Serra: É tudo uma questão de imagem

Tempo de leitura: 3 min

Eu, Azenha, tenho dito que é triste ver o domínio completo do marketing eleitoral sobre os candidatos. Onde andou a política aos longos dos quase oito anos de governo Lula? Notem, agora, como José Serra acredita que tudo não passa de uma questão de imagem, não das propostas concretas adotadas pelo PSDB quando esteve no governo federal:

Serra quer mudar imagem do PSDB

Na TV e na campanha de rua, o candidato pretende combater a visão de que o partido é elitista e pouco preocupado com os pobres

11 de agosto de 2010 | 0h 00

Christiane Samarco / BRASÍLIA – O Estado de S.Paulo

Não é com a “cara do PSDB” que o candidato tucano a presidente, José Serra, vai se apresentar na entrevista desta noite ao Jornal Nacional da TV Globo e no programa eleitoral gratuito, na semana que vem. Serra quer que o PSDB tenha a cara dele na disputa presidencial – e não o contrário.

Em reuniões com a coordenação da campanha, Serra e seus conselheiros avaliaram que, no embate com o PT, a acusação de representar um partido que defende menor presença do Estado na economia não é o que mais pesa. O problema maior é a imagem supostamente elitista do partido que, na avaliação dos tucanos, não bate com o discurso nem com o perfil do candidato.

Diante disso, a ordem é reforçar a linguagem e a imagem de candidato distante da figura elitista. Seja no programa eleitoral ou na campanha de rua, o certo é que Serra vai bater bumbo naquilo que considera suas melhores marcas: os medicamentos genéricos, o seguro-desemprego, o perfil antifinancista, a defesa contundente da educação e da saúde públicas de qualidade e de empresas estatais postas a serviço da sociedade, e não de partidos políticos que se aboletam nos cargos os seus aliados.

Os tucanos entendem que Serra é “uma marca popular muito forte”, forjada ao longo da própria trajetória política e administrativa dele, e querem reforçar isto no horário eleitoral. Os estrategistas da campanha trabalham para descolar o candidato dos pontos negativos que pesariam sobre a imagem do PSDB e, assim, fazer valer as marcas pessoais do próprio Serra.

Os tucanos acreditam que os adversários estão patrocinando uma ofensiva para convencer o eleitorado das camadas mais carentes de que, assim como o presidente Lula, Dilma Rousseff é a candidata do povo e Serra, da elite. Temem a estratégia porque acham que ela pode chegar às ruas com facilidade.

É precisamente por isso que o tucanato considera a acusação de governar para os ricos como “a mais grave entre todas as marcas distorcidas” que pesam negativamente sobre a imagem do PSDB. Bem pior e mais nociva do ponto de vista eleitoral do que a pecha de “neoliberal”, “conservador” ou “privatista”.

Comparações. As comparações entre a gestão Lula e o governo Fernando Henrique não preocupam. Dizer que o PSDB não sabe governar e que foi privatista não é considerado problema porque suscita um debate que não “encontra eco” na rua. É a discussão elite versus povo que alarma os tucanos porque tem potencial para gerar desconfiança no eleitorado mais pobre, que depende dos programa sociais do governo Lula e teme um sucessor que “governe para os ricos”.

É por isso que Serra insiste no discurso de não dividir o Brasil entre ricos e pobres e em enfatizar os programas que fez em benefício dos mais carentes, tanto no governo como no Congresso. Os tucanos acreditam que os projetos que Serra apresentou quando foi deputado ou senador – como participação na criação do FAT – são importantes porque desmontam a imagem do constituinte competente que só trabalhou por São Paulo.

Os partidários de Serra não se assustam quando o PSDB é apontado como partido ligado aos bancos, que usou dinheiro do contribuinte para socorrer banqueiros, fazendo o Proer. Dizem que os banqueiros não “morrem de amor pelo Serra, ao contrário”, e que, do ponto de vista da elite, o deputado Antonio Palocci (PT-SP), que coordena a campanha petista, representa mais esse segmento do que Serra.

Um dirigente tucano admite que vários integrantes da cúpula partidária, como o senador Tasso Jereissati (CE), o ex-deputado Márcio Fortes (RJ), e o ex-secretário municipal Andrea Matarazzo têm a cara do PSDB e são da elite, mas insiste que “Serra não é”. E provoca: “Quem é popular no PT é o presidente Lula. O Aloizio Mercadante, a Marta Suplicy e o Eduardo Suplicy são a pura elite paulista”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ed.

