STF: Término do julgamento pode coincidir com o segundo turno

Tempo de leitura: 3 min

publicado em 10/10/2012 às 11h30

Término do julgamento do mensalão pode coincidir 
com o segundo turno das eleições

Nesta quarta-feira (10), o relator pode reunir as duas próximas fatias do julgamento

Maria Carolina Lopes, do R7 em Brasília

O relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, começa nesta quarta-feira (10) a leitura do seu voto sobre a próxima parte, a quinta fatia, do julgamento do mensalão. É possível que o ministro reúna em um só julgamento a fatia que trata sobre os petistas que receberam dinheiro do esquema (quinta fatia) com o item que trata sobre  evasão de divisas do publicitário Duda Mendonça (sexta fatia). Se isso ocorrer, o julgamento pode acabar próximo ao segundo turno das eleições, dia 28 de outubro.

Nesta quarta-feira os ministros Celso de Mello e Ayres Britto terminam seus votos sobre a denúncia de corrupção ativa que envolve os petistas José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoino e outros sete réus (quarta fatia). Se as próximas fatias forem unidas, o julgamento termina uma semana e meia antes do previsto, ou seja, na última semana de outubro.

Com isso, Barbosa não assumiria a presidência antes do término do julgamento. O ministro Ayres Britto se aposenta obrigatoriamente no dia 18 de novembro. Barbosa deve ser eleito presidente da corte nesta quarta-feira (10).

Em guerra com colegas, Barbosa está a onze dias da eleição para presidente do STF

Outro cenário



O plenário tem levado, em média, quatro sessões para votar cada fatia. Nesse ritmo, se não houver o agrupamento das fatias cinco e seis, a etapa das sentenças será concluída somente  perto do dia 10 de novembro, já após as eleições. Além disso, depois dessa fase, os ministros ainda vão entrar na contagem das penas. 

Com a complexidade do julgamento, em que um réu é condenado por vários crimes e mais de uma vez, a expectativa é que o plenário leve duas semanas para debater as penas.

Por isso, o ministro Marco Aurélio tem receio que o julgamento termine já com o relator do mensalão na presidência.

— A cada dia que passa, receio que não haja a proclamação do veredito com o atual presidente. Nos termos de organização, não seria interessante o presidente ser também o relator, principalmente na fase de fixação das penas. Isso seria ambíguo.

A preocupação de Marco Aurélio é justificada não só pelo acúmulo de funções, mas também pelo perfil de Joaquim Barbosa. Na semana passada, o relator protagonizou duas divergências. Uma com o revisor do processo, Ricardo Lewandowski, por causa de diferenças em seus votos.

Depois, Barbosa discutiu pelos jornais com o próprio Marco Aurélio. O motivo foi justamente a presidência do STF. 

Em entrevista, Marco Aurélio disse que um presidente deve ser um “algodão entre cristais” e não “metal entre cristais”.

Barbosa chegou a divulgar nota respondendo a Marco Aurélio e insinuou que o colega ocupa o posto de ministro do Supremo por causa do seu parentesco com o ex-presidente Fernando Collor, que o indicou para a vaga. “Jamais me vali ou tirei proveito de relações de natureza familiar”, disse Barbosa no comunicado.

Em nove anos de Supremo, Barbosa coleciona discussões com Lewandowski, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Cezar Peluso e Eros Grau, este já aposentado.

Leia também:

Bia Barbosa: Dilma não comparece à reunião da SIP; diretor do Grupo Estado compara-a a Collor

Emiliano José: O pesadelo interminável do urubu

David Leigh: Uma taxa mensal para sustentar os jornais

Bia Barbosa: SIP elege Equador e Argentina como alvos principais

Janio de Freitas: A mentira da mesada de Roberto Jefferson

Comparato: Pretos, pobres, prostitutas e petistas

Rosane Bertotti: Lula e Dilma, muito a desejar na área da comunicação

Altamiro Borges: A SIP vai condenar a censura à Folha Bancária?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

As entrevistas de Fernando Haddad e José Serra ao SPTV « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] STF: Término do julgamento pode coincidir com o segundo turno […]

Câmara aprova os 10% para a educação « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] STF: Término do julgamento pode coincidir com o segundo turno […]

As entrevistas de José Serra e Fernando Haddad à CBN « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] STF: Término do julgamento pode coincidir com o segundo turno […]

José Maria Pimenta

Será que esse pessoal não percebeu que esse julgamento ridículo do mensalão não produziu nenhum efeito sobre o eleitorado no primeiro turno e com certeza tambem no segundo turno??????????????

