Via Campesina: “Aldo Rebelo tenta passar a perna no governo Dilma”

Tempo de leitura: 3 min

por Conceição Lemes

A votação da proposta do novo Código Florestal (PL 1876/99) no plenário da Câmara dos Deputados ficou para a próxima semana.

Depois de um dia inteiro de negociações, ontem (11 de maio), por volta das 19h, o governo fechou um acordo com o relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP). O texto foi disponibilizado para a base aliada e aprovado consensualmente.

Porém, depois, Aldo Rebelo se trancou no gabinete  com Henrique Alves (líder do PMDB), e juntos construíram outra versão, retomando pontos importantes para os ruralistas. Mudanças sutis, mas que alteraram significativamente  o texto acordado. A própria ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, identificou essas alterações.

Leitura de um parlamentar da base do governo: “Aldo prometeu demais aos ruralistas, que foram para cima dele. A pressão foi violenta. Aldo acabou cedendo”.

O clima na Câmara dos Deputados esquentou. O líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), acusou o relator de ter mudado o texto na última hora. Segundo o petista, o relatório apresentado às 21 horas era um, enquanto a proposta levada ao plenário, por volta das 22 horas, era outra. O texto foi alterado sem o governo saber.

Leitura da Via Campesina para o episódio: “Aldo tenta passar a perna no governo Dilma”.

*******

Escrito em 12 de maio de 2011, às 00:50

Plenário adia votação do Código Florestal para análise mais cautelosa do texto

da Liderança do PT

A votação da proposta do novo Código Florestal (PL 1876/99) no plenário da Câmara ficou para a semana que vem. Depois de um dia inteiro de negociações, os deputados decidiram transferir a votação para permitir uma análise mais detalhada do texto final do relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) apresentado no final da noite desta quarta-feira (11).

De acordo com o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) não há prejuízo transferir a votação para a próxima terça-feira (17).

“Esse é um tema muito sério para o País e a maioria dos líderes decidiu que era melhor adiar para estudar melhor o texto. Não podemos permitir o comprometimento do equilíbrio necessário, que é uma agricultura pujante e ao mesmo tempo um desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável. Vamos articular e dialogar com base aliada para que não haja uma quebra do País do rumo que foi construído pelos acordos que já conseguimos sobre o tema”, destacou.

O líder da bancada do PT, deputado Paulo Teixeira (SP) afirmou que a decisão de transferir a votação é uma questão de cautela, pois ainda não há “amadurecimento do texto final” que sofreu modificações. “Há uma situação de mudança de texto que altera os conteúdos. O primeiro texto que recebemos tínhamos concordância porque representava o acordo fechado hoje à tarde. Depois, foi apresentado outro texto com mudanças de conteúdo e isso indicou que é preciso cautela na votação e ainda temos que ter coesão entre os partidos da base do governo para esse enfrentamento”, explicou.

Ainda de acordo com o líder petista, outro fator que justifica o adiamento é a emenda que os partidos de oposição pretendiam apresentar e que “desvirtuaria” o texto acordado. “Essa emenda da oposição praticamente anistia todos os desmatadores e, com isso, desprestigia aqueles que preservaram durante todos esses anos. A oposição não quer um código equilibrado e isso vai fazer mal para o País. Achamos melhor não votar de forma açodada”, disse Paulo Teixeira.

Para o líder do PT “não se pode votar nada que seja uma sinalização de que estamos rasgando o Código Florestal”. “A responsabilidade é que temos que fazer as modificações de forma cuidadosa, que fortaleça a nossa força ambiental e igualmente nossa agricultura. Não queremos que qualquer mudança no código sinalize que possa haver desmatamento.

Então, vamos analisar o texto e só vamos votar quando tivermos a segurança que é um código equilibrado”, reiterou Paulo Teixeira.

Na avaliação do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), coordenador do grupo de trabalho da bancada do PT que analisou as mudanças na proposta do Código Florestal, “frente a dimensão do significado dessa votação, não é uma semana a mais que vai prejudicar os trabalhos”, disse.

Leia aqui o manifesto assinado por 50 entidades de movimentos sociais contra o relatório de mudanças no Código Florestal proposto pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mr. Franco

E muita hipocrisia esse etnocentrismo, cambada de filhos, netos, bisnetos de exilados de primeira, segunda GUERRA, aqui so tem bandido vindo excluido e corrido de Europa, Asia. O Brasil merece isso tudo mesmo quem eh mais esperto e obtem influencia sempre estara pisoteando, tripudiando em cima de quem estiver por baixo!

That's it motherfuckers

Ostermann

A Via Campesina tem que pegar leve.
Já pensou se ganham 1 alqueire e uma enxada cada um?
Acabou a mamata e vão morrer de fome.

Suzana Pires

…"censo agropecuário de 2006, 70% dos alimentos consumidos no país são produzidos pela pequena propriedade"
Moro na região do Vale dos Sinos RS. Em períodos de estiagem quando as populações urbanas são obrigadas a fazer racionamento de água, os arrozeiros que cercam o rio dos Sinos fazem barragens ILEGAIS para desviar a água para suas plantações.

“Há lavouras que invadem áreas de preservação permanente e se perdem no horizonte. A água é sugada por bombas, que deixam um rastro de óleo queimado escorrendo para dentro de arroios, banhados e rios”.