O trololó é tão pouco inteligente que declara que não entende o sotaque de outros estados…
Só entende Moóquês!…
Tem que começar mudando a dele, o que é uma missão indigesta…

Geysa Guimarães

Não sei porque ainda dão corda aos trololós do Zé Chirico. Ou Hannibal Lecter, o canibal feito pelo Antony Hopkins.

Marcelo de Matos

Vejam o que diz Mauricio Stycer hoje no UOL, na matéria Análise: Entrevistas com candidatos interessam mais ao "Jornal Nacional" do que à eleição: "Eleição é um exercício de convencimento, não de discussão de ideias – saber vender o peixe é muito mais importante do que o peixe em si. Se o candidato foi simpático ou não, se olhou para a câmera ou para os entrevistadores, se parecia calmo ou nervoso, se escolheu as cores certas para a roupa – tudo isso é mais importante do que suas ideias e propostas. A atenção que se dá aos erros, exageros e mentiras dos candidatos seria útil se ajudasse o eleitor a formar uma opinião sobre o grau de preparo e o caráter de quem pede o voto. Mas, bem adestrados, eles cometem cada vez menos deslizes, o que explica o destaque desproporcional dado a certas bobagens (caso da confusão que Dilma fez ao colocar a Baixada Santista no Estado do Rio).

leonel

Azenha não vou opinar, mas lhe pedir um um texto sobre as patadas do JN na dilma e as caricias, pra min foi quase uma orgia com serra.

ferrera13

E o que a massa catanhêde vai dizer disso?

Será que ele consegue mudar o que construiu ao longo de sua trajetória política?

Por onde quer que vá, há sempre um batalhão de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas (todos do PIG) a lhe bloquear o caminho para deixar a impressão de que não consegue caminhar sozinho de tão popular que é.

Eu proponho Azenha, Conceição e amigos, que coloquemos várias fotos em pares: de um lado o tucano que se apropria da autoria de Leis aprovadas no CN e do outro Dilma Rousseff, para que possamos fazer uma avaliação de como é o comportamento dos eleitores com seu escolhido.

Será que vamos ver o povo na foto do candidato DEMOtucano?

Refazendo a pergunta: será que veremos fotógrafos, jornalistas e cinegrafistas do PIG a bloquear o caminho da Dilma Rousseff?

Posso afirmar que nesse caso não é questão de imagem, mas de comportamento.

Guanabara

Grande Goebbels….

Marcus

É a discussão elite versus povo que alarma

O Estadão finalmente abaixou a cabeça e entendeu: a luta de classes não morreu!

Bonifa

Ele bode bufar, bufar e bufar, mas a imagem dos tucanos não mudará.

Marcus

hahaha … me poupe.

Saúde e educação de qualidade??? Olhe para São Paulo!

A pior educação do Brasil. Serra bate nos professores com cacetete! Essa é a visão de Serra: professor é vagabundo.

Saúde??? Não contente com as filas na saúde, Serra privatizou parte dos hospitais públicos, ou seja, saúde deve ser lucrativa.

Segurança, nem se fale. PCC já faz negócios internacionais: México, Paraguai, Bolívia… por aí vai.

E a última: Serra não é PSDB??? Quem então é o PSDB???

Conceição Oliveira

Serra só esqueceu de treinar mais no espelho sua aproximação com os mais pobres: andar na lama do Jardim Romano, não achar que bolivianos são traficantes, e que camisinha chinesa é fedida. Depois tem de avisar seus próprios cabos eleitorais, seus eleitores por falta de um candidato como Demóstenes.

Acompanho de perto os tweets de cerca de 150 contas, incluindo figurinhas carimbadas das mídias digitais, imprensa amiga da campanha e outros. É um festival de agressividade gratuita, preconceito de toda ordem, mas o indisfarçável preconceito de classe está entranhado.

