Ricardo Melo: Aécio perde batalha da verdade

Tempo de leitura: 3 min

aecio2

Aécio perde a batalha da verdade

por Ricardo Melo, na Folha de S. Paulo

A frase atribuída ao nazista Joseph Goebbels —uma mentira repetida mil vezes se transforma em verdade— tem sido a resposta preferida do candidato Aécio Neves e sua equipe diante de críticas. O problema é quando a verdade, repetida mil vezes, continua sendo verdade, sem contraponto ou contraditório capaz de desmenti-la.

O candidato tucano construiu uma pista de pouso em propriedade familiar. A chave da mordomia ficava na mão de parentes, os quais, aliás, ele empregou aos montes. Tudo documentado. Nenhum estudo, mesmo fabricado às pressas, provou a necessidade da obra. Isso não é uma questão íntima. É dinheiro público queimado para fins pessoais. Existe uma ação em curso, por improbidade administrativa. É um fato, não depoimento selecionado de delação desesperada, desculpe, premiada.

O governo de Minas destinou uma gorda fatia de publicidade para empresas de telecomunicações dos Neves. Nem o candidato nega. É deselegante perguntar como o rapaz lida quando se encontram o público e o privado? Cabe aos brasileiros descobrir o montante, pois envolve gente disputando a Presidência. “Não registramos quanto foi gasto”, respondem o tucano e seu staff.

Documentos do Tribunal de Contas de Minas Gerais apontavam suspeitas de irregularidades no governo do atual senador. A capivara foi citada durante um dos debates. Horas depois, a papelada desapareceu do site oficial do tribunal, uma instância pública (!). Tomou Doril. Sumiu. E nada se faz a respeito.

O drible no bafômetro e outros momentos pouco edificantes da rotina noturna do senador estão fartamente documentados na internet e imprensa escrita. Não são montagem, assim como não é falso o stand-up daquele artista de fim de noite que relacionou Maradona e Aécio quanto ao consumo de drogas. Hoje o mesmo personagem posa de aecista desde criancinha. Mas nunca desmentiu a performance.

Balela a história de que trazer a público tudo isso é baixaria etc, etc. Isso é falta de argumento de quem não tem resposta.

Pense bem: quantas vezes já não deparamos com indivíduos brilhantes (o que não é propriamente o caso…), mas com uma trajetória errática, que seríamos incapazes de indicar para uma função, mesmo menor, numa empresa? Não há nisso preconceito nenhum; somente o desejo de saber qual é a pessoa certa para o lugar certo.

“Ah, mas e os programas, as propostas?”, indagam os puritanos habituais. Bem, todos conhecem o que pensam tanto Dilma quanto Aécio e seu braço direito, Armínio Fraga.

A primeira pelo que ela e seu partido fizeram nos últimos tempos no Planalto. Aécio, pelo que ele e sua equipe revelam em entrevistas e jantares. Coisas como corte de gastos sociais, esvaziamento de bancos públicos, encolhimento de salários, facão nas empresas, tarifaço, mudança nas leis trabalhistas e por aí vai. As tais medidas impopulares. Para ele, sem isto o Brasil vai piorar. Acredite quem quiser.

Com a campanha perto do fim, supostas regras de etiqueta surgem para esconder o essencial. Cortina de fumaça. Estão em jogo a vida e o futuro de milhões de pessoas. Elas têm todo o direito de conhecer quem pretende ocupar o cargo mais alto da República.

Pesquisas são só pesquisas. A depender delas, o PT não teria ganho no primeiro turno na Bahia e em Minas Gerais, Aécio não teria os votos obtidos em São Paulo, e o PMDB estaria fora do segundo turno no Rio Grande do Sul.

A questão não é satanizar institutos. É dar aos seus levantamentos o peso que merecem. Mais do que nunca, o primeiro turno mostrou que a palavra final é do eleitor, não de pesquisados. Da mesma forma que é patética a tática de carimbar como mentiras verdades inapagáveis, registradas em vídeo, áudio e folhas de papel.

Leia também:

Aécio, na Record: “Sou absolutamente fiel aos trabalhadores”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

carlos

O Aécio está preparado para cuidar de animais irracionais, a Marina só dar prá cuidar do antiecológico porque a cara dela é de madeira e o Beto Albuquerque só dar prá cuidar do agronegócio pq tem a cara de agrotóxico.