Alguém vem tentar me convencer que a grande preocupação dos ruralistas é a PRODUÇÃO DE ALIMENTOS?
Eu não sei por que tem pessoas que falam isso? E porque tem pessoas que tentam fazer passar a idéia de que os ambientalistas têm interesses escusos, quais interesses? Alguém pode me responder? Os ambientalistas que conheço TODOS são pessoas simples que vivem de seus salários e ainda gastam seu tempo livre dedicando-se ao estudo e preservação do meio ambiente.
Já os famosos ruralistas TODOS sabem muito bem como vivem, se não sabem peguem dados sobre suas fortunas.
As florestas, as encostas e topos de morro e as beiras de rio, são NECESSÁRIAS para a manutenção da vida inclusive das propriedades desses sujeitos aí.
O que haveria de interesses "inconfessáveis" nisso? E se há pessoas entre os ambientalistas que defendem algum interesse INCONFESSÁVEL, por favor, não generalize. E se hoje é FÁCIL defender o meio ambiente, que bom, já foi muito difícil. Talvez seja porque as pessoas estão percebendo em qualquer lugar que moram os efeitos da destruição do ambiente natural. Quem transforma esta discussão em algo difícil e inacessível sim deve ter algum interesse INCONFESSÁVEL.
Era o que me faltava a esta altura da minha já longa vida ouvir que os ruralistas são os grandes preocupados com a fome mundial. Isto chega a ser indecente.

Novo Código Florestal – Via Campesina: “Aldo Rebelo tenta passar a perna no governo Dilma” « Afauna Natal

[…] Extraído do Blog Vi o Mundo. […]

Conceição Lemes

Joan, o Aldo acordou um texto, apresentou outro. É a verdade. Infelizmente. abs

    Joan Edesson

    Conceição, você ouviu o Aldo? Você ouviu o líder do PCdoB, Osmar Júnior. Ou a verdade, infelizmente, é a versão vacilante do PT e do governo? Abraços.

Romualdo Moraes

Insisto, hah interesses inconfensaveis tanto do lado da turma dos que se dizem ambientalistas quanto de muitos que dizem defender o pequeno agricultor mas na verdade estao do lado da turma do agro negocio. No caso, vejo como melhor posiçao a do PT (nao sou petista). O texto foi, sim, mudado de ultima hora. O Vacarezza, na minha opiniao, soh estah querendo ser polido com o Aldo que, pelo que parece, nao estah suportando a pressao de Katia Abreu e cia. Aldo se mostrou tao abalado que admitiu publicamente que livrou a cara do contrabandista de madeira, segundo ele proprio (pasmem), o marido da evangelica verde. Coloco meu sobrenome para que o meu xarah, impoluto professor da UFG, o tal do Romualdo Pessoa, nao fique tao incomadado, rs.

JOSE DANTAS

Na verdade o Aldo Rebelo como comunista está se aliando ao bom senso e o seu novo código florestal será aprovado no voto contra a vontade do governo em quem votei, que, por pura demagogia, tenta atropelar a capacidade produtiva do nosso território que precisa, acima de tudo, produzir o alimento que a humanidade consome, dentre ela ambientalistas, ecologistas e pessoas que não sabem de onde vem o que chega em cima de suas mesas.
Não tenho interesse nenhum na atividade agropecuária, porém conheço o meio rural ao ponto de afirmar com toda segurança que, se o agronegócio parar, metade da população morre de fome em pouco tempo. Agricultura familiar é imprescindível, porém não está preparada a curto prazo para o abastecimento das massas e o desabastecimento de alimentos seria a maior tragédia que a população enfrentaria em decorrência do aumento desenfreado dos preços.

    Queiroz

    Chongas, nada disso. Sou eng. agrônomo e sei exatamente de onde vem a comida que chega à minha mesa. O agronegócio que estão tentando ampliar às custas do futuro do país não põe coisa alguma na minha mesa, e para sua informação: eu não me alimento comendo guia de exportação. Se você considera que a agricultura familiar não está preparada para alimentar os brasileiros (o que é falso), então que se estimule a produção da agricultura familiar. Além disso, entre um regime de agricultura familiar e outro de plantações de soja e cana para exportação existe um meio termo. O que os agronegocistas no Congresso querem não tem nada a ver com esse meio termo, eles querem é faturar, e dane-se o Brasil. Ou você acha que eles estão preucupados com a mesa dos brasileiros?

Joan Edesson

Lamentável, Conceição, que você embarque no mantra da grande mídia a quem você se apresenta como alternativa, e na falta de caráter de alguns do PT, que mentem ao dizer que o Aldo apresentou outro relatório sem o conhecimento e o aval do governo. Sugiro que você leia o pronunciamento do deputado Osmar Júnior, a respeito disso (eu acho que você leu, mas prefere se aferrar à fantasiosa versão construída sabe-se lá em nome de quais interesses). Parece que o ataque gratuito ao Aldo rende mais do que contar a verdade, não é?

Osmar

Será que não tem uma viva alma lúcida dentro daquele partido Pc do B, que se diz comunista (?) que esclareça aquela turma sobre o paradoxo de ter se abraçado com a estrema-direita. Me engana que eu gosto!!!!

