Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha
Não dá pra mostrar tudo na tv.
Home Receba as últimas notícias via RSS [ Leia + ] Fale Comigo
Você escreve Utilidades

A HISTÓRIA DE UM PAI QUE CANCELOU A ASSINATURA DE UMA REVISTA

Atualizado em 19 de junho de 2008 às 01:12 | Publicado em 19 de junho de 2008 às 00:54

O texto abaixo, disseminado através da internet, está "bombando" entre estudantes universitários, atribuído a um aluno da Universidade Federal de Pernambuco. Reproduzo antecipando que não foi possível confirmar a autoria. Submeto a vocês, portanto, para julgamento da argumentação:

A VEJA E O MEU PAI

Por Roberto Efrem Filho*

Hoje, dia 10 de junho do ano de 2008, foi o dia em que meu pai cancelou a renovação da Revista Veja. É bem verdade que há fatos históricos um tanto quanto mais importantes e você deve estar se perguntando “o que cargas d’água eu tenho a ver com isso?”. Não é nenhuma tomada de Constantinopla, queda da Bastilha ou vitória da Baia dos Porcos. É um ato de pequenas dimensões objetivas, realizado no espaço particular de uma família de classe média brasileira, sem relevantes conseqüências materiais para as finanças da Editora Abril, sem repercussões no latifúndio midiático nacional. A função deste texto, portanto, é a de provar que meu pai é um herói.

A Revista VEJA se diz assim: ”indispensável ao país que queremos ser”. Começa e termina com propagandas cujo público alvo é a classe média e, nela, claro, meu pai. Banco Bradesco, Hyundai, H. Stern. Pajero, Banco Real, Mizuno. Peugeot, Aracruz, Nokia. Por certo, a classe média  – inclusive meu pai – dificilmente terá acesso à grande parte dos bens expostos na vitrine de papel. Não importa. Mais do que o produto, a VEJA vende o anseio por seu consumo. Melhor: credita em seu público-alvo, a despeito de quaisquer probabilidades, a idéia de que ele, um dia, chegará lá.

Logo no comecinho, na terceira e quarta folhas, estão as páginas amarelas da Revista. Nelas, acham-se as entrevistas com personalidades tidas como renomadas e com muito a dizer ao país. Esta semana a VEJA apresenta as opiniões de Patrick Michaels (?), climatologista norte-americano que afirma a inexistência de motivos para temores com o aquecimento global. Na semana passada, deu-se voz ao “jovem herói” Yon Goicoechea (?), um “líder” estudantil venezuelano oposicionista de Chávez e defensor da tese de que a ideologia deve ser afastada para que a liberdade seja conquistada contra o regime “ditatorial” chavista.

Não. Não é que a VEJA não conheça o aumento dos níveis dos mares, dos números de casos de câncer de pele, do desmatamento da Amazônia, da escassez da água e dos recursos naturais como um todo e de suas conseqüências na produção mundial de alimentos. Sim, ela conhece. Não. Não é que ela não saiba que um estudante não representa sozinho o posicionamento democrático de uma nação e que um governo legitimamente eleito não pode ser chamado de totalitário. Sim, ela sabe. Do mesmo modo que conhece e sabe da existência de diferentes opiniões (ideológicas, como tudo) sobre ambos
os assuntos e não as manifesta. Acontece que isso ela também vende: o silêncio sobre o que não é lucrativo pronunciar.

Do meio pro final da Revista estão os casos de corrupção. Esta é a parte do “que vergonha, meu filho, quando isso vai parar?” dito pelo meu pai, com decepção na voz. A VEJA desenvolve um movimento interessante de despolitização nesse debate. Ela veste o figurino do combatente primeiro da corrupção, aquele sujeito que desvendará as artimanhas, denunciará os ladrões e revelará “a” verdade, única, inabalável. Com isso, a VEJA confere centralidade à corrupção no debate político, transformando a política em caso de polícia e escondendo o fato de que o seu próprio exercício policialesco é inerentemente político.

No fim, “todo político é ladrão” – menos os do PSDB, claro, todos “intelectuais” -, “política não presta”, o que presta mesmo é a Revista VEJA.  A Revista é ainda permeada por textos de cronistas e colunistas. Estão, entre seus autores, Cláudio de Moura Castro, Lia Luft e Roberto Pompeu de Toledo. Todos dignos do título de “cidadão de bem”, conscientes e responsáveis. Evidentemente, todos de posicionamentos um tanto moralistas e um tanto conservadores. Difere-se deles Diogo Mainardi. Este, conhecido por chamar o Presidente da República de “minha anta” e por sua irreverência desrespeitosa e direitista, escancara a alma da VEJA. Mas não se engane. Não é Mainardi o perigo. São os outros.

Foram eles que meu pai um dia leu com respeito e é aquela auto-imagem que a VEJA quer – como tudo – vender. Sem dúvida a Revista VEJA é ainda mais que isso. Suas estratégias de persuasão vão muito além dos limites deste breve texto. Afinal, é ela a revista mais lida no país, parte significativa de um império da concentração do poder de informar. Seja nas suas “frases da semana”, nas quais há de costume as fotografias de uma mulher bonita dizendo bobagem e de um homem-autoridade falando coisa inteligente e importante, seja no fetiche da citação “eu li na VEJA”, faz-se ela um dos mais eficazes instrumentos de convencimento a favor da classe dominante.

Meu pai, por sua vez, é um trabalhador. Casado com Fátima, minha mãe, e pai também de Rafael, criou seus filhos com princípios que ele preserva como inalienáveis. Já votou no PT. Já votou no PSDB e mesmo no PFL (“porque foi o jeito, meu filho!”). Opõe-se a qualquer tipo de ditadura (conceito no qual incluía até pouco tempo o governo de Chávez: coisas da VEJA). Já se disse socialista, na juventude. É praticante da doutrina espírita desde menino. Discorda de mim em milhares de coisas. Concorda noutras. É um bom e sonhador homem com quem eu quero sempre parecer.

Hoje, ele cancelou a renovação da Revista VEJA, aquilo que para ele já foi seu meio de conhecimento do mundo, depois de chamar de “idiota” a entrevista daquele herói das páginas amarelas sobre o qual falei acima. Antes, havia criticado fortemente um artigo de Reinaldo Azevedo publicado na Revista, em que Azevedo falava atrocidades sobre Paulo Freire: “meu filho, veja que besteira esse homem está dizendo sobre Paulo Freire”. Hoje, ele operou uma mudança nesta realidade tão acostumada à perpetuação do estabelecido. Hoje, para o mundo, como em todos os dias da minha vida para mim, meu pai é um herói.

*Roberto Efrem Filho é mestrando em direito pela UFPE e filho de “Roberto Efrem”, a quem dedica este artigo


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Alex (07/08/2008 - 23:37)
Pensar que o governo de Hugo Chávez não é totalitário por ter sido eleito democraticamente é, no mínimo, desconhecer a história da ascensão de Adolf Hitler ao poder na Alemanha nazista... Achar que existe chance de progresso de um país fora do capitalismo de mercado, com privilégio da livre iniciativa e garantia do direito de propriedade é, no mínimo, desconhecer a história das nações desenvolvidas... Criticar uma revista pelo sucesso de seus anunciantes, empresas vitoriosas em seu ramo de negócio, que geram tributos e empregos, é no mínimo desconhecer os benefícios sociais dessa riqueza ao país... Pensar que a distribuição pura e simples de bilhões de reais em bolsa-família, em vez do investimento na qualificação e preparo dos professores do país como medida para formar verdadeiros cidadãos independentes das esmolas dos governantes de ocasião, é não se aperceber do atraso e demagogia dessas medidas... Se esse é seu caso... Sugiro urgentemente a leitura assídua da revista Veja.

Fenix (16/07/2008 - 06:26)
Já desconfiava da podridão de caracterizava a Revista VEJA mas, definitivamente, a partir da campanha que ela fez contra o SIM no referendo do desarmamento, tive a certeza da promiscuidade que se tornou aquela revista que foi referência de minhas leituras na juventude e no universo pré-vestibular. O fato de que "um país é aquilo que lê" explica o que somos e para onde vamos. Atualmente só leio VEJA no dentista e não me faz falta nenhuma, afinal de contas temos excelentes meios de informação no país. Isentos ou não, pelo menos transparentes. Enfim, lamento ver uma pseudo intelectualidade que acredita ser cult e informada quando fundamenta sua "opinião" em VEJA e Fantástico! Por fim, parabenizo o autor do texto e seu pai, só espero que a assinatura da VEJA não tenha sido substituída pela Época ou pela ISTO É, pouco ou quase nada melhores que a primeira. Professor universitário

Felipe Moura (14/07/2008 - 01:23)
Adorei o texto. Registre-se que a revista banaliza a corrupção e não aponta saídas, só as transforma em quase um rito da política brasileira e um importante acontecimento para seu ar de crítica vazias sem alternativas, até porque no fundo aponta para continuidade de tudo isso. E pega no pé do PT e dos petistas porque os considera algo de esquerda, nem que seja no imaginário do povo. A revista tem alergia a povo. Adorei a idéia de que "Quem lê veja corre o risco de perder amigos!".

Wellington Coelho (06/07/2008 - 18:17)
Alguém aí sabe a cotação da URV? Quantos Cruzados Novos? É que to meio perdido con tanto comentário... Uff!!! Vivo num país onde o recorde semanal de vendas atende pelo nome de "Interviu" onde mistura alhos com bugalhos, joio e trigo, pau e cavaco. Ou seja, tem pra todo mundo. Li muito a Veja, Isto É, Época e bla bla bla... Guardei só o que me interessava, por que não ocupou espaço, senão deletava e leria outras coisas. fazer o que? Tem que ler. Ahhh sim... Não digo ler qualquer coisa... Digo ler tudo. Até rótulo de Xampú enquanto estou ****ndo. Só assim e somente assim se cria uma noçao crítica do que lê. Quanto ao conteúdo, não me importo. Mesmo assim, parabenizo o rapáz (¿como se chama mesmo?). sabe se expressar o menimo. Sinal de que já leu muito. Abraço pro manos e beijo nas minas.

Margarete (03/07/2008 - 19:09)
Por gentileza, recebi um e-mail sobre a roubalheira do filho do LULA e gostaria de repassar à vc, Roberto, pois esse e-mail cita a ausencia da Veja. Estou morando no Texas e, quando penso em voltar, temo assaltos, roubos à mão armada e de "fantasnmas ". Grata.

Carlos Eduardo (01/07/2008 - 23:27)
"Meu pai cancelou assinatura da VEJA". Uma boa idéia para uma comunidade no Orkut ou algo afim.

brutinho (30/06/2008 - 13:59)
O problema do leitor de Veja é que ele não tem força de vontade para fazer leitura de bons livros. assim começou a ler esse pasquim encadernado e passou a sair por aí dizendo que é um inteligente e crítico cidadão brasileiro...Espero que eles continuem lendo Veja e achando que lá esta a verdadeira crítica ou o verdadeiro entendimento sobre política, economia, meio ambiente, guerras, saúde e etc... leiam leiam e deixem espaço para quem tem capacidade intelectual.

Augusto (26/06/2008 - 21:43)
rá, rá, rá parece que eu estou na universidade outra vez, que já na minha época era um antro de esquerdistas bitolados. Já então a moda entre os estudantes de "humanas" era demonizar a Veja e a Globo. Muda o disco cambada, esses dois são dos únicos veículos que ainda não estão totalmente dependentes da propaganda governamental e não são propriedade do chuta-santa Edir Macedo. Eu também já tive a fase de cancelar assinatura de Veja, mas pelo menos evoluí. Ao contrário do papai do tal Roberto, que ainda não se curou dos fetichezinhos esquerdistas da juventude...

