A patética carta de Obama a Lula sobre o Irã (em retrospectiva)

Tempo de leitura: 2 min

22/05/2010 – Brasília Confidencial , com agências

Agência Reuters revela que Obama apoiou Lula a mediar o acordo com Irã

Líder da reação de desconfiança ao acordo mediado pelo Brasil e a Turquia e estabelecido entre a Turquia e o Irã, sobre a questão nuclear, o governo dos Estados Unidos estimulou esse acordo duas semanas antes de que ele fosse celebrado. Segundo revelou ontem a agência internacional de notícias Reuters, o presidente norte-americano, Barack Obama, enviou carta ao presidente Lula não apenas apoiando a iniciativa de negociação com o governo iraniano, mas, ainda, sugerindo condições.

O acordo foi fechado segunda-feira. Um dia depois, os Estados Unidos, apoiados por França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha, apresentaram na ONU uma proposta de imposição de novas sanções contra o Irã.

Conforme a Reuters, o presidente Obama escreveu a Lula que “uma decisão do Irã de enviar 1.200 quilos de urânio de baixo enriquecimento para fora do país geraria confiança e diminuiria as tensões regionais por meio da redução do estoque iraniano”.

O acordo celebrado em Teerã prevê exatamente o que consta na carta: 1.200 quilos de urânio levemente enriquecido serão enviados para território turco e, em troca, o Irã receberá 120 quilos de combustível nuclear.

Em outro trecho da carta revelada pela agência, Obama escreveu:

”Nós observamos o Irã dar sinais de flexibilidade ao senhor e outros, mas, formalmente, reiterar uma posição inaceitável pelos canais oficiais da Agência Internacional de Energia Atômica”.

O Irã assinou um documento se comprometendo com os termos acertados junto aos governos do Brasil e da Turquia. O texto será encaminhado segunda-feira à AIEA.

Em Washington, a Casa Branca não confirmou nem negou a existência da carta. A assessoria alegou que não pode divulgar o conteúdo de cartas oficiais do presidente Barack Obama. Em Brasília, a assessoria da Presidência da República confirmou que Lula recebeu correspondência de Obama. Não divulgou o conteúdo, mas reiterou declaração feita quarta-feira pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

“Quem primeiro nos falou, inclusive que nós deveríamos nos interessar, aliás, que o presidente Lula devia se interessar em ajudar na questão do Irã foi o presidente Obama. E nós temos agido, temos conversado, como sempre, com os Estados Unidos. Há uma divergência, obviamente, sobre a maneira de conduzir o tema, mas há um objetivo em comum, que é conseguir uma solução pacífica para a questão”, afirmara o ministro.

http://www.brasiliaconfidencial.inf.br/?p=15958


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

setepalmos

Não é que o problema seja Obama. A verdade é que para conseguir efetuar as políticas que deseja, como o sistema de saúde, Obama se equilibra e tem que ceder a pontos e demandas outras, como o militarismo. Assim, enquanto Obama aparece defendendo o diálogo, A sra. Clinton se mostra com o tacape em mãos.

Sobre a política americana, soberania e josé serra: http://setepalmos.wordpress.com/2010/05/24/aliado

ricardo carvalho

quem esta mais perdido o obama ou nossa midia com complexo de vira latas. da ate do.

rita

o que pesa na questao irã sao motivos politicos e não tecnicos. senhor obana está numa saia justa…

ejedelmal

Por favor, esqueçam Honduras!!!
http://dioleo.blogspot.com/2010/05/o-globo-230520

Carlos.

Uai, mas "eles" não disseram que eram os iranianos que estavam enganando o Brasil e a Turquia? Patético papel desempenhado por Obama, foi desautorizado pelos falcões que tem em Hillary sua representante. Obama não manda nada.

juliano

Obama estah pessoalmente convencido que pode existir acordo sem sansoes e enviou a carta para Lula nesse sentido. Lula fez o que tinha a ser feito: deu continuidade as suas convicçoes com o apoio de Obama. Esta tudo certo, ninguem quis ferrar ninguem! Simplesmente a soluçao nao esta soh nas maos do Obama ou do Lula! abç

Pedro Luiz Paredes

Jogo de xadrez.

O Irã não quer mostrar suas instalações porque tem tecnologia rústica nessa questão, o que seria interpretado como fraqueza militar e deixaria o tempo a cargo dos seus inimigos, esses teriam que achar somente o melhor momento de atacar.

