Possível voto de petistas para salvar Aécio provoca turbulência entre militantes

Tempo de leitura: 3 min

José de Abreu apontou para uma reportagem ilustrada pela foto acima: o presidente do Conselho de Ética e Aécio Neves

Da Redação

O PT protocolou representação no Conselho de Ética do Senado contra o senador Aécio Neves, mas deve votar com ele na próxima terça-feira — o que tem provocado turbulência entre apoiadores do partido nas redes sociais.

Se houver votação, o Senado deve rejeitar por ampla maioria a decisão do Supremo Tribunal Federal, que afastou Aécio do mandato e determinou que o tucano passe as noites em casa.

É possível que o plenário do próprio STF avalie antes a questão e, sob a batuta de Gilmar Mendes, livre Aécio da suspensão — decidida por 3 a 2 numa das turmas da corte.

Na primeira votação sobre o tema no Senado, para decidir se haveria caráter de urgência na matéria, dois dos dez senadores do PT votaram com a minoria.

Ficaram entre os oito senadores que rejeitaram a proposta: José Pimentel e Paulo Paim. A eles se juntaram Antonio Carlos Valadares e João Capiberibe, do PSB; Álvaro Dias e José Medeiros, do Podemos; Randolfe Rodrigues, da Rede; e Reguffe, sem partido. Armando Monteiro, do PTB, se absteve (foram 43 votos pela urgência).

A decisão do PT de votar contra a decisão do STF — e, portanto, ao lado de Aécio, desanimou o ator José de Abreu.

“Duvido que o PT mantenha essa posição suicida até a próxima 3a feira. Duvido”, ele escreveu no twitter.

Àqueles que lembraram que o PT tinha representado ao Conselho de Ética, o ator respondeu com o link de uma reportagem mostrando que o senador João Alberto (PMDB-MA) engavetou mais de 20 ações contra senadores, inclusive contra Aécio Neves.

Do outro lado da polêmica, petistas argumentam que é mais importante preservar as prerrogativas do Senado e rejeitar a intromissão do STF na soberania popular do que punir o tucano que foi o artífice do golpe contra Dilma Rousseff.

Uma das militantes que apoiam Dilma, aliás, escreveu numa rede social que se o PT tivesse defendido Dilma como agora defende Aécio o impeachment poderia ter sido evitado.

“O PT quer justiça para Aécio. Que exemplo! A justiça que aumentou de 20 para 30 anos a condenação do Dirceu”, escreveu um crítico da posição oficial do partido.

“O PT está votando pra livrar a cara de um sujeito que ferrou o país inteiro porque não aceitou perder uma eleição pro PT”, disse outro tuiteiro.

“Não é apoiando ilegalidades contra inimigos que vamos sair dessa crise”, escreveu o perfil PT no Senado, ao reproduzir a fala de Jorge Vianna (PT-AC) defendendo a decisão petista.

“Não quero bancar o desavisado, mas ainda não acredito que o PT vai votar pela rejeição da suspensão de Aécio”, escreveu o ex-governador Tarso Genro.

Interpelado por um militante, que disse que o afastamento de Aécio foi arbitrário, Tarso lembrou que “o senador foi gravado no curso de atividade criminosa. E pode usar o mandato para bloquear apurações”.

O tom da mídia corporativa é de que o PT se juntou ao plano do governo Temer de livrar Aécio, que por sua vez terá um papel importante para livrar Temer da segunda denúncia da Procuradoria Geral da República.

Abaixo, a nota oficial do partido:

PT protocola representação contra Aécio Neves no Conselho de Ética

O Partido dos Trabalhadores protocolou junto ao Conselho de Ética do Senado Federal representação contra o senador Aécio Neves para verificação de indícios da prática de crimes que configurem a quebra de decoro

O Partido dos Trabalhadores entrou no Conselho de Ética com representação contra o senador Aécio Neves por quebra de decoro parlamentar. A representação pede verificação de indícios da prática de crimes que configurem a quebra de decoro, a partir dos autos de Inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (4483/4506).

Nos autos, segundo a representação, consta gravação obtida por meio de processo de Ação Controlada no curso da Operação Patmos, do âmbito da Operação Lava Jato, em que o Senador Aécio Neves da Cunha aparece em áudio solicitando vantagem financeira para si ao Sr. Joesley Mendonça Batista, ora preso preventivamente no curso da mesma investigação, no valor de 2 milhões de reais.

Na sessão plenária do Senado, os parlamentares aprovaram por 43 votos a 8 (e uma abstenção) pedido de urgência para votar em sessão extraordinária a decisão do Supremo Tribunal Federal de afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Após a votação, a sessão foi marcada para a próxima terça-feira.

O Partido dos Trabalhadores também reafirmou a posição emitida ontem, em nota oficial, considerando a decisão do STF sem previsão constitucional. Segundo a executiva do partido, quem tem poder de afastar temporária ou definitivamente um senador no exercício de seu mandato é o próprio Senado Federal.

Leia também:

Doutor Rosinha: Os “mocinhos” da Lava Jato vão disputar eleição?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

juarez aparecio costa

eu tambem não entendi essa do pt, defender alguem, que articulou o golpe,parece-me mais,com mulher de malandro.

WALMIR

Brincadeira, querer salvar a pele do Aécio é no mínimo falta de vergonha na cara, este sujeito é a coisa mais nojenta que existe na vida publica, por tudo que vimos nos últimos meses, quer mais do que dizer que mataria o próprio primo?

Fernando

Se o PT salvar o Aécio nunca mais voto no PT. Isso nao é defender a lei, isso é burrice mesmo. Acham o quê, que o Sergio Moro vai aliviar para o Lula. O Moro vai por até as bolas no Lula. Temos um monte de patetas na liderança do PT.

David

Sou petista desde sempre. Sou pela coerência. Portanto, apoio a posição do partido.
Qualquer posição a favor dessa medida do STF não passa de vingança.
Esclareço que tenho sérias divergências com a burocracia do partido.

Antonio

O PT sendo PT: um partido bundão, com um irritante republicanismo pueril!!!

João Lourenço

Então comecem a falar bem do grande senador mineiro ,Afinal a chefia é que manda né?

PAULO DE TARSO BRAZ LUCAS

Repito aqui o que disse no Diário do Centro do Mundo, sem que a minha mensagem tenha sido publicada: “De casuísmo em casuísmo, a norma jurídica deixa de ter sentido como pauta de comportamento limitadora do arbítrio e reguladora das tensões inerentes às paixões políticas em geral. Ao meu meu ver, o PT, se é que não está totalmente certo, pelo menos não merece essa reação tão severa”.

Celso Carvalho

A decisão do STF é marginal. Como é marginal muitas das ações da Lava a Jato e do juiz Moro. Castigo noturno? Afastamento sem votação no Senado para levar o Aécio a julgamento? Vale tudo de todos os lados? Muito barulho por nada relevante pois as cartas estão marcadas.

lulipe

Como ainda existe militontos…Os Senadores do PT estão se lixando pra os militontos, querem se proteger de futuras ações do STF contra eles mesmos… Tolinhos!!

    José Ponte

    O que gente esperta como você não sabe, é que a Constituição Federal determina a independência entre os poderes da República. Tbém não sabe, gente esperta como você, que o judiciário é podre e autoritário.

    Márcia

    Tontos são os senadores que ainda confiam em golpistas! A Dilma que o diga.

Deixe seu comentário

Leia também