Humberto

Por falar em verdade, cuidado!!! 5ª feira tem debate e é o último. Rede Globo vem aí! Casos das edições de Brizola e Collor não podem ser esquecidos.

Leonidas Mendes Filho

Caro LCA…

Não está na hora de alguém perguntar ao candidato Aécio Neves se ele concorda com as opiniões emitidas por vários de seus eleitores e correligionários sobre o Nordeste e os nordestinos? Se ele não concorda, por que não as condena e se manifesta peremptoriamente e veementemente contrário tais manifestações e as desautoriza? Por que será que não o faz? Penso que porque ele concorda, só não pode dizer!

Leonidas Mendes Filho
(Parauapebas/PA: nordestino, “paraíba”, eleitor de DILMA – historiador, professor, educador, bacharel em Direito, torcedor do Campinense)

carlos

Falta a Dilma perguntar a ele qual era sua relação com o contraventor e bicheiro Carlinhos Cachoeira, Demostenes Torres, senador cassado e Agripino Maia, pois bem estão no STF, pois a conversa era par que ele arranjasse um emprego para sua prima, se chegar um cara e disser Aécio você tem que comer m+++ ele deve comer.isso é uma vergonha.

Silvano

Querer honestidade de tucano é querer demais. Estar no dna ser desonesto, ser bandido. Tudo que ele fazem e visando tirar proveito próprio. São tantos casos. O pior é que este aercim ta acumulando mais escândalos do que o bandido do fhc. Temos que mostrar que estar corja não tem condições de voltar a governar o Brasil.

Urbano

A disputa pelo pódio da mentira dentro do tunganato é renhida demais…

MAureli

Aécio é REtrocesso = ARÉCIO

sergioa

Quando a DILMA questionou o AÉCIO sobre os gastos em publicidade do governo de MINAS nas rádios e jornais da família NEVES, ele respondeu que não dispunha dos números.

Não sei porque a DILMA não perguntou se por acaso estas empresas da familia não tem contabilidade, pois deveria, pelo menos em tese, estar tudo registrado na contabilidade da empresa: quanto entrou, quanto saiu, quem pagou, quem recebeu.
Se as empresas dele estão na legalidade, este levantamento não demoraria mais que 1/2 hora.

Com a palavra o candidato AÉCIO que se quiser elucidar os fatos, já teve mais do que tempo de obter tal número. Tai uma sugestão para a DILMA utilizar no último e derradeiro debate.

Marat

Texto brilhante…

Guimarães

Aeroporto nas terras do titio, na cidade de Cláudio, helicóptero saindo carregado de cocaína da cidade de Cláudio… E, o que é que esse pobre playboy do Leblon tem a ver com isso? Vidinha difícil, hem aecim?! Dilma é 13

FrancoAtirador

.
.
Ministro determina perda de 2’30” na propaganda eleitoral de Aécio Neves

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga concedeu liminar, em representação ajuizada pela coligação Com a Força do Povo e sua candidata a presidente Dilma Rousseff (PT), para suspender propaganda eleitoral e retirar 2 minutos e 30 segundos distribuídos nos blocos de inserções na TV da coligação Muda Brasil, do candidato a presidente Aécio Neves (PSDB).

Segundo o ministro, a propaganda eleitoral veiculada pela coligação de Aécio, transmitida em cinco inserções na televisão no dia 18, não se ajusta à nova jurisprudência do TSE sobre o conteúdo que deve ser veiculado no horário eleitoral gratuito.

Afirmam a coligação Com a Força do Povo e Dilma Rousseff
que a inserção divulgada conteria afirmação ofensiva e sabidamente inverídica,
destinada a atingir a dignidade e a honra da candidata.

Sustentam que a propaganda questionada teria nítido caráter degradante,
difamatório e calunioso, sugerindo “que a candidata Representada [Dilma Rousseff] teria prevaricado com relação às investigações em curso
referentes à Operação Lava-Jato que apura eventuais desmandos na condução de diretorias da Petrobras.”

Argumentam que o TSE, em decisão na RP. 165865,
“deferiu liminar para suspender veiculação de peça da Representante,
estabelecendo que o que transbordasse da seara da crítica política,
deveria receber reprimenda da justiça”.

