela farda, tanto rancor e ódio pelos opostos só pode ser trauma. Fraud explica…

    Fabio_Passos

    Na verdade este tipo envergonha as Forças Armadas brasileiras.
    É muito importante que as Forças Armadas desautorizarem este ignorante a falar em seu nome… o risco é de todos os militares passarem por imbecis.

    Edmilson

    O motivo do trauma:
    http://www.terra.com.br/istoegente/28/reportagens

    Jair Bolsonaro

    "Eu defendo a tortura"
    O deputado que defende fuzilamento de FHC ficou 28 anos sem falar com o pai alcoólatra

    Eu não conversava com ele (Percy Geraldo Bolsonaro, morto em 1995) até os 28 anos de idade. Ele bebia descaradamente e brigava muito em casa, com minha mãe e os filhos. Mas nunca bateu em filho. Um dia constatei que não iria mudá-lo. Resolvi pagar uma pinga para ele. Nos tornamos grandes amigos."

Talento?

O racismo, a homofobia, violência doméstica, grupos de extermínio, violência, são problemas graves em nosso país e este programa entrevista este senhor para aumentar tensões, realmente a TV Bandeirantes está ruim de respeitabilidade á pessoa humana. Para os apresentadores que ficam sentadinhos numa boa em suas confortáveis cadeiras destilando venenos, este foi o pior programa dos senhores, polêmica a este custo demonstra falta de talento e capacidade para compreender a realidade do país.

Luci

.E o programa tem patrocinadores! Agora todos arrumam qualquer desculpa, se Bolsonaro não entendeu a pergunta, não respondesse no microfone. O problema é as concessões públicas que são utilizadas como se privadas fôsem sem respeitabilidade às pessoas em programas ditos de humor. É sempre as mesmas brincadeiras e destratos, dirigidos a grupos sociais vulneráveis.Depois deste quadro este programa está mais para bullyng do que humor inteligente e que possa ser assistido por telespectadores.Até a presidenta Dilma foi desrespeitada (ele não entendeu a pergunta?), mas focaram a polêmica em Preta Gil..

    SILOÉ

    O programa também tem responsabilidades nas ofensas, pois o "Boçalnaro" é tão previsível que qualquer um sabe o que ele vai dizer, mesmo antes de ser perguntado.

Andrea Zanetti

Bem que esse papudo merecia uma punição, mas não acredito que terá.
Quebra de decoro esqueçam, porque é voltada à percepção indevida de vantagens (mão grande).
A imunidade parlamentar por palavras ou votos (aliás, mal necessário) é cara à democracia e MUITO mais cara aos próprios parlamentares. Ou seja, se o cara falasse " sou racista e quero que tal raça seja exterminada" ainda sim não daria nada. Parlamentar fala o que quiser e a gente que agüente.
Podem ver que a tal representação dos deputados é mais uma peça de efeito moral, que tenta contornar a definição de decoro parlamentar pois sabe que não se encaixa ali a verborragia do infeliz.
Só se na Justiça colasse a injúria contra a Preta Gil, e mesmo que por milagre houvesse condenação, a pena seria de uma cesta básica para algum asilo.
Pior…o cara ganhou palco e podem apostar que conquistou inúmeros fãs entre algumas religiões da idade da pedra e alguns fascistas frustrados.

tunico

Desde as eleições presidenciais de 2010, a direita conservadora vem mostrando sua verdadeira cara, a cara da hipocrisia, a cara do preconceito, a cara do racismo, a cara do elitismo, a cara do separatismo. Pelo menos a candidatura do Serra serviu para alguma coisa, mostrar a verdadeira cara da direita brasileira.

MiguelK

Gente, o cara é um bufo. Vamos ver quem encara os militares e sua nota conjunta em homenagem ao golpe de 64, "reação demandada pelo povo brasileiro"?

Severian

Esse Jair Bolsonaro é um aborto do Brasil… E o Boris Casoy jornalista da BAND é o q???? meteu o malha nos garis do Brasil……

FrancoAtirador

.
.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(…)
XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;
.
.

ANA

Há que separar bem as coisas: homofobia ainda não é crime, racismo, sim!
Esse desqualificado para a vida pública não poderá escapar de responder ao processo por racismo.
Quanto à homofobia, é um exemplo da necessiade urgente de prever como crime no Código Penal.
De toda maneira, o que infelizmente assistimos é a liberdade de expressão de uma direita nazista, como na França com Le Pen que chegou ridicularizado e hoje tem um eleitorado seguro de opiniões de ódio diante da dignidade humana.
Em tempo: Cadê o pessoal do PSDB e do PPS ? Calados? Quietos? A carapuça lhes serviu?