Klaus

Candido Vacarezza declarou que o texto apresentado ao plenário da Camara foi o mesmo texto do acordo,sem modificações. Não houve modificações, não se construiu outra versão. Mas isto, ninguém vai ficar sabendo por aqui, só eu e o moderador…rs Quem vai vir aqui ler isto?

    Conceição Lemes

    Klaus, o Vacarezza está faltando com a verdade. abs

renata

E veja você,

Não é a primeira encrenca que "o aliado" PC do B causa no início do mandato da Dilminha.

Olha só o que esse desgraçado tá fazendo, conseguiu destruir a "estabilidade política" até então conquistada.

Esse Aldo Rebelo é muito arrogante, querendo passar por cima da Dilma para pagar suas dívidas de campanha!

beattrice

A quem interessar possa,
A ex-candidata natureba dona Marina defende oficialmente a internacionalização da Amazônia para "defendê-la" do Brasil: http://orgulhoverde.com/internacionalizacao-e-uni

renata

E veja você,

Não é a primeira encrenca que "o aliado" PC do B causa no início do mandato da Dilminha.

Olha só o que esse desgraçado tá fazendo, conseguiu destruir a "estabilidade política" até então conquistada.

Esse Aldo Rebelo é muito arrogante, querendo passar por cima da Dilma para pagar suas dívidas de campanha!

Romualdo Pessoa

Não sei quem é esse Romualdo que fez um comentário anterior. Eu, Romualdo Pessoa, prof. da UFG, quero dizer que concordo com os encaminhamenos feitos até agora pelo relator Aldo Rebelo. Virou moda agora o discurso ecológico. Pensa-se mais nas árvores e animais do que nas pessoas. Muitas delas morrem à míngua fumando crack e agora oxi. Cadê as ONGs para salvar essas pessoas? Essa matéria "jornalística" da Conceição Lemos deveria ao menos ouvir o Relator. Mas o que trava-se agora é uma guerra entre quem tem uma visão do presente, do mundo real, e quem vê um futuro, que não existe. Como alimentar as pessoas que vivem enchendo as grandes cidades?

    Nelson

    Lamentável, para dizer o menos, constatar que um professor de Universidade tenha uma visão retrógada como essa. Um professor que ainda pensa que as árvores e os animais nada têm a ver conosco, mantendo uma visão compartimentada do que é o nosso planeta.
    O "discurso ecológico" não é nem moda e nem só discurso, meu caro professor Romualdo. Aqueles que estão na luta pela preservação ambiental não se contentam apenas com "uma visão do presente". Queremos que esse futuro que o senhor afirma que "não existe" passe a existir para que possamos legar a nossos filhos e netos um mundo em que valha a pena viver.

Romualdo

Vejo muita gente dar palpite sobre questoes ambientais e agricultura na base do achismo. Primeiro que mais importante que a questao das margens dos rios, eh o topo dos morros. Eh lah que estao as nascentes de agua. Nao conheco a integra do projeto do relator mas nao vi ninguem falando dos topos dos morros. Acho justo defender os interesses dos pequenos agricultores mas temos que ter cuidado com o oportunismo das Katias Abreus da vida por um lado e dos pseudo ambientalistas do outro. Por isso, acho que o PT fez bem em nao ter votado o projeto alterado de ultima hora para beneficiar o agro negocio. Essa turma eh um perigo.

Romualdo

Vejo muita gente dar palpite sobre questoes ambientais e agricultura na base do achismo. Primeiro que mais importante que a questao das margens dos rios, eh o topo dos morros. Eh lah que estao as nascentes de agua. Nao conheco a integra do projeto do relator mas nao vi ninguem falando dos topos dos morros. Acho justo defender os interesses dos pequenos agricultores mas temos que ter cuidado com o oportunismo das Katias Abreus da vida por um lado e dos pseudo ambientalistas do outro. Por isso, acho que o PT fez bem em nao ter votado o projeto alterado de ultima hora para beneficiar o agro negocio. Essa turma eh um perigo.
Outra coisa: que historia eh essa do Aldo de que evitou o depoimento de um suspeito de contrabandear madeira? Essa ele tem que explicar direitinho.

luiz pinheiro

O novo Código é necessário, a agricultura brasileira está hoje, em sua maior parte, numa situação de ilegalidade, de insegurança, o que é ruim para o país. Agora, a mudança precisa ser feita com equilíbrio, para não passar por cima da preservação ambiental. Nem o ruralista pode ter o direito de fazer tudo e qualquer coisa, nem o ambientalismo pode pretender impedir a atividade rural e o desenvolvimento nacional. É um equilíbrio difícil, ainda mais quando, oportunisticamente, para criar dificuldades políticas para o governo, para obstruir a pauta de votação do Congresso, a oposição de direita (PSDB-DEM-PPS) busca lançar faíscas ao circo, alinhada ao ruralismo mais retrógrado e sem consciência ambiental. A emenda que eles armaram, e que arrisca ter o voto da maioria da Câmara, inscreve na lei o direito perene e automático ao desmatamento, independente de qualquer disciplinamento pelos órgãos federais. Esse é o ponto que está pegando, que não se pode admitir.