PRN (23/06/2008 - 17:35)
Outro dia tentei explicar para meu pai os motivos que não leio Veja e não assisto Fantastico, por mais que tentei explicar não consegui. É que são mais de 20 anos de assinatura, lobotomia! Realmente degradante. Veja e Fantastico são manchetes compradas, sem conteudo, sem profundidade... Manipuladoras de massa e vendedoras de espaço publicitario (grandes vendedoras)! De VEJA a unica coisa que vale a pena são os suplementos Veja Rio, Veja São Paulo, Veja Brasilia... alí sim tem conteúdo, tem bons restaurantes e boas dicas para diversão. É só o que presta!

lLuiz Morena (23/06/2008 - 16:51)
Acabo de renovar a minha assinatura de VEJA, a única revista do Brasil que Não se deixou venderpara O analfabeto corrupto do PT que descobriu um meio infalível de aliciar cèrebros (?) nmo Brasil: comprando-os. Foi o cao do Mangabeita Unger, Geddel Vieira Lima, todos os vagabundos do mensalão. Esses intelectualóides de esquerda, que deixem suas múmias em paz, que ardam eternamente no inferno Fidel, Lenin, Stalin, esses, sim, os verdadeiros democfratas que essa corja admira. Deve ser invenção da VEJA o Mensalão, a cassação de Zé Dirceu, Bob Jefferson, Severino, todos esses e muitos outros nobres políticos brasileiros. VEJA Forever!

Debora (23/06/2008 - 14:41)
São visões de mundo, como ja citado. Acredito que o autor expôs sua opinião acerca da revista. Ha tantas pessoas a favor, e tantas outras contra. Criticas construtivas fazem crescer. Quem opina sem argumentos, esse sim precisa rever seus conceitos. Parabéns ao escritor que soube expor suas opiniões sem mascara-las.

Neto da Fiel ! (23/06/2008 - 13:42)
essa veja tá de brincadera !

Ivan Almeida (22/06/2008 - 19:45)
Estudante ainda, cancelei a assinatura da revista Veja há anos. Eu esperava chegar ao mercado me entupindo de "cultura de massa", mas o resultado real é um horrendo "comportamento de manada". Valeram os ensinamentos do velho Joachim Almeida, meu avô: "Quem se mistura com porcos, farelo come."

Josue (22/06/2008 - 19:12)
Quanta bobagem! Teorias da Conspiração...

gato (22/06/2008 - 16:18)
Quanta bobagem! Quanta perda de tempo! O autor desse texto subestima a capacidade e inteligência de quem lê a revista. Vá cuidar de sua vida e deixe que cada um faça o seu julgamento. Chega de patrulha!

Alex (22/06/2008 - 14:09)
Vou assinar a VEJA, não sabia que estava mais lúcida...

Luis Guilherme (22/06/2008 - 10:59)
Para gente média, leitura média. Essa revista não passa de um "folheto de supermercado", recheado de propagandas (alguém já contou quantas são em média?...média novamente...rs) além de parcial e golpista.

Mário Bola (22/06/2008 - 01:29)
Sérgio Brunet, qual seria a opinião do Paulo Freire - considerado um dos mais notáveis pensadores na história da pedagogia mundial - sobre sua esposa que é pedagoga e trabalha em Veja? Não, acho melhor não!

Otávio C. do Nascimento Neto (21/06/2008 - 22:33)
Eu assinei a Veja em meados de 2002 (logo 2002!). Cancelei cerca de dois meses depois. Simplesmente não aguentei.E olha que na época mal acessava a internet, não foi ninguém que me disse que a revista não prestava, não. Isso tava claro até demais.

Emmer (21/06/2008 - 21:14)
"Sérgio Brunet, o seu comentário diz muito sobre sua visão de mundo, muito mais até do que vc tem consciência." Excelente. Eu concordo com o Brunet que o texto não é bom, mas felizmente penso isso por razões diferentes das dele.

Carlos Brasil Neves (21/06/2008 - 18:51)
Um comentários apenas: "...e que um governo legitimamente eleito não pode ser chamado de totalitário." Como assim?!?!?! O Partido Nacional Socialista não foi 'legitimamente eleito'? Mussolini também não?! Fidel não é, reiteradamente, legitimamente eleito? O Mulá Omar também não é legitimamente eleito? Ai, ai, ai... Só esse começo já mostra no que essa rapaz acredita... Pena. Uma pena mesmo.

Luis Pereira (21/06/2008 - 14:36)
Sei deste fato a muito tempo.Acrecido piamente.A revista veja é como a rede globo.Mente quando interressa e diz a verdade quando lhe convem economicamente.É uma pena pois acreditava muito neste revista e de tempo para cada me envergonho. Obrigado

Sergio Telles (21/06/2008 - 08:24)
Quem lê Veja corre o risco de perder a minha amizade. Só nesse argumento "singelo" várias assinaturas já foram canceladas... Tem que fazer igual foi feito com os fumantes, jogo duro, daí eles notam que "algo está errado" e se livram do vício...

Juca Rocca (20/06/2008 - 23:44)
A oferta do conheciemnto tem de ser proporcional à procura do saber. Se temos a oportunidade de "discutir" a conduta dos textos que nos são apresentados, devemos agradecer e incentivar a liberdade de expressão. Por outro lado, discernir à luz do poderio econômico é cultura da vida.

Magno (20/06/2008 - 21:49)
E eu sou de um tempo que ler Veja "era indispensável", e s Globo era a unica opção na telinha. Tempo de travas aqueles. Vida longa aos inventores da internet.

Andro Silva (20/06/2008 - 21:47)
Não é que a Veja seja isso ou aquilo, direita ou esquerda. O problema é que a Veja MENTE. Deturpa os fatos. Inventa casos. Não diz a verdade. Assasina reputações. Enfim...

George Santos (20/06/2008 - 21:19)
Acho engraçado o pessoal dizer que o Chaves é um ditador e que na Venezuela nao tem democracia (bom trabalho Rede Globo!). Meses atras teve um referendo na Venezuela pra mudança na constituição, onde o "NO" venceu (Chaves era a favor do "SI", lembram?). Se Chaves fosse mesmo um "ditador", acredito que esse referendo nao teria existido. By the way, alguem aqui por acaso sabe que o povo chines vota? Que tem eleicoes na China? Que politica é ensinada nas escolas pra crianças de 8, 9 anos? Claro que todos os candidatos sao do mesmo partido comunista. Mas se nao houvesse um minino de democracia, nem eleicoes teria la. Concordo com alguem que disse la embaixo que le de tudo pra tirar suas proprias conclusoes. Eu, vez ou outra, leio a Veja quando cai na minha mao. Nunca compro, isso é fato! Tenho discernimento suficiente pra perceber um texto tendencioso ou quando o autor tenta manipular o leitor, como faz com extrema excelencia Reinaldo Azevedo com sua disseminação do odio. A propia Carta Capital, na sua ediçao 500, comenta o grande BOOM nas exportacoes a partir de 2002, mas "esqueceu" de comentar que a grande maioria das exportacoes foi gracas a privatizacao da CVRD (hoje Vale). Satanizar um e glorificar o outro, na minha opiniao, tb é coisa de gente manipulada. Se nao pra um lado, pro outro. Acho que cada um deve tomar sua conclusao por si proprio. Mas tambem ter um pouco de mente aberta pra poder voltar atras em sua opiniao quando bem entender.

Lucas Martin (20/06/2008 - 19:11)
"E sendo eu um grande entendido no assunto, eu paro e penso: -Como tem gente besta no mundo!!" faço minhas as palavras deste pensador, que acredito também, não ser leitor da Veja!

André Luiz CAmpos (20/06/2008 - 18:05)
Tambem deixei de assinar a Veja, não suportava mais tanta parcialidade e sentimento fascista. A Veja hoje representa um crime a ética jornalistica do Brasil.A historia sabera julgar essa escolha editorial da revista. Uma pena!!!!!

antonio augusto (20/06/2008 - 17:51)
Belo texto . Primeiro pelo respeito e admiração que o pai conquistou de seu filho . Isto é difícil , e muito , mas muito legal . Segundo pelo conteúdo . Lúcido ,bem argumentado. Terceiro pela redação . Bem escrito . Quanto ao conteúdo , que é o que interessa comentar , concordo com a linha geral : Veja é horrível . Revista para fornecer argumentos aos defensores da direita , aos rezcionários , aos conservadores . Válido e no seu direito , afinal compra e lê quem quer . Não se pode dizer que o leitor ou assinante de Veja seja massa de manobra , Maria vai com as outras . O que eu detesto na Veja é que ela não se posiciona assim . Ela esconde seu posicionamento . Ele é subliminar , não é autentico nem expicito . Ela distorce fatos , ela reordena prioridades , ela mascara contextos . Para mim a Veja só presta para ser lida junto com outras duas ou tres revistas e jornais , para que o leitor forme opinião a partir de uma base plural . Para mim quem lê apenas a Veja está jogando tempo e dinheiro fora . O que nem é da minha conta , afinal de contas ...

Sérgio Brunet (20/06/2008 - 17:37)
Caro Alexandre. Você se acha o máximo, né? Conheço bem o tipo. Sempre apontando o dedo e dizendo que sabe mais que os outros. vamos supor que este texto seja verídico. Que me importa a opinião desse senhor! Cheio de virtudes e só resolveu cancelar a "famigerada" agora? Que aconteceu? Ficou menos reacionária do que ele gostava? Publicou artigos apoiando a união de casais do mesmo sexo? Fez apologia ao aborto? Nada no texto nos faz pensar o contrário. Porque achar que o cancelamento se deu por razões éticas, por assim dizer? A assinatura pode ter ficado cara. Não será um bando de "espertos" a me fazer mudar de idéia. Texto tolo. Tolo como um que fizesse elogios à revista. Leio Veja porque posso e quero. Está no meu direito escolher como perco meu tempo. Como agora, por exemplo.

ricardo willich (20/06/2008 - 15:15)
Lá em Baln. Camboriú, metade do povo cancelou a "Veja" depois de uma reportagem que previa um verão chuvoso em SC/Sul do Brasil, e que o negócio era ir pras praias do Nordeste. Aquele foi o verão mais seco dos últimos anos em SC, um espetáculo.

Nillo SP (20/06/2008 - 14:50)
Agora Herói nacional o senhor que cancelou a Veja e antes, o que ele era, uma alienado com status de formador de opinião? Lê a Veja quem quer, concorda quem quer, faz assinatura quem quer, cancela quem quer. O nosso problema é sempre a projeção: o Brasil é assim ou assado por causa da impressa, da Globo, dos políticos, etc, nunca do povo (eu e vocês). Imparcialidade? Quem é imparcial em um mundo movido por dinheiro? A midia é dinheiro, é plutocrática mesmo, democracia é para os outros.

Luiz Carlos Azenha (20/06/2008 - 14:37)
Patrick, foi bom vc se manifestar. Zumbem por aqui, de vez em quando, os marimbondos de sempre, que se escondem sob os mais diversos nomes/pseudônimos para destilar veneno. Faz parte.

Patrick (20/06/2008 - 14:33)
Caro Azenha, ou me apareceu um homônimo ou alguém querendo ironizar usando login igual ao meu com a mensagem abaixo (pode ter sido ainda uma brincadeira com o Patrick citado no texto). Escrevo este comentário apenas para esclarecer os demais visitantes.

