UOL dá mais destaque a notícia falsa da Venezuela que à verdadeira da Argentina

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2016-01-28 às 23.22.42

A “notícia” da esquerda, falsa, foi manchetaço; a da direita, verdadeira, saiu escondida e não tem no título o principal: “Agentina” aumentará energia elétrica em pelo menos 300%

UOL publica notícia de site de humor venezuelano como se fosse verdadeira

Vanessa Gonçalves | 28/01/2016 15:15

Nesta quinta-feira (28/1), o portal UOL cometeu um deslize ao divulgar como verdadeira uma notícia publicada em um site de humor venezuelano.

A matéria afirmava que a falta de pasta de dente no país seria motivada pelo fato de os cidadãos escovarem os dentes três vezes aos dia.

UOL foi alertado do erro pelo consulado venezuelano

Na “notícia” postada pela página Un Mundo Triangular, que cria notícias falsas em tom de brincadeira, como o Sensacionalista no Brasil, a explicação foi atribuída à ministra da Saúde, Luisana Melo. O texto de humor tratou como se fosse um pronunciamento oficial do governo sobre escassez do produto na Venezuela.

No Brasil, o UOL, Correio do Estado e Portal Vox compartilharam a informação como se fosse uma declaração oficial e verídica. No caso do UOL, a reportagem ganhou destaque na home.

À IMPRENSA, Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL, confirmou o erro e explicou as medidas que serão tomadas pelo veículo. “Fomos alertados pelo consulado da Venezuela de que a notícia era falsa e, rapidamente, retiramos da home. Vamos publicar uma errata explicando que erramos”.

*****

ARGENTINA

Macri adota sua primeira grande medida de ajuste: 300% de aumento na luz

O Governo argentino reduz os subsídios energéticos, mas mantém medida para os pobres

CARLOS E. CUÉ, no El Pais (reprodução parcial)

A maioria dos políticos, economistas e analistas argentinos afirma que o verdadeiro Governo de Mauricio Macri começa em março, quando terminam as férias de verão, as escolas dão início às aulas e as pessoas voltam à vida normal e à luta diária. À espera desse momento crucial, Macri já pôs em prática sua primeira grande medida de ajuste que promete polêmica: um aumento das tarifas de luz que rondará 300%, embora os detalhes só serão conhecidos em 1º de fevereiro. A Argentina, em especial Buenos Aires e arredores, a zona mais influente do país, tem há 12 anos, por uma decisão política dos Kirchners, uma das energias mais subvencionadas do mundo.

PS do Viomundo:Portal Imprensa chamou a barrigada do UOL  de “deslize”. E a Folha, hein, qual foi a manchete? Argentina prevê poupar R$ 10 bi com corte de subsídios de energia. No Brasil certamente teria o nome “Dilma”e algo como “tarifaço” na manchete.

FullSizeRenderPS2: Vejam aí quem passou o dia disseminando a notícia falsa do UOL: o MBL do colunista da Folha! Apontado pela Cynara Menezes no twitter.
Leia também:

Emir Sader: Ajuste fiscal de Dilma foi politicamente desastroso


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carlos de Sá

Com todo os ataques a esquerda na América Latina, com foco principal agora no Brasil com a ameaça de impeachment, ataque diuturno ao PT e ao Lula, Dilma vem propor reforma da previdência, é uma gênia essa mulher e sua equipe de governo! Botar o ferro pra cima dos trabalhadores de novo, como as MPs 664 e 665!! Não aprendem esse povo! C@ra*#o é o cúmulo da covardia!!!

FrancoAtirador

.
.
Folha dá um Giro de 360 Graus…
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/erramos-a-volta-para-o-mesmo-lugar)
.
.

Lukas

Não se diminui a conta de energia no canetaço, um dia a conta chega. Chegou pro Brasil, chegou pra Argentina.

Populismo nunca é a solução.

    Julio Silveira

    Exceto quando é para subvencionar grandes grupos econômicos sob o titulo, falso, de pagamentos por serviços prestados. No Brasil a luta é pelo cofre do estado, que acostumou mal e de forma corrupta os ditos capitalistas, subvencionando-os. Até criaram de forma escancarada um sofisma chamado parceria publico-privada, como uma camuflagem a vista de todos, destinada a embaçar a percepção do que realmente é. Parcerias que beneficiam alguns em detrimento da maioria, parcerias que produzem um estado pusilânime, preparado para entregar (o que seria de sua responsabilidade) a grupos que tomam parte nessas estratégias de desmonte, através dessas organizações politicas que a maioria da cidadania sequer intui como atuam. Grupos sem qualquer preocupação social, apenas econômica, que cobram abusivamente, promovendo custos elevados tanto na ética, quanto na soberania, quanto no patriotismo, e numa visão mais micro no bolso dos cidadãos, já que o melhor negócio nacional é minimizar os riscos, como uma desculpa para a incompetência e a preguiça desse que se dizem os grandes capitalistas nacionais.

    Nelson

    Quando é para aliviar um pouco a barra do povão, que vive sempre na pua, é canetaço. Quando o subsídio é para os já ricaços, é apoio ao empreendedorismo aos que tê iniciativa. Não é Sr Lukas?

    De outra parte, o Júlio Silveira lembrou bem as PPPs, uma aberração criada na Inglaterra para garantir os lucros de investidores privados à qual os governos Lula e Dilma aderiram faceiramente.

    A mamata é tão grande para o empresariado privado que, parafraseando o que dizia meu pai, com as PPPs o Estado entra com a maminha, a picanha e o filé e a iniciativa privada entra com o par de beiço e a dentadura.`

Andre Marx

Deveria explicar nos textos que Uol e Folha são do mesmo dono. Tem gente que não sabe.Sugiro escrever um Uol/Folha quando quisermos citar um ou outro. Claramente a Folha faz o papel sujo do jornalixo de encomenda enquanto o Uol surfa na onda do jornalismo sério, inclusive com vários produtos atrelados à marca. Então.. UOL E FOLHA SÃO DO MESMO GRUPO ECONÔMICO.

FrancoAtirador

.
.
Frias publica Errata, depois de copiar sáiti ‘Sensacionalista’ Venezuelano
.
(https://twitter.com/comuniquese/status/692782202489298946/photo/1)
.
.
Cara! Isso não é Barriga Jornalística, é Esquistossomose Fascista Crônica.
.
(http://imgur.com/mRiA3pQ) (http://imgur.com/cwKCuig)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também