1 -Por outro lado, ele poderia mostrar que tem mais tecnologia do que aparenta ter. Nesse caso o Irã precisaria chamar a atenção para ganhar tempo de crescer. Se mostrou sem estratégia mas a rainha esta bem guardada e não corre riscos por enquanto.

2 – Há muito tempo atrás Israel já se mostrou inapto ao debate diplomático. Mas já passou, o que vale é o agora, ou seja, o menino que não emprestou o brinquedo culpou o que não brincou justamente por não brincar. Seria pertinente, mas perdeu uma Torre.

3 – Não ouvíamos mais a questão Israel x Irã, os aliados já levaram o foco da questão para a esfera mundial. Pularam essa parte e esse foi o erro. Subestimaram o Irã diplomaticamente. Então os aliados atacaram com a Rainha (EUA) antes da hora e sacrificaram os peões que são as sanções econômicas. Os peões do Irã são as "relações econômicas" do Brasil. Só em 2010 o Brasil venderá ao todo 180mil Toneladas de carne ao Irã, são +/- 3 kilos de carne para cada habitante. Além do Brasil ter boas relações "econômicas" (além das políticas) com setores importantes de praticamente todos os países do conselho de segurança.

4 – Israel não admitiu ter bombas nucleares para isso ser um argumento válido. Outra Torre indo embora logo logo.

5 – Acusaram o Irã de não abrir espaço para o debate diplomático. Culparam ele por não brincar, não dar importância ao jogo. O Irã sabia que esse seria o argumento e usou a diplomacia na hora certa. Mexeu o cavalo(Lula) para a casa que lhe estava reservada, para defender e atacar sem a eminência de perdê-lo. O outro cavalo esta guardadinho (é a China)

6 – Os bispos dos aliados já se foram quando do debate religioso e étnico(que não cabe aqui como no Iraque), se mostrou infrutífero para os aliados. Os bispos do Irã estão intactos por causa da diversidade étnica do país e a convivência pacífica.

7 – Um dos cavalos dos aliados estão desnutridos, importantes assuntos a tratar, preocupados com moeda, desemprego, em baixa com a opinião pública. No jogo estão sem saída.

8 – O outro cavalo dos aliados é mais arisco, brigador, mas só quando esta montado pela rainha que agora esta mais preocupada com ela própria. Seria esse cavalo(Israel) capaz de um ataque suicida?

O Rei dos aliados não gosta de aparecer mas conhecemos sua estratégia e parece já estar ultrapassado pela revolução tecnológica e social.

Como um jogador que esta com a Rainha, uma Torre e dois Cavalos ameaçados, sem os Bispos, sem uma das Torres, e sem Peões, pode ganhar esse jogo?

Para mim isso é xeque-mate.

Luiz Antonio Alves

Eu creio que já passou da hora de os homens de boa vontade ,de todos os cantos do planeta, levantarem suas vozes num protesto indignado contra essa postura (ou impostura)inaceitável e irracional que confere autonomia aos países posuidores de vastos arsenais atômicos , montados visando unicamente seus interesses unilaterais ,balizados no argumento da autodefesa , e que nesta altura dos acontecimentos se unem(países do clube atômico) para coagir um outro país que por questões óbvias postula o seu direito natural de fazer uso dos meios possíveis para sua auto afirmação.Seria aceitável toda esta oposição dos países do clube atõmico , se essa oposição fôsse precedida pelo esvaziamento total dos seus paióis de artefatos nucleares. Não é aceitável nas relações entre as nações a utilização de pesos diferentes para questões iguais.

Roberto

Recebi um email com uma teoria – Todos não podem ter a bomba. Acabaria a arbitrariedade. Sem arbitragem. Ninguem respeitaria ninguem, todos iguais. Sejamos lógicos, a bonança brasileira vai acabar um dia. Os meninos têm pressa. Que seja ainda nos seus mandatos. Senão a vida ficaria sem graça.

Fabio_Passos

Pô Bojangles!
boneco servil da "missy" clinton?

