Celso Vicenzi: Sobre a omissão de alguns artistas que agora combatem a censura quando era hora de repelir o golpe

Tempo de leitura: 4 min

Da arte de não se omitir

Por Celso Vicenzi, via e-mail

Sobre os vídeos da campanha #342ARTES, com depoimentos de artistas brasileiros de várias áreas, gostaria de dizer que a gente divulga, sim, e se solidariza com essa luta, mas onde estavam essas — e tantas outras — pessoas quando a democracia começou a ser atacada?

Quando pessoas começaram a ser execradas sem direito à defesa, linchadas em capas de jornais e revistas, em emissoras de rádio e televisão?

Quando ficou claro que boa parte das pessoas foi às ruas não para combater a corrupção, mas apenas para fazer desse mote a alavanca para derrubar um governo eleito legitimamente?

Onde estavam quando calaram diante de vozes que defendiam tortura, estupro, pena de morte?

De religiosos fundamentalistas, de empresários gananciosos, de políticos igualmente corruptos, de magistrados que usam de dois pesos e duas medidas?

De defensores do “bandido bom é bandido morto”? Desde que seja pobre e de preferência negro, claro!

Boa parte dos artistas, que tanta empatia possui com a população, e tantos outros brasileiros que ocupam funções importantes no imaginário do país, calaram, foram omissos, não levantaram a voz para protestar contra um golpe tramado com toscos argumentos.

Talvez na vã esperança que uma ditadura (principalmente por não ser militar), logo poria as coisas novamente em ordem e o país voltaria a crescer. Dessa vez, livre de petistas e de tudo o que eles — bem ou mal — representaram na esperança dos mais empobrecidos.

Porque, embora seja difícil para cada um admitir, eram reféns do preconceito, no íntimo de suas almas, que atribuíam aos mais pobres todas as mazelas que conhecemos (não eram os nordestinos que não sabiam votar e deram — embora o argumento seja incorreto — mais uma vitória à Dilma?).

Como se este país não fosse comandado, desde a chegada de Cabral, por privilegiados soberanos, com ou sem nobres coroas sobre suas cabeças, mas com os bolsos forrados com o dinheiro da miséria de milhões, e sem vontade nenhuma de refletir sobre os mecanismos que geram uma sociedade rica e tão desigual.

Boa parte dos artistas — como de resto da parte mais privilegiada da sociedade, é preciso reconhecer — que agora vê o chicote estalar no próprio lombo, pouco tem contribuído — para além de sua arte — como cidadãos e cidadãs, para denunciar a pobreza, o regime de castas, as injustiças que marcam a história do país.

Poucos se dispõem a um enfrentamento mais direto contra um sistema desigual, perverso, que violenta a dignidade da maioria da população.

Apelos pontuais, campanhas filantrópicas não mudam essa correlação de forças.

Ou a classe média e os mais privilegiados num país com as características do Brasil encaram essa luta sem olhar apenas para o próprio umbigo ou continuaremos a ser o que sempre fomos: um país racista, preconceituoso, cheio de regalias classistas, que tem ódio de pobre e sem coragem e vontade para lutar pelas reformas basilares que poderiam fazer desse nosso chão o lugar ideal para se erguer um grande país, soberano justo e solidário.

Eu gostaria de ter visto e ouvido toda essa defesa contra o retrocesso, o discurso do ódio e da intolerância, quando a democracia brasileira foi atacada por um golpe jurídico-midiático-parlamentar-policial-empresarial.

Mas naquele momento, calaram. Poucas vozes — entre tantos artistas — se ergueram para tentar deter o que já se sabia que viria, se não houvesse resistência ao golpe.

Um misto de ingenuidade, preconceito e garantia de privilégios de classe talvez explique essa omissão.

Sim, eu vou cerrar fileiras nessa luta contra a volta da censura. Contem comigo!

Eu também sei o quanto a educação, a cultura e a arte são fundamentais na construção de um país mais humano e civilizado e que boa parte dos artistas brasileiros estiveram na linha de frente para denunciar a ditadura militar de 64.

Principalmente quando as perseguições, as mortes e as torturas atingiram pessoas da classe média.

Porque restabelecida a democracia no país, as perseguições, as mortes e as torturas continuaram contra as classes mais pobres, na periferia e nos porões do sistema carcerário brasileiro, sem que recebessem de nós a solidariedade que destinamos aos bem nascidos.

A pauta, portanto, nesse novo momento de tentativa de resistência ao novo modelo de golpe, não pode ser tão somente para usufruto da mesma classe média que não acolhe os mais necessitados e pouco faz para trazer milhões de pessoas à margem da cidadania para o que há de melhor na educação, na cultura e na arte, seja como protagonista, subindo aos palcos, seja como espectador, nos teatros, nos cinemas, nos museus, nas galerias, nos espaços em que ela está presente.

Porque quem tem fome e não tem casa e emprego, está expulso desse banquete lúdico, mágico e transcendente.

Pouco sobra de si e de sua luta pela sobrevivência diária, para dispor de tempo e motivação para saciar a sede de conhecimento e usufruir de um prazer desconhecido: o de ser reconhecido como um cidadão, uma cidadã, não como párias, olhados com repulsa, desconfiança e nenhuma empatia por quem não se irmana em sua dor e é (quase) indiferente ao mal que essa gente padece, a de ter nascido em uma sociedade que empodera poucos, às custas da exploração do trabalho de muitos.

Senhores de escravos — ontem e hoje — que mal destinam à maioria dos brasileiros o suficiente para o sustento de cada trabalhador e de sua família.

Que todo esse retrocesso, esse ódio à pobreza, mas também à inteligência, sirva para que compreendamos que não podemos ser ilhas de civilização em meio à barbárie.

Ou queremos construir um país para todos, ou então, como escreveu certa vez o poeta Affonso Romano de Sant’Anna, seremos apenas um “ajuntamento” de pessoas.

Da pior espécie que se pode imaginar para conviver.

Leia também:

Bolsonaro bate continência à bandeira dos Estados Unidos


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Denner

Artistas ou oportunistas
Salvo raras encecoes são um bando de puxa-saco do psdb. Vivem pendurados no saco da direita.

edson borges

Bom, o golpe que sucateou a Petrobras,, o Rio São Francisco que foi uma enorme mentira, os fundos de pensões da estatais, Pasadena, Odebrecht, JBS e afins foi algo digno de uma quadrilha bem orquestrada por políticos ou artistas?

Ramon

Concordo plenamente. O depoimento da omissa Fernanda Montenegro, está vindo agora depois que a ditadura de Temer a ameaça e os seus amigos-artistas-canastrões da Globo golpista.

Mark Twain

Ia ser muito divertido ver o Marcelo Serrado censurado e preso pelo Sergio Moro.

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

farnanda montenegro,você deveria estar pedindo a volta da dilma,você esta no movimento errado,vocês artistas a única coisa que vão conseguir,é rebaixar ainda mais,porque não serão ouvidos,a situação que nos encontramos,só uma ditadura militar para dar jeito.

    Mark Twain

    O Julio Cezar é mais uma viúva robô da ditadura que primeiro bebe muita cachaça e depois posta coisas desconexas.

Deixe seu comentário

Leia também