Vox Populi em Minas: Dilma e Anastasia avançam

Tempo de leitura: 2 min

13 de Agosto de 2010 – 20h24

Vox Populi mostra ampla vantagem de Dilma em Minas Gerais

do Vermelho

Pesquisa Vox Populi/Band/iGA divulgada hoje mostra que o candidato do PSDB ao governo de Minas, Antonio Anastasia subiu de 18 para 26% das intenções de voto. Apesar do crescimento do candidato tucano ao governo, a postulante do PT à Presidência, Dilma Rousseff, abriu a vantagem sobre o tucano José Serra de 4 para 10 pontos.

Segundo a sondagem, Costa caiu de 42% para 36% enquanto Anastasia, o atual governador, subiu de 18% para 26%. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa espontânea Costa e Anastasia estão empatados com 16%. Em agosto o peemedebista tinha 13% contra 9% do tucano.

Os números do Vox Populi são muito diferentes da pesquisa Datafolha, também divulgada nesta sexta-feira (13), e que mostra Hélio Costa com 43% e Anastasia com 17%.

Vanessa Portugal (PSTU), Zé Fernando (PV), Edilson Nascimento (PT do B), Professor Luiz Carlos (PSOL) e Fabinho (PCO) aparecem com 1%. Os brancos e nulos somam 6% e os indecisos 27%.

O Vox Populi mostra que Costa lidera no interior enquanto Anastasia tem vantagem na capital. Em Belo Horizonte o governador tem 49% contra 22% de Costa. Na região metropolitana, o tucano vence por 42% a 34%. Já nas cidades médias o ex-ministro da Comunicação tem 43% contra 20% do governador e nas pequenas 34% a 23%.

A rejeição de Costa é de 8% e a de Anastasia 7%. A avaliação positiva do governador é de 46%, muito abaixo dos 72% alcançados pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB) quando deixou o governo em abril.

Segundo o Vox Populi, Aécio e o ex-presidente Itamar Franco seriam eleitos hoje para o Senado com 71% e 42% dos votos respectivamente. O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) ficaria de fora com 23%.

De acordo com a pesquisa, Pimentel, que desde 2008 enfrenta uma disputa interna com o ex-ministro do Combate à Fome Patrus Ananias pelo controle do PT mineiro, não tem apoio integral nem do próprio partido. Ele tem apenas 5% do primeiro voto para senador apesar de 16% dos entrevistados terem se declarado petistas.

Dilma abre vantagem

Apesar do crescimento do candidato do PSDB ao governo, a postulante do PT à Presidência, Dilma Rousseff, abriu a vantagem sobre o tucano José Serra de 4 para 10 pontos em Minas, segundo maior colégio eleitoral do País, com 10,7% do eleitorado.

Em julho Dilma tinha 37% contra 33% de Serra, o que configurava empate técnico. Hoje a petista consolidou a liderança com 41% contra 31% de Serra. Marina Silva (PV) continua com 8%. Os brancos e nulos são 5% e os indecisos 14%.

Dilma venceria um hipotético segundo turno em Minas Gerais com 46% contra 38% do tucano. Responsável pela saída de Aécio da disputa presidencial Serra tem a maior rejeição entre os mineiros, 21%, contra 19% de Marina e 17% de Dilma.

O Voz Populi ouviu 1.000 pessoas entre os dias 7 e 10 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional de (TER-MG) Minas Gerais com o número 59.810/10 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 22.953/10.

Fonte: G1


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Míriam Lúcia

Péssimo. Aécio, o avatar da direita vencer em MG com Anestesia é CERTEZA de vitória da DIREITA NEOLIBERAL capitaneada por ele em 2014… que Deus nos livre – mas, aguardem…

Luiz vidal

;sobre as eleições pra covernador em São Paulo.eu creio que se o Aloisio Mercadante e seus marketeiros souberem trabalhar com a verdade bem contada.a verddade documentada e alastrada,o Xuxu não se elege!apesar dos paulistas serem useiros e vezeiros9ou vesgueiros?)em eleger Malufs e Pitas e Collors e quercias,,,,masacontece que o Xuxu alem de não ter o menor carisma ,ainda fez da sua gestão o maior desastre político de São Paulo,que o digam os moradores do Lgo.da Batata e os santistas que tiveram iluminações riquíssimas e desnecessárias ,como no final da ponta da praia em Bertioga,que não tem hospitais ,nem esgotos e tratamentos de água,o xuxu fez um contrato tão bom(deve ter sido pra ele)que mandou asfaltar e encherde postes gigantescos até a parte que é inabitada,,,um desperdício total para nós…Mercadante tem que ir pra cima e com o Lula apoiando-o,,,vai ser o nosso novo governador,coisa que são Paulo não tem desde Mário covas "O exterminador de professores e do ensino"…..

francisco.latorre

política mineira.

pra espertos.

..

francisco.latorre

lula ainda não entrou em cena. nem patrus.

e dilma a mineira ainda está chegando..

mole não..

lula dilma hélio patrus.