Elton Ribeiro

Bruno Moreno, a questão de Hitler foi mais embaxo, não vamos nos empolgar.

Elton Ribeiro

Acabar com a pouca vergonha não é acabar com os homossexuais. Não me oponho a direitos civis para homossexuais, mas totalmente contrário a verdadeira ira com que eles tratam quem se opõe as suas praticas. Se eles podem andar nus livremente pelas ruas, por que não posso ter o direito de me opor a isso?

Rafael

Veja os comentários no site do terra sobre o assunto. É os nazistas mostrando a cara.

    Soares

    Este é um cabra muito do safado, e além de safado é covarde. Ai cariocas. Este é o tipo que serviu ao regime militar é cria deles.

    Elton

    Lá no Terra INVARIAVELMENTE é assim. É irritante como tripudiam ao povo brasileiro.

FrancoAtirador

.
.
Será que esse nazista precisará desfilar

com uma bandeira exibindo a suástica

para ser banido da vida pública ?
.
.

Marcos

Cá pra nós, é uma tremenda ilação essa coisa de dizer que "não entendeu a pergunta". A indagação foi cristalina e referia-se à mulher negra. A pergunta não tinha nada a ver com gay. E agora ele vem com essa, de que não entendeu? Tenha dó. Aliás, a frase dita pelo Marcelo Tas foi claramente uma ironia.

Eduardo Lima

Quem fala muito acaba morrendo pela boca, quem mandou não perder a chance de ficar calado. Ainda que tenha se confudido com pergunta. Só o que ele disse antes sobre os cotistas e sobre os gays já merecia um processo por quebra de decoro. Ou ele não é deputado?

Gustavo Pamplona

Tá legal pessoal… já que estão falando do CQC o que é que vocês acham disto?

[youtube l-FOLwq7RRA http://www.youtube.com/watch?v=l-FOLwq7RRA youtube]

Até o CQC está se curvando a Dilma… vejam a "adulação" a presidenta que até foi discutida aqui.
http://www.midiaamais.com.br/component/content/ar

Elton Ribeiro

Por que não tem movimento para acabar com a pouca vergonha promovida pelos homossexuais nas ruas de todo país?

    Bruno Moreno

    Já teve um movimento desses na Alemanha, que acabou fazendo um líder: Hitler. No Brasil ficou limitado ao limitado Plínio Salgado.

    Direto ao ponto: não se faz pq é fascista!

    Luís

    Você conhece um advogado americano chamado Michael Wayne Godwin?

    Roberto

    Pouca vergonha é existir alguém com a sua IGNORÂNCIA.
    VAI SE TRATAR SEU HOMOFOBICO DOENTE.

Unnamed

A nova do deputado:
"Ao ser questionado sobre se é racista, ele disse: 'Racista, eu? Só tem pobre nas Forças Armadas, como posso ser racista?'"
Em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/03/esto

Ah tah, agora todo negro é pobre?
E tudo bem, ele não foi racista, ele só foi homofóbico… Tudo bem, ele confundiu "negro" com "gay" (não sei como, deve ser obsessão). Tudo bem, ele chamou cotistas de incompetentes.
Deixem pra lá, ele é polêmico, é assim mesmo.

Eu não tenho esse pensamento conformista e já passou da hora das pessoas repudiarem isto.

    Bruno

    Tu vai fazer o que?

    Vai xingar muito twitter? Cresce meu caro. Parece a geração Restart.

    Esses xiliques é bom para ele e para os coletivistas.

Luís

Só uma pergunta: O Bolsonaro é de qual estado mesmo?

    Antonio Silva

    É do mesmo Estado, de Brizola Neto, Jandyra Feghali, Chico Alencar, Edson Santos .

    Sebastião Medeiros

    O Jair Bolsonaro é deputado representante do Estado do Rio de Janeiro,porém ele é Paulista natural da cidade de CAMPINAS.Por sinal terra de outro direitista o "filosofo" Olavo de Carvalho.
    Ele se elege com os votos do pessoal da vila militar do Rio de Janeiro.
    PS:São Paulo já elegeu Plínio Correa de Oliveira como deputado constituinte em 1933 e Plínio Salgado por quatro legislaturas seguidas e o Acreano filofascista Enéas Carneiro teve que mudar o seu domícilio eleitoral do Rio de Janeiro para São Paulo para obter a aquela votação estrondosa de cerca de um milhão e meio de votos em 2002. Aqui na paulicéia desvairada.

