Requião: Prisão de Delcídio Amaral abre precedente para se prender Eduardo Cunha

Tempo de leitura: 2 min

EDUARDO-CUNHA

“Prisão de líder do governo no Senado abre precedente para a prisão de Cunha”, avalia Requião

25 NOV 2015 – 08:28

do Blog do Esmael, sugerido por Paulo Dantas e Gustavo Santos

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), ao Blog do Esmael, nesta quarta-feira (25), analisou a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado, por obstrução das investigações da Justiça.

“A prisão de líder do governo no Senado abre precedente para a prisão de Eduardo Cunha, presidente da Câmara”, avaliou Requião. Segundo o senador, o correligionário também tem utilizado o cargo para dificultar as investigações de contas secretas na Suíça.

O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou a prisão do líder do governo, pela Polícia Federal, ocorrida na manhã desta quarta-feira (25), após pedido do Ministério Público Federal, com evidências de que ele teria tentado atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

De acordo com o artigo 53, § 2º, da Constituição Federal, o Senado tem que decidir até amanhã se o senador Delcídio Amaral permanece preso.

O senador petista foi acusado pelo ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró de participar de um esquema de desvio de recursos envolvendo a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. Ele também foi mencionado em delação de Fernando Baiano.

Segundo investigadores, ele teria tentado dificultar a delação de Cerveró. Também foram realizadas buscas e apreensões no gabinete de Delcídio, no Congresso.

Também foram presos na manhã de hoje pela PF o banqueiro André Esteves, do banco BTG Pactual, o chefe de gabiente de Delcídio, Diogo Ferreira e o advogado Édson Ribeiro, que defendeu o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

Leia também:

DNA tucano do petista Delcídio fala mais alto no pré-sal


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

mineiro

apesar desse cidadao nao valer o que come , é mais uma prova viva de caça ao pt bundao e salafrario covarde. ta sendo exterminado um por e ainda fica pousando e dando entrevista para o pig golpista. ses querem saber de uma coisa , tem é que fazer isso mesmo com esse partido salafrario , gosta de apanhar e ficar calado , tem é que acontecer isso mesmo. a sigla pt , pelo menos para min, nao significa mais , partido dos trabalhadores, hoje essa sigla representa partido traidor e vende patria.

andre dias

Proposta de Aécio Neves permite ampliar cargos comissionados em até 973%

Pelo projeto, São Paulo, Minas e Rio terão limites que permitirão a ampliação do quadro de comissionados

Proposta de Aécio Neves permite ampliar cargos comissionados em até 973%.
Uma proposta de emenda constitucional de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG), já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, pode, na prática, ter efeito contrário do anunciado: em vez de reduzir o número de cargos comissionados, vai permitir a multiplicação dessas vagas nos governos federal e nos principais Estados.
“Esse projeto busca, em um primeiro momento, frear o crescimento alarmante dos cargos chamados comissionados, aqueles de livre provimento na máquina pública”, disse Aécio, no dia da votação. Feitas as contas, porém, a proposta permitiria mais do que dobrar o número desses cargos no governo federal.Nos governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro aconteceria o mesmo. Para complicar, uma emenda do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi acolhida pelo relator da proposta, Álvaro Dias (PSDB-PR), e ampliou ainda mais o teto para Estados e municípios. Resultado: São Paulo, Minas e Rio terão limites que permitirão a ampliação do quadro de comissionados em 973%, 347% e 338%, respectivamente.
Efetivos
Outro ponto da proposta de Aécio reserva metade dos cargos comissionados para servidores efetivos. Isso também poderia provocar um retrocesso, já que, no governo federal, três de cada quatro desses cargos já são ocupados por servidores de carreira.
Questionada pela reportagem se houve algum estudo para definir o número ideal de comissionados antes da votação, a assessoria de Aécio divulgou nota sem responder a essa questão.No projeto, que ainda precisa passar pelos plenários do Senado e da Câmara para entrar em vigor, o senador e ex-candidato do PSDB à Presidência propôs que o número de comissionados não ultrapasse 10% do total de servidores efetivos. Com isso, o limite seria de 51,6 mil cargos – quase 30 mil a mais do que o total existente hoje.
No texto de justificativa que acompanhou a proposta, Aécio se mostrou preocupado com o “impacto” da medida: “Obviamente, não é factível que uma mudança tão profunda na administração seja efetivada de imediato. Por isso, o artigo 2.º estabelece a implementação gradativa do limite de cargos em comissão (30% no primeiro ano, 20% no segundo e 10% a partir do terceiro)”. Ou seja, por essa regra transitória, se a proposta for aprovada neste ano e sem modificações, o governo federal terá em 2016 um teto de quase 155 mil cargos para ocupar com comissionados – cerca de 130 mil a mais do que a quantidade atual.
‘Profissionalização’
A assessoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG) divulgou nota na qual afirma que a proposta de emenda constitucional que cria limites para cargos comissionados “tem como objetivo principal a profissionalização da gestão pública, em todas as suas esferas, uma vez que a ocupação de cargos em comissão e de funções de confiança deverá necessariamente ser precedida de um processo seletivo e de certificação que verificará a escolaridade necessária, os conhecimentos técnicos, a capacidade, as habilidades específicas e a experiência dos postulantes”. O texto diz ainda que “hoje não existe teto legal para a União criar cargos comissionados ou uma legislação que estabeleça de maneira uniforme esses porcentuais”. E acrescenta que a “PEC estabelece esse limite constitucional único para o número de comissionados, fixando um teto para todos os entes da Federação.” A nota de Aécio diz ainda que “o teto de 10% deverá trazer significativa redução de despesas”.
Álvaro Dias afirmou que seu relatório avaliou mais a constitucionalidade da proposta. Ele admitiu que o teto de 10% é “exagerado” e afirmou que o patamar pode ser alterado durante a tramitação da emenda no Senado e na Câmara. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. via Epocanegocios

