Urariano Mota: “Prefiro a Dilma fora do script. Dura, brava e clara”

Tempo de leitura: 5 min

lula e dilma Brasília Teimosa

Lula e Dilma em Brasília Teimosa, no Recife

Urariano Mota, Blog da Boitempo

No site do PT se escreveu:

“Brasília Teimosa, antes, eram apenas palafitas, casas que ficavam em cima da maré sustentadas por madeiras, em um cenário de extrema pobreza”

Mas não era bem assim, quem é de fora do Recife, ou quem não tem a experiência viva do lugar é que pensa dessa maneira.

Na verdade, Brasília Teimosa é um bairro do Recife que sempre lembrou paradoxos. Nascida na Zona Sul, em terras valorizadas, foi construída na praia por invasões de pescadores e sem teto. Tendo o nome de Brasília, adaptou a sua arquitetura pelo adjetivo, Teimosa, porque nunca seus casebres foram as linhas curvas de Niemeyer. Eram, antes, linhas de fuga, para que os moradores fugissem das prisões da polícia. E depois, teimosos, voltavam a construir suas casinhas no mesmo lugar.

Da minha experiência no bairro, onde vivi de 1972 a 1977, lembro que suas ruas não tinham calçamento, eram cobertas de areia da praia que sempre nos presenteava com traiçoeiros bichos-do-pé. Raras eram as casas de tijolos, quase todas eram de taipa ou de madeira. Saneamento nenhum, água era tirada de poços ou comprada em caminhões-pipa.

E continuou o site do PT, um dia depois do grande comício de Lula e Dilma no Recife:

“Hoje a comunidade de Brasília Teimosa é uma bela orla. Restaurantes, ciclovia, faixa de areia e um calçadão fazem parte de uma das mais importantes obras do governo petista em Pernambuco, a Avenida Brasília ‘Formosa’”.

Sim, isso expressa a realidade do bairro.

Hoje, Brasília Teimosa, em boa parte, está urbanizada, repleta de beleza e restaurantes. Os que moravam em palafitas foram transferidos para conjuntos habitacionais, deixando longe aquele ciclo de Josué de Castro: homem come caranguejo que vira fezes que são comidas por caranguejos. A maioria, que não morava em palafitas, hoje ocupa casas cujos terrenos são disputados por imobiliárias.

Para o grande comício de Dilma, Lula, Armando Monteiro e João Paulo, os jornais do Recife publicaram:

“O movimento era intenso ao cair da noite de ontem em Brasília Teimosa. Dezenas de ônibus mobilizados chegavam com a militância para adensar o comício de grandes proporções na do ex-presidente Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT), montado na orla da comunidade. Outros, uns de azul (cor do PTB) e outros de vermelho (cor do PT) chegavam a pé. O público lotou a área reservada ao comício”.

Mas eu, que estava na multidão, e portanto não tenho uma visão de cima, de quem está no lugar reservado à imprensa e olha as pessoas do alto, registrei em uma folha de anotações.

Dilma é a mulher mais bonita da República. Em um texto anterior, registrei o quanto Marina Silva estava feia, era feia, e mais de uma pessoa estranhou, porque eu estaria elegendo modelos ou misses. Das misses, eu particularmente prefiro as ex-misses, de preferência as dos concursos de 1963. Quando digo que Dilma é a mulher mais bonita da República, quero dizer: vem dela uma história política, uma memória, um bem- querer que é consequência dos valores mais altos pelos quais valem a pena estar vivo.

Então Dilma em Brasília Teimosa é também a superação daquele terrível ano de 1973, quando ali eu morava, e 6 militantes contra a ditadura foram assassinados, e uma delas foi Soledad Barrett. E sobre Soledad Barrett escrevi o livro Soledad no Recife”. 

Então eu falo que Dilma é a mulher mais bonita da República, pois a memória recupera o Brasil daquele tempo como uma superação. Dilma confirma a sua beleza quando afirma com voz embargada no palanque:

“Não desisti do Brasil nem quando fui presa e torturada, porque este País é muito maior que um bando de ditadores. Não mudamos de lado, nem de compromisso.”

