Sul 21: Tarso Genro desautoriza Brigada Militar e Bombeiros

Tempo de leitura: 4 min

29/01/13 | 18:51

Tarso Genro desautoriza BM e Bombeiros: “boate não podia estar funcionando”

por Rachel Duarte, no Sul 21

Em conversa com jornalistas nesta terça-feira (29), o governador Tarso Genro garantiu que o governo do RS está preocupado em apurar as causas da tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, e apontar os possíveis responsáveis. Ele alertou que mesmo sem a conclusão da perícia sobre as normas legais, “a boate não poderia estar funcionando”, e não poupou o Corpo de Bombeiros de cobranças – chegando a desautorizar o comandante da BM, Sérgio Abreu, e o comando do Corpo de Bombeiros. “Ele (chefe dos bombeiros) falou completamente errado. Não era da competência nem do comando da BM, nem do comando dos Bombeiros dizer se estava tudo legalizado ou não”, atacou.

De acordo com avaliações preliminares dos bombeiros na hora da tragédia, a boate Kiss não cumpria normas técnicas básicas de segurança contra incêndios, como respeito à capacidade de lotação e manutenção de número suficiente de saídas de emergência. Porém, em entrevista à Rádio Gaúcha, na tarde desta segunda-feira, o coronel Guido, que acompanha o caso, informou que a Kiss possuía os itens de segurança recomendados. O comandante da Brigada Militar, Sérgio Abreu também declarou à emissora que “apesar de vencido, o Plano de Prevenção de Incêndio da boate não estava irregular, mas sim sob avaliação”.

“A BM tomou conhecimento das notas dos extintores, que apontam que os extintores eram novos. Esta informação vai para o processo judicial. O inquérito terá que apurar se foram notas verdadeiras e se eles (extintores) não funcionaram na hora do incêndio, estaremos diante de uma falta de treinamento do servidor para operá-lo. Se forem notas falsas, é fraude informativa. Se a autoridade pública não pediu as notas para verificação, é co-responsabilidade. Então, temos que ver todas as causas para depois tirar responsabilidades e retirar os responsáveis”, alegou Tarso, que frisou que o inquérito ainda não é capaz de dizer de quem são as responsabilidades na tragédia.

Para o governador, com base na planta já é possível detectar que o local apresentava falhas de segurança, característica que salientou não ser exclusividade da Kiss. “A maior parte dos estabelecimentos que estão funcionando não oferecem condições para serem frequentados. Mesmo aqueles que cumprem as regulamentações exigidas para esta atividade não têm garantia de segurança, por causa de legislação débil”, afirmou Tarso. Ele salientou o esforço de um grupo, designado pelo procurador de Justiça Eduardo de Lima Veiga, para estudar alterações na legislação que possam regular a situação em âmbito municipal, estadual ou mesmo federal.

Todas as informações repassadas pelo governador gaúcho são oriundas do inquérito policial em andamento e dos organismos de controle do estado. Ele afirma que não teve nenhuma conversa técnica com o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), apenas falas informais nas duas visitas que fez à cidade por conta da tragédia.

“Desconheço quais são as ações, atitudes e procedimentos da prefeitura neste caso, que é quem concede o alvará em última instância e verifica os documentos para funcionar a casa. Não estou apontando culpados, mas é isto que o inquérito tem que apurar”, defende. Ele disse que quando se é prefeito, há pressões diretas de diferentes setores quando se opta em fechar um estabelecimento comercial. “Eu como prefeito recebi várias pressões, pedidos, manifestações de acolhimento das pretensões das pessoas. Isto ocorre porque a legislação é muito rigorosa e complexa, e muitas vezes, é vazada por interpretações que favorecem um ou outro ponto de vista. Não sabemos se este é o caso de Santa Maria”, distingue.

Quem permite ou não o funcionamento de uma casa de diversão é o poder público municipal. Se os bombeiros não deram o laudo, considerou o governador hipoteticamente, a autoridade municipal não dá o alvará e fecha o estabelecimento. “Se ela (boate) poderia funcionar sem o alvará ou não, não é de autoridade dos bombeiros. Eles dão informações técnicas, o juízo é do poder municipal”, falou.

