Senadores aderem ao manifesto contra ajuste fiscal, colocam governo em saia justa e taxação de grandes fortunas pode entrar em pauta

Tempo de leitura: 2 min

senadores discutem mp 665

Senadores assumem manifesto, constrangem o governo e paralisam votação do ajuste

por Carlos Bandeira, no Escrevinhador 

manifesto de movimentos populares, intelectuais, economistas e ex-ministros do governo Lula ganhou a adesão de 11 senadores, que expressaram as críticas às medidas do ajuste fiscal e as propostas alternativas para enfrentar os problemas do país.

O manifesto, que constrangeu o PT e o governo, teve a adesão de senadores do PT, PSOL, PSB, PDT, PMDB, PRB e PSD. Vocalizado no plenário pelos senadores Lindbergh Farias (PT) e Randolfe Rodrigues (PSOL), virou o centro do debate no Senado Federal sobre a MP 665, levando ao adiamento da votação. O posicionamento de uma fração alinhada à esquerda colocou em risco a aprovação do pacote Levy.

A adesão ao manifesto de nomes de peso, que apoiaram a eleição da presidenta Dilma Rousseff, como dos economistas Luiz Gonzaga Belluzzo, Marcio Pochmann, Leda Paulani, dos ex-ministro no governo Lula José Gomes Temporão, Samuel Pinheiro Guimarães e Tarso Genro, além da CUT, MST e MTST, colocou o governo em uma saia justa.

Um dos primeiros a falar, o senador Humberto Costa, líder do PT, optou pela defensiva e assumiu que foi um “equívoco” do governo enviar a proposta sem discussão com os trabalhadores e parlamentares. Com medo de perder, o governo foi obrigado a recuar e adiou a votação da MP 665, atrasando a aprovação do ajuste fiscal e comprometendo o anúncio no corte no orçamento.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reuniu com dirigentes da CUT e do MST ontem à tarde, fez críticas à maneira como foi realizado o ajuste fiscal do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, admitindo que existem “defeitos” nas medidas provisórias que restringem direitos trabalhistas e previdenciários.

Lula assimilou em sua exposição, em seminário promovido pela Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), uma parte do manifesto, que afirma que o desequilíbrio fiscal foi causado pelas desonerações. “Se a gente não tivesse desonerado tudo isso, não precisaríamos fazer corte. Mas por que foi feito isso? Para garantir que chegasse em dezembro do ano passado com 4,8% de desemprego no país”, disse.

Diante desse quadro, o governo começa a negociar pontos das MPs, acenando com a possibilidade de manter as regras do Abono Salarial. Na proposta original enviada pelo governo ao Congresso, a mudança no abono prejudicaria 10 milhões de pessoas.

O governo corre também para atender mais uma demanda apresentada no manifesto, que é a taxação dos ricos para enfrentar o desequilíbrio das contas públicas.

Uma possibilidade é acabar com o benefício fiscal dado a empresas e bancos que distribuem lucros na forma de capital sobre juros, que existe desde 1995. Essa mudança pode render R$ 14 bilhões por ano, superando a expectativa do governo com a retirada de direitos. O governo estuda também elevar a alíquota da Contribuição Social sobre Lucro Líquido de 15% para 20%.

Com a adesão de senadores às demandas das forças populares e da intelectualidade progressista, mudou a correlação de forças na discussão sobre o ajuste fiscal, que pode fazer frente à política econômica adotada pelo governo e obter medidas para taxar os mais ricos.

Leia também:

Em manifesto, movimentos sociais condenam o arrocho de Dilma

Ladislau Dowbor: “As MPs de Levy vão desestimular o consumo” 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Sérgio

A 7a. maior economia do mundo não está quebrada, mas vai quebrar se o governo
insistir em aplicar aqui o ajuste defendido pelos neoliberais, aquele que os derrotados
nas eleições estariam fazendo.
Que bom o senador Lindbergh também estar se posicionando, e tão bem, contra as
medidas antipopulares que estão prevalecendo, apesar das promessas de campanha
da Presidente.

Roberto Locatelli

Fundamental que a esquerda se mobilize para aprovar o imposto sobre grandes fortunas.