Não sei se já contaram à candidata, mas Dilma é ótima quando sai do script, do roteiro dos gurus do marketing, que têm medo da emoção e firmeza da candidata. Eu a  prefiro assim, fora do script. Dura, brava e clara.

Lula, que fala antes dela, é o cara.

Desde muito antes deste comício em Brasília Teimosa. Quando ele se despediu da Presidência da República, aqui no Recife, ele discursou:

“Era preciso que o presidente tivesse um olhar total do seu País, para conhecer o seu povo, e poder governar distribuindo possibilidades para que todos tivessem condições de participar do desenvolvimento deste País”.

Agora, quando o locutor o anuncia, nesta parte daquele Recife rebelde dos que não tinham casa, quando o locutor fala: “alô, Brasília Teimosa”, a massa canta: “olé, olé, olá, Lulá, Lulá”. E ele entra em um só diapasão, como se fosse Nat Kin Cole ao inserir sua voz no piano, sem trauma ou lacuna do instante. Lula discursa como quem conversa, no começo. Ele prepara as pessoas contando casos reais, verdadeiros, dos bastidores, no começo da sua fala. Mas também adianta conceitos políticos, ao pedir que o povo assine a Constituinte exclusiva para a Reforma Política.Até explodir, no clímax:

“Nestes 12 anos, durante a crise internacional, enquanto o mundo todo demitia, os governos do PT e seus aliados conseguiram gerar 11 milhões de postos de trabalho com carteira assinada. No Governo Dilma, foram 5 milhões de empregos. Além disso, descobriram o pré-sal e destinaram 75% dos seus royalties obtidos com a extração deste petróleo para a educação e 25% pra saúde.

Dilma vai continuar com as políticas sociais que fazem o povo brasileiro andar de cabeça erguida. Como disse muito bem o Chico Buarque: ‘eu gosto da Dilma porque ela não fala grosso com a Bolívia, mas também não fala fino com os Estados Unidos’. É por esses e outros motivos, que eu quero mais 4 anos de Dilma”.

Então chega a vez de Dilma. Ela aprendeu com o mestre Lula, mas com o saber renovado. Ela também conta a chegada da água do São Francisco no sertão pernambucano, em Floresta, e lembra que ao ver os primeiros fios d’água, a correr barrenta, Lula lhe falou com a voz da experiência: “Dilma, é só um começo. Daqui a pouco a água fica limpa”.

Então ela usa a metáfora do fiozinho d’água que cresce e se avoluma, da água barrenta que depois vira cristalina, para falar dos projetos nascidos em seu governo, como o Minha Casa, Minha Vida, que começou com uma projetinho de 100.000 casas, e foi crescendo, como água cristalina, com prestações hoje de 80 reais para o povo. Essa beleza de imagem não está na grande imprensa, que se apega ao factual, aos números, aos ataques de um jogo de futebol fla-flu. Mas é uma metáfora que toca na sensibilidade da gente como um grande poema.

Eles preferem registrar:

“Em discurso no comício realizado nesta quinta-feira (4), a presidente Dilma afirmou que em seu palanque ‘não tem vira-casaca’, que todos manterão suas opiniões, em indireta ao PSB, que rompeu relações com o PT no final do ano passado. A presidente também falou, sem citar nomes, que nessa eleição a verdade vai vencer a mentira, a desinformação e a cara de pau, em referência à candidata do PSB Marina.

Dilma, assim como o ex-presidente Lula, relembrou feitos de seu governo, citando a criação da Refinaria Abreu e Lima, os estaleiros e a indústria automobilística. Quando falou dos planos futuros, a presidente disse que pretende vir ao Estado inaugurar a segunda fase da adutora Pajeú e que pretende transformar o pré-sal em fonte de desenvolvimento para a educação”.

O tempo e o espaço acabaram. Eu fico com o fiozinho d’água barrenta da mulher mais bela da República do Brasil.