Um barato… Saul Willians e Nine Inch Nails:

"Niggy Tardust" http://www.youtube.com/watch?v=ioKBB5y3z5k

Geraldo Mendes

Desculpem-me se posso parecer vulgar, mas nao há figura melhor do que essa para o caso. Obama quis botar no do Lula mas Lula já mandou o recado à Casa Branca: é o do Obama que vai ficar na reta.

ricardo pecanha

Vale a pena ser lido

O melhor chanceler do mundo, pela revista Foreign Policy
http://rothkopf.foreignpolicy.com/posts/2009/10/0

Maria Dirce

Azenha, vc conhece tudo dos Usa, vc sabe que obama é figura decorativa quem manda é a direita

Fabio_Passos

sente só…

"Saul Williams – Not In Our Name (The Pledge of Resistance)" http://www.youtube.com/watch?v=oQ_o660d0oc

"
We believe that as people living
in the United States it is our
responsibility to resist the injustices
done by our government,
in our names

Not in our name
will you wage endless war
there can be no more deaths
no more transfusions
of blood for oil

Not in our name
will you invade countries
bomb civilians, kill more children
letting history take its course
over the graves of the nameless

Not in our name
will you erode the very freedoms
you have claimed to fight for

Not by our hands
will we supply weapons and funding
for the annihilation of families
on foreign soil

Not by our mouths
will we let fear silence us

Not by our hearts
will we allow whole peoples
or countries to be deemed evil

Not by our will
and Not in our name

We pledge resistance

We pledge alliance with those
who have come under attack
for voicing opposition to the war
or for their religion or ethnicity

We pledge to make common cause
with the people of the world
to bring about justice,
freedom and peace

Another world is possible
and we pledge to make it real.
"

    Roberto

    Love, force and life. Aguentamos, Serristas, isso não vai pra frente. Já passei dos 40. Vc ainda acredita em alguma coisa?

    Fabio_Passos

    Claro que sim.
    Só considero fósforo queimado reaça com mais de 80.

O Brasileiro

Não sei quem são os mais distantes…
Se Bush de Powell…
Ou Obama de Clinton…
Ainda bem que o mundo se livrou de Bush-Clinton…

Cecéu

Uma coisa interessante que aconteceu e merece uma análise mais aprofundada, é que o Senado americano havia bloqueado a proposta de reforma de Wall Street feita por Barak Obama. (é assim que o Le Monde fala da reforma financeira de Obama: La réforme de Wall Street ). Wall Street, como se sabe, reagiu furiosamente ao acordo Brasil-Turquia-Irã, inclusive sugerindo que Israel deveria atacar militarmente sem demora o Irã. E ontem, o Senado aprovou a tal reforma por ampla maioria, 59 votos a 39, inclusive com quatro votos republicanos.
A notícia de que Obama havia se correspondido com Lula antes do acordo de Teerã, parace ter sido altamente benéfica para Obama. Mostrou que ele não estava fora do jogo, como havia sugerido Wall Street. Pelo contrário. Estava no jogo, e ao lado de quem foi vitorioso. A publicação de trechos da carta mostrou também que o Brasil não é tão atrevido e temerário como parecia ser e que Obama tem presença importante e diplomaticamente efetiva junto ao governo brasileiro. Por essas razões, Obama hoje está absolutamente vitorioso. Obteve licença para finalmente por rédeas e rédeas curtas a Wall Street que, junto com a Hillary, foram os dois grandes derrotados, neste amplo lance do jogo governamental e diplomático, interno e externo dos Estados Unidos.

O índio

A análise do "Brasília confidencial" é ridícula, patética, impressionantemente metida a besta. Coisa de quem não sabe de nada, mas pensa que sabe. Chega a dar pena.

Tive a mesma impressão ontem, também (como alguém comenta aqui, acima), ao assistir ao "Comitê de Imprensa": os 'analistas' brasileiros dão dó. A repórter global, nem se fala: lastimável. Melhor faria se fizesse o que é paga pra fazer (repetir bobajol de agências) e não se arriscasse a emitir opiniões pessoais. Desnecessário dizer que ela dá tremenda importância às próprias 'impressões de viagem'. Usa os mesmos critérios para comentar as muçulmanas que voam sem véu dentro do avião e, à saída, põem o véu. Eu também voo sem sapatos, e nem por isso sinto-me na obrigação de desmbarcar descalça. Ridícula, a tal de Abrita. Ridícula. Anotem aí: Obama escreveu a Lula e aquela carta continua TOTALMENTE válida. Quem viver verá. Alon que me desculpe. Por que não tenta ganhar a vida como galã de novela?

