Lula faz discurso de candidato em Porto Alegre e diz que só a morte vai tirá-lo da política; para Dino, 3 a 0 “é quase impossível”

Tempo de leitura: 3 min

Da Redação, com fotos de Ricardo Stuckert, Viomundo e Mídia Ninja

Na estimativa mais otimista, a dos organizadores, havia 70 mil pessoas na Esquina Democrática, em Porto Alegre.

Certamente, eram milhares. Bem mais do que a centena que se reuniu numa esquina da avenida Paulista, em São Paulo, para pedir a prisão do ex-presidente — numa fotografia sintomática da decadência dos patos.

“Só uma coisa vai me tirar das ruas desse país e será no dia que eu morrer. Até lá estarei lutando por uma sociedade mais justa. Qualquer que seja o resultado do julgamento, eu seguirei na luta pela dignidade do povo desse país”, afirmou o ex-presidente Lula na véspera do julgamento de seu recurso junto ao TRF-4, na capital gaúcha.

A expectativa é de que o tribunal confirme a sentença do juiz Sérgio Moro, de mais de nove anos de prisão no caso do triplex de Guarujá, por 3 a 0.

“Não vim aqui pra falar do meu processo, primeiro porque tenho advogados competentes que já provaram minha inocência, segundo porque acredito que meus juízes vão se ater aos autos do processo. Eu vim aqui falar de esperança, de sonhos. Vim falar da soberania nacional”, afirmou Lula, dando ao discurso um tom de campanha eleitoral.

Ele chegou a confirmar cinco destinos numa caravana que pretende fazer ao Rio Grande do Sul, em fevereiro: São Borja (terra de Getúlio Vargas), Bagé , Santa Maria, Livramento (onde pretende se encontrar com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica) e Porto Alegre.

Em resumo, a mensagem de Lula foi: serei candidato ao Planalto independentemente da decisão do TRF-4.

Para o governador do Maranhão, Flávio Dino, juiz federal de 1994 a 2006 e mestre em direito constitucional, uma decisão de 3 a 0 contra Lula, o que reduziria os recursos disponíveis à defesa, é “quase impossível”.

Se o resultado for 2 a 1, a defesa pode interpor embargos infringentes, além dos de declaração.

No twitter, Dino escreveu: “Em um julgamento complexo, apreciando uma sentença fraca, baseada em meros indícios não convergentes, é quase impossível um resultado de 3 a 0 em todos os aspectos. Só se houvesse combinação prévia, o que não parece ser o caso”.

Depois do discurso, o ex-presidente retornou a São Paulo, enquanto milhares de pessoas marcharam até o acampamento da democracia, em Porto Alegre, onde farão vigília.

Mais cedo, Lula celebrou a nota de apoio recebida do PSB, que lê:

“Considera-se que o tribunal político mais adequado em uma democracia é o voto popular, em eleições livres — avaliação essa que é comum, no presente caso, à maioria das forças políticas responsáveis, independentemente de seu espectro ideológico. Cabe observar, ainda, que uma solução política, por meio das urnas, que se viabilize respeitando de modo estrito a legalidade, é condição necessária para que o País supere a crise política que vivencia há pelo menos três anos”.

Lula também recebeu, em carta, apoio da Associação Americana de Juristas:

Leia também:

Margarida Lacombe: Moro inventou o conceito de “propriedade atribuída”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alves

Infelizmente, é preciso concordar com Dino. No mínimo, Lula será absolvido por 2 a 1. E a campanha presidencial do ex-chefe do executivo federal começou hoje. Sinceramente, não consigo entender o motivo que levou Moro a condená-lo, logo ele que já absolveu o próprio ex-presidente em outra acusação do MPF por falta de provas!

Não há dúvidas de que a sujeira que o PMDB, PSDB e PT criaram ao longo desses anos de pseudodemocracia resulta nesse quadro de horror em que estamos. Lula, FHC e cia. acabaram com esse país e, agora, Temer quer fechar a tampa do caixão de todos os brasileiros.

O Brasil precisa ser redescoberto. Com essa classe corrupta na política, não há país que sustente tanta roubalheira.

Cazzete

O Golpe contra a Dilma tem 4 objetivos:
1 – Tornar a mão-de-obra brasileira tão barata quanto a indiana
2 – Destruir o valor dos ativos brasileiros para serem comprados a preço de banana pelas empresas dos EUA
3 – Tirar o Brasil do esquema China-Rússia de abandono do dólar como moeda de reserva
4 – Fazer o Brasil voltar a ser apenas uma colônia de exportação de matéria-prima e produtos agrícolas

Como não podem entrar aqui e bombardear tudo como fazem no OM e Norte da África, simplesmente colocam representantes seus no poder por meio do chamado “golpe branco” e esses representantes passam então a fazer o que é necessário a venda dos ativos latino americanos às empresas dos EUA.
E não pensem que seja só aqui.
Na Europa, os EUA estão processando tudo quanto é empresa para que depois do pagamento de multas essas fiquem fragilizadas e possam ser tomadas por empresas murikanas. Claro que esses processos todos são julgados por juízes murikanos.

https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Em-nome-da-lei-americana-u226/4/39034

“Empresas europeias pagaram cerca de US$ 40 bilhões à justiça dos EUA, nos últimos anos, decorrente de multas por desrespeito a sanções estabelecidas por Washington contra determinados Estados, ou seja, o poder imperial norte-americano desenvolve mecanismos cada vez mais eficazes para aplicar suas leis fora do próprio território.A evolução das tecnologias e a financeirização da economia deram a Washington os meios técnicos para levar a cabo essa ofensiva ideológica.”