Leia também:

Luciana Genro sobre Aécio: “Tão fanático pela corrupção que constrói aeroporto para beneficiar família”; veja o “é uma ova!”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

lulipe

Prefiro a Dilma longe de Brasília….

Maria Paula

è a história,a força e a coerência que nos faz admirar a presidenta.

roberto

O brasileiro sempre carregou o rótulo de “povo sem memória”, mas há muitos séculos atrás já existiu um povo assim. Logo após terem fugido do Egito, os filhos de Israel foram conduzidos à Terra Prometida, no entanto, ao longo do caminho, começaram a sentir falta daquilo que já não tinham há muito tempo (E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão. Êxodo 16:3). (E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.Êxodo 6:5).
Vejo semelhança com o cenário atual:
1) Após décadas relegados ao segundo plano, e escravizados pelos interesses colonialistas dos eua (minúsculo, por favor) e dos banqueiros , o povo brasileiro finalmente passou a ser tratado como prioridade por um governo;
2) Ainda não chegamos onde é possível chegar, mas estamos à caminho;
3) Alguns brasileiros se esqueceram quão difícil era a vida antes de 2002;
4) No entanto, estão ávidos para rodearem novamente as “panelas do Egito”!
Resultado dessa ingratidão: (E vossos filhos pastorearão neste deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto. Números 14:33)

Urbano

Por conta só de um… 69 – Quem fez tudo isso foi o Governo Federal do PT, através do Eterno Presidente Lula e da Presidenta Dilma Rousseff.

Dilma Coelho

Se você não conhece os projetos do governo federal, porque a imprensa golpista brasileira não te informa, pelo contrário te deixa alienado, tá na hora de parar de brincar de votar e conhecer cada candidato.