    @SAGGIO_2

    India, gentileza não confundir o bom jornalismo internético do "Brasilia Confidencial" com a (em geral) porcaria gerada pela Tv Câmara da Direita chamado "Comitê de Imprensa"…

josé Ribeiro

E agora, como é que fica aquele tal de José Neumane Pinto??? O cretino chamou Lula de almocreve, ou seja, tanjedor de burros(os burros seriamos nós que apoiamos Lula), e disse que o lula devia se recolher à sua insignificancia (algo assim), porque, segundo ele, "em festa de inhambú jacú não entra", querendo dizer que o nosso presidente não tinha estatura para estar no meio dos grandes. Demonstrando com isso sua subserviencia aos gringos, como bom lacaio que sempre foi e é. De onde é que saiu essa coisa?? É possivel alguem ser gerado de um tumor?? Bom desafio para a ciência.

    fernando

    Parabens José Ribeiro
    Incluiria tambem os babacas/vendidos, Arnaldo Jabor e o William Waack, que no jornal da globo(acho que segunda do dia 17/05) sacanearam com o nosso " CARA" e o ministro Celso Amorim. Vamos ver se na próxima segunda o Jabor vai ter coragem de fazer gracinhas/molecagem com a "carta do Obama".
    Fernando Costa

    Jairo_Beraldo

    Ribeiro e Fernando, voces dando IBOPE a essa gente…me poupe!

    Rodrigo Prado

    faz tempo que JNP não vai "direto ao ponto". fica divergindo sobre várias coisas até conseguir transformar qualquer feito do governo em defeito. qualquer elogio ao governo vem acompanhado de um "mas"…
    pior que ele, só Carlos Chagas, que ficou apregoando que o Lula queria o 3º mandato durante todo o 2º mandato do Lula…
    Patéticos..

Alex

Obrahma não conhece o poder de persuasão do presidente Lula, achou que ele não conseguiria fechar o acordo.
Os EUA não tem jeito, sempre acham melhor a força, fingindo que são heróis como em seus filmes.
O problema é que o $$ já acabou, estão quase fugindo do Iraque.

dukrai

O envio das sanções ao Conselho de Segurança é o equivalente ao envio da esquadra de guerra "americana" ao Golfo Pérsico, a violência da diplomacia e da guerra de mãos dadas para destruir o Irã como potência regional capaz de se contrapor ao belicismo sionista. Como os iranianos, dirigentes e a sua população não concordam em abdicar de sua soberania, EUA e Israel vão aumentar o grau de pressão internacional até o limite possível. Daí para frente Israel pode assumir o mesmo papel criminoso de ataque à população civil como fez no Líbano, destruindo infra-estrutura de transportes, fábricas, escolas, hospitais e, no caso do Irã, os campos de petróleo.
A perspectiva é sombria e está sendo encaminhada como o caso do Iraque. Simula-se de agravamento da situação com a não aceitação de acordo pelo Irã, mas no caso a farsa foi desmontada porque Brasil, Turquia e o próprio Irã pagaram para ver e Obama foi pego blefando com a carta na mão, literalmente.
O império tem 50% do orçamento militar do mundo, sem contar Israel e suas estratégicas bombas nucleares e mostra agora ser este o seu único trunfo.

william porrto

isso e um dado novo, acho qwue lula e o itamaraty deviam ter revelado essa sugestao e apoio de obama antes do acordo. nao que isso desmereca a acao do lula e da turquia, mas nao pegou bem terem omitido algo tao importante. deve ter sido conselho do itamaraty. se agora obama esta pisando na bola e cagando na bota, apenas usou lula e a turquia, se tivesse anunciado antes que ele havia estimulado o acordo, a coisa seria outra, relacooes exterires e algo muito complicado, envolve segredinhos e fuxicos, e coisa de co0madres.w

Samuel Lima

Ontem, na TV Câmara (programa "Comitê de Imprensa"), o indefectível Alon e Polliana Abrita (repórter da Globo que cobriu o acordo) repetiam a mesma ladainha ("a proposta tinha ficado velha), Tem absoluta razão o jornalista Mauro Santayana quando diz: "Digam o que disserem os quislings domésticos, o Brasil ganhou o respeito do mundo ao buscar a paz no Oriente Médio. Se contribuirmos para evitar o conflito, nosso será o mérito; se não houver o êxito, fica, na História, o testemunho de um esforço destemido e honrado – e não menos meritório".