De imediato, o governo estadual garante mobilizar esforços para que a tragédia sirva de lição para o país agir com rigor na segurança das casas noturnas e na prevenção de incêndios. “Hoje as casas são verdadeiros locais de espetáculos de pirotecnia, é diferente das festas de antigamente. Isto tem que ser controlado. Se isto não for visto, poderá acontecer de novo uma tragédia”.

Ainda não há conclusão da perícia sobre a boate estar funcionando dentro da legalidade. Na opinião do governador, mesmo se atendesse as normas legais, não poderia estar funcionando. “Não é possível dizer se estava funcionando dentro do plano de prevenção dos bombeiros ou nas normas do alvará da prefeitura. O que se sabe é que se tinha material altamente impróprio e que não há confirmação de permissão da utilização pelas autoridades. O proprietário informou sobre o material combustível ou houve uma verificação prévia para liberar a utilização? Se o material utilizado foi colocado clandestinamente ou induzindo a autoridade pública a erro, a responsabilidade é dos proprietários que fizeram isso. O inquérito irá apurar”, repetiu.

De qualquer forma, Tarso Genro foi enfático: mesmo que os pressupostos de lei estivessem sendo cumpridos, a boate Kiss não deveria funcionar como funcionou. “Com obstáculos nas saídas, com teto inflamável e material pirotécnico interno. Se isto estiver dentro da legalidade, a legislação que autoriza o funcionamento de casas assim é criminosa. Legislação maleável, omissa e irresponsável”, atacou.

Leia também:

Boate universitária foi interditada, mas a Kiss continuou funcionando


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fátima Oliveira: Os governos são os responsáveis por mortes preveníveis « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Sul 21: Tarso Genro desautoriza Brigada Militar e Bombeiros […]

renato

Quem foi preso, quando ocorreu incêndio no
programa da XUXA.
Ela não foi! E o incêndio foi ao vivo!
No incêndio numa certa fábrica de papel do Brasil!
Quem foi preso!
Os mortos em incêndios nos ônibus, quem vai preso!
Quem foi preso no Batom Murcho!
Quem vai preso, enquanto morre mais de 500 por mes
em assaltos!
A diferença esta na aglomeração?
Para que inspeção, se não serve para nada!
O corpo de Bombeiros deve ser responsabilizado!
Não instruem, nem cobram, são coniventes, e conhecedores
por profissão dos resultados.
Qualquer seguradora saberia como cobrar, a mais, pela falta
dos equipamentos e construção de qualquer lugar que fossem
vistoriar.
Quem manda neles tem que ser preso!
Mas como, se é um descaminho de longa data.
Tudo ficará pela conta do Trágico, do Acaso.
É assim na criação de Cipas, brigadas de incêndio, Segurança
patrimonial, e outros, isto não impede a morte de funcionários!
Quem vai preso, o dono da Empresa!
Não trouxe soluções…é só para pensar..Não tenho resposta
Só sei que muita gente vai ganhar dinheiro em cima destas empresas
que abrigam pessoas.
Principalmente os Seguros.
Onde o dinheiro compra tudo!

alexandre

Não gosto dos políticos!Nenhum pouco!A filosofía diz:Freud explica,mas no Brazil é:Fraude explica!correto?mas com relação a declaração do governador Tarso Genro,tenho a dizer que foi LÚCIDA,SÓBRIA E COLOCOU O PINGO NO ´´I“,coisa que até agora não tinha acontecido!É preciso que os ´´´NOBRES“parlamentares,proponham leis + rígidas e uma fiscalização constante e implacável,pois se não houver mudanças na lei vigente,a tragédia de Santa Maria,vai ser uma entre tantas outras que possívelmente ocorrerão no futuro.,passado e presente estão ai como prova!

