JN pede resposta de Lula em cima da hora e só divulga um parágrafo

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2016-05-21 às 09.30.53

Como é feito o “outro lado” do Jornal Nacional contra Lula

do Instituto Lula, 19/05/2016 16:05

Na noite desta quarta-feira (18), o Jornal Nacional publicou matéria sobre denúncia da Procuradoria-Geral da República que corre sob sigilo de justiça.

Além de configurar um vazamento ilegal, o contato por uma resposta do Instituto Lula foi feito apenas às 20:09 da noite, 20 minutos antes do jornal ser levado ao ar e 40 minutos antes da matéria ser veiculada.

O prazo dado para a resposta foi de 26 minutos.

A produção da reportagem, que contou com material gráfico e passagens externas da repórter Camila Bomfim, indica que não se trata de matéria produzida de última hora.

No improviso, apenas o contato para que o ex-presidente pudesse oferecer sua versão dos fatos, embora, com prazo tão reduzido, tenha sido impossível oferecer mais que uma nota oficial.

Apesar do prazo absurdo, a assessoria do Instituto Lula enviou nota ao Jornal Nacional às 20:31.

A nota rebate as supostas “provas” apresentadas na denúncia da PGR e explica o caso. Trata-se de material que, analisado sob um jornalismo sério e criterioso, precisaria ter suas afirmações checadas e poderia até mudar os rumos da apuração. Pelo contrário, o Jornal Nacional preferiu censurar o texto e dar o caso por encerrado: apenas o primeiro parágrafo foi lido no ar.

Ou seja, efetivamente, a TV Globo, pelas mãos da repórter Camila Bomfim, produziu reportagem completamente alheia ao “outro lado”, transformando o diálogo com o alvo de acusações inverídicas sendo divulgadas ilegalmente em um gesto apenas protocolar.

Leia a íntegra da nota:

O ex-Presidente Lula já esclareceu em depoimento prestado à Procuradoria Geral da República, em 8 de março, que jamais conversou com o ex-Senador Delcídio do Amaral objetivando interferir na conduta do condenado Nestor Cerveró ou em qualquer outro assunto relativo à operação Lava Jato.

O acordo de delação premiada negociado entre o Ministério Público Federal e Delcídio do Amaral com a finalidade de permitir que o ex-senador saísse da prisão e tivesse as penas abrandadas não tem o poder de alterar essa realidade. Primeiro, porque delação premiada não é meio de prova, mas “meio de obtenção de prova”, como já decidiu o Supremo Tribunal Federal (IQ 4.130-QO).

Segundo, porque a narrativa apresentada por Delcídio como parte desse acordo em relação a Lula é mentirosa e incompatível com afirmações anteriores, emitidas de forma espontânea. Exemplo disso é a gravação feita por Bernardo Cerveró, divulgada pela imprensa, em que Delcídio não menciona qualquer atuação do ex-Presidente em relação a Nestor Cerveró ou à Lava Jato.

Os depoimentos prestados por Nestor Cerveró nos processos da Lava Jato deixam claro que quem de fato tinha temor das revelações era Delcídio, pois a ele vieram ser imputadas graves acusações.

O Procurador Geral da República também fez referência a chamadas telefônicas entre um número atribuído a José Carlos Bumlai e a outro que seria utilizado por Lula. No entanto, os extratos anexados na peça processual revelam apenas a existência de chamadas entre dois terminais. Não permitem concluir que as pessoas referidas efetivamente conversaram e muito menos saber o assunto tratado.

Também é citado um e-mail do Instituto Lula sobre uma reunião agendada entre o ex-Presidente e Delcídio do Amaral. O documento apenas demonstra que Delcídio pediu uma reunião com Lula e nada mais. Lula já esclareceu em depoimento que seus contatos se restringiam à função de Delcídio como líder do governo. 

O ex-Presidente tem a sua vida investigada há 40 anos e já foi submetido a condução coercitiva que o privou da liberdade sem previsão legal, além de ter sofrido reprovável devassa em sua vida, na de seus familiares e até mesmo na relação com seus advogados. Nem mesmo esse abuso de autoridade permitiu a identificação de qualquer elemento que pudesse indicar a prática de um ato ilícito, porque Lula sempre agiu dentro da lei antes, durante e depois de exercer dois mandatos como presidente da República.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
Matéria de Capa da Revista QuantoÉ
é Anúncio Pago pelo Governo Jaburu

https://pbs.twimg.com/media/CjFpFlVWEAAJ9vD.jpg
https://twitter.com/vanessasenadora/status/734483761740533760
.
.

Serjão

Como diz Don Pepe Mujica: Se falarem bem, alguma coisa eu fiz errado.

Serjão

Ou a Globo ou o Brasil. Ou é um, ou é o outro, não há como conviver. Impossível qualquer tipo de conciliação.