    Rafael O Silva

    Falou tudo mocinha!!!
    Parabens pelas entrevistas aqui no blog!
    Tem que ser assim na campanha: mostra o que foi falado nos oitos anos ( bolsa esmola, prouni que nao serve, etc e tal).
    Posso surgerir uma pauta: Participo da pastoral da juventude da igreja catolica e estamos numa campanha chamado " Em marcha contra o exterminio e a violencia contra os jovens". é uma campanha nacional em que denunciamos a violencia e o extermino de jovens no brasil. No inicio da campanha, infelizmente, tivemos o padre que nos assessora, Gisley, que atuava no distrito federal, assasssinado! e estamos com várias instancias da juventude promovendo esse dabate que passa por alguns eixo, um inclusive é o monitoramento da midia do que fala e diz sobre a violencia da juventude. Esse ano é ano da marchas esttaduais e ano quem vem a marcha nacional. Venho dizer isso porque a juventude hoje morre mais que mata e isso envolve até a saúde, devido a gastos que termos com cuidado, violencia no transito tb.
    Tenho os contatos de nossas lideranças locais para mais informações ou no site
    http://www.juventudeemmarcha.org
    Abraços
    Rafael

Helcid

Putz !! Ele passou a vida toda se preparando para responder isso?

Não sei se choro ou se acho graça.

Meu Deus !!!

E eu achava que Jânio Quadros é que era louco.

Jairo_Beraldo

Estranho mesmo é que ninguém venha perguntar a opinião do Zé sobre qualquer assunto que requer inteligencia. Qualquer resposta que desse, seria pego na mentira. Se fala que concorda, se dá mal com a direita. Se fala que discorda, se dá mal com a esquerda. Se fala que em assuntos de outros países ele não poderia meter o bedelho, como justificar as besteiras que fala o tempo todo sobre o Irã, a Bolívia, a Venezuela e a Colômbia? Esse Zé está mais para mané! Eh, Zé!

robledo

Serra poderia primeiro conhecer o Brasil e para de falar tolices e de ser covarde e responder as perguntas que lhe fazem. Isto é postura de dono de cassino e não de um candidato que quer ser presidente.

Fabio_Passos

Prá descontrair…

"Saúde, educação e segurança são como três órgãos do corpo humano: coração, fígado (é…), intestinos."
josé uribe serra

É verdade.
E o josé "berlusconi" serra não tira os intestinos da cabeça.

Fabio_Passos

Por que o psdb não faz uma fusão com o ex-pfl?
Cara de um… focinho do outro.

Paulo1

Todos lembram quando o ex governador Serra mandou o porrete nos professores. O tucano náo negocia com professores e policiais e ainda náo ampliou os programas sociais do governo federal em seu estado por pura mesquinharia.
Serra representa a elite da velha mídia, das senhoras que váo a daslu com a filha do Alckmin. Agora tenta se maquiar, lembrei quando o Alckimin em 2006 viu que era a cara da elite e tentou mudar para somente Geraldo. Vimos no que deu. Vai ser hilario ver o Serra tentar ser mais humilde. Os pobres quando ver o Lula dizer que sua candidata é a Dilma, adeus Serra.

Polengo

Nossa, esse serra é meu herói.

Ele conseguiu arrumar encrenca com quase todo mundo do partido. Pior que ele talvez só o índio (onde será que ele está, estou com saudades!). Mas, de uma vez por todas, renegar o partido inteiro, essa é magistral.

Cada dia acho que a surra que ele vai levar é maior. Afinal, o Lula conseguiu toda essa popularidade, no mínimo, fazendo o contrário de tudo o que este sujeito vem fazendo.

Deve doer ser tão incompetente assim, não acham?

Donizeti

Realmente, que coisa mais mentirosa falar que os tucanos e Serra não gostam de pobres!

De onde saiu essa informação tão caluniosa ?

Serra adora os pobres, de preferência bem longe dele !

Caso não tiver jeito e tiver que cumprimentar um pobre ( arghh!), porque abraçar está fora de cogitação, ele tem algum assessor por perto com um litro de álcool gél a disposição para limpar a mão bem rapidinho. Que nojo, de pobre eu quero somente o voto, depois quero que o pobre se exploda !

TUCANO SOMENTE SE LEMBRA DE POBRE EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO, POIS 1 VOTO DO POBRE É IGUAL A 1 VOTO DO DONO DO BANCO ITAÚ ! SIMPLES ASSIM !

Carlos

( Parte 1 / 2 )

Valiosos registros de Aloysio Biondi….

