Semipresidencialismo do Gilmar tira poder de Lula e do Senado já em 2019

Tempo de leitura: < 1 min

O futuro primeiro-ministro, sem os votos do eleitor

Semipresidencialismo pode vigorar em 2019

Da Redação

Com este título o jornal Valor Economico informou hoje que vazou a proposta de Gilmar Mendes para o semipresidencialismo, já em 2019.

“A proposta foi encaminhada como um “ofício” no dia 9 de novembro ao presidente do Congresso, Eunício Oliveira (PMDB-CE), que requisitou o texto a Gilmar para avaliação. Contudo, segundo a Secretaria-Geral do Senado, o documento acabou sendo protocolado de forma equivocada no último dia 18, no início do recesso parlamentar, e pode ser acessado no sistema de protocolo do Senado”, informou o diário conservador de propriedade da família Marinho.

O texto precisa da assinatura de 27 senadores para tramitar. No entanto, retira a participação do Senado no afastamento do primeiro-ministro, que seria nomeado pelo presidente da República e “preferencialmente” escolhido entre senadores e deputados federais.

A tarefa de afastá-lo recairia apenas sobre a Câmara.

“Caberá ao primeiro-ministro a articulação político-administrativa, a coordenação dos ministérios, presidir reuniões ministeriais e aconselhar o presidente sobre nomeações de cargos públicos”, informa o Valor. O cargo de vice-presidente seria extinto e o primeiro-ministro seria o segundo na hierarquia.

Da trama para reduzir o poder de Lula num eventual retorno ao Planalto também participaram Eunício de Oliveira e Rodrigo Maia.

Leia também:

Mídia diz que os juros cairam, mas não te conta que os juros reais subiram


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jardel

Se esse João Plenário da Corte fosse ministro na Cuba de 1959 certamente seria fuzilado no paredão.

RONALD

Quem é este cretino boca de cloaca para propor mudança de regime de governo?!?!
O povo é soberano e deve ser consultado; aliás, já foi e repudiou o parlamentarismo. Imaginem nós à mercê destes facínoras do Congresso. Já basta o que estamos passando agora, esta vergonha sem fim…

Bovino

A última cartada do Imperialismo, antes do Golpe Militar.

Eduardo

Não temos que discutir propostas de Gilmar Mendes para o que quer seja! O país não pode dar qualquer valor a suas bizarrices jurídicas, atitudes torpes e surtos de vaidade. Nada dele que conheça me parece ser do interesse público, são interesses apenas pessoais e grupais, portanto , restritos a seu ego. É preciso sim, dar valor àqueles que querem servir à nação e seu povo simples e trabalhador. É preciso discutir, acreditar e investir naqueles verdadeiros homens públicos que, como o pesquisador incansável acreditam na cura! Basta de mentes doentias!

    dario

    concordo eduardo, mas, estes caras etão fazendo oque querem e o povo não fica nem sabendo, é preciso juntar força e derrubar o babaca beiçola(gilmar).

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

seja lula ou qualquer um da esquerda que ganhar,tenho certeza,vai ter que fazer um acordo com as forças armadas e tirar essa cumarilha do poder a força,não aguentamos mais esses bandidos no poder

Deixe seu comentário

Leia também