A acolhida de Patriota a Amorim

Tempo de leitura: 2 min

Patriota: Amorim ajudará Brasil a obter vaga no Conselho da ONU

05 de agosto de 2011 • 21h28 • atualizado às 21h33

no Terra, por sugestão do Morvan Bliasby

O novo ministro da Defesa, Celso Amorim, contribuirá para fortalecer o papel internacional do Brasil, ajudando-o na sua tentativa de conquistar uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A avaliação foi feita nesta sexta-feira, no Rio, pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Amorim, assinalou Patriota, tem grandes experiência em temas como desarmamento e não proliferação de armas nucleares, além de ter comandado o Itamaraty durante o governo Lula.

De acordo com Patriota, Amorim levará para o Ministério da Defesa “uma extraordinária experiência em temas que terão relevância na gestão da pasta, como, por exemplo, a atuação bem-sucedida do Brasil como Força de Paz no Haiti”. “Ele também é um profissional extremamente comprometido com a integração sul-americana”, destacou Patriota, que presidiu a solenidade em homenagem ao centenário de nascimento do político, jornalista e diplomata San Tiago Dantas, na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Patriota ressaltou ainda o papel do Brasil no processo de construção da paz e de cooperação entre as nações. “Estamos no Conselho de Segurança da ONU como membro não permanente e temos contribuído para estabelecer pontes entre diferentes posições. Tenho certeza que, à frente do Ministério da Defesa, ele (Amorim) ajudará a fortalecer o papel internacional do Brasil”.

A demissão de Jobim

O ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), entregou sua carta de demissão à presidente Dilma Rousseff no dia 4 de agosto. Sua situação se tornou insustentável no governo após declarações dadas à revista Piauí em que teria considerado a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, “muito fraquinha” e dito que a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, “sequer conhece Brasília”. Jobim negou ter feito as críticas e disse que as informações seriam “parte de um jogo de intrigas”. Mas, segundo fontes, Dilma já havia decidido demitir o ministro caso ele não abandonasse o cargo por conta própria. Para seu lugar, a presidente escolheu o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.

A situação de Jobim à frente da pasta já vinha se deteriorando por outras declarações à imprensa que geraram mal-estar no governo. Em uma entrevista, ele afirmou ter votado no tucano José Serra, principal adversário de Dilma, nas eleições presidenciais do ano passado. No início de julho, em uma cerimônia em homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) – de quem ele foi ministro da Justiça entre 1995 e 1997 – no Senado Federal, ele citou o dramaturgo Nelson Rodrigues dizendo que “os idiotas perderam a modéstia”. A fala foi interpretada como uma insatisfação do ministro com sua situação no governo. Mais tarde, contudo, ele disse que se referia a jornalistas.

Jornalista da Globo denuncia: a emissora vai atacar Celso Amorim


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ronaldo Irion

Esse sujeito parece querer "tutelar" a atuação do verdadeiro patriota que é o Amorim, segundo os interesses do Império (e não segundo os interesses brasileiros). Com efeito, fala em "não proliferação" de armas nucleares, quando o Brasil mais do que nunca precisa implementar uma estratégia militar dissuasória. Por que não fala para a sua amiga Hilary que os EUA precisam se desarmar??? Afinal, são eles a maior ameaça à paz mundial, dado que 30% de seu PIB decorre da indústria armamentista. Ou seja, Dilma afastou o informante John Bin, e passamos a aguardar o feliz momento da defenestração do Hilary Boy… (Tony Patriot, go home!).

Porra_Serra_

Dilma acertou em cheio.
Trocou um patriota norte-americano (Johnbin( por um patriota brasileiro!

Fabio_Passos

É uma oportunidade ótima para as Forças Armadas do Brasil.

Não tenho dúvida que as Forças Armadas vão ganhar importância central no esforço para tornar o Brasil um participante ativo na governança global

Temos agora um peso-pesado com conhecimento e experiência em relações internacionais.
Quem chora pela saída de um vigarista que fraudou a constituição e se fantasiava de rambo?

    Edmar

    O mais importante pras nossas F.As. é que o Amorim é respeitado e tido como confiável lá fora. Já o SAÍDO, após as inconfidências que fazia aos representantes do USA, recentemente reveladas, nunca seria levado a sério. Nem por seus mentores dos STATES.

Sebastião Medeiros

As forças Armadas Brasileiras têm que aprender que sua única função é defender o Território do Brasil e o povo Brasileiro e não os interesses dos EEUU e do Capitalismo Internacional!
Boa Sorte ao novo ministro da defesa Celso Amorim !

SILOÉ-RJ

DILMA MOSTRA À QUE VEIO.
Com uma jogada de MESTRE, nomeou 3 pesos pesados para o DENIT, um general do EXÉRCITO, outro funcionário da CGU, e ourtro de extrema capacidede TÉCNICA, todos com larga experiêcia e ilibada reputação.
APAZIGUANDO desta forma os ânimos acirrados de alguns setores das forças armadas contra a nomeação do AMORIM, NEUTRALIZANDO os partidos COLIGADOS, a OPOSIÇÃO e o PIG, pois bem a gente sabe que: Tanto "ELES" como ela querem acabar com a corrupção que assola esse país desde priscas eras, e ela está fazendo de tudo para isso. Além é claro de calar a boca do FANFARRÃO.

Silvio I

Azenha:
O Ministro Patriota diz que Celso Amorim e um especialista em desarmamento, e a não proliferação das armas nucleares. Acredito que uma coisa e atuar internacionalmente e outra atuar na defensa do Brasil.Faz 11 anos que se discute a compra de aviões caças, para a Força Aérea, e a Marinha.E um problema que tem que ser resulto urgente.A Marinha não tem navios, e o Exercito, necessita de mais material de última geração.Agora um assunto discutível e si Brasil, tem que ter a Bomba Atômica.Esta e uma arma dissuasiva, e nos temos pela frente algumas coisas, muito importante para defender.

    SILOÉ-RJ

    Fez muito bem em não tê-las comprados à epoca pois não era de grande necessidade, o que ficou comprovado, além delas agora estarem obsoletas.
    Só que agora, com a volta que o mundo deu, com o Brasil em posição muito mais privilegiada do que a grande maioria das nações, se faz urgentíssimo leis e armas ultra -modernas que nos defendam de qualquer tentativa de usurpação.

    Silvio I

    SILOÉ-RJ:
    As Forças Armadas, não podem ser descuidadas. Acredita que agora e necessário e urgente, antes NÂO? Os aviões de caça que Brasil, tem já tem muitos anos,já estão com data de validade vencida.Todo o pessoal de defensa ,deve estar entre nado e são coisas que não podem funcionar aos saltos, que necessita de tempo para preparar o pessoal e também custa muito dinheiro.Hoje em dia se economiza bastante, com o uso de cabinas simuladoras de vôo,já que um avião de esses custa uma fortuna, a hora de vôo.

SILOÉ-RJ

Grata lembrança e merecida citação "San Thiago Dantas", Diplomata e jornalista de grandes causas e ilibada reputação.

Elizabeth

Então o time esta montado Patriota + Amorim!!! E isso émuito bom, "Ele também é um profissional extremamente comprometido com a integração sul-americana”

FrancoAtirador

.
.
Esse Antony Patriot tem mesmo que puxar bastante o saco do Celso Amorim,

porque do Ministério da Defesa para o das Relações Exteriores é só um passo.

Ele que se cuide.

Se mijar fora do pinico,

o Amorim mete-lhe o pé na banda.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também