FrancoAtirador

.
.
#asaídaépelaesquerda
.
(https://twitter.com/hashtag/asa%C3%ADda%C3%A9pelaesquerda?src=hash)
.
.

    Roberto

    Quer transformar o Brasil na Coréia do Norte, cara pálida?

mineiro

é isso ai lindbergh , tem que falar de peito aberto e sem medo. ate que enfim um petista rasgando o verbo. tem que fazer isso mesmo , porque se nao vai tudo por agua abaixo. tem que peitar a direita e esse desgoverno de direita, essa sujeita que nos colocamos de pres. nos traiu sim. ela tava de caso pensado , usar a esquerda e os movimentos sociais e depois de eleita , pe no traseiro de tudo mundo. ela desde o desgoverno do outro mandato dela , tava sinalizando para isso , e nos na esperança de mudança nesse mandato votamos nela , mas tambem votar naqueles desgraçados malditos nao dava. e depois nao aconteceu nada e ela esta jogando o desgoverno dela no colo da direita e nos que se lasque. pode ate mudar e queimar a minha lingua , mas no momento é nisso que esse governo esta caminhando , para a direita.

C.Paoliello

ONDE ESTÁ O DINHEIRO? O ARROCHO É DESNECESSÁRIO:

https://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1482

Falando verdades

Na prática, a teoria é outra!!!

Esse PSOL…rs

O PSOL prega o passe livre no transporte público em todo Brasil, mas em Macapá, que o prefeito é do PSOL, não tem passe livre.

O PSOL que sempre participou e incentivou greves de professores por melhores salários, muda de atitude quando o prefeito é do PSOL:

“Prefeito do PSOL recorre à justiça contra greve de professores e funcionários municipais”

O prefeito Clécio (PSOL-AP), de Macapá (AP), acionou a justiça do seu estado contra a mobilização de professores em greve desde a segunda semana de abril e funcionários públicos que, diante da intransigência em atender as justas reivindicações, não tiveram outro meio que não fosse ocupar a sede da prefeitura no dia 15 passado para pressionar por negociações sérias.

Roberto Locatelli

Ajuste tem que ser em cima dos bilionários, que são os que MENOS pagam impostos no Brasil e no mundo. Não esqueço do dia em que o bilionário “comunista” Warren Buffet [falei comunista ironicamente, óbvio] comparou o quanto ele paga de impostos (17,4%) com o que um empregado seu paga (36%), e disparou: “parem de mimar os super-ricos!”, mandando um recado para Obama, que fingiu que não ouviu.

    mario

    Buffett que é, além de tudo, uma pessoa extremamente ética ficaria chocado com os Juros sobre o capital próprio, a nossa jaboticaba tributária criada por lei em 1995.

    Eu costumo dizer que os JSCP é como receber um bônus cada vez em que se olha a bunda da estagiária, é bom, é prazeroso… mas não é moral, só dá para fazer isso escondido.

    A lei não pode ser imoral.

Elias

“…o senador Humberto Costa, líder do PT, optou pela defensiva e assumiu que foi um “equívoco” do governo enviar a proposta sem discussão com os trabalhadores e parlamentares.”
.
“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reuniu com dirigentes da CUT e do MST ontem à tarde, fez críticas à maneira como foi realizado o ajuste fiscal do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, admitindo que existem “defeitos” nas medidas provisórias que restringem direitos trabalhistas e previdenciários.”
.
O senador LIndbergh Farias faz discurso veemente contra as medidas de Levy. A presidenta, “tem uma cesta de opções” que não atingem os trabalhadores e os aposentados. Então, por qual razão Dilma compactua com tais medidas? A presidenta nos afirmou que “o Brasil será um país de classe média”. Os pobres e a classe média não têm mais o que pagar. Já se faz tarde colocar em prática impostos sobre grandes fortunas e herança. Não há governabilidade que sobreviva quando dentro dela há setores que a desgovernam. Será que não basta o bombardeio de entreguistas e mídia criminosa?

Leo F.

Sinceramente, acho que essa posição do próprio partido é um tiro no pé.

Por mais que não seja acertado, devido à grande retração do nível de atividade econômica que pode gerar, o pacote de medidas é a possibilidade viável nesse atual momento político para corrigir e reajustar as contas internas.

