Rogério Correia: Sem tréguas, PT precisa exigir urgência na cassação de Aécio

Tempo de leitura: 4 min

Sem tréguas a golpistas! Fora, Aécio!

por Rogério Correia*, em sua página

PT precisa exigir urgência na cassação de Aécio pelo Senado. Criticar a decisão do STF de afastá-lo da Câmara Alta só serve para confundir a militância petista e de esquerda, repetindo erros do passado.

A nota pública do Diretório Nacional sobre o STF e Aécio é mais uma demonstração de incompreensão do golpe feito no Brasil.

Um golpe que não apenas “foi”, mas “é”. Estamos falando de um processo longo. E que demonstra a atualidade da luta de classes como instrumento de análise e guia para uma verdadeira prática de esquerda.

A crise envolvendo o agora ex-senador Aécio Neves e o Supremo Tribunal Federal (STF) é responsabilidade do Senado Federal. Essa compreensão é fundamental para o PT, a fim de manter coerência com sua história e suas bandeiras, além de evitar desgastes absolutamente desnecessários.

A polêmica nota do Diretório Nacional do PT sobre o caso, pelo contrário, vai na contramão desse entendimento.

Na prática faz a defesa do Senado, sob a ilusão da preservação do estado de direito. Protege assim um Senado integrado por ampla maioria golpista, por políticos que demonstraram ausência de qualquer respeito ao estado democrático de direito.

A intervenção do STF, determinando o afastamento de Aécio do Senado e seu recolhimento noturno, só ocorreu por absoluta omissão da Câmara Alta.

De maioria golpista, os senadores protegeram o colega flagrado em áudio e vídeo pedindo propina. Optaram pela guarita a Michel Temer e seu governo de direita.

Por isso a necessidade de o PT exigir urgência na cassação do mandato de Aécio no Conselho de Ética do Senado.

Trata-se de um corrupto que sequer nega o diálogo amoral que teve com o empresário também gatuno Joesley Batista. Pediu R$ 2 milhões e tampouco negou (nem poderia, pois foi gravado). Recebeu a grana, também provado em vídeo.

Aécio não é apenas um corrupto (a) moral. É um golpista, o que é tão grave quanto.

A cada dia que passa, fica claro a todos o ridículo a que foi submetida a democracia brasileira pelo grupo de canalhas que tomou o poder. Canalhas liderados por Michel Temer, Eduardo Cunha e sobretudo Aécio Neves.

É necessário enfatizar que a nota do Diretório Nacional do PT ignora dois aspectos: se nada fizesse o STF, Aécio continuaria livre, leve e solto, mesmo sendo pego com a boca na botija. Pois o tucano é sabidamente poupado por seus colegas de golpe.

Além disso, a nota ignora a crítica real a ser feita ao Supremo e ao Judiciário em geral: seu extremo partidarismo, refletido na seletividade da Lava Jato e de magistrados espalhados pelo país, incapazes qualquer autocrítica para freá-la.

A defesa de um estado democrático só virá a partir de uma Constituinte livre e soberana que inclua o real controle externo do Judiciário. Todo petista, de qualquer corrente, tem consciência desse partidarismo. O que ajuda a sublinhar o equívoco da posição externada pelo Diretório petista.

O modus operandi de Aécio e sua turma em Minas Gerais atesta isso perfeitamente. Foram 12 anos de construção da união das diversas esferas da elite do estado, convergindo repressão e isolamento dos movimentos sociais.

Aécio, seguido depois pelo seu aliado Antonio Anastasia, reprimiu toda voz contrária nesse período — eu mesmo até hoje respondo a processos na Justiça apenas por solicitar investigações contra a turma do PSDB que governava Minas.

Ao longo desses 12 anos, a direita uniu-se como poucas vezes, dando suporte ao famigerado choque de gestão, ao controle dos poderes, da Assembleia Legislativa ao Judiciário, passando pela repressão a vozes da mídia que não concordavam em dizer amém àquilo tudo.

Não é a primeira vez que alguns petistas subestimam Aecio e os tucanos mineiros.

Todos recordarão o chamado “Lulécio”, quando candidatos do PT foram preteridos pelo apoio, disfarçado ou nem tanto, ao voto em Lula para presidente e Aécio para governador.

Em seguida, na mesma lógica, segmentos do partido fizeram vistas grossas ao Dilmazia (Dilma e Anastasia).

Também patrocinaram a desastrada união formal com Aécio, na candidatura e depois gestão de Marcio Lacerda na Prefeitura de Belo Horizonte.

Foram posições que, além de irem de encontro a posições históricas do PT, serviram, no campo tático, para confundir a militância do partido e a militância de esquerda em geral. Hoje, a posição explicitada pela nota do DN em relação mais uma vez a Aécio, traz de volta esse risco.

Não é possível subir em um ringue de boxe como se fôssemos dançar valsa. Não é possível subestimar tanto a luta de classes, marca indelével da história (Marx) e sobretudo evidente no Brasil das elites que golpeou a democracia e um governo popular.

Aos petistas, a história novamente reserva o nobre lugar de juntar-se aos seus aliados naturais, os trabalhadores do Brasil.

Juntos, precisamos retomar as mobilizações populares. Manter-se na luta deve ser sempre o sentido da nossa atuação.

Sem qualquer benevolência com os defensores da elite, com os apologistas dos golpes à soberania popular, com os ladrões que fazem carreira tirando dos pobres para construir patrimônio privado.

Sem tréguas a Aécio Neves, o rosto do golpe!

*Rogério Correia é deputado estadual (PT/MG)

Leia também:

 Cartas de Minas: Ministra Carmen Lúcia, se a senhora tivesse informado aos colegas o que já sabia sobre Aécio, tudo seria diferente?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luiz Carlos P. Oliveira

Aécio foi a favor da cassação do Delcidio Amaral sugerida pelo STF. Agora ele vai ser contra? O PT deve fazer de tudo para cassar esse corrupto, que tem até gravação de seus atos ilícitos. Tem que botar prá correr esse ladrão. É a velha máxima: quem com ferro fere, com ferro será ferido. E esse parece ser o destino de todos os golpistas corruptos. Os bandidos posaram de mocinhos para cassar a Dilma, os tais “guardiões da ética e da honestidade”. Mas o tempo, o inexorável tempo, expôs as entranhas podres desses criminosos lesa pátria.

Serjão

Não, deputado, a militância apoia a nota.
O PT fincou, marcou, posição pela democracia e pela legalidade.
Vale o que está escrito.
Deixemos o farelo do lado de lá.

Maria das Neves Fofano

Aécio Neves tem que ser punido e preso pois ele foi duas vezes Governador de Minas Gerais foi um péssimo governante nos funcionários ficamos anos sem receber nenhum aumento fazíamos greve ele ignorava os funcionários sempre teve fama de malfeitor não erramos Obs; nunca votei nele sou Pt agora no Senado até parece Senador BIONICO será que não vai sair mais do senado ? Chega de roubar tem que sair ficamos estarrecidos de ver malas cheia de dinheiro de propina do JBS mandou seu primo buscar e dizendo que depois o mataria para não delatar este cara é perigoso ele gosta de ganhar dinheiro facíl pelo amor de Deus ainda fica os seus comparsas PSDB PMDB fazeeeeendo conchavo para não cassá-lo aquele Senado é uma vergonha aquela velharia cada um mais sem moral que o outro eles não me representa tenho nojo asco só tiro Paulo Paim . Fora Aécio FORA AÉCIO FORA AÉCIO VC NÃO ME REPRESENTA FORA FORA FORA FORA FORA FORA FORA FORA.

Deixe seu comentário

Leia também