    @SAGGIO_2

    a tv Camâra e seus jornalistas partidários de direita, que nem se dão ao trabalho de levar vozes dos dois lados… é lamentável!
    :(

Samuel Lima

Caro Azenha,

E agora a pergunta que não quer calar: o que dirão os barões da mídia e seus arautos (os colonistas, como diz o PHA)? Aqui no DF, o mais ácido porta-voz do fracasso das negociações é o colunista Alon Feuerwerker, que em sua coluna de 20/05, no Correio Braziliense escreveu: "Se o Brasil está sinceramente interessado numa saída pacífica — e não apenas em fazer propaganda de si próprio — talvez devesse considerar que os termos acertados no domingo com Mahmoud Ahmadinejad são, infelizmente, insuficientes. E que é preciso avançar". Talvez, neste caso, o presidente Obama tenha ligado pro Alon pra soprar que o acordo firmado entre Irã, Brasil e Turquia era "insuficiente".

João-Rio de Janeiro

Era uma jogada de mestre para, ao mesmo tempo, encurralar o Irã e rebaixar o Brasil.
Era…, mas eles não contavam levar o drible da vaca do Lulinha.
Qualquer presidente a seis meses do fim do mandato é apenas um pato manco, mas o Lulinha…

    Márcio Martins

    Lula é um craque.

Janes Rodriguez

Nem a palavra escrita por esses caras vale um tostão furado. O que eles querem mesmo é vender armas e para isso precisam urgentemente de uma nova guerra. Esse roteiro ja está ficando manjado. Armas e petróleo: a base da economia yankee.

    @SAGGIO_2

    vc se esqueceu da poderosa "Indústria Financeira" como eles alcunham os grandes especuladores de todos os tipos.
    Tão bandidos quanto os da Indústria Bélica"…

Fernando Marques

Tudo leva a crer que Obama se encontra sobre fogo cerrado dos Falcões estado-unidenses. Um processo muito parecido com o que Lula sofre por aqui.

O que surpreende nessa história toda é o aval dado às sanções pela França, Rússia e China. Estes sim demonstraram que são nações tão venais e oportunistas, tão ou até mais decrépitas e nojentas quanto a política externa dos EEUU.

edu marcondes

No entanto…

Após o anúncio do acordo os Estados Unidos anunciaram que os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Grã-Bretanha, França, China, Rússia) concordaram com um esboço de resolução contendo novas sanções à República Islâmica.

E a secretária H. Clinton vem dizer que o governo do Irã é que não merece confiança.

Carlos

Quem manda é o presidente ou a secretária? Foi assim em Honduras, no Haiti, e agora no IRÃ. Ela quer abafar o sucesso do Brasil. Se não for demitida do cargo, sempre depararemos com situações semelhantes.

    Jairo_Beraldo

    Deixa ela, Carlos. A corda que colocaram no pescoço do Saddam Houssein, vai parar no pescoço dela! Aguarde!

Rodrigo

Seu texto não corresponde ao título. Por que a carta é patética, afinal?

    Jairo_Beraldo

    Porque Obama está encurralado, sem rumo, como o Serra….deu para entender?

Milton Hayek

Enquanto isso o México deixa de ser uma país para ser um Estado associado aos EUA.É o mesmo projeto do DEM/PSDB:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

La Jornada: a submissão crescente do México aos EUA
O presidente do México, Felipe Calderón, visitou o cemitério de Arlington, nos EUA, e rompeu assim o veto tácito, mantido ao longo dos governos anteriores, que impedia um chefe de Estado mexicano visitar esse local. O motivo desta reserva simbólica sempre foi claro: em Arlington, estão enterrados militares estadunidenses que participaram das diversas agressões armadas perpetradas pelos Estados Unidos contra o México, incluídas aí aquelas por meio das quais Washington arrancou do país mais da metade de seu território. O editorial é do jornal la Jornada.
Editorial – La Jornada

    Jairo_Beraldo

    Eles cairam no conto da ALCA! Pagam agora o preço da burrice.

    Bonifa

    Um estado de segunda classe.