andre dias

Preso na Lava Jato, André Esteves bancou lua de mel de Aécio Neves

Além do senador Delcídio Amaral, o banqueiro André Esteves também foi preso nesta quarta-feira na nova fase da Operação Lava Jato. O bilionário bancou a lua de mel do senador Aécio Neves (MG) com a ex-modelo Letícia Weber em Nova York no luxuoso hotel Waldorf Astoria

O banqueiro André Esteves, do banco BTG Pactual, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira, na casa da família, no Rio de Janeiro, em uma nova fase da Operação Lava-Jato.
Apontado como um dos envolvidos nas irregularidades que levaram também à prisão o senador Delcídio Amaral (PT-MS), líder do governo na Casa, na manhã desta quarta-feira, Esteves é considerado uma das personalidades mais influentes do mercado financeiro. Esteves é acusado pelo ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró de ter pago propina ao senador Fernando Collor (PTB-AL).
Presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual, Esteve teve presença marcante no casamento do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), com a ex-modelo Letícia Weber.
Segundo o jornal O Globo, logo após o casamento de Aécio e Letícia, em outubro de 2013, os noivos partiram para Nova York, com passagens aéreas pagas pelo banco BTG Pactual.
Além do transporte, André Esteves providenciou para os dois uma suíte no luxuoso hotel Waldorf Astoria, no coração de Nova York.
Oficialmente, o BTG Pactual disse que as despesas custeavam uma palestra de Aécio num evento voltado para investidores estrangeiros em Nova York.
O convite havia sido feito um mês antes do casamento. Aécio, segundo sua assessoria divulgou na época, declinou de cobrar pela palestra.
13º mais rico do Brasil
Dono de uma fortuna estimada em 2,5 bilhões de dólares, Esteves é o 628º homem mais rico do mundo e 13º do Brasil segundo a revista Forbes. Sua carreira teve início no então banco Pactual, em 1989. Quatro anos depois ele já era sócio do banco e, em 2002, assumiu a presidência da instituição financeira.
com O Globo, 247 e ZH
pragmatismo politico

FrancoAtirador

.
.
Aviso aos Navegantes: Delcídio Amaral (MS) não nasceu em 1º de Janeiro de 2003.
.
Engenheiro eletricista, participou da construção e montagem da Usina de Tucuruí, no Pará.
.
Passou dois anos na Europa, quando foi diretor da Shell na Holanda.
.
Em 1991, dirigiu a Eletrosul.
.
Em março de 1994, ocupou a Secretaria Executiva do Ministério das Minas e Energia, até setembro.
.
Foi também presidente do Conselho de Administração da Companhia Vale do Rio Doce.
.
Foi ministro de Minas e Energia de setembro de 1994 a janeiro de 1995.
.
Filiado ao PSDB de 1998 a 2001, fez parte da Diretoria de Gás e Energia da Petrobras.
.
(http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-11/planalto-avalia-prisao-de-delcidio-e-estuda-anunciar-novo-lider-no-senado)
.
.