Ao conceder a liminar, o ministro Admar Gonzaga afirma
que “os ataques de natureza pessoal, veiculados na propaganda eleitoral
dos contendores no pleito presidencial” motivaram recente posicionamento
sobre a questão por parte do TSE, com o objetivo de incentivar um debate
“mais respeitoso e produtivo para os destinatários do processo eleitoral,
os cidadãos brasileiros”.

Segundo o ministro, o exame do caso concreto revela
que “a propaganda impugnada ainda não se ajustou à nova linha
estabelecida por este Tribunal, circunstância que conduz à concessão da liminar”.

No mérito da representação, a ser apreciado em Plenário,
as autoras pedem a concessão de direito de resposta
em tempo igual ao da ofensa e não inferior a um minuto,
com base nas cinco inserções contestadas.

EM/JP

Processo relacionado: Rp 170284

DECISÃO:

“…In casu, à luz dos novos parâmetros hermenêuticos,
entendo que a propaganda eleitoral combatida apresenta excessos
ao imputar condutas imorais e ilícitas aos representados,
de forma a macular a imagem destes perante o eleitorado.

Ressalto, ainda, que a edição do programa televisivo
palco do debate político entre os candidatos
e a supressão dos trechos em que o primeiro representante
contrapôs as afirmações e imputações prolatadas
pela candidata representada feriram o direito fundamental de resposta,
assegurado no art. 5º, inc. V, da Constituição da República.

O exame do caso concreto revela que a propaganda impugnada
ainda não se ajustou à nova linha estabelecida por este c. Tribunal, circunstância que conduz à CONCESSÃO da liminar requestada,
por meio da qual determino sua imediata suspensão,
até decisão final desta representação, bem como a perda
de 2 (dois) minutos e 30 (trinta) segundos
distribuídos nos blocos de inserções na TV, 2, 3 e 4,
devendo exibir-se no próximo horário reservado à Coligação Representada
a informação de que a não veiculação do programa
resulta de infração da lei eleitoral,
nos termos do art. 55, parágrafo único, da Lei nº 9.504/97,
sob pena de fixação multa diária.

Notifiquem-se os Representados para apresentação de defesa, no prazo improrrogável de 24 (vinte e quatro) horas, nos precisos termos do art. 58, § 2º, da

Lei nº 9.504/97, e do art. 8º, caput, parte final, da Resolução-TSE nº 23.398/2013.

P.R.I.

Brasília – DF, em 19 de outubro de 2014.

Ministro Admar Gonzaga
Relator””

(http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2014/Outubro/ministro-determinada-perda-de-2201930201d-na-propaganda-eleitoral-de-aecio-neves)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Leia também:

    19/10/2014

    Propaganda de Aécio que reproduz manchetes de jornal sobre o PT é suspensa

    Suspensa propaganda de Aécio que aborda depoimento de Paulo Roberto Costa

    18/10/2014

    Concedidas liminares para retirar propaganda que envolve irmão de Dilma

    Decisão suspende propagandas de Aécio no rádio e na TV

    Enquetes e sondagens eleitorais estão proibidas nas Eleições 2014

    Ministro suspende divulgação de pesquisa eleitoral em Minas Gerais
    .
    .
    Ministro mantém propagandas
    de Sindicato Único dos Trabalhadores
    em Educação de Minas Gerais (http://www.sindutemg.org.br/novosite/index.php)

    O ministro Tarcisio Vieira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou pedido de liminar da Coligação Muda Brasil, que tem Aécio Neves como candidato à Presidência, contra suposta propaganda eleitoral irregular do
    Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais.

    Na representação, a coligação pedia que os outdoors e os vídeos postados, tanto no site do sindicato quanto no YouTube, fossem retirados de circulação. Afirma que no primeiro turno o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) já havia deferido liminar para suspender as peças publicitárias com críticas à política educacional desenvolvida pelos governos de Aécio Neves e seu sucessor.

    Noticia a coligação que, desde o último dia 13 de outubro, “houve retomada da campanha depreciativa, não obstante as eleições para o governo local tenham se encerrado no primeiro turno, o que demonstra claro objetivo de atingir exclusiva e diretamente a campanha de Aécio Neves para a Presidência da República”.