Caracol

Quando eu era rapaz eu consegui imaginar coisas "futurísticas" como telefone celular, caminho aéreo em favela (viva Brizola! te malharam por causa dessa idéia), televisão 3D, trem bala, copa do mundo no Brasil, tudo isso menos Internet, que essa era dose. Agora… se alguém naqueles anos me dissesse que um dia eu ia ver comunista se aliar a latifundiário e agronegocista… ah, cara… eu ia mandar neguinho passear. Essa, carapálida, nem Orwell nem Huxley chegaram a imaginar. Eta, paisinho surrealista esse nosso! Botou o realismo fantástico do García Márquez no pinico.
Essa é a parte gozada. A parte triste é que a aplicação desse código vai submergir as áreas de baixada ocupadas pelas cidades situadas a jusante (abaixo) dos cursos d'água e rios. Quando isso acontecer (aliás já está acontecendo), ninguém vai lembrar que são esses os patifes responsáveis. Expulsaram o homem do campo e agora vão afogá-los nas áreas marginais urbanas. Vai ser comunista assim no trololó…

José Ruiz

Acho uma pena que isso esteja acontecendo, não pelo Aldo Rebelo – porque esse aí me parece estar seguindo os passos do Roberto Freire, logo, logo vai encontrar uma boquinha no governo conservador de São Paulo – mas pelo PC do B, partido pelo qual eu tenho (tinha?) uma enorme simpatia. Aldo está jogando a história do PC do B no lixo e ao que tudo indica o partido não tem forças para evitar isso…

Marcelo

Luiz, o link para o Manifesto contra o Código Florestal está corrompido.

    Conceição Lemes

    Obrigada, Marcelo. Vou corrigir. abs

JOSE DANTAS

Eu acho que o grande problema é justamente saber exatamente o que é bom para o País. Claro que existe um ponto ideal a ser perseguido, que não poderá se aproximar de nenhum dos dois extremos Encontrá-lo dependerá de muita discussão e muito senso de realidade de ambos os lados.

Esse negócio de desmatamento zero vai de encontro aos interesses de todos os brasileiros, que acabarão sentindo na pele os efeitos de uma estagnação da produção através do aumento do custo de vida em pouco tempo, pois nossas exportações aumentam a cada dia, puxadas pela China principalmente e se não houver um incremento, mesmo que controlado, da produção, com certeza haverá desabastecimento no mercado interno.

Acho que devemos fazer a política do resto do mundo, em benefício da natureza, porém sem esquecer que por mais "verdes" que formos, precisamos de comida e tudo vem lá do mato.

    Rosane

    Plantar soja não é exatamente o mesmo que produzir alimentos… Reforma agrária sim! Porque é o pequeno agricultor que produz o que vai para nossas mesas e que realmente tem um grande peso no custo de vida. E com certeza não vai ser necessário plantar nas margens dos rios (áreas alagáveis) nem nas encostas de morros. Tem muita terra neste país, minha gente. Só para a monocultura de soja, não há terra que chegue. Vão transformar a amazônia numa imensa plantação de soja transgênica. Que beleza! Vamos ficar muito ricos até que uma praga devore tudo ou o país inteiro seja envenenado com pesticidas e vamos todos morrer de câncer.

    JOSE DANTAS

    Permita-me discordar Rosane. Plantar cana-de-açucar para fazer alcool aí sim não é a mesma coisa. A soja é alimento humano, o brasileiro é que ainda consome somente o óleo e aos poucos vem adicionando alguns derivados da soja ao seu cardápio. O que precisa ser dito é que grande parte da ração animal consumida no País é derivada da soja e isso tudo acaba virando alimento em nossas mesas, sob a forma de carnes, leite e seus derivados. O problema é que os ambientalistas consideram um crime a pecuária, provavelmente porque não sabem que inclusive o adubo orgânico utilizado nos alimentos ecologicamente corretos é composto quase que totalmente de cocô de vaca, assim como aquelas embalagens contendo leite em pó, iogurtes, queijos e outros inúmeros produtos encontrados nos supermercados saem de suas tetas.

Sergio

E o pior de tudo é que o PIG aproveita a confusão criada pelo Aldo e se regozija, afirmando aos quatro ventos que o governo nao tem comando sobre a sua base.

    renata

    É! olha a confusão que a "base aliada" PCDOBESTA está causando no início do governo Dilma, com o monstro da inflação rondando e a PIG com os caninos prontos pra devorar o PT….
    Eu repensaria essa aliança com o PC do B… o PT só está se manchando, como diria no popular queimando o filme, ficando ao lado dessa gente!

    PT ACORDA!!!!! ESSA GENTE SÓ TRAZ CONFUSÃO… SÃO MUITO RUINS!!!!

rafaelmartelo

gostaria muito que via campesina se empenhase tanto quanto nessa discusão para que a frança adote um codigo florestal tão rigido quanto do brasil a mais isso eles não fazem sabem pq espertões pq a via campesina e finaciada pelos "pequenos" agricultores franceses que querem que o brasil produza menos para eles ganharem mais

yacov

Não precisamos APENAS de um novo código Florestal. Precisamos de Reforma Agrária, precisamos pegar pesado com o trabalho escravo e infantil no campo e em qualquer lugar, pegar pesado com os desmatadores, grileiros e poluidores e puni-los por isso, reduzir a área agricultável utilizada como pasto para bois.., ou o fim da miséria no país, não será realmente, o fim da miséria, pois estará baseado no escamoteamento da questão ambiental, que ao cabo, resultará na miséria de TODOS.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

ricardo silveira

Creio que a qualidade do Código Florestal nos dirá também sobre a qualidade do Governo Dilma. Acho que o Governo só não aprova um bom projeto para o país se não quiser, ou se estiver comprometido com interesses não explicitados, o que não acredito. O que se vê, até agora, é que tem gente boa e gente não tão boa criticando o projeto, como também aplaudindo. O deputado Aldo sempre me pareceu um sujeito sério, mas, não custa ler direito o que deverá ser aprovado. Se a turma do agronegócio acha que está bom, então se deve ler e reler à exaustão.