Ana Quaiato

o Obama deveria ter enviado uma cópia desta carta a Hilary Clinton e aos seus pares no partido Democrata!
Obama não será reeleito, e infelizmente quem governa é o espírito do Bush e do povo bélico, ganancioso, imperialista dos EUA!
Lula, inaugurou relações pela Cultura da Paz, e teria agido desta mesma forma, com Obama ou sem Obama.
Obama, até que tentou com estar carta ficar melhor na história… mas o tempo nega louvores aos fracos! Obama cuidado com a Hilari!

Jair Orichio Junior

Acho Hilarya Clinon já está mais desvalorizada que nota de US$13,13. O Barack Obrhama já viu que colocaram ele numa sinuca debico… pois nunca tinha visto um sindicalista negociando….
Agora o Obrhama, vai convidar o Celso Amorin para ser o Chanceler dele e o Lula para se candidatar a presidente dosEUA

Urbano

Será que 'otrama' virou biruta de estação orbital, que nem vento tem para orientá-lo?

ricardo silveira

A impressão que vai se cristalizando é a de que não é preciso dominação política para a exploração econômica. Os Estados Unidos se valeu de mentiras para invadir o Iraque e roubar-lhe o petróleo, desmoralizaram completamente a ONU e deixaram para trás o genocídio do povo iraquiano, mas as mentiras e manipulações com as quais se justificaram para cometer crimes contra a humanidade, na figura dos iraquianos, foram reveladas depois que ficou provado que não havia armas de destruição em massa. Ninguém fez nada para impedir os americanos e, nem depois, para tentar reparar (como se fosse possível) as barbaridades cometidas. Poder-se-ia entender que todas as potências nucleares foram, umas mais, outras menos, sócias do negócio. Agora, a coisa parece se repetir, com a diferença de que a farsa do jogo é conhecida antes. Mas isso não importa, gosta-se ou não mais um mega negócio vai ser feito. Como diriam os mafiosos, “nada pessoal, são apenas negócios”.

Fabio_Passos

Os ianques são mentirosos demais.

E como é lamentável o esforço da mídia-lixo-corporativa no Brasil – rede globo / veja / fsp / estadão – para defender as mentiras despudoradas do tio sam.

Artur

Curitiba é a cidade onde há mais hipócritas e criminosos do colarinho branco, além de jornalistas invejosos, incompetentes e de baixa qualidade.
Sou curitibano de nascimento mas isto aqui é um nojo.
Políticos ladrões que só são julgados quando o crime já prescreveu – Tanigushi recentemente e Jaime Lerner há tempos atrás. São amigos dos juízes e desembargadores omissos, coniventes e corruptos.
O jornalista (PiG) Rogério Galindo diz o seguinte em sua coluna, ou blog: Entre no site do Paulo Henrique Amorim ou um dos seus assemelhados e é isso que você vai ler. Pura perda de tempo.
Este projeto de jornalista trabalha para a RPC, que é filiada da Globo, e está a serviço das elites cú-ritibanas,
que, como já disse, é a escória da sociedade.
Este seu comentário está relacionado ao tratado de Lula com Ahmadinajad e tem o título: Lula, o Irã e os fanáticos da internet.
O povo curitibano era bom até o mascarado Lerner convercê-los que eles são melhor em tudo e que são respeitados. Logo quem. Um corrupto que afundou o Estado em dívidas, não arrumou estradas, escolas e ainda deu o Banestado ao Itau e a Sanerpar ao Daniel Dantas.
Diz ainda o imbecil do jornalista:
Ao contrário dos dois lados, acredito que a internet está prestando um desserviço à democracia com esse jornalismo de botequim, resumido em Twittter e reenviado aos membros de cada seita. Ao contrário dos dois lados, acredito que os jornais impressos ainda fazem uma melhor cobertura de política do que qualquer desses blogueiros metidos a donos da verdade de um lado e de outro. São mais comedidos, mais sérios e menos toscos.
Mas podem verificar o número de comentários postados. Além de pouquissímos, são sempre os mesmos acéfalos.
Obrigado por existir PH, Azenha, Nassif, Rodrigo Viana, Beto Almeida, etc…
O resto é sócio de corrupto.

    bissolijr

    Mas isso é maravilhoso, começamos a incomodar, a sermos notados! Façamos escola. Vamos inflar esta corrente até que não consigam, os vendidos, se sobrepor com as mentiras; até que o governo Lula, com sua continuidade via Dilma, mude de vez a correlação de forças na nossa sociedade. E mais, que a CF seja regulamentada nos artigos que versam sobre meios de comunicação.

