Uruguaios dizem não à redução da maioridade penal

Tempo de leitura: 2 min

Uruguai

Partidários da Frente Ampla comemoram em Montevidéu (Facebook/Frente Amplio)

por Daniella Cambaúva, Rede LatinAmérica, sugestão de Antônio David

Junto das eleições presidenciais e parlamentares, o Uruguai realizou no domingo (26) o plebiscito para definir se haverá ou não redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Segundo a Corte Eleitoral, 53,23% dos votos foram contra a diminuição.

A proposta de redução previa os seguintes crimes: homicídio, homicídio qualificado, graves lesões, lesões gravíssimas, furto, roubo, extorsão, sequestro e estupro. Propunha também que os antecedentes criminais dos adolescentes – mesmo aqueles cometidos antes da redução da maioridade – não seriam desconsiderados e contariam nos processos penais a que seriam submetidos após completarem 16 anos.

A reforma, caso aprovada, alteraria o artigo 43 da Constituição do Uruguai.

Até 10h desta segunda-feira (27), 90% das urnas haviam sido apuradas.

Segundo turno

O primeiro colocado nas eleições presidenciais foi o ex-mandatário e candidato pela coalizão Frente Ampla, Tabaré Vázquez, com 46,48% dos votos, porcentagem insuficiente para uma vitória no primeiro turno. Em segundo ficou Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, com 31,05%, depois o candidato do Partido Colorado, Pedro Bordaberry, com 13,05%. Pablo Mieres, do Partido Independente, obteve 2,98% dos votos.

Para esta nova fase da campanha que se inicia, Bordaberry apoiará Lacalle no segundo turno, conforme anunciou no Twitter: “Uruguai precisa de mudanças na educação, na segurança. Por essas mudanças, sem pedir nada, como sempre, trabalharei por @luislacallepou”.

Pedro é filho do ditador uruguaio Juan María Bordaberry. Desde 2006, seu pai estava preso pelas violações de direitos humanos cometidas durante a ditadura, como tortura, sequestro, desaparecimento e assassinato de pessoas. Em 2007, passou a cumprir prisão domiciliar por conta de seu grave estado de saúde.

Leia também:

R7: Pesquisador Thomas Conti explica o mapa do Brasil que viralizou nas redes sociais

Jessé de Souza: Um domingo em que o brasileiro faz a escolha entre dois caminhos bem distintos


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Arnaldo Ribeiro ou Israel

ALERTA AOS LEGISLADORES INFIÉIS QUE COGITAM DE REDUZIR A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL E NO MUNDO, SEM CONHECER OS ENSINAMENTOS CRISTAOS:
Senhores Deputados e Senadores:
Não podemos permitir a DESTRUIÇÃO DA FAMÍLIA TRADICIONAL, pela queima irresponsável dos valores éticos e morais que devem formar o caráter e o ideal cristão de cada família humana, constituindo-as em células estruturais de toda sociedade civilizada:
É preciso silenciar quem pensa e age com tamanho despropósito, porque demonstra claramente ser inimigo(a) de Deus e do seu povo:
A formação da Família Cristã começa na infância, que deve merecer cuidados especiais à partir deste dia, pelo que Eu vos peço:
Entendei que a intenção de diminuir a maioridade penal, visando combater o mal, não passa de mais uma ideia insensata, iníqua e nefasta; porque visa combater apenas o EFEITO DELINQUENTE, enquanto que se perpetua e se fortalece a CAUSA DA DELINQUENCIA, que a cada dia se torna mais potente para causar o descaminho, a perdição, o erro, a prisão, o sofrimento e a morte prematura de muita gente inocente, que não sabe o que faz:
Porventura ignorais que já há crianças de 10 anos delinquindo, praticando toda sorte de delitos ou pecados Inconscientes? Nessa escala logo teremos que transferir a criança do berço diretamente para a cadeia, ou não?
Na verdade, a nossa juventude tem sido arruinada na vida, como vitima ingênua da insanidade espiritual do meio em que se acha relegada; onde impera a mentira, aincredulidade, a ignorância e a maldade; porquanto não há conhecimento e nem temor de Deus.

