Vox: Dilma, na frente até entre os mais ricos, venceria segundo turno

Tempo de leitura: 3 min

IMG-20140929-WA0002

Bastidores do debate na Record; em primeiro plano, a educadora Neca Setubal, acionista do Banco Itaú, separada por uma cadeira de Roberto Amaral, presidente do PSB; por algum tempo, na cadeira entre os dois, ficou uma singela bolsa Prada

Vox Populi indica vantagem menor no 1º turno, mas Dilma venceria Marina no 2º turno

Aécio Neves (PSDB) cresce e está empatado com a ex-senadora dentro da margem de erro*

Do R7

A vantagem em intenções de voto da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, sobre a candidata Marina Silva (PSB) recuou para 16 pontos percentuais no primeiro turno, mas a petista derrotaria a ex-senadora no segundo turno se as eleições fossem hoje, de acordo com pesquisa Vox Populi/Rede Record divulgada nesta segunda-feira (29).

Nas intenções de voto do primeiro turno, Dilma manteve os 40% da preferência registrada na pesquisa anterior, enquanto a ex-senadora marcou 24% — antes, tinha 22%. Aécio Neves (PSDB) registrou 18% de intenções de voto — um ponto percentual a mais que na semana passada.

Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados*.

[Nota do Viomundo: Os números da pesquisa estimulada, considerando 2,2% de margem de erro, desmentem esta informação do R7. Veja nos comentários. O mínimo para Marina seria de 21,8% e o máximo para Aécio seria de 20,2%. Se existe empate técnico, é na pesquisa espontânea]

Os candidatos Everaldo Pereira (PSC) e Luciana Genro (PSOL) marcaram 1% nas intenções de voto cada. Por outro lado, os candidatos Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Mauro Iasi (PCB), Zé Maria (PSTU) não marcaram pontos. Os brancos e nulos são 6% do total, enquanto os eleitores indecisos somam 11%.

Regiões

Numericamente, a candidata Dilma Rousseff (PT) tem a maior parte da preferência dos eleitores em todas as regiões brasileiras.

No Sudeste, onde se concentra a maioria dos eleitores do País, Dilma tem 29% das intenções de voto, contra 26% de Marina Silva (PSB) e 21% de Aécio Neves (PSDB). Os outros candidatos têm 2% juntos, os brancos e nulos somam 9% e os eleitores indecisos são 14%.

No Nordeste, Dilma aparece com 60% das intenções de voto, contra 20% de Marina e 8% do tucano. Os demais candidatos totalizam 1%, enquanto os brancos e nulos são 4% e os indecisos, 6%.

No Sul, a petista tem 35% das menções, contra 29% de Aécio Neves e 17% da ex-senadora. Os demais candidatos somam 3%, os brancos e nulos são 4% e os indecisos totalizam 12%.

Por fim, no Centro-Oeste/Norte do País, a petista tem 40%, Marina aparece com 28% e Aécio marca 19%. Outros candidatos totalizam 1%, brancos e nulos são 2% e os eleitores que não sabem ou não responderam chegam a 10%.

2º turno

O Vox Populi fez duas simulações de segundo turno. Na primeira, com Dilma Rousseff (PT) contra Marina Silva (PSB), a presidente tem 46% das intenções de voto, contra 39% da ex-senadora. Os brancos e nulos são 9% do total, e os indecisos totalizam 6%. Considerando a margem de erro, portanto, Dilma seria reeleita.

Em outro cenário, com Dilma Rousseff (PT) contra Aécio Neves (PSDB), a presidente tem 48% da preferência, contra 38% do tucano. Os brancos e nulos totalizam 9%, e os eleitores que não sabem ou não responderam somam 5%. Neste caso, Dilma também venceria a disputa.

A pesquisa Vox Populi ouviu 2.000 eleitores de 147 cidades brasileiras entre o último sábado (27) e o domingo (28). O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o número BR – 00888/2014.

Veja, abaixo, a tabela do primeiro turno com o cruzamento por sexo, idade, escolaridade e renda familiar:

Captura de Tela 2014-09-29 às 21.41.39

Captura de Tela 2014-09-29 às 21.42.01

PS do Viomundo: *O título original deste post, que falava em empate técnico entre Marina e Aécio no primeiro turno, foi revisto diante das observações feitas por leitores (veja abaixo). Agradecemos aos comentaristas João de Deus Castro e FrancoAtirador pelas observações. Vamos checar se o erro partiu do R7 ou do próprio Vox Populi.

Leia também:

Pesquisa CNT: Dilma venceria Marina ou Aécio no segundo turno


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

abolicionista

Dá-lhe presidenta, bora vencer logo essa eleição! Só Dilma tem um projeto de país, o resto são títeres do mercado financeiro.