    Elton

    Valeu Sebastião, "chinelada" nos trolls!

    SILOÉ

    Tá perguntando porquê???
    Aqui também tem esgoto cara!!!

Fabio_Passos

jair bolsonaro é a face verdadeira da direita brasileira.
bolsonaro é a direita sincera.

Assim como a revista veja, não tem nenhum pudor em expor seus preconceitos, o seu ódio pelo população pobre e defender privilégios para a minoria rica. Ambos sentem orgulho do papel público que representam como escroques.

Enquanto fhc, globo, febraban, katia abreu, josé serra, fsp, CNA, agripino maia, estadão, geraldo alkmin, etc…, escondem o que são e representam, a revista veja e jair bolsonaro escancaram o atraso e o poço de ódio que é a nossa "elite" branca e rica.

Elton Ribeiro

Pela resposta parece-me que ele entendeu que a pergunta era realmente sobre homossexuais, pois ele fala de promiscuidade, parece não ter o tom racista. Achar que a relação homossexual é promiscuidade é possivel e é direito. Concordo com ele e principalmente pelo que os mesmos vem demonstrando nas ruas de São Luis Capital do maranhão. Chama tanta atenção a pouca vergonha que foi tema de reportagem no jornal local. Se querem desonrar seus proprios corpos que o façam, mas não em praças ou ruas publicas.

    Victor

    Discordo. Ele poderia ter se confundido se a pergunta fosse dúbia. Ela perguntou claramente: "o que vc acha se seu filho namorasse uma NEGRA?". Veio a resposta escorreita, tranquila. O mal do racismo é esse: querer levar pra debaixo do tapete, ou porque concordamos com o comentário, ou porque veio de alguém "importante".

    Roberto SP

    CÍNICO

    Vc fala como se só homossexuais fossem promíscuos.
    PIOR!

    Trata milhões de pessoas por conta de pequenos grupos.

    Seria o mesmo que eu considerar TODO PASTOR EVANGÉLICO PEDOFILO por causa da noticia de ontem sobre um que foi pego num motel com uma adolescente de 13 anos, ou todo padre católico pedofilo por conta de fatos mundialmente conhecidos, ou todo casal HETERO ASSASSINO em potencial de criancas por conta do caso Isabela Nardoni.

    VC é um poço de homofobia e preconceito e IGNORÂNCIA. IGUALZINHO SEU ÍDOLO FASCISTA.

mucio

Bolsonaro é um facista não há dúvida. Porém é direito dele não gostar de gays, pretos e a mãe dele. Também é direito dele dizer isto. Não votaria nele nunca, mas defendo o direito dele dizer o que pensa, pois que no dia que ele for impedido de dizer o que pensa ou for punido por isto, aí sim estaremos com uma ditadura facista implantada no Brasil. Querer calar a boca do Bolsonaro cassando o mandato dele, é ser igual a ele, e se a boca dele for calada tenho certeza que os neo-facistas tentarão calar a minha num futuro não muito distante.

    Augusto Pinheiro

    Mucio
    Você está esquecendo que racismo no Brasil é crime. Cumpra-se a lei. Sem essa de "ditadura fascista implantada no Brasil…"

José Honório

Este negócio de perseguir o Bolsonaro pode ser um tiro pela culatra. O que sobressai é que afora alguma coisa de conotação racista, no mais o deputado diz o que milhões de brasileiros gostam de ouvir, principalmente sobre moralidade e segurança. Estas ações contra o homem vai é dar mais visibilidade ao homem, até agora um baixo clero fanático da ultra-direita. A Maria do Rosário foi muito infeliz em questioná-lo. Levou o que mereceu, por ingenuidade.

    Victor

    Levou o que mereceu?? Se vc está se referindo àquele vídeo de 2008, discordo totalmente do seu comentário. Ele só não agrediu a deputada Rosário porque veio alguém ajudar. Achar que uma mulher "merece" ser chamada de vagabunda ou mesmo levar uns tapas é um despropósito, uma irracionalidade que chega à imbecilidade. Mas concordo com vc que muita gente no Brasil concorda com o deputado. Afinal, as coisas devem ser resolvidas na porrada, né, não? Que o diga os fãs dos "tropas de elite" da vida…

    José Honório

    Olhe, a Maria já sabia quem era a peça e foi questiona-lo, dançou. Quanto a questão em sí, eu como a moiria dos brasileiros gostaríamos que a menoridade fosse reduzida. Esta história de dizer que vagabundo com mais de 14 anos não tem noção do que faz é uma tremenda furada. O Bolsonaro falou com ela para pegar os menores estrupadores de São e levar para casa. Está correto. Quanto aos direitos humanos preconizados pela Rosário – Que direitos são estes que só servem para criminosos.