    luiz pinheiro

    Discordo, Ricardo. Se dependesse basicamente do governo Dilma, estaríamos todos tranquilos. O problema justamente é que depende do voto do nosso conservador, reacionário, Congresso Nacional, eleito com base em fartos recursos privados, onde prevalecem francamente os interesses privados, onde ruralistas, oposicionistas de direita, oportunistas e congêneres conformam sólida maioria, com a qual nosso governo popular-democrático fica sempre na obrigação de barganhar..

    ricardo silveira

    Luiz, penso o seguinte: Essa direita não pode ser ignorada, mas perderam as 3 últimas eleições, o que me parece não terem poder para impor políticas que sejam prejudiciais ao país. Há algumas políticas que são fundamentais, como essa do uso da terra e, sobre essas, entendo que não pode haver concessão. Acho que está havendo pouca politização da vida brasileira, incluir pessoas no mercado de cosumo é um primeiro passo para a inclusão social, mas ainda é muito pouco. É preciso criar visões de mundo diferentes dessa autofagia capitalista.

    luiz pinheiro

    Perderam para presidente da República, Ricardo, não para o Congresso.

FranX

pesquisem no Google os nomes desta lista: (sócio de mineradora, Ex – funcionário do governo Geisel, banqueiro português, entre outros) Vale a pena!
http://assets.wwf.org.br/custom/relatorio2003/42_

Luc

Comentaristas e leitores, olhem isso:
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/ambiente/

Hora de acordar

Edgar

e pensar que já votei nesse depuTADINHO… Se arrependimento matasse..

AugustoJHoffmann

O Jobim, não o da música, orgulho do Brasil, o pianista que alterou a Cosntituição, por baixo dos panos, fez escola. Rebelo está com a síndrome do Estocolmo, só pode: essa chantagem de produzir alimentos prá expostar? E os nossos importantes recursos naturais, depois que se forem, quem repõe? E a qualidade de vida? Essa conversa mole de ongs que querem o atraso do Brasil, é avanço de espertos das multinacionais de pesticidas e adubos químicos. Aliados às estrelas do agrobusiness, vendem tudo o que podem e que se dane o Brasil as gerações futuras. Não é assim que a banda toca, o Estado brasileiro vai ouvir os seus filhos, conciliar interesses, sem destruir esse patrimônio único no mundo, nosso orgulho.

Marta

O deputado Aldo Rebelo sempre me pareceu alguém sério e de bons princípios, mas desta vez, pisou na bola e feio. Traíra, deixou-se arrebatar pela direita raivosa dos ruralistas que nunca estiveram ao lado do povo. Que feio, deputado. Que feio!!! Manchou sua história de vida política.

beto lima

enquanto isso no ……..PALÁCIO DA JUSTIÇA……….?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?

Pedro Luiz Paredes

Se anistiar as dívidas deles tem que anistiar as de todos os brasileiros também.
Os números que importam não são o do PIB e o da produção e sim o número de pessoas vivendo com dignidade dentro do país. Isso sim é que conta para uma nação com um território tão vasto e com tantas riquezas como o Brasil.

    betinho2

    Pedro
    A anistia que está em pauta não é a financeira, mas anistia-los da obrigatoriedade de reporem o desmatamento além do permitido e das margens de rios.
    De qualquer maneira concordo com você, pois isso representa anistiar crimes, portanto até Beira Mar poderia se achar no direito de pedir anestia.

    pau oco sec 21

    nao pode generalizaar nada, na decada de 50 por ex, governo incentivou desmatamento a beira dos rios para combater a malaria, na proposta do codigo ha diferenca para diferentes alem de incentivos para replantar, outra coisa e proibir toda e qualquer desmatamento, quem tem x area 100% desmatado, replanta, o que nao pode e voce ter uma area x 100% de mata e nao poder usar comercialmente nada como querem algumas ongs gringas,,,,

    Pedro Luiz Paredes

    Sim Betinho.
    No entanto, a lei mais benéfica tem efeito "ex tunc", ou seja, retroativo.
    Eles além de não precisar repor, terão como contestar e não pagar as multas aplicadas.

Ignez

Bom, o Aldo rebelo mostra-se um comunistinha cioso da necessidade de acordos com os patrões. Aí, faz um projetinho que beneficia a turminha "ruralista". Ele estava certo que iria passar a perna em todo mundo dando o "golpe" na clada da noite. Mas que deputadozinho mais vendido… Farsante, isto é o que ele é. Tá defendendo´os ruralistas, e vem se passar por "bonzinho", defensor do Brasil… SEU VENDIDO!

MA_Jorge

Esta turma de ambientalistas, sustentados por sabe quais interesses(mas que dá até para imaginar), estão desejosos de bloquear avanços que permitam esta país crescer como grande exportador de alimentos.