Quando eles falam a verdade sobre a economia

A queda da inflação está fazendo a sociedade acreditar que a política econômica é corretíssima, e que a equipe FHC é “diferente”, capaz de corrigir distorções que prejudicam o País. Criado esse clima, há sempre uma dose de desconfiança contra os analistas – caso do autor desta coluna –, que insistem em dizer que os economistas da equipe FHC/Serra estão fazendo as mesmas jogadas que, nas últimas décadas, aumentaram os lucros de poderosos grupos de interesse às custas da classe média e do povão brasileiros.
(…)
Massacre do povo – Esta declaração é do próprio economista Edmar Bacha, assessor especial do Ministério da Fazenda de FHC: “O déficit do Governo federal pode ser controlado na boca do caixa. É só fechar o nariz, fechar os olhos e tapar os ouvidos para a desgraceira à sua volta…”. Estamos entendidos? O sr. Bacha está dizendo que os economistas da equipe FHC/Serra simplesmente seguram a liberação de verbas (boca do cofre) sem querer saber se há bolsistas no exterior que ficam na amargura, pesquisas paralisadas, hospitais fechados, merenda escolar suspensa, miséria e dor. Sem querer saber se o corte de verbas trouxe epidemia de dengue no Ceará, ou a atual epidemia de meningite no interior do Estado de São Paulo, causada pela suspensão das campanhas de vacinação que eram feitas todos os anos. Que importância tem toda essa “desgraceira à sua volta”, se os economistas oficiais, seus filhos, netos, irmãos, pais estiverem bem nutridos, bem vestidos e atendidos em hospitais de luxo, verdadeiros hotéis quatro estrelas?

Lucro para poucos – Muita gente se surpreendeu quando esta coluna explicou que empresas e bancos não estavam perdendo dinheiro com a queda do dólar. Ao contrário: as empresas vêm há anos realizando lucros fabulosos porque basta elas declararem, mesmo mentirosamente, que têm a intenção de exportar e recebem dólares, que os bancos vão buscar no exterior, com “adiantamento” da receita futura, e que o Banco Central troca por reais. Esse adiantamento,

    Carlos

    ( Parte 2 / 2 )

    Esse adiantamento, ou empréstimo, é feito a juros baixíssimos. Assim, as empresas recebem os reais e aplicam a juros altíssimos no mercado financeiro. Veja-se o que diz a respeito ao “Jornal do Brasil” um dos pais do Cruzado, hoje banqueiro e colaborador da equipe FHC/Serra, o economista Francisco Lopes: “o setor exportador (na verdade, qualquer empresa que declare que vai exportar) vem-se beneficiando da ciranda financeira (compra antecipadamente dólares, que são trocados por reais e aplicados no mercado, embolsando juros altos)”.

    Moto-contínuo – E os bancos, o que ganham nessa história? É simples: os economistas ligados aos grupos poderosos decidiram que é preciso “dar incentivos”, prêmios, às empresas exportadoras. Elas pagam juros baixíssimos sobre os dólares que tomam emprestado, e aplicam no mercado financeiro a juros altos. E daí? Acontece que os bancos não iriam sofrer prejuízos ao emprestar a juros baixos, ora, pois. Quem paga a diferença? O Tesouro, claro. A classe média e o povão. A sociedade, que fica sem verbas para outros fins. Parece brincadeira, mas é isso mesmo: os bancos mantêm os juros lá nas nuvens, as empresas recebem juros nababescos ao aplicar o dinheiro do empréstimo. E quem paga a diferença? Todos nós. Incrível! Os economistas brasileiros inventaram um sistema tipo moto-contínuo, para gerar lucros para os grupos poderosos. Às custas do Tesouro, da sociedade.
    (…)
    Em resumo: a grande imprensa, os economistas da equipe FHC/Serra, os economistas/banqueiros, certos analistas muito bem pagos, líderes empresariais que assumem falsamente pose de homens públicos, todos eles sabem muito bem que as análises econômicas predominantes no Brasil são uma grande mentira.
    (…)

    Íntegra em http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article7

    Outros artigos: http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?page=rec