Não existe fórmula mágica para o quadro de fortes desonerações fiscais (sem contrapartida em investimentos sobre capital fixo e infra-estrutura por parte da iniciativa privada, ano passado, melindrada ou aliada com ataques político-eleitorais sobre o governo), que infelizmente, nos fizeram incorrer em meses consecutivos de déficit público.

Claro e necessário, que TEMOS de ter uma reformulação da nossa regressiva estrutura tributária, que passe pela taxação sobre heranças e grandes patrimônios, além de maior progressividade do IR com alíquotas incidentes sobre faixas de renda superiores ao teto atual (e correção da Tabela pelas “menores”).

Mas, não é na base do oportunismo paroquial do Legislativo, que vamos garantir direitos ou conquistar mais. Não dá para tentar empurrar uma revisão tributária que de tão séria, é lenta e deveria ser completa, envolvendo uma repactuação com os Entes Federados e novas posições sobre impostos indiretos.

Vai acabar somente “empastelando” a saída urgente que deve ser feita em cima desse quadro.

Reduções consistentes sobre a Selic, também devem ser colocadas na pauta! Mas, tomando o cuidado para que esse movimento, se alinhe à redução da pressão sobre o balanço de pagamentos (necessidade de absorver dólares para contra-pesar o déficit em conta-corrente). Ou seja, que não cause descoberta suficiente que “coma” parte das Reservas no longo-prazo.

Enfim, acredito sim, numa inflexão à heterodoxia. Mas, sem as MP’s, não haverá muita margem para manobra, em tão curto prazo.

Abraços

C.Paoliello

“Ajuste”(=arrocho) leva a Espanha a níveis recordes de desigualdade:

http://www.telesurtv.net/news/Desigualdad-en-Espana-alcanza-nivel-record-por-la-crisis-20150522-0017.html

LEANDRO

É sempre assim. A esquerda faz governos irrsponsaveis e quando quebra culpa a direita, a midia, os empresarios.. A conta chegou. Só quero ver como o governo vai dar exemplo de sacrificio para o povo. Vai cortar ministérios? Vai cortar mordomias? Vai diminuir o numero de indicados? Ou vai cortar saúde, educação, segurança como sempre?

Ana Clara Nunes

Ou a Dilma muda e faz um governo de esquerda ou em 2018 o PT afunda para nunca mais voltar.

    LEANDRO

    Essa opção não existe. O país quebrou.
    José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, foi claro: “O Brasil quebra caso o Senado não aprove as medidas”.

Leo

Tem alguma coisa estranha no ar. A própria base do governo está isolando ainda mais a Dilma. Estão assando lentamente a figura da Presidente, movimento que já vem sendo orquestrado por Lula e cia.
.
É! Tem alguma manobra de bastidores que não consigo entender.
.
Abraços.

lulipe

Dilma tá mais perdida do que lula em uma biblioteca!!!

CARLOS MOREIRA-MACEIÓ/AL

Por que nos “os Pobres” pagamos IPVA de carros e o ricos não pagam impostos sobre aviões,helicópteros, lanchas , iates e etc…Porque não taxas os bancos, que ganham absurdos de dinheiro? Arrochar os pobres é ajuste de DIREITA. AA Dilma, ou volta a defender quem lhe elegeu, nos os pobres…ou então vai trabalhar no PROJAC. E não fique governando pra agradar quem lhe agride o dia todo, e ela ainda paga, com publicidades ao PIG. Dilma acorda! E não faça o trabalhador perder o que ganhou em 12 anos do Governo que sempre se dizia de esquerda. LULA EM 2018, E VAMOS QUE VAMOS.

Cláudio

:
Ouvindo A Voz do Bra♥S♥il e postando:
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
.:.
D uas vezes contra o espectro atro
I nscreveu já seu nome na história
L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
M ulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
* * * * * * * * * * * * *
Ley de Medios Já ! ! ! !

Luiz Mattos

Vejo uma Vitória no Horizonte.
Parabéns a todos que assinaram o manifesto particularmente ao Azenha que disponibilizou o Link aqui.

Deixe seu comentário

Leia também