Torturador da ditadura, o delegado Carlinhos Metralha é esculachado

Tempo de leitura: 3 min

Fotos dos lambes distribuídos no esculacho em Itatiba,SP: Peu Robles

da Frente de Esculacho Popular (FEP)

O delegado de Polícia Carlos Alberto Augusto foi alvo de um “esculacho” organizado por integrantes da Frente de Esculacho Popular (FEP) em Itatiba, no interior paulista. Em fevereiro deste ano, ele foi nomeado pelo governo estadual de São Paulo como delegado de segunda classe na cidade.

Entre 1970 e 1977, Augusto integrou a equipe do delegado Sérgio Paranhos Fleury – notório torturador e comandante dos esquadrões da morte existentes naquela época – no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), um dos principais órgãos de repressão da ditadura civil-militar. Na ocasião, ganhou o apelido de “Carlinhos Metralha”, pois costumava andar pela sede do Dops segurando uma metralhadora. Ele era conhecido também como “Carteira Preta”.

Em outubro do ano passado, a Justiça Federal acolheu uma ação contra “Metralha” movida pelo procurador Sérgio Suiama, do Ministério Público Federal. Ele acusa Augusto, assim como o ex-comandante do DOI-Codi Carlos Alberto Brilhante Ustra e o delegado aposentado Alcides Singillo, de sequestrar o militante Edgar de Aquino Duarte, em junho de 1971.

Os cerca de 70 integrantes da FEP chegaram em um ônibus e alguns carros que saíram de São Paulo. No centro de Itatiba, o grupo distribuiu panfletos com o histórico de Augusto e estendeu cartazes pendurados em barbantes denunciando a atuação de “Metralha” durante a ditadura civil-militar. Além disso, o “esculacho” contou com apresentações artísticas de uma companhia de teatro e de uma fanfarra.

O atual delegado de Itatiba é acusado ainda de participar da organização do Massacre da Chácara São Bento, ocorrido em Pernambuco, em 1973. Na ação, seis militantes da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) foram assassinados, entre eles Soledad Barret Viedma, que estava grávida do agente infiltrado Cabo Anselmo, amigo até hoje de Augusto.

A FEP, criada no começo de 2012, é um grupo de defensores de direitos humanos que busca resgatar a memória dos que lutaram, morreram e desapareceram durante a resistência ao regime; pressionar por uma Comissão da Verdade efetiva; e exigir a punição dos agentes do Estado que praticaram crimes de lesa-humanidade no período, como tortura e ocultação de cadáver.

No caso do esculacho contra “Carlinhos Metralha”, o objetivo foi, além disso, denunciar a continuidade da violência de Estado nos dias de hoje, principalmente contra a população negra e pobre.

Augusto é um caso emblemático dessa realidade. No próximo dia 12, de acordo com decreto oficial do governo estadual paulista, será comemorado pela primeira vez o Dia das Mães de Maio, uma referência ao movimento surgido após os Crimes de Maio de 2006, quando mais de 400 pessoas foram assassinadas pela PM paulista em todo o estado.

Fotos do esculacho deste sábado em Itatiba: Peu Robles

Leia também:

Ivan Seixas: Ministro da Educação não leu o Folha Explica

Paulo Nogueira: Pede para sair, Mercadante!


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Edmilson Nunes Soares

E meus cursos superiores cerceados (a partir de 1973), quem banca?

Paulo Fonteles Filho: "Não encontravam algemas que dessem em meus pulsos de recém-nascido" – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Torturador da ditadura, o delegado Carlinhos Metralha é esculachado […]

Sr.Indignado

Acorda ITATIBA! Esse é nosso Martin Borman ou nosso Wilhelm Keitel, mas sem julgamento, livres sebosamente pela justiça da qual ele, inacreditavelmente faz parte. O que isso quer dizer? Que nossa sociedade aceita ou que não quer nem saber? Ou pior, porque acredita no “dexaprálá”, “POIS A HISTÓRIA NÃO SE REPETIRÁ.” E é justamente nesTe espaço que os ratos se criam.

Mardones

Pela memória, verdade e cidadania, parabéns à FEP!

André

Grande pessoal da Frente do Esculacho Popular, muita coragem e muita dignidade.

Marcos

Essa é a justiça que nossos juizes covardes do STF não fazem!

    JOTACE

    É, Marcos, você tem toda a razão…Esses parasitas ganham fortunas, vivem a vida que sempre desejaram, se fantasiam com suas togas pra parecer diferentes, sábios, honestos, e ao final, desafiam as leis, tratados internacionais, ‘perdoando’ torturadores como esse bandido Metralha e outros. Admirável a ação dessa turma jovem pra não deixar no esquecimento a mátula de bandidos do Primeiro de Abril de 64. Abraços do Jotace

IZA

Então esse criminoso, torturador, assassino, vigarista, continua nos quadros do governo de São Paulo e ainda foi nomeado delegado?
Inacreditável!

A visão da CIA sobre a resistência à ditadura no Brasil – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Torturador da ditadura, delegado Carlos Machado é esculachado […]

ma.rosa

Toda força e incentivo a FEP. Parabéns. Como cidadã sou-lhes muito grata.
FORA delegado!!!!!!

ricardo silveira

Parabéns à juventude do Esculacho, que não aceita a impunidade desse bando de torturadores e assassinos da Ditadura implantada em 64 com o Golpe Civil/Militar.