SIM, VOTO NA DILMA 13 – PROJETOS DO GOVERNO FEDERAL

1 – Sim pelo Prouni.
2 – Sim pelo Pronatec.
3 – Sim pelo Pronaf.
4 – Sim pelo Minha Casa Minha Vida.
5 – Sim pelo Luz Para Todos.
6 – Sim pelo Água Para Todos.
7 – Sim pelo Ciências sem Fronteiras.
8 – Sim pela redução do desemprego a menos de 5%.
9 – Sim pelo pagamento da dívida com o FMI e ainda virar credor do mesmo.
10 – Sim pela inflação cortada pela metade.
11 – Sim pelo Fome Zero que matou a fome de 30 milhões de brasileiros.
12 – Sim pelos 50 milhões que agora tem consulta médica.
13 – Sim pela redução de 20% nas internações em hospitais como efeito do Mais Médicos.
14 – Sim pelo fim do uso privado do dinheiro público em aeroportos e afins.
15 – Sim pelo Brasil entre as 7 maiores economias do mundo.
16 – Sim pelas 18 Universidades Federais construídas.
17 – Sim pelas 370 escolas técnicas construídas.
18 – Sim pela destinação de 10% do PIB para a educação.
19 – Sim pelo governo que pune doa a quem doer os responsáveis por atos de corrupção.
20 – Sim pelo não racionamento de água em energia.
21 – Sim pela triplicação da destinação da verba pra saúde e educação.
22 – Sim pela quantidade de emprego farto.
23 – Sim pela facilidade de se fazer curso superior.
24 – Sim pela primeira vez em que cidades do interior se beneficiam de fato com investimentos federais.
25 – Sim pelo PAC Infraestrutura.
26 – Sim pelo PAC Mobilidade Urbana.
27 – Sim pelo PAC Saneamento Ambiental.
28 – Sim pela redução do desmatamento na Amazônia.
29 – Sim pelo Pre-Sal.
30 – Sim pelo Proinfa de estímulo à energia alternativa, limpa e renovável.
31 – Sim pelo fortalecimento do MPF, CGU e TCU no combate à corrupção.
32 – Sim pela política econômica de controle da inflação com inclusão social.
33 – Sim pela liderança na criação dos BRICS.
34- Sim pela instituição de uma política de relação internacional que abre mercados nos países emergentes sem fechar as portas dos países industrializados.
35 – Sim pelo fortalecimento do Mercosul.
36 – Sim pela valorização das relações culturais com os povos latino-americanos.
37 – Sim pela construção de uma nova imagem do Brasil perante o mundo.
38 – Sim pela aprovação da Lei Maria da Penha que aumentou em 390% a rede de atendimento à mulher.
39 – Sim pelo Mais Cultura, fortalecendo as artes, a tradição e o folclore brasileiras.
40 – Sim pela estruturação da Defensoria Pública da União – DPU.
41 – Sim pela realização das metas dos Objetivos do Milênio da ONU de redução da pobreza e da mortalidade infantil e aumento do abastecimento público de água potável.
42 – Sim pelo compromisso de novas metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
43 – Sim pela destinação de 75% para educação e 25% para saúde dos royalties do petróleo.
44 – Sim pela realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil.
45 – Sim para que o Brasil do neoliberalismo de 12 anos atrás não volte NUNCA MAIS!
46 – Sim pelo aumento das reservas para 360 bilhões;
47 – Sim pela redução da inflação de 1,5% ao mês no governo neoliberal para 0,01% em julho 2014;
48 – Sim pela abertura de 17 mil leitos hospitalares na rede preventiva de saúde pública;
49 – Sim pela estruturação da órgão competente, formado por Procuradores da República, Delegados da PF e Auditores da Receita Federal para a recuperação de U$ 20 bilhões de ativos desviados pela prática de crimes de corrupção, exportação e lavagem de capital;
49 – Sim pelas 2.300 operações da Polícia Federal de combate à corrupção, comparadas às 40 realizadas durante 8 anos de FHC;
50 – Sim pelo combate sistemático, organizado e institucionalizado de combate à corrupção
51 – Sim pela aprovação da Emenda Constitucional que enquadrou a corrupção como crime hediondo;
52 – Sim pela aprovação e regulamentação das leis penais de tipificação dos crimes de quadrilha, organização e associação criminosa, tornando possível acusar, julgar, condenar, prender os criminosos de colarinho branco, além de recuperar o produto do crime (dinheiro e bens) para o patrimônio público e o erário;
53 – Sim pelo fortalecimento do esporte olímpico brasileiro, que passou a conquistar medalhas em setores nobres como ginástica;
54 – Sim pelo PRONAF de estímulo à agricultura familiar;
55 – Sim pelo Brasil Sorridente que incluiu o tratamento de dentes na rede pública de saúde;
56 – Sim pelo Viver Limites de atenção à pessoa portadora de deficiência física;
57 – Sim pelo apoio à luta do Movimento dos Sem Teto e do Movimento dos Sem Terra;
58 – Sim pelo Brasil Sem Miséria, o maior programa de ascensão social do Mundo;
59 – Sim por um punhado de outras conquistas, como a criação da TV Brasil/EBC, a concessão de canais às emissoras de rádio e televisão comunitárias, lançando a semente para o sistema democrático de comunicação social.
60 – Sim, pelas Escolas Família Agrícola implantadas no Brasil;
61 – Sim, pelo programa Bolsa Verde Federal,
62 – Sim, para que o Programa Bolsa Verde se estenda para as esferas de UC estaduais,
63 – Sim pela criação da Lei de Participação Popular;
64 – Sim, pela instituição das Conferências Populares nos mais diferentes âmbitos da gestão;
65 – Sim, pela Criação da Política dos Pontos de Cultura no Brasil;
66 – Sim, por mudar a escala da política pública das Cisternas e abranger muito mais pessoas,
67 – Sim, pela lei Nacional da Agroecologia,
68 – Sim, por todas as edições das Feiras Nacionais de Agricultura Familiar e Economia Solidária.

SIM, EU TENHO INÚMEROS MOTIVOS PARA VOTAR EM DILMA ROUSSEFF
http://robervalnanet.blogspot.com.br/2014/08/aos-brasileiros-68-motivos-pra-votar-na.html#comment-form

Deixe seu comentário

Leia também