FrancoAtirador

.
.
Dono de boate que incendiou em Santa Maria-RS
teria tentado suicídio em hospital de Cruz Alta-RS

Um dos donos da boate Kiss de Santa Maria, que está internado sob custódia* no Hospital Santa Lúcia de Cruz Alta, teria tentado tirar a própria vida, segundo a Polícia Civil.

De acordo com a delegada de Polícia Civil, Lilian Carus, ao ir tomar banho, Elissandro Spohr, teria retirado a mangueira do chuveiro e tentado se enforcar numa janela do hospital.

Conforme a delegada, o policial civil responsável pela custódia conseguiu intervir e evitar a morte de Spohr.

A delegada explicou que o dono da boate se sente culpado pela tragédia, visto o incêndio registrado no último domingo, 27, na casa noturna que resultou em 235 mortes.

Spohr, que é conhecido como Kiko, foi internado no domingo após apresentar um quadro de intoxicação pela fumaça.

Ele teria procurado atendimento em Cruz Alta, pois temia represálias em Santa Maria em função da tragédia.

*(http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=486324)

http://radioprogresso.com.br/noticias/segurancapublica/regionaiselocais/8205-dono-de-boate-que-incendiou-em-sm-teria-tentado-suicidio-em-hospital-de-cruz-alta

FrancoAtirador

.
.
Blowin’ In The Wind
(Bob Dylan)

How many roads must a man walk down
Before you can call him a man?
How many seas must a white dove sail
Before she can sleep in the sand?
Yes and how many times must cannonballs fly
Before they’re forever banned?

The answer, my friend, is blowin’ in the wind
The answer is blowin’ in the wind

Yes and how many years can a mountain exist
Before it’s washed to the seas (sea)
Yes and how many years can some people exist
Before they’re allowed to be free?
Yes and how many times can a man turn his head
Pretend that he just doesn’t see?

The answer, my friend, is blowin’ in the wind
The answer is blowin’ in the wind

Yeah and how many times must a man look up
Before he can see the sky?
Yes and how many ears must one man have
Before he can hear people cry?
Yes and how many deaths will it take till he knows
That too many people have died

The answer, my friend, is blowin’ in the wind
The answer is blowin’ in the wind?

(http://www.youtube.com/watch?v=IUX9IcSzHX0)
.
.
SOPRANDO NO VENTO
(Versão)

Quantos caminhos um homem deve andar
Antes que o chamemos Homem?
Quantos mares uma pomba branca cruzará
Antes de poder dormir na areia?
Sim, e quantas balas de canhão voarão
Até serem banidas para sempre ?

A resposta, meu amigo, está soprando no vento…
A resposta está soprando no vento…

Quantos anos pode uma montanha existir
Antes de ser varrida para o mar?
Sim, e quantos anos pessoas existirão
Antes que lhes permitam serem livres?
Sim, e quantas vezes o homem virará sua cabeça
Fingindo não ver o que está vendo?

A resposta, meu amigo, está soprando no vento…
A resposta está soprando no vento…

Sim, e quantas vezes o homem olhará para o alto
Antes de poder ver o céu?
Sim, e quantos ouvidos um homem deve ter
Antes que possa ouvir as pessoas chorar?
Sim, e quantas mortes ainda ocorrerão
até o homem saber que pessoas morreram?

A resposta, meu amigo, está soprando no vento…
A resposta está soprando no vento…

(http://www.slideboom.com/presentations/212408/Blowing-in-wind)
.
.

    renato

    Li, reli, li novamente.
    Não me canso de ler.
    O vento sopra onde quer e ouves o seu ruído, mas
    não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito”
    E ainda não me conheces?

Urbano

O bumerangue arremessado contra o José Dirceu voltou quase que de bate-pronto…

Maria Rita

Eu sim, não sou especialista em segurança. Li hoje um comentário de um engenheiro que afirma que as normas podem não ser perfeitas, mas são sim, rígidas em relação à segurança e á prevenção de acidentes. Parece-me que ou todo mundo está repetindo o que aparentemente faz mais sentido, ou está fazendo de forma mecânica para endossar um clima de linchamento a qualquer preço. Políticos e autoridades estão na defensiva.Isso não é uma forma justa e consciente de lidar com o assunto. A mídia corporativa está lá com o mesmo açodamento para culpar o governo estadual e se conseguir, o governo central. E para garantir audiência com a dor alheia. Menos, por favor, menos. E mais fiscalização, muito mais fiscalização, com rigor. Por parte dos órgãos competentes, pois esta é sua obrigação.