José Robson (20/06/2008 - 14:04)
"10% mais ricos no Brasil detêm 75% da riqueza, diz Ipea". Então, a tiragem semanal da revista objeto da pauta está defasada em torno de 19 milhões de exemplares. Assim, não vejo (nem leio) como pode ser considerada um sucesso editorial - próximo de 1 milhão. P.S.: Parece que seu público não está incluído no percentual dos que podem, mas daqueles que pensam que podem, "tipo assim": sou assinante, logo, tenho status.

Alexandre (20/06/2008 - 13:29)
Sérgio Brunet, o seu comentário diz muito sobre sua visão de mundo, muito mais até do que vc tem consciência.

Edmilson (20/06/2008 - 13:06)
VEJA bem... VEJA bem... VEJA bem...

Sérgio Brunet (20/06/2008 - 12:51)
Leio a Veja há mais de 15 anos. Já foi melhor, mas ainda é muito melhor que a absoluta maioria do que é publicado hoje no pais. Leio outras publicações também só não a Isto é, Caros Amigos e Carta Capital que não me agradam. Sei que a maioria aqui também a lê já que falam mal, mas sempre sabem o que saiu na ultima edição. Não sei o que saiu na ultima edição da Carta Capital ou caros Amigos. Sempre sinto um cheirinho de politicagem quando vejo a palavra Midiático ou PIG. O texto do rapaz estava até interessante quando veio o termo. Saquei logo. Convenhamos, mídia imparcial não existe. O governo anda forte entre a faixa da população que não lê. Para alguns é legal gostar desse governo "bom, caridoso e honesto", -amigo dos amigos-, para outros não. Vicissitudes da vida: já tive inclinações petistas quando era estudante duro e desocupado. Não tenho mais tempo para essas bobagens. Em tempo. Minha esposa é pedagoga e trabalha em EJA. É sua especialidade. Ela acha Paulo Freire uma bosta.

Rodrigo Tossato (20/06/2008 - 12:41)
Nunca assinei esta revista, nem tive vontade, porém a última vez que a li foi sobre a matéria do Che Guevara...deram um tiro no pé tão grande ao tentar acabar com um mito que no mínimo acreditava em su ideologia e isso deve ser respeitado. A Veja é um panfletim da direita, esta nossa direita raivosa e sem argumentos...para toda ação há uma reação e é por isso que revistas como a do Mino Carta (Carta Capital) existem...são uma reação a falácia da direita que não aprendeu a ser oposição e vira essa metralhadora ambulante girando para todos os lados...a inveja da direita é que o momento economico que atravessamos hoje esta na mão da esquerda e eles não se conformam com isso. Percebam que eles mesmos alimentam o tal "terceiro mandato" muito mais que o PT ou a esquerda, eles estão alimentando tanto este tema que daqui a pouco a esquerda vai comprar a idéia...é bom ver que muitos Abriram os olhos para Veja e procuram outras formas de informação que não precisam ser de esquerda eu por exemplo sou assíduo ouvinte da Rádio Bandeirantes e dos jornais da TV Bandeirantes, apesar de terem tendencia a direita sempre ajem com imparcialidade nas informações....

admir (20/06/2008 - 12:06)
Que propadandinha mais mequetrefe de um esquerdinha com dor de cotovelo pelo alcançe da mais importante revista brasileira, este pessoal se rói de ódio quando alguma coisa fora do seu alcançe intelectual dá certo...

Luiz Carlos Azenha (20/06/2008 - 12:05)
Rodrigo Silva, você é muito bem vindo. abs Azenha

André (20/06/2008 - 11:24)
Ler este texto, foi a maior perda de tempo que tive até o momento de minha vida... Isto está parecendo mais ... Deixa prá lá, já perdi muito tempo lendo e comentando isso.

fran (20/06/2008 - 11:05)
Pelo que li acima,só petistas e tucanos deram opiniões.O FHC deixou roubar a vontade em seu governo,o LULA deixa roubar a vontade no governo.Por favor,naum vire um advogado de politicos,defenda seus ideais,sem fazer politica.

Patrick (20/06/2008 - 10:58)
Chavez é democrata? Fidel é democrata? Os terroristas de esquerda durante a ditadura possuiam princípios democratas? Viva Stalin

Giovanni (20/06/2008 - 10:37)
Para os que assinam e lêem. (principalmente este André que deve não trabalhar mesmo pois incomoda em todos os blogs) Recebo revistas de graça todo mês, é só passar em qualquer supermercado que tem um estudante tentando vender assinatura desta revista. Qua Qua Qua, dizem meus PATOS, quando uso a revista para cobrir o chão. O mesmo "for my PIG's" em seu chiqueiro. Então uma sujestão: ou saiam do Shopping e VEJAm como a realidade é diferente ou passem a tarde em salão de beleza, onde esta revista é a mais lida, juntamente com a CARAS. Assinar a VEJA, qua qua qua...

Verde (20/06/2008 - 10:30)
Pra quem quer imparcialidade, a Veja não é mesmo a melhor opção. Do mesmo jeito que a Carta Capital, a Caros Amigos, a Manchete, a antiga Primeira Leitura. Na verdade, o que ocorre é uma criminalização da parcialidade na imprensa brasileira. A Veja é tudo isso que você falou: conservadora, possui vínculos com o PSDB-DEM (vira e mexe, o Civita é visto junto de alguns políticos tucanos em eventos), anti-PT, elitista mesmo. E qual é o problema nisso? Do mesmo jeito, qual o problema na Carta Capital ser petista, esquerdista, keynesiana, marxista, o diabo a quatro? Nos EUA, é assim: a FOX é republicana e a CNN é democrata. O povo sabe disso, as próprias emissoras parecem deixar claro. E lá não ocorre essa ladainha de "imparcialidade". Eu defendo a parcialidade jornalística. Até porque a pretensa "imparcialidade" não existe. E esse negócio de bater só na Veja (que, é claro, tem seus podres) virou moda, depois que o Nassif começou essa onda. (obs: leio Veja raramente. Prefiro a Época, que parece ser menos cáustica com assuntos políticos e econômicos. E leio algumas coisas da mídia alternativa também, como os ótimos textos do Azenha)

Lucia (20/06/2008 - 10:18)
"LEU NA VEJA, AZAR O SEU"

nancy lima (20/06/2008 - 10:13)
é muito legal quando conhecemos alguém que cancelou a assinatura da famigerada revista,eu conheço pelo menos 2 e olha que as duas são bem reacionárias e preconceituosas."ninguém acredita em imprensa que só fala 100% mal ou 100% bem do governo"palavras do ex-metalúrgico LULA,com o tempo as pessoas começam a questionar.A famigerada é um lixo e com o tempo as pessoas passam a descobrir.

rodrigo silva- uberlandia (20/06/2008 - 10:01)
Ei Cid Elias. Por que me chamar de "Rodrigo Lao". Só porque tenho uma opinião divergente? O que te faz pensar que pode chamar os outros de contrabandista? Azenha, desculpe ter me arrogado no direito de comentar eu seu BLOG, já entendi o recado. Não sou bem vindo. abs. Rodrigo

Andre Paulo (20/06/2008 - 09:49)
Uma pequena contribuição para esta discussão: No que se refere a temas como política, ciências, tecnologia, humanidades, religião, natureza, etc... basta ler ou talvez só ver a capa de 2 semanas anteriores de revistas como Time ou Newsweek e...Bingo! Saberemos a temática das posteriores edições das revistas nacionais.

Jorge Lucas (20/06/2008 - 09:39)
Quem não tem interesse economico que atire a primeira pedra. Falam tanto da Carta Capital, Caros Amigos, duvido que eles não tenham seus interesse que contrariam o interesse público, coletivo. A midia geral é assim: interesse pela audiência, exemplares vendidos, acesso, e assim vai. A Veja é horrível, mas tem outras igualmente horríveis que só não são apedrejadas pq não tiveram a oportunidade de mostrarem suas garras com eficiência. E o jornalismo em sua maioria está vivendo de fofoca.

Rodrigo Leme (20/06/2008 - 08:55)
Assim como a Veja entrevistou um estudioso que discorda da teoria (chamada) catatrofista do aquecimento global, já entrevistou Al Gore, dando todo o espaço para fazer suas colocações. Pergunta: onde se vê isso no tal "jornalismo independente" q alguns apregoam? Olha q isso não é uma apologia da Veja (não leio há pelo menos 5 anos), mas uma crítica àqueles que confundem jornalismo independente com jornalismo pautado pela esquerda. Duvido q 5% dos q arrotam "mídia imparcial" realmente a queiram mais do q querem uma mídia de esquerda. Se quisessem mídia imparcial, parariam para analisar a TV Brasil, q viu dois funcionários top irem embora por intervenção do governo nas pautas.

André (20/06/2008 - 08:36)
Eu assino, gosto e vou continuar assinando, chega de besteira e gente frustada, vão trabalhar.

Marcelo T. (20/06/2008 - 08:22)
Lídio, não precisa poluir as lixeiras nem emporcalhar ainda mais o já emporcalhado aterro sanitário. Já que agora é época de festas juninas, faça fogueira. O lado ruim é que soltará fumaças e gases que fazem mal para a saúde e à camada de ozônio. É pior que lixo nuclear.

Azarão (20/06/2008 - 07:54)
Galera que defende a Veja: larga esse osso. Sério. A revista não merece seu esforço. Veja: Indefensável

Rafael Gomes (20/06/2008 - 05:11)
Cancelou tarde, mas é melhor assim. Nunca lí a Veja, e depois que entrei na faculdade de jornalismo, aí que essa revistinha perdeu totalmente meu respeito.

cid elias (20/06/2008 - 04:00)
Ei rodrigo lao, como estão os negócios "da china"? A turma do serra tá "calçada"? Esconde teus filhos pros comunistas não comerem, viu? Ô herr fritz, desancar governoS, repito: governoS, não tem problema algum, aliás, é dever da imprensa. O problema NÃO é este, é que a vejaQmentira acha normal MENTIR, INVENTAR, DISTORCER E ESTUPRAR a verdade à cada nova edição. Agora, problema mesmo tem quem não consegue enxergar isso. Se tua inteligência superior te permite acreditar em mentiras ABSURDAS, tais como os Dólares das Farc, Contas no exterior, Dólares de Cuba em caixas de uísque(ué...era de Cuba ou do Paraguay? de Cuba deveria ter vindo em caixas de charutos!), boimate, proposta da Tam à VARIGLOG - JÁ DESMENTIDA pela própria TAM, etcetcetc, a ponto de vir aqui no Azenha defender o jornalismo de esgoto do tablóide cujos sócios sul-africanos são chegadíssimos num apartheid, então a coisa está feia. Indivíduos que se encontram neste estágio avançado de adestramento midionômico via raios marrons do imprensalão nativo, são incapazes de diferenciar verdade e mentira, tipo: presidente eleito democraticamente e ditador(igual ao primeiro mas de esquerda), serracard e cartão corporativo, concessão por tempo determinado e PRIVATARIA, combate à corrupção e CORRUPÇÃO, apagão elétrico -O ÚNICO!- e apagão aéreo (era tão grave, mas tão grave, que bastou o jobim amigo do serrassuga assumir o ministério e o tal apagão tomou doril!), epidemia de febre marrom e epidemia falsa de febre amarela, etc.