Em meio a tantos vendilhões e lobistas, existem aqueles que se dizem preocupados com a água e outros blá, blá, blás, mas o problema não é a água mas sim o que se pode produzir em termos de alimentos e bioenergia com estas águas.

Há de se considerar em toda esta discussão, o impacto do fator água no novo código proposto, perfeito; o que não pode ser feito por nossos congressistas é deixar de considerar os temores dos outros países em relação as conquistas atuais e futuras de nossa agricultura e agropecuária, ainda mais importante pelo fato deles, no primeiro mundo, já terem explorado quase à exaustão não apenas áreas agricultáveis como também muitos de seus aquíferos, muitos deles inclusive além da própria capacidade de recarga.

Trocando em miúdos – "Nada como desvalorizar estes nossos patrimônios e depois virem aqui, comprar terras e direitos por valores ínfimos e então fazendo muito lobby, mudar a legislação em seu favor. Tudo é uma questão de tempo e elas acontecerão no futuro, justamente quando mais e mais água na forma de alimentos serão demandadas pela crescente população mundial".

Dinha

Geeeeente, que bafão!

waleria

Conversa mole essa tentativa de agressão a Aldo Rebelo.

As Ongs multinacionais estão nervosas e apavoradas – o codigo DO BEM vai passar, porque é bom para o Brasil, para seu povo, para quem produz mais de 1/3 de nosso PIB.

E vai dar tranquilidade no campo e vai proporcionar – pelo menos a possibilidade – de uma interiorização do país, que se concentra estupidamente em enormes aglomerados urbanos – INVIAVEIS ECOLOGICAMENTE.

    dukrai

    o código do DEM, vc quiz dizer, né?

    waleria

    dukrai, o código do BEM para o Brasil.

    Fazer o jogo das ongs multinacionais agora e sempre é péssimo negocio para o Brasil.

    A primeira ONG multinacional europeia que aportou por aqui em 1500 era comandada por Cabral e deu no que deu.

    Não aceitar espelhinhos ecologicoides é essencial hoje para o Brasil.
    Rebelo, um comunista de carteirinha percebeu isso, e ele está certo.

    Esse código não é dos demos, é do BEM.

    Rosane

    Não entendi bem… Mas quem defende o imperialismo norte-americano aqui?
    Certamente está mais para quem quer encher a Amazônia de soja transgênica que utiliza toneladas de herbicidas que estão envenenando até o leite materno dos bebês e que dão muito lucro para as multinacionais vendedoras de insumos. E de quebra vai por água abaixo toda a nossa riquíssima e ainda inexplorada biodiversidade. Quanta inteligência no uso de nossos recursos naturais e nacionais!

    Nelson

    Corrigindo, Waléria.
    O código a que tu te referes não é DO BEM, mas, PARA O BEM do latifúndio e do grande capital, nacional e estrangeiro.
    Portanto, altamente ruinoso para o povo brasileiro como um todo.

    dukrai

    waleria, o ruim de qualificar a nossa, digo, a sua, posição de BEM, desqualifica as outras, do MAL. no texto aqui mesmo no Viomundo, "As posições das sociedades científicas sobre as mudanças no Código Florestal", introduz questões que não foram abordadas nem pelos ruralistas nem pelos ditos ambientalistas, que estão muito além de ongueiros e verdes.

Luiz Fortaleza

Q comunistazinho mais traíra…

    waleria

    É o greenpeace, financiado pelos produtores estrangeiros, que são comunistas por acaso?

FrancoAtirador

.
.
Código Florestal: de olho no exterior, governo faz guerra de nervos

Por André Barrocal na Carta Maior

Convencido pelo Itamaraty, Planalto joga duro com ruralistas para salvar prestígio ambiental brasileiro a um ano de o país sediar encontro planetário sobre desenvolvimento sustentável.

Escalado por Dilma Rousseff para minimizar estragos, ministro Antonio Palocci comanda estratégia de guerra de nervos que desorienta adversários e torna desfecho imprevisível.

Bancada do agronegócio mostra que já não tem força de outros tempos, mas a do meio ambiente ainda depende da opinião pública.

Íntegra em:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

Melissinha

Vocês são muito engraçados. Acham mesmo que Aldo tá com essa bola toda? Acham que ele seria capaz de fazer algo contra a vontade de Dilma? Está tudo combinado.

E se ele está contra a Blá-blárina, ele está certo. Essa mulher é garota propaganda da Natura que deve uma fortuna me multas por exploração indevida da Amazônia e o marido dela está enrolado até o pescoço com problemas de madeira. Ela só quer aparecer. Não confio em nada que ela defende. Ela é só mais uma Heloisa Helena que não deu certo.

LuisCPPrudente

É necessário a sociedde pressionar diretamente o deputado Aldo Rebelo e exigir dele que desfaça o acordo que ele fez com os latifundiários assassinos e escravocratas.

Sinto que o deputado Aldo Rebelo queira servir aos interesses dos latifundiários.

    Uélintom

    Caro Luis,

    Acredito que agora é hora de pressionar Aldo para que renuncie ao mandato, e que faça um grande pedido de desculpas ao Brasil.

    renata

    Ilusão… o cara já acorda e besunta a cara com óleo de peroba… das florestas que eles quer derrubar!!!