O Mar da Silva

Dilma e a herança do PT vencem em todos os levantamentos. Isso é ótimo sinal. Vamos torcer isso alavancar votos para uma bancada mais à esquerda no Congresso.

Ainda é tímida a campanha para pedir votos aos candidatos da base. Mas já há uma mudança nesse sentido.

Por exemplo, percebi mais inserções do Lula pedindo votos para os deputados do PT. Isso precisa ter mais espaço nas eleições: falar da importância da bancada.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Estou numas de que, nestas eleições, é melhor votar

    para o Senado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa

    da seguinte forma:

    Senador = 131

    Deputado Federal = 13

    Deputado Estadual = 13
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Observação

    Nos estados em que o PT não tem candidato ao Senado,

    escolher aquele que concorre em coligação de esquerda.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Observação 2

    Em relação ao número do candidato
    a Senador pelo PT, há variações*,
    em alguns estados, conforme segue.

    Lista dos candidatos ao Senado Federal
    pelo Partido dos Trabalhadores (PT):

    Praciano 131 (PT/AM)

    Dora Nascimento 131 (PT/AP)

    Magela 133 (PT/DF)*

    Joao Coser 131 (PT/ES)

    Marina Sant’Anna 131 (PT/GO)

    Ricardo Ayache 133 (PT/MS)*

    Paulo Rocha 131 (PT/PA)

    Lucélio Cartaxo 133 (PT/PB)*

    João Paulo 130 (PT/PE)*

    Fátima 131 (PT/RN)

    Olívio Dutra 131 (PT/RS)

    Milton Mendes 130 (PT/SC)*

    Rogério 131 (PT/SE)

    Eduardo Suplicy 131 (PT/SP)

    (http://www.eleicoes2014.com.br/candidatos-senador/?pt=11)
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
No que se refere à Avaliação de Dilma Vana no Governo,

interessante a metodologia aplicada nesta pesquisa Vox,

quanto à subdivisão na classificação do critério ‘Regular’

em ‘Positivo’ [tendendo a ‘Bom’] e ‘Negativo’ [para ‘Ruim’]:

Vox Populi
27-28/9/2014

2.4 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA PRESIDENTE DILMA [pág 14]

De maneira geral, como você avalia o desempenho
da Presidente Dilma à frente do Governo Federal.
Está sendo ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo?

Ótimo = 7%
Bom = 32%
Regular Positivo = 26%
[Aprovação = 65%]

Regular Negativo = 14%
Ruim = 9%
Péssimo = 12%
[Desaprovação = 35%]

(http://imgur.com/z21huU6)
i.imgur.com/z21huU6.jpg
.
.
DILMA VANA NO 1º TURNO

#NãoVaiTer2ºTurno
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Se nesta última semana antes da votação do 1º Turno

    Dilma Vana conseguir capitalizar uns 2/3 dos votos

    dos eleitores que avaliam o seu Desempenho no Governo

    como ‘Regular Positivo’, ganha disparado no 1º Turno.
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
SR. MERCADO BAIXA A BOLA E JOGA A TOALHA.

|14h30 | 29-09-2014
InfoMoney

Eleições? Tô nem aí…

Por Arthur Vieira de Moraes

Nos últimos meses parece que toda a competência do “Sr. Mercado” se resume a responder frenética e irracionalmente a cada nova pesquisa eleitoral divulgada.

Não existem mais análises fundamentalistas ou gráficas, nem cenários macroeconômicos.

A volatilidade do Ibovespa é cada vez maior e o motivo é um só: pesquisas eleitorais.
Afinal, como alardeado por aí, o Brasil vai acabar e já em 2015,
ou não.

Irracionalidade dos mercados não é nenhuma novidade, em 2002 Daniel Kahneman e Vernon Smith foram os vencedores do prêmio Nobel de economia apresentando estudos sobre finanças comportamentais, que demonstram quanto as emoções interferem nas decisões econômicas (incluindo investimentos) das pessoas, deixando claro que estamos longe de ser investidores racionais.

Se você se interessa pelo tema conheça o blog “Penso, logo invisto” – da CVM (http://pensologoinvisto.cvm.gov.br).
.
.

sergioa

De acordo com os números do Vox Populi, em relação a votos válidos temos o seguinte cenário:

Dilma : 48,2%
Marina: 27,8%
Aécio : 21,9%
Outros: 2,1%

Então sem considerar a margem de erro, Dilma está a 1,9% da vitória no primeiro turno.

clodoaldo

LCA, depois que se verificou que a oposição usava dados sobre o Brasil, que eles não conhecem, errados acabou o discurso hipócrita deles e viu-se que era somente enganação muitos acordaram daquele “boa noite Cinderela” que a oposição e o PIG haviam imposto.