Bruno (20/06/2008 - 03:34)
Uma das últimas vezes que eu comprei a Veja foi na época que estavam enviando cartas com Antrax para alguns cidadãos americanos, a suspeita inicial era de terrorismo e a Veja fez uma capa extremamente sensacionalista, a reportagem idem.A sensação era de que estávamos prestes a sofrer uma guerra biológica mundial.Depois dessa matéria refleti e decidi que não era aquele tipo de "jornalismo" que eu estava procurando. A maioria de nós tem autoridade para criticar a Veja porque temos total conhecimento de causa, tivemos nossa fase de manipuladinhos também.Anos lendo a revista me deram a certeza de que o objetivo dela não é a verdade, longe disso ela é quase uma bomba ambulante, tem o objetivo de chocar para vender, mesmo que isso destrua reputações, leve pessoas a pânico, mesmo que mentir deslavadamente seja a opção.

cid elias (20/06/2008 - 02:29)
A CARTA deste jovem nos dá esperança dum país melhor. Tenho pra mim que o nome "Roberto Efrem Filho", num futuro próximo, será referência seja qual for a área do direito por ele escolhida. Não se lê coisas como esta a toda hora. Ao final me emocionei de verdade. Que Deus ilumine o caminho deste jovem brasileiro, ele merece.

Marko (20/06/2008 - 01:20)
bento-xvi o santo ( q nick hein rs ) Faço minha suas palavras. Olha, podem falar o q for do brasileiro mas aqui em pouco tempo, ao contrário inclusive d um ou outro País do "primeiro mundo", a população pela Intuição compreendeu, como mostraram as eleições d 2002/06, q papel ( eletrônico inclusive ) aceita o q se escreve, quem tem boca fala o q quer e na tela aparece o q se edita... A mídia é 1 Veículo; Não O Veículo, mto menos a Verdade. Só o PIG, a mídia grande brasileira ( me recuso a chamar d Grande Mídia pois só tem tamanho ) ainda não se tocou... Ou será q eles realmente acreditam Q São a Verdade? Se for pela queda d circulação, audiência e repetida negação da Realidade o PIG ( Partido da Imprensa Golpista ) está mais pra girafinha do video aqui ( http://www.youtube.com/watch?v=5BckslYFcfE ). Só rindo pq nossa mídia grande definitivamente não dá pra levar à sério.

Evaristo de Carvalho Reis (20/06/2008 - 00:58)
Façamos assim. Entremos no site da Globo e acessemos as porcarias de BBB ou outras baboseiras. Basta um clique. Busquemos as fofocas que borbulham diariamente no site. Cliquemos só uma vez naquilo que consideramos baboseiras... Ah! è o que a Globo quer. Mas não fiquemos nos chafurdando ali. Temos muito a buscar. Entremos e saiamos. Sejamos rápido. Façamos isso todos os dias. Se possível, uma vez pela manhã, outra à tarde e outra vez à noite. Eles vão gastar dinheiro com cronistas e jornalistas despreparados, e nós ganharemos, num breve futuro, com histórias desse jovem em evidência.

Flavio Lomeu (20/06/2008 - 00:42)
É, o pai dele é um herói. E pelo visto muitos dos que comentaram aqui neste blog também. Cancelei minha assinatura da VEJA quando eu notei que eu pulava mais as páginas do que lia. Diogo Mainardo era uma página virada, Reinaldo era mais outra página virada, o editorial era mais outra página, as cartas dos leitores eram várias páginas puladas. Quando notei esse meu processo, vi que quase toda a revista era um lixo e não dava para ser aproveitada. Agora leio a revista Carta Capital e Caros Amigos, já deu pra notar que sou PTista, esquerdista, Lulista. Chega de tentarem me convencer que o Brasil é um lixo de país, como o Franklin Martins mesmo disse em sua recente entrevista: "O Presidente Lula resgatou a auto-estima dos brasileiros, acabou o complexo vira-lata do povo, finalmente o Brasil esta sendo governado para 200 milhões de brasileiros"

El Matador (20/06/2008 - 00:40)
Vocês criticam tanto determinados meios de comunicação , dizendo que os mesmos são tendenciosos, parciais , partidários , só para citar alguns adjetivos , mas não concordam que a política econômica do governo Lula deve muito à do governo anterior , que também não era grande coisa, um pouco de respeito com os feitos dos outros é bom e necessário, tudo que esse governo precisa é de modéstia e levar em consideração que nada mais é do que a continuação do governo anterior. Esse blog também é tendencioso , politiqueiro, parcial e demais adjetivos que vocês gostam de colocar nas demais midias e é a primeira e a última vez que comento aqui. Chávez , Correa, Morales,Fidel e demais ditadorzinhos nunca deveriam ter nascidos , aqueles sim são uns boçais que se acham melhores do que os outros , o Lula não fica muito atrás desses tipinhos. A não aceitação das opiniões diversas é o caminho para a ditadura , o pessoal que comenta aqui se comporta como pequenos ditadores , é lamentável !

José Carlos B.Mansa/Rj (20/06/2008 - 00:07)
Ainda que não seja realidade, é bastante conciso e realístico. Gostei muito da sugestão de um dos colegas, para efetuarmos um boca-a-boca em relação à "óia". Mas, pretensioso, sugiro: vamos divulgar isso não só para nosso círculo de amizade: vamos defender essas posições para nossos amigos porteiros, para nossas valiosas empregadas, para nossos colegas frentistas, para os nossos prestativos e fiéis motoboys e tantos outros cidadãos que, todos os dias, nos ajudam a exercer atividades, em condições muito mais difíceis que as nossas e tampouco têm acesso à qualidade de informação que obtemos em locais como este!

Nilson de Vix (20/06/2008 - 00:01)
Aos que não sabem o que fazer quando recebem a indesejável, há um procedimento simples: ANTES de abrir o invólucro que a contenha, se houver, escreva em letras garrafais sobre a etiqueta de endereçamento: DEVOLVER AO REMETENTE e entregue aos correios de volta. Imagine quem vai pagar a postagem em dobro?

Carlos (19/06/2008 - 23:53)
Para [Cesar Augusto Ilgenfritz (19/06/2008 - 21:54] Abra os olhos você, amigo. O que se questiona não é o posicionamento ideológico da revistinha ou de quem trabalha nela. É um direito deles serem de direita. Mas isso não lhes confere o direito de falsificar os fatos, de mentir, de acusar sem provas, de armar "reportagens" e "matérias" para ter ganho empresarial... do que se fala aqui é de isenção. A revistinha protege corruptos e acusa sem qualquer prova os que não se enquadram em sua ideologia. E o pior: contrata a pior espécie de batedor de carteira, desses tipos que recebem dinheiro de banco público para editar revistas que ninguém lê e lhes dá espaço para agredir gente honesta. O governo atual merece muitas críticas, sim. Mas a veja não tem credenciais para fazê-las porque é desonesta, leviana e mentirosa.

Mauro Motta (19/06/2008 - 23:33)
Nunca tive assinatura da veja, nem de nada ligado a Roberto Marinho e seguidores. Em 50 anos nunca me fez falta. Eles nunca tiveram compromiso com a verdade,

Cesar Neto (19/06/2008 - 23:26)
Excelente texto! Melhor ainda do que cancelar assinatura é fazer a anti-propaganda, conscientizar pessoas do lixo que é essa revista. Eu e minha família já conseguimos com que muitos amigos também cancelassem. Abaixo a ditadura midiática!!!!

Liliane (19/06/2008 - 23:18)
Ora, numa ainda democracia como a nossa, felizmente temos o livre arbítrio. Compra-se ou não aquilo que está à venda. O mercado decide. A revista tem uma linha, e não serão os leitores (sim leitores, por que se não a leem, não têm capacidade para analisar e/ou criticar) que lhe imporão a pauta. Cada um lê o que quer. Daí a fazer uma 'carta', explicando por que o pai deixou de assinar uma publicação, soa estranho. Papai poderia ter escrito a carta, sem a influência do filho, pois não? Quanto à reportagem sobre o aquecimento global, há tanta gente (inclusive cientistas) que também discorda do 'consenso geral'. Por quê, não se pode? Ou temos todos que agir como carneirinhos, sem vontade e conhecimento próprios? Assinem outras publicações,o mercado ainda é livre, e assim serão felizes, como uma Alice num país e mundo de maravilhas imaginárias. Só espero que mais adiante não disponhamos só de um Gramma para encher nossas horas de laser. O menino poderia aproveitar a 'veia literária' e escrever sobre as malas de dinheiro e dólares em cuecas que costumam ocupar espaços na bagagem política do país. Ou isso não faz parte do paraíso de Alice?

Lídio Pinho (19/06/2008 - 23:11)
Caro Azenha: Errei, no texto abaixo enganei-me, onde escrevi semestralmente quiz escrever quinzenalmente!

Romualdo Lima (19/06/2008 - 23:10)
LUCIDEZ, AO EXTREMO. TÁ VALENDO

Ho (19/06/2008 - 23:10)
O Telemarketing da Veja nunca entendeu as minhas razões para o cancelamento da Veja (confesso que eu tentei explicar...). Existe um espaço ainda não preenchido pela mídia. Muitos, da classe média mencionada, continuam na Veja por desconhecimento de alternativas.

Jorge Tissot (19/06/2008 - 22:46)
Nossa... Lendo os comentários, parece que sou o decano entre os que deixaram de ler a Veja. Me libertei desse lixo em meados da década de oitenta, 86 ou 87, nem lembro bem. Na época, a tendenciosa revista divulgou matéria totalmente diferente de fatos que presenciei pessoalmente, aí não deu para aguentar...

Lídio Pinho (19/06/2008 - 22:43)
Caro Azenha: Em primeiro lugar, parabéns para esse jovem estudante de Direito, que muita lucidez conseguiu formar uma legião respeitável de comentaristas nesse blog. O quero contar agora é uma história que aconteceu e continua acontecendo comigo; Em Maio ou Junho de 2005, fiz através de uma ex-colega de trabalho, (mais para ajudá-la), uma assinatura por 2 anos da Veja e 1 ano da Exame, até aí tudo bem, só que no ínicio da campanha presidencial de 2006, já percebendo a linha editorial e a manipulação grosseira de informações contra o Lulla, resolvi encerrar as duas assinaturas. Entrei em contato com a Abril e foi-me oferecida a possibilidade de cancelar a sinatura da Veja,porém continuar recebendo a Exame, pois bem aceitei, e de 1 ano para cá descobri que a Ed. Abril quer me manter como assinante nem que seja da Exame só para me bombardear de ofertas de assinatura da Veja. POU seja, pelos meus cálculos, essa assinatura da Exame já acbou faz tempo mas mesmo assim ela, a editora continua me mandando semestralmente a referida revista sem eu ter pago absolutamente nada mi do que já havia feito, e eu continuo recebendo, não lendo e também não tenho coragem de jogar no lixo para não poluir certas lixeiras, o que devo Fazer? Me ajudem!

ZÜRCK (19/06/2008 - 22:17)
" Conforme comenta Ignácio Ramonet, diretor do Le Monde Diplomatique, a concentração empresarial e a falta de pluralidade na cobertura jornalística tornam os meios de comunicação o principal agente poluente da democracia. "A globalização econômica criou conglomerados midiáticos e o objetivo de informar foi diluído entre outros interesses. Eles se unem ao poder para oprimir o cidadão; este que antes era oprimido pelo Executivo, agora é oprimido também pelo poder midiático", afirma. "A mídia global é o que eram os missionários para os colonizadores; prepara o terreno para a conquista econômica", diz Suzanna George, ativista dos direitos humanos nos EUA. A manipulação midiática nunca atingiu um poder tão destrutivo!" http://br.geocities.com/carlos.guimaraes/midiapower.htm Vale a pena ler todo o texto do jornalista Altamiro Borges.