    Vitor Sorenzi

    Serjao, sou forcado a concordar com você.

Cláudio

:
: * * * * 03:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Fora quadrilha de criminosos mafiosos golpistas que deu golpe de estado no Brasil ! ! ! ! Voltem para a Disneylandia ! ! ! !
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem) ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Glaucio Paes

Tenho que sorrir com o comentário do Sr. Weliton de Jesus.
Quando insinua em nomes do mais alto gabarito como Gilmar Mendes e tantos outros de trasvestidos de autoridade.
Queremos sr. Um minimo de respeito as juristas de renone.
O cavalheiro me fez lembrar aquela Senadora do RN.
Durante os debates a única palavra que proferia, era:
Um golpe travestido de Impeachement.
Coitada ficou a ver navios.

    Vitor Sorenzi

    Glaucio,
    O coxinha/trouxinha é um tipo a ser estudado pela psicanalise.
    Cerca de 90% são empregados, portanto dependem de salário para sobreviver, mas não se consideram trabalhadores.
    Pelo contrário, odeiam os partidos que tenham qualquer ideologia trabalhista. Se for o PT então, nem se fala.
    Acreditam que seus interesses serão defendidos pelos ricos que os empregam. Que esses mesmos ricos irão atender suas reivindicações sem qualquer problema. E que agora estão nos postos chaves dos ministérios do atual governo/provisório/golpista.
    Os coxinhas/trouxinhas também não acreditam em mídia tendenciosa. Para eles, as 6 famílias que controlam a mídia no país são totalmente idôneas. O fato de uma delas indicar um correlegionário para a presidência de um órgão de comunicação publica é normal. Nada demais! Afinal de contas, as informações não serão manipuladas nem omitidas. Veja é o supra-sumo do jornalismo investigativo e a Globo é a meca da verdade absoluta.
    É. Realmente um tipo novo.
    Resta saber se o caso tem cura!!!

marcelo batista

pra que mandar resposta. não acredito.!!!!!!!!!!!!!!! quantos estão sendo convidados a irem na redetolo eestão se negando? por o pt não da a resposta que merece esse povo?: o silêncio.

Geraldo rabelo

A refinaria de passadina. foi eu que comprei o apt e o sítio são de minha propriedade o dinheiro Cunha também me pertence só tem inocente pois o culpado sou eu

Sandra

Não importa se a imprensa fica com esse disse não disse autoridade daqui ou dali que tem suas opiniões ,importa o povo brasileiro que não tem saúde, educação, emprego, moradia, alimentação dignas de qualquer ser humano .
O Brasil é um país maravilhoso, nós temos que nos unir e reenvidicar para conquistar aquilo que todo ser humano têm direito uma vida decente para todos brasileiros.

FrancoAtirador

.
.
Estudante Secundarista Paulista Arrasa
entrevistando uma Repórter da Globo

Lucas Penteado Kóka, foi Repórter Por Um Dia,
durante invasão da Polícia Militar na Ocupação
do Centro Educacional Paula Souza, em São Paulo.

https://www.facebook.com/revistavaidape/videos/vb.243915452397350/930131937109028/?type=2&theater

(http://www.revistaforum.com.br/segundatela/2016/05/21/estudante-secundarista-desafia-reporter-da-globo-a-fazer-exame-de-consciencia)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Quando desse Manchete na Folha sobre o ‘Novo Governo’ [de Velhos Safados],

o Frias poderia, ao menos, mencionar o Sobrenome de um tal ‘Filho do Senador’

que aceitou o Convite do Michel Jaburu para assumir a Secretaria do Esporte…

https://pbs.twimg.com/media/Ci_hdxxXAAAzy2N.jpg
https://twitter.com/Emanoel1953/status/734053167407718401

https://t.co/Phm4PFsVJk
https://twitter.com/DCM_online/status/733990897650663428
.
.

Weliton De Jesus

Só trocha pra acreditar na globo, o Brasil e o mundo já viram como a imprensa golpista trata a esquerda e a direita, não só a pig, mas tbem o Moros, os Gilmares, os Totófilis, e toda a corja travestida de autoridade, não se pode confiar nas instituições brasileiras, não se pode.

    Edvaldo Brito Gonçalves Pereira

    A imagem do Brasil, pelo que está sendo publicado, principalmente desde a votação do domingo 17 de abril, está de mau a pior.

Douglas

A midia ao longo dos anos buscou liberdade de imprensa e a tem. Mais não transmite os fatos até mesmo estas mensagens são filtradas e o direito do cidadão de saber a verdade é invertida por pessoas que certamente vomitam ao verem suas faces no espelho tal qual é a política assim também o é quem a distorce então pra que comentários se o valor da verdade dita e vista é guardada pelos barões da imprensa isso só demonstra o país em que vivo sem mais comentários. Que nojo.

Deixe seu comentário

Leia também