Julio Silveira

A candidata da Globo Miriam Leitão atribuiu o movimento de queda na bolsa a liderança da presidenta, agora a pouco no “bom dia Brasil”. Uma coisa completamente de mercado ela atribui diretamente a perspectiva de uma unica pessoa, se isso não é fazer oposição então não sei o que mais é. A falsidade desse grupo que faz politica disfarçada de jornalismo e sem as mesmas responsabilidades dos politicos nem dos jornalistas é uma vergonha.

Oscar

Antes o pobre trocava seu voto por uma cesta básica no período eleitoral; hoje ele “troca” seu voto pelo bolsa família, por habitação do Minha Casa Minha vida, por faculdade com o Fies e Prouni, pelo atendimento com o “Mais Médicos”, por creche do “Pró-Infância”, etc, etc…

hugo

Pesquisa CNT/MDA: Dilma abre 15 pontos de vantagem sobre Marina
Primeira pesquisa da semana que antecede as eleições presidenciais, levantamento CNT/MDA aponta vantagem de 15,2 pontos da presidente Dilma Rousseff sobre Marina Silva no primeiro turno. A candidata do PSB, que caiu 2,2 pontos em relação à última mostra, de uma semana atrás, tem agora 25,2% das intenções de voto.

Aécio Neves, que havia registrado 17,6% das intenções de voto na última terça-feira 23, cresceu para 19,8% nesta segunda-feira 29, se aproximando da segunda colocada. O avanço da candidata à reeleição foi de 4,4 pontos se comparado com a última pesquisa.

Em simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a presidente seria reeleita com 47,7% das intenções de voto, contra 38,7% da adversária, uma vantagem de nove pontos percentuais. Na pesquisa anterior, essa distância era de apenas um ponto percentual: 42% de Dilma contra 41% de Marina.

No cenário entre Dilma e Aécio, ela tem a preferência de 49,1% dos eleitores, enquanto o tucano aparece com 36,8%. No terceiro cenário, que simula a disputa de segundo turno entre Marina e Aécio, a candidata do PSB tem 41,1% das intenções de voto, contra 36% do presidenciável pelo PSDB.

Neste levantamento, foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 estados das cinco regiões, nos dias 27 e 28 de setembro de 2014. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
– See more at: http://pocos10.com.br/?p=13951#sthash.nLd46KuL.dpuf

Oto

O povão dá a vitória a Dilma e ao PT.
Isso é educativo.
Isso mostra a essa elite arrogante, preconceituosa e narcisista que na hora do voto o humilde é quem manda.
Já pensaram como esses burgueses se sentem impotentes???
Dou muita risada!!

Lukas

Petrobras caiu hoje incríveis 11%.

Sinal de vitória de Dilma no 1º turno.

Podem preparar a festa a posse.

    Gerson Carneiro

    E o cotovelo, como está?

    Lukas

    Minha vida continuará melhor que a sua. Governo A, B ouC não fazem diferença.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Vida boa? Essa tua de Troll remunerado?

    Muito obrigado.

    E seja feliz com o Salomão Schvartzman.
    .
    .

    abolicionista

    Se é indiferente por que você vem aqui comentar? Mas tudo bem, o choro é livre! :)

    abolicionista

    Sim, com certeza. E preparar as celas pra máfia rentista, corja de especuladores que só suga dinheiro e não produz nada, nem gera emprego, nem produção. Bora colocá-los atrás das grades, obrigado pelo alerta, Lukas.

FrancoAtirador

.
.
29 de setembro de 2014 – 19h35
Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Ministro suspende propaganda de Marina por ofensa à Dilma e ao PT

Em decisão individual, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Herman Benjamin deferiu liminar para suspender propaganda eleitoral

da Coligação Unidos pelo Brasil, da candidata Marina Silva,

por conter ofensa de caráter pessoal à candidata Dilma Rousseff

e à Coligação Com a Força do Povo, capitaneada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

A Coligação Com a Força do Povo e a candidata a reeleição Dilma Rousseff sustentaram que na mídia veiculada no dia 25 de setembro,
as representadas não se limitaram a tecer críticas de natureza política,
mas buscaram veicular informação sabidamente inverídica
em prejuízo à honra e à imagem da candidata,
atribuindo-lhe responsabilidade inexistente.

Alegaram, ainda, que a propaganda ofende a coligação que tem o PT
como um de seus integrantes, uma vez que o acusa de sustentar sua base
no Congresso com dinheiro da corrupção, imputando conduta criminosa à agremiação.