    MariaC

    O cidadão nasce de uma criança. A criança criada com responsabilidade, respeito ao semelhante, respeito às leis será um cidadão melhor. Nunca evitaremos os acasos, mas nos previstos estes cidadãos serão melhores.

    Peso que metade da população não se importa o mínimo com as vidas em geral. É certo que as de cachorros já valem bem mais: é o amor. E penso que as vidas de gado valem muito: é a grana. As vidas humanas andam em baixa. Nem merecem ser educadas.A família não quer educar essas vidas. A escola não quer. O governo não quer pois custa muito.

    Penso que a questão de “porta de saáida” para multidões, na arquitetura, já é um problema crônico, antigo, conhecido, e nunca resolvido. O que acaba decidindo é a improvisação ou o custo. Há armadilhas por todos os lados.

    Na capital paulista, deve haver umas milhares de armadilhas. ´Quem anda de metrô pode avistar lajes cheias de água,nas casas ou marquises, apodrecendo e esperando o dia de cair sobre cabeças, objetos sobre os telhados esperando o vento para serem atirados sobre cabeças, barracões esperando para serem incendiados.

    As casas de aluguel, são construídas com o menos custo possível,os materiais mais baratos, a maioria não têm habite-se, e nem poderiam ter,
    nunca são vistoriadas por fiscais de construções,a maioria das reformas não é acompanhada por nenhum engenheiro. Ímprovisam-se lajes no olhômetro e pensadas no custo, apenas.Coisa de doidos.

João Vargas

Alguns anos atrás em Uruguaiana-RS, houve uma explosão em uma loja que vendia fogos de artifício em pleno centro da cidade. Felizmente a explosão aconteceu a noite quando poucas pessoas estavam no local e morreram três pessoas. Se o fato tivesse acontecido de dia certamente o numero de mortos seriam contados as dezenas. Pergunto: houve alguma punição? alguém foi preso? alguma autoridade sofreu qualquer punição? a reposta é um sonoro NÂO. Não aconteceu NADA. Portanto, enquanto as punições não forem severas e as autoridades responderem criminalmente pelas suas omissões nós todos estaremos vulneráveis a estas “fatalidades”.

luca

Como sempre acontece nesse pais, demasiadamente pouco serio, a culpa da tragedia será dos mortos,querem apostar???
Como é que as autoridades dos bombeiros e da prefeitura que vistoriado o local deveriam ter-lo lacrado conseguem olhar para cara dos proprios filhos e dormir a noite isso para mim é um misterio.
Meu sentimentos aos pais e aos sobrevividos.

    MariaC

    Ao que eu saiba, bombeiros não têm uma planilha esperando a data de vistoriar. O proprietário é que tem de solicitar.Só ele é quem conhece a própria responsabilidade, conhece o próprio negócio e suas portas de saída. Bombeiro é burocrata e recebe o pedido e faz a vistoria.Baseada num projeto.Prefeitura não pode sair fechando portas, pois seria processada por cessação de lucros. A maioria dos estádios também é muito perigosa.Até porque trabalha com multidão e não com lotação. Alguém se importa?

Luiz Moreira

Muito boas as colocações do Tarso. Eu acrescentaria o seguinte: Não existe legislação, nem capacitação, para setores mais diversos, inclusive em indústrias que trabalham com materiais perigosos. As grandes industrias estrangeiras fazem seus manuais de operações onde destrincham cada operação e suas precauções correspondentes. Eu diria que as Universidade e indústrias (e outros setores, como depósitos, etc)deveriam reunir conhecedores de cada setor, gerar estes manuais, isto ser transformado em lei especifica, publicado na INTERNET, e cada estabelecimento fazer um treinamento anual obrigatório. A maioria dos “acidentes”, não são acidentes. São resultado de ações erradas e providências não tomadas. Que o TARSO proponha isto, pois mostrou ter ideia da realidade.

