Temer é recebido com Fora Temer em Portugal

Tempo de leitura: 3 min

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Manifestantes protestam em frente ao hotel em que Temer está hospedado em Lisboa. A polícia portuguesa reforçou a segurança. Fotos Joana Berwanger/Sul21

Michel Temer é recebido com protesto em frente a hotel em Portugal

Joana Berwanger*, no Sul21, em 10/01/2017

O presidente Michel Temer foi recebido por manifestantes na manhã desta terça-feira (10) quando se deslocava de seu hotel para o velório do ex-presidente português, Mário Soares, em Lisboa.

Cerca de 20 manifestantes do Coletivo Andorinha, da Frente Democrática Brasileira de Lisboa, se posicionaram em frente ao Hotel Ritz por volta das 9 horas da manhã (horário local), segurando cartazes com dizeres “Fora Temer” e “golpista” e gritando palavras de ordem.

Durante o ato, os manifestantes gritaram “em Portugal e no Brasil, sempre em defesa dos valores de Abril”, uma alusão à Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, movimento social que deu origem à restauração da democracia, o fim da ditadura militar de cinco décadas no país europeu e, posteriormente, a adoção de uma Constituição com orientação socialista.

Temer viajou no final da tarde de segunda-feira (9) acompanhado do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes.

Além de Mendes, a comitiva brasileira conta com a participação do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha e do ex-presidente, José Sarney.

O presidente disse, nesta manhã, que o objetivo da viagem, além de prestar condolências pela morte de Soares, é estreitar os laços entre seu governo e Portugal.

“Mário Soares intensificou enormemente as relações com nosso país, tanto que fez amizade com presidentes do nosso país, como Sarney e Fernando Henrique Cardoso, de quem era grande amigo e com quem chegou até a publicar um livro de diálogos. O nosso gesto serve para reforçar as ligações entre Portugal e Brasil, enaltecida pela figura do grande português Mário Soares”, disse.

O corpo de Soares, atualmente no Mosteiro dos Jerônimos, onde é velado, será conduzido em um cortejo fúnebre, a partir das 13h (horário local), que passará por pontos da cidade de Lisboa que fizeram parte de sua vida, como a sede do Partido Socialista, do qual foi co-fundador.

O enterro está previsto para começar por volta das 15h (horário local), no Cemitério dos Prazeres, restrito aos familiares.

A decisão de Temer de participar do funeral ocorreu no último domingo (8).

A viagem a Portugal levantou uma série de críticas na imprensa brasileira após a ausência do peemedebista nas cidades onde aconteceram três chacinas em presídios.

Após a cerimônia fúnebre de Mário Soares, Temer deverá voltar diretamente ao Brasil.

Leia também:

Wadih Damous: Temer e Moraes fazem espuma sobre crise prisional


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rogéria Euzébio de Brito

O Brasil está pegando fogo, as Forças Armadas inertes,o Planalto representando toda a corrupção e o nosso presidente (com p minúsculo mesmo…) levando a turminha amiga para passear… Que lindo…
O custo desta viagem( às nossas custas, claro, como sempre) daria para comprar ao menos artigos de emergência como gaze, esparadrapo para vários hospitais, mas nosso presidente tem hábitos refinados, só decide coisas no Brasil se tiver jantares, almoços, coquetéis…
Agora estamos com o problema explosivo das cadeias, portanto minha sugestão é que
façamos do Planalto uma grande penitenciária, visto que , além de ser enorme, já tem muitos bandidos, alem de representar com mérito toda a criminalidade do País.
Agora mesmo estou assistindo ao Jornal da Globo e não ouvi nada sobre estes protestos em Portugal, nossa mídia trabalha contra o povo.
Obrigada Wikileaks,o trabalho de vocês deveria ser exemplo para a mídia daqui.
É uma pena que um lugar tão maravilhoso como o meu País tenha representantes tão sem ética,sem amor e cuidados para conosco …
Obrigada Jullian Assange!

Galhardo

Galhardo

Fora de Pauta

Acionem a Interpol: Gilmar Mendes perdeu-se no Aeroporto Umberto Delgado em Lisboa

Incrível: Gilmar pegou carona e não foi ao enterro
Ele vai ressarcir o Erário da viagem de ida a Lisboa, ou fica na faixa?

Publicado 10/01/2017 no Conversa Afiada
https://www.conversaafiada.com.br/politica/incrivel-gilmar-pegou-carona-e-nao-foi-ao-enterro

O morto está enterrado ou vivo?

Quem será o próximo a pedir o impeachment do Gilmar?

Por que ele ligou o … dane-se?

O Aragão tratou dele e do Temer e das duas folhas do papel higiênico.

E a TV Afiada desvendou o mistério: ele levou seus prósperos negócios a Portugal.

Inacreditável o que conta o PiG Cheiroso:

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, não foi visto na cerimônia de despedida do ex-presidente português Mário Soares, realizada nesta terça-feira em Lisboa.

Gilmar Mendes integra a comitiva oficial da Presidência da República que viajou para Portugal para o funeral de Mário Soares. No TSE, corre este ano o processo de cassação da chapa da ex-presidente Dilma Roussef e de Temer, eleita em 2014. Gilmar Mendes é um dos ministros do STF que vão votar a ação.

Temer, o ex-presidente José Sarney e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, participaram da cerimônia de Estado do ex-presidente de Portugal nesta tarde, no Mosteiro dos Jerônimos. A cerimônia foi encerrada e as autoridades brasileiras voltam ao Brasil ainda hoje.

(…)

A própria declaração oficial do Traíra sobre a excursão ao enterro era estranha: citava um ausente, o Príncipe da Privataria, e omitia um presente, o Ministro e empresário Gilmar Mendes:

Quero dizer, transmitir ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa as condolências não só do governo brasileiro, mas de todo o povo do Brasil. E, tendo em vista, em primeiro lugar, as relações muito sólidas entre Brasil e Portugal.

E salientando, especialmente, que esta conjugação histórica entre Brasil e Portugal, que vem de naturalmente de há muito tempo, foi reforçada no período em que sua Excelência, o ex-presidente, ex-ministro, ex-parlamentar, Mário Soares, intensificou enormemente as relações com o nosso país. Tanto que fez as mais variadas amizades, até pessoais com presidentes do Brasil.

Acompanha-me o presidente José Sarney, que tornou-se seu grande amigo. Como também trago as condolências do presidente Fernando Henrique, que era grande amigo dele, com quem chegou até a publicar um livro: “Os diálogos entre Mário Soares e Fernando Henrique Cardoso”.

Então, ao trazer as condolências do povo brasileiro, este nosso gesto serve mais uma vez para reforçar a ligação entre Brasil e Portugal enaltecida ao longo do tempo pela figura exponencial, mais do que portuguesa internacional, do grande português Mário Soares.

Muito obrigado a vocês.

O COMENTÁRIO DE PHA

Gilmar e Democracia – um ou outro.

Quando o Gilmar age o STF se afunda.

Em tempo: esse é outro dos muitos livros do FHC Brasif que ninguém leu.

Em tempo2: Gilmar vai ressarcir o Erário do custo da passagem de ida, ou a ida e a volta serão na faixa?

PHA
Responder

Deixe seu comentário

Leia também