    Decisão

    Em sua decisão individual, o ministro Tarcisio Vieira disse que não verificou nas peças publicitárias fatos ou circunstancias que justifiquem a concessão da liminar. O ministro ressalta que, a fim de assegurar a igualdade de oportunidade e no cenário eleitoral, a legislação eleitoral veda às entidades sindicais contribuir direta ou indiretamente para campanha eleitoral.

    No entanto, o ministro disse que “as mensagens publicitárias questionadas
    consistem em críticas ao governo de Minas Gerais,
    que exprimem sentimento de insatisfação quanto à política local,
    inexistindo nelas referência ao atual pleito presidencial de 2014,
    à figura do agora candidato Aécio Neves,
    tampouco à coligação da qual faz parte”.

    O ministro Tarcisio Vieira diz ainda que a decisão do TRE-MG
    confirma seu entendimento, pois suspendeu as propagandas,
    no primeiro turno, em circunstancia da disputa ao governo estadual.
    “Acaso houvesse propaganda negativa contra o candidato presidenciável,
    a Corte Eleitoral mineira declinaria da competência”, salientou.

    Processo Relacionado: RP 165950

    RC/GA

    (http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2014/Outubro/ministro-mantem-propagandas-de-sindicato-unico-dos-trabalhadores-em-educacao-de-mg)
    .
    .

Léo

Aécio vem dizendo há alguns dias: “eu vou cuidar pessoalmente da segurança publica desse país…” estaria ele querendo se tornar dono da verdade absoluta?
Somente em regimes ditatoriais governos agem como ele vem agindo.

    Fernando Lopes

    Quanto a cuidar da violência pessoalmente é bom você conhecer alguns números sobre os homicídios em MG durante a era PSDB (Aécio/Anastasia):

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=22284

    Está aí! Para quem quiser saber!

    Fernando Lopes

    <a href="” rel=”nofollow”>

Gerson Carneiro

Vieram me contar e até jurar
Que é de outro que tu gostas
Fingi que não liguei
Mas quase meu amor, caí de costas
Me digas que é mentira
Tudo isso que eu ouvi
Naquele instante, só Deus sabe
Quanto eu sofri

Mentira, mentira, mentira
Eu sei que é mentira, mentira, mentira
Te amo com loucura
Sei que também gostas de mim, meu amor

Mentira, mentira, mentira
Mentira, mentira, mentira

Eu sei que é mentira, mentira, mentira
Te amo com ternura
Contigo eu quero ser feliz

Mentira, mentira, mentira…

Mentira – Evaldo Braga.

Fabio Passos

É… mentira tem perna curta.
O pé do aecínico já está quase debaixo do queixo.

O sujeito mente mais que o fhc!!!

Larga mão de ser mentiroso, aécio neve!
Tá todo mundo vendo… seu moleque!

    Fernando Lopes

    Uma coisa vocês tem de entender de uma vez por todas:

    AÉCIO É MEDÍOCRE!

Maria Eloísa

Contundente!

L@!r M@r+e5

Incrível são os comentários respeitosos no site da Folha…

L@!r M@r+e5

Ainda esperando a manchete da FSP que vai derrubar o Aécio.
Vocês acham mesmo que a Força Serra Presidente vai deixar Aécio lá até 2022?

    gregorrio de Matos Guerra

    Com certeza vc tem toda razão tanto que na folha de ontem haviam varios artigos e colunas que questionavam alguns absurdos ligados a Aecio ,claro que a folha não perde uma chance de desgastar o PT mas agora na reta final eles não estão 100% com Aecio como sempre esteve com serra e ate o problema da água já começa a aparecer como culpa do PSDB ;Alkimim e SErra já estão eleitos ,quem vai sofrer o onus eleitoral é AEcio,e eu não vou me surpreender se em SP a votação dele for menor do que no 1° turno.

    Miranda

    A Folha ja percebeu que o Aecio é uma barca furada. Tambem viu que tem que ajustar os resultados da pesquisa a realidade das urnas. Por outro lado, não quer ficar mal com os leitores de classe media, colocando essa turma da faixa dos “desinformados” ou dependentes de programas sociais. Então dizem que a classe media vota na Dilma pelo seu bom desempenho em economia e educação. Um marketing mais moderninho.

Deixe seu comentário

Leia também