Lafaiete de Souza Spínola

Esse é o nosso Brasil

Depois dessa ocorrência, só de fala na segurança desses chamados centros de diversão.

E a situação de muitos shoppings, de teatros etc.

Aqui em Recife, por exemplo, tive que ir a um grande centro, onde vende todo tipo de produtos oriundos da China. Como não o conhecia, tive que perguntar como subir e como descer os andares, pois tudo está mal sinalizado. A maioria dos produtos é altamente inflamável. Curioso, perguntei a uma atendente onde se encontrava a escada de emergência. Ela, insegura me disse: deve estar, creio, lá no outro extremo. Curioso, mais uma vez, fui à tal porta. Primeiro, a porta que deveria estar fechada, estava aberta, porém, intransitável, com toda escada repleta de caixas de mercadoria. Perguntei a um funcionário, no segundo andar e ele me respondeu: sabe como é meu senhor….fim de ano. Respondi-lhe que a saída de emergência precisa ficar com as portas fechadas para dificultar a propagação das chamas a invasão da fumaça e se ele não tinha medo de morrer, assim. Ele me me respondeu: é a vida….o que posso fazer. Curioso, novamente, perguntei-lhe: Outras pessoas nunca lhe fizeram essas perguntas? Ele respondeu: não me lembro, creio que o senhor foi o primeiro. Três semanas depois, tive necessidade de retornar ao recinto e tudo continuava como naquele dia. Curioso, agora, perguntei a alguns vendedores, no recinto, se não tinham medo de trabalhar num recinto tão fechado, com tanto material inflamável, até entre as escadas rolantes e a resposta de cada um(a) foi: Nunca pensei nisso…

Num país sem investimento na EDUCAÇÃO, as pessoas morrem e tudo continua como uma fatalidade.

E quando falo em educação não é esse arremedo, esse faz de conta.

    leia

    Lafaiete, o que voce fez está corretíssimo, só discordo de uma coisa, voce näo cobrou , ou melhor näo denunciou o caso às autoridades competentes. Faca isso, pois assim quem sabe voce poderá estar contribuindo com aqueles que näo tem essa mesma capacidade de raciocínio, e frequenta este shopping correndo o risco de vida. Näo só denunciar, mas cobrar e acompanhar para ter a certeza de que as autoridades “competentes” estäo mesmo verificando o caso. Assim é exercer o direito da cidadania.

Demetrius

Vamos as “coincidências”

Fato 1
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1222679-fogo-em-boate-produziu-o-mesmo-gas-usado-por-nazistas-diz-medico.shtml

Fato 2
27 de janeiro, dia da tragédia, é comemorado o Dia Internacional em Memória as vítimas do Holocausto

Fato 3
Na segunda-feira, 28 a rede bobos de televisão exibiu o filme do Cazuza, O Tempo não Para, onde no início o cazuza canta uma música com a seguinte letra:

Were at the best place around
But some stupid with a flare gun
Burned the place to the ground

Smoke on the water, fire in the sky
Smoke on the water

Os fatos estão aí, para quem acredita em fatalidade e para quem não acredita no acaso.

O que fica disso tudo é a dor dos pais, irmãos e amigos dos que lá morreram.

    LEANDRO

    Meu Deus..como ninguém reparou nisso..tava na cara….kkkkkkk…tem mais, no dia 27 de janeiro nasceu Amadeus, a banda Bee Gees faz seu primeiro show nos Estados Unidos, Vietnã do Norte e Estados Unidos firmam em Paris um tratado para o fim da guerra do Vietnã, França estabelece relações diplomáticas com a República Popular da China, etc…

    Demetrius

    É Leandro, se incomode com estes fatos.

Deixe seu comentário

Leia também