..

e anastasia terá que defender o governo psdb não na mídia amiga..

mas no debate público.

é osso.

..

e em sumpaulo essepê..

é dilma mercadante. com lula.

lula dilma mercadante.

outros estados..

lula dilma [ coloque o candidato.. ]

..

é onda. tsunami.

mas não espalha. pra não estragar a surpresa.

..

mariazinha

Com os dados mineiros, nota-se que Pimentel, está alijado do páreo. Interessante como um político como ele, que trabalhou para a união entre PT e psdb, teve certo êxito, em certo momento,[ apesar de minha torcida contra], agora sofre as consequências de sua estratégia, completamente errada.

    Jairo_Beraldo

    A burrice dele foi ter brigado para que Patrus fosse vice do Costa. Vai pagar caro por isso, como Tarso pagou, quando deu a rasteira no Dutra no RS em 2002.

Jairo_Beraldo

Daqui a pouco, vão de novo dizer que o Vox Populi é instituto Petista.

vladimir lacerda

Não sei se vale a pena torcer por este tal de anestesia.Melhor que Hélio e Dilma vençam em MG,pois é mais fácil garantir a fidelidade do pmdb do que do psdb.Lembrem-se a vitória do psdb em minas solidifica a candidatura Aécio em 2014.E cá prá nós o Aécio sempre foi mais perigoso do que Serra ou Alckmin.

    Jairo_Beraldo

    Mesmo sendo anti-tucano, tenho um sentimento de querer ver Anastasia vencer. Costa é cria da Globo…isso não é nada bom!

    Míriam Lúcia

    Jairo, um anti-tucano que se preze não pode dar cheque em branco para Aécio e seu filhote enganador AnastaZia – ou AnEstEsia, como brilhantemente pontuou o Vladimir acima.
    A derrota de Aécio/PSDB-DEMO é tão importante para o futuro da Nação quanto a vitória de DILMA/PT.
    Não duvide disto. Se Helio é cria da Globo, PATRUS é o oposto disto. E é sério. Contamos com Paatrus.

    Gilberto

    Caramba, ainda não cabou a de 2010, já estão especulando sobre a de 2014. lembre-se que hj Aécio tem a máquina do governo. Irá passar 4 anos na chuva representando o que restarou do PSDB, além do que se for necessário para 2014 teremos nossa bomba atômica, Luiz Inácio Lula da Silva.

Vinicius Abreu

É triste ver as atitudes do PT para ter apoio incondicional do PMDB, aqui no estado de Minas Gerais vendeu a candidatura para o governo colocando o Patrus Ananias (nome bem + forte) como seu vice.

Seria bom nos artigos aqui escritos que inserissem todo nome do candidato, porque muito aqui pensam que Costa é um político regional, o nome do candidato é HELIO COSTA, o mesmo ex-ministro da comunicação que queria cobrar a tv digital aqui no Brasil. O mesmo que queria jogar fora as pesquisas de duas universidade de renome (PUC Rio e UFPE) nas pesquisas de tv digital. O mesmo cara que iria importa o modelo de TV europeia, ou seja, o pobre não iria ter direito de ver TV Digital porque tem que pagar p/isso. Nisso o Lula não deixou corre solto e falou que a TV Digital deveria ser aberta.

O ex-mistro não sabe aguentar pressão e liberou os receptores sem o middleware (soft que interage com usuário). Hoje o que temos é a TV Digital mais amadora do mundo !

Obrigado Helio Costa !

joao areas

Azenha, de todas as rodadas de pesquisa, essa de Minas foi a mais estranha. Na datafolha mostra uma vantagem de 26 pontos para o Helio costa e na Vox populi a diferença é de 10 pontos.

Analisando ainda que a vantagem do Helio é maior no interior e a pesquisa da Datafolha não pega o campo, aumenta ainda mais essa contradição.

Será que vc poderia explicar tal contraste?

Carlos Marques

Finalmente, o Datafalha está se alinhando aos demais institutos. Já não era sem tempo. Estava ficando muito flagrante a "forçada de mão" em favor de Serra. A família Frias, assim como os Marinho, os Mesquita, os "capi" Civita podem ser loucos, mas não rasgam dinheiro, até porque eles são loucos pelo dito cujo.

Galvão Bueno

Accaaaabbbbbooooooouuuuuuuuuuuu!!!!!!!

    Jairo_Beraldo

    Ou como diz o goiano Téo José na Band-

    Não perde mais a Dilma.

luiz

Piada. O datafalha começa a se aproximar da realidade nacional. Em Minas deu 43 a 17 pró-Hélio. A Vox trabalha para o Dilmazia. Mas ainda vai se ajustar à realidade.

ferrera13

Quem diria hein!!! O DataFalha? 8 pontos? Podemos esperar índices melhores do Vox Populi pra semana que vem?

    Jairo_Beraldo

    Mas voce viu o chôrôrô do tucanato? Vão transformar isso em factóide.

Deixe seu comentário

Leia também