    Bonifa

    No tucanato foi acelerado mil vezes um processo que sempre existiu de imbecilização da classe média brasileira através de uma imprensa completamente doutrinada pelo neolibaralismo. E Curutiba com sua grande classe média uniforme, sofreu mais que outras grandes cidades este processo.

voxetopinio

Não é um verdadeiro Nobel da Paz? Sem dúvidas.
Prefiro uma política externa assertiva e autoritária (mas clara), do que esse toca fogo (h. clinton) e apaga (obama) do atual governo dos EUA. Soa mais traiçoeiro "como nunca antes na história DAQUELE país".

Marcelo Rodrigues

A tal cartinha talvez fosse uma tentativa de aplicar o conto do vigário no Lula, mas deu errado, claro, nosso presidente não é tonto. Na realidade os americanos e asseclas estariam somente interessados no fracasso do acordo e assim usar o Lula como justificativa para a matança já programada de iranianos. O Lula não pode perder a chance de meter o pé nesta bola que está quicando na área e denunciar esta tentativa de manipulação.

Como todo esta pantomima indica que eles raciocinam em termos de "é o petróleo, estúpido", seria conveniente nós começarmos a discutir como vamos defender o nosso petróleo do pré sal. Mas devemos começar agora com a cobrança de responsabilidade dos bombeiros que querem apagar fogo com gasolina, EUA à frente.

Jairo_Beraldo

EEUU, ONU, Israel, e seus pares, devem ter-se visto encurralados pela liderança exercida pela chancelaria brsileira, categórica, com postura de liderança inconteste! Bravo, Lula!

PFiga

Na realidade é que proibindo o Ira de enriquecer Uranio mesmo no patamar de 20%, a "bola da vez" seria o Brasil, que dispõe de teconologia de enriquecimento mais avançada e pode com isso não depender dos "americanos" e europeus para a fabricação dos combustíveis que seriam necessários a propulsão de Submarinos. O Brasil tem reservas de Uranio, tecnologia e a Constituição proibe a construção de artefatos nucleares. Além do mais o Governo Americano quer "forçar" o Brasil a assinar o Aditivo ao TNP, que se fosse no Governo FHC, já teria assinado. A grande questão é: Por que Israel, Paquistão, India e outros países podem ter a Artefatos Nucleares e nem por isso sofrem bloqueios econômicos. O Paqustão é um país de tradição democrática estável? Alguns Articulistas e Colunistas tucanos brasileiros gostam de mencionar a redução de armas dos EUA e Rússia. No entanto a redução é insignificante diante do Arsenal Nuclear desses países, além do que o desarme são de Artefatos com "vida útil" já vencida.

PFiga

Esse Obama é um "sacana". O Presidente Obama, a quem admiro, é o retrato fiel dos membros do Partido Democrata dos EUA. São todos de uma conversa "mole" no famoso estilo "enrolation". Afirmam ser importante o multilateralismo, mas suas políticas são sempre protecionistas e de persuasão por "bloqueios econômicos". Diferentemente dos membros do Partido Republicano que são claros e transparentes em suas políticas externas. Lembro-me do famoso "vendedor de DVDs" sobre aquecimento global Sr. Al Gore, na Rio 92, quando era Senador.

ferrera13

" […] O que está por trás de tudo isso, a meu ver, é impedir que LULA seja o mediador da PAZ no Oriente Médio, paz que os Estados Unidos com toda a sua força e potência não conseguiu mediar, aliás, reforçou a intolerância na medida em que armava Israel. Essa é a questão. Há todo um movimento que visa impedir LULA de ser o pacificador da região, o que lhe renderia, por exemplo, um prêmio Nobel, ou não? E isso meus caros, é o fim para esses caras que achavam que um operário não tem condições de governar uma nação. É o fim para esses caras que acham que para ser presidente tem que fazer parte de uma minoria elitizada, intelectuais a serviço de uma classe minoritária, mas hegemônica."

Escrevi este post em 29 de novembro do ano passado emhttp://rildoferreira.blogspot.com/2009/11/por-que… Lula vai ou não ser Nobel da Paz? Aguardem!!!