Bernardino

SR Sergio Navas o MINEIRO está certo,agora é comigo o PT é um partido de covardes na maioria apanha da imprensa e no congresso e nao reage.Quem se destaca na defesa do governo é o REQUIAO e as vezes o COLLOR porque tem Berço!!O PT prostitui-se esta caminhando para a fase terminal igualzinho ao PMDB,PSDB e outros que ja foram governo!!
O SR LULA D DILMA sao frouxos e nao farao nenhuma reforma como a da Midia e outras para o futuro do PAIS.Alias o oque o Pt e seu governo fez ate agora foram medidas nao institucionais como bolsa familia se viert um presidente direitao acaba na hora.O PT esta administrando a DEPENDENCIA como foi comentado aqui no vio mundo por um de seus articulistas!!
Exemplos de covardias do governo Privatizaçoes dos PORtos,estradas,ferrovias e agora LICITAÇOES de areas do petroleo por Pressao das multinacionais do Petroleo da um rosario de fazer inveja aos TUCANOS e pior tem a cara de pau de dizerem que é CONCESSAO
Conclusao o PT desmoralizou-se em breve entrara em PUTREFAÇAO!!

Ricardo C.L.

DEUS MORA NO PENTÁGONO

Não é propriamente este o título do vídeo que poderemos acessar abaixo e ver quem realmente tem poder nos Estados Unidos. O vídeo é impressionante! Não é panfletário, apenas mostra como foram os preparativos para algumas das guerras nas quais os Estados Unidos participaram e como o povo americano foi (e continuará sendo) enganado. Infelizmente, dezenas de guerras ainda poderão acontecer. E tudo em nome da liberdade e da democracia. Hitler, comparado a Bush, era um humanista. Legendado em português e em inglês.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/documentario-razoes-para-guerra
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/documentario-razoes-para-guerra

sandro

Uma sugestão para o “esculacho”: Que tal promover um evento em frente
a casa do cantor(?) Lobão? Ok , não se trata de um torturador(ouvidos?)
mas como o mesmo já se pronunciou a favor da tortura dentro do seu revisionismo oportunista não seria má ideia. Ele mora no bairro da pompéia
em São Paulo.

    Gilberto Marotta

    Boa! taí uma pauta oportuna para o pessoal do Esculacho. Deveriam ir lá na boa, no mínimo para prestar alguns esclarecimentos ao cantou Lobão, que há pouco demonstrou toda a sua ignorância sobre a história recente do país…

J Souza

Em alguns posts, como o do Barbosa e o do Petróleo só estão aparecendo os comentários do facebook. Os comentários normais não aparecem, nem os quadros para inseri-los.

    Conceição Lemes

    Souza, obrigada. Já estamos tentando resolver esse problema. abs

francisco pereira neto

O governador Alckmin é um burro. É um tapado.
A troco de que ele faz uma merda dessa?

    Janah

    Burro!? Ué eu pensei que fosse tucano!
    Estão esculhambando com a fauna brasileira. Nem animal merece tal comparação!

    ma.rosa

    Boa Janah. Nossa fauna não merece um “burro”, digo um “tucano”, como o governador de SP. KKKKKKKK.

sílvia macedo

Parabèns à Frente de Esculacho Popular (FEP)!Muito orgulho.

Karl

Essa Juventude, com toda certeza, é UM ORGULHO para seus Pais, seus Parentes, para nós e para nossa Pátria.
Eles são o NOVO que tem que vir e já está ai.
Eles são destemidos e, principalmente, estão resgatando um “passado”, tão presente, que estuprou/matou/esquartejou/incinerou tantos outros Patriotas que jamais serão esquecidos.
Parabéns a todos eles!

Fabio Passos

Parabens a Frente de Esculacho Popular (FEP)!

O stf, casa da hipocrisia e covardia, defendeu a impunidade de torturadores e assassinos… sob aplausos do PiG que e cumplice dos crimes.

Estes jovens sao um exemplo de honra e dignidade para os ilustres ministros de m. do supremo covil de capachos da casa-grande.

Ha brasileiros que tem vergonha na cara e nao toleram que crimes contra a humanidade permanecam impunes.

    mineiro

    essa frente de esculacho popular tem muito mais coragem do que o pt , a pres.dilma e a comissao da inverdade serviçal dos eua. é isso mesmo pra combater esses criminosos tem que ser dessa maneira, indo para cima desses assassinos. porque a turma ai citada , nao tem coragem de jeito nenhum , morre de medo do pig mor. e a comissao da inverdade covarde , pra que injetar dinheiro numa coisa que nao vai dar em nada. e nao vai mesmo.

    Fabio Passos

    O poder publico, submisso aos interesses da casa-grande, patrocinadora da tortura e assassinato de cidadaos que lutavam contra a ditadura, continua omisso.
    Estes jovens da Frente de Esculacho Popular (FEP) mostram que podemos manter a esperanca no Brasil. Ha muitos que nao aceitam impunidade para crimes contra a humanidade.

    Sergio Navas

    Mineiro, espertalhão, aproveitando a deixa para jogar a galera contra o PT.
    Vai tentando.
    abçs

    mineiro

    respondendo ao sergio navas , ta louco? eu sempre fui petista pelo menos para pres. eu sempre votei no lula , eu so estou decepcionado com esse partido e com essa pres. que eu votei. porque se esta cada vez mais de joelhos para o pig golpista e para a burguesia , e ela covarde que é , esta a cada dia entregando o nosso patrimonio de mao beijada. so dessa pres. medrosa , de pelo menos tentar fazer a regulaçao da imprensa , pelo menos lutar para isso. nao o que essa covarde que eu nao voto nunca mais fez , calou-se .

Armando do Prado

E como pode esse covarde e canalha continuar servidor público, e recebendo vencimentos que nós pagamos??

Deixe seu comentário

Leia também