No mérito da representação, que será julgada pelo plenário da Corte,
a Coligação com a Força do Povo requer direito de resposta
com a concessão de tempo não inferior a um minuto
correspondente a cada peça de propaganda.

Liminar

Ao decidir, o ministro Herman Benjamin reconheceu que houve excesso no teor da propaganda e ofensa aos partidos que compõem a coligação.

“No caso dos autos, ao menos em juízo de cognição sumária,
próprio desta fase processual, entendo que há ofensa de caráter pessoal
ao PT e partidos da base aliada, bem como exploração indevida de dado
que ainda é sigiloso (delação premiada),
ou seja, cujo teor o público geral não conhece”, enfatizou em seu voto.

Segundo o ministro, embora o escândalo da Petrobras venha sendo amplamente divulgado na mídia, não se tem notícia de que a candidata Dilma Rousseff
tenha sido responsabilizada pelo Tribunal de Contas da União em relação à compra da refinaria.

Lembrando que o direito de resposta é cabível nas hipóteses em que candidatos, partidos e coligações forem atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica,
Herman Benjamin afirmou que a suspensão da propaganda é uma medida prudente.

“Ante o exposto, defiro a liminar, a fim de determinar
a suspensão imediata da propaganda eleitoral atacada,
sob pena de fixação de multa diária”, concluiu o relator.

MC/FP

Processo relacionado: Rp 143090

(http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2014/Setembro/ministro-suspende-propaganda-de-marina-por-ofensa-a-dilma-e-ao-pt)
.
.

Gerson Carneiro

Voltei a acreditar na humanidade.

Ontem fui almoçar e no trajeto eu vi um carro de gente rica (Amarok) com adesivo da Dilma. Fiquei super felizão. Tentei fotografar mas não deu.

    Lukas

    Deve ser banqueiro.

    abolicionista

    Bom, o Lukas não era, com certeza. :)

    clodoaldo

    Deve ser alguém que acordou ou que não havia dormido com o veneno do PIG e da oposição medíocre.

    Heitor

    Rapaz, tive a mesma visão aqui no interior…mas comigo foi mais abrupto: um BMW Z3 com super adesivo de vidro traseiro inteiro da Dilma rsrsrs

Eudes Hermano Travassos

Para Aécio empatar tecnicamente com Marina teria que ter 1,6% a mais, está quase lá, muito embora já se pode comemorar a derrocada de uma direita forjada em si mesma, agora pra sobreviver, a preços de agora, terá de confiar na confiável Marina Silva.
Mesmo assim, é bom está atento para o fato de que se esta tendência continuar até o fim de semana, Aécio ainda pode ir ao segundo turno. Não custa lembrar que ele tem ao seu lado um elemento fundamental de reta final: estrutura política, coisa que Marina começou sem ter e no fim da campanha conseguiu a proeza de ter menos ainda. Neste fim de linha, a estrutura do PSDB com uma boa distribuição de renda partidária – para não dar outro nome- pode levar Aécio ao segundo turno. Não é apenas uma questão de sobrevivência dos tucanos, é da velha direita mesmo.

Bruno Leite

Desculpe, mas a soma tá dando 101%
40 + 24 + 18 + 1 + 1 + 6 + 11 = ????

    FrancoAtirador

    .
    .
    É por conta dos arredondamentos.

    Nos Prostitutos Globope e DataFrias

    também acontece de totalizar 101%.

    Também pode ocorrer o total de 99%

    pelo mesma razão acima exposta.
    .
    .

Gumercindo Saraiva

É no primeiro turno. Cada um deve procurar convencer um eleitor de Marina ou Aécio para que votem em Dilma. Venceremos!

FrancoAtirador

.
.
Espontânea do Vox Populi registra

DILMA VANA (PT) NO PRIMEIRO TURNO!

(http://imgur.com/cKW6ead)
i.imgur.com/cKW6ead.jpg
.
.
Vox Populi
27-28/9/2014

Espontânea

DILMA VANA (PT) = 36%

MariNéca (ITAÚ) = 18%

Aério Naves (PSDB) = 15%

Outros = 3%

Brancos/Nulos = 6%

Indecisos = 21%

(http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/39677670)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Nesta modalidade, sim, há empate técnico

    entre MariNéca do ITAÚ e Aério Naves (PSDB)
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
Se MariNéca do ITAÚ marcou 24%

e Aério Naves (PSDB) registrou 18%

a diferença entre os dois é de 6%.

Se a Margem de Erro é de +ou- 2,2%

então o máximo de Aério Naves é 20,2%

e o mínimo de MariNéca do ITAÚ é 21,8%

Uma diferença de 1,6% fora da margem.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também