Exilado

Pois é. E agora? A nossa imprensa vai falar o que? Azenha, tenha muita pena do sr. Obama. Ele não tinha a menor idéia do que ele iria acontecer no seu governo.

jbmartins

Interessante este episódio, a nossa mídia servil incontestavel dos Americanos, estavam criticando algo que seu Patrão (eua), apoiava, ontem ate o Jornal Nacional se rendeu e deu a noticia, sentir ate que o Casal simpsion queriam pedir desculpa pelo o engano, com aquela fraze "desculpem por nossa falha".kkkkkkkkkkkkk

Carlos.

O problema é que antes de escrever e enviar a tal carta a Lula, Obama deveria ter pedido autorização para Hillary (Pink Vader)…

Tweets that mention A patética carta de Obama a Lula sobre o Irã (em retrospectiva) | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Gabriel Boscariol and Lula Notícias, Aldo Zaiden. Aldo Zaiden said: A patética carta de Obama a Lula sobre o Irã (em retrospectiva) – http://tinyurl.com/23d4ug4 (via @viomundo) […]

dvorak

Parece que o Obama deu corda para o "cara" se enforcar…

eheheheheheheeh

    Marcelo Fraga

    Na verdade que se enforca agora é Hillary, isolada dentro do governo.

    Leider_Lincoln

    Enforcardo nos 76% de popularidade ou no respeito de povos e nações que acham que a "comunidade internacional" não se resume aos EUA e seus cãezinhos fraldiqueiros?

    Gerson Carneiro

    O Lula cita tanto os "espíritos derrotistas". E não é difícil encontrá-los. Revelam-se nesse sentimento inconsciente de submissão. Afetados pela síndrome de vira-lata.

Julio Silveira

O problema que vejo nisso, é a razão do PIG ao acompanhar o discurso americano de ingenuidade por parte de nosso presidente. Com certeza, a motivação de minha visão para esta razão é diversa da visão do PIG, que somente agora passou a ter conhecimento desta carta, e se procuravam desdenhar o ato de presidente era por puro subalternismo. Minha opinião para essa concordância é outra, vi na ação do presidente um ato de supremo humanismo, de generosidade e respeito tanto pela vida humana como pela diferença, neste caso a religiosa.
continua…

Julio Silveira

Continuação…
Na minha visão o presidente Lula transparece acreditar que o ser humano é maior do que muitas de suas atitudes pequenas e mesquinhas demonstram, e parece mover-se nessa fé.
Concordo com ele nessa visão, não concordo e vejo ingenuidade na questão de estado. Por que acreditar que um país que inventa armas de destruição em massa como pretexto para se apoderar de minério estratégico, portanto hipócritas, poderiam honrar uma simples carta, que pode até ser negada sua existência. A ingenuidade de nosso presidente reside justamente aí, acreditar que exista a preocupação com a vida humana, não há, o que predomina no momento atual é a insensibilidade baseada nos interesses economicos e na sustentação de alguns impérios. O resto é ingenuidade.

Roberto

E temos o nosso poeta. A poesia extrapola o senso comum.

Marat

Sinto dizer, mas aquela nação é patética. Eles são bobos demais e seus seriados, devorados aqui no Brasil, estão idiotizando os manipuláveis. Ainda bem que a economia deles está fazendo água. Logo logo acaba sua grana e, se aqueles imbecis não destruírem o mundo com suas armas de destruição em massa, viveremos um período de paz!

wanderson aguilar

Washington não cansa de agir como capataz da humanidade é uma postura anacrônica, turrona de quem quer se impor, o Irã na aceta imposição nem tem por que aceitar, nem outro governo com o minimo de autonomia no mundo o tem, se as negociações não são feitas respitando a paridade entre as partes para inicio de conversa o resultado destas nem pode ser considerado como um "acordo" e esta nem merece a alcunha de "negociação". Os Us deixaram de investir na diplomacia minimamente "diplomatica" faz tempo em nome de politica externa agressiva que não tem lhes dado bons resultados em tempos de multipolarização global.

Carlos Cruz

A divisão dentro do atual governo americano é evidente. Não é Obama quem governa. Está sendo desautorizado, comido pelas bordas e por dentro. O que dele restará?

Deixe seu comentário

Leia também