Cesar Augusto Ilgenfritz (19/06/2008 - 21:54)
Impressionante é achar que o mensageiro é o problema. Abram os olhos, meus amigos. A mídia amiga é que é ruim, meus caros, e não quem desanca o governo. Ainda mais este governo, que muito merece.

Russo Salvatore (19/06/2008 - 21:34)
Caros companheiros deste espaço, façam como eu, onde existe esse lixo exposto, eu reclamo. Atenção advogados, médicos, dentistas e outros profissionais liberais que têm escritórios ou consultórios, cuide de retirar esse lixo, se não sua clientela vai sumir.

pedro (19/06/2008 - 21:34)
Também cancelei minha assinatura tres anos atrás. Claro que por razões parecidas, a partir do momento em que Veja se tornou um instrumento apenas de denuncismo - a maioria sem provas.

Sergio Murilo (19/06/2008 - 21:18)
Sabe qual umas das vantagens que a Veja oferece e que nenhuma outra revista consegue copiar? Ela insiste tanto em encher o saco de seus assinantes que quando eles decidem deixar de assiná-la "nunca mais voltam a fazê-lo. Minha espôsa troxe esse lixo para dentro de casa por longos dezoito anos. Depois da eleição do Lula com todo aquele esforço da revista para impedir que isso acontecesse ela disse: "CHEGA". Foi um dia glorioso, que saudade daquele dia. Eles ligaram, imploraram, baixaram o preço, a chamaram pelo nome, botaram o gerente pra falar com ela e ela disse CHEGA. Obrigado Efrem.

Roberto (19/06/2008 - 21:08)
A questão não é concordar ou discordar das opiniões da revista, a questão é que a mesma distorce fatos, omite,calunia, é partidária, na verdade, não passa de um panfleto.

Oni Presente (19/06/2008 - 20:49)
Rafael, você tem razão...não devemos comprar a VEJA e não mais comentar sobre essa BOS...

Flavio Guimarães (19/06/2008 - 20:47)
Depois de falar mal da seleção, o esporte nacional é meter o pau na Veja e na Globo. Criticar por criticar. Criticar os interesses por de trás de todos. Fica a pergunta: quais os interesses de site? Mais espaço na mídia? Ou alguém acredita que só quem critica a Globo/Veja defende os interesses reais da nação brasileira e do seu sofrido povo? Aparentemente é certificado de qualidade para pautar uma opinião, critique a veja e será respeitado. A verdade só sai nos "sem mídia", que tem até movimento com esse nome. Interessante não? Deixou de ler a Veja e veio para Internet de blogs de "opinião isenta". Trocou uma ditadura "idiotada" por outra. Não defendo o conteúdo de nenhuma delas, me reservo esse direito de opinião.

Junior (19/06/2008 - 20:37)
Senti-mo feliz como esse estudante, pois, a revista nao entrou na minha casa porque sempre reclamei que e um lixo. Me ajudou muito o argumento infalivel "para que isso se na net eu vejo tudo?".

Edu (19/06/2008 - 20:32)
Meu "velho" cancelou a assinatura dessa publicação panfletária e reacionária após aquela infame edição com o "geraldo" na capa antes do segundo turno, em Outubro de 2006, aquilo ali foi a gota pra ele, e ele assinava esta publicação a quase 30 ans, só pra voces terem idéia

Gersier (19/06/2008 - 19:55)
Um dia andando por um shopping e observando os livros numa vitrine,tomei um susto ao ver que exposto junto aos livros de um Jorge Amado,de uma Queiroz,e tantos outros escritores brasileiros,lá estava uma imbecilidade a começar pelo título.Chamar aquilo de livro é uma ofensa sem tamanho a qualquer escritor ou escritora,que queima neurônios para nos proporcionar momentos de cultura e de lazer. Aquela imbecilidade exposta em papel pelo tal mainard,não deve ser considerado como livro e sim como lixo. Por escassez de neurônios não sabe que anta é ele que como disse o Nassif,é um selado. Explico,são imbecis que se acham jornalistas mas que não passam de otários usados por lobistas para lançar "matérias" e criar certas crises com o intuito de defender interesses de certos grupos,denegrindo a imagem de quem atrapalha os seus planos mesquinhos. A veja,que como todo mundo sabe,perdeu a boquinha de fornecer livros didáticos para o Governo,da guarida a imbecis como esse. Também,fui assinante da Veja muitos anos atrás e até torcia para que ela chegasse ao patamar de uma Time,mas hoje ela só serve de vomitório porque,se houver necessidade basta olhar para capa.Folhear nem pensar, porque causa danos cerebrais irreversíveis,basta observar quem a defende. Um esclarecimento,algumas vogais são propositais. Parabéns ao Roberto Efrem Filho pelo texto. Seu pai foi mais um que saiu da mesmice prejudicial.

RAFAEL PEREIRA (19/06/2008 - 19:49)
Me parece tão fascista e tendencioso quanto à revista a que se refere. Tá ficando chato esse discursinho "certo e errado" ... Veja não pode, Globo não pode ... Falar mal do governo, ter uma linha editorial diferente também não pode ... Ridículo ! Opinião não se compra, se forma !!!! Alguém achar que o mundo à sua volta se resume às cento e poucas páginas da referida revista é preocupante !! Mas formar opinião dá trabalho ... Tem que PENSAR !! Tem que colocar na balança tudo o que se lê ... desenvolver senso crítico ... Agora alguém que fala que na Venezuela não existe ditadura ... é melhor acabar logo o curso de direito e começar a trabalhar .. talvez aí entenda um pouco do mundo à sua volta !!

Marcelo T. (19/06/2008 - 19:48)
Completando a opinião de Jonas Buarque e refrescando a memórias aos fãs do PIG: Qual a notícia que o PIG veiculava no mesmo período que o Wall Street Journal publicou o escândalo da Alston? R: Caso Isabella!!!!!!!!!!!! Falou-se exaustivamente dessa pobre guria, Fizeram um maior auê no caso e exploraram a desgraça alheia (E ainda diz que é jornalismo sério que respeita a opinião alheia, transparente e isento) só para fazer a operação abafa pró Tucanato. Agora, imagine se fosse o governo do PT??? Isabella??? Quem é essa guria??? Ridículo o PIG!!! Ainda bem que existem jornalistas de 2ª (Como refere o PIG em relação aos blogs do Azenha, PHA, Nassif, etc) que informam ao invés de desinformar, distorcer e ocultar os fatos que lhe bem convém. inVeja, Foia, Estadinho, Globu, pIG, UOR, (Escrito errado propositalmente) esses meios de comunicação não merece um pingo de crédito. Ainda bem que parei de ler inVeja faz 5 anos e só leio a Carta Capital e os blogs.

João Carlos (19/06/2008 - 19:40)
Eu também cancelei a minha assinatura da VEJA HOJE!!! Alguém poderia fazer um site para contribuirmos com nossas estórias?

(19/06/2008 - 19:28)
foi por volta de l987 ouvi um música de Raul Seixa que em um trecho dizia o seguinte: "Eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz". a partir dali comecei a observar melhor o comportamento da grande midia e aos poucos fui percebendo que Raul tinha razão. na época acho que le se referia ao que chamamos hoje de PIG. deixei de ler e ouvir folha, estadão, globo, veja e etc. por volta de 1998 e não me arrependo. parabéns pelo texto. brilhante!

Joel (19/06/2008 - 19:12)
Ah! somente para dizer as que assinava: Veja, Você SA., INFO, Nacional Geografic, Exame. Comprava todas da Disney e Maurício de Souza. Cara, Folha de SP (tb tinha assinatura hoje nem pagando eu quero tê-la), revista femininas compravas todas para minha mãe, hoje se descubro que é da Globo ou da Abril não compro mais, prefiro comprar revistas para ela com outra marca.

Joel (19/06/2008 - 19:06)
Eu, infelizmente já assinei a Veja e outras da Abril.Era como um dos comentantes acima, não podia ver o trevo que assinava e comprava. Até a chegada do pseudo clone do Paulo Francis(coitado falta-lhe muito para chegar ao chinelos de PF),porém, não foi somente este e sim reengenharia feito na Revista, torrando e colocando todos no mesmo saco. Além do desrespeito ao leitor comum com investigações tendenciosas. Em resumo, deixei de comprar tudo que vinha com o trevo ou na entre-capa direcionava para esta "pseuda empresa brasileira", hoje dizem:" com capital Sul-africano". Não compro nada da Abril a mais de 5 anos e muito menos da Globo, basta ver para não comprar.

Fernando (19/06/2008 - 18:52)
E aquilo lá na Venezuela não é ditadura? Legitimamente eleito? Concordo que a revista demoniza a esquerda, mas não dá pra dizer que aquilo lá é democracia.

rodrigo silva- uberlandia (19/06/2008 - 18:49)
Olá Jonas, Você me perguntou: "Então, pergunto ao Rodrigo: qual veículo de comunicação poderoso deste país(incluindo TVs, rádios, jornais e revistas) divulga com a mesma isenção as maracutaias envolvendo petistas, tucanos, demos etc etc". Eu respondo, NENHUM. E é por isso que tenho que ler todos. E não defendo nenhum, apenas a importância da diversidade de informação. Abraços, Rodrigo

Marcelo Kuzuhara (19/06/2008 - 18:24)
Me diga qual o meio de comunicacao que nao defenda algum interesse politico/economico. O problema nao eh a Veja o problema eh a cultura do politicamente correto que faz com que coisas erradas se tornem "certas" pelo simples fato de serem politicamente corretas, como se o vida fosse apenas politica. A falta de valores morais e eticos eh que fazem o pais caminhar do jeito que caminha e tanto faz quem esteja la, sempre vamos ver criticos. O FHC fez coisas boas o Lula tb esta fazendo, como ambos fizeram e fazem coisas ruins. Leia a Veja, leia Isto eh, leia Folha,Estadao e outros e assim tire suas conclusoes. Desabafo de quem teve que sair do pais para poder ter uma vida digna.

Danilo (19/06/2008 - 18:15)
Pombas, aprendeu tarde que essa Revista não presta. Eu conto nos dedos as vezes que me dei o trabalho de abrir essa revista, geralmente na espera do dentista...Ela não informa, deforma !!!

Andre Muniz (19/06/2008 - 18:15)
Tudo mque vem da Editora Abril eu renego. Não compro, não leio, nem limpo ...

Altemar (19/06/2008 - 18:13)
Boas vindas ao clube dos filhos. Agora não podemos perder de vista os nossos e mostrar-lhes o que é e o que não é, ou o que poderia ter sido e não foi.

Fernando (19/06/2008 - 18:13)
Que tal cada um de nós, ao ver alguém com Veja nas mãos, comece uma propaganda boca a boca sobre o lixo que ela representa? Nas gôndolas do Supermercado sempre a coloco debaixo de outras tão ruins quanto ela mas... em baixo.

Nicola (19/06/2008 - 18:08)
Só tem uma coisa pior que a veja: quem acredita na veja.

Carlos,SP (19/06/2008 - 18:00)
Convencí dois amigos a darem baixa nas assinaturas desta revistinha. Me orgulho disso.

Maria Izabel L. Silva (19/06/2008 - 17:56)
OK Luiz Azenha. Muito bom o desabafo do Roberto. Porém (sempre tem um "porém"), não traz qualquer novidade. A revista Veja é isso aí mesmo que ele disse e todo mundo já sabe. Eu nuca assinei. Meu pai (de saudosa e inesquecível memória), adorava a revista. Não ia dormir sem ela. Mas isso foi há muito tempo, pois ele faleceu já fazem dez anos. O que ele faria hoje?? Não sei. Quanto a mim?? Tenho nauseas e vontade de vomitar quando olho para as capas da Veja. Leio de vez em quando, só para acompanhar, de longe, os passos do inimigo.A patifaria editorial é tão óbvia que chega a ser risível. E eu me deleito em enxergar, nas entrelinhas, as artimanhas para encucar o leitor.A satanização da esquerda chega a ser tão grosseira que já não provoca qualquer efeito ... Salvo Claudio de Moura Castro, Isabela Boscov e Roberto Pompeu de Toledo, o resto é um lixo só.