    Victor

    Os dois eram parlamentares, e, como representantes do povo brasileiro, não têm o direito de se dirigir assim um ao outro. Não ficou claro se ela chamou o deputado de estuprador, mas se o fez, também errou feio. Também concordo que a menoridade deveria ser reduzida, ou, se isso for considerado inviável pela Constituição da República, o Estatuto da Criança e do Adolescente deveria ser modificado urgentemente. Pelas regras atuais, tanto faz um adolescente furtar uma lata de leite ou praticar um homicídio com requintes de crueldade: o tempo máximo de internação é de 3 anos, o que é um absurdo completo, além do que muitos delinquentes aproveitam essa brecha legal para perseguir pessoas e até matá-las.

    Elton

    Achamos mais um admirador do Boçalnaro, é você!

Klaus

Bolsonaro é o sonho da esquerda.

    El Cid

    … que falta do que falar, hein "Herr Troll" ??

    Elton

    Como dizem os adolescentes, meus alunos: "Essa foi PODRE!"

Gustavo Pamplona

Bom… para quem não assiste o programa… já que eu sou um CQCista e jamais perdi um programa desde o primeiro programa em 17/03/2007. Eeu já perdi a conta das vezes que eles entrevistam este deputado e também a Preta Gil.

Ele é polêmico mesmo… e lembrem-se que tudo isto no fundo não passa de uma maneira de levantar a audiência e que devem ter combinado tudo inclusive com a Preta Gil.

    Gustavo Pamplona

    Retificando: 17/03/2008… mas já tinha dito mais abaixo e complementando também.

    Falei sobre o lance da audiência, isto é porque até mesmo o G1 anda noticiando isto.

    Elton

    A coisa tá tãoFEIA pra ti, Gustavo, que você mesmo "se responde' nos comentários que faz……….eu de minha parte já vou direto em sua pontuação, quase sempre negativa. Mas é isso exatamente o que você quer…….ser "polêmico" como o Boçalnaro.

Luiz Jornaleiro

Mais uma asneira do tal "Boçalnaro"…

Mas é preciso preservá-lo, pois caso um dia haja necessidade, quem afinal é mais capacitado para puxar uma carroça?

Quanto ao "Marcerra Tass", seu "humorístico" deveria chamar-se "PQP".

FrancoAtirador

.
.
Eu não consigo entender

como ainda há eleitores no Rio de Janeiro

que votam nesse tipo de indivíduo.
.
.

    El Cid

    http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/estatisti

    pergunte aos 120.646 eleitores deles…

    FrancoAtirador

    .
    .
    Percentual de neonazifascistas preocupante.
    .
    .

    SILOÉ

    Maioria de militares e familiares que de alguma forma se beneficiou com a ditadura, e outra de sequelados como ele.

João Sérgio

Pegunta que não quer calar : O que o Bispo de Guarulhos achou das declarações do Sr. Bolsonaro ? Onde estão FHC e seu pupilo, o Sr. Cerra ( sic ) ? Cadê as assinaturas dos democratas dos partidos PSDB, PPS, DEM ? Por onde anda o fingido Roberto Freire ? Será que ele ira de braços dados com aquelas tristes figuras do DEM assinar a carta ?

Gustavo Pamplona

Uai, Azenha, achei que você não iria falar disto… o PHA e o Nassif chegaram a falar…

Depois vocês ficam criticando, quero dizer… os leitores que aqui criticam o CQC.. eu semprei falei para vocês que o programa é bom! Sou um CQCista, jamais perdi um programa, desde 17/03/2008 quando a bagaça surgiu. hahahahahhaha

Bruno

Essas birrinhas do Bolsonaro e o chiliques dos coletivistas já deram no saco.

O convite do CQC teve como claro objetivo achincalhar o cara. Porém o cara, como até as pedras da rua tem uma língua truculenta. Já eram esperados as palavras que ele proferiu. Todo mundo já esperava isso.

Isso é show-off para a massa. Não me convidem para o circo midiático.

Deixe seu comentário

Leia também