    Renata

    Olá Luis,

    Isso já foi feito por todos os lados, mas o cara como diria minha avó é empedernido; ele é mais: é safado, sem-vergonha, um desgraçado que quer pagar o financiamento de campanha dele e do partidinho de merda que é o PC do B (conivente com toda essa esparrela) à custa de nossa maior riqueza que é o ambiente; defender o meio ambiente é defender a vida, o futuro; e quem tem mais sofrido com a degradação: são os pobres.

    Ele pensou que ia enganar todo mundo bem fácil: caiu do cavalo; e se esse código for votado, vamos para as ruas exigir o cancelamento.

    O melhor de tudo é que se tivesse sido votado naquele dia tinha perdido!!! sem contar o problemão que o sem-vergonha causou pra Dilminha…. vai ter que acertar as contas com ela; só quero ver as cenas dos próximos capítulos!

Oligarquia

A Presidenta Dilma tem o peso dos costumes de homens que pratica a velha política, com velhos costumes de usar o voto do povo para trabalhar por interesse próprio e de grupos, deixando de representar quem lhes elegeu. Temos que adotar mecanismos de retomada de mandatos dos representantes que acreditam serem donos de mandato parlamentar e desrespeitam a soberania do povo. Isto já passou dos limites. O povo passando as maiores agruras, cumprindo seus deveres, exigem que votemos e nos dão as costas, não muda nada!Ficam trabalhando só para a oligarquia.Sempre os mesmos grupos beneficiando e o povo sofrendo as agruras de injustiças e desigualdades.

betinho2

Vamos ver a realidade. O Rio Vermelho, que corta a cidade de Rondonópolis/MT, recebia no tempo do Marechal Rondon (donde Rondonopolis) chalanas com até 7 pés de calado (2,10 metros).
Hoje pode-se atravessá-lo caminhando. Aos que tem o Google Earht instalado, convido a fazerem um “sobrevôo” sobre o referido rio.
Verão o fundo do leito em quase toda sua extensão. Um dos motivos principais foi e tem sido o desmatamento de suas margens e o garimpo de diamantes nas margens de seus afluentes. Isso não é só com o Rio Vermelho, acontece com todos os rios em que há exploração agropecuária. Na lei ou não, é crime contra o meio ambiente e não pode haver complacência em nome de produção de alimentos, ainda somos um país de extensas áreas improdutivas e abandonadas que podem ser exploradas sem agredir o meio ambiente com destruição de rios, córregos e nascentes.

    Caracol

    Esses desmatamentos, Betinho, mais as ocupações irregulares de beiras de rios é que têm causado as enchentes nas cidades a jusante (abaixo). Não é chuva não, isso é papo, você vai ver o que vem por aí de desgraças e vão dizer que é o "aquecimento global", que é culpa de S. Pedro, essas coisas. Esse código florestal, caso passe, vai ser o responsável pela submersão de grande parte das cidades. Que coisa, latifundiário expulsa o cara do campo e depois afoga ele nas áreas marginais dos grandes centros urbanos…

ANA

Aldo Rebelo, puro golpe!

Gerson Carneiro

Aí já entra na esfera do estelionato.
Aldo Rebelo, quem te viu; quem te ver.

    Christiano Almeida

    Nos idos anos 70 – mais precisamente 1973 – um cidadão brasileiro em razão de torturas recebidas nos porões do DOI-CODI entra em coma. Levado a um hospital, só após 38 anos "acorda". A família é comunicada de imediato que entre a alegria e a perplexidade faz uma pequena homenagem ao paciente no hospital: Presenteia-lhe com uma TV Plasma 42 polegadas. Para 'inaugurar,' ligam-na em pleno AP do hospital. Sintonizaram na Globo em pleno Jornal Nacional. O paciente que fora companheiro do Aldo ao degustar a tv e deglutir a notícia, exclama, este é o Aldo Rebelo? do PC do B? a resposta veio naturalmente: SIM! Choro geral, luto total. O cidadão infartou e morreu! Me tirem o tubo!!!!!

    Gerson Carneiro

    Pior seria…. se pior fosse.

    FranX

    Antes de concluir precipitadamente a respeito do deputado, sugiro dar uma analisada nesta lista:
    http://assets.wwf.org.br/custom/relatorio2003/42_

    Amor pelo Meio Ambiente, mas muito mais pelo Brasil!

    FranX

    este também (abraço) :
    http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/12915_OS

Janete

Paulo Henrique Amorim: o marido de Marina Silva e o contrabando

“Estou no plenário da Câmara. Aldo Rebelo apresentou um novo texto, com novas pegadinhas, minutos antes da votação. Como pode ser votado?!” Este foi o tuiter da blá-bláRina (Marina) Silva.
Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada
Como se sabe, ela hoje não fala nem em nome do Partido Verde. Mas, estava lá na Câmara como vestal amazônica, contra o relatório Rebelo do Código Florestal.
Acusar Rebelo de “contrabandear” um novo texto de Lei é acusação muito grave. Tão grave quanto o contrabando de madeira de que o marido de Marina é acusado. …Em tempo: como disse o Rebelo a este ansioso blogueiro: por que o Greenpeace não cria um Código Florestal na terra dele, a Holanda ? E a WWF não cria um código em seu país de origem, os Estados Unidos? O Brasil é o ÚNICO que tem Código Florestal. E os verde-americanos querem transformá-lo em instrumento de restrição à melhor agricultura do mundo. (É a brasileira, prezada urubóloga…).