Danilo (19/06/2008 - 17:22)
Tenho 44 anos, nunca assinei a veja, nem outra revista dessa editora. Minhas filhas já sabem: abril, folha, estado, globo, jovem pan, band, rede tv, sbt, fumo, alcool, drogas, não prestam, são a morte. Fazem mal 'a saúde.

André Machado Pompeu de Bragança (19/06/2008 - 17:16)
Se a revista é ruim, não compre! Se o canal de televisão é tendencioso, mude de canal! Opnião é igual a bunda, cada um tem a sua!

Indira (19/06/2008 - 17:13)
E pensar que a classe média brasileira se sente informada lendo esse tipo de imprensa. O nivel da conversa desse povo que lê e acredita nessa imprensa é pobre, triste e cada vez mais ancorado numa sociedade de hiper-consumação e de aparência.

fernando (19/06/2008 - 17:03)
eu votei no PT em 89 só para ir contra a grobo

josé ferreira (19/06/2008 - 17:02)
Eu já assinei quase tudo da Abril. Bastava me interessar.Hoje, não só cancelei tudo como não compro mais nada. Sou assediado pela Abril para renovar Exame, Quetro Rodas, Veja, etc. Quando chegam aquelas correspondencias tentadoras a minha secretária fala que acabou de chegar mais lixo postal. Nada presta na Abril. Tudo lá é esgoto puro. Não é à toa que sua sede fica as margens do rio Pinheiros. Tudo fede por lá. Agora uma detalhe: Acabo de entrar no blog do Ricardo Noblat do O Globo e fiquei sabendo que aquela desqualificada " cientista política" e doublê de jornalista, Lucia Hipólito, vai bater o ponto diariamente por lá. Agora o time vai ficar completo. Todos os reaças do time da Globo, O Globo, Rádio Globo, CBN, etc estarão reunidos. Vai aumentar minha ânsia de vômito. Algo a ser evitado.ysk

W.C. Mercadante (19/06/2008 - 16:46)
Azenha, cancelei em 1995 quando um colega de trabalho sempre chegava dizendo; -Ontem li na Veja..., era sempre pensamentos reacionários contrários ao que eu pensava. Essas pessoas se achavam acorbetados pela revista como verdade cabal.

M. Silva (19/06/2008 - 16:18)
Textos assim nos fazem lembrar o quanto nós somos brasileiros e não desistimos nunca e o quanto iniciativas pequenas como essa são importantes para demonstrar o nosso descontentamento com a situação da mídia atual e já fazem parte de um processo sadio de mudança... Parabéns, Roberto, pelo belo e brilhante texto! Parabéns, Azenha, por tê-lo divulgado... Já estou repassando aos amigos...

Waldir Antonio (19/06/2008 - 16:09)
Magnifico texto. Tambem cancelei a assinatura de veja a cinco anos e todas as tentativas de renovação tiveram como destino o fogo do fogão a lenha.

Neo-tupi (19/06/2008 - 15:44)
rodrigo silva Na boa.. Não se trata apenas de guerra de imprensa chapa branca contra imprensa de oposição. Não precisa se informar só por blogs que você considera chapa branca. Leia sites como a Reuteus, a BBC Brasil (que de chapa branca não tem nada) e você verá uma narração da realidade brasileira bem diferente daquela estampada nas páginas e telas do PIG. Só para você ter uma idéia, leia o jornal Valor Econômico (dos grupos Globo e Folha, porém faz um jornalismo mais sério) que você verá notícias que simplesmente desmentem a Folha e O Globo, do mesmo grupo, no mesmo dia. Isso é estarrecedor. Reuters e Valor Econômico são dirigidos principalmente a pessoas de negócios. Se um homem de negócio for se informar pela Folha, Estadão, Globo, Veja, ele ficará tão pessimista com o Brasil, que afetará negativamente as decisões de investimento dele. Seus negócios perderão fatias de mercado para a concorrência. Por isso que esses jornais do PIG não são levados a sério nem por operadores de Bolsa, nem homens de negócio, que são super capitalistas e liberais, e não tem a menor identificação com o lulismo.

Neo-tupi (19/06/2008 - 15:31)
Pô ruy garcia... Veja no ... entulho dos outros é refresco? (brincadeira. entendi que é para reciclagem).

Jonne Vidal (19/06/2008 - 15:29)
Passar por baixo de escada dá azar, ler a veja causa paralisia cerebral. Com apenas três gotinhas de blogsabim na sua mente, você evita esse mal.

Fernando Puga (19/06/2008 - 15:24)
Encaminhei o texto para um amigo que me retornou a seguinte mensagem: "Fernando liguei para um amigo meu, Sady Torres Filho, Procurador da República e Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco". Veja a resposta dele abaixo: Ele existe, sim. %u0260orientando de um amigo meu. Abs. Enviado do meu BlackBerry Portanto o autor é real!! se quiser conferir a autoria, parabéns pelo seu trabalho

Gustavo Moura (19/06/2008 - 14:52)
Uma coisa interessante tenho observado já há algum tempo na "estratégia" de venda da Veja....nos locais onde ela é vendida (bancos, supermecados, etc), ela não mais vem coberta de plástico lacrado, como acontece com outras revistas e como era com ela mesma antigamente....A Veja deseperada que espera que quem esteja passando folhei-a e acabe comprando...sinal de que suas vendas não estão altas como ela apregoa....

Jose de Almeida Bispo (19/06/2008 - 14:51)
Benvindo, caro Roberto Efrem, ao mundo dos desiludidos com a ilusão de que donos de jornais, revistas e televisões podem substituir o velho político que, apesar de tudo, esse ainda se submete ao escrutínio popular, enquanto o outro, o vendedor de papel pintado ou dono de emissora sequer aparece já que seus "pistoleiros" fazem todo o serviço sujo. É a subversão das coisas: o que parece democrático se tornando um instrumento ditatorial e tirano. Viva a Democracia! Abaixo as redes de extorsão pela intriga auto-intitulada "IMPRENSA LIVRE". Viva a liberdade de expressão não tutorada. "À besta foi dada uma boca para falar palavras arrogantes e blasfemas, e lhe foi dada autoridade para agir durante quarenta e dois meses." Apo. 13.5. Parece que São João Evangelista já advinhava o que viria depois. Um pouco da Veja aqui: http://markltda.blog.uol.com.br

Jonas Buarque (19/06/2008 - 14:47)
Totalmente equivocado este Rodrigo Silva. Como outros meios de comunicação podem manipular a informação, se os principais mantém uma linguagem uniforme de ataque aos erros do PT e do atual governo, mas se negam a informar sobre as trapalhadas do PSDB-DEMO (que, aliás, são inúmeras e em todos os locais onde governam ou são aliados). Apenas para refrescar a memória do Rodrigo, a revista Carta Capital (o único veículo a declarar apoio aberto a um candidato, no caso Lula)publica matérias mostrando como agem os tucanos e os demos, mas não deixa de criticar as bobagens que Lula e cia. também cometem. Então, pergunto ao Rodrigo: qual veículo de comunicação poderoso deste país(incluindo TVs, rádios, jornais e revistas) divulga com a mesma isenção as maracutaias envolvendo petistas, tucanos, demos etc etc. Se ele me indicar um, seu texto fará sentido. Em tempo: só para se ter uma idéia, a corrupção envolvendo os tucanos do RS e o escândalo sobre a Alstom Metrô de SP) só foram noticiadas pela Globo-Veja (mesmo assim, de maneira quase amadora) um mês depois de sair num dos maiores jornais do mundo. Onde está Se fosse o PT, a repercussão seria imediata. Portanto, quem manipula mais senhor Rodrigo? Nos diga, nos mostre exemplos, dê referências ou, caso contrário, estará reforçando mais uma vez o PIG.

Marcelo Figueiredo (19/06/2008 - 14:44)
Se os médicos atendessem no horário certo, o número de leitores de Veja despencaria. Por que médico gosta tanto de Veja, hein?

Daniel (19/06/2008 - 14:27)
Não leio VEJA há muito tempo. Agora, só de saber que aquele idiota do Diogo Mainardi (se ele chama o Presidente de "anta" é claro que eu posso chamá-lo de imbecil, de um play-boy metido a intelectual, de um escroto, enfim, aquilo não vale nada) escreve para a revista VEJA fico mais feliz em não ter tido o desprazer de lê-la durante esses anos. Sempre gostei do Manhatan, mas toda vez que vejo aquele preconceituoso, aquele energumeno do Mainardi falar tenho vontade de quebrar a televisão.

ronaldo lao (19/06/2008 - 14:26)
Não se pode, como tudo na vida, se atribuir apenas uma fator como determinante, é evidente que se, este texto de fato seja real, nota-se claramente um comunistinha de porta de shopping center, pois não acreditar que o Hugo Chaves é ditador e que de fato foi legitimamente eleito é uma bobagem ímpar. É o mesmo que atrelar todos os problemas do mundo ao EUA, seria o mesmo que dizer que Carta Capital e outras são a favor do governo, expressão é isto mesmo, informativa ou opinativa, simples assim

Roberto (19/06/2008 - 14:22)
Excelente! Assinem a Carta Capital e ao invés do PIG comecem a prestigiar o PIA (Partido da Imprensa Adesista). Como se diz lá em casa: "tamo na roça"...

Luciano Prado (19/06/2008 - 14:21)
Fico eu a imaginar... Já pensaram na possibilidade de a internet ensejar que os assinantes da SKY, por exemplo, poderem decidir que em determinado dia vão cancelar as suas assinaturas? Nem seria necessários os 100%. De repente 60% dos assinantes poderiam fazer valer seus direitos de cidadãos. Quem sabe... um dia...

Luiz Clete (19/06/2008 - 14:20)
Assinei a veja em 88 e 89, depois parei de ler, comprar, então, sem chance. A folha teve o mesmo fim, quando, em uma manhã, logo depois do Massacre de Eldorado Carajá, recebi a dita em casa e na primeira folha a foto do João Pedro Stédile que ia para uma audiência com o fhczão, não seria nada demais se a foto não fosse tirada no momento extato que ele atravessava o detector de metal. Porque tirar a foto naquele momento? Quantos políticos não atravessaram aquele detector de metal e nunca tiveram esse momento registrado e a foto publicada em jornal de grande circulação? Não precisa nem falar muito. Liguei para a central de assinatura da folha e foi o fim. Não vejo, não folheio, não assisto. Ás vezes é melhor não ter informação do que ser não informado.

Ricardo (19/06/2008 - 14:19)
Emocionante. Comovente. Bravo !!!!

Daniel Burgos (19/06/2008 - 14:17)
Só posso dizer duas coisas.Parabéns ao pai Efrem e Oxalá um dia minha mãe também faça o mesmo.