Marcio Gaspar

"o certo é que Serra vai bater bumbo naquilo que considera suas melhores marcas: os medicamentos genéricos, o seguro-desemprego, o perfil antifinancista, a defesa contundente da educação e da saúde públicas de qualidade e de empresas estatais postas a serviço da sociedade, e não de partidos políticos que se aboletam nos cargos os seus aliados." Hahahah. Se for isso!!! Perdeu. Eh melhor mudar o discurso., pois os medicamentos genericos nao foi o Serra o mentor, foi o Jamil Haddad. O FAT( projeto do deputado Jorge Uequed) e o seguro desemprego( criado por decreto presidencial em 1986 no governo Sarney) tambem nao tem nada de criacao do Serra. A educacao em Sao Paulo estah um lixo. Antifinancista!!!??? sem comentarios. Agora se ele for para entrevista com este discurso, e o Willian Bonner elogiar o Serra por estas mentiras, serah muita sacanagem. Apesar que eu ja espero que isso venha a ocorrer. Eh a Globo. ne`

    Christian Schulz

    Sem contar o Cacique Merendinha a colher os louros, discutíveis, do "Ficha Limpa"…

Carlos

FHC: 96 meses na presidência.
Serra: 62 meses como ministro – Planejamento (1/1/1995 a 31/3/1996) e Saúde (31/03/98 a 20/02/02).
Nos outros 34 meses intercalou:
– candidatura a prefeito de Sampa… pelo PSDB…
– presidência da CAE/Senado… pelo PSDB…
– candidatura à presidência da República… pelo PSDB…

Mirabeau Bainy Leal

A empresários paulistas Serra diz: "não tenho propostas, mas tenho disposição"

Serra diz não ter propostas para geração de empregos
José Serra (PSDB), para uma platéia de empresários paulistas, afirmou não ter respostas prontas sobre políticas para geração de empregos.
Foi durante encontro promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), um reduto controlado há anos pelo DEMos.
Quando questionado por uma participante sobre a solução para o desemprego, o demo-tucano não ofereceu saídas:

"Se você me perguntar uma fórmula para isso, agora, não tenho, sinceramente. O que tenho é disposição para enfrentar", declarou.
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

Vera Pereira

"Onde andou a política aos longos dos quase oito anos de governo Lula? " Onde andou? No diálogo permanente com sindicatos e movimentos sociais, jamais criminalizados, na relação estreita com pefeituras de qualquer partido, no respeito permanente à liberdade de imprensa (mesmo que seja, na verdade, liberdade de empresa), nas centenas de consultas e conferências setoriais realizadas, nos programas sociais nacionais e regionais, na elaboração estratégica de política de infraestrutura com o PAC, na negociação com o maior número possível de partidos. Você quer dizer que tudo isso é marketing? Não entendi.

monge scéptico

Não sei se a " entrevista já ocorreu,porém me importa pouco. Não é uma questão de imagem
sr. serra; é mais uma questão de vícios. Vícios de explorar e por para baixo as classes menos
favorecidas, que assim ficam sem puder levantar a cabeça, e sair da linha da pobreza tão exe-
-crável para uma nação "cristã". Com este senhor, seus mandantes querem apenas perpetuar
as condições de exploração desumana e, com isso, o consequente aumento da violência etc.

Luis

Olá pessoal…. quer dizer então que: depois de esconder o FHC, o serra agora vai fazer desaparecer o psdb….Que mal lhes pergunte… ele tem um marqueteiro ou contratou o próprio David Copperfield…..

abs

    Helcid

    Luis, já postei várias vezes aqui que o Zé Narigudo é o "david cooperfield da mooca"…

Rodrigo

Antifinancista? que piada… A 1a coisa que ele fez depois de desinfetar a cadeira de prefeito com alcool (Janio?) foi tirar $$$ que subsidiava os onibus da capital de SP para investir na bovespa! A segunda foi aumentar a tarifa! A terceira foi reduzir +ou-10.000 onibus de circulação alegando que onibus vazio é anti$$$ para a prefeitura! A quarta foi pegar $$$ das bibliotecas publicas para r(d)eformar valetas de escoamento pluvial nas esquinas (diminuiu largura e vazão, a despeito dos 400mm de chuva médios em Janeiro, 300 em Dez, 250 em fev, etc), que por forçar os carros a diminuir de velocidade eram para ele "o maior problema do transito de SP". A quinta foi registrar em cartorio um doc dizendo que não largaria a prefeitura para correr eleições… Ufa! Tudo isso só no 1o dia! No 2o dia já tava batendo em camelô, motoboy… enfim, no povo em geral.

Deixe seu comentário

Leia também