    Klaus

    PHA e RA unidos nesta questão. Argumentos iguais, inclusive.

    Leider_Lincoln

    Pior que é mais ou menos isso mesmo…

Beto Crispim – BH

São as dividas de campanha do Aldo

    Klaus

    Confirma esta acusação em juízo, Beto?

Depaula

O cara virou motoserra, desavergonhadamente. Não merce mais confiança. Envergonha até o pai que foi um vaqueiro honesto. De Teotõnio Villela. Ambos estão se revirando nos túmulos. E aí PCdoB, vai passar a mão na cabeça desse moço?

Cláudio Gonzalez

Dizem que o Aldo mudou o texto. Ele nega e ninguém mostra o que foi mudado. Se foi mudado, seria muito fácil dizer: mudou isto, isto e isto. Mas ninguém diz o que mudou. Como diria aquela personagem da novela: "mistério" !!!

Aldo ouviu todo mundo para chegar ao relatório que apresentou. Fez um trabalho sério e merece um voto de confiança. Acho que quem está perdido nesta história é o governo que tem dois ministros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário) com posições completamente divergentes e os movimentos sociais ligados à terra, como MST e Via Campesina, que fazem um discurso bonito aos ouvidos das ONGs internacionais que os financiam, mas que é repudiado pela base de agricultores familiares e assentados que sentem na pele os problemas da atual legislação do Código Florestal.

    Seger

    O deputado Paulo Teixeira apresentou no ato uma das modificações, onde trocaram "recomposição" por "regulamentação". Uma tentativa óbvia de passar a perna no governo! Eu vi ao vivo pela TV Camara e na hora percebi que era golpe dos ruralistas. Eles estavam felizes demais com o tal relatório, que na forma original nem é tão interessante assim para eles. Dá até para desconfiar que a coisa já estava mais ou menos combinada.

    Luiz M. de Barros

    A palavra regularização no lugar de recomposição. Quem assistiu ouvio o lider do PT explicando. Depois se passa regularização e não recomposição a oposição faria um destaque para fazer pelos Estados e municipios. Diziam ontem hoje. Estamos para decidir um novo marco de desenvolvimento tanto quanto um marco regulatorio das comunicações.

Francisco

Em blog afiado ( desconfio da crítica de alguns blogs à censura), não publicaram meu comentário. o faço aqui.
Karl Marx se vivo estivesse pucharia as orelhas do camarada Aldo e pediria que se dirigisse novamente à disciplina de estudos para poder relatar algo em campo que não domina, alias… abomina quem domina, SBPC, comunidade científica, ambientalistas, Aldo, como Stalin e como afiadíssimos jornalistas querem suprimir da foto alguns que querem nela aparecer.

    renata

    É verdade Francisco,

    Tudo o que está sendo postado por aí, (maioria) passa pela censura!!! Não faz mal tem facebook, twitter, o Viomundo e milhares de blogs! Tem o velho boca a boca que ainda funciona muito bem! eu não perco a oportunidade de bater nessa gente!!!

ANTONIO ATEU

Autor: PSTU & carta maior
Em meio a baixaria, deputados adiam novamente votação do Código Florestal

Aldo Rebelo (PCdoB) tenta passar a perna no próprio governo para aprovar o novo código

Os deputados ruralistas prometiam uma votação histórica nesse dia 11 de maio, quando pretendiam aprovar o novo Código Florestal. A votação acabou não acontecendo, mas a sessão desse dia na Câmara dos Deputados não deixou de ser menos marcante.

O impasse predominou durante todo o dia, e acabou se transformando à noite em bate-boca, insultos e trocas de acusações entre os parlamentares, que culminaram em novo adiamento da votação. Já é o terceiro em uma semana.

Impasse
O dia amanheceu tenso na Câmara. Enquanto o relator do novo Código Florestal Aldo Rebelo (PCdoB) anunciava um acordo com o governo para a votação, no plenário a discussão mostrava tudo, menos um acordo.

Os dois grandes imbróglios foram a chamada “reserva legal” e as APP’s (Áreas de Preservação Permanente), que a bancada ruralista queria flexibilizar. O texto de Aldo isentava a reserva legal para propriedades de até quatro módulos fiscais. A reserva legal é uma proporção da propriedade cuja preservação é obrigatória. Pode ser de 80% a 20%, dependendo da região. Já o módulo fiscal também varia de região para região, podendo abranger uma área de 20 a 400 hectares. http://www.advivo.com.br/blog/antonio-ateu/politi

carlos coelho manaus

é decepcionante a atitude do dep aldo rebelo, alias os dois politicos que eu mais admirava e confiava era o aldo e o genoino e nao é que os dois andam pisando na bola

FrancoAtirador

.
.
Muito bom que esta votação polêmica, no Congresso Nacional,

tenha ocorrido no início do mandato de Dilma Rousseff.

Pode ser que, de agora em diante, o PT e o governo se conscientizem

de que só existe maioria absoluta de votos na "base aliada",

quando os projetos não contrariam os interesses dos CARTÉIS

formados por congressistas de todas as siglas, dentro do Poder Legislativo.
.
.

    Orellano Paz

    Na mosca!

Deixe seu comentário

Leia também