Rita de Cassia Angarten Marchiore (19/06/2008 - 14:17)
A partir das minhas referências faço sistematicamente esta campanha. Parem de ler esta revista que confere uma tradução à história que não é real ! Prá quem acredita na visão holística do mundo, a crieldade que ela semeia, deve voltar para tal revista. Parabéns jovem escrivinhador que pensa e reflete. Parabéns pai dele, está conseguindo ter um filho legal neste mundão maluco !

ruy garcia (19/06/2008 - 14:10)
Já fui, há muito tempo, assinante. Cancelei. Depois de muita insistência, e de várias negativas, fui "agraciado" com uma promoção de assinatura grátias por um mês. Não me conformei com o absurdo de ter esse lixo jogado na garagem minha casa. Alterei o endereço de meu cadastro informando o de uma Cooperativa de Catadores de Entulho, aqui de Campinas. Acho que passaram a entregar lá, porque, finalmente, consegui livrar-me da Veja.

Alexandre (19/06/2008 - 14:02)
bentoxvi-o santo, com sua permissão faço minhas as suas palavras! IMPAGÁVEIS os termos revista In-veja e Rede Goebbels de Televisão. SIMPLESMENTE ESPETACULAR! Agora já fazem parte de meu vocabulário! Parabéns! "...OBRIGADO REVISTA IN-VEJA...OBRIGADO REDE GOEBBELS DE TELEVISÃO...OBRIGADO JORNAL FOIA...OBRIGADO...A CADA DIA VOCES FAZEM O QUE NEM O PT CONSEGUE MAIS...CHAMAR A ATENÇÃO DO POVO BRASILEIRO DE COMO AS COISAS FUCIONAM NO BRASIL...E DEIXAM O GRANDE LEGADO DA ERA LULA...A DESCOBERTA DE COMO O PIG FUNCIONA...OBRIGADO."

Edinho (19/06/2008 - 13:59)
Não sei o que é mais gratificante: ler este texto, muito bem escrito; ou a "libertação" de mais uma família brasileira das garras da hipocrisia. Uma experiência pessoal: há um tempo atrás estava andando pelas ruas de Santa Maria-RS com a minha namorada quando nos deparamos com algo fantástico: uma revista Veja no lixo de um prédio (padrão classe média), ainda embalada no seu plástico, do "jeito que veio ao mundo". Achei aquilo muito bonito e até lamentamos o fato de não termos uma câmera para registrar aquele momento...

Paulo (19/06/2008 - 13:58)
Se alguém chegar em minha casa com uma revista Veja nas mãos. Na hora coloco os dois prá fora. Como esse pai já FUI assinante de Veja, Isto é, Época, Folha etc... Os blogs vão acabar exterminando essas excrescências.

Ítalo (19/06/2008 - 13:52)
Eu não me lembro a última vez que comprei essa revista e muito menos de lê-la!!!

Fernanda Duarte (19/06/2008 - 13:30)
Queria que meu pai fizesse a mesma coisa!...

Carlos Nunes (19/06/2008 - 13:19)
Por motivos semelhantes, cancelei a assinatura desta revista em 1998. Durante anos suas tentativas para que eu renovasse a assinatura foram jogadas sistematicamente no lixo. Felizmente desistiram!

Bruno Brasil (19/06/2008 - 12:51)
Excelente!! Fico ainda mais encantado pelo fato de ser um estudante de Direito, haja vista que o ambiente juridico, salvo alguns casos, eh notadamente conservador no melhor estilo VEJA.

JULIO SILVEIRA (19/06/2008 - 12:43)
Que bom o dispertar da cidadania. A percepção de estar sendo instrumento da manutenção de uma ordem corrupta é um salto grandioso. As mazelas que nossa Nação gigante sempre atravessou estão intrinsicamente ligadas a esses "puros" de araque. Essa pretensa intelectualidade, avoca a sí, a supremacia da "verdade", e o poder divinal da remissão e condenação. Está ficando cada vez mais transparente a concatenada orquestra deles, cujo objetivo é a manutenção de consciências cativas que lhes ajudam a perpetuar a manutenção de seus dominios, em prejuizo da Nação. Esse esclarecimento é a meu ver o primeiro passo para a verdadeira liberdade democratica, ou seja, quando o povo sentir que sua percepção de qualidade de vida não está sendo deturpada ou definida por aqueles que os querem cativos.

flora (19/06/2008 - 12:27)
Além dos parabéns, gostaria de acrescentar que o pai do autor se prepare: depois de quase dez anos de cancelamento da assinatura, sou assediada até hoje, por mais veemente que eu seja nas recusas...

Ricardo Medeiros - Formiga - MG (19/06/2008 - 12:26)
Show !

José Melquíades Ursi (19/06/2008 - 12:24)
Azenha, como postei no Eduardo Guimarães, resolvi repeti-lo aqui, após alguns dos seus últimos posts. É o que segue: José Melquíades Ursi] [Curitiba - PR] [Programador Visual] HOMENAGEM A AZENHA, A EDUARDO E PARA DESESPERO DELES Eu queria pão para poder sustentar minha vara de pescar. E eles me ofereceram suas certezas dogmáticas de livros. Eu queria uma pipa para flutuar na imaginação. E eles propuseram me imobilizar com os desafios programados dos games. Eu queria o afago de um governante. E eles tentaram impor um intelectual para me doutrinar. Eu queria as certezas corriqueiras do dia-a-dia E eles engatam e desengatam marchas para me angustiar. Eu queria um remédio para me aliviar. E eles encomendam sopas de letrinhas para me engambelar. Eu queria me alegrar ao ver meus filhos sorrirem. E eles me ofereceram migalhas rotuladas para ludibriar meus rebentos. Sabe, hoje não quero mais nada deles, Fizeram-me entender que nada de generosidade espero deles. O que quero então deles? Nada, pois selecionei minhas sintonias, para desespero deles. José Melquíades Ursi

Gilmar Crestani (19/06/2008 - 12:22)
A atitude não mais comprar um produto é a única arma eficaz de que dispomos. Aqui no RS fizemos uma campanha de cancelamento de assituras do jornal Zero Hora, do grupo RBS, filiado à Globo, e conseguimos a adesão de 25 mil assinantes, admitidos pela própria empresa. Eles mandaram alguns dos seus principais "mairnardis" embora, mas o cheiro continua a mesma. Por quê? Por que eles representam os interesses de quem neles anunciam. Ou vocês já viram algum desses grandes veículos fazerem alguma denúncia contra "Bradesco, HSBC, Telefônica"?

(19/06/2008 - 12:20)
Azenha, parabéns por divulgar o texto - o imediato conhecimento e a confirmação do autor são mais uma demonstração do alcance do seu site. Fui assinante da Veja por muitos anos, mas cancelei minha assinatura em 2001, quando me dei conta que nenhum de seus colunistas me convencia ou interessava. E a suspeitar que se as estrelas da casa não brilhavam, alguma coisa havia ali de errado. No entanto, não diminuindo seu potencial deletério, que atravancan as mudanças e a evolução do país, prefiro pensar que o seu alcance não é tão grande assim, se pensarmos no que é a sua (felizmente cada vez menor) tiragem. Às vezes olhamos para o que nos rodeia e achamos que estamos enxergando o horizonte. Felizmente as urnas e as demonstrações cada vez maiores de rejeição a publicações como essas mostram que até com relação ao próprio alcance e importância elas também tentam nos enganar. Possos atestar que mesmo cercadas de más companhias, nossas opiniões são mais livres do que suspeitam os "formadores de opinião". Avante!

Guilherme (19/06/2008 - 12:17)
Lendo esse texto e alguns outros, decidi que vou assinar a revista Veja em breve. Só para ter o prazer de cancelar a assinatura

rodrigo silva- uberlandia (19/06/2008 - 12:15)
Eu também quero cancelar a minha assinatura. Adianto que não é o caso do Autor do texto, que argumenta de forma elegante. Mas é que toda vez que vejo qualquer crítica ao governo ser desclassificada como coisa do PIG, dos conservadores, dos neoliberais, dos imbecis que não sabem ler jornal, dos vendidos, etc. Vou continuar a ler a VEJA. Eu quero parar, e tal qual os fumantes, preciso de ajuda. Mas não consigo, pois basta dar uma olhadinha nas publicações ou blog(s) que fazem o contraponto aos meios de comunicação dominantes que fraquejo. Pois nestes não encontro uma análise crítica do governo, mas tão-somente a comparação de que o escândalo do PT foi retratado em caixa alta e o do PSDB em nota de rodapé. Que o dele levou 100 e o meu apenas 50. Assim, vou continuar lendo o que me der na telha. E tirar as conclusões que entender corretas. Quero saber o que o líder estudantil venezuelano tem a dizer e o que o climatologista norte-americano fala sobre o meio ambiente. Nada me impede de achar um ou outro imbecil. Mesmo porque, o que falta na Veja falta também naqueles que a criticam. Diversidade de opinião. E manipulação também.

Fátima-Bahia (19/06/2008 - 12:14)
Sabe que esse texto me emocionou?O depoimento desse garoto e a experiência de seu pai,me deu um sentimento de poesia e esperança,de ver gente despertando!Essas reportagens das páginas amarelas que ele cita,é mais um exemplo do "tiro no pé" dado pelo PIG,que passou tanto tempo se achando e confirmando ser poderoso,que se permite dizer o que quer achando que ainda conseguirá convencer e manipular.Falar que não existe aquecimento global a essa altura das nossas vidas,para mim,é o mesmo que Lúcia "menina do Jô" dizer que Lula é culpado pelo mau desempenho da seleção!eles perderam a noção do perigo e estão se afundando por suas próprias mãos e em sua própria lama! Em tempo:minha mãe votou em Lula por convencimento meu e no começo do 1º mandato me acusou muitas vezes por isso,repetindo as acusações que ouvia no JN.Na 2º eleição,foi votar em Lula por que quis(já tinha 75 anos)e hoje,mesmo só assistindo JN e Record,é uma das maiores defensoras do presidente,inclusive da CSS,mesmo antes de eu mostrar a ela quanto realmente pagaria pelo imposto-"se é para ajudar a quem precisa,eu pago com alegria,só quero que seja usado mesmo"! É isso amigos,o despertar das consciências se propaga,mesmo que não haja comunicação objetiva(sabe aquela "teoria do centésimo macaco"?)e consciente! Obrigada Azenha,você e seus comentaristas alimentam meu otimismo e esperança em um Brasil melhor! Feliz São João para todos!

Jonas Buarque (19/06/2008 - 12:07)
Caros, um porteiro do prédio onde moro costuma dizer que, se ele tivesse a oportunidade, detonaria em apenas dois minutos na TV a dupla PSDB-DEMO e toda a mídia golpista. Nunca perguntei qual seria seu método,sua estratégia, que palavras usaria, enfim, mas nunca duvidei de seu poder de persuasão, sobretudo por ser um autêntido representante do povão e pela maneira coerente que se posiciona em vários assuntos. Hoje, ao ler a carta desse lúcido universitário, não tenho dúvidas de que é plenamente possível derrotar esses pseudo poderosos políticos e grupos midiáticos com categoria e charme. O texto é maravilhoso. Parabéns!!!!

Everton, de Belo Horizonte (19/06/2008 - 12:03)
Belo texto. De tão bom, chega a ser poético. A análise do conteúdo da veja nunca foi feita de maneira tão incisiva e educada. Parabéns também pela maneira carinhosa de relatar o respeito às diferenças, vivido com o pai.

MRA (19/06/2008 - 11:54)
Depois do valoroso ato de cancelar assinatura de Veja, assine CARTA CAPITAL.

Eduardo Nascimento (19/06/2008 - 11:49)
Sou assinante de Veja e ainda consigo extrair informação de qualidade na revista, mas sempre longe das páginas políticas. Contudo, já decidi não renovar minha assinatura; o inacreditável Blog do Reinaldo Azevedo me ajudou bastante. Onde já se viu um blog em que (pelo menos até dois meses atrás, quando parei de acessar) só os posts que concordam com o autor são publicados? Chega a ser risível.