Sebastião Farias

O que não consigo entender, é a ingenuidade do Poder Judiciário do Brasil, de deixar as coisas chegarem onde chegou e, onde, condenado ou inocente nesse julgamento, o Ex-presidente Lula, o Réu, sem dúvidas, na consciência do povo, ficará para sempre lembrada e registrada para a história: A Justiça Parcial e Injusta Brasileira.
É pertinente que todos os cidadãos brasileiros, não falo de petistas, esse, não é o caso mas, de todos nós que acreditamos neste abençoado país, o Brasil, usemos com responsabilidade e respeito, essa oportunidade que Deus nos proporcionou para que a justiça imparcial seja feita e, deem visibilidade à população e às midias nacional e internacional, para que vejam, conheçam nossa situação de luta e, assim, possam, por solidariedade, tomarem uma atitude simpática e de defesa, da causa legítima do povo brasileiro,
tentando resgatar a Democracia no Brasil, o estado de Direito e de exigir um Julgamento justo para o Ex-Presidente Lula, amparado na CF e nas leis em vigor e, conduzido de forma imparcial.
Sem dúvidas, essa movimentação popular, como produto da unidade e da vontade de forças sociais, políticas e populares que mudarão os rumos da história, deveria ainda, nessa oportunidade, trazer a tona e passar a discutir com responsabilidade, os principais problemas que afligem na atualidade, a nação e o povo brasileiro, impedindo a sua fraternidade e bem-estar geral como: i) A intervenção histórica, indevida e injusta de grandes grupos de comunicações na desestabilização da ordem democrática, do estado de direito, da política, da economia, do progresso social e agora, da instabilidade jurídica, nacionais; ii) A urgente criminalização das mídiospropinas existentes, representadas por utilização privilegiada de espaços de uma concessão pública do povo brasileiro, os meios de comunicações e mídias, para por seus interesses pessoais, premiarem pessoas e/ou autoridades, protegidos e simpatizantes aos seus projetos de dominação e, tratarem de forma desigual e atacarem impunes, como relata a própria imprensa e mídias independentes, reputações de quem não simpatizam ou a eles se opoêm, além de tentarem cooptar a inteligência e a consciência das pessoas e trabalhadores, a concordarem passivamente, com perdas de direitos adquiridos por lei e com prejuízos trabalhistas, previdenciários, econômicos, sociais, etc, como mostram como resultados científicos de sua exploração desumana, as desigualdades que só aumentam, conforme os linksinks abaixo:
Apelamos a todos os cidadãos brasileiros, estudantes e gaúchos brasileiros, que tenham noção da importância desse valores para si e para suas famílias, que se solidarizem e se façam presentes fisicamente, nesses movimentos populares e, com outros movimentos que virão, até o Brasil e seu povo, resgatarem seu valor e o reconhecimento respeitoso, novamente, junto a comunidade mundial.
Aos idosos e todos àqueles que por quaisquer impedimentos fisicos não possam comparecer fisicamente, que usem as redes sociais e não se omitam nesse momento de se manifestarem, sua participação também, é fundamental, principalmente, como resposta no futuro, nós momentos quando seu neto, bisneto, etc, lhe perguntar: “naqueles dias de luta , vovô/Vovó, qual foi sua participação, para que o povo brasileiro resgatassem seus diretos democráticos e lutassem por uma justiça igual para todos e imparcial, como dispõe a CF?”
Deus salve o Brasil!!!!! ACREDITEM! Vocês são muito importantes para a VITÓRIA da DEMOCRACIA.

VEJAM o resultado da exploração humana pelos mais ricos, no mundo e no BRASIL, gerando miséria e desigualdades:
https://www.conversaafiada.com.br/economia/400-mil-desempregados-em-dezembro-a-escravidao-voltou ;
http://www.tijolaco.com.br/blog/5-por-100-milhoes-balanca-da-riqueza-no-brasil/ ;
https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economia-e-negocios/mais-de-80percent-da-riqueza-do-mundo-ficou-com-1percent-da-popula%C3%A7%C3%A3o-diz-relat%C3%B3rio/ar-AAv0EVr?li=AA5a49&ocid=spartandhp&fullscreen=true#image=1 ;
https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economia-e-negocios/cinco-bilion%C3%A1rios-brasileiros-concentram-renda-de-metade-da-popula%C3%A7%C3%A3o-mais-pobre-do-pa%C3%ADs/ar-AAv0MGY?ocid=spartandhp

Francisco de Assis

As referências a São Borja e à luta até a morte deve ter feito arrepiar os cabelos do orifício dos bandidos da Globo, que recordam muito bem o que o povo fez em 1954, quando identificou os assassinos de Getúlio.

Deixe seu comentário

Leia também