Abelardo

Depois de conseguir condenar o PT, depois da absurda transformação de fazerem crimes comuns ser julgados em foro privilegiado, depois de alguns ministros fazerem do tribunal um berçário, depois de alguns ministros promoverem constrangedoras cenas destempero entre eles e depois de várias disputas de prestígio onde pareciam que estavam preocupados em mostrarem, para a telinha, quem seria o mais inteligente entre todos. A mídia e a elite conservadora se horrorizaram ao constatar, após os resultados da votação no 1º turno, que os eleitores não se influenciaram nem um pouco com o julgamento do dito mensalão (que não se provou) e deram o recado vigoroso: Ninguém mais conseguirá confundi-los e/ou influenciá-los como faziam antes. Gritaram bem alto e disseram para mídia e elite conservadora: Estamos mais maduros e nós mesmos seremos nossos próprios formadores de opinião. Portanto, para os aproveitadores, só resta o desespero dessa uma última tentativa para que o desastre fique menos trágico do já está. A recente inversão na ordem do julgamento faz com que cúpula do PT e o Ministro José Dirceu (troféu vivo) tenham seus vereditos finais divulgados em datas bem próximas a data do final do julgamento. Que grande coincidência essa. Ainda assim, tudo isso provou, que pelas atitudes lastimáveis adotadas, desde o início do julgamento, esses aproveitadores conseguiram a proeza de saírem mais fragilizados e desacreditados do que já estavam. Muito mais que um tiro no pé, muito mais que recalque, muito mais que ciúme e muito mais que inveja,eles incorporaram a estupidez e a burrice ao acharem que ainda ganham alguma coisa no grito ou na manipulação. Ótimo que as datas coincidam, porque após o resultado do 2º turno será jogada mais uma pá de cal sobre a cova rasa da Casa Grande.

Geysa Guimarães

Excesso de coincidências só leva a pensar em esquema com antecedência.
Por riba de moá, só tucanosserras daqui deste minicípio porque não tenho saída (por enquanto!).

    Conceição Lemes

    Geysa, continuo nos mesmos telefones e e-mail. bjs

    Geysa Guimarães

    Que ótimo! Obrigada, Conceição, ainda há pouco falei de você para a Priscila Presotto na minha página do FB, sua orelha não ardeu?

    Conceição Lemes

    rsrsrsrs, não. Beijo

Fabio Passos

Vergonha.
Condenando cidadãos sem provas com um calendário descaradamente eleitoreiro
O stf é definitivamente um tribunal de merda.
Bonecos do PiG.

paulo roberto

Talvez, nem todas, mas, com certeza, as penas do Dirceu e do Genoíno serão divulgadas antes das eleições.

Vlad

O certo era eles seguirem a orientação do Lula e deixarem prescrev…, digo, para depois das importantísimas eleições para vereador e prefeito.

E se não bastasse essa perseguição toda do STF, a Justiça Federal de Minas condenou Genoíno e Delúbio por falsidade ideológica.

Crápulas!

    abolicionista

    Vamos torcer para que, no prosseguimento das investigações, eles também condenem os políticos do DEM e do PSOL envolvidos na CPI do Cachoeira.

Maurício

Uma sugestão para o Barbosa: dá 8 anos de cadeia para todo o mundo e estamos conversados. Dessa maneira, na sexta-feira da próxima semana estará tudo terminado, conforme o combinado com a TV Globo.

Mariac

Temos que aprender – a passos largos – com o inimigo, essa união.

Mariac

A Direita trabalha unida. Precisamos aprender com o inimigo.
E a passos largos.

Jorge

Virou zona. E os caras e as caras não estão mais procurando esconder absolutamente nada. Agem como se dissesem “Suprema Corte, ame-a ou assuma a responsabilidade pela sua rebeldia”.

Eu nunca trabalhei tanto por uma candidatura quanto a de Haddad. E já tenho uma frase na cabeça para o caso da vitória desse candidato.

Lula, O Gigante, derrota o PIG, 9 PIGmeus e o prevaricador-mor da República.

Simonebh

…E assim caminha a falta de Humanidade!…

Gerson Carneiro

Uma coisa que notei com meus zói de lince:

“@STF_oficial AP 470: Voto do presidente do STF conclui análise de evasão de divisas e lavagem no item VII” Tue Oct 09:15

O STF chamava de “Mensalão” (mas só até as condenações do Dirceu e Genoíno), agora chama de “Ap 470”.

Marco Aurélio Mello: “A ditadura militar de 1964 foi um mal necessário” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] STF: Término do julgamento pode coincidir com o segundo turno […]

Sergio Costa

Julgamento terminará com as penas sendo lidas ao vivo no JN na 6a feira antes da eleição ou alguns dias antes,para municiar a propaganda dos aliados do PIG.

Deixe seu comentário

Leia também