FrancoAtirador

.
.
.
.
O PHODÊR ABSOLUTO DA HIDRA DE LERNA
.
Até o Mundo Mineral sabe que os Tentáculos dessa Organização Criminosa, comparável à Hidra de Lerna,
.
se estendem a todas as Instâncias de Phodêr, tanto na Esfera Estatal quanto no Âmbito do Setor Privado,
.
dentro e fora do Território Brasileiro, sob o Comando Supremo das Corporações Financeiras Apátridas.
.
Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Polícias, Empresas, Mídia Jabáculê, ninguém escapa.
.
.
Houvesse Realmente Seriedade nas Instituições deste País,
e os Crimes Praticados pelos Ditadores Militares Sanguinários
com a Cumplicidade de Empresários e dos Donos da Mídia Jabá,
sob as Vistas Grossas da Omissão do Poder Judiciário do braZil,
seriam devidamente Investigados e exemplarmente Punidos.
.
A História Política Oficial – ou Narrada pela Mídia – é uma Farsa.
.
.

FrancoAtirador

.
.
Parceria Serra-Delcídio Extrapolava Relação de Amizade
.
Serra sondou Delcídio quando apareceu nome de Preciado
.
Jornal GGN – A divulgação das conversas (*) do senador Delcídio Amaral
lança um facho de luz sobre um personagem que, até agora,
apareceu apenas de relance na Lava Jato: Gregório Preciado,
casado com uma prima do senador José Serra e bastante ligado a ele,
a ponto de ser um dos personagens centrais de sua vida pública.
.
A partir dos 49:55 minutos de conversa, fica-se sabendo que o verdadeiro operador dos negócios da Petrobras na África – denunciados pela Lava Jato – era Preciado.
.
Aos 58:46, o advogado Edson conta a Bernardo que Fernando Baiano fez um acordo com Nestor para não falar sobre o assunto África, “porque era de uma empresa espanhola que, se não me engano, era dele também”. Nestor topou o acordo e não confessou.
.
Segundo Delcídio, Nestor poupou Preciado. Fernando Baiano estava à frente da operação, mas quem organizava tudo era Preciado.
.
Quando o nome de Preciado apareceu, segundo Delcídio, ele foi procurado por Serra., que “me convidou para almoçar outro dia, e ele rodeando no almoço, rodeando”.
.
Como Bernardo nada sabia sobre Preciado, Delcídio conta que Baiano conhecia, porque Preciado fez negócios com a Petrobras, através da Union Fenosa.
.
Segundo Delcídio, foi Paulo Roberto quem abriu espaço para os espanhóis, “por decisão superior”.
.
Isso tudo antes de 2003.
.
Depois menciona um fundo americano associado a um certo Paulo Dote.
.
*(https://soundcloud.com/azenha/delcidio-oferece-mesada-de-r-50-mil)
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/serra-sondou-delcidio-quando-apareceu-nome-de-preciado)
.
(http://jornalggn.com.br/politica)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Fosse mandar prender todos os Indivíduos que prejudicam os Esclarecimentos dos Fatos,
.
no Andamento de Investigações Criminais contra Políticos, Empresários & Banqueiros S/A,
.
estariam presos não só o Delcídio e o Cunha, mas até os Donos da Mídia Jabáculê G.A.F.E.*
.
.

Walter

Viva lula! Viva Dilma!
viva O PT

Traidores dos trabalhadores!

FrancoAtirador

.
.
A INSEGURANÇA JURÍDICA NO ESTADO POLICIAL
.
.
A Questão Preliminar de Fundamental Importância Jurídica
.
é que a Gravação do Diálogo foi Realizada por um Particular
.
e não pelo Órgão Policial mediante Autorização Judicial Prévia.
.
.
Aliás, a Obsessão da PF e do MP em Direcionar a Investigação
.
contra todos os que direta ou indiretamente tiveram vínculo,
.
mesmo de forma lícita, com o Governo do Ex-Presidente LULA
.
infirme a Tese de Legalidade do Ato Judicial de Exceção do STF,
.
que parece estar mais se protegendo do que praticando a Justiça.
.
.

FrancoAtirador

.
.
Tarso Genro sobre a Prisão do Senador Delcídio Amaral:
.
“Ou é a Solidez ou é o Fim do Estado de Direito”
.
Ninguém tomaria decisão como essa sem um mínimo de elementos.
É decisão muito grave, que não deve ser tratada com precipitação
ou comparada a qualquer medida anterior, que tenha sido feita contra o PT”.
.
(http://www.sul21.com.br/jornal/tarso-sobre-a-prisao-de-delcidio-ou-e-a-solidez-ou-e-o-fim-do-estado-de-direito)
.
.

Julio Silveira

Esse foi uma aquisição desastrosa para o PT, do momento pragmático republicano. Rsrsrsrs

Deixe seu comentário

Leia também