Até quando marginais inconsequentes e outros pecadores mentirosos, substituirão Professores Ajuizados na formação dos jovens? Até quando as Escolas Cristãs serão substituídas por presídios desumanos, por universidades do crime? Até quando dormireis o sono da inconsciência, deitados em berço esplêndido?
Rogo-vos, pois, pelo bem comum, que: Refleti sobre os ensinamentos de Cristo, que sintetiza toda a questão no seguinte texto bíblico:
(MT.23.1) Então, falou Jesus às multidões e aos discípulos, dizendo: (1CO.16.24) O meu amor seja convosco em Cristo Jesus: (RM.15.33) E o Deus da paz seja com todos vós: (LV.6.31) Como quereis que os Homens vos façam; assim fazei-o vós também a eles: (JZ.7.17) Olhai para mim e fazei como eu fizer, (JB.15.5) porque sem mim nada podeis fazer: (JB.13.34) Amai-vos uns aos outros como eu vos amei: (IS.1.17) Aprendei a fazer o bem, atendei a justiça, repreendei ao opressor, defendei o direito do orfão, pleiteai a causa das viúvas: (SL.82.4) Socorrei o fraco e o necessitado, tirai-os das mãos dos ímpios: (DT.3.22) Não os temais, porque o Senhor, vosso Deus, é o que peleja por vós:
(PV.22.6) Ensinai a criança o caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele; (LS.3.11) porque desgraçado é o que rejeita a sabedoria e a instrução, a esperança dele é vã, e os trabalhos sem frutos, e inúteis as suas obras: (JB.8.25) Que é que desde o principio vos tenho dito? (JB.14.6) Eu sou o caminho, a verdade, e a vida: Ninguém vem ao Pai senão por mim: (MT.11.28) Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei: (AM.5.4) Buscai-me e vivei: (LV.18.2) Eu sou o Senhor vosso Deus: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem fareis deuses de fundição; (LS.14.27) porque o culto dos ídolos é a causa e o princípio de todo o mal:
(JS.23.14) Eis que, hoje, já sigo pelo caminho de todos os da terra; (AT.13.34) e cumprirei a vosso favor as santas promessas feitas a Davi, (LC.12.32) porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais! Basta! (CJ.) Despertai-vos, levantai e apressai em interagir conosco; (EF.5.16) remindo o tempo, porque os dias são maus; (DT.4.20) como hoje se vê.

Leonardo

Gente, não tem a menor chance de se fazer um plebiscito popular sobre a redução da maioridade penal por aqui.

Olha o que o do desarmamento deu, em nada.

É só ver o ódio que se espalha por todos os cantos desde que se deu a vitória de Dilma.

Sobre isso, é melhor deixar pra lá.

Urbano

Se filhinhos de papai fossem presos, hoje não teríamos tantos bandidos a se locupletarem e a cometerem os crimes mais diversos contra o Brasil e seu povo.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Concordo com a Redução com uma Única Condição:

    Aplicação de Pena Mínima de 30 anos de Reclusão

    aos Motoristas que forem Autuados Embriagados

    dirigindo Veículos nas Cidades ou nas Rodovias.

    Serão Agravantes da Pena o Excesso de Velocidade

    e se o Condutor Bêbado for Menor de 18 anos,

    caso em que o Proprietário também será punido.
    .
    .

    Urbano

    Concordo plenamente contigo, FrancoAtirador. Mas essa arapuca da diminuição da menoridade, em caso de crimes, se equipara à pena de morte tão ansiada por tantos, e que só sobrará para os quatro pês… Agradeço-lhe mais uma vez pela sua bem vinda intervenção.

    Urbano

    Corrigindo: … diminuição da maioridade…

    Paulo

    Depois crítica a mídia e reclama do ódio da direita quanta raiva e que desejo de punir seu semelhante isso se chama sadismo ,assim como o Joaquim Barbosa tu se sente o próprio Aiacos,como dizia Jesus Cristo com o mesmo rigor com que julgas tu seras julgado, tua alma é de direita no fundo que comentáriozinho de cidade alerta ,

Paulo

Isso mostra como o povo Uruguaio é superior ao brasileiro em cultura e moral ,adoro morar no Brasil mas só estou esperando a confirmação da vitória da Frente Ampla para ir embora para um país realmente governado pela esquerda sem PMDB sem policiais assassinos,onde torturadores vão para cadeia não usuários de maconha, no Brasil ocorre exatamente o contrário, como foi sábia a antiga província cisplatina pulando fora desse barco furado ,o Brasil junto com o Paraguai e a Colômbia representa o que há de mais atrasado na América do Sul hoje, faltou pouco para a vitória no primeiro turno é bom lembrar que estes votos são os totais,mas agora a vitória no segundo turno é certa

Lukas

Por quê não fazemos um plebiscito também no Brasil?

Democracia direta é o que há de mais moderno, não?

    Rodrigo

    Exato. Mas muitos “progressistas” não querem, pois sabem que aqui o buraco é mais embaixo.

    J. Alberto

    Só concordo com plebiscito da maioridade penal se todos os programas policialescos da TV e demais mídias forem suspensos durante a campanha, para evitar desigualdade de tempo de propaganda.

    O sensacionalismo da mídia infla a questão mais do que deveria (o que não significa que a discussão não seja legítima), o que influenciaria o eleitor.

    Lukas

    Concordo.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Depois de Aprovado o Novo Marco Regulatório Econômico da Mídia Empresarial.
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também