Micael Maciel (19/06/2008 - 11:38)
Antes tarde do que nunca. Parabéns ao pai do menino, está abrindo os olhos. Só falta assinar a revista do Mino.

NASA (19/06/2008 - 11:35)
Moro nos EUA e acabo de renovar a assinatura anual da Newsweek (e vou renovar a da Time em julho). Preço: US$ 20. E quanto custa a Veja? R$ 300? R$ 350? É por isso que a classe média está no sufoco, como a própria revista afirmou há não muito tempo atrás numa de suas matérias de capa.

Romanelli (19/06/2008 - 11:23)
Azenha meu filho?! será que isto tem paralelo com o assunto ? http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowEspeciais!destaque.action?destaque.idEspeciais=653

fares (19/06/2008 - 11:08)
cancelei faz tempo

Chifronésia Capobianco (19/06/2008 - 11:07)
Não é um gesto tão insignificante assim. Lembremos do "Efeito Borboleta".

eduardo (19/06/2008 - 11:06)
O melhor spam da minha vida!

Nilson de Vix (19/06/2008 - 11:03)
José Luiz Couto, você tocou no ponto exato. É por aí, mesmo!

Natalia Paulino (19/06/2008 - 10:47)
Roberto Efrem! Conhecidissimo! Inclusive por conseguir feitos que todos os filhos e filhas desejam! E tenho dito!

Pedro Miranda, Economista, Brasilia,DF (19/06/2008 - 10:45)
Sem contar a relação de respeito entre pai e filho que muito nos emociono.Fico em estado de Graça ao saber que a juventude, sem perder o afeto familiar, pode transformar esse País, no País de que tanto lutamos!Me sentir grandioso de saber, que embora eu tenho sido influenciado por mais de 20 anos por essa mídia porca,ainda há uma luz capaz de florescer verdades em nossas mentes, como disse, torpedeada por mentiras que jamais pensariamos poder eliminá-las.Obrigado, meu jovem Roberto Efrem Filho.Devo confessar que me orgulho, também, de ser um pouco seu FILHO!

JOSÉ LUIZ COUTO (19/06/2008 - 10:23)
é por esta e por outras que o PSDB tem tanto medo da Filosofia nas escolas

Daniel Lavieri (19/06/2008 - 10:21)
Azenha. Os articulistas de Veja frequentemente rotulam os opositores da revista de "esquerdistas", ou nos dizeres de Reinaldo Azevedo, "petralhas". Tacham desses adjetivos mesmo quem não é petista, quem não gosta de Chávez ou mesmo quem não se afeiçoa a ideais de esquerda. Lógico que os alvos da revista são os representantes da esquerda mundial, não há dúvida. Mas basta você criticar o conteúdo ou a forma com que a revista veicula as "matérias", ou mesmo tecer algum comentário favorável ao governo para você fazer parte da "canalha comunista". É o tudo ou nada. Ou você está a favor da revista, ou está contra ela. Isso é péssimo até para os leitores mais moderados da revista. Tanto ódio dirigido destilado nas páginas só fazem a Veja perder os seus leitores mais antigos. A revista Veja não engana mais ninguém, a não ser aqueles que o querem ser.

vitor rocha (19/06/2008 - 10:17)
Parabens Roberto Efrem! Parabens Azenha!!!! abraços

Nilceia Fernandes Patrico Manetti (19/06/2008 - 09:59)
Já cancelei minha assinaturas há bem uns 6 anos e continuo recebendo folhetos da "veja" tentando vender sua imagem, ainda ontem recebi um "indispensável ao país que voce quer", rasquei. Já falei claramente, por telefone, que não concordo com a abordagem manipuladora, facista e hipócrita da revista. Eles continuam... e isso me alegra, essa insistência comprova a necessidade de se manter com a maior tiragem, com certeza estão cada vez mais longe dessa realidade. Só isso comprova essa insistência por tanto tempo ou sou uma leitora de suma importancia para ela????

sergio (19/06/2008 - 09:53)
Seja bem-vindo aos ex-assinantes desta porcaria semanal, tendenciosa, mentirosa, que distorce os fatos, omite informações revelevantes, faz ilações sem provas, calunia sem o menor escrupulo, não tem ética, faz parte do PIG, protege os demo-tucanos contra tudo e contra todos, manipula informações, cria situações inveridicas ... Felizmente seu pai acordou. Eu já não sou assinante desta porcaria desde os anos 80, quando fiquei indignado com vários fatos manipulados e distorcidos. Um deles talvez muita gente não lembra ou nem era nascida ainda, foi um assassinato ocorrido em LEME em uma manifestação. Durante semanas a revista estampou em sua capa e nas principais páginas matéria acusando membros do PT. Depois da conclusão que ficou provada a autoria do crime que não tinha ligação com ninguém do PT, ela publicou uma notinha em uma página no meio da revista, rodeada por anúncios publicitários. Quando cancelei a assinatura, fui procurado por um funcionário, que se dizia da área de markgeting para saber o motivo do meu cancelamento e respondi: "A VEJA É UMA REVISTA TENDENCIOSA E NÃO SERVE PARA ME INFORMAR DOS FATOS, SOMENTE A OPINIÃO DO DONO DA REVISTA". Ai eu ouvi o inusitado: "SERGIO SABE COMO É TODO MEIO DE COMUNICAÇÃO É TENDENCIOSO". Foi o ponto final.

Nei Pinheiro (19/06/2008 - 09:51)
Ah se todos os brasileiros tivessem a coragem e a ombridade de tomar decisões como essa, quem sabe esta nossa "grande imprensa" tomasse vergonha na cara e mostrasse as notícias e comentários da verdade e não daquilo que querem nos empurrar goela abaixo como verdade. A partir de hoje também estou cancelando a minha assinatura de Veja e da Folha de São Paulo.

Sueli Ferreira (19/06/2008 - 09:41)
Esse jovem conseguiu o que eu dificilmente consigo. Convencer alguém a se informar em outros meios de comunicação. Chamam os que apoiam as atitudes deste governo de radicais, incultos, proletários e tantos outros adjetivos nada amáveis. Percebo que os mais radicais são os que acreditam apenas no que a imprensa repete. Como um "mantra", tipo: nunca se roubou tanto neste país; toamram o governos de assalto...e por aí vai. Não há argumento, ou melhor, não há diálogo, não se consegue apontar um artigo para leitura ou site de interesse para essas pessoas que se acham informadas. Por isso quero parabenizar o jovem pelo feito. Garanto que a tarefa não é nada fácil.

Antonio (19/06/2008 - 09:41)
Lindo.

Daniel Lavieri (19/06/2008 - 09:41)
Talvez por comodidade, mas muito mais provavelmente por má-fé, Veja e Globo convertem inocentes em suspeitos e suspeitos em culpados. A mídia Veja-Globo não aguarda resultados de julgamentos (quando não tenta desqualificar os julgadores). Ela própria emite seus valores e pareceres. Tudo o que já se sabe sobre sensacionalismo se amolda perfeitamente a esse tipo de comunicação. Cuidado, leitores: não é preciso se afeiçoar ao PT, não se cobra de vossas senhorias nenhum apreço ao partido. A crítica, quando fundada, tem total apoio e deve ser tomada em conta. Mas atentem para o fato de quando 2 dos maiores veículos de comunicação pautam-se em atacar e repudiar todos os mnemônicos que sugerem aquilo que para eles não correspondem aos seus gostos e valores, esses veículos devem ser examinados e seus textos devem passar pelos vossos crivos de ética, bom senso e equilíbrio.

Nazareno Lima (19/06/2008 - 09:37)
Fatástico! Obrigado Azenha por disponibilizar um texto desse nível, obrigado o autor por colocar sua inteligência a FAVOR DA SOCIEDADE.

Roberto Efrem Filho (19/06/2008 - 09:31)
Luiz Carlos, o texto é realmente meu. Acabei de receber uma ligação de um amigo dizendo que o texto estava aqui. Agradeço a publicação e confirmo a autoria. abraços, Roberto

Rodolfo Cabral (19/06/2008 - 09:27)
Azenha, o autor é meu amigo, autoria confirmada.

Duarte (19/06/2008 - 09:25)
Ainda bem que meu pai nunca financiou essarevista mentirosa, imprensa marrom. Acha que pode enganar a todos. Alexandre, fui pesquisar por cínico e mentiroso no google e apareceu José Serra. kkkk

manoel (19/06/2008 - 09:18)
Não devemos nos enganar. A despeito da ingenuidade do autor existe uma sugestão, eu diria bem tramada de simplesmente pegar a revista "mais vendida do Brasil" pelo bolso. O autor propõe não assinar (e comprar!) a Veja. Mesmo assim ela continuará circulando, pois seu espaço "vendido" é bem polpudo. Mas já é um começo. Veja? Não obrigado, parei com as drogas!

Arthur (19/06/2008 - 08:59)
Ótimo, assina a carta capital e começa a ler o PIG-Invertido...

Marcelo T. (19/06/2008 - 08:39)
Concordo sem ressalvas as conclusões do sr Roberto. Meu pai também (Graças à Deus)era leitor de "inVeja" desde 1975 e cancelara a assinatura em março de 2008. Data urticária só de tocar na revista. Particularmente, não leio a tal revista desde 2004. Leio Carta Capital pois é muito mais séria que a Veja. A Veja tornou-se elitista demais. Veja em São Paulo é um nojo (Os cadernos especiais é voltado para a elite da elite) que, para grande maioria das pessoas das classes C e D, não passará de um sonho. Para finalizar, uma editora que ganhou 50 mi de empréstimo dos milicos de "Ajuda financeira" com condição de "cortar o pescoço" do Mino Carta (Na época, editor-chefe da Veja, hoje, Carta Capital) não é preciso dizer mais nada.

Fernando Soares (19/06/2008 - 08:11)
Belíssimo texto do jovem Efrem, essa mesma atitude do pai Efrem eu mesmo já tomei a mais tempo e posso lhe assegurar, foi uma das atitudes mais sensatas que já fiz na vida e me deu uma incrível sensação de bem estar e de poder frente a esse império midiático, que outros pais tenham a mesma coragem e lucidez do senhor Efrem e literalemente cortem o mal pela raiz.

Maria José Rêgo (19/06/2008 - 07:38)
Este Roberto Efrem Filho, passou a ser o meu HEROI. Parabéns Roberto e, mais uma vez, parabéns Azenha. Irei enviar este texto para todos meus amigos. Abraço.

Jose Matos (19/06/2008 - 07:10)
O mesmo caso aconteceu comigo.Sou assinante da Veja há pelo menos 20 anos-assinatura105236467-001, cancelei na mesma época e pelos mesmos motivos e com a mesma historia

Carlinhos Medeiros (19/06/2008 - 06:50)
Fiquei emocionado ao ler este texto. Principalmente pela relação respeitosa entre pai e filho, mas sobretudo pela visão de um jovem estudante sobre o monopólio da mídia conservadora e elitista. O que me deixa feliz e esperançoso ao ler este brilhante depoimento, é constatar que a mídia não exerce mais esse poder absoluto que ela tenta demonstrar. Acabou. Ninguém acredita tão veementemente na Veja, Globo e companhia, a ponto de engolir suas matérias sem contestá-las. Lula mantendo-se em níveis inabaláveis de popularidade, mesmo com a enxurrada de críticas ao seu governo, também me faz crer que a mídia brasileira, de tanto publicar notícias sem caráter jornalístico está se acaba